Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dia mundial da voz - por Dra.Andreia Rodrigues( Terapeuta da fala)


O Dia Mundial da Voz, tem como objectivo a sensibilização para a importância da voz, suas alterações e os cuidados a ter, para manter uma voz saudável.

O que é a Voz?

Desde sempre, que o homem sente necessidade de comunicar, sendo a voz um dos veículos de transmissão da mensagem, de forma a expormos as nossas ideias com clareza e eficácia. Também constitui um instrumento, relevante na socialização (como factor de estabelecimento das relações), estimulando reacções de interesse, de alegria, permitindo desenvolver afectividade. Pode-se considerar a voz, como o resultado da expressão corporal, dependente do bem estar físico e psíquico do indivíduo.

A voz, deve possuir um conjunto de características (intensidade, altura, duração e ritmo), permitindo um uso adequado e sua percepção agradável aos outros. Quando estas características, se alteram, instala-se um desvio, ou seja, deixa de ser aceite como “normal” se não estiver adequada ao sexo, à idade ou ao contexto sócio-cultural.

Como se produz a Voz?

1º Ao sentir vontade de falar, o cérebro transmite impulsos nervosos aos músculos do sistema respiratório,

2º esses músculos, ao contraírem-se, geram uma determinada pressão sob o volume de ar nos pulmões, que é forçado a subir ao longo da traqueia,

3º chegando à laringe (onde se situam as pregas vocais, formando um V invertido), o ar flui pelas pregas vocais, colocando-as em vibração, gerando um som,

4º esse som é modulado/amplificado, pelas estruturas do tracto vocal (cavidades de ressonância: faríngea, bucal e nasal e estruturas articulatórias, que se movimentam: lábios, língua e mandíbula), originando a voz, como um conjunto de sons da fala.

Qualquer alteração, ao longo desta via, quer seja por motivos estruturais e/ou comportamentais, irá condicionar uma boa qualidade vocal. As alterações da qualidade vocal designam-se por Disfonias.

O que prejudica a Voz?

Tabaco

Existe evidência científica quanto aos efeitos do tabaco na laringe, nomeadamente às alterações morfológicas e funcionais que ocorrem nas pregas vocais e consequentemente originam uma má qualidade vocal. A qualidade vocal vai-se deteriorando, muitas vezes sem que o indivíduo se aperceba, uma vez que esse efeito é gradual.

Charles Chaplin - 16 de Abril de 1989



Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.


Se o que você esta fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo.

Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.


Se matamos uma pessoa somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis.


A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.


Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria.

O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte.

Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.

O amor perfeito é a mais bela das frustrações, pois está acima do que se pode exprimir.


O humorismo alivia-nos das vicissitudes da vida, ativando o nosso senso de proporção e revelando-nos que a seriedade exagerada tende ao absurdo.

A única coisa tão inevitavel quanto a morte é a vida.

A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?

Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin

Pipa

O menino brincava com os dois irmãos menores numa casa humilde de uma cidadizinha mais simples ainda. Tempos em que a rua pertencia à infância e não aos carros. A rua era o simples playground das casas, um estádio livre para o exercício da “bicheira”, da peteca, da “bandeira” , do chicote –queimado, do esconde-esconde. A lua ainda não havia fugido dos céus, ofuscada pelo néon. Jogava, a molecada, uma espécie de bocha nordestina, com pedras. A moeda de troca eram cédulas confeccionadas com o papel de carteiras de cigarro. Quem o visse assim, de bermuda, sem camisa, tangido pelo vento, empenhado nos mistérios lúdicos do jogo das pedras, jamais imaginaria o homem que se gestava na infância prenhe do menino da rua.
Mas o tempo que engoliu a rua e triturou, pouco a pouco, a infância, não conseguiu destruir o moleque. Semana passada, muitos anos depois, ele subiu as escadas de um luxuoso hotel na paradisíaca Campos do Jordão, para receber um dos prêmios mais almejados na sua arte : o XI Prêmio Brasil de Medicina. Não parecia o médico querido e renomado que tantos cearenses aprenderam a admirar, carregava o sorriso maroto do guri redivivo, como se acabasse de ganhar algumas cédulas de papel de cigarro, após a colisão certeira no jogo das pedras.
É que não foram poucos os percalços na caminhada do menino. Crescera sem a presença marcante do pai, numa família tradicional, mas humilde de três filhos.Cedo entendeu que as notas reais eram bem mais difíceis de encontrar do que as das partidas de rua. As intempéries forjaram seu espírito e rápido aprendeu: as desigualdades do mundo, a felicidade de alguns e a desgraça de muitos não aconteciam por mero acaso, iam bem além do fortuito fatalismo. Existia uma histórica e bem arquitetada trama para que o paraíso fosse de alguns eleitos e o inferno o latifúndio de uma maioria. Em plena ditadura militar dos anos 60-70, estas disparidades ficaram bem mais perceptíveis nos seus deslumbrados olhos de estudante. Embrenhou-se na política , foi perseguido e dedurado. Terminou expulso do colégio junto com os irmãos. Para recuperar os anos em atraso, fez o Curso Científico de uma só vez no supletivo e enfrentou o vestibular de Medicina em Recife. Foi o orador da turma, assim como o fora na quarta série ginasial, quando proferiu o discurso que o levou à expulsão . Partiu para o Rio de Janeiro, onde fez a residência médica na especialidade de Neurologia e para aqui voltou, nos anos 80, onde se dedicou de corpo e alma ao seu ofício. Percebeu, rapidamente, que o Cariri carregava uma chaga: a Hanseníase atacava as classes mais desfavorecidas, com índices mundiais que só se comparavam aos da Índia. Mergulhou no meio dessa multidão de mutilados, combatendo com afinco nossa praga centenária, se tornando um dos maiores especialistas brasileiros nesta área. Este profícuo trabalho o levou a teses de Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Desde a escola primária , nunca se afastou da política, foi um dos fundadores do PT em nossa cidade, sendo candidato por duas vezes a prefeito de Crato, nos anos 80. Não satisfeito com toda trajetória vitoriosa, entendeu que a permanência do seu conhecimento só se exerceria se estendido a novas gerações e fez-se professor universitário. Em fins de 2009, o orador versátil voltou ao palanque proferindo brilhante discurso como paraninfo da turma de doutorandos daquele ano.
Enquanto subia as escadas para receber o prêmio Brasil, essas lembranças certamente afloraram na mente do menino Marcos Cunha. Até porque , a seu lado, braço dado, seguia-lhe o anjo da guarda de todo este percurso: D. Sônia. O menino tinha a plena convicção que sem ela , sem a sua firmeza e determinação, os sonhos teriam se estilhaçado no calçamento da rua. D. Sônia consubstancia em si todos os ingredientes das mães espartanas: pronta para corrigir quaisquer distorções na conduta dos filhos e, por outro lado, armada até os dentes a defendê-los em quaisquer situações e circunstâncias. A sua vida se compara a outras tantas heroínas da nossa história como Olga Benário e D. Bárbara; só que seu heroísmo é bem menos visível, está enfeixado entre quatro paredes, entre lágrimas , soluços, com batalhas ganhas a cada instante, a cada minuto, contra as adversidades da vida. Ela nem precisa de prêmios, observa seus troféus a cada dia: um médico e dois odontólogos , homens dignos, retos e probos.
Marcos Cunha é o médico mais completo que conheço. Carrega em si ingredientes dificílimos de se enfeixar numa única pessoa. Estudioso, profundo conhecedor da sua arte, despojado, ético e dedicado ao paciente como um monge tibetano. Não bastasse tudo isso , profundamente politizado, sabe perfeitamente que a doença, a maior parte das vezes, tem bem pouco a ver com o estetoscópio: só se cura com atitude política. E mais que tudo, humilde e simples. Talvez ninguém tenha percebido, mas não foi o médico de cabeça branca que recebeu o troféu consagrador em Campos de Jordão, mas o menino inquieto da Padre Sucupira, que jogava pião e empinava pipa, firmando os pés na terra mas lançando, premonitoriamente, as asas para o céu...

J. Flávio Vieira

A poesia de João Nicodemos

o que será

Tu passas junto com a febre
e o pulso alterado.

O tempo breve
purifica as estrelas distantes.

O corpo ajuda a alma
a fazer um lindo pacote
dos restos mortais.

Um dia vagaremos
e será bom
que tenhamos apenas risos
colados às faces brilhantes.

Não vale a pena a loucura
da carne pela carne
do impulso pelo arrebatamento.

Uma noite dessas
saberás do que te digo
eu mesmo saberei sobre
o que agora escrevo.

A poesia é um manto
capim verde

quanto mais se orvalha
abobalhados ficamos

estirados,
desfalecidos.

Tu passas junto com a eternidade
dos teus olhos elevados
do teu rebolado feminino.

Um dia vagaremos
e será ótimo
que não estejamos perdidos
debaixo de uma árvore seca.

sonhos

Somente uma santa
para compreender meus arroubos.

Apatia.
Insanidade.

E não é qualquer santa.
Imagem.
Capela.

Tem de ser uma santa
que navega, vislumbra
por trás dos vitrais
os mistérios.

Nunca uma santa tristonha
trancafiada aos mórbidos pensamentos.

Sim, uma santa plena de euforia e gratidão.
Os olhos acesos.
O silêncio fogo.

Os braços longos e a boca serena.
O corpo divino (como cabe a todas as santas).
E uma alma humana para saber mais do vacilante poeta.

Somente uma santa
para compreender meus suspiros

quando deveria um arroto
após o copo gelado de coca-cola.

Por Socorro Moreira


A paz desejada
tem notas dissonantes
tem tristeza no canto,
esperança vazia.
-Custa muito terminar o dia !

De repente
o céu escurece,
a cidade se ilumina,
e eu acendo em mim todas as velas.

Cheiro de perfume no ar...
Uma flor acabou de desabrochar !

ING democratiza informática - por Felipe Fonseca


Instituto de Ecocidadania Juriti promove a pedagogia itinerante, com projeto vencedor de seleção.

Juazeiro do Norte. Uma sucata de ônibus, transformada em ferramenta móvel de divulgação das políticas públicas de inclusão digital e difusão do conhecimento começa a percorrer os bairros de Juazeiro do Norte. O projeto chamado Expresso Digital iniciou seu percurso por bairros da cidade no dia 24 de março, a partir da Colina do Horto do Pe. Cícero. O Expresso Digital é uma das iniciativas selecionadas pelo programa Novos Brasis, do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, que objetiva democratizar o acesso ao conhecimento, incentivar a criação artística e valorizar a diversidade cultural nas grandes e pequenas cidades do Brasil. A ONG Juriti foi a única experiência vencedora no Estado do Ceará.

O projeto é uma ação do Instituto de Ecocidadania Juriti, organização não-governamental criada em 1998 para desenvolver ações político-educativas nos campos social, cultural, ambiental e econômico. A proposta de pedagogia itinerante foi selecionada pelo Oi Futuro para promover a cidadania em Juazeiro do Norte, município onde 29,3 mil moradores têm menos de um ano de estudo. “Com a parceria do Oi Futuro, efetivamente iremos realizar nosso sonho de inclusão digital na cidade”, afirma a socióloga Cristina Diogo, fundadora da ONG Juriti.

Equipado com oito computadores ligados à internet, o ônibus levará tecnologia da informação para comunidades de 24 bairros do município. Nele, um telão exibirá diariamente filmes nacionais e estrangeiros. Também serão realizadas teleconferências sobre temas como saneamento, energia, educação, saúde e infra-estrutura. Servirá como um canal de comunicação na busca de soluções viáveis que gerem desenvolvimento local.

Segundo Cristina, o trabalho não se restringe apenas à inclusão digital. Vai mais longe, com a exibição de filmes nacionais e estrangeiros, por meio de um telão, fora do circuito comercial, além de inclusão cidadã. A meta é proporcionar a prestação de serviços, com a participação da comunidade, por meio de teleconferências, na busca de soluções viáveis que gerem o desenvolvimento. “Se a comunidade tem algo a dizer sobre os serviços da Cagece, colocamos ela ao vivo para dialogar com os responsáveis pela instituição”, diz Cristina.

Outro ponto interessante da iniciativa será a criação do Portal Expresso Digital, com links de serviços, para que as pessoas possam atualizar documentos como CPF, 2ª via de documentos, além da Feira Digital, onde poderão expor produtos para venda ou troca.

O Expresso Digital realizará ainda oficinas e promoverá a reciclagem de computadores. Dentro do ônibus, que rodará pelas comunidades, serão ministrados cursos de introdução à informática. Na parte externa serão montadas as oficinas de metareciclagem — técnica que busca transformar um computador em desuso em uma nova máquina com mil utilidades.

Durante um ano, o Expresso Digital disseminará as tecnologias de informação e sua utilização para melhoria da qualidade de vida. A idéia é que, ao final do aprendizado, os alunos sejam encaminhados para espaços públicos de inclusão digital como telecentros, laboratórios de informática, ilhas digitais e escolas especializadas.

O Expresso permanecerá 15 dias em cada bairro. Emanuel da Silva, 12 anos, e Abraão Manoel de Freitas, 13 anos, moradores da Colina do Horto, aprovam a idéia. “Os computadores vão permitir aprender mais sobre o respeito ao meio ambiente”, afirma Emanuel.

SAIBA MAIS

Educação

O Instituto de Ecocidadania Juriti foi criado em 1998 para desenvolver ações político-educativas nos campos social, cultural, ambiental e econômico.

Vocação

No sertão do Cariri cearense, extremo sul do Estado, Juazeiro do Norte é considerado o maior centro comercial do interior com vocação também para o artesanato. A cidade é famosa pelas romarias em homenagem ao Padre Cícero.

Intercâmbio

Nesta região, a socióloga Cristina Diogo criou a ONG Juriti. Ela avalia que a seleção da ONG inclui a entidade numa rede de projetos bem sucedidos espalhados pelo País, possibilitando o intercâmbio de experiências.
Mais informações: Instituto de Ecocidadania Juriti Rua Eletricitário João Rocha Matos, 330, bairro Leandro Bezerra (88) 3571.1580

Encontro

Maria Gadú
Composição: Maria Gadú

Sai de si
Vem curar teu mal
Te transbordo em som
Poe juizo em mim
Teu olhar me tirou daqui
Ampliou meu ser
Quero um pouco mais
Não tudo
Pra gente não perder a graça no escuro
No fundo
Pode ser até pouquinho
Sendo só pra mim sim

Olhe só
Como a noite cresce em glória
E a distância traz
Nosso amanhecer
Deixa estar que o que for pra ser vigora
Eu sou tão feliz
Vamos dividir

Os sonhos
Que podem transformar o rumo da história
Vem logo
Que o tempo voa como eu
Quando penso em você

Olhe só
Como a noite cresce em glória
E a distância traz
Nosso amanhcer
Deixa estar que o que for pra ser vigora
Eu sou tão feliz
Vamos dividir

Os sonhos
Que podem transformar o rumo da história
Vem logo
Que o tempo voa como eu
Quando penso em você

Correio Musical

Verão na Bahia - por Ana Cecília S.Bastos


Luz, silêncio,

espera.

Volto em breve!



No Elevador. Foto de MVítor.
por Ana Cecília

Verão na Bahia (II)- por Ana Cecília S.Bastos




Apenas isto:
a visão deste céu me dilacera.
E no verão da Bahia, sempre,
tudo é esplendor.

E eu,
silêncio.

Igreja de Malhadas, Ba. Foto de MVítor.
por Ana Cecília

Quibe de forno recheado com ricota



* Ingredientes

* 2 copos bem cheios de trigo para quibe
* 1 cebola grande
* 2 ovos
* 5 colheres de sopa de azeite
* 2 maços grandes de hortelã
* 1/2 xícara de salsa picadinha
* 1/2 xícara de cebolinha picadinha
* 1 colher de sopa de ervas finas ou temperinhos verdes (opcional)
* 2 tabletes de caldo knorr sabor carne
* 2 colheres de alho picadinho e frito e sequinho (pode ser do comprado pronto)
* 10 azeitonas picadinhas
* Sal e pimenta a gosto
* 10 azeitonas picadinhas
* 1 ricota pequena
* Modo de Preparo


3. Ferva 350 ml de água e dissolva nela 2 tabletes de caldo Knorr sabor carne e 2 copos bem cheios de trigo para quibe, mexa bem (reserve)
4. Esfarele a ricota, tempere com sal e ervas finas ou temperinhos verdes (reserve)
5. Em um recipiente grande, misture o trigo para quibe, a cebola picadinha, a hortelã picadinha, 3 colheres de azeite, ovos, as azeitonas, sal e pimenta a gosto
6. Misture bem como se faz com a massa tradicional do quibe

1. Montagem do prato:Unte bem um pirex com azeite, coloque a metade da massa, por cima coloque a ricota temperada
2. Cubra com o restante da massa, coloque um fio de azeite por cima e decorre ao seu gosto
3. Forno à 250°, por aproximadamente 50 minutos

Sugestão :Agregar à massa, carne moída , soja, frango desfiado ou berinjela.

Uma ilustre personalidade do Cariri : Cristina Diogo !



Socióloga, amante da cidadania e dos direitos humanos. Contribue e luta para a preservação do planeta.Coordena o Instituto de Ecocidadania JURITI.
.
"Nunca criei juizo e nem quero criar. Sou uma metamorfose ambulante e tenho um projeto de viver 115 anos.Vivo cercada de crianças e adolecentes. Amo o circo por se aproximar da vida cigana. Acredito em palhaço e luto cotidianamente para aprender a respeitar as diversidades."
.
(Cristina Diogo)

Mensagem - Colaboração de Inára Maia


A árvore dos problemas



Um homem contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda.
O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil.
O pneu de seu carro furou e ele deixou de ganhar uma hora de trabalho.
A sua serra quebrou, ele cortou o dedo, e finalmente, seu carro não funcionou no final do dia na hora que iria embora.
O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma carona para casa e durante o caminho o carpinteiro não falou
nada.
Quando chegou a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família.
Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena
árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com suas mãos.
Depois de abrir a porta de casa, o carpinteiro transformou-se!
Os traços tensos de seu rosto transformaram-se em um grande sorriso.
Ele abraçou seus filhos e beijou sua esposa afetuosamente.
Um pouco mais tarde o carpinteiro acompanhou sua visita até o carro.
Assim que eles passaram pela árvore o homem perguntou por que ele havia tocado na planta antes de entrar em casa.
“Ah", respondeu o carpinteiro, "esta é minha árvore dos problemas.
“Como eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho e, também sei, que não posso trazê-los para
meus filhos e esposa, então eu resolvi que toda à noite eu deixaria os meus problemas nesta árvore e os pegaria
na manhã seguinte.”
“E funcionou?" Perguntou o homem já chegando ao seu carro.
“Se o senhor quer saber, funcionou melhor do que eu esperava.
“Todas as manhãs quando eu volto para pegar meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de
ter deixado na noite anterior...”

Jorge Veiga por Norma Hauer


O CARICATURISTA DO SAMBA JORGE VEIGA
Quem ficou conhecido como "Caricaturista do Samba"?

Foi aquele que segundo alguns biógrafos nasceu em 14 de abril de 1910 e segundo outros em 6 de dezembro de 1910 e recebeu o nome de Jorge Veiga e com o apelido que ganhou de "Caricaturista do Samba" viu seu primeiro sucesso, ao gravar "Iracema" de Raul Marques.

"Oh Iracema, logo vamos ao cinema...
.....................................
Vamos nos encontrar
"Naquele ponto de bonde
Da Praça Mauá..."

Vê-se aí mais um samba que fala no bonde, verdadeiro transporte de massa e muito usado em nossas composições.

A linha melódica de Jorge Veiga era a mesma de Moreira da Silva no qual ele nunca negou ter-se inspirado.

Depois de "Iracema", vieram "Rosalina","Cabo Laurindo";"Estatuto da Gafieira";"Bigorrilho"...

Quando estavam em moda os colunistas sociais, como Jacinto de Thormes e Ibraim Sued, Jorge Veiga gravou o samba "Café Soçaite"( "gozação" de Miguel Gustavo com as crônicas sociais.)

Uma melodia gravada por Jorge Veiga conheceu a censura de sua época: "Eu Quero é Rosetá". Os "senhores" censores cismaram com a palavra "rosetá" e sem saber o que queria dizer,simplesmente proibiram a execução da música, depois liberada.

Como todos que venceram em sua época, Jorge Veiga pertenceu ao "cast" da Rádio Nacional.

E Jorge Veiga continuou acumulando sucessos até seu falecimento em 29 de julho de 1979, aqui no Rio de Janeiro, aos 69 anos.

Norma

Pérola dos bastidores- por Pietyro von Herts

Prezada Norma Hauer e
Socorro Moreira.

Achei muito bonito vosso trabalho, e achei mais bonito você se lembrar do criador do esperanto Lázaro Luís Zamenhof.
Mas não entendi a parte Faleceu sem ver aquele idioma se desenvolver, embora tenha encontrado eco em pessoas de vários países, inclusive aqui no Brasil, onde se criou uma sociedade esperantista.
Creio que você se enganou nesse ponto, Zamenhof viu sim seu idioma se desenvolver, ele mesmo participou de diversos congressos de esperanto pelo mundo, várias sociedades esperantistas existem no Brasil, poderia citar algumas como a BEL (Liga Brasileira de Esperanto - www.esperanto.org.br) a KKE (Cooperativa Cultural dos Esperantistas - www.kke.org.br) e a EASP (Associação Paulista de Esperanto - www.easp.org.br); na verdade eu poderia citar quase uma centena de instituições no Brasil.
O esperanto é uma língua viva e como língua ele é um fenômeno novo, pois sua cultura é internacional, não privilegia nenhum povo mas agrega a cultura de todos.
Outro ponto que a senhora também se enganou E hoje o Inglês realiza o que Zamenhof sonhou: uma língua espalhada pelo mundo, só que o mundo que ele pensou, com entendimento entre todos os povos não existe. e A idéia de Zamenhof vigorou, mas o Inglês tomou a vez do Esperanto.
O idioma inglês não realiza o que Zamenhof sonhou o esperanto hoje cumpre seu papel, com sua divulgação na internet o esperanto mostra que é método simples e eficaz na comunicação internacional, seu custo benefício é incomparável; estudar uma língua e em menos de um ano ser fluente na mesma é sensacional, sem contar nos benefícios de aprender outros idiomas usando o esperanto como base. O esperanto não está aí para disputar com o inglês nem com qualquer outra língua o título de idioma universal, o esperanto é sim uma língua internacional, simples e de fácil aprendizado em relação às línguas nacionais.
O esperanto vigorou sim, eu por experiência própria vejo isso todos os dias no Skype, MSN, Facebook (Rede social a qual tem como opção o uso do idioma esperanto na sua interface), nos bate papos pelo celular e aos sábados pessoalmente com o pessoal do clube de esperanto.
É com o inglês que você conversa com os taxistas, com os guias e com os funcionários dos hotéis, mas quando eu faço minha viagens eu consulto ou o * jarlibro da BEL ou o * jarlibro da UEA e até mesmo o meu * Pasporta Servo e converso com os esperantistas da cidade em que vou visitar e até mesmo me hospedo na casa deles, assim eu aproveito melhor minha viagem, pois estarei conversando com amigos e não com guias ou taxistas.

* jarlibro - Livro com milhares de endereços de pessoas que são associados da Liga Brasileira de Esperanto e da Associação Universal de Esperanto.
* Pasporta Servo - Livro com endereços de pessoas que hospedam esperantistas em suas casas ao redor do mundo.




Pietro von Herts no blog Cariricaturas em 15 de abril de 2010

Acordos e desacordos na Mídia Televisiva - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Pedreiro joga duas filhas da ponte

E não foi a ponte que caiu, mas valeria o trocadilho. Inconformado com a separação da família e com a ordem judicial que o proibia de chegar perto das filhas, um pedreiro, na cidade de Serra, jogou as duas filhas pequenas de cima de uma ponte. A cena foi vista por testemunhas e os bombeiros procuravam os corpos.

E a cara de asco dos apresentadores de televisão da rede nacional? É que esqueceram o espetáculo que foi o noticiário da investigação, indiciamento e condenação do casal Nardoni. Didaticamente ensinando pais a jogar filhos indefesos do alto.

Propaganda dos ruralistas contra o MST

A Confederação Nacional da Agricultura - CNA, diga-se a Senadora Kátia Abreu do Democrata, pagou em cadeia nacional, no caríssimo Jornal Nacional, uma propaganda contra o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST. Como todo bom disfarce da propaganda, elogia os hectares da Reforma Agrária. Não é esta a vocação da CNA.

Na verdade a luta de duas organizações: a dos Proprietários contra a dos Não Proprietários querendo propriedade. Ao invés dos versos “como o céu é do Condor”. Mas é a contradição do capitalismo proprietário: todos a querem. Pelo meio da tarde de ontem, correu a denúncia que a CNA queria que o Jornal Nacional divulgasse um vídeo feito por ela, com pessoas sendo supostamente torturadas por integrantes do MST, como se fosse um fato jornalístico. A matéria caiu, mas seria fatal se tivesse sido veiculada no mesmo dia da propaganda.

Chuvas matam pessoas por deslizamento. Em Salvador!

Na semana passada, escudada por um relatório do Tribunal de Contas da União, o Jornal Nacional, no calor da tragédia das chuvas no Rio de Janeiro, acusou o governo federal de só ter beneficiado a Bahia com verbas. Era uma pequena parcela das verbas federais com financiamento de obras que podem conter enchentes.

Ontem Salvador sofreu o impacto das chuvas. Morreram pessoas em deslizamentos. Áreas forma alagadas. Sergipe também sofreu. As verbas federais, em conjunto com recursos do Estado e do Município ajudaram muito em várias áreas.

O Jornal Nacional, no plano profundo da cultura, levantou o velho preconceito contra o Nordeste. Não é por menos que no final deste ano conversando com um subsecretário da fazenda de Santa Catarina, ele se queixava que a tragédia das chuvas por lá, tinha uma causa nas despesas federais com os pobres nordestinos. Trazia, na maior como se não estivesse conversando com um nordestino, a mesma lenga-lenga da direitista Liga Norte Italiana, querendo empurrar o Sul da Itália, simbolicamente, para as costas da África.

Vida - por Socorro Moreira



Ninguém vive sem saudades
A saudade inquieta é a que mais maltrata.
Saudade confortável
é quando ela me deixa em calma
Nem triste, nem alegre ...

Apenas ela,

num sumidouro com porta dianteira.
.
Amar em segredo, mata !
Amor é Vida, e gostamos dela !

Allium/Alho




Allium sativum é a sua designação em Latim e referimo-nos ao alho comum.Regra geral quase todos nós utilizamos os dentes de alho na nossa alimentação como tempero, a verdade é que ele tem mais propriedades agradáveis além do paladar. Muito utilizado, desde a antiguidade, os estudos têm vindo a comprovar a sua real eficácia. Outrora as pessoas comiam ou engoliam dentes de alho, hoje já não é necessário – um dos benefícios da actualidade as cápsulas! – vieram evitar esse desconforto, mas sobretudo vieram aumentar a quantidade de óleo concentrado responsável pelos efeitos benéficos. O Alho tem várias aplicações… e não só para afastar vampiros e criaturas dessas, mas sobretudo outros ” montros” mais reais! As bactérias, vermes, parasitas… Estes não atacam em noite de lua cheia mas também nos “sugam” As aplicações do alho regra geral são as seguintes: AntibióticaAnti-inflamatóriaAnti-microbianaAnti-asmáticaAnti-oxidanteAnti-cancerígenoProtector cardiovascular As patologias ou sintomas a serem tratados pelo alho são muito vastos, mas pode-se resumir a sua eficiência em: Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancro da mama e próstata. O Alho deve ser consumido cru, pois após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma as suas propriedades benéficas. No caso das cápsulas, estamos a falar de extratos prensados a frio, macerações ou ainda alho envelhecido, que tem vindo a ser provado a sua eficácia e a ultrapassar as outras apresentações devido ao aumento da concentração das substâncias activas.A nossa recomendação vai para 500 a 1000mg de óleo Alho por dia, como efeito protector ou 1 a 2 dentes crus e frescos por dia. O seu uso excessivo ou em dosagens elevadas pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica. Deve ser evitado se estiver a tomar drogas sintéticas, pode haver o risco de potenciar algumas. Suspender nos casos: se já teve algum sintoma alérgico após a sua ingestão, em grávidas, lactentes e crianças até quatro anos e em pré e pós operatótio pois tem efeito anti-plaquetário.
Irina Silva 2007 ( Alimentação Homeopatia)

Botões de laranjeira com Noite Ilustrada

Um rosto na multidão
- Claude Bloc -

Há muito tempo que eu não sentia isto. Andar pela rua, por entre centenas de rostos em meio à multidão, mas um deles, um único, me fazer falta. Um rosto na multidão, desenhado com as cores do ocaso. Alguém que eu não precisava atinar quem fosse naquele momento, por incrível que isso pudesse parecer. E olha que caminho bastante pelas ruas e passo por rostos desconhecidos quase todos os dias... Hoje, porém, esse rosto me fez falta.


Senti o ar abafado e o calor sufocante. Não sei explicar o sentimento que essa situação me provocou, mas a falta daquele rosto me agitou. Não diretamente. Mas a ausência dele pareceu tirar um sorriso do meu dia. Um sorriso importante pra mim. Senti-me encurralada. Impotente. Incapaz de devolver um mero sorriso a outra pessoa. Senti uma vontade imensa de voltar no tempo e trazer de volta aquele rosto e colocá-lo definitivamente nos meus dias.
.
No meu coração era outono. Lembrei daquele rosto e senti saudade.
.
Claude Bloc