Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Acordos e desacordos na Mídia Televisiva - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Pedreiro joga duas filhas da ponte

E não foi a ponte que caiu, mas valeria o trocadilho. Inconformado com a separação da família e com a ordem judicial que o proibia de chegar perto das filhas, um pedreiro, na cidade de Serra, jogou as duas filhas pequenas de cima de uma ponte. A cena foi vista por testemunhas e os bombeiros procuravam os corpos.

E a cara de asco dos apresentadores de televisão da rede nacional? É que esqueceram o espetáculo que foi o noticiário da investigação, indiciamento e condenação do casal Nardoni. Didaticamente ensinando pais a jogar filhos indefesos do alto.

Propaganda dos ruralistas contra o MST

A Confederação Nacional da Agricultura - CNA, diga-se a Senadora Kátia Abreu do Democrata, pagou em cadeia nacional, no caríssimo Jornal Nacional, uma propaganda contra o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST. Como todo bom disfarce da propaganda, elogia os hectares da Reforma Agrária. Não é esta a vocação da CNA.

Na verdade a luta de duas organizações: a dos Proprietários contra a dos Não Proprietários querendo propriedade. Ao invés dos versos “como o céu é do Condor”. Mas é a contradição do capitalismo proprietário: todos a querem. Pelo meio da tarde de ontem, correu a denúncia que a CNA queria que o Jornal Nacional divulgasse um vídeo feito por ela, com pessoas sendo supostamente torturadas por integrantes do MST, como se fosse um fato jornalístico. A matéria caiu, mas seria fatal se tivesse sido veiculada no mesmo dia da propaganda.

Chuvas matam pessoas por deslizamento. Em Salvador!

Na semana passada, escudada por um relatório do Tribunal de Contas da União, o Jornal Nacional, no calor da tragédia das chuvas no Rio de Janeiro, acusou o governo federal de só ter beneficiado a Bahia com verbas. Era uma pequena parcela das verbas federais com financiamento de obras que podem conter enchentes.

Ontem Salvador sofreu o impacto das chuvas. Morreram pessoas em deslizamentos. Áreas forma alagadas. Sergipe também sofreu. As verbas federais, em conjunto com recursos do Estado e do Município ajudaram muito em várias áreas.

O Jornal Nacional, no plano profundo da cultura, levantou o velho preconceito contra o Nordeste. Não é por menos que no final deste ano conversando com um subsecretário da fazenda de Santa Catarina, ele se queixava que a tragédia das chuvas por lá, tinha uma causa nas despesas federais com os pobres nordestinos. Trazia, na maior como se não estivesse conversando com um nordestino, a mesma lenga-lenga da direitista Liga Norte Italiana, querendo empurrar o Sul da Itália, simbolicamente, para as costas da África.

Um comentário:

socorro moreira disse...

É tão bom ler você, meu caro escritor !
Não falto às suas aulas , e ainda levo o dever pra fazer em casa.

Obrigada pela sua importância na minha vida.