Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 25 de julho de 2010

UMA GRANDE FESTA




Quero felicitar aos integrantes do Cariricaturas e, principalmente Socorro Moreira, Edilma Rocha e Claude Bloc que organizaram a grande festa de aniversário do Blog, comemorado em grande estilo com o lançamento do livro "Cariricaturas em verso e prosa". Quem esteve presente pode perceber o esmero com que foi preparada a comemoração. Com dercoração impecável, a cargo de Sonia Jamacaru, a música para dançar sob a batuta do grande Hugo Linardi e sua banda. Uma exposição de foto-pintura de Telma Saraiva e leituras de poemas abrilhantaram ainda mais a festa que contou com a presensa de grandes nomes da literatura e das artes do Cariri.
Tive a alegria de recebê-los todos, ao som de saxofone e pude fazer uma homenagem especial a D. Almina Arraes, tocando exclusivamente para ela "ROSA" de Pixinguinha, o que nos proporcionou uma viagem no tempo.
Penso que os autores associados que participam do livro, escreveram definitivamente seus nomes no panteão do rico panorama literário do Cariri, representando uma parcela considerável da boa literatura contemporânea.
Meu abraço a todos!

João Nicodemos

Fotos do Lançamento do Livro "Cariricaturas em Verso e Prosa" - Dihelson Mendonça

Veja no Blog do Crato a cobertura fotográfica da Festa de lançamento do livro "Cariricaturas em Prosa e Verso", realizada na noite do último dia 24 de Julho no Crato Tênis Clube. Na seção Blog do Crato Sociedade, trazemos 48 fotos do evento.


Img_3826

Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução e Utilização sem a permissão do Autor.
Contatos: blogdocrato@hotmail.com

Edilma Rocha- O Baluarte da Festa , no Crato Tênis Clube !

Sinceridade ? Todos nos empenhamos!
Contatei pessoas, corri nas providências. Claude produziu o vídeo , exibido no salão ...
Edilma chegou de Fortal com uma bagagem de nove pesados pacotes. Trazia  todo material de apoio à  festa:
toalhas, taças decorativas para o coquetel, etc,etc,etc. Com a sua experiência em receber , sabia precisamente das nossas necessidades. Cumpriu com amor e responsabilidade , o compromisso. Tinha-me dito : " pode contar comigo"!
Admiro essa menina , nascida artista, daquele  naipe que não manda...Faz !
Dirigiu o nosso cerimonial, e fugiu à francesa pra descansar , depois do dever cumprido !
Hoje, muito cedo da manhã, já estava no local da festa , guardando os apretechos usados..
Sem Edilma e Sônia Jamacaru e Marcos Jamacaru ( patrocinadores da decoração de bolas) a festa não teria o seu glamour, nem a sua funcionalidade.
Nas paralelas, Nicodemos ensaiava  a música ,e nos ajudava  no transporte de peso  com Marcelo e Diego..
João do Crato, Salete Libório  , Divani Cabral, Salatiel , Dedê , Stela Siebra , Claude, tiveram participações especiais, nas performances poéticas.
Distribuímos , aleatoriamente, livros, revistas, oferecidos por Elmano Rodrigues, Everardo, Jurandir Temóteo, entre os presentes.
Claude também fez seus mimos com as bonecas "caretinhas" e cópia dos vídeos, na noite exibidos.
Em oportunos momentos, recebemos help das amigas Fátima Figueiredo, Stela, Rosineide, Dalva, Dayala, Mônica , Gabi e Rogério, Marisa Sobreira, Danja ( Presidente do CTC).. No mais , reconheço com alegria a receptividade da sociedade cratense , quando aceitaram  os nossos convites  de participação.. O lugar  de localização, fugiu à ordem natural numérica , uma vez que as pessoas decidiram se agregar pelas afinidades mais fortes. E no final da noite o grupo era uno,e explodia alegria !
Huberto Cabral, Heron Aquino, Vicelmo Salatiel, Carlos Rafael, Wellington Costa, Jurandir Temóteo, fizeram  do seu poder de mídia , a nossa divulgação. 
Acho que Vicelmo conquistou em definitivo, mais uma ouvinte de rádio. É que ele trabalha tão bem e espirituosamente com a verdade, que me deixou deveras impressionada !
Atenção especial aos convidados  de outras localidades. Alguns chegaram de muito longe : Edmar Cordeiro, Dr.José Newton,Dona Rute, Assis Lima, Everardo, Sônia, Isabella, Joaquim Pinheiro,  respectivamente do Paranavaí, Salvador, Sampa. e Recife. Revê-los foi motivo de franco reconhecimento , pelo prestígio das suas presenças !
Outros cratenses distantes , num passe de mágica, se fizeram presentes: Marcílio e Tetê , Marilânia Parente, Gilvânia Moreira, Socorro Montoril, Marfísia e Lucineri, Carla e Caio, Fausto, Rosa Catarina, Marlúcia, Zulmira, Nilo e Maria ... Sem contar com os nossos moradores da cidade cultural  do Crato ! Aí, nem dá  pra citar os nomes ...Eram tantos, e todos amigos !

Obrigada Edilma, por você fazer parte do Cariricaturas , na Administração maior , que acontece nos bastidores ! Parabéns pelo seu reconhecido talento  ! 
Somos devedores dos seus  obséquios !
No mais, Hugo atendeu ao meu insistente pedido  , quando lhe disse : "Dá pra começar a noite, tocando Mambo Espanha? Não deu outra... Instintivamente, mesmo fora de forma,, caí no salão pra sentir o ritmo, 
acompanhado do levíssimo João do Crato. Com essa abertura ,quebrei  as amarras que há anos me seguravam.
Foi tudo muito feliz, na resultante .
"Foi bonita a festa pá ... "!
Apoios logísticos :Emerson Monteiro, José do Vale Feitosa, Itiberê, Cláudio, Pachelly,  Hugo Linard, Jayro Starkey, Francisco Peixoto,Leninha, Ana Cecília e família, Neide Barreto, André Barreto, Maria Pia, Huberto Cabral, Wellington Cunha...Todos contribuíram com a produção dos eventos. 


Agradecimentos , em nome da coordenação !





UMBIGADA - Geraldo Junior e Banda e OS CABRAS na pressão + PART. DE DUANI

Extravasar.Por Liduina Belchior.

Ficar sentada em silêncio
nas cadeiras dos autores,
ouvindo cada detalhe.
Depois dançar, pular, cantar,
abraçar os amigos...Explode
alma, explode coração.
Transborda alegria!!!!

Memória... Sítio Fundão. Por Pachelly Jamacaru

HOMENAGEM AO SR. JEFFERSON.
Quando menino, meu pai me levava para o Sítio Fundão. É uma reserva natural, hoje sob a responsabilidade do Governo Estadual. Existe a idéia de transformar esta reserva, num parque ecológico, com visitação. Enquanto isso não acontece, infelizmente a morada e a memória estão ao léo, com sério risco desaparecerem seus últimos vestígios. Fica à aproximadamente a 01 Km da cidade de Crato-Ceará.

Essa área, foi preservada, amada, cuidada pelo Sr. Jefferson, um ancião de muita sabedoria, que contemplava e compreendia que deixar a natureza em paz, era colher os frutos desta atitude, simples, mas de muito conteúdo existencial.

Ah, como me lembro daquele sorriso, daquela barba longa e branca, vestido de branco, sentado em sua cadeira de balanço, antenado com acontecimentos do mundo, mas sem se ausentar do seu recanto.

Sr. Jefferson,
- Bom dia meu filho, como vai seu pai! Pegue umas bananinhas, vá tomar um banho lá no poço fundo... Trouxe algum jornalzin da cidade?

Eu em verdade, banhava-me, era no profundo do coração daquele homem bom!

Entrada do Sítio: Julho 2010


Melhor, é não saberem como está este lar, agora! Estas imagens foram feitas, parte delas, em 2008! É melhor não ver, asseguro. Dói n'alma!



Assim fazia, igualzinho a estes guris, tomava um gostoso banho, na maior paz!



Uma das raridades do sítio, que é rico em biodiversidade.



Fotos: Pachelly Jamacacru
Atenção: Não replicar, publicar em outros blogs, sem autorização do autor.
"Direitos reservados"

Que festa de arromba! – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Certa vez eu escrevi que, sempre que voltava ao Crato, procurava por aquela cidade da minha infância e adolescência e não mais a encontrava. Aquele Crato somente existia dentro de mim e não mais em outro qualquer lugar. Mas nestes três últimos dias, como que por encanto ou tocado por alguma varinha mágica, aquele Crato ressurgiu esplendoroso em pleno Crato Tênis Clube, o único sexagenário entre todos os presentes. De repente regredimos há mais de quarenta anos. Todos nós ali voltamos à adolescência. Eu dançava com a garota dos meus sonhos, jurando que após concluir meus estudos voltaria ao Crato para casar com ela. O velho “Conjunto Ases do Ritmo” tocava como antes. Cheguei até a vislumbrar a imagem de seu Irineu por trás do acordeão de Hugo Linard. Tudo era encantamento na festa da primeira velinha do Cariricaturas.

Fadas existem! Elas foram as responsáveis por momentos tão sublimes, que reforçaram a vocação do Crato como centro irradiador da cultura. Milagres também existem! Acreditem.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Numa lua quase cheia de julho - Emerson Monteiro

Sob os efeitos recentes da tempestade de emoções vividas por ocasião do lançamento do livro Cariricaturas em verso e prosa, acontecido na noite de 24 de julho de 2010, nas dependências do Crato Tênis Clube, resolvo escrever algumas palavras neste assunto.
Junto dessa vontade, me veio ao pensamento uma polêmica verificada no auge do jornal O Pasquim, arauto brasileiro da contracultura na década de 60, quando o escritor Luiz Carlos Maciel escrevia artigos analisando o conteúdo existencial das letras de Noel Rosa e, sem intenção deliberada, feriu o espírito realista do célebre Millôr Fernandes. Assim, sem querer, provocou cisão irreparável no grupo de artistas e intelectuais do semanário, abrindo brecha intransponível para a sua continuidade. Tudo por conta do modo romântico de olhar a vida sem meias tintas, com fartura de emoções, aos moldes da avaliação literária.
Na tempestade que invadiu o espaço do tradicional recanto da sociedade cratense, nessa noite de autógrafos repleta de escritores, convidados, falas e música, causou espécie a farta emocionalidade do instante. Cercado de amigos que se reencontravam, vindos alguns de lugares distantes, público feliz desfrutou ocasião pródiga e espontânea. Viu-se de perto o Crato criativo, resistente e culto redimido em ocasião típica dos seus melhores dias de antes experimentados.
A festa produzida por Socorro Moreira, Claude Bloc e Edilma Rocha, animada por Hugo Linard e banda, reavivou bons sentimentos do auge de épocas bem especiais guardadas na memória. O mistério dessa intensidade, desse fulgor, lembra a frase de Saint Exupéry que diz: Quando o mistério é muito impressionante não cabe desobedecer.
Em meio ao sucesso das atividades em movimento, busquei agir como quem anda nos corredores internos de uma loja de porcelanas e vidros finos. Tantas valiosas personalidades vistas de perto, ao gosto por literatura, cultura, arte; figuras marcantes todo tempo, nos vários estágios dos caminhos desse rincão forte do Cariri, formaram painel verdadeiro de histórias e ocasiões, no encontro ao natural. Uma grande nave de cumplicidades circunscreveu sonhos pelo ar, feito o clima imponderável dos filmes geniais de Federico Fellini, decerto.
Daí soube as razões internas da vez em que Luiz Carlos Maciel analisou as letras dos sambas de Noel Rosa com a lente dos sentimentos. Porquanto há dimensões que apenas pelo lado de dentro se pode tocar, independentes dos caprichos horizontais da razão fria, das matemáticas.
Nesse aspecto, foi o professor José Newton Alves de Sousa quem, ao agradecer as homenagens recebidas, melhor definiu a voltagem da festa.
Fez menção a outro discurso e consignou mudança radical que, então, vivenciara na fisiologia de seu corpo, pois diante daquilo todo ele se transformava apenas em um coração.