Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tudofel: À boa memória do poeta Wilson Bernardo

Tudofel: À boa memória do poeta Wilson Bernardo:   Wilson Bernardo, que foi ator do Grupo Improviso Ação (GIA), que sempre foi poeta e que ultimamente vem se destacando como fotógr...

Santana do Cariri vai realizar 9ª Romaria de Benigna

A população de Santana do Cariri realizará, no próximo dia 24 de Outubro, a 9ª Romaria  da mártir Benigna que em 2012, terá por tema: Diocese Romeira, com Benigna, seguindo os passos de Jesus.

      Este ano os devotos da menina têm uma motivação a mais, qual seja, a romaria terá amplitude diocesana, que apoia o pedido de beatificação de Benigna Cardoso, além promover a memória de seu gesto heroico de martírio, pureza e fé.

        Vasta programação será cumprida no dia 24 de outubro, destacando-se: Pela manhã, uma caminhada das crianças de Santana do Cariri até o povoado de Inhumas e missa naquela localidade, onde Benigna foi assassinada em 21 de outubro de 1941.

À tarde haverá carreata (com motos e carros), saindo do distrito de Araporanga até Inhuma, além de mais duas missas na igreja-matriz de Senhora Santana. Uma às 11 horas e outra às 17 horas, esta última presidida por dom Fernando Panico, bispo diocesano de Crato.

URCA reabre exposição temática sobre Luiz Gonzaga



Depois da repercussão e sucesso obtidos durante a última ExpoCrato, a Universidade Regional do Cariri - URCA promove mais uma temporada da exposição temática “(En)Canto: Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”, alusiva ao centenário deste importante nome da música popular brasileira e responsável por um dos mais valiosos legados acerca da cultura nordestina.

A exposição dá lume às expressões populares decantadas com originalidade e encanto, revelando outras faces do Nordeste que Gonzaga ajudou a construir e divulgar.

Esta nova temporada da exposição, que acontece no hall de entrada do Campus do Pimenta da URCA, estará aberta ao público e se estenderá até o dia 13 de dezembro de 2012, data do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. E a cada dia 13 dos meses de setembro, outubro e novembro e no dia 13 de dezembro, data de culminância das homenagens prestadas pela URCA ao Rei do Baião, acontecerão apresentações envolvendo artistas e grupos culturais, bem como serão oferecidas atividades artísticas e educativas diversas, a exemplo de oficinas ministradas pelos monitores do GeoPark Araripe.

A exposição “(En)Canto: Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”é uma realização da Universidade Regional do Cariri, através das pró reitorias de Extensão (Proex) e de Desenvolvimento Universitário (Produn), e do GeoPark Araripe; com apoio da Prefeitura Municipal de Exu (PE) e da ONG Parque Aza Branca, também de Exu.

A curadoria da exposição é dos professores Marcos Aurélio Moreira e Sandra Nancy Freire Bezerra.

A abertura da nova temporada da exposição“(En)Canto: Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião” aconteceu na noite de ontem (22) com as apresentações do Grupo de Dança do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Exu (PE); do Grupo de Flautistas Sabiás, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de Exu (PE), e da banda Seguidores do Rei, também de Exu (PE).

Na manhã de hoje e de amanhã (23 e 24), a programação de reabertura da exposição prossegue com a realização de oficinas de brinquedo e pintura, ministradas por bolsistas do Geopark.

As visitas das escolas à exposição podem ser agendadas através do telefone (88)3102.1200.