Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 22 de janeiro de 2011

NOSSOS PODERES INTERIORES - Por Edilma Rocha



Qualidade de vida é um assunto sempre cheio de contradições. Alguns pensam que qualidade de vida consiste em adquirir coisas, objetos palpáveis, na busca constante em comprar cada vez mais para um conforto, bem-estar e estatos social.  Coisas como roupas da moda, carro, jóias, eletro-domésticos, computadores de ultima geração, telefones celulares nos trazem conforto e bem estar pessoal.
Mas ao meu ver qualidade de vida não consiste em "ter", mas em "ser". Consiste nos nossos valores interiores através do equilíbrio da mente e do corpo. Algo que vem de dentro pra fora como uma expressão das nossas qualidades que muitas vezes ficaram sufocadas por pensamentos e até atitudes negativas ,que se transformaram através do tempo em padrões sociais e até crenças religiosas. E precisamos parar para prestar atenção em nós mesmos e saber dosar este conforto e bem-estar da melhor maneira possível. Ficar quietos/as e sozinhos/as, de vez em quando, fazendo um balanço do que fizemos  com nós  mesmos e com os outros para corrigir, com dignidade, as falhas cometidas. Saber reconhecer nossos erros mais graves através do orgulho e saber pedir perdão.
Fala-se que quando oramos, falamos com Deus, e ao calar para meditar é Ele que nos fala. E esse silêncio em nós mesmos se chama sabedoria de vida. Procurar no silêncio interior todas as respostas para as nossas perguntas mais difíceis deveria ser um hábito saudável e frequente. Orientar o pensamento para abrir os caminhos de uma expansão da consciência.
Ser uma pessoa melhor. Tentar viver em harmonia com todas as pessoas que se fizeram presentes  no decorrer de nossas vidas. Esconder a dor mais profunda que possuímos no coração e estender um largo sorriso para o próximo. Gentileza e amor geram gentilezas e amores de volta.
Sorria e permaneça o maior tempo possível voltado para a alegria, paciência, boa vontade, compreensão, amor, perdão, paz e felicidade, pois mágoas e raiva são  sentimentos que fazem mal a nós mesmos. Vamos saber cultivar os nossos poderes interiores.

Edilma Rocha

ENCONTRO COM AMIGOS - Por Edilma Rocha


Abidoral Jamacarú
Sem palavras...

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


SÁLVIA - Salvia Officinalis - Uma planta que impõe respeito, desde a Antiguidade. O nome deriva do latim "salvare", que significa "salvar", estar em boa saúde.
Diz a lenda que quem tem Sálvia no jardim não envelhece. Para os antigos romanos a Sálvia era uma erva sagrada, e sua colheita, uma verdadeira cerimonia. Outra lenda reza que se trata de uma erva caprichosa, e que, se misturada a qualquer outra erva na culinária, sente-se ofendida, pois gosta de ter toda atenção só para si.


Arbusto rústico, sempre verde, com altura média de 30 a 70cm. Originada da Europa Mediterrânea. Da família das labiadas, apresenta uma grande variedade. Cultivada em solo leve, alcalino, seco e bem arejado, com exposição ao sol. A Sálvia vulgar se propaga por sementes, as demais variedades pegam por estaca. No plantio, manter intervalos de 40 a 60cm. Podar frequentemente para manter os ramos.
As folhas são usadas em temperos de carnes, aves, manteiga, queijos, vinagres. É um ingrediente da vinha-d´alho. Não deve ser misturada a outras ervas. Com as flores prepara-se um chá leve e balsâmico.

Óleo essencial de Sálvia é estimulante, antidepressivo e afrodisíaco. Pode ser usado em banhos, aromatização ambiental, escalda-pés, massagem facial, xampu anticaspa e desodorante. Combina com óleo essencial de cipreste, hortelã-pimenta, cravo, funcho, alfazema, alecrim, manjerico, petitgrain, limão, néroli, vetiver e zimbro. Os gregos e romanos acreditavam que a Sálvia tinha o poder de curar todas as doenças e favorecer a longevidade.

Fonte - Jardim Interior -Denise Cordeiro

CAMPEONATO REGIONAL

Pedro Esmeraldo

Com muita energia e animação, o time do Crato participa mais uma vez do campeonato regional de futebol cearense.

Por isso, enaltecemos, principalmente, o mais humilde torcedor, estimulando-o para que acompanhe a prática esportiva com muita popularidade nessa área, torcendo para que o time saia vitorioso, conquistando com louvor, às vezes enfrentando dificuldades, atacando de frente as provocações provenientes das torcidas adversárias, que estão propensas a cometer as maldades que sempre vêm atormentar o espírito do cidadão correto. Por essa razão, temos de adquirir alegria com esforço e desejo de encontrar meios para poder alcançar o nosso objetivo.

Ficamos um pouco desconfiados e ao mesmo tempo, preocupados quando observamos a falta de interesse de alguns cratenses em não querer contribuir com um pouco de acréscimo na conta de água da SAAEC, que serviria de ajuda na formação estrutural do time cratense para sobressair-me na prática do futebol.

Se formarmos um bloco unido e com força de vontade dedicando à equipe, formaríamos um grupo de estrutura sólida, adquirindo grandes jogadores dedicados, conquistando práticas e desempenhando uma formação de equipe que jamais seria esquecida na história futebolística do Crato.

Após a realização de algumas mudanças estruturais na equipe, com certeza o nosso esporte favorito das multidões, ganharia novos métodos, tornando-se uma equipe compacta; sairíamos do campo com muita alegria, vibrando, após comemorar os grandes lances que nos deixaram embevecidos com as jogadas espetaculares, na hora do impulso técnico, deixando todos envaidecidos, vibrantes pelo bom desempenho do time.

Por outro lado, a formação da equipe deve ser mobilizada pelo seu treinador, tendo cuidado de escalar o time no momento exato, e cada um deles ser colocado no lugar certo. Lembramos a esse pessoal que, para o time sobreviver, em qualquer ocasião, é necessário organizá-lo com cautela, elevando os seus bens patrimoniais para que, no futuro, o time tenha respaldo para que possa continuar por vários anos e jamais seja subestimado pelos adversários inimigos e que não visem degradar o seu patrimônio adquirido com o esforço do seu trabalho.

Pedimos também que façam imposição, não entreguem os pontos facilmente, mas lutem unidos, que temos certeza, futuramente, seremos reconhecidos como favoritos pela crônica esportiva regional. Nesse caso, o time deve ser estimulado, fiscalizado e amparado quando for preciso.

Acontece, porém, que o povo tem de evitar o descaso administrativo no time-empresa, criando infra-estrutura, resguardando “a rigor” o patrimônio do time, estimulando-o a exercer os direitos às várias modalidades esportivas como: vôlei, basquetebol, futebol, etc.

Acrescentamos dizer que é preciso apoio das torcidas amantes a fim de estimular a juventude com formação moral e com intuito de apreciar as artes esportivas, enquadrando-a na sua parte filosófica que trata dos costumes e desejos de homens. Também temos o pensamento da formação moral, mas deve ser com lutas e adquirindo mais objetividade, comportamento digno, que são saúde e força para reparar as consequências negativas que poderão surgir.

Por fim, rogamos ao céu, pedindo força, coragem para que com elegância mostremos que também merecemos um lugar ao sol, confirmamos, o sol nasce para todos.

Se tivermos coragem, organização, “muita raça”, certamente o Crato irá para frente com êxito, conquistaremos um lugar especial, igualando às demais equipes por mais influentes que sejam.

Crato-CE, 19/01/2011
(Em) Pauta
- Claude Bloc -



Nas minhas mãos
apenas os vazios das cores
e as sinfonias cifradas,
numa pauta desbotada

Nos meus olhos
cores pálidas,
em descompasso...
Ou mais que isso:
o tom latente do verso
um esboço em giz pastel
entremeando-se, na paisagem,
aos sopros silentes da noite fria

No chão
apenas a ausência dos meus passos
colheitas parcas de sonhos amortecidos.
Nem sede ou fome
apenas o sabor do tempo
desenhos de nomes na fala
silêncios grafites em verso
no meu poema.

Claude Bloc