Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 12 de junho de 2014

As palavras atraem? - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Mais uma Copa do Mundo! Desta vez no Brasil, fato que não ocorria há 64 anos. No ano de 1950, a nossa seleção teve excelente desempenho, tendo sido vice-campeã mundial, derrotada na final pelo Uruguai, em pleno Maracanã, construído para aquela copa. Um simples empate lhe traria o título, conforme previa o regulamento da  época. Segundo declaração do extraordinário Zizinho, um dos melhores jogadores daquela copa e do Brasil, a nossa seleção perdeu simplesmente porque o Uruguai possuía um time melhor.

No intervalo de tempo decorrido entre 1950 até nossos dias, a Alemanha já promoveu duas copas, o México outras duas; Argentina, Chile, África do Sul, uma copa cada um. Esses três últimos países que se encontram no mesmo nível econômico e de desenvolvimento do Brasil nos provaram que tal competição promovida e organizada pela FIFA não quebrou suas economias. Portanto eu vejo com muita preocupação a ligação dessa copa com o momento político em que estamos vivendo. Como se o resultado da Copa do Mundo tivesse influência direta com o resultado da eleição.

Outro dia, ouvi de uma médica que ela iria torcer contra o Brasil, pois se a nossa seleção for campeã do mundo, ela não suportará mais quatro anos sendo governada pelo PT. E assim, deve ser o pensamento de muitos da nossa elite econômica. E parece que subliminarmente* está havendo um incentivo para que se proteste contra a realização da presente copa. Sendo assim, como explicar o tal de "não vai ter copa!", campanha de cunho puramente fascista? Para pensamentos assim, convém lembrar que as palavras atraem. Entretanto, quando o Brasil perdeu a copa de 1950, e aquela doutora provavelmente não havia ainda nascido, Getúlio Vargas, representante da classe trabalhadora foi eleito, sem nenhuma interferência do resultado da Copa do Mundo.

A nossa seleção participou de todas as copas, desde a primeira realizada em 1930, tendo sido campeã do mundo cinco vezes, sendo até agora a equipe que mais vezes ergueu a taça! Foi a única seleção não européia a ser  campeã em solo europeu, enquanto nenhuma seleção européia ganhou no continente americano.  

Em 1958 o jogo mais difícil para o Brasil foi aquele contra o Pais de Gales, vencido pela "canarinho" por um a zero, gol de um menino de 18 anos incompletos que assombrou o mundo. Registrou a crônica esportiva da época que o goleiro Gilmar, ao entrar em campo nesse jogo, disse para o seu companheiro Nilton di Sordi:
- "Hoje eu morro, mas não perco esse jogo!" - Ao que Di Sordi completou:
- "E eu morrerei junto com você.

Gilmar faleceu no dia 25 de agosto de 2013, às 18h15min, pouco mais de vinte quatro horas depois de Nilton di Sordi que faleceu às 16h15min. do dia 24 de agosto de 2013. Será mesmo que as palavras atraem?


Por Carlos Eduardo Esmeraldo   


Notas:
* subliminar é um tipo de mensagem que não pode ser detectável conscientemente. É rigorosamente proibida de ser veiculada pelos meios de comunicação social.
1)  Dos vice-campeões de 1950 todos os jogadores são falecidos.
2) Dos 22 jogadores campeões do mundo de 1958, apenas sete jogadores ainda estão vivos: Zito, Dino Sani, Moacir, Pelé, Mazola, Pepe e Zagalo.
3) Dos 22 jogadores campeões do mundo de 1962 dez ainda  estão vivos: Jair Marinho, Altair, Zito, Mengálvio, Jair da Costa, Zagalo, Coutinho, Pelé, Amarildo, e Pepe