Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 17 de dezembro de 2011

O maior benfeitor de Juazeiro do Norte – por Daniel Walker & Renato Casimiro (*)

Padre Cícero é o maior benfeito de Juazeiro e a figura mais importante da sua história. Foi ele quem doou os terrenos para construção do primeiro campo de futebol e do aeroporto; incentivou a fundação do primeiro jornal local (O Rebate); fundou a Associação dos Empregados do Comércio; realizou a primeira exposição da arte juazeirense no Rio de Janeiro; incentivou e dinamizou o artesanato artístico e utilitário como fonte de renda e incentivou a instalação do ramo de ourivesaria.

Praticou a medicina popular, como forma alternativa de cura, prescrevendo remédios caseiros à base de ervas medicinais, com excelente resultado. Mas sua grande contribuição à educação foi ter deixado para a Ordem Salesiana a maior parte dos seus bens, para que ela fundasse aqui uma escola profissional, o que terminou se concretizando, e também a substancial ajuda que deu para a fundação da Escola Normal Rural de Juazeiro, a pioneira do ensino ruralista no Brasil, e o Orfanato Jesus, Maria e José.

Foi ele quem introduziu na região a criação do boi zebu; incentivou o cultivo da mandioca na Chapada do Araripe, fazendo convergir para aquele aprazível local muitos romeiros que o procuravam em busca de orientação e trabalho; estimulou igualmente o plantio da cana-de-açúcar, chegando inclusive a financiar alguns projetos agrícolas bem sucedidos. Ninguém melhor do que ele soube aproveitar a vocação agrícola do Cariri.

Em momento algum ele deixou a população juazeirense desamparada e sempre procurou o bem estar do seu povo. Quando irrompeu a epidemia de varíola em 1899, ele, apesar de estar recolhido ao Crato, por determinação superior, conseguiu autorização e foi socorrer a sua gente. Arranjou vacina, e com a ajuda do Sr. Francisco Belmiro e do farmacêutico Ernesto Rabelo conseguiu debelar o terrível mal, evitando maiores consequências para a população. Nas secas de 1915 e 1919 foi dos seus mandiocais que veio o alimento salvador para mitigar a fome dos pobres.

É por essas razões que muitos historiadores concordam em atestar que ele realizou uma obra notável, quase incrível, concorrendo não apenas para a criação da maior cidade do interior cearense, como também para um maior desenvolvimento do Cariri.

(*) Daniel Walker e Renato Casimiro in “A Família Bezerra de Menezes– Fundação e Desenvolvimento de Juazeiro do Norte”, página 35

O Preço da Incompetência - Será que custa muito proteger o Caminhão dos Correios ?



Conforme os Senhores poderão ler logo abaixo, o caminhão dos correios já foi assaltado 2 vezes apenas NESTA SEMANA aqui no Ceará.

Eu pergunto:

Vão esperar que assaltem 3 vezes ? O que vão fazer para evitar o problema ? Será que há alguma conivência entre aqueles que deveriam proteger o cidadão e os bandidos ? Será que custa muito à polícia ou à segurança pública do estado colocar 2 soldados armados no caminhão dos correios para protegê-lo ? Quem sabe até dentro do baú, para sair atirando no caso de assaltos ? Uma coisa é certa: Algo precisa ser feito, porque a população paga pesados impostos no Brasil para ter segurança garantida pelo estado. O Estado não está cumprindo a sua parte, mas nós estamos. E estamos entando pelo cano. Não é a primeira vez que um caminhão dos correios é assaltado. Todos os anos, o mesmo problema, que não é a proliferação dos bandidos, é a INCOMPETÊNCIA DO ESTADO em encontrar uma solução, já que eles não fazem NADA mesmo para resolver.



Dihelson Mendonça

Magistral Abidoral.

Suspeito que sou, nem por isso mesmo, deixaria aqui de fazer menção ao Show de Abidoral Jamacaru.

Ninguém mais do que eu tem acompanhado a trajetória deste compositor Magistral. Desde os Festivais, o Grupo Nessa Hora, até os dias de hoje. Pouparia até de fazer os comentários já previsíveis do: Abidoral é isto, Abidoral é aquilo, mas ressaltaria apenas que dentre tantos que estendem a voz por tantos, Abidoral nunca deixará de ser isto e nem aquilo que seja o que de melhor simboliza nossa musicalidade. Inovador, renovador, autêntico, conciso, inteligente, visionário e atual.

Denominamos de “ícone” a isto e ou aquilo que alguém por excelência atinja e faça-se destacar pela unicidade.

Autoral, plural, fenomenal, magistral, musical, universal e para sempre... O Jamacaru Abidoral.




Não tinha ângulo para mostrar todos os músicos, mas em nome de todos, Parabéns!



Não Abidoral, deixe os aplausos por nossa conta!


Fotos: Pachelly Jamacaru

UM NATAL DE PAZ !!

A paz virá quando todos se empenharem em por fim às injustiças sociais, pondo mais um tijolinho na construção de um mundo melhor.

Feliz Natal!
Feliz 2012!


III Natal Solidário - Emerson Monteiro

Será no dia 25 de dezembro, às 14h, no Estádio Mauro Sampaio Castelo Branco, o Romeirão, em Juazeiro do Norte, a realização da festa dos Anjos Solidários – Cevema relativa ao III Natal Solidário. O exemplo dos dois anos anteriores já oferece à instituição beneficente lugar expressivo junto às populações carentes, que, decerto, comparecerá em apreciável multidão para comemorar o nascimento de Jesus, numa bem sucedida iniciativa.

Após esforços desenvolvidos durante todo o ano visando arrecadar recursos destinados a prêmios distribuídos em sorteios sucessivos e demais atrações do grande evento, a data permanecerá na lembrança de todos pelo brilho de que se revestirá, vistos os preparativos desenvolvidos e a organização que caracterizam o grupo filantrópico coordenado pelos empresários Luiziane e Tadeu Alencar, responsáveis por práticas permanentes. Com isto visam, sobretudo, dar testemunho do serviço fraterno aos juazeirenses, unindo a iniciativa privada e o poder público em demonstrações coletivas de solidariedade.

A fórmula de gerar benefícios sociais desenvolvida pelos Anjos Solidários durante todo o ano vem surtindo seus efeitos promissores, ocasionando a aproximação das classes aquinhoadas com os que ainda não usufruem das benesses da justiça comunitária.

À medida que outras lideranças compreendam a importância de práticas semelhantes, haverá mais sensibilidade nas relações entre os extremos sociais, isto alimentando a possibilidade cristã da fraternidade verdadeira.

Deste modo, os Anjos Solidários – Cevema convida todos os cidadãos de Juazeiro do Norte a comparecer ao Estádio Romeirão, na tarde do dia 25 de dezembro do corrente ano, no objetivo de vivenciar a bela festa natalina de 2011, com isto repetindo os bons resultados obtidos nas vezes passadas.

Enquanto almeja aos caririenses votos plenos de Felicidades neste Natal, seguido de um Ano Novo pródigo das melhores realizações, na Luz do Amor e da Bondade ensinadas pelo Divino Mestre Jesus.