Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Universidade de Periferia ?

Institut D´études Politique de Paris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
IEP
Institut d'Etudes Politiques de Paris
Lema Sciences-Po
Fundação 25 de janeiro de 1872
Tipo de instituição Pública
Docentes 1.400
Total de Estudantes 6.700
Localização Paris
Página oficial http://www.sciences-po.fr

Universidades da França Flag of France.svg

O Institut d'études politiques de Paris (IEP de Paris) é uma escola pública francesa de ensino superior, usualmente chamada Sciences Po Paris pelos alunos. A escola foi criada em 1872 por Émile Boutmy, posteriormente a Guerra franco-prussiana com objetivo de criar, educar e desenvolver uma nova elite francesa. A escola era inicialmente uma escola de Ciências Políticas chamada "École libre des sciences politiques".

Como uma das mais prestigiadas grandes écoles francesas, a Sciences Po destaca-se entre os mais renomados e fecundos centros de estudo superior da Europa.

Atualmente os principais ensinos são os seguintes: economia, ciências políticas, direito, relações internacionais, administração, marketing, finanças, comunicação, comercialização, jornalismo, recursos humanos e estudos europeus.


[editar] Organização

A entrada da Sciences-Po Paris.
Jardim de Sciences Po, entre a rue Saint-Guillaume e a rue des Saints-Pères.

[editar] Gestão

A Sciences-po Paris é gerenciada pela Fondation nationale des sciences politiques (FNSP), fundação privada de utilidade pública.

[editar] Diretores

[editar] Diplomas

Atualmente a escolaridade da Sciences-Po tem duração de 5 anos para os 2 primeiros ciclos superiores. Os alunos obtêm a graduação após a conclusão do segundo ciclo. O terceiro ciclo é composto por cursos de "master" e "doutorado".

[editar] Alunos

Veja alguns alunos importantes da Sciences-po Paris (Fonte: Annuaire des anciens élèves de Sciences-Po)

[editar] Lista de primeiros-ministros da França diplomados de Sciences-Po Paris

  • Raymond Barre (diplomado em 1948): primeiro-ministro entre o 26 de Agosto de 1976 e o 21 de Maio de 1981
  • Laurent Fabius (diplomado em 1969): primeiro-ministro entre o 17 de Julho de 1984 e o 20 de Março de 1986
  • Jacques Chirac (diplomado em 1954) : primeiro-ministro entre o 20 de Março de 1986 e o 10 de Maio de 1988
  • Michel Rocard (diplomado em 1952): primeiro-ministro entre o 10 de Maio de 1988 e o 15 de Maio de 1991
  • Edouard Balladur (diplomado em 1950): primeiro-ministro entre o 29 de Março de 1993 e o 18 de Maio de 1995
  • Alain Juppé (diplomado em 1968): primeiro-ministro entre o 18 de Maio de 1995 e o 3 de Junho de 1997
  • Lionel Jospin (diplomado em 1959): primeiro-ministro entre o 3 de Junho de 1997 e o 6 de Maio de 2002

[editar] Lista de presidentes da República francesa diplomados de Sciences-Po Paris

A Sciences -Po Paris faz parte do grande congromerado educacional chamado de Sorbonne Paris Cité , veja abaixo :

Sorbonne Paris Cité

Sorbonne Paris Cité is a higher education and research alliance (Pôle de Recherche et d’Enseignement Superieur, PRES) established on February 10, 2010. It is a Public Institution for Scientific Cooperation bringing together four Parisian universities and four higher education and research institutes:

  • Sorbonne Nouvelle University - Paris 3
  • Paris Descartes University
  • Paris Diderot University
  • Paris 13 University
  • Institute of Physics of the Globe (IPGP)
  • National Institute of Oriental Languages and Civilizations (INALCO)
  • Sciences Po (Institute of Political Science), Paris
  • EHESP School of Public Health

These renowned institutions have decided to join forces in order to meet the challenges facing cutting edge research and academia in a changing world.

Its wide spectrum of disciplines, its international visibility and its high ranking research units make of Sorbonne Paris Cité a leading academic alliance with long term commitments to excellence:

  • Fostering knowledge-driven initiatives, in the fields of economic development, public policy, or the democratic access to culture;
  • Taking an innovative and active part in international research and encouraging interdisciplinarity;
  • Setting up cutting edge teaching programs at the undergraduate, graduate and post-graduate levels;
  • Developping research driven training programs geared to future decision makers;
  • Offering students improved living conditions and an up to date teaching environment for Paris and the greater Paris area.

For more information about Sorbonne Paris Cité ...


alt An assemblage of the foundation documents

-- The statutes of Sorbonne Paris Cité (Loi du 18 avril 2006 portant création des PRES and décret du 10 février 2010 portant création de Sorbonne Paris Cité)
-- La convention constitutive
-- Le règlement intérieur

alt An overview on the organization of Sorbonne Paris Cité

Sorbonne Paris Cité presents itself by means of its organigram, its Administration Committee and its Scientific and Pedagogical Committee.

Repondo a verdade da informação abaixo: Lula “doutor” pela Sorbonne? – por Armando Lopes Rafael


Temos a responsabilidade de levar informações honestas ao público. Não procede  a informação divulgada abaixo, onde consta o preâmbulo:
“Lula na Sorbonne: Ele chegou lá. Dia 27 agora, Lula recebe o título de doutor honoris causa na Sorbonne. Desembarca no mesmo solo sagrado do saber que pisaram Jean-Paul Sartre, Claude Lévi-Strauss e FH.”
A bem da verdade, esclareça-se que o ex-presidente brasileiro  não  recebeu o título no solo sagrado da Sorbonne, o mesmo em que pisaram figuras do porte  do Marechal Pétain ou do  sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Lula  recebeu  o  título  de uma universidade  da periferia de Paris,  o Sciences Po. Abaixo a nota divulgada pelas agências de notícias da França, reproduzidas pelos órgãos sérios da mídia brasileira:
 “O ex-presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva, 65, recebeu hoje (27) mais um título honoris causa. Desta vez, foi concedido pela universidade francesa Sciences Po. Com esse, ele  já foi agraciado com sete títulos. Ele foi entregue em homenagem à sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de seu País. "É para mim uma grande honra recebê-lo, e ainda maior porque sou o primeiro latino-americano", declarou Lula na cerimônia, referindo-se ao fato de que o instituto premiou pouquíssimas personalidades. A Universidade  Sciences Po foi fundada em 1871 e premiou apenas 16 pessoas em toda a sua existência. Antes de Lula, apenas um ex-presidente havia recebido o mesmo título, no caso, em 2009,  o tcheco Vaclav Havel, líder da redemocratização da Tchecoslováquia, depois que aquele país abandonou o socialismo real em 1990".
O espaço fica aberto para quem quiser provar o contrário.

lula : Sexto Título de Doutor, agora na Sorbonne

Como disse o autor da matéria, vai faltar Lexotan la nas bandas de Higienópolis e para tantos outros que sofrem de complexo de vira-lata neste Brasil afora.

Será que o entreguista do FHC desta vez corta os pulsos? Tomara que sim!

E viva o nosso Doutor!

Ivan

http://www.ufpe.br/agencia/images/stories/lula02.jpg
Lula recebendo o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/pra-que-discutir-com-madame

Pra que discutir com madame

Enviado por luisnassif, sex, 09/09/2011 - 09:19

O comentário do Marco Antonio me lembrou uma coluna que escrevi em 8 de agsoto de 1994 a respeito da afirmação de Ruth Escobar:

Por Marco Antonio L


LULA recebe o título de Doutor Honoris Causa na Sorbonne

Ele chegou lá. Dia 27 agora, Lula recebe o título de doutor honoris causa na Sorbonne. Desembarca no mesmo solo sagrado do saber que pisou Jean-Paul Sartre, Claude Lévi-Strauss e FH. A informação é de Ancelmo Góis de O Globo.

Vai faltar Lexotan lá nas bandas do Higienópolis


LUÍS NASSIF - 08/08/1994


Prá que discutir com madame?


Na sexta-feira passada Brasil e França experimentaram momentos de grande perplexidade, enquanto em um salão de chá paulistano discutia-se a relevante questão: é melhor um Sartre ou um encanador para presidente da República?

As máquinas pararam na França, houve sensível aumento na mortalidade infantil no Nordeste, todos aguardando que aquelas almas femininas, reunidas no salão renascentista, conseguissem solucionar o mais estimulante desafio intelectual com que se depararam: é "in" ou "out" estabelecer tais diferenças?

A atriz atroz, defensora interessada de todos os intelectuais que assumiram a presidência nas últimas décadas, garantiu que é "in". A namoradinha do Brasil, boazinha como ela só, rebateu que é "out".

Grandes banqueiros foram tirados do trabalho por esposas preocupadas, presentes ao ágape, para que repartissem com elas essa grande dúvida, mais estimulante que um vírus eletrônico no Selic.

Sociólogos petistas e tucanos se engalfinharam no campus, entupiram as seções de cartas dos jornais, assaltantes interromperam assaltos, o trânsito engarrafou, os juros subiram, o mercado parou, enquanto não se resolvia a relevante questão, capaz de, por si, ou definir as eleições presidenciais ou resolver a questão da falta de água.

No cemitério existencialista, uma caveira olhou para a outra e comentou preocupada: "Que não é sério, a gente sabia, mas precisavam me envolver nisso?".

Filósofo "out"

Não há informações se Ortega y Gasset costumava filosofar em chás beneficentes ou se desenvolveu alguma especialização em encanamentos. Há dúvidas até, se vivo fosse, se seria convidado para o festim, posto que filósofo espanhol não é tão "in" quanto um francês.

Se fosse, certamente acharia de um provincianismo feroz, a atriz atroz. Mas ficaria com o encanador, porque conhecia suficientemente os seus – os intelectuais – para não levá-los a sério, fora do mundo das idéias.

Em ensaio clássico sobre Mirabeau – relançado recentemente pela Editora Universidade de Brasília, e que me foi presenteado por um intelectual raro, porque compromissado com a ação – Gasset traça um perfil precioso da espécie.

Não peça a um intelectual que se comprometa com a ação – diz ele. Quando pensa em tomar alguma atitude, imediatamente bate uma dúvida que, até ser removida, matou a iniciativa. O intelectual sempre vai tratar de levantar uma indagação acerca de sua atitude, para dispor do álibi para nada fazer. Utiliza a idealização da realidade como desculpa para o imobilismo.

Em outras palavras, se estourar o encanamento de sua casa, ou se precisar de um presidente da República, não conte com um intelectual. A não ser depois que ele tiver resolvido todas suas perplexidades acerca da conveniência ou não de se envolver em um trabalho de encanador – e depois que a água tiver levado seu último cristal.

Curto e grosso como ele só, o encanador petista encerrou a discussão com uma verdade definitiva: sem encanador essa mulherada não se vira sozinha, sem sociólogo, se vira.

Na rua, um velho passou assobiando antigo samba brasileiro, do grande compositor existencialista Janet de Almeida: "Madame diz que a raça não melhora/ que a vida piora/ por causa do samba/ (...) Madame tem um parafuso a menos/ só fala veneno/ ai meu deus que horror!"

Para ler outras matérias bem porretas, visite o 'Carcará' - http://carcara-ivab.blogspot.com