Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

APLAUSOS PARA A - MOSTRA CRATO DE CINEMA E VÍDEO

Mesmo distante do Crato , estou acompanhando as notícias da  "MOSTRA CRATO DE CINEMA E VÍDEO".
Quero aqui parabenizar a iniciativa de Hubert Cabral pelo evento com abertura no dia 13 de Junho deste ano de 2011. Este acontecimento artístico demonstra que enquanto existirem corações que pulsem em amor a nossa terra, estaremos sempre lutando para resgatar a nossa imagem cultural através de tantos artistas.
Em tempo tempo recorde e enfrentando muitas dificuldades a uniaõ de cineastas cratenses  falou mais alto na elaboração de um programa especial de lançamento.
Hubert Cabral contou com o apoio de Secretaria de Cultura Municipal, URCA, Instituto Cultural do Cariri, Officinas de Cultura e Artes e Produtos Derivados e Jackson Bantim Produções Artísticas de Arte.
Com a curadoria de Carlos Rafael e Jackson Bantim na preparação de uma apresentação em cartazes e fotos da época do cinema, um coquitel de recepção deu início a noite de estreia. Este movimento demonstrou a força dos nossos conterrâneos em uma luta pela revitalização do cinema artístico em nossa cidade. Podemos destacar os nomes de cineastas do Cariri para o sucesso deste evento grandioso: Jackson Bantim, Jefferson Albuquerque, Petrus Cariry, Franklin Lacerda, Franciolli Luciano, Orlando Pereira, Glauco Vieira, Pachelly Jamacaru, Rosemberg Cariry, Hermano Pena e José Flávio Vieira. 
Parabéns a todos que contribuem para a revitalização do cinema no Crato. E mesmo distante acompanho pelos blogs da região que dão força e cobertura jornalistica ao grande evento artístico cultural.

Edilma Rocha

Vida Virtual

Talvez uma das mais trágicas conseqüências da modernidade tenha sido a abolição definitiva da calçada. Algumas décadas atrás, a calçada era uma extensão da nossa casa, uma espécie de play-ground que freqüentemente se estendia para as ruas próximas , ainda com pouca iluminação e sem a feiúra negra do asfalto. Sim, o asfalto que se alastrou pelas ruas como uma tarja preta identificadora do luto das pequenas vilas com a perda do seu ingênuo e doce provincianismo. As calçadas fazem hoje parte integrante das avenidas e não das residências que elevaram seus muros e grades, em feitio de prisão e observam temerosas a vida lá fora que sua, arde e sangra. Doce tempo aquele em que as famílias, à tardinha, punham as cadeiras na calçada , olhando para a lua e mastigando as últimas e picantes novidades da Vila. Ao seu derredor, as crianças brincavam de “Roda”, de “chicote queimado”, de “esconde-esconde”, de “Lagarta Pintada”, “Cadê-o-Grilo” e de “Bandeira”, sob o apaziguador olhar dos adultos. Bons tempos aqueles! A vida era mais simples e corriqueira, as mazelas do mundo não nos atingiam, a violência era um simples capítulo no nosso Livro de História Antiga. Éramos felizes sem que ao menos o percebêssemos . E no inventário dos nossos bens o que constava? Uma rua barrenta, uma lua plácida, a mão amiga do vizinho, uma baleadeira , uma bila , um pião... A felicidade fluía fácil desses objetos como ,se por encanto, tivesse sido tocada pela condão da Fada Madrinha.
Nem é preciso dizer que este tempo está definitivamente sepultado. A tecnologia triturou impiedosamente a simplicidade e o Consumo pôs regras sinistras e colocou um Código de barras na nossa felicidade.Vivemos todos “No Limite”, nos matando numa batalha sem vencedores. Quem vai para o trono ? Ao Vencedor, o Enfarte!
A tecnologia encurtou, enormemente, a distância virtual e alargou, infinitamente, a nossa geografia real. O Celular, a TV, o Fax, a Internet nos ligam em segundos à Indochina mas já não somos capazes de conhecer o vizinho que divide a mesma parede do nosso apartamento. Nem o soldado, no Iraque, tem o direito de saber quem o matou. Esta mudança na geografia mudou ,também, a história das nossas relações humanas. Falta-nos o toque, o olho-no-olho, o abraço, o beijo. Não mais vivemos uma realidade mas uma virtualidade e todos nossos podemos ser eliminados , a qualquer momento, como um simples monstrinho da primeira fase de um videogame. Bons tempos aqueles da cadeira na calçada, quando ainda existia um amigo palpável e uma lua no céu....

J. Flávio Vieira
..
Moro na Praça do Jambo
- Claude Bloc -

Exuberante...
Sinfônica...
Inerente...
Poética, claro!

Imagens que dizem
Quando as palavras calam...

Claude Bloc
(da  Casa Amarela)

Crato é Cultura:I Mostra Crato de Cinema e Vídeo-Wilson Bernardo.

Um pouco de fotografia dentro do cinema,e lembrando que sem a fotografia o cinema não seria o que é,mas enfim a sétima arte ainda resiste ao envelhecimento do tempo.Crato terra abençoada de arte e pioneirismo no cenário nacional.Querem nos calar mas nós cratenses somos resistentes como deuses tribais do imaginário da floresta dos chapadões do Araripe,e demonstramos a nossa luz e nosso cinema genuinamente cratera Cariri Crato de encantos mil.
Prefeito Samuel Araripe e Seu Vicelma como é conhecido na boca do povão,só faltou a pipoca

Pedro meu neto brincando de cinema e na tela um dos precursores do cinema em Crato
Professor Zé Nilton no escurinho do velho cinema romântico
Luiz Carlos Salatiel em leitura dramática do cinema mudo
E o idealizador da mostra Huberto Cabral
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Roberto Alagna - La Marseillaise

Une émotion énorme d'écouter La Marseillaise avec telle force...


Sou brasileira, meu coração mora no Crato," ao sopé da serra, entre os canaviais", mas é inegável a força expressa no Hino Nacional da França...


Ofereço aos meus pais: Hubert e Janine Bloc Boris e a Mamy Huguette, minha avó querida.

"O CINEMATÓGRAFO HEREJE' -REAPRESENTAÇÃO




I MOSTRA DE CINEMA E VIDEO DE CRATO


REAPRESENTAÇÃO :

DIA - SEXTA - FEIRA ( 17 DE JUNHO)

HORA- 19:00

LOCAL - CINE TEATRO MODERNO

IMPERDÍVEL !

Programação da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo - 15/06, Quarta-Feira

9h - Exibição de curtas:
- “Dona Ciça do Barro Cru”, de Jefferson de Albuquerque Jr. - 12’;
- “A ordem dos Penitentes”, de Petrus Cariry - 25’;
- “Também sou teu Povo”, de Franklin Lacerda - 15’;
- “Água, pra que te quero? ”, de Nívea Uchoa - 16’.

14h - Exibição de curtas:
- “Os Olhos da Chapada”, de Franciolli Luciano - 20’;
- “O Drama”, de Franklin Lacerda - 28’;
- “Dzu´nhurae, O Filho das Águas”, de Pachelly Jamacaru - 15’.

19h - Exibição de filmes:
- Curta “O Auto de Leidiana”, de Rosemberg Cariry - 26’;
- Longa “Fronteira das Almas”, de Hermano Penna - 90’.

Local: Cine-Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva – Calçadão da Rua José de Alencar, Centro, Crato.

ENTRADA FRANCA

Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO SONORIDADES (15/06/2011)

Abidoral Jamacaru: O Menestrel do Cariri

Abidoral Jamacaru, cantor e compositor natural do Crato, com mais de 40 anos de carreira, lançou seu primeiro disco há 23 anos, com o título de Avallon, apontado pelos críticos como um dos principais trabalhos da música popular cearense daquela década pouco produtiva. Depois, lançou mais dois discos: O Peixe, em 1998, e Bárbara, em 2009.

Remanescente da época dos lendários festivais regionais da canção, que ocorreram em Crato durante a década de 1970, Abidoral tentou uma carreira nacional, quando residiu no Rio de Janeiro, entre os finais dos anos 70 e início da década de 80. Neste período se relacionou musicalmente com compositores, músicos e letristas da MPB, como Jards Makalé, Lula Cortes, Hebert Viana e Xyco Chaves.

De volta ao Cariri, dedicou-se à composição, realização de shows e gravação de discos. Também, é professor de violão e ativista cultural na cidade do Crato.

O programa Cariri Encantado de hoje tocará somente músicas de sua exclusiva autoria (Lá de dentro, Pra ninar o Cariri, Canto de coco pra Azuleika e Asa Branca, No apogeu do sol etc) e fará uma entrevista ao vivo com este cantor/compositor que é considerado o Menestrel do Cariri.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.

VIDEO - Carlos Rafael Dias fala sobre a I Mostra Crato de Cinema e Vídeo




Durante toda esta semana o Blog do Crato e sites associados estarão apresentando diversas entrevistas com participantes da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo. Cineastas, organizadores, Autroridades e o próprio público estarão sendo entrevistadas por nossa equipe.

TV Chapada do Araripe
www.chapadadoararipe.com