Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Por Lya Luft




Canção para um desencontro


Deixa-me errar alguma vez,
porque também sou isso: incerta e dura,
e ansiosa de não te perder agora que entrevejo
um horizonte.
Deixa-me errar e me compreende,
porque se faço mal é por querer-te
desta maneira tola, e tonta, eternamente
recomeçando a cada dia como num descobrimento
dos teus territórios de carne e sonho, dos teus
desvãos de música ou vôo, teus sótãos e porões,
e dessa escadaria de tua alma.


Deixa-me errar mas não me soltes
para que eu não me perca
deste tênue fio de alegria
dos sustos do amor que se repetem
enquanto houver entre nós essa magia.

Campeões brasileiros de futebol - Por José de Arimatéa dos Santos

A imprensa esportiva neste final de ano anunciou a intenção da CBF(Confederação Brasileira de Futebol) em unificar os títulos da Taça Brasil, Taça de Prata, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e do atual Campeonato Brasileiro. Dessa maneira instalou-se o debate e a controvérsia quanto aos vários interesses envolvidos no futebol atualmente. É fato que dessa maneira os maiores vencedores passam a ser o Santos e o Palmeiras desbancando o São Paulo Futebol Clube que tem seis títulos brasileiros. O debate é interessante pois envolve a paixão clubística tão peculiar e importante em cada brasileiro. Quem ganhou o campeonato brasileiro apartir de 1971 questiona essa unificação e o Flamengo do Rio de Janeiro pela CBF só tem cinco títulos. O Bahia passa a ser o primeiro campeão brasileiro. Outra dúvida é quem fica com a taça das bolinhas. São Paulo ou Flamengo? Considerar dois campeões Sport e Flamengo seria uma solução para o campeonato de 1987. Nesse caso o time da Gávea passa a ter direito na famosa e polêmica taça das bolinhas. Que reza a regra que tem direito a mesma quem ganhasse os cinco primeiros brasileiros da "era moderna". Quanto a unificação dos campeonatos de 1959 até 2010 beneficia o Santos e o Palmeiras que passam a ser os maiores vencedores da competição. Acredito que é justo unificar e valorizar os atletas das décadas de 50 e 60 que brilharam nos gramados brasileiros. Com a unificação dos títulos brasileiros Pelé, Garrincha e vários outros grandes jogadores aparecerão nas estatísticas quanto ao número de títulos, artilharia e participação dos jogos disputados. Podemos destacar também que o Fortaleza Esporte Clube passa a figurar como vice campeão brasileiro em duas oportunidades: 1960 e 1968 e com o jogador do Fortaleza Bececê artilheiro da edição de 1960 em que o Palmeiras foi o campeão. Em 1968 o campeão foi o Botafogo. A repercussão dessa unificação é geral e a controvérsia está instalada quando observo que há contestação e aprovação. Acredito que a unificação dos títulos brasileiros engrandece mais ainda o futebol brasileiro no contexto futebolístico mundial. Com a unificação dos títulos brasileiros o ranking com o número de títulos passa a ser o seguinte: Santos(8), Palmeiras(8), São Paulo(6), Flamengo(5), Corinthians(4), Vasco(4), Fluminense(3), Internacional(3), Bahia(2), Botafogo(2), Cruzeiro(2), Grêmio(2), Atlético Mineiro(2), Atlético Paranaense(1), Coritiba(1), Guarani(1), Sport(1).

Por este ano que termina - José do Vale Pinheiro Feitosa

Nos tempos iniciais do Cariricult embarquei numa que estaria na praça da cidade do Crato, como uma espécie de vão central do Cariri, com os amigos, falando do que bem quisessem e como achassem melhor. Logo fui atalhado pelo Maurício Tavares que interpretava aquela imagem como uma espécie de ação acrítica entre os amigos, especialmente por que ali se tratavam de textos.

Como Maurício é do ramo, além de trocar as farpas de sempre com ele em defesa do que pensava, também vieram as reflexões igualmente enriquecedoras e vindas dos outros. Afinal agora existia o texto por comunicação, já não havia o burburinho simultâneo de vozes, que terminam se anulando pelo som e afinal criando um arranjo de consenso. Com texto é diferente: há o tempo solitário do escrever e a reação apenas depois, multifacetada, cheia de opiniões diferentes e, claro, de farpas com esgrimam entre corpos. O consenso é muito mais difícil e a divergência se aprofunda muito mais.

Este fenômeno que já havia surgido nos blogs, ficou mais intenso nas redes sociais, especialmente com o twitter. Agora mesmo houve um debate acirrado entre blogueiros do campo da esquerda, em razão do uso da palavra “feminazi” e o calor do incêndio foi maior e reacendia quase diariamente, exatamente no e pelo twitter. O interessante é que o incêndio deveu-se a problemas de preconceitos com o tema do feminismo, mas se revestiu essencialmente de disputas pessoais, por maior visibilidade na rede.

O que tento dizer é que este ano de 2010 foi um ano especial por dois motivos principais: a crise econômica dilacerando a zona do euro e as eleições brasileiras. Esta energia descomunal arrastou muito mais coisas que estavam um patamar abaixo e vieram para o centro dadas as semelhanças. Uma delas foi a questão da igreja católica, atravessada por mudanças extraordinárias num contraponto conservador do atual papado. Isso deixou nossos blogs em várias chamas.

As eleições presidenciais nem se fala: foi o centro das teimas. Gente abandonou o barco de alguns blogs, outros foram literalmente expulsos e muitos foram vetados sobre certos assuntos. Não foi por menos, além de haver uma grande esgrima nacional, no Ceará houve uma luta entre o passado que teimava em ficar e um novo que já havia tomado a sala principal. No Crato a força maior nasceu na própria política municipal, estimulada pelo seu governo, a sustentar opiniões de muitos debatedores.

Afinal não fiquei à margem de nada. Posso ter deixado má impressão com as divergências, mas garanto aos meus amigos que a idéia não foi agredi-los com o contraditório, apenas ser tão igual, que todos me reconheçam como parte, apesar de viver distante daí. Não quero dizer que a visão de mundo de cada um esteja errada ou superada, quando me coloco, por vezes, com outro pensamento, apenas quero dizer que ele existe. Não é convencimento, é mostrar validade de existência de mundos paralelos ou até mesmo transversais.

Gostaria de ter sido poeta, um bom contador de histórias, ter narrado transcendências que expliquem as platitudes da vida. Não consegui, mas o que consegui, foi mostrar como este filho da terra é. Sem me tornar exemplo, apenas parte do geral em transformação. Tudo muda, muito do que não muda não fica sem voz. Um dia vai aparecer um sussurro, mas depois serão gritos.

Espero que apesar de tudo, me compreendam e desculpem por nem sempre falar de flores. Mas é assim mesmo: o nosso querido Domingos Barroso fala dos insetos que passeiam nos cantos de seu olhar e sinto algo tão especial como o encanto dos “lírios dos campos”.

Enfim, isso é para desejar a todos um forte apego ao caminhar, a um ano novo sem medo do desconhecido. Desejar que estejamos nestas linhas a dar sentido coletivo a este belo e contraditório Vale do Cariri.

Ouvi de Lysâneas - Emerson Monteiro


Ao ler notícia publicada pelo jornal O Povo, nesta terça-feira (21/12/2010), a respeito da recusa do bispo cearense Dom Manuel Edmilson Cruz de uma comenda do Senado Federal, justificando a atitude como protesto pelo aumento dos subsídios dos parlamentares, votado pelo Congresso em dias da semana passada, lembrei de um texto que escrevi há duas ou três décadas e que agora apresento, a saber:
No ano de 1975, em Salvador, assisti inflamada palestra do então deputado federal Lysâneas Maciel, numa cruzada que empreendeu por vários estados para denunciar o clima de repressão que constrangia o povo brasileiro. Sabia-se mesmo sujeito à cassação de que seria vítima logo no ano seguinte, atingindo também outro corajoso parlamentar, o cearense Alencar Furtado.
De verbo fluente, destemido, sensibilizou com profundidade todos os presentes no auditório superlotado, a interpretar de forma contundente o momento de transição que enfrentávamos sob o clima rígido da força totalitária no comando das instituições políticas nacionais.
Dentre os recursos adotados na ocasião, bem aos moldes da melhor oratória evangélica, pastor que era, Lysâneas narrou episódio verificado com um pastor protestante, na Alemanha durante o regime nazista.
Zelava reverente pela sua comunidade religiosa, quando ocorreram as primeiras detenções do período negro que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, a prenderem primeiro os líderes comunistas. Ele pensou consigo: - Não sou comunista, portanto nada tenho com isso. E omitiu-se de reagir em face da violência cruel encetada contra seres humanos.
Os senhores da ditadura de Hitler seguiram na escalada dolorosa de terror, vindo deter também os socialistas, motivando no religioso idêntico comportamento de descompromisso. Por não ser socialista, indiferente permaneceu, aceitando as manobras policiais da Gestapo.
Depois, seriam levados os homossexuais, as prostitutas, os ciganos e outras minorias perseguidas. O raciocínio se repetia, de ficar quieto diante de tudo o que observava, sem, no mínimo, falar ou demonstrar qualquer atitude contrária, perante as pessoas de sua comunidade.
Mais adiante, também prenderiam os judeus, os católicos, enquanto nada alterava das relações com as forças do poder, pois achava fora do enquadramento nos grupos perseguidos. Nem de longe avaliava possuir qualquer responsabilidade pelas vítimas das arbitrariedades.
Até que, dias depois, bateram na porta da sua igreja para levá-lo preso, e nessa hora ninguém havia que mobilizasse forças em seu auxílio e levantasse a voz pela sua liberdade, pelos seus direitos, sua cidadania democrática.
Eis, assim, exemplo de ocasiões quando os nossos rostos vêm à mostra, por conta dessa atitude sincera e verdadeira de Dom Edmilson Cruz, oportuna e atualizada, de um valor inestimável, para que não nos acomodemos aos vícios da política desvirtuada, como não sendo conosco a crua responsabilidade que a todos compete todo tempo. Admiro, pois, a coerência de pessoas deste tipo.

Por João Nicodemos

Colaboração de Luis Eduardo

UMA ÉPOCA MARAVILHOSA PARA O CRESCIMENTO DA HUMANIDADE
Mensagem de Sanat Kumara, através de Michelle Coutant
Dezembro de 2010

Amados,

É um tempo muito abençoado para lhes falar. Muitos de vocês estão celebrando as suas tradições que criam uma grande abertura do coração para vocês. Vocês celebram a ocasião do nascimento do Cristo e se reúnem neste momento; é um evento maravilhoso que traz a sua união com as suas famílias de nascimento. Este evento os une com outros. Leva-os ao coração e a um espaço de não julgamento, de bondade, de amor, de ceitação dos outros. Ele os leva à compaixão, a uma disposição de compreender e perdoar os outros. É um tempo maravilhoso para o crescimento individual e para o crescimento da humanidade.

Tenham um cuidado especial nesta época de se lembrarem do que vieram aqui fazer. Aproveitem o tempo, ainda que estejam ocupados com as atividades que envolvem os seus eventos sagrados. Reservem um tempo para meditar, para entrar no espaço sagrado do seu coração. Aproveitem este período para sentir o amor e a sabedoria, que é o seu Eu Divino em conexão com vocês, com a personalidade, com a mente consciente, com o ego humano. Aproveitem esta época, amados, enquanto os seus corações estão tão abertos. Há a disposição para que o novo entre, e a disposição de estarem aceitando os outros. É o que permite que vocês possam encontrar a paz e a sabedoria e o grande amor que tanto desejam. É na permissão que o julgamento se desintegra. A crítica se torna do passado, a intolerância também se desvanece, pois na aceitação, o coração se torna cheio de amor e de compaixão, e se pode principalmente entrar no estado de ser, pois se reivindica o seu poder pessoal, neste amor e compaixão.

A pulsação Cósmica dentro de vocês se expande com amor, o amor incondicional, o que cria a felicidade e a grande sabedoria e o estado de ser, que tanto desejam. A expansão da pulsação Cósmica dentro de vocês, os auxiliará a se concentrarem na permissão do amor incondicional. A pulsação expandida, quando focada, nada mais permitirá. Não permitirá vibrações menos elevadas, nem emoções inferiores. Há somente o amor do Sagrado Coração, o amor do Cosmos, a expansão da sabedoria do universo na sabedoria cósmica. Esta expansão da pulsação Cósmica em seu interior, os acessa a novos inícios, novas oportunidades, enquanto vocês elevam a sua consciência para novos níveis de sabedoria e de compreensão. É uma oportunidade gloriosa neste momento, e que não é oferecida a vocês somente durante os seus dias sagrados, mas uma oportunidade que lhes é apresentada através da mudança da energia do Solstício de Dezembro e do Eclipse Lunar.

Os eventos astrológicos diante de vocês apresentam grande oportunidade se cada um aproveitar o momento.
Aproveitem esta oportunidade para reforçar a sua compreensão de sua unidade com a Terra, com todas as formas de vida, com o seu sistema planetário e com o seu sol. Concentrem-se nesta época, em expandirem o seu campo para incluir todos os corpos planetários do seu sistema solar. É um período para que vocês tenham uma maior consciência e uma verdadeira compreensão de sua herança e de sua conexão com toda a vida. Permitam que a expansibilidade flua em seu campo, e que esta expansibilidade preencha o seu coração e fortaleça a pulsação Cósmica dentro de vocês.
Permitam que o batimento cardíaco encontre o seu ritmo natural, e simplesmente sejam este batimento cardíaco.
Enquanto vocês vibram com os corpos planetários do seu sistema solar, tornem-se confortáveis com esta força da vibração do batimento cardíaco. Aproveitem o tempo para abrir o seu coração com amor e alegria para esta conexão.

Uma vez que tenham feito isto por algum tempo, tragam a pulsação, o batimento cardíaco, mais próximo ao lar, mais próximo a vocês e a sua unidade com a Terra e com todas as formas de vida. Sintam a vibração da pulsação Cósmica preencher a Terra e todas as formas de vida. Sintam o batimento cardíaco pulsando através de vocês, através da Terra e de toda a vida. É um momento magnífico, esta vibração da pulsação Cósmica, um momento de saber que tudo o que cada alma expressa, age, sente e pensa, é uno com cada forma de vida e com a Mãe Terra. Com a vibração, isto pode ser sentido e compreendido, e chega um grande conhecimento para transmitir a interligação de toda a vida. Expandam este conhecimento, enquanto o irradiam a todas as formas de vida e à Terra. É uma grande dádiva para cada um de vocês, a sabedoria que pode transformá-los e aos seus relacionamentos com outros e a sua interação com o seu planeta e todas as formas de vida.

Sua abençoada Terra os aguarda, cada um de vocês, para que sejam a pulsação dela, como ela é a sua pulsação, como toda a vida é a sua pulsação.

Invoquem-me para ajudá-los. Estou aqui com vocês. Eu nunca os deixei. Minha pulsação vibra com cada um de vocês e com a sua Terra.

Eu sou Sanat Kumara.
reginamadrumond@yahoo.com.br

O Céu está cantando esta noite - Colaboração de Luis Eduardo




Uma Mensagem do Arcanjo Ariel


O Céu está cantando esta noite.

As estrelas estão fulgurantemente brilhando enquanto a lua entra na sombra e tudo ao redor é afetado pela sutil influência do Amor.

O Amor penetra em vocês e não mais sairá.

Ele lhes mostra o bem-estar que vocês deveriam sempre sentir.

O Amor joga fora todos os medos da face da adversidade e envolve Tudo Que É no braço da aceitação afetuosa.

O futuro está aqui.

Suas novas vidas estão bem perto.

Estendam a mão e aceitem o precioso presente que lhes é ofertado.

Ele está aí para todos e para que a Beleza, a Paz e a Alegria integrem seu modo de vida.

E o Amor, esta coisa deliciosa que todos vocês almejam, será algo que vocês não mais sentirão a necessidade de procurar, pois ele será encontrado com facilidade exatamente dentro de seus próprios corações; e com tanta abundância que vocês poderão ter o quanto vocês acham que podem ter e então perceberão que ainda tem muito mais para ser distribuído.

Há muito Amor para vocês darem para todos aqueles que vocês encontrarem.

Vocês não mais viverão suas vidas precisando de coisas materiais para tentar preencher o espaço vazio que vocês sempre acreditaram que era gerado pela única coisa que vocês achavam que não tinham: o Amor.

Vocês não mais irão procurar eternamente, mesmo sem saber o que vocês procuram.

Acabou o Segredo.

Foi revelado.

E o verdadeiro segredo é que nunca existiu um segredo, somente uma mentira.

Uma mentira que lhes disse que vocês nunca foram um todo.

Uma mentira que lhes disse que vocês eram indignos.

Uma mentira que sugeria que o único caminho para a salvação era através do sofrimento.

A verdade é que vocês sempre foram jóias inestimáveis da coroa do Tudo Que É.

Vocês sempre foram Amor originado do Amor, e esse Amor do qual vocês são feitos, e que reside dentro do seu próprio coração, é o Amor que os liga diretamente com a sua Fonte, diretamente com o Tudo Que É.

Você são partes do Tudo Que sempre FOI, É e sempre SERÁ.

Como vocês não poderiam ser algo tão precioso a todos os nossos olhos?

Ah, meus Amados, meus Lindos, voltem a Amar!

Voltem para o Amor que está em seus corações e almas; é dele que vocês são feitos!

Seu longo sono terminou.

O pesadelo acabou.

É hora de despertar e começar a viver seus sonhos; e não mais de sonhar com suas vidas.

Estendam-se como jamais se estenderam e deem seu Amor para aqueles que estão próximos de vocês.

Com apenas um olhar, ou um sussurro, ou um toque suave vocês podem mudar profundamente uma vida que antes podia nada lhes significar, mas tal como vocês o são, ela é algo raro e precioso.

Façam a diferença que se torna contagiosa e mostrem a todos como é fácil fazer algo para o quê vocês foram criados para fazer: Amar.

E pela manhã, quando o sol surgir em um novo dia, vocês sairão para a Luz e saberão que VOCÊS ajudaram a Tornar isto possível.

Que presente maravilhoso!!

Que Amor maravilhoso!!

Eu SOU o Arcanjo Ariel lhes enviando Raios de Luz do Amor lindos e profundamente brilhantes para encher seus Corações e Almas!


fonte: http://lightworkers.org

Como ter o que vocês realmente desejam - Por Sheryl Pedersen - Colaboração de Luis Eduardo

Ao chegarmos ao fim do que vocês conhecem como o ano de 2010, eu lhes peço para que deem uma pausa e dispensem um tempo para observar o ano e agradecer por tudo que aconteceu, por tudo que lhes veio e por toda a abundância em sua vida.
Abundância não é apenas dinheiro como muitos pensam.
Abundância refere-se ao modo como vocês vivem, a seus pertences, a seus amigos, à família, à saúde, ao estado emocional, ao trabalho que vocês escolheram fazer e a todos os outros aspectos de sua vida.
Tudo o que vocês têm em sua vida é a sua abundância.
Com a chegada do Solstício, como vocês o conhecem, no dia 21 do mês, há uma oportunidade para vocês convocarem mais abundância para sua vida, pois é verdade que vocês podem ter tudo o que vocês desejam, na sua vida, com a exceção de umas poucas situações, que vocês planejaram para si como experiências de aprendizado nesta vida.
Quando vocês fizeram o plano de ação para esta vida, todos vocês, embutiram alguns desafios e situações para que aprendessem suas maiores lições.
Essas situações escolhidas irão se apresentar até que vocês aprendam totalmente a lição que elas vieram lhes ensinar sobre ser um humano vivendo neste planeta.
Vocês podem modificar essas situações quando vocês finalmente as "sacarem", como minha anotadora gosta de dizer.
Então, até mesmo os desafios que se apresentam há tanto tempo podem ser modificados e vocês podem entrar no estado de ser que vocês desejam quando a lição estiver concluída.
E vocês podem pedir ajuda para que isto ocorra, para ajudá-los a terem uma abundância de alegria e amor nesta área de sua vida também.
Mas, para a maioria de vocês e para a maioria das situações em sua vida, vocês têm a capacidade de manifestar tudo o que vocês realmente desejam.
Vocês podem fixar sua intenção, firmar-se na crença de que vocês terão seu desejo realizado, pedir que seus guias e anjos lhes ajudem e agir de acordo com sua inspiração.
Vocês podem atrair para a sua vida as coisas e situações positivas com a mesma facilidade que atraem para sua vida as situações desconfortáveis.
Vocês precisam escolher.
E a raiz destas escolhas são seus pensamentos e crenças, o que vocês aprenderam em sua jornada nesta vida, mas há muitos destes pensamentos e crenças que bloqueiam totalmente o fluxo de todas as coisas boas em sua vida.
Aqui estão alguns de seus favoritos, de acordo com o que nós temos observado:

- Eu não mereço nada de bom. – p/ Eu mereço tudo de bom.
- Eu tenho que trabalhar duro por tudo que eu tenho. – p/ Eu trabalho com facilidade por tudo que eu tenho.
- Nada de bom acontece comigo. – p/ Tudo de bom acontece comigo.
- Eu sou um fracassado. – p/ Eu sou um vitorioso.
- Nunca vou conseguir nada. – p/ Sempre vou conseguir tudo.
- Está brincando? Não posso ter isso. – p/ Claro que eu posso ter isso.

E há muitas, muitas variações desses temas populares sobre por que vocês não podem, ou não deveriam ter tudo que é bom em sua vida.
Até as situações de sua saúde estão sob a influência deste tipo de pensamento distorcido, acreditando que se trata de sua genética, acreditando que ficar doente permite que vocês escapem das coisas que vocês não gostam de fazer, tal como ir trabalhar e outros tantos pensamentos e crenças que perpetuam seu estado de doença.
Vocês também podem fazer alguma coisa a respeito disto e atrair para sua vida uma abundância de saúde, bons sentimentos e boas situações.
Outra vez, vocês precisam escolher se vocês querem boas coisas ou se vocês querem permanecer como estão.
E saibam que se vocês ainda não estão experimentando as boas coisas, a abundância na vida que vocês desejam, há uma boa e válida razão para isso.
Vocês estão recebendo algo benéfico com a situação em que vocês se encontram.
Pode ser que vocês se sintam infelizes, no mínimo a situação é familiar.
Pode ser que vocês tenham medo que uma mudança possa piorar as coisas ao invés de melhorar.
Ou vocês podem estar ganhando alguma coisa como apoio e atenção ao ter esta situação em sua vida.
Há uma boa e válida razão para permanecer como vocês estão.
Mas não precisa ser assim.
Procurem pelo ganho, pelo benefício, pelo conforto na situação que vocês realmente não gostam e então deixem ir e descubram outros modos de obter aquilo que vocês precisam e que esta situação lhes traz.
Vocês estão entrando em um novo ano, e como muitos de vocês escolhem fazer, é uma época de rever e uma época de escolher algo diferente para o ano que vem.
E o seu Solstício, o 21 de dezembro é um dia que contém alguma mágica energética do tipo "mais uma vez", e há uma oportunidade para vocês se conectarem com um download de energia de luz que estará disponível por um período de tempo e, se vocês escolherem, poderão se focalizar nesta energia para ajudar na cura de quaisquer aspectos de sua vida, dos quais vocês estão cansados e que desejam mudar.
Vocês não vieram para o planeta somente para aprender sobre as coisas que são desafiadoras para tantos de vocês, vocês também estão aqui para aprender sobre a abundância - todas as coisas boas e maravilhosas que a vida como humano tem a oferecer.
Assim que suas lições desafiadoras estiverem no passado, então vocês poderão escolher lições incríveis sobre como ter uma abundância de tudo quanto é bom que vocês querem ter na sua vida.
Vocês precisam escolher.
Então aqui está minha sugestão para os próximos dias:

1 - Pensem em todas as coisas boas que vocês já têm em sua vida - vocês podem escolher fazer uma lista ou falar com amigos ou o que melhor funcionar para vocês.

2 - Identifiquem as situações desafiadoras que vocês estão preparados para ultrapassar e agradeçam pelas lições que elas trouxeram em sua vida para ajudá-los a aprender.

3 - E procurem pela lição desses desafios e trabalhem em todas as situações ou emoções remanescentes que ainda estão ligadas a essas lições. Vocês podem pedir ajuda aos seus guias e anjos ou a outras pessoas.

4 - Procurem a razão por que vocês têm esta coisa ou situação em sua vida e por que vocês são tão resistentes para abandoná-la. Pode ser medo, sentimento, pensamento, crença ou uma necessidade que mantém tudo isso e escolham deixar ir.

5 - Então sonhem com como vocês realmente gostariam ter sua vida, com o que seu coração deseja, com as coisas boas que vocês estão aqui para também experimentar.

6 - Declarem suas intenções e acreditem que tudo isso pode fazer parte da sua experiência de vida. Se isso é possível para um humano, é possível para todos os humanos.

7 - E peçam ajuda e apoio aos seus guias e anjos para entrarem em sua vida de abundância e quando eles lhes derem a orientação para isso, entrem em ação, o que muitos chamariam de ação inspirada.

8 - E completem o círculo agradecendo por todas as situações com as quais vocês aprenderam, agradecendo por toda a abundância em sua vida e por toda a capacidade de experimentar muito mais do que vocês podem imaginar. A gratidão é a energia que torna possível este ciclo de mudança.


E no dia do seu Solstício, dispensem um tempo para dar uma pausa e agradecer por tudo e, se vocês escolherem, abram-se para o download de energia deste período de sua história e peçam ajuda e apoio para passarem de uma vida de desafios para uma vida de alegria e abundância, pois é isto que vocês vieram para cá para experimentar, uma vida de alegria, paz e amor além de seu entendimento.

Saibam sem qualquer dúvida que vocês são extremamente amados, de um modo que está além do entendimento, por estarem numa forma humana.
Nós, no trabalho espiritual, observamos e esperamos que vocês entendam realmente o que isto significa e integrem este conhecimento à sua experiência humana, o que muitos de vocês chamam de iluminação, um estado que está disponível para todos e os passos que eu lhes passei também são as chaves para ter esta experiência.
Do nosso lado para o seu lado, nós desejamos que vocês descubram a alegria e a abundância que são seus direitos de nascença simplesmente porque vocês vivem neste planeta.
Só o que vocês precisam fazer para experimentar isto é seguir este plano e escolher isto para vocês.


Fonte: http://spiritspeaksblog.wordpress.com

Tradução: http://blogsintese.blogspot.com

Recebido por e-mail

"yes, we have petróleo!"

WikiLeaks desnuda o súdito

José Serra prometeu à executiva da petroleira norte-americana Chevron, Patrícia Pradal, que mudaria o modelo de partilha na exploração do pré-sal, caso fosse eleito – o que beneficiaria a indústria norte-americana. Essa foi a informação que veio a público hoje, depois que o WikiLeaks vazou um telegrama enviado em dezembro de 2009 pelo cônsul dos EUA no Rio de Janeiro ao Departamento de Estado norte-americano.

Segundo o telegrama intitulado “A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?”, o então pré-candidato José Serra manteve diálogo nos seguintes termos com a diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira: “Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta“.

Serra negou hoje, através de sua assessoria, que tenha tido conversas com a executiva da petroleira norte-americana. Mas um dos responsáveis pelo programa de governo do tucano, o economista Geraldo Biasoto, confirmou que a proposta era mesmo reeditar o modelo antigo de exploração do petróleo. Esse retrocesso beneficiaria a indústria estrangeira, e era esse o mote da “promessa de campanha” de Serra.

Esse telegrama não deixou apenas o rei nu: o seu súdito também.

O comunicado diplomático vazado pelo Wikileaks apenas confirma o que já se sabia (embora alguns não admitam – e continuarão sem admitir): a candidatura do tucano representava os entreguistas da nação – e José Serra era o corretor do nosso subsolo.

Autor: André Raboni
--
evandro.carvalho@gmail.com
evandro.carvalho@fgv.br
Fundação Getulio Vargas
Rio de Janeiro - Brasil
Universidade Federal Fluminense
Niterói - Brasil

http://www.culturasjuridicas.com.br
http://ensinododireito.blogspot.com

Parabéns, Dr. Eduardo Pinheiro Calou !


Concluiu com brilhantismo o curso de medicina na Faculdade de Medicina de Juazeiro Eduardo Pinheiro Calou, filho do Dr. José Lívio Calou e de Maria Benigna Arraes de Alencar Pinheiro Calou. Mal concluiu o curso, já inicia a residência médica. O rapaz foi aprovado em várias seleções mas optou pela da Fundação Altino Ventura, em Recife. Como o pai, seguirá a oftalmologia.

Na foto, o Dr. Eduardo durante as comemorações de formatura. Á direita, o pai, todo orgulhoso.

Abraços do Cariricaturas.


Que as amizades te sejam
Um carinho perpétuo

Que os sorrisos te cheguem
Com facilidade

Que a felicidade possa te ungir
Em todos os teus dias

***

Parabéns amigo Zé do Vale !

Saudades da minha amiga/irmã : Claúdia Cavalcante !

Improvável
não sintas saudades do nosso Ceará
Provável tua sempre alegria,
em qualquer pasto,
nos múltiplos salões da vida.

Correio musical

Açucenas- Por Socorro Moreira




Ser a mulher da sua vida?

Ele, companheiro de vida!
Quem dera!

Sou a sempre amiga
Que se emociona
Quando o encontro prospera.

Sou a de coração pleno,
Ora vazio...

Rezar é redescobrir mistérios

Ele é o meu secreto
Ora voa, ora fica perto.

Nunca sabemos o quanto de vida nos espera
Apenas apostamos num imenso sol
Que queima a nossa história
E ainda nos aquece.

Antes de dormir ele vagueia no pensamento
Depois adentra meu sonho
E mata a minha serpente

Nosso veneno é suave
Antídoto dessa vida em larva
Ontem terremoto
Hoje um jardim de açucenas.




DEDICADO AO ANIVERSARIANTE DO DIA - JOSÉ DO VALE


 Farinhada
- Claude Bloc -

O dia tinha amanhecido muito claro e limpo... No riacho do baixio a água tinha baixado permitindo a passagem da gente e, mais adiante, sob o telhado da casa de farinha, já se podia ver uma montanha de mandioca sendo "raspada", para tirar a casca. Dessa vez, nada de junta de bois. Foram escolhidos alguns homens “fortes” para girar a roda da moenda munida de manivela e dessa forma acionar a bola revestida com lâminas afiadas destinadas a ralar a mandioca. Estava prevista a troca dessa engenhoca manual por um motor que teria a mesma função, mas que certamente agilizaria e facilitaria e execução dessa tarefa que era a mais árdua.

Nesse dia, sentei-me junto às mulheres e às crianças sobre uma lona recoberta com as raízes das mandiocas e me pus a trabalhar. Era um serviço interminável, mas aos poucos, os montes de raízes já raspadas e branquinhas afloravam e se transformavam em montanhas. Depois de raspadas as mandiocas, pouco a pouco, iam sendo carregadas e dizimadas pelo cevador - instalado e montado numa banqueta - que era chamado de “caititu”. Essa era a peça, que servia para ralar a mandioca, e que era movida por um veio (manivela) puxado a mão (como citei acima).

A casa de farinha era grande, coberta com telhas comuns.  Em cada espaço, atividades diferentes iam completando, o ciclo da farinhada. Abaixo da banqueta do cevador, montes de raspas de mandioca iam sendo coletadas e depois carregadas para a prensa onde a massa era enxugada deixando, assim, escorrer o amido ainda líquido. A seguir, esse líquido grosso e esbranquiçado era levado para recipientes próprios e dava-se início a um novo processo que era a extração da goma (amido). Essa tarefa cabia às mulheres. O cuidado era grande, pois a massa era preparada e tratada para haver  a sedimentação do amido e, consequentemente, a retirada da manipueira que, segundo consta, é uma substância tóxica (um veneno) que não deve ser ingerida.

Um dia “Redondo”  que era um dos torradores de farinha caiu teso no pé do forno. Foi um corre-corre danado. Naninha sua mãe começou a chorar.

- Ai, meu “fii” deu uma agonia. Foi bem tu, Cãida,  que num tirou o diacho da manipueira direito. Ai meu “padim Ciço” acudis meu “fii “. Valei-me meu Coração de Maria.

O desmaiado começou a tossir com um bafo de cachaça que espantou a freguesia. E a mãe aliviada agradeceu a Padim Ciço e voltou ao trabalho.

Em outro espaço, a parte da massa composta de raspas de mandioca prensada e enxugada era levada a um forno enorme aquecido por lenha em brasa, onde os forneiros especialistas (dentre eles, Redondo)torravam esse produto espalhando-o com uma espécie de rodo de madeira até chegarem ao ponto certo de torrefação.
.
Também no forno eram feitos os deliciosos beijus muitas vezes complementados pela adição de coco ralado ou amendoim moído. Mãe “Cãida” e Naninha eram as responsáveis pelo preparo dessas delícias enquanto a moenda girava e a mandioca se transformava em farinha.
.
Pois é, assim decorria o dia e chegava a noite. Na última noite da farinhada a  "coisa" era outra. Apareciam os sanfoneiros, os violeiros, os dançadores de cocos, de baião, os tocadores de “pife” e seu Antõi Coelho dançando “a dança das facas”...

Aí começava a festa. De quando em quando, um golinho de cachaça, um café com beiju e, assim, a noite passava.

Claude Bloc



Jane Fonda




Jane Seymour Fonda (Nova Iorque, 21 de dezembro de 1937) é uma atriz, escritora, ativista política de esquerda e ex-modelo e guru de exercícios físicos estadunidense.

Filha do renomado ator Henry Fonda, Jane iniciou sua carreira no cinema em 1960 no filme Tall Story, ao lado de Anthony Perkins. Mais tarde, despontou como sex symbol com os filmes Cat Ballou (1965) e Barbarella (1968). Em 1971 recebeu seu primeiro Oscar de melhor atriz pelo filme Klute. Em 1978 repetiria a façanha por Coming Home.

wikipédia

Altamiro Carrilho - O Poeta do Sopro




Altamiro Aquino Carrilho (Santo Antônio de Pádua, 21 de dezembro de 1924) é um músico, compositor e flautista brasileiro. Este flautista virtuoso transversal já gravou mais de cem discos, compôs cerca de duzentas canções e já se apresentou em mais de quarenta países difundindo o choro brasileiro.

A poesia de Cacá Araújo




Por que não chega

A raiva, o ódio e a rebeldia

Deste amor profano?

E eu beberei até o sol sair

Me tostar as faces


Por que não chega

A fome e a falsa coragem

de gritar, subir, pular

Cair d'um edifício?

E acabarei co'a dor

Morrendo em teu louvor


Por que tu não não vens de noiva?

Pra me afogar na cama

Pra me acender o corpo

E amar, correr, suar

Melar, gemer, urrar

E só sair de dentro

Quando o amor se destruir

Se o amor se destruir

Fugir, morrer, saltar

Pela janela


Por que não chega

A decisão, o sim, o não

A flor, a faca?

Pra me mostrar o brilho, se for

Ou a escuridão

Cacá Araújo Crato-Cariri-Ceará-Brasil

Enfim, imagens da festa de Zé Flávio ( acervo de Flora Teles)

Bendito és tu, entre os amigos !
Poliana Esmeraldo e Zé : carinho e fraternidade !
Jayro e Batista , vestindo de novo os anos 60
Fabiana cantando bonito !
Filha e neta: lindas !
Um trio da pesada : Zé Flávio, Samuk e Peixoto
Um duo pra ninguém botar defeito: Zé e Peixoto


A roda da serenidade
Blandino e Salatiel ( sempre presentes na alegria !)
Meu abraço carinhoso !
Abidoral e Antonio Primo
Lindas !

Imagens captadas do orkut de Flora ( a menina dos olhos de Zé Flávio)

Eu gosto de divulgar poesias, mas...( recebi por e-mail)



SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!!!

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo.
Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados.
Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante.. Só podia ser algum tipo de fraude mesmo!!!
Descobriram membros da quadrilha com 4 Bilhões em contas nos paraísos fiscais; o que menos tinha, tinha 8 milhões..
Isso é sacanagem com o povo brasileiro, que trabalha demais; muitos deixam até de comer alguma coisa para fazer uma fezinha! O que muito me admira é que quase não houve divulgação!!!!!!
Na TV só passou uma vez no Jornal da Record, e outra na BAND...
Certamente foram censurados.... Está na cara que o governo não quer perder a bocada que fatura cada semana com os jogos, e nem quer mais CPIs...


Dr. Wagner Di Genova Ramos
PAVESIO ADVOGADOS ASSOCIADOS

Colaboração de Babo Jr.


Limpe a casa com vinagre

Use esse poderoso ingrediente na faxina e livre-se de produtos perigosos. Incrível como gastamos dinheiro com produtos de limpeza, não é mesmo? Mas saiba que isso pode ser diferente. Basta conhecer as utilidades de um ingrediente simples da cozinha: o vinagre branco. Ele pode ser aplicado na faxina da casa.
Reunimos algumas dicas de uso do vinagre na limpeza de paredes, armários e até de panelas. Além de ficar livre de produtos tóxicos (*) ,você irá eliminar odores, desinfetar e lustrar com facilidade. E por um custo bem menor do que o dos limpadores comuns.

PAREDES: faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.
ARMÁRIOS: para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.
ODORES DE ANIMAIS: para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

BANHEIRO: remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.
LAVANDERIA: coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.

COZINHA: esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente.
Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha:

.. para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre.

.. para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.

.. para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

SUGESTÃO: AO LAVAR AS TOALHAS DE BANHO NA MÁQUINA, SUBSTITUA O AMACIANTE
POR VINAGRE.

Colaboração de Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes




Arraes e o Natal de 1964

Publicado em 18.12.2010
Ítalo Rocha Leitão

A tarde do dia 24 de dezembro de 1964 se mostrava bastante melancólica para um preso ilustre do Quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida João de Barros, no bairro da Boa Vista, no Recife. Deposto oito meses antes do cargo de governador de Pernambuco pelo militares que haviam golpeado o País e se apoderado dos destinos da nação, Miguel Arraes de Alencar fora obrigado a trocar o endereço nobre do Palácio do Campo das Princesas, na Praça da República, área central da capital pernambucana, por uma cela de quartel.

E foi naquela tarde, quando o sol já dava sinais de despedida, que um homem de estatura mediana se apresentou ao sentinela de plantão para visitar o ex-governador de Pernambuco. Trazia nas mãos não só a disposição e a coragem de afagar o amigo Arraes, mas também um embrulho e nele um presente para alguém que iria passar dali a poucas horas uma insólita e amargurada noite de Natal.

O militar logo desfez o pacote e depois de examiná-lo minuciosamente viu que se tratava de uma obra de arte. Num período de trevas, de tão pouca rutilância, como diria Augusto dos Anjos, visitar Miguel Arraes, um dos inimigos de primeira linha dos militares, não era tarefa para qualquer mortal. A repressão, o medo, a insegurança, a angústia estavam em toda esquina. Mas os pés que pisavam a portaria daquele quartel para ver um dileto amigo eram de um homem de bem, de um homem destemido. Integrante da comunidade judia do Recife, Salomão Kelner era um homem com o sentimento do mundo, intransigente na defesa dos princípios humanitários. A todos acolhia, independentemente de credo religioso ou político. Professor da cadeira de cirurgia geral da UFPE, foi responsável pela formação acadêmica de várias gerações de médicos em Pernambuco.

Dentro daquele embrulho tão esmiuçado, estava um quadro do artista plástico pernambucano Cícero Dias, já radicado em Paris. E quem o levava tinha o desejo não só de se solidarizar com o amigo preso, mas também desfazer um grande mal entendido. Poucos anos antes, quando era prefeito do Recife, Arraes havia comprado em um leilão de artes um quadro de Cícero Dias. Uma semana depois, seu motorista foi buscá-lo e um dos coordenadores da mostra pediu para transmitir a Arraes que, por um equívoco de um dos vendedores, o quadro teria ido parar nas mãos do professor Salomão Kelner, que tivera o mesmo gosto de Arraes e pagara pelo quadro sem saber que o mesmo havia sido adquirido antes pelo prefeito do Recife. Esclarecido depois o mal entendido, Kelner ainda tentou consertar a situação, mas Arraes fez questão que a obra ficasse com o amigo: “Está em boas mãos”, teria dito na ocasião.

Pois foi exatamente num momento tão adverso para o ex-governador Miguel Arraes, onde quase ninguém se atrevia a desafiar a ditadura militar para visitá-lo, com exceção de pouquíssimas pessoas, a exemplo da sua mulher, dona Magdalena Arraes e dos seus filhos, que estava ali o amigo Salomão Kelner. Pouca importava pra ele se iria ser investigado, ou se iria fazer parte da lista negra dos militares, só queria mesmo era chegar perto do amigo, dizer-lhe que não estava só e lhe devolver aquilo que Arraes um dia tanto desejara ter tido: o tal quadro de Cícero Dias. Não conseguiu entrar, mas o presente foi entregue ao seu destinatário. Ao reconhecer o quadro e saber quem o havia enviado, Arraes se sentiu profundissimamente feliz, como nos versos de Cecília Meireles. E, de dentro da prisão mesmo, escreveu uma carta ao amigo: “A sua e outras demonstrações de amizade, de apoio e dedicação que tenho recebido, se não apagam as marcas da injustiça, criam a compensação necessária para que possamos suportá-la”.

O ex-governador de Pernambuco passou aquela noite de Natal sozinho, na escuridão fria de uma cela de quartel. Mas aquele gesto humanístico e destemido do saudoso professor Salomão Kelner ficou marcado para sempre no coração e na mente de Miguel Arraes, que morreu no dia 13 de agosto de 2005, aos 88 anos.

» Ítalo Rocha Leitão é jornalista

"Grande, grande, grande ..." - por Socorro Moreira




S
abemos pouco dos nossos amigos
Uma vida não basta para conhecer seus sentimentos

Sim, ele é flamenguista
Defende a Mangueira
E gosta de arroz com pequi.

Criou-se nos ares da Batateira
Viveu a adolescência fardado
Com livros debaixo dos braços
Passando a chuva, na Livraria Católica.

Liderava a turma do Colégio Estadual,
já no segundo ano científico
Com suas ideias revolucionárias e artísticas...
Eu assisti "O auto da Compadecida" !

Depois deixamos de encontrar
o menino bonito do professor Zé do Vale.
Décadas se passaram...


Fez Medicina
Casou com Tereza
É pai de Raul e Rui,
e tem duas netas em crescimento: Sofia e Laura.

É presença assídua e querida, no Cariricaturas
Conversa em prosa, em versos, e às vezes,
até em música.
Diz o que quer e o que deve com seu jeitinho de literata
competente, astuto e justo.

Aprendemos a amá-lo, ainda mais
pela sua devoção ao Cariri.
Sabe que já faz parte do Rio, mas não nega que é daqui.

Neste dia que completa dois a mais de 60
Parabenizamos-lhe pela jovialidade nunca perdida
Pelas tantas informações privilegiadas
com as quais nos agracia.
Pelo carinho fraterno e conciliador
que nos entrega em cada palavra, e sorriso.

Sei pouco dessa criaturinha que está na minha tela todo dia...
Mas é o suficiente para amà-lo noite e dia !

Feliz Aniversário, menino !

Abraços do Cariricaturas , casa tua !



De Ulisses Germano para Nívia Uchôa





LOA PARA NÍVIA UCHÔA!



O sol diz que é dia
Luz & poesia
Num só sentimento
Do enquadramento
Que revela a forma
Que também informa
Depois do tormento
Vem contentamento
Chega de aspereza
Quero a vida acesa
Feito vela de aniversário
Iluminando o calendário
Do mais novo itinerário
Desta minha longa loa
Para a amiga Nívea Uchôa

Parabéns Nívia!!!

Ulisses

"Meio Ambiente" - José Nilton Mariano Saraiva

No Crato, meses atrás, a caminho do trabalho um pacato e respeitável cidadão (que também milita na política), deparou-se com algo inusitado e que o deixou deveras estupefato: ao sopé da nossa bela Chapada do Araripe (nas proximidades do Clube Recreativo Granjeiro) um imenso “trator” agredia a natureza ao investir criminosa e implacavelmente contra a floresta, pondo-a por terra e desvirginando-a. Num ato corajoso, merecedor de aplausos e característico de quem não titubeia em exercer na plenitude a mais pura cidadania, de pronto o cidadão-político sacou da sua câmara fotográfica e registrou para a posteridade aquela aberração, também conhecida no jargão judiciário por “crime ambiental”, disponibilizando, posteriormente, na Internet, as respectivas fotos comprobatórias.
Num primeiro momento, após sua divulgação, compreensivelmente a grita foi generalizada e assumiu proporção nunca dantes observada: aquilo era um absurdo, aquilo não podia acontecer, aquilo era um monstruoso crime contra a natureza e, principalmente - brandiam e exigiam os internautas - os órgãos vinculados à questão ambiental (Ibama, Semace e outros) deveriam divulgar o nome do proprietário do terreno, até como forma de desestimular ou obstar tal perversidade.
Eis que alguém, insensível à questão ambiental, mas certamente partidário de certas “conveniências”, observou que, como o desmatamento estava sendo perpetrado na área mais nobre da cidade, num espaço onde só os chamados “barões” habitam, o proprietário do terreno deveria ser alguém “com bala na agulha” (cheio da grana) e, portanto, não poderia ser importunado. Ter-se-ia, pois, que se ter cautela, trancafia-la a sete chaves, evitar a divulgação do fato. Não deu outra. Tão repentinamente quanto surgiu, a denúncia caiu no ostracismo, foi imediatamente abafada, blindada e, enfim, enviada às calendas gregas.
Mas aí um cidadão sensível à questão ambiental e não partidário de qualquer tipo de “conveniência” (o autor dessas mal-traçadas) lembrou de um “pequeno detalhe” e publicamente formulou uma perguntinha inocente, que qualquer criança de jardim de infância faria: de quem era, afinal, o possante trator utilizado em tal crime ambiental, ou a quem se achava vinculado aquele poderoso artefato que tanto pode ser mortífero (quando destrói a natureza) quanto útil (ao ajudar no progresso ???)
Como sabemos, tratores, retroescavadeiras e “demais familiares” não se prestam a serviços chinfrins, já que normalmente utilizados em empreendimentos de grande porte, duradouros, de difícil execução, além de exigirem uma certa logística para serem transportadas; sem se falar que são bastantes caras, inacessíveis a uma pessoa física que deseje, por exemplo, construir um “açudeco” qualquer em sua propriedade. Pelo perfil característico, pois, normalmente este tipo de máquina tem como proprietário ou se acha vinculada a algum órgão público, federal, estadual ou municipal, via secretarias competentes.
Em assim sendo, no caso específico do “crime ambiental” ocorrido ao Sopé da Chapada do Araripe, ao irregularmente executar um serviço numa propriedade privada e ainda por cima sendo operacionalizada por um funcionário público pago pelo contribuinte, materializava-se uma excrescência, algo escabroso e nefasto à administração pública: a promiscuidade (que vem a ser a indesejável e asquerosa mistura do público com o privado).
O certo é que o tempo passou, respostas não foram dadas, prevaleceram as imorais, ilegais e amorais conveniências e nunca mais ninguém falou nada a respeito, deixando sem resposta perguntas indigestas, porquanto intrigantes: a) afinal, de quem era a propriedade beneficiada ??? b) a quem pertencia o trator ??? c) se ao serviço público (como se imagina), quem autorizou seu uso num empreendimento privado ??? d) em razão da impunidade, quem garante que tão deplorável ato não repetir-se-á no futuro ???

Pensamento para o Dia 21/12/2010



“Certa vez, Draupadi perguntou a Dharmaraja: "Senhor! Você é, sem dúvida, o mais elevado entre aqueles que seguem sem hesitação o caminho do Dharma; mesmo assim, como é que tal calamidade terrível lhe aconteceu? Dharmaraja respondeu: " Draupadi, não sofra. Olhe para a cordilheira do Himalaia. Quão magnífica, gloriosa, bela e sublime ela é! É um fenômeno tão esplêndido que Eu a amo sem limites. Isso não me dará nada, mas minha natureza é amar o belo, o sublime. Então, aqui também vivo em amor. A personificação dessa sublime beleza é Deus. Esse é o significado e a importância do amor por Deus. Deus é a única entidade que vale a pena amar. Essa é a razão pela qual eu O amo. Eu não desejo nenhum favor Dele. Não vou rezar para qualquer benefício. Que Ele me mantenha onde Ele quiser me manter. A maior recompensa para o meu amor é Seu amor! Meu amor não é um artigo no mercado." Assim, Dharmaraja ensinou Draupadi que o Amor é uma qualidade Divina e deve ser assim tratado. O Amor é a natureza espontânea daqueles que estão sempre presentes na consciência do Atma (Eu Superior).”
Sathya Sai Baba

O estranho e maravilhoso mundo de Tio Milo Por:Manoel Severo

Quando ainda adolescente, elegemos a pescaria como um de nossos principais compromissos juvenis de final de semana. Maranguape, tal como o Crato, município com uma área rural imensa, já não nos satisfazia mais. Decidimos por plagas mais distantes, dentre essas havia uma fazenda de um primo em um município próximo, Paramoti. Uma fazenda realmente típica, com tudo que qualquer adorador de fazenda gosta: Cavalo, jumento, boi, vacas, sol de rachar durante o dia e brisa de matar durante a noite e claro: Os açudes, belos açudes onde dedicávamos boa parte do dia, ou quase todo o dia em busca dos desavisados seres aquáticos.

Mas, não comecei essa pequena história para falar em açudes e sim para falar de um dos personagens, aliás, de dois personagens marcantes da fazenda em Paramoti. Um era Tio Milo, um sertanejo dos bons, velho bom de guerra, com toda sua vida de setenta e poucos anos dedicada à labuta diária nos torrões sertanejos; o outro, seu Pinto. Calma, seu Pinto é realmente um Pinto, filhote de galinha e galo, esse dupla; o Pinto e Tio Milo mantinha uma relação pra lá de fraterna, era quase de pai para filho. Adorávamos ficar nos alpendres nos finais de tarde só contemplando os intermináveis diálogos mantidos entre Tio Milo e seu Pinto de estimação. Dizia ele que o Pinto era um fenômeno, elegante, simpático, brigador, sim, brigador, botava pra correr até os vira-latas dos moradores das redondezas, e cuidado com a alimentação do pinto...Era uma novela, o pinto parecia “a cachorra da mulher do padeiro” da fantástica obra de Ariano, O Auto da Compadecida: só comia cuscuz com leite e bife passado na manteiga.

Na verdade o pinto tinha lá seu encanto, não sei se era o penteado, sim; o véi Milo escovava a escassa cabeleira do pinto, claro que a obra cabeleireira só durava poucos segundos, devido a atividade frenética de ciscamento e danação da referida ave juvenil. Só uma coisa tirava Tio Milo do sério, era quando nos juntávamos e, de um em um, de maneira sutil passávamos pelo admirado galináceo mirim e “cuspíamos” no chão... ah... o destemido e festejado pinto, saía doido e lá ia ele todo animado bicar o cuspe... Pronto! Acabava ali a bela história do Pinto Adormecido e o Milo apaixonado. Era o Pinto na frente bicando o cuspe e Tio Milo correndo atrás gritando maluco:

“Pinto fi de uma égua tu num tá vendo que isso é cuspe, animal, fi de uma egua burro, sai daí pinto infeliz...!”

Eita Tio Milo ! E aí lá se ia mais uma tarde inesquecível da fazenda Paramoti...Bons tempos de menino.

Por:Manoel Severo