Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UM FRANCO ATIRADOR DA INTERNET... - Por: George Macário


CARTA ABERTA EM RESPOSTA
AO SENHOR DOUTOR JOSÉ DO VALE FEITOSA

UM FRANCO ATIRADOR
DA INTERNET

Os franco-atiradores são treinados para o tiro preciso a longa distância. Na modernidade da internet não é diferente. Existem aqueles que usam a "luneta" do computador, com a mesma perícia, acertando seus alvos sem a menor possibilidade de defesa.

Comigo não foi diferente! Recebi um "TIRO", ou melhor, um texto, no último dia 29 de outubro, data do meu aniversário, do Senhor José do Vale Feitosa. É bom que todos saibam que jamais troquei uma só palavra com este cidadão. Ele mesmo afirma que teve contato comigo de longe. Informaram-me que é filho do professor José do Vale, que tenho na lembrança, pela sua notável inteligência e, principalmente, pela cordialidade e sublime educação. Acho até que o filho do Velho Zé do Vale, herdou do pai a inteligência, pois já tive a oportunidade de apreciar alguns dos seus escritos.

Olha, Doutor José do Vale Pinheiro Feitosa, é muito fácil "atirar" nos outros, usando uma "arma letal" e que, com absoluta certeza, reconheço que Vossa Senhoria a manuseia com particular destreza. Aliás, tenho como certo que o Senhor não possui tamanha habilidade com o bisturi, quanto tem com as letras. Isto é impossível! Suas palavras ferem e causam danos! Provocam, ainda, forte DOR em quem é atingido. E, logo a Dor, que Vossa Senhoria sabe muito bem, que é tudo aquilo que o médico tem, como missão, evitar e aliviar nas pessoas. No mínimo, há uma contradição entre o médico e o escritor.

Ocorre, no entanto, que ao contrário do que afirma, não me lembro, em nenhum momento da minha vida, ter tido um contato pessoal, sequer, com Vossa Senhoria. Muito menos em reunião da Fundação Araripe e, o que é pior, ter sido apresentado por Pierre e Violeta Arraes. Jamais participei de reunião desta Instituição e, pode ter certeza, nunca ninguém me apresentou ao Senhor. Definitivamente, não nos conhecemos!

Na verdade, tive o primeiro contato com suas letras, há uns três anos, no texto falando sobre aviação, o qual o Senhor se referiu. Isto é REAL! E, por falar em Real, sobre a história da aviação em Crato, apenas fiz um breve comentário por conta da omissão do nome do meu Avô materno, casado com Aline Arraes, prima de Almina Arraes, Ernani Silva, que foi o pioneiro Agente da Real. Imagine se alguém, resguardadas as proporções, cometesse um lapso, ao discorrer sobre a Revolução Cubana, e não citasse, em momento algum, o nome de Che Guevara. Não fui arrogante de forma alguma! Apenas fiz uma observação! Hoje, na "posição de tiro e como tiro de oposição", se aproveitando da situação promovida pela POLITICAGEM, Vossa Senhoria prova que, além de “franco-atirador da Internet” é, ainda, rancoroso e vingativo! Isto, também, não é condizente com o perfil de um médico.

Ademais, Doutor José do Vale, o Senhor não teria, jamais, esta resposta, se Vossa Senhoria não tivesse tido a indelicadeza de envolver o que tenho de mais SAGRADO na vida, que é o meu Pai. Fique certo de que, não fosse esta grande besteira sua, nós somente conversaríamos, um dia desses, pessoalmente. O que ainda deverá acontecer! Contudo, já que VOCÊ, pegou pesado, e ainda, acho que não se deu conta de quanto é revoltante ter a figura do meu PAI exposta aos seus DISPAROS. Tenho certeza que não! Então, eu lhe devolvo este “TIRO” e pergunto-lhe: Você gostaria que eu dissesse aqui que você tem uma DOR DE COTOVELO CRÔNICA? Será que esta dor é por causa da política cratense? Será que foi porque seu pai sempre foi adversário político do meu? Ou foi porque o saudoso Professor José do Vale, numa dessas campanhas (1982), candidatou-se a candidato a vice-prefeito e foi derrotado pelo candidato apontado pelo político Humberto Macário de Brito? É por isso que você vem com este seu tiroteio? É CLARO QUE SIM!!! Tome meu conselho! Deixe este negócio de vingança e de rancor de lado! Estes não combinam com a personalidade de um grande médico.

Por falar em grande médico, ao contrário do que você é Zé, sobretudo, pela pessoa que você se deixa refletir, pelas suas palavras agressivas, inquilinas de uma personalidade que revela a ausência de humanidade e pela perceptível insatisfação com a própria vida e com a vida alheia. Para quem vive a milhares de quilômetros de distância do Crato, com total impossibilidade e ausência de vontade de servir ao nosso povo...VALE ainda te dizer que, o médico e “famoso cirurgião”, Dr. Humberto Macário de Brito, dedicou toda a sua vida profissional ao Crato e aos cratenses. Sabe, Zé, o que mais me orgulha do meu Velho é saber que ele fez muito pelos mais humildes e mais necessitados da nossa Terra. A competência dele era e ainda é tão incontestável que, até o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, criou, cantou e imortalizou a música “Vovô do Baião”, em alusão e agradecimento pela operação, bem sucedida, feita no Velho Januário (da próstata), com quase 90 anos de idade.

Ao contrário do que você pensa, jamais perderemos a amizade, o respeito e a admiração pela Família Arraes. O que aconteceu na Câmara Municipal do Crato, chegou ao conhecimento de Dona Almina Arraes de forma inquisitorial. Somente a versão que interessa à POLITICAGEM chegou aos seus olhos e ouvidos. É por isto que você entrou nessa! Para praticar o que já demonstrou ter muita competência, que é “atirar”, de longe, na honra das pessoas por pura politicagem barata. Com a certeza de que 6 + 7 é igual a 13, este tipo de conduta, que deve ser o seu passa-tempo predileto, é peculiar de quem não possui nenhuma coragem pessoal.

Por fim, o que eu posso perceber de TU, é que TU ( em referência ao politiqueiro Edson Vilar o TUTU ), Zé do Vale, é que, além de rancoroso, vingativo e covarde como todo franco-atirador e, sendo virtual, é mil vezes mais covarde, é que se trata de um tremendo INVEJOSO! Pois não tens história para contar na Política! Eu e Samuel Araripe temos de sobra! Melhor ainda, nós estamos escrevendo a própria História do Crato, trabalhando no Crato e com os cratenses. Apesar de todas as dificuldades e de todos os problemas, estamos aqui! Dando a nossa contribuição, errando e acertando. Trabalhando firmes pela nossa Terra e sempre combatendo gente do seu naipe – OS PESSIMISTAS.

Crato, 02 de novembro de 2011.

GEORGE MACÁRIO DE BRITO
Advogado, Artista Plástico e Vereador do Crato
( Publicado a pedido de George Macário, que não tem acesso a este Blog para se defender das difamações e calúnias proferidas por Zé do Vale em relação à sua pessoa e aos Macário de Brito ).

Finados no Cariri:Crato e Juazeiro do Padim Cíço do Crato-Wilson Bernardo.

Manhã nublada e as duas maiores cidades do Cariri,estiveram seus cultos intensificados.Em Crato e em Juazeiro do Padre Cícero do Crato,foi marcado pelas romarias de ações de graças.
A idade nunca foi obstaculos para se reverênciar seus mortos...Crato.
Um velho curandeiro com as graças do meu Padim...Juazeiro
A fé é uma supremacia humanizada pelo dinheiro...Milagres!
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

QUEREMOS UMA POLÍTICA IGUALITÁRIA - Por Pedro Esmeraldo

Não gostamos do comportamento de alguns políticos por aceitarem com passividade esse aspecto ditatorial das autoridades da capital em querer desprezar o Crato, alegando desunião partidária dos governantes cratenses. Haja vista que no regime democrático tem por obrigação possuir membros opositores, já que podemos reclamar os erros existentes dos chefes administrativos.

Não é à toa que vimos aqui protestar de viva voz o desprezo desta cidade do Crato, pois vem sendo discriminada e maltratada por esses homens que se dizem democratas, mas a democracia ao que parece só tem o nome.

Não podemos aceitar de bom grado essa atitude do chefe do poder executivo estadual, visto que tem por obrigação comportar-se com o pensamento de igualdade e solidariedade a todos os municípios do Cariri. O que notamos só há um município beneficiado nessa região e os outros que caiam na lata do lixo.

Jesus Cristo pregava a religião da fé e da igualdade. Aqui porém, o governador só tem beneficiado um só município, mas avisamos a esses senhores da capital que nós não podemos engolir a bomba calados. Por isso pedimos a esses senhores que tenham mais atenção, que não pratiquem injustiça. Olhe que o Crato está entregue ao esquecimento da sorte e o pior que os nossos políticos se quedam na resignação, já que têm medo de falar e ficam sempre esperando que a sorte lhe favoreça.

Vejam as obras que vem para o Crato: não nos dão com boa vontade, são lentas e compassivas. Vejam bem a construção do Centro de Convenção, há anos iniciada e nunca foi inaugurada até agora. Também lembramos da Escola Profissionalizante e do ginásio coberto e da recuperação do canal do Rio Granjeiro que andam lentos vendo a hora cair tudo no esquecimento e obscurantismo administrativo.

Lembrem do desprezo do Crato diante da retirada do retorno deste município, pois só o Crato é tratado com desigualdade.

Certo político cratense veio no pensamento inusitado, dizendo que os políticos cratenses deveriam reunir-se e formarem-se em um bloco de um só candidato em torno do governador do Estado, pois sendo assim, tudo se tornaria mais fácil para obtermos verbas especiais a fim de terminar as nossas obras que andam à deriva.

Respondemos a esse fraco político que não aceitamos essa idéia, visto que o regime democrático tem que ter a obrigação e oposição não significa intrigas, mas sim é permanecermos vigilantes à desigualdade e a falta de apoio possuindo com o tratamento homogêneo a todos os municípios da zona metropolitana do Cariri, porque tudo é Brasil e pertencemos a mesma raça e a mesma religião.

Já chega de tanta discriminação porque Crato já foi pioneira e reagiu com bravura, nos tempos passados, as injustiças que ocorriam constantemente.

Hoje não somos mais aqueles que levantavam a bandeira do regionalismo e conduziam para enfrentar o caminho com lealdade e coragem.

Agora alertamos esses políticos atuais: sejam valentes, enfrentem barreiras e não deixem o Crato sucumbir-se, caindo no gosto desses mafiosos inimigos do Crato.

Crato-CE, 29/10/2011.

Autor: Pedro Esmeraldo