Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

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... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


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domingo, 28 de março de 2010

Cartas inocentes ao Criador

Querido Deus.

Em vez de deixar as pessoas morrerem, por que o senhor não as conserva para não ter que fazer outras?

Márcio, 5 anos.

Papai do céu.

Se Caim e Abel tivessem seus próprios quartos, Caim não teria matado Abel. Deu certo comigo e meu irmão.

Diana, 6 anos

Meu Deus.

Se o senhor prestar atenção que eu estou na missa no domingo, eu mostrarei meu sapato novo que mamãe comprou hoje.

Carlinhos, 6 anos

Chuvinha

Deixarei crescer a barba rala.
Os olhos responsáveis agora
pela meditação extrema.

Chove,
as calçadas mudam
de veste,

o asfalto melancólico
abriga-se na borracha
dos pneus que suspiram

e jogam cílios pretos
pelo meio-fio.

Felizes todos:
o poeta com seus soluços,
as calçadas com suas capas,

o asfalto não mais solitário,
o meio-fio com grandes cílios.

Só os pneus sentem frio
na falha do couro cabeludo.

Braguinha




Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha e também por João de Barro, (Rio de Janeiro, 29 de março de 1907 – 24 de dezembro de 2006) foi um compositor brasileiro, famoso pelas suas marchas de carnaval.

Braguinha estudava Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes e resolveu adotar o pseudônimo de João de Barro, justamente um pássaro arquiteto, porque o pai não gostava de ver o nome da família circulando no ambiente da música popular, mal visto na época. Pseudônimo este que adotou quando integrou o Bando dos Tangarás, ao lado de Noel Rosa, Alvinho e Almirante.

Em 1931 resolve deixar a Arquitetura e dedicar-se à composição. No carnaval de 1933, consegue os primeiros grandes sucessos com as marchas 'Moreninha da Praia' e 'Trem Blindado', pouco antes do fim do Bando de Tangarás, ambas interpretadas por Henrique Foréis Domingues, mais conhecido como Almirante, que se casou no ano seguinte com sua irmã Ilka.

Suas composições são conhecidas e cantadas por todos os brasileiros: Pirata da Perna de Pau, Chiquita Bacana, Touradas de Madri, A Saudade mata a Gente, Balancê, As Pastorinhas, Turma do Funil e muitas outras.

Sua musicografia completa, inclusive com versões e músicas infantis, passa dos 420 títulos, uma das maiores e de mais sucessos de nossa música popular.

Em 1937, fez letra para uma das composições mais gravadas da música popular brasileira, o samba-choro Carinhoso, feito por Pixinguinha vinte anos antes.

Lançado por Orlando Silva, Carinhoso recebeu mais de cem gravações a partir de então, tais como Dalva de Oliveira, Isaura Garcia, Ângela Maria, Gilberto Alves, Elis Regina, João Bosco e outros.

Na década de 1940, passou a fazer dublagens para produções cinematográficas realizadas por Walt Disney.

Os parceiros mais constantes foram: Alberto Ribeiro, médico homeopata e grande amigo, Alcyr Pires Vermelho, Antônio Almeida e Jota Júnior.

Faleceu aos 99 anos em 24 de dezembro de 2006, vítima de falência múltipla dos órgãos provocada por infecção generalizada.

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Astrud Gilberto




Astrud Gilberto, nascida Astrud Evangelina Weinert, (Salvador, 29 de março de 1940) é uma cantora brasileira de samba e bossa nova de fama internacional.

Nascida na Bahia, filha de mãe brasileira e pai alemão, mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família, em 1947.

Astrud casou-se com João Gilberto em 1959 e mudou-se para os Estados Unidos em 1963, ano em que participou do álbum Getz/Gilberto juntamente de seu marido, do músico Stan Getz e do também brasileiro Tom Jobim. Astrud, que nunca havia cantado profissionalmente antes, participou das gravações por convite de seu marido, e durante as subsequentes apresentações descobriu que sofria de medo de palco.[1] Astrud e João divorciaram-se em 1964. João Gilberto retornou ao Brasil, mas Astrud Gilberto continua residindo nos Estados Unidos, desde 1963.

O sucesso do trabalho de Astrud Gilberto na canção The Girl from Ipanema tornou-a um nome proeminente na música do jazz, e logo começou a fazer gravações solo.

Embora Astrud tenha começado como intérprete de bossa nova brasileira e jazz americano, passou também a gravar composições próprias na década de 1970. A canção "Astrud" , interpretada pela cantora polaca Basia é um tributo a ela.

Astrud Gilberto recebeu o prêmio Latin Jazz USA Award for Lifetime Achievement (1992) e foi incluída no International Latin Music Hall of Fame, em 2002.

A cantora também tornou-se conhecida pelo seu trabalho como artista pintora, assim como pelo apoio e contribuição que tem dado a proteção dos animais.

O Sino - por Domingos Barroso

Tu me perguntas
se é amor ou encanto
o que sentimos pelo outro
através das teclas
e da câmera de vídeo

eu te digo,
minha lua

que toda verdade
nasce do milagre

e que o espanto
o receio

é tão natural
quando observamos

aquela bola de sabão
cruzar o quarto
atravessar a área de serviço
a se perder pelo vão do corredor.

Agora se é amor mesmo
tenho um truque:
contemplo meus ossos
sob minha pele

se tremem, se levitam
se escapam dos pés
e alcançam nuvens

então é amor
é encanto -

tem mais, minha lua
na varanda há três vasos vazios
esperando três lindas orquídeas.


por Domingos Barroso

Alexandre Herculano

Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasceu em 1810 e faleceu em 1877 . Homem de lúcida visão crítica e participante ativo das lutas políticas de seu tempo , destaca-se principalmente como historiador , tendo escrito História de Portugal ( Desde o começo da monarquia até o fim do reinado de Afonso III ) e Da Origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal .

Por outro lado , aproveitando seus conhecimentos acerca da Idade Média peninsular , escreveu prosa de ficção de fundo histórico : O Bobo , cuja ação transcorre na época da instauração da monarquia portuguesa em 1128 ; Monasticon , título geral que reúne dois romances de assunto monástico - Eurico , o presbítero , que tem como fundo a invasão dos árabes no século VIII d.C. e O Monde de Cister , que se passa no fim do século XVI . Deixou ainda Lendas e narrativas , episódios medievais a que juntou um de sua própria época ( O Pároco da aldeia) .

Casou-se cinqëntão , afastando-se da cidade e da vida literária , recolhido em sua quinta no interior de Portugal .

Poeiras na Réstia - Livro de Everardo Norões


Editora 7Letras
Poeiras na réstia
Everardo Norões

• Assunto: Poesia
• Formato: 13x20
• Número de Páginas: 120
• ISBN: 978-85-7577-658-2

• Ano: 2010
.
"Alimentando-se da prosa do mundo, os versos de Everardo Norões destacam-se pela forte visualidade e uma exuberância que nos surpreende através das frestas das palavras, dos pequenos detalhes. Sua poesia, livre, não deixa limitar pelo próprio estilo, arriscando-se na exploração de novas cores, novas vozes. Ela sublinha a existência daquilo que é pequeno e imperceptível, resgatando em versos a diferença, aquilo que se perderia no esquecimento, a poeira na réstia de luz. O livro também apresenta os poemas de Everardo traduzidos em espanhol, catalão, inglês, francês, italiano e em quéchua."

Candura - por Domingos Barroso

Uma mulher igual a tantas
é tão pouco
à minha ambição poética.

Sei que se eterniza
no meio da selva
uma orquídea

duradoura no orgasmo
no silêncio
nas palavras.

Apesar da chuva tropical
amanheça irresistível
com seu sinalzinho no lábio
só para enganar o poeta.

Quero uma mulher que me ensine
a escrever diferente

a nadar,
a andar de bicicleta

e por último entenda
que meu sorriso oculto
não mostra os dentes
mas é puro.

Triste, cínico, louco.
Mas é puro.


por Domingos Barroso



Cara a Cara
Nelson Gonçalves
Composição: Lúcio Nascimento / Carlos Colla

Quero ver a sua cara,
Quando um belo dia,
Nos acasos desta vida,
Só por ironia,
A vida nos deixar,
Cara a cara outra vez.

Você vai estar marcada,
Com certeza,
Pois o tempo não perdoa
E destroi a beleza,
O tempo é que nos faz,
Todos iguais.

Você vai procurar então,
Ver no meu rosto,
O que ficou
Do meu velho desgosto,
Das coisas todas,
Que você me fez.

E então,
Num riso descarado,
Vou lhe dizer,
Não tenho mais passado,
Eu me esqueci de vez,
Do seu amor.

Quero ver o seu cabelo branco
E desarrumado,
Seu sorriso entristecido,
Falso e desbotado,
E suas mãos cansadas,
De tanto lutar,

Quero ver no seu olhar,
Um pouco de loucura,
E sentir na sua voz,
Um tanto de amargura,
Remorso,
Pelo que você me fez.

Talvez,
Eu vá sentir então,
Um pouco de piedade,
Quando notar que a felicidade,
Você não teve,
A vida lhe negou,

Vou rir,
Meu riso debochado,
Quando souber
Que tudo deu errado,
Que era eu por fim,
Seu grande amor.

Quero ver a sua cara,
Quando eu for sincero,
E lhe disser
Que ainda lhe quero,
E lhe disser
Que eu ri, pra não chorar.

E então,
Juntar os pedaços da gente,
Beijar você
Apaixonadamente,
E ser feliz
Pela primeira vez.

E então,
Juntar a tristeza da gente,
Beijar você
Num beijo doce e quente,
E ser feliz
Pela primeira vez.

E então,
Juntar o que resta da gente,
Beijar você
De um jeito diferente,
Fazer o amor
Que a gente ainda não fez.

Adelino Moreira



Adelino Moreira de Castro, compositor, nasceu na cidade do Porto, em Portugal, no dia 28 de março de 1918. Filho de um joalheiro, emigrou com a família para o Brasil em 1919, fixando residência no bairro carioca de Campo Grande. Estudou até o segundo ano científico, que abandonou para trabalhar com o pai. Não se tornou exímio na ourivesaria, como também se contagiou pelo amor paterno pela poesia e pela música.
Em 1936 casou-se com Maria da Conceição (da qual se separaria em 1951). Por volta de 1938 começou a aprender bandolim, passando depois para a guitarra portuguesa. No início da década de 40, seu pai patrocinava o programa Seleções Portuguesas, na Rádio Clube do Brasil, dirigido pelo maestro Carlos Campos, seu professor de guitarra. Foi através dele que Adelino começou a se apresentar no Rádio como cantor.
Em 1945, convidado por João de Barro, diretor-artístico da Continental, gravou os fados Olhos d'alma e Anita, o samba Mulato artilheiro e a marcha Nem cachopa, nem comida, todos de sua autoria. Em 1948 foi para Portugal onde gravou, como intérprete, diversas músicas brasileiras na Parlophon portuguesa, além de ter participado, também como cantor, da revista musicada Os Vareiros. De volta ao Brasil, deixou de cantar, continuando a trabalhar com o pai e a compor.
Em 1951 compôs a marcha Parafuso (parceria com Zé da Zilda e Zilda do Zé), gravada pela dupla em 1953. Em 1952, foi apresentado a Nelson Gonçalves, a quem entregou sua composição Última seresta (parceria com Sebastião Santana) para ser gravada. Essa gravação, realizada na Victor em 1952, foi a primeira de uma série de outras feitas pelo cantor, que se tornaria seuprincipal intérprete.
Nos anos seguintes, Nelson lançaria os primeiros dois grandes sucessos do compositor: Meu vício é você (gravado em 1955) e A volta do boêmio (gravado em 1956). Adelino e Nelson passaram também a compor juntos, surgindo assim vários sucessos, como o bolero Fica comigo esta noite (1961) e os sambas-canções Escultura (1958) e Êxtase (1959).
Na década de 60, vários outros cantores gravaram músicas de Adelino, entre eles, Ângela Maria, Carlos Galhardo e Orlando Silva. Por volta de 1966, alguns desentendimentos separaram Adelino de Nelson Gonçalves. Entre 1967 e 1969, atuou como disc-jockey na Rádio Mauá, no Rio de Janeiro. Em 1970 abriu uma churrascaria em Campo Grande, onde se apresentaram muitos cantores famosos.
A briga com Nelson duraria até 1971, quando voltaram a trabalhar juntos. E, em meados da década de 70, além de continuar a compor, tornou-se empresário do cantor. Em 1978, Maria Bethânia grava uma nova versão do samba-canção Negue, de Adelino Moreira (parceria com Enzo de Almeida Passos), fazendo enorme sucesso.
Faleceu aos 84 anos de idade, na madrugada de 09 de maio de 2002, de infarto fulminante. Foi encontrado por sua esposa caído no chão da cozinha de sua casa, na Estrada do Monteiro, em Campo Grande.
Adelino Moreira foi um caso raro na história da MPB: um compositor que construiu a carreira com talento e cuidado, conseguindo manter um confortável padrão de vida, principalmente porque nunca parou de receber direitos autorais. Exerceu a vice-presidência e cargo de conselheiro na SBACEM.
Algumas músicas
A flor do meu bairro, A volta do boêmio, Argumento, Chore comigo, Ciclone, Cinderela, Deusa do asfalto, Devolvi, Doidivana, Enigma, Escultura, Esta noite ou nunca, Estudante, Êxtase, Fantoche, Fica comigo esta noite, Mariposa, Meu dilema, Meu vício é você, Não me perguntes, Negue, Piedosa mentira, Queixas, Seria tão diferente, Sinfonia da mata, Solidão, Última seresta, Vitrine.

fontes: História do Samba - Editora Globo; Cifrantiga - História da MPB e Cifras.

Hermínio Bello de Carvalho




Hermínio Bello de Carvalho nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 28 de Março de 1935. Neto de violeiro e filho de ator, morava no bairro da Glória, quando começou a freqüentar reuniões na casa do musico Burle Marx, onde conheceria Claudete Soares e Helena de Lima. Adolescente, gostava muito de musica clássica, tendo sido presidente do Centro Cívico Carlos Gomes, de sua escola. Aos 14 anos, cantava em coro de igreja e, em 1958, começou sua carreira na Rádio MEC, do Rio de Janeiro, tendo escrito, entre outros, os programas Violão de Ontem e de Hoje, Reminiscências do Rio de Janeiro, Retratos Musicais e Concertos para a Juventude.

Com a inauguração do restaurante Zicartola, em 1964, tornou-se um de seus freqüentadores, ao lado de compositores e sambistas como Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Maurício Tapajós, que se tornaram mais tarde seus parceiros. Na primeira metade da década de 1960 dedicou-se a poesia, lançando vários livros: Chove azul em teus cabelos, Rio de Janeiro, 1961; Ária e percussão, Rio de Janeiro, 1962; Novíssima poesia brasileira, Rio de Janeiro, 1963; e Poemas do amor maldito, Rio de Janeiro, 1964. A partir de 1964, iniciou movimento de integração da música popular e erudita, produzindo concertos mistos, num dos quais apresentou pela primeira vez em publico Clementina de Jesus, acompanhada pelo violonista clássico Turíbio Santos.

No ano seguinte, dirigiu um musical que marcou época, Rosa de ouro, apresentado no Teatro Jovem, no Rio de Janeiro, que contou com a participação de Clementina de Jesus e Araci Cortes, acompanhadas pelo conjunto Rosa de Ouro, liderado por Paulinho da Viola e Elton Medeiros, que se consagrariam a partir desse show. O musical foi transformado em disco gravado ao vivo – Rosa de ouro, volume I – considerado por unanimidade o melhor do ano. Ainda em 1965 promoveu, com Edu Lobo, no Teatro Jovem, a Feira de Música Popular, reunindo nomes como Nara Leão, Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Torquato Neto, realizou palestras sobre Villa-Lobos, em Lisboa, Portugal, Madrid, Espanha, e Paris, França, e compôs com Zé Kéti o samba Cicatriz. Iniciou, também em 1965, sua carreira como produtor de discos, trabalhando no LP Elizeth sobe o morro.

Desde então, produziu a maioria dos LPs de Elizeth Cardoso e, a seguir, promoveu a volta ao disco de Pixinguinha, com os LPs Gente da antiga e Som Pixinguinha, ambos gravados pela Odeon. Foi responsável por outros LPs, como os de Isaura Garcia, Turíbio Santos, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Dalva de Oliveira e Elza Soares, e lançou em disco, com sucesso, diversos compositores, entre os quais Paulinho da Viola, Elton Medeiros, João Nogueira, Eduardo Marques, Candeia, João de Aquino e Vital Lima. Em 1966 escreveu a opera popular João amor e Maria, com música de Maurício Tapajós. Participou do II FIC, da TV Globo, do Rio de Janeiro, em 1967, obtendo o oitavo lugar com Fala baixinho (com Pixinguinha), e, nesse mesmo ano, compôs com Maurício Tapajós Mudando de conversa, musica gravada por Dóris Monteiro. No ano seguinte, classificou o samba Sei lá, Mangueira (com Paulinho da Viola), defendido por Elza Soares, entre os finalistas do IV FMPB, da TV Record, de São Paulo SP, e ficou em terceiro lugar na I Bienal do Samba, promovido pelo mesmo canal de televisão, com Pressentimento (com Elton Medeiros), interpretado por Marília Medalha. Dirigiu, em 1969, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, um espetáculo com Elizeth Cardoso, Jacó do bandolim e Zimbo Trio, que fez muito sucesso e foi gravado ao vivo e editado em disco pelo Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro.

No ano seguinte, escreveu o roteiro do show É a maior (um ano em cartaz), que enfocava a interprete Marlene nos tempos áureos da Rádio nacional, e dirigiu mais dois shows de Elizeth Cardoso na boate carioca Sucata. Com Fauzi Arap, dirigiu, em 1971, o espetáculo de Marlene Na boca da noite um gosto de sol, apresentado na boate Colt 45, no Rio de Janeiro, e, em 1973, excursionou pela Europa, dirigindo o show Panorama brasileiro, no Teatro Olympia, em Paris, França. Apresentou, em 1974, o show Festa Brasil, estrelado por Simone, João de Aquino e o grupo Viva a Bahia, nos EUA e Canada, e, no mesmo ano, foi o responsável pela direção musical do espetáculo de Marlene Te pego pela palavra, que estreou na boate Number One, no Rio de Janeiro, fez o roteiro para show de Turíbio Santos, apresentado no Teatro Teresa Raquel, no Rio de Janeiro, e lançou ainda o livro de poesias Amor arma branca, Rio de Janeiro, 1974. Ainda em 1974, gravou na Odeon um LP com musicas de sua autoria. Em 1976, na Funarte, implementou o projeto Pixinguinha e, na mesma instituição, criou os projetos Lúcio Rangel (monografias), Almirante (discos), Ayrton Barbosa (partituras) e Radamés (discos). Saiu da Funarte em 1989.

Na comemoração aos seus 60 anos, em 1995, foi homenageado com shows e a exposição Isso é que é viver – Homenagem aos 60 anos de Hermínio Bello de Carvalho, do Museu da Imagem e do Som no Rio, em que autografou seu livro Umas e outros. Ainda em 1995 foram lançados o livro Sessão passatempo pela Relume-Dumara, RJ, em que conta historias sobre personalidades da musica popular e dois CDs Alaíde Costa canta Hermínio Bello de Carvalho, com canções remasterizados do LP de 1982 e composições novas como a inédita O sabiá e o vento (com Vicente Barreto), e a coletânea de sua obra na serie Mestres da MPB, da Warner, em que participam interpretes como Dalva de Oliveira, Maria Bethânia, Elizeth Cardoso e Gal Costa. Em 1997 idealizou o Centro de Memória da Mangueira, para a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro.

Biografia: Enciclopédia da Música Brasileira

Pavê especial de Páscoa





2 pacotes de 200 gramas de biscoitos maizena passadas no leite

Primeiro creme:
1 de amido de milho
1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida de leite
3 gemas

Segundo creme:
5 de chocolate em pó solúvel
2 de amido de milho
4 de açúcar
12 bombons sonho de valsa
½ litro de leite
Cobertura:
6 de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
3 claras em neve


Levar os ingredientes do primeiro e segundo creme ao fogo e cozinhar até engrossar, menos os 12 bombons do segundo creme. Na cobertura bater as claras em neve e juntar o creme de leite. Montar em um piréx uma camada de creme alternando com os biscoitos, o segundo creme e os bombons e assim por diante e por último cobrir com o creme batido com as claras. Levar à geladeira para 4 horas.


Web livrodereceitas.com

Bolo de Páscoa




* Massa:
* • 1 colher (sopa) de fermento em pó
* • 1 xícara (chá) de chocolate em pó solúvel
* • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
* • 1½ xícara (chá) de leite quente
* • 1 xícara (chá) de açúcar
* • farinha de trigo para polvilhar
* • manteiga para untar
* • 4 ovos
* Recheio e Cobertura:
* • 1 lata de creme de leite
* • 10 mini ovinhos de chocolate para decorar
* • 1 tablete de classic chocolate meio amargo

Preparo da Receita

Massa: Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar aos poucos, sempre batendo. Adicione o leite quente e bata mais um pouco. Quando a massa estiver bem fofa peneire por cima a farinha, o Chocolate em Pó e o fermento, misturando levemente, sem bater. Despeje em fôrma redonda (24cm de diâmetro) untada e enfarinhada e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Corte o bolo ainda morno ao meio e reserve.

Recheio e cobertura: Aqueça em banho-maria o Creme de Leite. Junte o Chocolate e mexa até que fique completamente dissolvido. Reserve.

Montagem: Coloque metade do bolo em um prato e espalhe uma camada de recheio. Cubra com a outra metade do bolo e cuidadosamente, espalhe o creme de chocolate restante e decore com os mini ovinhos de Chocolate.
Dica para esta receita

Fonte: Cozinha Nestlé

Bacalhau com natas


O bacalhau com natas é um prato com bacalhau desfiado ou lascado envolvido num refogado de cebola juntamente com batatas fritas, molho bechamel e natas, que vai ao forno a alourar. Existem diversas variantes.

Ingredientes
bacalhau demolhado 4 postas
batatas 1 kg
azeite 1 dl
cebolas médias 2 und.
alho 3 dentes
farinha 40 g
manteiga 40 g
leite 2.50 dl
natas 2.50 dl
sal q.b.
pimenta q.b.
noz moscada q.b.
sumo de limão q.b.
queijo ou pão ralado col. chá
Como fazer Bacalhau com natas
1
Coza o bacalhau durante três minutos em 0,5 l de água. Retire a pele e as espinhas e parta-o em lascas pequenas. Reserve a água.
2
Descasque as batatas, lave-as, corte-as em pequenos cubos e frite-as em óleo quente, sem deixar alourar. Depois de fritas, escorra-as bem e coloque-as em papéis absorventes para lhes tirar o excesso de gordura. Tempere-as com sal.
3
Corte as cebolas em meias luas finas e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Junte as lascas de bacalhau, deixe refogar mais um pouco, e misture depois as batatas e envolva-as no preparado.
4
Prepare um molho de béchamel: derreta a manteiga num tachinho, acrescente a farinha e mexa bem; junte, aos poucos, 1 dl de água da cozedura do bacalhau, mexendo sempre; junte depois o leite e as natas e mexa até borbulhar; e, finalmente, retire do lume e tempere com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.
5
Misture 2/3 do béchamel na cebolada de bacalhau e batatas e disponha a mistura num tabuleiro, previamente untado com manteiga. Cubra a superfície com o restante molho, polvilhe com queijo ou pão ralado e leve ao forno até alourar bem. Sirva com esparregado.

Bacalhau à Baiana





Ingredientes e Modo de Preparo


1 posta de lombo de Bacalhau da Noruega (+ ou - 500g )
1 cebola (juliana - não muito fina )
1 tomate ( juliana - não muito fina )
1 pimentão ( juliana - não muito fina )
4 colheres (sopa) de azeite português
3 colheres (sopa) de azeite-de-dendê
1 garrafa (500ml) de leite de coco.
Rendimento: 4 porções

Refogar a posta de Bacalhau da Noruega no azeite português, azeite-de-dendê, tomate, cebola e pimentão. Após refogado o Bacalhau da Noruega, acrescentar o leite de coco e cozinhar. Acompanha arroz branco, farofa de dendê ou acaçá.

Receita do Livro de Receitas do Bacalhau da Noruega - 2001

O Domingo de Ramos



O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.

O povo o aclama cheio de alegria e esperança, pois Jesus como o profeta de Nazaré da Galiléia, o Messias, o Libertador, certamente para eles, iria libertá-los da escravidão política e econômica imposta cruelmente pelos romanos naquela época e, religiosa que massacrava a todos com rigores excessivos e absurdos.

Palavras de vida

Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias. E incitada pelos sacerdotes e mestres da lei, exigiria de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que o condenasse à morte.

Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, proclamamos dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte. Antes porém, da sua condenação, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos que produziam no supliciado, profundos cortes com grande perda de sangue. Só depois de tudo isso que, com palavras é impossível descrever o que Jesus passou por amor a nós, é que Ele foi condenado à morte, pregado numa cruz.

O Domingo de Ramos pode ser chamado também de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”, nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus que se entregou ao Pai como Vítima Perfeita e sem mancha para nos salvar da escravidão do pecado e da morte. Crer nos acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é crer no mistério central da nossa fé, é crer na vida que vence a morte, é vencer o mal, é também ressuscitar com Cristo e, com Ele Vivo e Vitorioso viver eternamente. É proclamar, como nos diz São Paulo: ‘“Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai’ (Fl 2, 11).

A história do bacalhau

Um Alimento Milenar: o início do bacalhau com os Espanhóis e os Vikings

Bacalhau para os povos de língua portuguesa; Stockfish para os anglo-saxônicos; Torsk para os dinamarqueses; Baccalà para os italianos; Bacalao para os espanhóis; Morue, Cabillaud para os franceses; Codfish para os ingleses.

(O nome bacalhau, de acordo com o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, tem origem no latim baccalaureu. )

Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.

Seca do bacalhau - E. Ulving


As Guerras do Bacalhau

O bacalhau foi uma revolução na alimentação, porque na época os alimentos estragavam pela precária conservação e tinham sua comercialização limitada ( a geladeira surgiu no século XX). O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua perfeita conservação mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar. A carne do bacalhau ainda facilitava a sua conservação salgada e seca, devido ao baixíssimo teor de gordura e à alta concentração de proteínas.

Um produto de tamanho valor sempre despertou o interesse comercial dos países com frotas pesqueiras. Em 1510, Portugal e Inglaterra firmaram um acordo contra a França. Em 1532, o controle da pesca do bacalhau na Islândia deflagrou um conflito entre ingleses e alemães conhecido como as "Guerras do Bacalhau". Em 1585, outro grande conflito envolveu ingleses e espanhóis.

Por isso, ao longo dos séculos, várias legislações e tratados internacionais foram assinados para regular os direitos de pesca e comercialização do tão cobiçado pescado. Atualmente, com a espécie ameaçada de extinção em vários países, como o Canadá, tratados internacionais de controle da pesca estão sendo revistos, com o objetivo de assegurar a reprodução e a preservação do "Príncipe dos Mares".
A industrialização na Noruega

Foi o mercador holandês Yapes Ypess que fundou a primeira indústria de transformação na Noruega e é considerado o pioneiro na industrialização do peixe.

A partir daí, a crescente demanda na Europa, América e África foi aumentando o número de barcos pesqueiros e de pequenas e médias indústrias pela costa norueguesa, transformando a Noruega no principal pólo mundial de pesca e exportação do bacalhau.

"Se o bacalhau nos abandonar, a que nos agarraremos? O que levaremos a Bergen para trocar por ouro?"
Peter Daas, Trumpet of Nordland, Noruega, 1735
Portugal e o "fiel amigo"

Devemos aos portugueses o reconhecimento por terem sido os primeiros a introduzir, na alimentação, este peixe precioso, universalmente conhecido e apreciado".
(Auguste Escoffier, chef-de-cuisine francês, 1903).

Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico.

Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte. Foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova ( Canadá ), que foi descoberta em 1497. Existem registros de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal.

Já em 1596, no reinado de D. Manuel, se mandava cobrar o dízimo da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre Douro e Minho. Também pescavam o bacalhau na costa da África.

O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma de suas principais tradições. Os portugueses se tornaram os maiores consumidores de bacalhau do mundo, chamado por eles carinhosamente de "fiel amigo". Este termo carinhoso dá bem uma idéia do papel do bacalhau na alimentação dos portugueses.

“Os meus romances, no fundo, são franceses, como eu sou, em quase tudo, um francês – excepto num certo fundo sincero de tristeza lírica que é uma característica portuguesa, num gosto depravado pelo fadinho, e no justo amor do bacalhau de cebolada!”
Eça de Queiroz ( carta a Oliveira Martins )


A Pesca do Bacalhau em Portugal

O bacalhau chegava a Portugal de várias formas. Até o meio do século XX, os próprios portugueses aventuravam-se pelos perigosos mares da Terra Nova, no Canadá, para a pesca do bacalhau.

"Nos finais do séc. XIX, as embarcações portuguesas enviadas à pesca do Bacalhau eram de madeira e à vela, sendo praticada a pesca à linha. Tratava-se de uma prática muito trabalhosa, apenas rentável em regiões onde abundava o peixe. Este tipo de pesca era praticado a partir dos dóri: pequenas embarcações de fundo chato e tabuado rincado, introduzidas em Portugal nos finais do século passado."

( Extraído de Apontamentos Etnográficos de Aveiros - Universidade de Aveiros - http://www.dlc.ua.pt/etnografia).

O artigo de Teresa Reis, sobre a Pesca do Bacalhau, retrata um pouco desta aventura:
"Na pesca do bacalhau, tudo era duplamente complicado. Maus tratos, má comida, má dormida...Trabalhavam vinte horas, com quatro horas de descanso e isto, durante seis meses. A fragilidade das embarcações ameaçava a vida dos tripulantes" dizia Mário Neto, um pescador que viveu estes episódios e pode falar deles com conhecimento de causa.
Quando chegava à Terra Nova ou Groenlândia, o navio ancorava e largava os botes. Os pescadores saíam do navio às quatro da manhã e só regressavam à mesma hora do dia seguinte, com ou sem peixe e uma mínima refeição: chá num termo, pão e peixe frito. No navio, o bacalhau era preparado até às duas ou três da manhã. Às cinco ou seis horas retomava-se a mesma faina. Isto, dias e dias a fio, rodeados apenas de mar e céu. ... Vidas duras...!"

Nos dias atuais, Portugal importa praticamente todo o bacalhau salgado e seco que consome. Também importa muito bacalhau "verde", que é salgado e curado nas próprias indústrias portuguesas, como a Riberalves, localizada em Torres Vedras.
O começo do bacalhau no Brasil

O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Mas foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir. Data dessa época a primeira exportação oficial de bacalhau da Noruega para o Brasil, que aconteceu em 1843.

Na edição do Jornal do Brasil de 1891 está registrado que os intelectuais da época, liderados por Machado de Assis, reuniam-se todos os domingos em restaurantes do centro do Rio de Janeiro para comer um autêntico "Bacalhau do Porto" e discutir os problemas brasileiros. Mais de um século depois, ainda são muito comuns nos restaurantes especializados estes "almoços executivos", onde a conversa sobre negócios é feita saboreando um bom bacalhau.
A tradição popular do bacalhau.

Durante muitos anos o bacalhau foi um alimento barato, sempre presente nas mesas das camadas populares. Era comum nas casas brasileiras o bacalhau servido às sextas-feiras, dias santos e festas familiares.

Após a 2ª Guerra Mundial, com a escassez de alimentos em toda a Europa, o preço do bacalhau aumentou, restringindo o consumo popular. Ao longo dos anos foi mudando o perfil do consumidor do bacalhau, e o consumo popular do peixe se concentrou, principalmente, nas principais festas cristãs: a Páscoa e o Natal.

Atualmente, o bacalhau está totalmente incorporado à cultura culinária brasileira. Todos os bons restaurantes oferecem em sua carta o nobre pescado, e o bolinho de bacalhau é preferência nacional nos bares e botequins. Como em Portugal, também desperta paixões e inspira famosos escritores.

"Gosto de bacalhau seco, compacto. Sempre esqueço que é um peixe que singrou outrora os mares até cair nas malhas e na ganância dos pescadores. Presente raro dos deuses, o bacalhau, para mim, nasceu simplesmente salgado, sempre em postas e, neste estado, graças ao engenho humano, é levado à mesa e entregue à sanha de nossa gula."
Nélida Piñon, Brasil, 1996


A tradição religiosa do Bacalhau na Páscoa e no Natal

A Igreja Católica, na época da Idade Média, mantinha um rigoroso calendário onde os cristãos deveriam obedecer os dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes consideradas "quentes". O bacalhau era uma comida "fria" e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português.

Conforme relatam os autores do livro "O Bacalhau na Vida e na Cultura dos Portugueses":
"O número de dias de jejum e abstinência a que se sujeitavam anualmente os portugueses era considerável, não se limitando ao período da Quaresma, a época do ano em que o bacalhau era "rei" à mesa. Segundo Carlos Veloso, durante mais de um terço do ano não se podia comer carne. Assim era na "Quarta-Feira de Cinzas e todas as Sextas e Sábados da Quaresma, nas Quartas, Sextas e Sábados das Têmperas, (n)as vésperas do Pentecostes, da Assunção, de Todos-os-Santos e do dia de Natal e ainda nos dias de simples abstinência, ou seja, todas as Sextas-Feiras do ano não coincidentes com dias enumerados para as solenidades, os restantes dias da Quaresma, a Circuncisão, a Imaculada Conceição, a Bem-Aventurada Virgem Maria e os Santos Apóstolos Pedro e Paulo."

O rigoroso calendário de jejum foi aos poucos sendo desfeito, mas a tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa até os dias de hoje, principalmente no Natal e na Páscoa, as datas mais expressivas da religião católica, onde se comemoram o Nascimento e a Ressurreição de Cristo.

Adega do Bacalhau M. Lamosa Representacoes

Rosineide, hoje a festa é sua !

Rosineide Esmeraldo , Feliz Aniversário !
Rosineide e Stela ( foto de Joaquim Pinheiro)

A foto é atualíssima !
A amizade atinguíssima !
Mas, parece que foi ontem, e que o tempo intermediário foi apenas um sonho. Parece que a vida é sonho ... O tempo não brinca , e a gente brinca com o tempo.
Rosineide sempre foi um tipo princesa , na beleza e delicadeza ! Voz de rouxinol, inteligência aguçada , amiga de todos os tempos, e de todas as horas. E como as amizades verdadeiras nunca morrem , estamos todos reencontrados !
Aproveite a sua festa, no cerrado ( Planalto Central Brasileiro) !
E volte logo pra gente comemorar esta data com tudo que você tem direito : bolo confeitado, música , poesia, e a presença dos amigos do Crato.


Um abraço do Cariricaturas, e um abraço meu, todo especial !

Que esta nova idade lhe traga muitas surpresas felizes , e tudo que você mais deseja .

Natália, em aquarela - por Claude Bloc


Era uma vez uma uma princesa que se vestia de Cinderela. Seu reino era tão confortável, tão alto, tão protegido, que príncipe algum ousaria ter acesso...
Sua marca a rebeldia: a personalidade forte.
Certos dias, parece "bicho do mato", pois aparece enrolada numa timidez passageira que adormece logo que a brincadeira começa.
Outros dias, se reveste de uma alegria efusiva mas sempre se mostra voluntariosa...
De olhos grudados nas coisas, é observadora ágil e sincera. Despe a verdade num relâmpago.
Tem 3 anos, a princesa, e seu reinado é leve e transparente.
Inteligente, sabe contar e reconhecer as cores, em todas suas nuanças... Fala engraçado, mas não perde a pose nem o comando da nave... (nave? e não era reino?)
Assim é esta mocinha retratada. Difícil de captar, pois mexe o tempo todo...

Compenetrada...

Irrequieta...

Habilidosa...

Gaiata...

Atenta...


Seixos
-Claude Bloc -

Olhava detidamente para aquele ambiente amarelado à sua volta. Era pouco mais de meio-dia e sentia aquela preguiça que sempre lhe dominava o corpo e a mente àquele horário. Estava sentada, como sempre fazia, debaixo de um velho pé de cajarana que ficava do lado de sua casa.

Naquele dia o tempo estava quente e abafado, mas de vez em quando uma brisa vinda das bandas do açude lhe refrescava o calor. A claridade agredia-lhe os olhos e aumentava a vontade de ficar indefinidamente naquela sombra única e acolhedora. Não havia o que fazer a não ser observar o silêncio pousar nas coisas, pois os poucos tons de verde deixados pela chuva já haviam sido sugados pelo ocre e pelo cinza da paisagem.

Sentiu naquele momento uma sensação de abandono e exaustão causada pela tonalidade da mata e pela temperatura quente do chão. Sentia aí uma espécie de secura e de esvaziamento por dentro como se a qualquer momento também ela fosse sumir com o vapor do tempo.

Olhou o céu. O azul de tão intenso, parecia agressivo e opressor. Nenhuma nuvem. A claridade daquele céu era hipnótica. Bocejou várias vezes. As pálpebras começaram a pesar e uma agradável sonolência a dominava cada vez mais. Sorriu para os arbustos da caatinga seca e para os pés de palma que cresciam por perto e cochilou por breves instantes.

Vez por outra ouvia os sons do tempo. O movimento dos irmãos dentro de casa. Naquele momento ela se sentia quase feliz. Era a hora em que ela podia ficar sozinha. Que podia remexer em seus sonhos e lembranças. Era o tempinho em que ela podia ser ela mesma ou a personagem que quisesse ser. Um momento de pura autodedicação. Depois, bom, depois, voltaria aos seus afazeres: estudar, cuidar das coisas do seu dia a dia.

Não mais resistindo ao sono, ela passou a mão no chão de terra afastando alguns pedregulhos. Arrumou nas raízes do pé de cajarana seu lenço de seda e nele repousou a cabeça. Devagarinho suas pálpebras se fecharam e ela dormiu. Dormiu profundamente.

Sonhou. Sonhos simples. Coloridos. Sonhou que Raínha (sua cadelinha pedura) era sua irmã. Brincavam na beira do açude. Juntavam seixos. Ela se encantava com aquelas pedrinhas polidas de cores diferentes. Algumas reluziam feito ouro. Outras pareciam feitas de barro vermelho... Raínha a seguia fielmente naquela busca. (Raínha ou a irmã?) Era engraçada aquela brincadeira. Observava as pedras como se fossem mágicas e via nelas formas misteriosas. Nos seixos via figuras que ninguém mais via. Acreditava que algum ser místico desenhava nelas aquelas coisas todas, só para ela e Raínha descobrirem.

Mesmo no sonho pensou no andamento da vida. Lembrou-se de que a chuva havia cessado há tão pouco tempo que parecia sentir-lhe ainda o frescor, mas o solo massacrado pelo calor do sol dava mostras de um novo estio. Pois bem, quando chegasse o inverno, quando a chuva voltasse no ano seguinte, haveria de lhe trazer novos seixos, novos sonhos. Era isso que queria.

De repente, um estalido leve a despertou. Era Raínha. Gentilmente a cadelinha lambia seu rosto despertando-a de vez. Ela sorriu abraçando-a. Espreguiçou-se e olhou novamente pro céu. Sentia-se feliz. Levantou-se e alongou o corpo descansado. Saiu para casa cantarolando para encontrar mais uma tarde como tantas outras.

Claude Bloc