Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

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... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cariri Cangaço 2010, Noite de Abertura em Crato


A solenidade de abertura do Cariri Cangaço 2010, acontece nesta próxima terça-feira, dia 17 de agosto a partir das 19 horas, no Salão de Atos da URCA - Universidade Regional do Cariri, em Crato. O evento que reunirá os maiores pesquisadores e estudiosos da temática no Brasil, terá atividades ainda nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte, Porteiras, Missão Velha e Aurora.
No total serão 16 conferências voltadas para as temáticas do encontro: Coronéis, Beatos e Cangaceiros. O encontro ainda proporcionará visitas técnicas aos principais pontos de turismo da região além dos principais sítios ligados ao cangaço, em nosso Cariri, à exemplo das Fazendas, Piçarra e Guaribas, em Porteiras; Padre Cícero em Missão Velha, Caldeirão do Deserto em Crato e Alto do Leitão em Barbalha.

O ponto alto do Cariri Cangaço é a promoção de uma verdadeira integração nordestina a partir da região metropolitana do Cariri. Já estão confirmadas as presenças de 132 personalidades do estudo e pesquisa de temas nordsestinos e já se encontram inscritros 247 estudantes e apaixonados pelos temas. Toda a programação, conferências, debatedores, inscrições e tudo o mais, você encontra visitando o site oficial do evento:


Por: Manoel Severo

João do Crato deu show , cantando Adoniran Barbosa !

Aconteceu no Centro Cultural do BNB.
Um repertório de boa pesquisa, expressando os grande sucessos ,que consagraram esse grande compositor paulista.
Palmas para o cavaquinho de Didi Moraes, para o violão de Lifanco e percussão de Aécio Diniz.
Louvável participação das meninas : Nilda e Loura !
Cantando a dor das perdas, Adoniran a transforma em alegria , na beleza do samba !
João foi O Intérprete !
Parabéns ao grupo, que fez da noite, um espetáculo!

Valfrido Silva - por Norma Hauer


"VOU-ME CASAR NO URUGUAI
Antes de o divórcio ser permitido no Brasil os desquitados "resolviam" suas novas situações "casando no Uruguai". O compositor popular, sempre "escrevendo a história" tudo aproveitava para marcar sua presença na música e na história.

VALFRIDO SILVA, nascido em 12 de agosto de 1904, em Botafogo, aqui no Rio, foi um que tocou nesse assunto.

Aos seis anos foi residir em Niterói, onde iniciou seus estudos e, simultaneamente, aprendeu a tocar piano.
Assim,aos 13 anos, já fazia fundo musical para os filmes mudos exibidos nos cinemas.

Mais tarde veio para o Rio, onde conheceu o compositor Oswaldo Chaves Ribeiro, que ficou conhecido como GADÉ, por coincidência, nascido em Niterói.

Enquanto VALFRIDO SILVA tocava nas salas de cinema, fazendo fundo musical para os filmes mudos, GADÉ se apresentava em rádios, tendo estreado em 1926 na pioneira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (PRA-A). Mais tarde exerceu sua função de pianista nas Rádios Mayrink Veiga, Ipanema, Tupi e Nacional.

Mas ambos se firmaram como compositores, principalmente com críticas ou gozações de fatos do cotidiano.
Assim, depois de dizerem, pela voz de Almirante, que "vai haver barulho no chatô" e que o delegado (parece-me que o famoso Padilha) prometera agir, eles, com outra dupla famosa (Joel e Gaucho) gravaram "Estão Batendo":

"Estão batendo,
se for comigo diga que não estou
(só pode ser o cobrador)
É a mulata, que há muito tempo você abandonou
(Meu Deus do céu, eu vou fugir )
Está zangada,de cara feia e traz um vassourão (na mão)
Pelo que vejo ela está disposta
A fazer barulho e te meter a mão...

Vou-me esconder, o meu lugar vai ser naquele guarda-roupa
Você arranje o seu e fique quietinho,
Que com essa mulher até Carnera é sopa (Max Bayer)


Esses citados eram Primo Carnera e Max Bayer, dois pugilistas, conhecidos campeões na época.

Em "Quem é que paga a gasolina",, quando dizem:

"Quem é que paga a gasolina p'ra você andar
pelas ruas da cidade a bancar o lorde,
Bancando "Pintacuda" a 120 a hora..."

gravado por Odete Amaral, lembram a figura de Pintacuda, um piloto italiano, que foi vencedor no Circuito da Gávea, quando eles dizem que "ele" está "bancando Pintacuda, a 120 a hora."

Com Almirante, eles gravaram

VOU-ME CASAR NO URUGUAI
"Se eu fico em casa você está falando,
Se eu vou p'ra rua você quer brigar.
O nosso gênio não está combinando
Isso não é vida, eu vou-me separar...

E conclui:
"Você se vista e vá p'ra casa de seu pai,
Que eu vou comprar minha passagem
E vou casar lá no Uruguai".

Em resposta, ainda de Gadé e Valfrido Silva, Carmen Miranda gravou "Honrando o nome de Mulher", que termina dizendo

Você se vire e case então onde quiser,
Que eu fico mesmo no Brasil
Honrando o nome de mulher".

Assim era a dupla GADÉ e VALFRIDO SILVA, brincando com os costumes de sua época. Muitas outras composições eles fizeram juntos, como "Mania de Balzaqueana", “Passe p'ra Dentro", "Roseira Branca", "Terra de Amores"...

VALFRIDO SILVA fez parceria também com vários compositores, como Roberto Martins, Bide, Ciro de Souza, Nássara e outros, mas foi com GADÉ que brincou com a "moral e os costumes" de seu tempo.

Na qualidade de músico, participou da gravação original de "Cidade Maravilhosa", com Aurora Miranda.

Em 1959 foi lançado um LP de nome "Gafieira" com as músicas que mais fizeram sucesso da dupla.

VALFRIDO SILVA faleceu em 6 de novembro de 1972, no Rio de Janeiro, aos 68 anos.
Norma

O CRATO PARA OS CRATENSES

Pedro Esmeraldo

Não podemos entender, mas ficamos perplexos quando observamos a falta de interesse de alguns políticos para trabalhar em prol da cidade do Crato “não teem objetividade”. Esquecem de apoiar, em período eleitoral, os candidatos da terra, dão prioridade aos abutres que veem de fora, causam desprezo aos nossos aspirantes que desejam exercer cargo público.

A maioria deles prefere dar ouvidos às conversas divergentes dos inimigos de nossa terra, veem atormentar o espírito já conturbado dos cratenses, distribuindo com facilidade o vil metal, preferem enganar o povo com migalhas e palavras ocas.

Em certo tempo, Crato não conseguia mais apoiar os seus filhos “quer adotivos, quer legítimos”, por motivos óbvios, entre eles, estão alguns vereadores que dão integral apoio aos imaginários inimigos, que por equívoco, buscam os nossos votos prometendo trabalhar com empenho a favor da terrinha.

Ledo engano. Devemos compreender que esses abutres só aparecem aqui em épocas eleitorais para depois virem dar com o “burro n’água” fazendo reuniões esdrúxulas a fim de levar o que temos de bom.

Após o pleito eleitoral, esses homens inconseqüentes e intolerantes, mudam de idéia, esquecem seus compromissos e nunca mais aparecem nesta terra a não ser, quando há algum interesse a seu favor. Com isso, somos traídos por essa massa de homens repugnantes que facilmente esquecem “a terrinha” que lhe deu guarida.

Por isso, pedimos aos cratenses, esqueçam esses abutres, pois devemos lembrar do Crato com firmeza e coragem, expulsando-os, tangendo-os para distante e pedindo que nunca mais volte à esta cidade.

Dêem valor à prata de casa, não esqueçam de cobrar os compromissos, não votem por dinheiro, pois o voto é o dever do cidadão. Exijam trabalho, honestidade e peçam que o que nos façam seja com amor, com sinceridade e com o pensamento para o futuro.

Não deixem de valorizar o cidadão da terra, por que somente neles é que poderemos confiar.

Pensemos na situação do SESI – Crato. Querem fechar por motivos fúteis. Não deixem de valorizar os bons valores de Crato e nem sonhar em prestar homenagens aos carcarás predadores.

Crato, 11 de agosto de 2010.

Pensamento para o Dia 12/08/2010


“A pessoa que dedica sua vida a obter o conhecimento do Atma, que é o seu verdadeiro Eu, deve possuir as sagradas virtudes e elas devem moldar seu comportamento e suas sagradas relações. Pois, nenhum conhecimento pode ser maior do que o caráter virtuoso. Caráter é poder, realmente falando. Para as pessoas que têm dedicado seus últimos anos na aquisição de ensino superior, excelente caráter é uma qualificação indispensável. Toda religião salienta a mesma necessidade, não como uma condição especial de credo, mas como a própria base da vida e conduta espiritual. Aqueles que levam uma vida nesses caminhos jamais serão prejudicados. Eles serão dotados de mérito sagrado.”
Sathya Sai Baba
O Sal da Terra
Beto Guedes
Composição: Beto Guedes/Ronaldo Bastos

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Bem que tá na hora de arrumar...

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da...

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra

Fidel


Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, 13 de agosto de 1926) é um político revolucionário cubano, primeiro presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2007). Atualmente, ocupa o cargo de primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.

Em 19 de fevereiro de 2008, Castro anunciou ao jornal do Partido Comunista, o Granma, que não se recandidataria ao cargo de presidente de Cuba, cinco dias antes do seu mandato terminar.

Castro foi, por décadas, o ditador em um regime baseado numa política de partido único. Seu governo foi e continua sendo amplamente criticado pela comunidade internacional por violações aos direitos humanos.

Para seus defensores, Castro representa o herói de uma revolução social que garantiu a repartição equitativa da riqueza no país, a universalização da educação e da saúde, e a consolidação de uma nação soberana e solidária, devido a sua política socialista. Também é admirado por seu papel em conflitos internacionais e guerras de independência (Congo, Angola e África do Sul), e por sua posição ideológica frente a sucessivas gestões hostis dos Estados Unidos da América, que manteve um embargo econômico à ilha de 1962 até 2009.
wikipédia

Jacob do Bandolim


Jacob Pick Bittencourt, mais conhecido como Jacob do Bandolim (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1918 — Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1969) foi um músico, compositor e bandolinista brasileiro de choro.

São de sua autoria clássicos do choro como Noites Cariocas e Doce de Coco. Alcançou popularidade ao montar o conjunto Época de Ouro, que permanece em atividade.

Morava em uma casa com jardim e avarandada em Jacarepaguá (Rio de Janeiro) rodeado pelas rodas de choro e de grandes amigos chorões. Apesar de não ser um entusiasta do carnaval, gostava do frevo. Estudou no Colégio Anglo-Americano e serviu no CPOR; trabalhou no arquivo do Ministério da Guerra, quando já tocava bandolim.

Seus ídolos foram Almirante (compositor), Orestes Barbosa, Noel Rosa, Nonô (pianista, tio de Ciro Monteiro e parente do cantor Cauby Peixoto), Bonfiglio de Oliveira, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Sinhô, Paulo Tapajós, João Pernambuco, Capiba e Luiz Vieira.

Em 1968 foi realizado um espetáculo no Teatro João Caetano (Rio de Janeiro) em benefício do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS). Com Jacob do Bandolim, A divina Elizeth Cardoso, Zimbo Trio e o Época de Ouro. A apresentação de Jacob tocando a música Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), foi antológica. Foi lançado álbum com dois longplays (LP) da gravação original do espetáculo, em edição limitada. Foi "guru" de Sérgio Cabral (pai do governador do Estado do Rio de Janeiro,Sérgio Cabral Filho), Hermínio Bello de Carvalho, Ricardo Cravo Albin

Tinha dois filhos, sendo que um deles, era o jornalista polêmico (O Globo, Última Hora) e compositor Sérgio Bittencourt, já falecido.

Passou à tarde, no bairro de Ramos, com o seu amigo compositor e maestro Pixinguinha, chegando na varanda da sua casa cansado e esbaforido, caiu nos braços de sua esposa Adília, já sem vida.


wikipédia

Vida itinerante de uma bancária (V)- por Socorro Moreira


Fevereiro de 1979

No Banco do Brasil, quando um funcionário desejava acertar as suas contas ou queria mudar sua rotina, pleiteava uma adição. Num tempo limitado, a partir de três meses, ganhávamos diárias, que representava a duplicação do salário.
Foi divulgado que por ocasião da inauguração da Ag. De Lábrea,(AM) existiriam vagas para adição. Fortaleza enviaria três funcionários. A lista de concorrentes era expressiva.
Numa noite de pleno Carnaval, na AABB, cruzei com o Gerente Maia, e confessei-lhe: “olha, eu estou precisando desta oportunidade!”.
Quarta-feira de cinzas, meu nome constava na lista dos indicados.
Dois dias depois estava voando para Manaus, em seguida para Porto Velho (Ro), de onde finalizaríamos o percurso para Lábrea, num avião pequeno ,mono- motor. Encontramos-nos, os adidos, na expectativa daquela aventura. Éramos 12, incluindo a implantadora.
Quando nos acomodamos na aeronave, o silêncio era mortal. Sobrevoar a selva Amazônica, sem a segurança técnica, nos atemorizava.
Uns 40 minutos depois estávamos aterrissando, na terra prometida. Fim do mundo, civilização primitiva. A cidade construiu um hotelzinho para nos receber. Saímos à noite, em grupo, para o reconhecimento da cidade e pessoas. Cervejinha, com sal e limão, nas bordas da lata.Nunca gostei de cerveja, optei pelo guaraná Baré (deliciosos!). Auxiliadora, a implantadora, mineira, tocava um violão maneiro. Minervino, potiguar, gostava de cantar.
Rômulo Rolim, irmão do Jair, pertencia ao grupo de adidos.
O tempo não passava. Os dias me pareciam infinitamente longos.
Curtíamos e sofríamos: a chuva diária , o pôr-do-sol deslumbrante, as picadas de carapanã, as pescarias e banhos no Purus, a natureza exuberante,  as viagens para Porto Velho, Humaitá, e Letícia , na Colômbia, aproveitando o tempo de estadia. Nas pequenas viagens, nos cotizávamos e pagávamos os fretes de avião.
As vezes tínhamos dinheiro no bolso, e nada para comprar. Salvavam-nos as castanhas do Pará, o leite condensado, e a polpa de cupuaçu. A economia básica era borracha e madeira. Nada de agricultura e Pecuária.
O maior desafio meu, como bancária, foi elaborar a primeira folha de pagamento da Agência. Fiz os cálculos minuciosos, em cima da CIC, e trabalhei os “espelhos”, numa NCR.
A cidade era festiva. Dançávamos carimbó , quase todos os dias, no clube social.
Diziam do alto índice de lepra, na região, mas  conseguimos não nos apavorar.
Quando cumprimos o tempo  mínimo previsto, respirei aliviada pela não renovação.do contrato. A experiência tinha sido muito forte.Às vezes achava que havia morrido, e estava ora no céu, ora no inferno, ora no purgatório.
À volta, na parada em Manaus, enchemos as nossas malas de coisinhas importadas. Presentes pra todos os amigos e familiares!
Cortei meus cachos, pintei o cabelo de vermelho, e encarei Fortaleza com um novo visual... Quase ET!
Um ano depois, me despedia em definitivo de Fortaleza, transferida para o Cesec de Juazeiro do Norte, recém inaugurado. Era o ano de 1980!

Leonel Azevedo - por Norma Hauer


Ele nasceu no Morro do Pinto na data de 12 de agosto de 1905. Ainda garoto, estudou piano com uma prima e, mais tarde, violão, quando se apresentou nas primeiras rádios fundadas aqui no Rio: Sociedade do Rio de Janeiro e Clube do Brasil (esta não era nada modesta, era DO BRASIL)

Na época compôs sua primeira música , que cantou já na Rádio Educadora, mas não conseguiu gravar. Em 1935 , então na Rádio Philips, apresentou-se em um programa de Dario Murce, irmão de Renato Murce, que o levou para o programa "Horas de Outro Mundo".
Ele ficou de rádio em rádio e só depois que conheceu J.Cascata, conseguiu gravar, uma música que alcançou grande sucesso:"Minha Palhoça", antes cantada por Luiz Barbosa na Rádio Mayrink Veiga e,depois, gravada por Sílvio Caldas.

A dupla J.Cascata e Leonel Azedo foi responsável por tornar Orlando Silva um dos cantores mais populares de sua época com "LÁBIOS QUE BEIJEI". Ainda de Leonel Azevedo com J.Cascata, Orlando Silva gravou:"Mágoas de Caboclo";"Juramento Falso";"Quero Voltar aos Braços Teus";"Por Ti"...

Ainda da dupla: com Carlos Galhardo"Quem Foi?";"Um Sorriso...Uma Frase...Uma Flor" e "Todos Cantam seus Amores'; com Sílvio Caldas, "Símbolo Sagrado" e com Almirante "Passo de Avestruz", numa "gozação" às tropas alemães, que durante a 2ª guerra ficou famosa com seu "passo de ganso".

Ao lado de James Florence compôs um grande sucesso de carnaval, quando o bonde era uma das "figuras" carnavalescas .Chamava-se "Não Pago o Bonde"

"Não pago o bonde iaiá,
Não pago o bonde ioiô;
Não pago o bonde,
Que eu conheço o condutor"...

Ao lado de Sá Roris, que foi professor do Colégio Pedro II, criou "Apanhei um Resfriado, gravado por Almirante, também uma "gozação":

"Pelo costume de beber gelado,
Apanhei um resfriado que foi um horror,
Porém com medo de fazer despesa,
Eu com certeza,não fui ao doutor,pra me curar.
E tudo quanto foram me ensinando,
Eu fui tomando e cada vez pior..."

Após a morte de J.Cascata, em 1961, Leonel Azevedo afastou-se do meio, embora compusesse com outros parceiros, como Sá Roris, Antônio Almeida, Bide, Nássara, Humberto Porto... não ficou , porém, tão marcado como com seu companheiro mais constante:J.Cascata.

Em 5 LPs, registrou, como cantor, seu repertório, dando-lhe o nome de "HISTÓRIAS DE AMOR".
Em 1976, saiu seu último LP, que recebeu o nome:"Leonel Azavedo-40 anos de carreira".

Leonel Azevedo faleceu em 18 de outubro de 1980, aqui no Rio de Janeiro..

Norma

Pegadinha Gramatical - Dílson Catarino ( em UOL - Vestibular)

"Ao persistirem os sintomas, procure orientação médica."

Qual a inadequação gramatical acima?

Essa frase surge na televisão brasileira constantemente. Às vezes escrevem "Ao persistirem...", outras vezes "A persistirem...". Qual a maneira certa?

Para sabermos, temos de conhecer a sintaxe, parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.

As relações entre preposição e verbo no infinitivo - verbo terminado em ar, er, ir - são as seguintes:

•Para + infinitivo = finalidade.
Por exemplo: Estamos aqui para estudar = Estamos aqui a fim de estudar.

•Por + infinitivo = causa.
Por exemplo: Por ser contra os sócios, deixou a empresa = Deixou a empresa porque era contra os sócios.

•A + infinitivo = condição quando puder substituir a por caso ou se.
Por exemplo: A continuar como está, a revolução será inevitável = Caso continue como está, a revolução será inevitável = Se continuar como está, a revolução será inevitável.

•Ao + infinitivo = tempo.
Por exemplo: Ao soar o sinal, todos os alunos se levantaram = Quando o sinal soou, todos os alunos se levantaram.

A frase exposta na televisão indica condição, pois o enfermo deverá procurar orientação médica se os sintomas persistirem, e não quando os sintomas persistirem. A frase adequada aos padrões cultos da língua portuguesa, então, deve ser assim estruturada:

"A persistirem os sintomas, procure orientação médica".
Fonte: UOL Educação
http://vestibular.uol.com.br/pegadinhas/ao-persistirem-os-sintomas-procure-orientacao-medica.jhtm

Chico Buarque de Hollanda - Essa Moça Tá Diferente

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