Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 18 de março de 2011

Japão


A imagem que saltava da TV parecia familiar. Dir-se-iam vários meninos brincando com seus carrinhos e casinhas na beira da praia e, de repente, uma onda mais forte , engolia todos os brinquedos e os levava maré abaixo. As imagens, mostraram-se depois perfeitamente reais, não fossem alguns detalhes: os objetos não se tratavam de miniaturas e , antes de tudo, aquilo não se enquadrava numa simples brincadeira infantil. Retratavam , na verdade, uma tragédia de proporções gigantescas, do outro lado do mundo; dessas que se têm tornado, estranhamente, tão corriqueiras nos últimos tempos. Um terremoto de intensidade recorde no Japão, acompanhado de um tsunami devastador que varreu o norte do país. Prejuízos incalculáveis, reatores nucleares emitindo radiação a céu aberto, mais de cinco mil mortes e milhares de desaparecidos.
Os grandes desastres trazem consigo a possibilidade de refletirmos sobre nossa pequenez diante da imensidão do universo. E as perguntas se sucedem e são inevitáveis. Por que nos últimos anos as grandes hecatombes têm se repetido com tamanha freqüência? Terremoto e tsunami destroçaram a Indonésia; um outro terremoto quase que aniquila o Haiti, depois o Chile e a Itália. Sem falar na tempestade de Nova Orleans , há poucos anos. E as chuvas devastadoras de Pernambuco na ano passado e este ano na região serrana do Rio e no Crato agora em Janeiro? Até que ponto estas catástrofes são mera coincidência; até quando são respostas à ação do próprio homem sobre o equilíbrio instável da natureza? Uma outra questão: as Usinas Nucleares, depois do acidente asiático, devem continuar sendo exploradas como uma forma segura de energia, em substituição ao petróleo e a outras formas mais limpas , como a hidroelétrica?
Quem acompanhou o noticiário da tragédia japonesa deve ter percebido algumas peculiaridades. A primeira delas é o quanto a organização e o trabalho preventivo são capazes de minimizar as baixas. Quando se computarem todas as mortes japonesas talvez alcancemos 30.000 perdas. No Haiti foram mais de 200.000 e na Indonésia mais de 300.000. Como o Japão conseguiu impactar de forma tão forte as suas mortes? Através da tecnologia e do treinamento do seu povo para as situações de calamidade. Esta parece ser uma das maiores lições que depreendemos do desastre japonês: é possível sim, com medidas preventivas, não evitar os fenômenos naturais,mas prevê-los com alguma antecedência e diminuir de forma significativa as perdas humanas.
O maior exemplo, no entanto, que arrancamos da gigantesca tragédia que já se abateu sobre o Japão é a maneira destemida, contida e resignada com que os japoneses enfrentaram a devastação. Sem choros convulsivos, sem atropelos, sem apelos dramáticos. Mesmo diante da fome , da perda e da morte o povo manteve-se controlado: nada de saques, de correrias, de salve-se-quem-puder. Entre nós latinos, afeitos às grandes manifestações sentimentais, á solidariedade de superfície, às lágrimas fáceis e aos apelos dramáticos, a reação japonesa parece-nos estranha e fria. Mas a sua resignação passa-nos a certeza absoluta que, tendo suportado tantas guerras, tantos desastres naturais e duas bombas atômicas; os japoneses forjaram sua alma no fogo e estão prontos a resistir a todas as intempéries. Calmamente se debruçam sobre os escombros e remontam , peça por peça, o quebra-cabeças da sua vida e da sua história. Como se nada houvesse acontecido, como se o tsunami tivesse vindo apenas fechar um ciclo e trouxesse consigo a anunciação de tempos menos turbulentos e mais felizes.


J. Flávio Vieira

ESTAR ENTRE AMIGOS ...

Sítio S.  José
- Claude Bloc -


O lugar transpira paz. A gente chega e respira o clima do Cariri banhado de luz e a harmonia da casa traz sossego à alma.



A história permanece escrita nas paredes antigas, no secador de legumes, na qualidade de vida que se transporta até hoje. Na vida, ali, não há limo. A alegria está polida nos sorrisos da família.



Das sombras refrescantes da árvores os portais para o verde, para a exuberância da natureza. Aqui é facil imaginar o que seja felicidade.


De repente o sol se abre em luz e as flores beijam o céu, compactuando com o brilho do dia .


E então o sol parece desfazer-se em mil pedaços no ouro das pétalas e no anil de um céu de março.

 

E lá se vão as horas (que passam). É tempo de voltar pra casa. Diante de nós a simplicidade, o verde, o caminho a seguir, até que possamos estar de novo nessa estrada.




Agradeço a Magali, a Carlos Eduardo, a Socorrinha (mestra em deliosos manjares), a Thales, a Gabriel e até a "Maria Chiquinha", a gata ladrona, que entendeu minha alegria de estar nesse lugar.

Claude Bloc

ARMADILHA DO AMOR - Por Daniel Hubert Bloc Boris (Jacques)

Pensamento para o Dia 18/03/2011


“Quando falhas são encontradas em alguém, você concluirá que existem deficiências em seu comportamento, isso é tudo. Não conclua que não há um Atma Divino nele. Como resultado da companhia que ele preservou ou da ineficiência da sociedade na qual ele cresceu, as falhas surgiram nele. Elas não são nativas de sua natureza, que é do Atma. Você deve fornecer-lhe boa companhia e ambiente benéfico e persuadi-lo a associar-se a eles. Você não deveria, de nenhum modo, condená-lo como um incorrigível de nascença e mantê-lo afastado.”
Sathya Sai Baba

AS SETE MARAVILHAS DE VARZEA ALEGRE - Por Mundim do Vale

1 - O RIACHO DO MACHADO
2 - A IGREJA DE SÃO RAIMUNDO
3 - A FESTA DO PADROEIRO
4 - O HOTEL MUNICIPAL
5 - O CLUBE RECREATIVO
6 - A BANDA DE MESTRE ANTÔNIO
7 - A LAGOA DA CIDADE.


A terra de São Raimundo
Tem maravilhas também,
Assim como tem no mundo
Várzea Alegre também tem.
A gente fica encantado,
Com O RIACHO DO MACHADO
Quando desce com a enchente.
Tem a força de um trator,
A rapidez de um condor
E elegância de serpente.


A IGREJA DE SÃO RAIMUNDO
Que tem na frente um cruzeiro,
Acomoda todo mundo
Na FESTA DO PADROEIRO.
Uma festa de oração,
Que aproxima o cristão
Na mais completa harmonia.
Onde todo bom fiel,
Recebe a bênção do céu
Em frente da sacristia.


O HOTEL MUNICIPAL
Na sua bela estrutura,
È o nosso cartão postal
Com requinte e com moldura.
Fica bem localizado
Lugar privilegiado
De hotel de qualidade.
Tem o setor restaurante,
Que agrada o visitante
Quando visita a cidade.


Lá não falta o incentivo
Para a boa diversão,
O CLUBE RECREATIVO
É o melhor da região.
Faz a festa de natal,
De São João, de carnaval
E também de debutante.
Tem boa diretoria,
Que recebe com alegria
O nosso bom visitante.


A BANDA DE MESTRE ANTÔNIO
É difícil descrever,
Nosso maior patrimônio
Na salva do amanhecer.
Depois tem no meio dia,
Novamente a sinfonia
De instrumento afinado.
Mestre Chagas na regência,
Com bastante eficiência
Executando um dobrado.


A LAGOA DA CIDADE
Nossa sétima maravilha
Que fizeram uma partilha
Não ficou nem a metade.
Mais ainda tem encanto,
Porque pertence a um santo
Que vai devolver pra gente
Aquela lagoa bela,
Sem ninguém mandando nela
Como era antigamente.


Assim como esse versinho
Rimado com o coração,
A cidade tem carinho
Com o visitante irmão.
Pra ela é sempre um prazer,
Todo dia receber
Visita com amizade.
Venham com suas famílias
Para ver as maravilhas
Que tem na nossa cidade.


Raimundinho Piau
06-12-96