Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Boa noite musical !

Lembrete - Aniversários de Dezembro !

Tem muita gente do Cariricaturas que nasceu em Dezembro:
Magali ( 12),  Zé Flávio(19), Nívia Uchôa ( 21),  Zé do Vale(21), João Marni(21), Rosa Guerrera( 25)...E os que a gente não sabe?

Vamos fazer festa !

John Keats




O detalhe acima, da obra La Belle Dame Sans Merci, de autoria do artista inglês Sir Frank Dicksee, (1853 - 1928) foi baseado no poema homônimo de John Keats. Nascido em uma família de artistas, Dicksee desfrutou de uma grande aceitação durante sua vida. Seu trabalho incluiu temas bíblicos e históricos, assim como alegorias.

A Bela Dama Sem Piedade
John Keats
(1795--1821)
Oh! O que pode estar perturbando você, Cavaleiro em armas,
sSozinho, pálido e vagarosamente passando?
As sebes tem secado às margens do lago,
E nenhum pássaro canta.

Oh! O que pode estar perturbando você, Cavaleiro em armas?
Sua face mostra sofrimento e dor.
A toca do esquilo está farta,
E a colheita está feita.

Eu vejo uma flor em sua fronte,
sÚmida de angústia e de febril orvalho,
E em sua face uma rosa sem brilho e frescor
Rapidamente desvanescendo também.


Eu encontrei uma dama nos campos,
Tão linda... uma jovem fada,
Seu cabelo era longo e seus passos tão leves,
E selvagens eram seus olhos.

Eu fiz uma guirlanda para sua cabeça,
E braceletes também, e perfumes em volta;
Ela olhou para mim como se amasse,
E suspirou docemente.

Eu a coloquei sobre meu cavalo e segui,
E nada mais vi durante todo o dia,
Pelos caminhos ela me abraçou, e cantava
Uma canção de fadas.

Ela encontrou para mim raízes de doce alívio,
amel selvagem e orvalho da manhã,
E em uma estranha linguagem ela disse...
"Verdadeiramente eu te amo."

Ela me levou para sua caverna de fada,
E lá ela chorou e soluçou dolorosamente,
E lá eu fechei seus selvagens olhos
Com quatro beijos.

Ela ela cantou docemente para que eu dormisse
E lá eu sonhei...Ah! tão sofridamente!
O último dos sonhos que eu sempre sonhei
Nesta fria borda da colina.

Eu vi pálidos reis e também príncipes,
Pálidos guerreiros, de uma mortal palidez todos eles eram;
Eles gritaram..."A Bela Dama sem Piedade
Tem você escravizado!"

Eu vi seus lábios famintos e sombrios,
Abertos em horríveis avisos,
E eu acordei e me encontrei aqui,
Nesta fria borda da colina.

E este é o motivo pelo qual permaneço aqui
Sozinho e vagarosamente passando,
Descuidadamente através das sebes às margens do lago,
E nenhum pássaro canta.


Tradução: Izabella Drumond 
http://elore.com/Portugues/Poesia/Keats/bela.htm

Brilho de Uma Paixão



John Keats (Londres, 31 de outubro de 1795 - Roma, 23 de fevereiro de 1821) foi um poeta inglês. Foi o último dos poetas românticos do país, e, aos 25, o mais jovem a morrer. Juntamente com Lord Byron e Percy Bysshe Shelley, foi uma das principais figuras da segunda geração do movimento romântico, apesar de sua obra ter começado a ser publicada apenas quatro anos antes de sua morte. Durante sua vida, seus poemas não foram geralmente bem recebidos pelos críticos; sua reputação, no entanto, cresceu à medida em que ele exerceu uma influência póstuma significativa em diversos poetas posteriore, como Alfred Tennyson e Wilfred Owen.

A poesia de Keats é caracterizada por por um imaginário sensual, mais visível na sua série de odes. Atualmente seus poemas e cartas são consideradas entre as obras mais populares e analisadas na literatura inglesa.

wikipédia

*Acabei de ver o filme "Brilho de uma Paixão", cujo protagonista  é o poeta John Keats.
Fotografias e fugurinos belíssimos. O diálogo é poético e a gente até esquece a  triste sina  de alguns dos poetas do século XIX.
Não vivi a morte. Vivi a poesia .



Pode a morte ser um sono quando a vida é só um sonho
I

Pode a morte ser um sono, quando a vida é apenas um sonho,
E cenas de bem-aventurança passam como um fantasma?
Os prazeres transientes parecem como visão,
E ainda pensamos que a maior dor é morrer
II

Como parece estranho que o homem deva vagar sobre a Terra
E ter uma vida de infortúnios, mas não abandonar
Seu áspero caminho; nem ousar ver sozinho
Sua futura perdição que é despertar.

Muito prazer, John Keats !

Pérolas dos Bastidores - José Carlos Brandão

No avesso do verso
o seu mistério contido:
o universo e o olvido.




José Carlos Brandão

Pérolas dos Bastidores - Socorro Moreira


Regra verso:
ultrapassar
o impresso
Expressar
o mistério
.
Socorro Moreira

Tom



Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.

É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova. É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.


Camille Claudel


Camille Claudel

“Pior ainda foi sua inércia com o destino da irmã do poeta Paul Claudel, Camille, que foi sua assistente e amante. Ele tinha 43 anos, ela 19. Enquanto Rodin se cobria dos louros, Camille foi internada no hospício do Mondevergues, de onde só saiu para a cova, 30 anos depois. Hoje seu valor é reconhecido, seja através de exposições ou do filme Camille Claudel, estrelado por Isabelle Adjani”.
(Mauro Trindade)


Paris, século XIX.

Uma mulher decide quebrar os laços com sua classe social, com a moral vigente e com as normas de conduta bem aceitas em sua época. Foi considerada louca, internada por 30 anos num hospital psiquiátrico – até sua morte – depois de entregar-se furiosamente a sua arte e a um mau amante, escultor abastado e famoso. Ele, o imperecível Auguste Rodin. Ela, a intuitiva e talentosa escultora Camille Claudel, personagem de filmes, razão de poemas, mulher arrasada, infeliz e mal compreendida. Ingredientes que tornam a sua biografia fascinante aos olhares curiosos. Tudo o que se acrescente como condimento de frescas novidades sobre esta escultora – vitimada mais pela sociedade que pela loucura – exerce, talvez por isso, um encanto hipnótico e avassalador.
Não se sabe porque cargas d’água uma certa “intelectualidade” sente prazer irresistível pela tragédia moral e exalta como ponto de virtude o sofrimento do artista. Ao que parece, quanto mais estilhaçados melhor; quanto mais dolorido, mais doce (veja-se o caso da pintora mexicana Frida Kallo, que atualmente tem suas obras em altíssimas cotações no mercado de arte). O que importa em Claudel; aliás, o que deveria importar num momento em que se faz a revisão de sua obra, seria destacar o seu alto valor estético, sua ruptura com uma manifestação escultural adormecida e que era já, depois de um certo tempo, construcção oficial das formas em Rodin. Deveriam ser exaltadas estas coisas, não sua desgraça.
Não se pode negar o gênio a Rodin, mas deve-se questionar o quanto de preconceito e de sua postura como inverso de mestre prejudicaram um talento manifesto. Que não era mais florescente apenas, mas que exigia ar e aparecimento: ela, Camille. Ela, que num sopro poderia ser, sim, mais do que ele. E isso lhe era insuportável.
Camille era pouco conhecida do público. O reconhecimento de seu talento ficava restrito a artistas e intelectuais, mas mesmo entre eles o seu comportamento incomum assumia feições de desvario. Sua família era rica, mas a adolescente apaixonada pela escultura não se deixava ficar entre rapapés, na condição de mulher passiva e obediente, à espera de um marido bem aquinhoado e cordato, largada das coisas impuras da arte. Muito pelo contrário. Desde menina fugia de casa para extrair barro para suas esculturas. A mãe, no entanto, se opunha à ambição de ser artista da pequena Camille. A sociedade francesa, preconceituosa e machista, também colocava muros à sua frente. Ela tentou passar por todos eles. Era mulher, e a escalada se tornava ainda mais difícil. O lance crucial de sua vida ocorreu quando decidiu empregar-se no estúdio do escultor Rodin, com quem pouco tempo depois passa a conviver na condição de amante.
A união marginal atiçava os comentários. Uma jovem impetuosa e um homem rico, famoso e mais velho, convivendo sem casar oficialmente... Mas o fator determinante para os transtornos que se seguiriam a essa união não partiram exatamente daí. Tratava-se, no fundo, de um embate de natureza artística entre a intuição criativa de Camille e o apuro conquistado em anos de estudo pelo escultor oficial do governo francês, Auguste Rodin .
O rompimento entre os dois era a única saída para a sobrevivência criativa da jovem aluna que abalara de forma tão radical o universo artístico de seu mestre. Rodin não admitia as diferenças de potencial criativo entre ele e Camille. Quando a artista percebeu estar sendo usada por Rodin, veio o rompimento.
Camille ficou só. O irmão Paul Claudel, poeta, viajara para os Estados Unidos e lhe faltava mais esse amparo. Passou a criar obsessivamente; percebia-se, contudo, que perdia a sanidade. O golpe final veio quando, durante uma exposição, não conseguiu vender nenhuma escultura. O fracasso, o álcool, e agora o descrédito, somados às suas muitas decepções, fizeram-na indignar-se a tal ponto que, em dado momento, destrói as peças que havia criado.
Acaba interna como louca.

http://www.photo.mattfx.com/femme2000/fdj4.html

Curtas - XV - Aloísio


Do anverso
Ao avesso
Deixou impresso
R E G R E S S O...




Aloísio

Alaíde Costa



Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide nasceu no Rio de Janeiro RJ em 8 de dezembro de 1935.


John Lennon



John Winston Lennon MBE (Liverpool, 9 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980), foi um músico, compositor, escritor e ativista em favor da paz britânico.

Brasileirão 2010




Pela segunda vez consecutiva, o meia argentino Conca, do Fluminense, foi escolhido o Craque da Galera no Prêmio 
Craque Brasileirão, com um total de 692.112 votos (40%). O jogador tricolor recebeu o troféu de ouro em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, ficando à frente do zagueiro Dedé, do Vasco, e o meia Bruno César, do Corinthians. Dedé ficou com o segundo lugar, e Bruno César foi o terceiro colocado. E mais, este ano, o maestro tricolor também foi eleito como o melhor jogador do campeonato.

Convidado do programa Bem Amigos, do "Sportv", o meia argentino enfatizou o carinho recebido no clube, o que, segundo ele, é motivo de registro tão importante quanto qualquer premiação formal.

- Pude ganhar prêmios, mas o respeito que ganhei no Flu foi o maior prêmio que recebi - frisou o craque do campeonato.

Perguntado sobre suas perspectivas de vestir a camisa da seleção de seu país, Darío Conca foi taxativo, revelando não mostrar ansiedade por ver materializado o indisfarçável desejo.

- A Argentina conta hoje com grandes jogadores, de nível muito bom. E o que tiver de vir, vai vir - sentenciou o meia, mencionado pelo diário Ole como um dos jogadores preferidos por torcedores argentinos.

A torcida do Fluminense, que comemora o título brasileiro após 26 anos sem conquista, novamente mostrou sua força ao eleger Conca. Em 2008, os tricolores também conseguiram dar o troféu para um jogador do clube: o zagueiro Thiago Silva, hoje no Milan, da Itália.

Dedé, que recebeu 618.041 votos (36%), disputou o seu primeiro Brasileirão este ano. Já Bruno César ficou em terceiro lugar, com 403.940 (24%).

Craque da Galera:

1º colocado: Conca (Fluminense)
2º colocado: Dedé (Vasco)
3º colocado: Bruno César (Corinthians)

Vencedores em anos anteriores:
2009: Conca (Fluminense)
2008: Thiago Silva (Fluminense)
2007: Rogério Ceni (São Paulo)
2006: Renato (Flamengo)
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/12/brasileirao-2010-

Necropsia - Por Domingos Barroso


Deixe-me ser santo,
um sujeito bacana.

Renovo minha alma
no deserto da colina.

Não preciso cavar com as próprias unhas
um poço profundo para que brote da fonte
água pura e benta.

Deixe-me ser santo
asinhas meio caídas
arrastando-se pelo pântano.

A Verdade arde,
o fogo transparente.

Começo hoje a plantar um novo jardim
na varanda de jarros tristes.
Não espalho sementes.

Espero a boa vontade dos pássaros -
Os férteis bicos de longas jornadas.

Deixe-me ser santo,
a testa larga e os olhos míopes.

A saudade do outro suporta-se -
mas a ausência da estranha cumplicidade
conquistada com os objetos domésticos
amedronta e enlouquece.

Quanta falta me rasga o peito
das paredes silenciosas,
dos cantos lúgubres das salas,
quartos, atrás da geladeira.

Onde diabos se meteu
minha pequena lagartixa.

Morreu de fome,
de tristeza.

Saudade de gente passa -
mas criar laços
com a tímida surdez
dos copos, taças, pratos
de outra casa
é infernal.

Deixe-me ser santo,
admirar o dedo quase decepado
debaixo de uma tampa de cisterna.

Alguém há de beber do meu sangue.
As lágrimas já perderam o sal
e o rumo do mar.

Domingos Barroso

Yemanjá


No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.

Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de Fevereiro, uma das maiores festas do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.

Outra festa importante dedicada a Iemanjá ocorre durante a passagem de ano no Rio de Janeiro. Milhares de pessoas comparecem e depositam no mar oferendas para a divindade. A celebração também inclui o tradicional "Banho de pipoca" e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à Orixá.

Na Umbanda, é considerada a divindade do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos, mãe de todas as cabeças humanas.

Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta

Além da grande diversidade de nomes africanos pelos quais Iemanjá é conhecida, a forma portuguesa Janaína também é utilizada, embora em raras ocasiões. A alcunha, criada durante a escravidão, foi a maneira mais branda de "sincretismo" encontrada pelos negros para a perpetuação de seus cultos tradicionais sem a intervenção de seus senhores, que consideravam inadimissíveis tais "manifestações pagãs" em suas propriedades. Embora tal invocação tenha caído em desuso, várias composições de autoria popular foram realizadas de forma a saudar a "Janaína do Mar" e como canções litúrgicas.

Pela primeira vez em dois de Fevereiro de 2010 uma escultura de uma sereia negra, criada pelo artista plástico Washington Santana, foi escolhida para representação de Iemanjá no grande e tradicional presente da festa do Rio Vermelho, Salvador, Bahia em homenagem à Àfrica e a religião afrodescendente.

Seus filhos e filhas são serenos, maternais, sinceros e ajudam a todos sem excessão. Gostam muito de ordem, hierarquia e disciplina. São ingênuos e calmos até demais, mas quando se enfurecem são como as ondas do mar, que batem sem saber onde vai parar. São vaidosos mais com os cabelos. Suas filhas sabem seduzir e encantar com a beleza e mistérios de uma sereia. Geralmente as filhas de Iemanjá tem dificuldade em ter filhos, pois já são mães de coração de todos.
wikipédia

Flor em Berlim ! - por Socorro Moreira

Parabéns, Grace Kelly, baiana amiga de Barra do Mendes (BA).
(Mais um sagitariano fazendo aniversário. Tenho muitos amigos desse signo).
Conheci Grace , nos anos 80, quando trabalhava na Bahia. Amizade forever !
Naquele tempo ela  brincava fazendo música, nas garrafas vazias. 
Som inesquecível. Vibrante de vida.
Hoje ela é famosa DJ, em Berlim. 
Sucesso garota !
Comemoremos esse dia, como em todos das nossas vidas !
Tim, tim !!

Languidez- Por Florbela Espanca



Fecho as pálpebras roxas, quase pretas,
Que poisam sobre duas violetas,
Asas leves cansadas de voar...

E a minha boca tem uns beijos mudos...
E as minhas mãos, uns pálidos veludos,
Traçam gestos de sonho pelo ar...

Florbela



Florbela Espanca (Vila Viçosa, 8 de Dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de Dezembro de 1930), batizada com o nome Flor Bela de Alma da Conceição, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida de trinta e seis anos foi tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização e feminilidade

wikipédia

A propósito do texto de Emerson Monteiro : "A Inteligência Alimentar"

Sabemos que somos o que comemos, também !
A indisciplina alimentar é a causa de muitos dos nossos males( nem todos ) .
Discernir é diferente de conscientizar-se.
Nem sempre mudamos de comportamento, mesmo bem informados daquilo que nos é caro.
Uma mãe corre o risco de botar açúcar na boca do filho, no seu primeiro estágio de vida, além do mel do carinho, é claro !
Crescemos na compulsividade do peixe : morrer pela boca. Pra descondicionar essa verdade, haja força de vontade !
Não existem regras generalizadas .Que tal a alimentação natural ?
Morremos nos frascos e nos enlatados 
Façam o que eu digo, e não façam o que eu faço :
-Sal e açúcar com parcimônia
-Alimentação balanceada :  proteínas ( carnes,aves e peixes, leite e seus derivados, ovos); carboidratos (  cereais integrais) e vitaminas (legumes e frutas).
-Trocar sempre o refri pelo suco de frutas
- Evitar gordura animal , e dar preferência aos alimentos cozidos , assados ou grelhados.

E aquele sanduiche enriquecido com bacon e maionese, acompanhado de batatas fritas  e uma coca-cola geladinha?
E aquele sundae , com calda de caramelo e farofa de castanha ?
E aquela pequizada com bastante nata?
Eu acho que não precisamos nos privar de nada.Aten5tar pela quantidade e qualidade,  Não dizem que  o bom está no meio termo?
Enfim, saúde é equilíbrio, em todos os sentidos !


Socorro Moreira ( diabética de carteirinha)

A “face oculta” do Rui - José Nilton Mariano Saraiva

510 anos após o seu descobrimento, o Brasil descobre que é um país de raríssimos heróis. Macunaímicos ou não, eles estão aí, fazem parte da nossa história e convém não ignorá-los; inconcebível, por temor de maculá-los, evitar aprofundar estudos sobre os “de cujus”.
Certamente que imbuído desse propósito e após paciente e minuciosa pesquisa em documentos oficiais (da época), o jornalista Luis Nassif lançou meses atrás o livro “Os Cabeças de Planilha” que, dentre outras, nos traz revelações desconcertantes e estarrecedoras sobre o mitológico Rui Barbosa, o nosso "Águia de Haia", quando este “esteve” Ministro da Fazenda de Deodoro da Fonseca.
Há que se atentar, por dever de justiça, que o jornalista em nenhum momento coloca em xeque ou tenta desqualificar-desconstruir a figura heráldica do “intelectual” Rui Barbosa, subtrair os méritos do “Águia de Haia” ou negar o valor do nosso herói da infância; até porque seria pouco inteligente.
Assim, preservando-o (o “intelectual”), deixando-o imune à polêmica e até certo ponto blindando-o hermeticamente, a pesquisa foi feita em cima do “homem”, do “mortal” e, mui especificamente, do “político” Rui Barbosa.
E só então constatamos a contundência do sábio adágio popular de que “na prática a teoria é outra"; é que o resultado emergente do estudo do Nassif nos deixa aparvalhados e embasbacados ante o surgimento de uma figura tão aética, imoral e desprovida de caráter. Com imensa tristeza constatamos que os belos ensinamentos e magníficas lições do “intelectual” Rui Barbosa, tratando sobre a honra, a honestidade, a ética, a moral e os bons costumes sucumbem inexoravelmente quando confrontados com o diário "modus operandi" mafioso do “político” Rui (como se ele estivesse a nos sussurrar ao ouvido a velha máxima: “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”).
Assim, decepcionantemente constatamos que Rui Barbosa, o “político”, foi tão ou mais desonesto e nefasto que a “cambada de picaretas” com assento no Congresso Nacional nos dias atuais; que coisas hoje banalizadas, do tipo tráfico de influência, malandragem, propinas, privilégios a amigos, jeitinho, favores em troca de vantagens, recebimento de presentinhos, corrupção, desonestidade, falsidade e improbidade administrativa estiveram sempre presentes em sua labuta. Diuturnamente. Enquanto no poder esteve e do poder se serviu.
A sombria “face oculta” de Rui Barbosa (o político) constitui-se, pois, uma amazônica decepção pra quem só conhecia a sua iluminada “face visível” (o intelectual).
Abaixo, para ilustrar, uma pequena amostra das “peripécias” do nosso grande Rui Barbosa (segundo o Nassif):

1) “Com o cunhado Carlos Viana Bandeira, o Carlito, e o Conselheiro Mayrink, Rui participou da fundação de um tal de Banco Vitalício do Brasil, que, como quase todos os empreendimentos de Mayrink, era sub-capitalizado, com a subscrição constituída por notas promissórias. SEGUNDO AFONSO ARINOS, NENHUM BANCO AUTORIZADO A EMITIR POR RUI REALIZAVA SEQUER O CAPITAL ESTATUTÁRIO. O Banco acabou fechado antes que explodisse o escândalo”.
2) “Quando deixou o governo, no bojo de uma renúncia coletiva do Ministério, RUI FOI PRESENTEADO POR MAYRINK E OUTROS BANQUEIROS COM UM PALACETE EM LARANJEIRAS. Segundo relatou seu cunhado Carlos Viana Bandeira, foi sua mãe (sogra de Rui) quem o convenceu a não aceitar o presente, porque "tal coisa não cheirava bem"”.
3) “QUANDO SAIU DO MINISTÉRIO, RUI JÁ ERA UM HOMEM RICO, PARTICIPANDO DE TRÊS EMPRESAS CRIADAS NO “ENCILHAMENTO”. Ainda se tornou presidente da estrada de ferro Goiás-Mato Grosso e do Banco Impulsor. Entre fevereiro e maio de 1891, em plena agonia do “Encilhamento”, o Banco patrocinou cinco novos lançamentos no mercado".
4) “Rui Barbosa viu na reforma monetária a possibilidade de beneficiar grupos específicos – E DE SER BENEFICIADO POR ELES. BENEFICIOU ESPECIALMENTE O CONSELHEIRO FRANCISCO DE PAULA MAYRINK E SAIU DO GOVERNO SÓCIO DE TRÊS EMPRESAS DELE”.
5) “As pressões vinham acompanhadas de uma imensa 'atoarda' na imprensa, atingindo um Ministro da Fazenda moralmente fragilizado pelas CONCESSÕES ESCANDALOSAS CONFERIDAS AO CONSELHEIRO MAYRINK”.
6) “No início de 1891 - JÁ RICO - TENDO SAÍDO DO GOVERNO PARA DIRIGIR COMPANHIAS FILHAS DO “ENCILHAMENTO” E DO CONSELHEIRO MAYRINK, Rui lamentava as decisões tomadas. Se não tivesse sido pressionado, diria ele, metade da dívida pública teria sido resgatada”.
7) “A ficha de Deodoro só caiu mais tarde, quando RUI VENDEU A “QUINTA DO CAJU”, DE PROPRIEDADE DA UNIÃO, SEM CONSULTAR O PRESIDENTE E POR UM PREÇO CONSIDERADO IRRISÓRIO. A venda foi anulada e Rui pediu demissão pela nona vez, mas, nessa ocasião, Deodoro aceitou”.
8) “Em 1893, dois anos DEPOIS DE DEIXAR O GOVERNO, RUI ESTAVA SUFICIENTEMENTE RICO PARA COMPRAR O PALACETE NEOCLÁSSICO NA RUA SÃO CLEMENTE, EM BOTAFOGO (*), que pertencera ao Barão da Lagoa”.
(*) De tão triste lembrança, ainda hoje no referido endereço funciona a Fundação Casa Rui Barbosa, como que, ironicamente, a querer perpetuar os desmandos cometidos pelo patrono.

Cariricaturas em prosa e verso - Edição Especial



Título e capa, em estudo ( aceitamos sugestões)


Prefácio de José Flávio Vieira
Contracapa de José do Vale Feitosa


-Sem ônus para os escritores.
-Número de textos por autor : 2 + release + fotografia
-Reciprocidade : 5 livros para cada autor.


Autores convidados: todos os nossos colaboradores !


-Os textos deverão ser enviados para o e-mail de Stella ,até no máximo, 15 de Dezembro de 2010.
-Fase de revisão : o tempo necessário .

- stelasiebra@yahoo.com.br

Polícia Inglesa Prende Julian Assange do Wikileaks - José do Vale Pinheiro Feitosa

Logo que os documentos das embaixadas americanas do mundo todo, trocando inconfidências, falando mal dos outros feito linguarudos de canto de feira, foram divulgados pelo Wikileaks, a Suécia, num rasgo de servilismo judicial, deu mandato de prisão contra Julian Assange o fundador e estimulador do blog. O pior é o orquestramento da mídia a respeito da matéria: ele é procurado por estupro. Convenhamos um crime sem apoiadores, muito diferente desta heróica resistência civil aos desmandos imperiais. No entanto já vi em muito site que na verdade o tal crime de estupro é por sexo inseguro.

A prisão de Julian Assange é política não tem como esconder. Nos últimos quinze dias todo mundo brincava que Assange havia ocupado o lugar de mais procurado de Bin Laeden. Os EUA, a Inglaterra, os países que fazem o jogo de poder mundial estão incomodados com a exposição de suas entranhas infectadas. Temem o efeito esterilizante que o debate democrático e à luz do dia tenha sobre a lógica do domínio, especialmente do domínio de classe.

Ontem mesmo há havia uma reação de hackers pelo mundo todo em defesa de Assange. Agora começou a era do embate no canal vivo das comunicações: a rede mundial de computadores de fato começa a mostrar a sua grande face e parece que não é a do Big Brother. O Banco Suíço que reteve uns caraminguás de Assange teve seu site derrubado por hackers que foram além, deram uma nota de guerra contra a prática.

Como os hackers são “soldados voluntariosos” e existem soldados mercenários logo saberemos da contra-insurgência oficial. Virão os “quadros” dos governos para o campo e fazer o mesmo. Acontece que tudo está quente. A Conferência sobre o Clima em Cancun anda para um rotundo fracasso. Muitas denúncias de efeitos climáticos desastrosos estão correndo a conferência e isso alimentará o debate e a insurgência por todo lado.

Estamos andando rapidamente para um embate mundial de natureza apropriada a nossos tempos. Com as forças destrutivas da época.

Na sintonia do rítmo africano- Haja coração pulando, no puladinho das lembranças ..

Retornando ao Cariricaturas com a cara que ele tem - José do Vale Pinheiro Feitosa

Será ótimo quando a reconfiguração do Cariricaturas retornar ao que era. Ontem à noite tomei um susto, como se fosse um sequestrador de espaço de tanta gente boa. É preciso ampliar o número de postagens visíveis num simples rolar de tela, isso dá a idéia de durabilidade do trabalho de quem posta, além de facilitar o leitor. Alguns blogs, especialmente da plataforma Wordpress, dão título da matéria e introdução de um ou mais paráfragos e em seguida a opção "leia mais" que permite completar a leitura do que se interessou. Agora mais animado com a possibilidade de retornar ao simpático cariricaturas com a cara que vinha.