Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O CARIRICATURAS DE CARA NOVA - Por Edilma Rocha

.

A criação do blog "CARIRICATURAS" foi uma idéia que nasceu no coração de cratenses  com a finalidade de tornar o dia a dia dos internautas do Cariri, numa grande família com a troca de amizade e conhecimentos.

Inicialmente foram convidados, leigos, escritores, poetas e artistas para alimentar o prazer de escrever e manter os conterrâneos conectados com harmonia e paz.

Como acontece com tudo na vida, alguns colaboradores ficaram por um tempo e outros partiram para novas empreitadas, contribuindo na criação de novos blogs para o enriquecimento do Cariri no mundo virtual.  Muitos começaram pequenos aprendizes e aos poucos foram evoluindo, chegando até a surpreender os seguidores com palavras de incentivo e aplausos. Os verdadeiros escritores Cratenses se misturaram a essa nova família de iniciantes, que de alguma forma, estavam presentes com a simplicidade das palavras, frases, contos, fotografias, poemas e até textos que nasciam da mais pura vontade de contribuir...

Para harmonizar este título "CARIRICATURAS", à "cara" do Blog, foi adicionada uma imagem fotográfica do nosso estimado Pachelly Jamacarú, simbolizando os 'CARETAS". Os "Caretas" é uma das manifestações folclóricas das mais antigas e importantes da região do Cariri. Esse ritual vem sendo cultuado desde o final do século XIX. Homens usando máscaras e chocalhos, trajando roupas coloridas e esfarrapadas invadem as nossas ruas na época da Semana Santa como uma grande brincadeira, misturando o "Sagrado" e o "Profano". Alguns rapazes e também homens de mais idade mudam o sentido da colheita e da morte de "Judas Iscariotes", se produzindo como espantalhos que perambulam pela cidade no ritmo dos guisos e chocalhos. Saem, então, à procura de prendas para o Sítio de "Pai Véio" na noite da morte de "Judas".

Antigamente essa brincadeira só acontecia na zona rural, mas hoje os "Caretas"estão nas cidades como mostram as incríveis imagens de Pachelly, reproduzindo o movimento, ritual e a criatividade, num colorido espetacular. Essas imagens nos representam  a todos: nossas caras e criaturas do Cariri.

Os mais apaixonados pelo "CARIRICATURAS", não o deixaram morrer, mesmo diante das ausências, das polêmicas, das críticas e de um esquecimento qualquer... Continuaram firmemente alimentando, dia após dia, contornando as dificuldades que surgiam. O ato de escrever é um ato de amor e o amor verdadeiro não morre nunca.

Este ano, o "CARIRICATURAS" está de cara nova para começar mais uma caminhada. Está mais colorido, mais maduro e sempre perseverante. E espera continuar com a colaboração  dos nossos escritores mais presentes, como também daqueles que a saudade nos faz lembrar, para juntos fazermos acontecer a união verdadeira. Esperamos que nos sigam e juntem-se a nós...

Vamos continuar sendo este "CARIRICATURAS" que invade vidas por aí afora,  feito brincadeira popular, por todo o ano de 2012.

Edilma Rocha

Queremos um Rei! - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

A formação do povo judeu ocorreu através do agrupamento de famílias nômades que se uniam em clãs e depois em tribos. Para sobreviverem, esses grupos peregrinavam juntos, compartilhando suas crenças e costumes até se fixaram em áreas e espaços desocupados nas regiões montanhosas da terra por ele dita prometida.

As "Doze Tribos de Israel" foi provavelmente a mais bem sucedida e duradoura experiência socialista que a humanidade conheceu. Resistiu durante mais de duzentos anos aos ataques das cidades-estados, coisa que se mostrou improvável de ocorrer nas repúblicas ditas socialistas do século XX com relação ao poderio econômico e bélico formado pelo atual sistema capitalista hegemônico.

As tribos constituíam uma sociedade igualitária com partilha de bens, tendo como preocupação principal a sobrevivência dos seus membros. Esses gozavam dos mesmos direitos e tinham deveres iguais. Uma sociedade em que cada tribo tinha autonomia suficiente, não existia a figura de um poder centralizador, nem governo, nem câmaras legislativas, constituição, poder judiciário ou qualquer outro tipo de legislação que não a observância à lei de Javé, isto é: aos dez mandamentos. Não havia um exército constituído que pudesse defender as tribos dos constantes ataques dos exércitos das cidades-estados equipados com armas e carros de guerra na região que também era habitada por filisteus, amorreus, heteus, cananeus e outros povos fixados nas terras da Cisjordânia e Transjordânia no país de Canaã.

As tribos possuíam apenas um "conselho de anciões" formado pelos chefes dos clãs que dirimia as dúvidas entre pessoas e entre as próprias tribos e mediava pequenas questões. Na defesa dos ataques e invasões inimigas existia a figura do "juiz", bem diferente das funções dos juízes atualmente existentes. Nas tribos, os juízes eram líderes que surgiam espontaneamente quando alguma tribo era invadida por povos inimigos. Eles lideravam a reação e a luta em defesa do povo. Entre os mais destacados juizes estão Otoniel, Débora, Barac, Gedeão, Jefté, Sansão e o profeta Samuel.

Numa sociedade exclusivamente rural, a terra era propriedade de todos e distribuídas por sorteio. Não havia cobrança de impostos, taxas e outros tributos necessários à sustentação do poder. Aqueles que se colocavam à serviço da comunidade o faziam em benefício dos membros de cada tribo. Todos trabalhavam e o excedente da produção individual era distribuído igualmente com aqueles que produziam menos, devido às constantes épocas de estiagem ou à infertilidade dos solo. Essa partilha se verificava inclusive entre as tribos cujas colheitas não fossem suficientes.

As tribos como organização social entraram em crise devido aos constantes ataques promovidos pelos reis das cidades-estados, o surgimento do arado, que possibilitou o aumento da produção agrícola e o surgimento de classes ricas. Com o advento da pecuária bovina, as terras antes próprias para o plantio de grãos foram destinadas à produção de pastagens. Essas causas fizeram com que os mais ricos exercessem pressões junto ao profeta Samuel no sentido de que fosse escolhido um rei para Israel. À principio o profeta foi contra a monarquia. "Vocês querem um rei? Pois este é o direito do rei que governará vocês: ele convocará os filhos de vocês para cuidar dos carros e cavalos dele, e correr à frente do seu carro. Ele os obrigará a ararem a terra dele, a fazerem a colheita para ele, a fabricarem armas de guerras e as peças dos seus carros. As filhas de vocês serão convocadas para trabalharem como perfumistas, cozinheiras e padeiras. Ele tomará os campos, as vinhas de vocês, e as dará aos oficiais e ministros. Os melhores servos e servas, os bois e jumentos de vocês ele os tomará para que fiquem a serviço dele e cobrará, como tributo, a décima parte dos rebanhos. E vocês mesmos serão transformados em escravos dele. Quando isso acontecer, vocês se queixarão do rei que escolheram. Nesse dia, porém, Javé não dará nenhuma resposta a vocês." (1Sm 8, 10-18)

O povo não deu ouvidos ao profeta: "Não tem importância. Teremos um rei que nos governará e seremos como as outras nações. Nosso rei nos governará, irá à nossa frente para comandar nossas guerras." Era o fim do sistema das tribos em Israel. A monarquia em Israel iniciou-se com rei Saul, solidificou-se com o Rei Davi e teve seu apogeu com o Rei Salomão.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Fonte de Pesquisa: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral - Paulus Editora e "Coleção Bíblia em Comunidade", Vol 4 - As famílias se organizam em grupos, Edições Paulinas, 4a Edição - 2004.

VIRADA DO ANO - Por Edilma Rocha


Camarotes na Praia de Iracema aguardam a meia-noite...


Luzes e fogos anunciam 2012...


O amor acontece...


O povo aguarda o show... enquanto o iluminador trabalha...

Imagens são registradas...


A última dose finaliza a noite...


Amanhece o dia....


Água de coco cura a ressaca..

FELIZ 2012
Eu só peço a Deus Mercedes Sosa
. Eu só peço a Deus que a dor não me seja indiferente Que a morte não me encontre um dia Solitário sem ter feito o que eu devia Eu só peço a Deus que a injustiça não me seja indiferente Pois não posso dar a outra face Se já fui machucado brutalmente Eu só peço a Deus que a guerra não me seja indiferente É um monstro grande e pisa forte Toda a pobre inocência dessa gente) Eu só peço a Deus que a mentira não me seja indiferente Se um traidor tem mais poder que um povo Que este povo não esqueça facilmente Eu só peço a Deus que o futuro não me seja indiferente Sem ter que fugir desenganado Pra viver uma cultura diferente Solo le pido a Diós que la guerra não me sea indiferente Es um monstro grande y pisa fuerte Toda la pobre inocencia de la gente

Um OVNI?

O maior hobby de Heládio Teles Duarte é a fotografia.
Depois vem a pintura, arte na qual ele se revelou, também, um bom pintor.
Mas –voltando à fotografia – Heládio fotografou um avião comercial, que passava no ar. Ao revelar as fotos, notou algo acima do avião, perfeitamente visível no límpido céu azul.
Objeto este que logo sem eguida estava abaixo do rastro de fumaça deixada pela aeronave.
Confira abaixo.

70 anos da ordenação sacerdotal de Dom Vicente Matos -- por Armando Lopes Rafael

   Busto de Dom Vicente Matos -- colocado por iniciativa de seus admiradores --  na Praça da Sé. Nenhuma rua de Crato foi denominada em homenagem ao maior benfeitor desta cidade.

   O calendário das pequenas efemérides do Cariri assinala neste 2012 – mais precisamente  no dia 29 de novembro – os 70 anos da ordenação sacerdotal de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, terceiro bispo de Crato. Recém-ordenado,  o jovem padre Vicente Matos recebeu a missão de ser o primeiro administrador da recém-criada Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, da cidade de Capistrano, à época pertencente à Arquidiocese de Fortaleza.
  

Em Capistrano, o padre Vicente Matos encontrou como igreja-matriz uma capela singela e de pequenas dimensões, embora dotada de um tradicional cruzeiro a sua frente (foto à esquerda). Naquela cidade, ele demonstrou os primeiros sinais do espírito empreendedor de que era dotado. Deve-se ao padre Vicente Matos a construção da nova e imponente igreja-matriz da paróquia de Capistrano, (foto abaixo,  à direita) hoje integrando a diocese de Quixadá.
  
Logo,  o arcebispo dom Antônio de Almeida Lustosa percebeu as virtudes do jovem padre Vicente Matos, dentre as quais sobressaiam os dotes de um pastor zeloso, prudente, dinâmico, firme e compreensivo. Por isso convocou-o para dirigir o Colégio Arquidiocesano, em Fortaleza, o que ele fez com responsabilidade e competência entre  1947 e meados de 1955.
Dom Vicente Matos (penúltimo à direita) é visto nesta foto de 1960, sendo recebido pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek,juntamente com outros bispos brasileiros,  nos primeiros dias de Brasília como nova capital.

    Em 21 de abril de 1955 foi eleito bispo. A edição do jornal “O Povo” de Fortaleza, do dia 26 do mesmo mês,  abaixo da manchete “Pio XII nomeia sacerdote cearense”, publicava a seguinte notícia: “Mais um sacerdote cearense acaba de ser distinguido pelo Papa Pio XII. Trata-se do virtuoso padre Vicente de Paulo Araújo Matos, que, pela nomeação papal, recebeu o título honorífico de bispo titular de Antioquia no Meandro. Irá coadjuvar dom Francisco de Assis Pires na Diocese de Crato”.

     Como sucessor dos Apóstolos, adotou o lema – sugerido por dom Antônio de Almeida Lustosa –, Vicenti Dabo Manna” (Ao vencedor darei o maná). Este lema, retirado do livro do Apocalipse, é uma alusão ao prenome do novo bispo, “o qual, fortalecido pela Eucaristia e com as bênçãos da Virgem Maria, vivamente deseja vencer, na terra, e chegar ao banquete celeste de que é símbolo o maná”.

   Dom Vicente Matos chegou a Crato, como bispo-auxiliar, em 15 de agosto de 1955. Em 22 de janeiro de 1961 foi nomeado terceiro bispo desta diocese, sucedendo a Dom Francisco. Aqui permaneceu até 1º de junho de 1992, quando renunciou à Diocese por motivo de saúde. Foram, portanto, 37 anos de doação, sofrimentos e vitórias de um  fecundo episcopado em terras do Cariri.

    O que dom Vicente Matos realizou na diocese de Crato lembra a obra de um gigante! Dentre as suas muitas realizações podemos lembrar: criou dezoito paróquias; ordenou trinta e sete sacerdotes. Deve-se a ele a fundação do Instituto de Ensino Superior do Cariri, mantenedor da Faculdade de Filosofia de Crato e embrião da atual Universidade Regional do Cariri.

Foram, também,  iniciativas de Dom Vicente a construção do imponente Centro de Expansão Educacional (localizado no bairro Grangeiro) que hoje leva seu nome; a Rádio Educadora do Cariri; a Empresa Gráfica Ltda., que editava o jornal “A Ação”; a criação da Fundação Padre Ibiapina, instituição de amplo alcance social que desenvolve trabalho de Evangelização, Cursos de Treinamento e as Pastorais da Criança, da Educação e da Saúde, além de mantenedora da  atual Faculdade Católica do Cariri, criada recentemente por dom Fernando Panico. A Dom Vicente se deve ainda a criação dos primeiros Sindicatos dos Trabalhadores Rurais no Sul do Ceará; a criação e construção do Ginásio Madre Ana Couto e do Colégio Pequeno Príncipe; a criação da  Escola de Líderes Rurais; da Organização Diocesana de Escolas Profissionais, dentre outras iniciativas.
Um grande bispo!
O maior benfeitor do Crato ao longo da quase tri secular existência desta cidade...

(Texto: Armando Lopes Rafael)

A virada do ano - Por Claude Bloc


Sabemos que a virada de ano não passa de um limite cronológico, mas movidos pela tradição damos a essa passagem o clima que almejamos: fazer brindes, vestir o branco, comer lentilha, distribuir louros, dentre outras crendices e simpatias.

Movidos por superstições e contagiados pela oportunidade de um novo começo, consideramos muitas vezes que talvez seja a hora de mudar. E a mudança vai brotando pouco a pouco da consciência que se concretiza na química que nasce da união: coração e mente.


Para muitos, quem sabe, seja a hora de parar de fumar, de recuperar a boa forma, de buscar o novo trabalho, de comprar um carro, de encontrar a cara-metade, de morar na casa própria... Tanta coisa! Melhor seria, porém, que, ao mesmo tempo, tivéssemos olhos para as conquistas abstratas, para a renovação dos nossos valores e prioridades.

Sabemos que a felicidade tão buscada não é um bem material como muitos insistem em imaginar, mas um estilo de vida que se adota e se preserva em cada atitude, em cada pensamento, em cada palavra. Seguimos, no entanto, nossa estrada, muitas e muitas vezes, como meros passageiros rumo a destinos incertos, imaginando que essa felicidade esteja fora dos nossos domínios, esquecendo-nos de olhar para dentro de nós mesmos onde poderíamos percebê-la tão próxima e tão emaranhada em nossas emoções.

Que o Ano Novo exerça essa magia e esse poder de nos induzir à reflexão e que o respeito seja a moeda essencial nas nossas relações humanas. Que o mundo resgate o dom de se renovar e se reinventar em suas verdadeiras evoluções, sem maquiar as atitudes que nos fazem reféns de sonhos vazios.

Claude Bloc