Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ciao, bambino, ciao !

Após perder disputa ao Senado, Tasso Jereissati encerra carreira política
Folha On Line
FLÁVIA FOREQUE
ENVIADA ESPECIAL A FORTALEZA (CE)


O senador Tasso Jereissati (PSDB), 61, afirmou nesta segunda-feira (4) ter encerrado sua carreira política.
"Não vou mais disputar cargo público. Essa foi uma decisão dada primeiro pela população e depois por mim", afirmou em coletiva à imprensa em seu escritório político, em Fortaleza. O tucano não conseguiu se reeleger ao Senado no Ceará.

Após derrota, senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (4) ter encerrado sua carreira política


Tasso foi derrotado pelos deputados federais Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), que conquistaram 2,6 milhões e 2,3 milhões de votos, respectivamente. O tucano, que governou o Ceará por três mandatos, obteve 1,7 milhão de votos.
"Eu não pretendo mais ter vida política. Para mim, está encerrado esse capítulo de eleição", afirmou ao lado do candidato tucano ao governo do Ceará, Marcos Cals. Ex-secretário de Justiça de Cid Gomes (PSB), reeleito ontem, Cals ficou em segundo lugar na disputa pelo Palácio Iracema.
Tasso se viu isolado na política local após interferência do presidente Lula, que cobrou apoio de Cid ao petista José Pimentel. A intenção do governador era abrigar em sua chapa apenas Eunício Oliveira e dar apoio velado a Tasso.
"Sabíamos, quando nós resolvemos lançar candidato próprio, com o partido isolado, que seria muito difícil. Resolvemos assumir o risco", disse o senador na coletiva. Tasso prometeu ainda que o PSDB fará oposição ao governo de Cid - os tucanos eram aliados da gestão de Cid Gomes até o rompimento político entre Tasso e os irmãos Cid e Ciro, no início do ano.
SEGUNDO TURNO
Tasso prometeu empenho na campanha à presidência do tucano José Serra e minimizou o bom desempenho de Dilma Rousseff (PT) na região nordeste. "Quem teve votação aqui foi o Lula. A ministra Dilma não participou da eleição", alfinetou.
No Ceará, Dilma obteve 66,3% dos votos válidos. Serra teve o mesmo desempenho de Marina Silva (PV) - 16,3% dos votos válidos para cada um. O senador atribuiu a necessidade de um segundo turno a uma "sensação de chavismo". "Acho que o Brasil começou a perceber o perigo que estamos correndo", disse.
Um dos principais desafetos do presidente Lula, Tasso afirmou que a base de sustentação do governo "se faz pelo fisiologismo". "Eu não tenho dúvida de que o presidente Lula é um dos responsáveis por isso. A corrupção banalizou-se", disse.
CIRO GOMES
O senador ainda fez duras críticas ao deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), seu afilhado político. "O poder é encantador. Ele não é de longe a figura idealista que era 25 anos atrás".
Depois de quase 25 anos de aliança política, esta é a primeira eleição no Ceará em que o Tasso e Ciro, coordenador da campanha do irmão, o governador reeleito Cid Gomes (PSB), atuam em campos opostos.

Lembranças - Por Aloísio

Lembranças

Lembranças percorrem o meu pensamento
Nostálgicas como os acordes de um violão
Todas elas chegando ao mesmo momento
Ao som do bolero, balada, choro ou baião

Lembranças que às vezes viram saudades
Lembranças de doces e ternas recordações
Lembranças vindas de outras realidades
Lembranças que chegam de todos os porões

Lembranças vivas da minha vida no campo
Lembranças são tantas que não posso alcançar
Lembranças agora que viraram saudades
Lembranças de fatos que nunca vão voltar

Lembranças que exalam de todos os poros
Lembranças outras de minha mocidade
Lembranças dos namoros nos bancos da praça
Lembranças de fatos contados lá na cidade

Lembranças que eu não lembro de esquecer
Lembranças de barcos, velas e ondas ao mar
Lembranças de viagens, vôos, tantas partidas
Lembranças que eu não esqueço de lembrar

Aloísio

Nos delitos de circulação - Emerson Monteiro

Necessidade urgente do crescimento humano, a paciência, hoje mais do que nunca, se torna em instrumento social a toda prova. Com isso, vimos compreender o valor estimável das palavras de Jesus quando indica o perdão e a resignação diante dos obstáculos da jornada. Quando te bateram numa face oferece a outra, ensina o Evangelho.
No mundo de estradas e ruas, nos dias presentes, aquilo que antes figurava apenas pessoas em movimento, no volume individual que ocupava o espaço relativo dos corpos físicos, com a introdução da massa dos carros, o um se multiplicou por vários. O automóvel passou a lotar o chão dos pedestres, e agora os ameaça pela velocidade e transtornos diversos. Cada carro preenche território de oito a dez, doze, pessoas. Banheiras enormes em deslocamento, expulsam para zonas de periferia e campos habitantes de lugares, invade áreas e ameaça a paz de muitos.
O drama desse enxame nas cidades impõe atenção redobrada, sobretudo pelas surpresas que acarretam cruzar as avenidas, atravessar preferenciais e acessar vias expressas. Ninguém mais se sente em absoluta segurança no confronto das bólides luminosas dos tais veículos acelerados.
Os atores do drama, condutores ao modo de salve-se que puder, buscam responder ao desafio desta hora. Cursam autoescolas, prestam exames, desenvolvem habilidades e cumprem as regras do jogo agitado, nessa epopéia de sair para trabalhar, estudar e fazer compras que a aventura representa. Restritos pelos cintos de segurança, apuram a vista e a concentração essenciais à sobrevivência.
Um fator, no entanto, aponta o imprevisível dos volantes. No furor das batalhas, seres humanos de carne e osso, submetidos aos impasses e às falhas do inesperado, se sujeitam a reações nervosas, e gelam. O temperamento psicológico de todo motorista atinge as barreiras do controle, algumas vezes raiando a impulsos bárbaros e criminais.
Aquele pai de família exemplar, cidadão modelo, religioso abnegado, de um momento a outro muda sua costumeira tranquilidade e a calma ocasional, demonstrando comportamentos jamais considerados em iguais situações. De quem agressividade não se esperava, partem gestos e xingamentos dos menos civilizados. O doutor respeitado e educado corre, nessas condições, o risco de responder a homicídios e lesões fora de quaisquer propósitos normais. São os delitos de circulação no trânsito, praga que expoõe os urbanóides modernos.
Praticar ao máximo o domínio de si a humildade, eis só o que guarnece os heróicos paladinos dessa pressa e dos metais. Erguer pensamentos aos céus, no meio da ciranda agressiva e lembrar do amor ao semelhante, que, ali do lado, numa outra nave, também exercita conter a fera solta na arena do asfalto, dentro e fora das couraças brilhantes dessa atualidade inevitável.
Mania Besta
- Claude Bloc -


 
Mania besta esta
de embrulhar as lembranças
e guardá-las escondidas,
como se o olho pudesse gastá-las,
ou tirar seu brilho,
ou borrar suas cores...
Como se o presente pudesse contaminar
a memória
e azedá-la,
até ela se esfarelar...

Claude Bloc

A FORÇA DE LULA – José Nilton Mariano Saraiva

No segundo turno.
Foi assim, em duas oportunidades, que o atual Presidente da República, Lula da Silva, conseguiu eleger-se (2002) e reeleger-se (2006) para se tornar o mais popular de todos os mandatários do Brasil, em todos os tempos.
Não se constitui nenhuma novidade, pois, a atual eleição presidencial ser decidida no segundo turno, como pretende fazer crer aqueles imbuídos de má-fé ou que têm antipatia gratuita ao governo Lula.
Fato é que, independentemente dos agourentos de plantão (os tais “eternamente do contra”), o atual Presidente da República é o grande vitorioso do pleito de ontem, não só por levar sua candidata ao segundo turno (até com certa facilidade), mais, e principalmente, por ter dizimado (ou aniquilado) politicamente com a oposição anacrônica, improdutiva e raivosa no Senado, que sistematicamente votava contra os interesses da população brasileira (vide a subtração de 40 bilhões do orçamento, destinados à saúde, via CPMF, que, irresponsavelmente, por simples pirraça, foi extinta por eles).
Assim, retornam pra casa mais cedo (sem deixar saudades), fragorosamente derrotada (e sem direito a choro e vela), a turma abaixo relacionada: Arthur Virgílio (AM), Paulo Souto (BA), César Borges (BA), Heloisa Helena (AL), Reinaldo Aleluia (BA), Tasso Jereissati (CE), Rita Camata (ES), Antero Paes (MT), Efraim Morais (PB), Jarbas Vasconcelos (PE), Marco Maciel (PE), Raul Jungman (PE), Mão Santa (PI), Heráclito Fortes (PI), Gustavo Fruet (PR), César Maia (RJ), Ângela Amin (SC) e João Alves (SE), dentre outros.
No Ceará, particularmente, a derrota imposta ao outrora todo poderoso Tasso Jereissati, que mandava e desmandava no Estado há 24 anos, foi algo constrangedor e humilhante, de dá dó, até: concorrendo diretamente com um simples bancário licenciado, José Pimentel (Banco do Brasil) e com o empresário Eunício Oliveira, o senhor Tasso Jereissati ficou lá na rabeira, segurando a lanterninha, com menos de um quarto dos votos válidos (ridículos 23,70%).
E tudo isso porque o presidente Lula apareceu na telinha, já ao final da campanha, (quando o Tasso tinha mais de 60% das intenções de voto) com uma simplória recomendação aos eleitores: “quem vota em Eunício vota no Pimentel; quem vota em Pimentel vota no Eunício: quem vota em um vota no outro”.
Receita simples, não ??? Isso é ou não uma demonstração de força ???
No mais, aguardemos o segundo turno, para ratificar o prestígio de Lula.

Ruas da Infância - por Socorro Moreira

 
Andei a pé pela cidade, como gosto de fazê-lo. Sol ardente de Outubro, cabeça refrigerada no tempo.
Santos Dumont, a rua da minha tia Ivone. Olhei para o interior da casa , aonde ela morou tantos anos. Procurei na vizinhança, Dona Madalena, Seu Pedro Felício, Dona Zélia,  Evangelina , Dona Nadir ... Tudo virou comércio. E eu fiquei pensando como aquelas casas conjugadas, tão pequenas, abrigavam tanta gente.
Não existia o limite para hospedar parentes e amigos. O feijão sempre era suficiente. As redes eram armadas na cozinha, corredor, em cima das camas, mas tinham o cheirinho limpo das alfazemas , jogadas nos baús dos guardados. Hora de almoço, jantar, merenda, era uma festa de doces nos tachos e sequilhos nas latas.
Não lembro que faltasse à classe média  a grana do básico. Os moradores da Batateira, que ajudavam nos serviços da casa , faziam sua feira  com  fartura nas quantidades : café  em grãos, arroz, feijão de corda, farinha de mandioca,farinha de milho, goma, rapadura para substituir o açúcar, toucinho , corredor de boi  para acompanhar o pirão.
Ganhávamos presentes seus, como cana , ovos caipiras , frutas diversas, feijão e milho verde.. Se não tínhamos eletro domésticos, eles também não. Os tecidos  que  iam parar nas mãos das modistas e alfaiates, faziam talvez uma pequena diferença. Entre a chita e a cambraia de linho, viviam as classes sociais : pobre e média !
O estudo era gratuito. As escolas públicas possuíam grandes mestras.Criei-me sem entender a preocupação de uma nota promissória, cheque especial, e dívidas no cartão de crédito. As pessoas  tinham a paz  dos não-endividados. Se vestiam repetidamente o mesmo vestido, sabiam esperar com paciência, as quatro festas do ano  para a renovação do guarda-roupa :Padroeira, Natal, S.João  e o dia do aniversário. Ano Novo pegava carona no Natal , e representava um dia , quase como um outro qualquer.
Eu sinto saudades dos quitutes que eram servidos nas festas de aniversários : galinha caipira desfiada, farofa dos miúdos, pastel de carne ,canudinhos, sequilhos, sonhos, bolo de carimã, beijinhos de coco, salto de cortiça, refresco de maracujá... Balas, chicletes e chocolates, no quebra-panela. Guardo o cheiro e o colorido  dos papéis de beijos.Saudades dos meus avós, pais,  irmãos menores , primos, tios, e colegas de escola. 
Tudo passa. O leiteiro, o carteiro, o lenhador, o menino dos pirulitos, a zoada da máquina Singer pregando as sianinhas.
Os banhos ,quebrada a frieza, nas tardes do dia a dia.  Meu caderno de caligrafia; Meu livro de leitura, meu mata-borrão... Onde estão? Virou lixo, virou chão !?

Hoje  voltei aos tempos das cadeiras na calçada,  das ruas mal iluminadas , e adormeci no colo de Donana .
Se existe o acontecendo, em várias dimensões, quero o meu avô vestindo caqui, juntando moedas de cruzados , para umas comprinhas de mariolas, na bodega de Seu Adauto.
Pedro II, a Rua que testemunhou minha primeira infância !

Despedida - por Everardo Norões

o poeta se despede
pede visto
no passaporte outorgado
por deus
madrugada soa fera
e arde sem pudor
máquinas aceleram verbos constelados
tudo desperta no tardio
da página em branco
abre-se em lírio
vazio a repetir silêncios
soa cinzenta a hora do café
não sabe com que camisa
combinará esperas
e apenas este longe
muito longe

Chapada Diamantina - Por Ana Cecília S.Bastos




A maciez da pedra,
violência da branda ação das águas,
eternamente.

O regaço da montanha,
côncavos de doçura e suavidade
na aridez do sertão.

O silêncio da caverna,
a escuridão da caverna,
tudo o que nos devolve a nós mesmos.

Reflexões sobre as eleições 2010 – por Armando Lopes Rafael


Os números não mentem.
Acompanhem estas brevíssimas reflexões sobre o pleito eleitoral de ontem. E – por favor – se eu estiver errado corrijam-me.
Segundo o TSE, o Brasil tem 135.788.779 eleitores. Destes, 47.645.831 votaram em Dilma Rousseff. Ou seja, apenas 35% dos eleitores brasileiros votaram na candidata do Presidente Lula. A realidade: 88.142.948 eleitores não queriam Dilma Rousseff como Presidente do Brasil.
Destes, 33.129.399 eleitores votaram em José Serra e 19.635.814 eleitores votaram em Marina. Juntos, Serra e Marina somaram 52.765.213 eleitores, número bem superior aos que votaram em Dilma.

E o que dizer dos 18,12% (24.605.008 eleitores) que se abstiveram?
Dos 5,51% (6.123.487 eleitores) que anularam o voto?
Dos 3,13% (3.479.198 eleitores) que votaram em branco?

Pois é meus amigos! Os números são implacáveis. Se meditarmos sobre eles chegaremos à conclusão de que quem se elege neste Brasil está longe de ter a maioria dos votos...

-----
Nota:
Passado o pleito, informo em que votei.
Para Presidente: Serra;
Para governador: Lúcio Alcântara;
Para Senador; Tasso Jereissati (PSDB) e Alexandre Pereira (PPS);
Para deputado Federal: Carlos Matos (PSDB) e Deputado Estadual; Heitor Ferrer (PDT) (uma homenagem ao único deputado estadual que fez oposição ao governador Cid Gomes. Ele foi o único deputado estadual que não foi cooptado. Este “cabra macho” é de Lavras da Mangabeira)

Deputados Estaduais eleitos no Ceará

Deputados estaduais eleitos no Ceará em 2010
PRB/PT/PMDB/PSB (VAGAS: 20)

0001 Camilo Santana Pt - 121.681 3,19 %
0002 40123 Mauro Filho Psb - 105.977 2,78 %
0003 40444 Zezinho Albuquerque Psb - 75.673 1,99 %
0004 40111 Ivo Gomes Psb - 70.953 1,86 %
0005 40888 Sergio Aguiar Psb - 64.917 1,70 %
0006 40777 Roberto Claudio Psb - 64.821 1,70 %
0007 40789 Dr Sarto Psb - 60.701 1,59 %
0008 13654 Nelson Martins Pt - 54.141 1,42 %
0009 40114 Welington Landim Psb - 53.160 1,39 %
0010 10000 Ronaldo Martins Prb - 49.421 1,30 %
0011 40000 Antonio Granja Psb - 45.927 1,20 %
0012 15662 Lucilvio Girao Pmdb - 44.883 1,18 %
0013 10124 Duquinha Prb - 44.844 1,18 %
0014 13456 Rachel Marques Pt - 44.663 1,17 %
0015 40333 Mirian Sobreira Psb - 42.686 1,12 %
0016 40100 Eliane Novais Psb - 41.024 1,08 %
0017 40222 Roque Psb - 39.414 1,03 %
0018 15150 Carlomano Pmdb - 39.054 1,02 %
0019 13125 Professor Pinheiro Pt - 37.021 0,97 %
0020 15333 Danniel Oliveira Pmdb - 35.299 0,93 %

Partido da Social Democracia Brasileira (Vagas: 8)
0001 45333 Teo Menezes Psdb 63.317 1,66 %
0002 45144 Rogerio Aguiar Psdb 62.284 1,63 %
0003 45150 Moesio Loiola Psdb 60.584 1,59 %
0004 45455 Gony Arruda Psdb 52.452 1,38 %
0005 45111 Osmar Baquit Psdb 51.956 1,36 %
0006 45000 Joao Jaime Psdb 50.886 1,33 %
0007 45678 Dr Hugo Psdb 47.925 1,26 %
0008 45045 Professor Teodoro Psdb 43.920 1,15 %

Partido Democrático Trabalhista (Vagas: 4)
0001 12012 Patrícia Pdt 62.198 1,63 %
0002 12999 Ferreira Aragao Pdt 55.754 1,46 %
0003 12350 Heitor Ferrer Pdt 52.571 1,38 %
0004 12555 Delegado Cavalcante Pdt 34.182 0,90 %

PP/PTB/PSL/PHS (VAGAS: 3)
0001 31234 Tin Gomes Phs - Pp / Ptb / Psl / Phs 45.038 1,18 %
0002 17000 Herminio Resende Psl - Pp / Ptb / Psl / Phs 31.259 0,82 %
0003 14000 Vanderley Pedrosa Ptb - Pp / Ptb / Psl / Phs 31.159 0,82 %

Frente da Cidadania (Vagas: 2)
0001 19789 Julio Cesar Ptn - 24.077 0,63 %
0002 70123 Paulo Faco Pt Do B - 21.304 0,56 %

Novo Tempo (Vagas: 2)
0001 44789 Bethrose Prp - 45.121 1,12 %
0002 27022 Ely Aguiar Psdc - 23.225 0,61 %

Para Fazer Brilhar O Ceara - Pr - (Vagas: 2)
0001 22000 Fernanda Pessoa Pr - 44.759 1,17 %
0002 22123 Dr Leonardo Pinheiro Pr - 29.807 0,78 %

Partido Verde (Vagas: 2)
0001 43789 Roberto Mesquita Pv 52.305 1,37 %
0002 43618 Augustinho Moreira Pv 29.556 0,78 %

Democratas (Vagas: 1)
0001 25300 Idemar Citó Dem 33.479 0,88 %

Partido da Mobilização Nacional (Vagas: 1)
0001 33133 Mário Hélio Pmn 25.186 0,66 %

PCDOB PSC (VAGAS: 1)
Lula Morais Pc Do B - Psc / Pc Do B 35.024 0,92 %

Não Apurado : 364.899 (6,21%)
Apurado : 5.513.167 (93,79%)
Abstenção: 1.104.169 (20,03%)
Comparecimento: 4.408.998 (79,97%)
Votos (4.408.998)
Em Branco: 203.514 (4,62%)
Nulos: 393.350 (8,92%)
Pendentes: 0 (0,00%)

Votos Válidos: 3.812.134 (86,46%)
Nominais: 3.417.039 (89,64%)
De Legenda: 395.095 (10,36%)

* Resultado sujeito a alteração

Deputados Federais eleitos no Ceará

Deputados Federais eleitos no Ceará em 2010
PRB/PDT/PT/PMDB/PSC/PSB/PC do B (vagas: 17)

0001 4040 Domingos Neto PSB - 238.685 6,24 %
0002 1322 Guimarães PT - 199.880 5,22 %
0003 1533 Genecias PMDB - 165.263 4,32 %
0004 1500 Anibal PMDB - 149.435 3,90 %
0005 4013 Edson Silva PSB - 132.601 3,46 %
0006 1313 Artur Bruno PT - 131.466 3,43 %
0007 6510 Joao Ananias Pc Do B - 121.020 3,16 %
0008 1522 Raimundão PMDB - 114.319 2,99 %
0009 1234 Andre Figueiredo PDT - 111.684 2,92 %
0010 1555 Mauro Benevides PMDB - 106.314 2,78 %
0011 1333 José Airton PT - 98.377 2,57 %
0012 1312 Eudes Xavier PT - 95.249 2,49 %
0013 6565 Chico Lopes Pc Do B - 94.295 2,46 %
0014 1513 Danilo Forte PMDB - 91.172 2,38 %
0015 4000 Balman PSB - 85.493 2,23 %
0016 4011 Ariosto Holanda PSB - 82.728 2,16 %
0017 1515 Paulo Henrique Lustosa PMDB - 79.328 2,07 %

Para Fazer Brilhar o Ceará - PR - PPS (vagas: 2)
0001 2255 Vicente Arruda PR - 93.220 2,44 %
0002 2233 Gorete Pereira PR - PR / PPS 91.513 2,39 %

PP/PTB/PSL/PTN/Prtb/Phs/PMN/PT do B (vagas: 2)
0001 1451 Arnon Bezerra PTB - 99.462 2,60 %
0002 1111 Padre Ze PP -

Coligação Por um Ceará moderno e Forte (vagas: 1)
0001 4511 Raimundo Matos PSDB - 82.662 2,16 %

*Resultado sujeito a alteração

Camilo Santana, o líder de votação para a Assembleia



Filho do ex-diretor-geral do Dnocs e ex-deputado estadual Eudoro Santana, contou, em sua campanha, com o apoio aberto de Cid, mas também conseguiu capitalizar respaldo de setores da Igreja Católica e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetraece).




Janis Joplin


Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19 de janeiro de 1943 — Los Angeles, 4 de outubro de 1970) foi uma cantora e compositora estadunidense. Tornou-se conhecida no final dos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company, e posteriormente como artista solo.