Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 21 de novembro de 2009

Dia do Músico - 22 de novembro

Heitor Villa Lobos


( Rio de Janeiro 05.03.1887 - 17.11.1959 Rio de Janeiro )

Bachianas Nº 5

Ária ( Cantilena ) 1º Movimento

A mais popular das melodias villa-lobianas, nitidamente inspirada nas serestas, foi composta em 1938, com texto de Ruth Valadares Correa e dedicada a Arminda Villa-Lobos ( sua segunda esposa ) , ou Mindinha, como era mais conhecida. Ruth Valadares Correa - que era também cantora - foi responsável pela estréia da obra, em 1939, sob a regência de Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Grandes cantoras gravaram a "Ária" (ou "Cantilena") da "Bachianas Brasileiras Nº 5" como Bidu Sayão, Victoria de Los Angeles (ambas sob a regência de Villa-Lobos), Anna Moffo, Arleen Auger, Barbara Hendricks, Eva Marton, Galina Vischnevskaya, Joan Baez, Jill Gómez, Kathleen Battle, Kiri Te Kanawa, Maria Lucia Godoy e Renée Fleming, entre tantas outras. Esta obra possui ainda um 2º movimento, "Dança" (subtitulada "Martelo"), com texto de Manuel Bandeira.

www.museuvillalobos.org.br/


Letra:


Tarde uma nuvem rósea lenta e transparente.

Sobre o espaço, sonhadora e bela!

Surge no infinito a lua docemente,

Enfeitando a tarde, qual meiga donzela

Que se apresta e a linda sonhadoramente,

Em anseios d'alma para ficar bela

Grita ao céu e a terra toda a Natureza!

Cala a passarada aos seus tristes queixumes

E reflete o mar toda a Sua riqueza...

Suave a luz da lua desperta agora

A cruel saudade que ri e chora!

Tarde uma nuvem rósea lenta e transparente

Sobre o espaço, sonhadora e bela!

letras.azmusica.com.br/...villa_lobos_19555/.../letra_bachianas_brasileiras_no_5_-_Aria_cantilena_1276346.html

2º Movimento : Dança ( Martelo )

Letra - Manoel Bandeira


Irerê meu passarinho do sertão do Cariri,

Irerê meu companheiro,

Cadê viola ? Cadê meu bem ? Cadê Maria ?

Ai triste sorte do violeiro cantadô !

Ah ! Sem a viola em que cantava o seu amô,

Ah ! Seu assobio é tua flauta de Irerê:

Que tua flauta do sertão quando assobia,

Ah ! Agente sofre sem querê !

Ah ! Teu canto chega lá no fundo do sertão,

Ah ! Como uma brisa amolecendo o coração,

Ah ! Ah ! Irerê, solta o teu canto !

Canta mais ! Canta mais ! Prá alembrá o Cariri !
Canta cambaxirra !

Canta juriti ! Canta Irerê !

Canta, canta sofrê

Patativa ! Bem-te-vi !

Maria acorda que é dia

Cantem todos vocês

Passarinhos do sertão !

Bem-te-vi ! Eh ! Sabiá !

La ! liá ! liá ! liá ! liá ! liá !

Eh ! Sabiá da mata cantadô !

Liá ! liá ! liá ! liá ! Lá ! liá ! liá ! liá ! liá ! liá !

Eh ! Sabiá da mata sofredô !

O vosso canto vem do fundo do sertão

Como uma brisa amolecendo o coração
Irerê meu passarinho do sertão do Cariri ...
Ai !


http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.0308/0555.html

Imagens
Google - imagens

Youtube

Bachianas Nº 5 de Villa Lobos interpretada por Amel Brahim Djelloul ( soprano ), Gautier Capuçon ( cello ) e a Orquestra do “ Un Violon Sur le Sable” ( Festival de música sinfônica
que se apresenta cada ano,no fim do mês de julho, na Praia da Grande – Conche, em Royan, França, sob a direção do maestro Jerôme Pillement ).



(Per)curso - Por Claude Bloc

.

. Curto é o espaço
entre um passo
e outro passo

.
breve é o gesto
que incendeia
os afetos
. clara a melodia
que exalta
os amores
. longa é a noite
que pela vida
arrasto...


Texto por Claude Bloc

"Stardust" - por Socorro Moreira


Essa música tem o poder de alterar meu astral. Levito e até alço voos, sem um pingo de medo de despenhar , pelo menos enquanto a música está tocando. Sinto a leveza da felicidade. Meu coração esquece o peso dos anos, e ousa buscar e juntar os trocados de amor que ficou em cada história. Vira baile, vira profusão de cores... Vira sonho colorido, e um congresso de todos os amores.
Livre dos ciumentos que pareciam desejar a posse, vejo agora rostos conformados com todas as perdas , e apostando no sabor de todos os esquecimentos. Esse capital amoroso faz a minha festa, quando escuto "Stardust"... De repente corro em busca de uma estrela , que iluminava o passado, e ainda brilha num céu presente , sem pensar no abandono futuro de nunca mais brilhar.
"Stardust" é a música dessa noite de sábado , quando corações em busca, encontram um movimento da alegria que não escapa, enquanto a música não termina... E, se for o caso, posso repeti-la , até furar a o disco da vitrola? É ordem !
Socorro Moreira

Tradução da música (Stardust)

AGORA A COR PÚRPURA DO CREPÚSCULO
INVADE FUNDO MEU CORAÇÃO
ALTO NO CÉU ESTRELINHAS VÃO SUBINDO
LEMBRANDO-ME QUE NÃO MAIS ESTAMOS JUNTOS
VOCÊ VAGUEIA SEM RUMO E DISTANTE
DEIXANDO-ME UMA CANÇÃO QUE NUNCA VAI MORRER
O AMOR É AGORA UM DEVANEIO DO PASSADO
A MÚSICA DE ANOS QUE SE FORAM

ÀS VEZES ME PERGUNTO POR QUE EU PERCO
NOITES NA SOLIDÃO
SONHANDO COM UMA CANÇÃO
A MELODIA NÃO SAI DA MINHA CABEÇA
E AQUI ESTOU OUTRA VEZ LEMBRANDO DE VOCÊ
QUANDO NOSSO AMOR COMEÇAVA
E CADA BEIJO ERA UMA IMENSA EMOÇÃO
MAS ISTO FOI HÁ MUITO TEMPO
E AGORA MEU CONSOLO
É DEVANEAR COM UMA CANÇÃO

JUNTO ÀQUELE MURO FLORIDO
QUANDO ESTRELAS BRILHAVAM
VOCÊ ESTAVA EM MEUS BRAÇOS
O ROUXINOL NARRA SEU CONTO DE FADAS
EM UM PARAÍSO ONDE ROSAS FLORESCIAM
E EMBORA EU SONHE EM VÃO
NO MEU CORAÇÃO VAI FICAR PARA SEMPRE
MINHA MELODIA DE RECORDAÇÕES
A LEMBRANÇA DE UM REFRÃO DE AMOR


More Free Music at MP3-Codes.com

Presente !

Uma das artes mais difíceis é, certamente, a de presentear. Não é brincadeira vestir o sonho alheio e pôr-lhe adereços. Mesmo os amigos mais chegados , os companheiros de longas jornadas aumentam as cãs na hora de escolher presentes . Fica sempre o medo de não agradar e, pior, o de que a pessoa agraciada tenha que simular ter gostado e ,muitas vezes, usar a lembrancinha com o fito único de encarnar um personagem pseudofeliz. A coisa é tão séria que nem adianta contar com a ajuda do futuro presenteado. Perguntado , ele , certamente, poderá optar por um objeto mais barato, mais simples, mesmo no íntimo entendendo que merecia uma coisa muito melhor.Se se opta por um artigo muito caro a aniversariante rapidamente poderá concluir que aquilo é consciência pesada e que o marido andou aprontando, se , por outro lado, corre-se para um material mais barato, mais em conta, imediatamente ela pensará : Meu Deus, e eu só valho isto ?
“Zé Idéia”, um dos nossos filósofos de praça, talvez não tenha decifrado o enigma, mas, ao menos, criou alguns caminhos que não devem ser trilhados por quem acaso queira se sentir algo seguro nesta dificílima arte. O grande desafio estará sempre no presentear as mulheres , me diz ele, apesar de parecerem românticas e sonhadoras , sempre se deve buscar a estrada do pragmatismo. Lição primeira:nunca dar eletrodomésticos ou outros objetos que lembrem trabalho de casa, ela poderá entender que você só se interessa por uma mulher que esquenta a barriga no fogão e esfria na pia. Também não adianta valer-se de peças íntimas como lingeris , sutiãs, calcinhas sensuais: você poderá estar assinando um atestado de que a quer como objeto sexual. Segunda lição : nada de utensílios para malhação como marombas, esteiras, bicicleta ergométrica : no fundo você estará chamando-a de gorda e balofa. Terceira lição : fugir do terreno escorregadio de roupas e sapatos e de tudo que precise de número para ser adquirido: a probabilidade de acertar nestes casos, segundo cálculos da NASA, é exatamente zero. Se nem elas mesmas sabem o que gostam e querem usar, afirma “Idéia” você vem com esta pretensiosa intenção de descobrir ? Quarta lição : nada de presentes pendidos para o lado artístico como livros, cd´s, dvd´s, quadros , o gosto das mulheres neste setor é não só insondável mas igualmente mutante como o vírus da gripe. Zé conta que um amigo seu mandou fazer um quadro por um artista conhecido, copiado de um retrato da namorada e ela simplesmente odiou, o rapaz devia saber que as mulheres sempre se acham mais bonitas e sensuais que os quadros e retratos que porventura se consiga fazer delas. Quinta lição: Cestas de café da manhã e flores mexem com o coração do sexo feminino, mas têm pouca autonomia de vôo , sempre carecem de um acessório e aí o problema volta à estaca zero. Sexta lição : jamais interrogar sobre o presente preferido, você se mostrará óbvio demais e pouco criativo. Sétima lição: maquiagens, perfumes, shampoos, cremes são produtos extremamente especializados e individuais , nem Helena Rubinstein tem cacife para dar consultorias neste assunto. Conclui Zé Idéia: nada do que você ofertar terá um terço do impacto que você pretende causar, com exceção talvez dos diamantes e carros importados.
No fundo, quem sabe, a grande incógnita reside no timing.Quando namorados e amantes , qualquer mínimo objeto: um papel de bom-bom, um bilhete, uma pipoca são sacralizados num ritual de hierofanização. É que o amor e a paixão se bastam e têm a força de consagrar tudo que lhe é tocado. Com o tempo , esmaecido o sentimento, descolorido o afeto, vamos tentando substituí-los por lembrancinhas, por presentes que talvez merecessem agora o nome de ausentes. É como se tentássemos reavivar uma aquarela que desbotou , mudando o seu lugar na parede da casa. O mesmo sol que um dia fez a aquarela brilhar é o mesmo que lhe roubou a cor e nada, nada neste mundo tem a grandeza e a intensidade daquele sentimento que um dia banhou nosso coração com o doce mel da paixão e a calda quente e viscosa do querer.

J. Flávio Vieira

Convite - Nívia uchôa

O maior Programa em teatro de Juazeiro do Norte vai começar. "Programa Venha Ver o Meu Teatro" - De quinta a sábado durante todas as semanas do ano no Teatro Municipal Marquise Branca sempre às 20h com entrada gratuita.
Na primeira fase serão 8 espetáculos distribuidos entre drama, comédia, tragicomédia destinados a públicos infantil, infanto-juvenil e adulto. Dança, teatro e teatro de boneços serão o cardápio.
A partir do dia 26. Venham conferir e se torne um parceiro na divulgação. Traga seus amigos, familiares, conhecidos e visinhos. Utilize todos os meios de comunicação e divulgação. O TEATRO HONROSAMENTE AGRADECE!
Espetáculo da semana: "BR 116" com a Cia Alysson Amancio de Dança - dias 26, 27, 28/11 e 03,04 e 05/12 às 20h - entrada frança.
Teatro: Uma forma inteligente de educar e se educar!

Secretaria da Cultura - Secult / JN
Gerência das Artes Cênicas
GOVERNO DA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA
Poesia da Luz
Fotografia
Nívia Uchôa
(88) 96127485 / 88488094
SECULT - J. do Norte 3571.5933
www.poesiadaluz.blogspot.com
www.aguapraquetequero.blogspot.com

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba , em Curitiba, 23/07/08 - Colaboração de Carla Valériaus




1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar umdelinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora.
E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada.
Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos deproduzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai
buscá-lo na cadeia!"

Na Semana da Música ... "Músicas Inesquecíveis" por Corujinha Baiana


Na “Semana da Música”, vamos relembrar as músicas que marcaram a nossa juventude ? Vou começar com algumas:

As Time Goes By – Johnny Mathis
It's Not For Me to Say - Johnny Mathis
Who's Sorry Now - Connie Francis

Come Te Non C´e Nessuno – Rita Pavone
Love me tender – Elvis Presley
Love Letters in the Sand - Pat Boone
Secret Love – Doris Day

Smoke Gets in Your Eyes - The Platters
Total - Bienvenido Granda
Ansiedad - Nat King Cole
Sabra Diós - Lucho Gatica
Greenfields - The Brothers Four
Caminemos – Trio Los Panchos
I'll Never Fall in Love Again - Johnnie Ray
The Green Leaves Of Summer - The Brothers Four

Al di la – Emilio Pericoli
Donde estará mi vida ? – Joselito
I Can't Stop Loving You - Ray Charles
Se Piangi, Se Ridi - Bobby Solo
Una Lacrima Sul Viso – Bobby Solo

La Violetera - Sarita Montiel


E aí ? De quais você se lembrou ? Faça a sua “Hit Parade” ! Pode repetir e/ou acrescentar .

Escritos Extraídos do Silêncio (II)- por Ana Cecília S. Bastos

Imagens desatadas.
Fluxo vivo.
Mas me encouraço neste silêncio.


Ou no limite da minha diferença, que é onde estou.
Lúcida, pronta para a grande viagem do ser.
Nem me fira a fé, como à terra o arado, embora.

E no entanto escrever, ainda, poemas herméticos,
palavras que transcendem os acontecimentos imediatos.

Se escrevo tão somente coisas mínimas, dentro de mim
as palavras se pejam, grávidas,
prontas para o parto.

Bananeira . Foto de MVítor.
por Ana Cecília

Escritos Extraídos do Silêncio (I ) por Ana Cecília S.Bastos

[Um tempo de silêncio e prospecção. A pretexto disso, retomo antiga coleção de escritos - extraídos do silêncio.]

Na calada da noite,
esboço um frágil exercício de recolher escritos.

Na calada de mim mesma,
escritos extraídos do silêncio.

Silêncio e mudez.
Fluxo que acontece à minha revelia,
enquanto pastoreio nuvens, deserta de mim,
ausente do concreto.

O chão, impossível sempre.

Véu. Foto de MVítor.
por Ana Cecília

Crato amanhece assim, quando chove na madrugada...- Foto de Heládio Teles Duarte


Teresa Abath disse...
Que coisa maravilhosa,
sinto até o frescor da brisa e
o perfume da mata!
Saudades da minha terrinha!

Liduina Belchior disse...
Quando chove,eu abro a janela ou mesmo a porta e vou olhar .
Depois volto a dormir.
A última vez que curti uma chuva dessa foi no dia 27 de outubro (sei porque registro na
agenda).Eu vibro de alegria.E fico caladinha escutando a música dos pingos da chuva.


Eu nunca sei aonde estou , quando o Crato amanhece brumado.
Eu sempre penso no Crato, quando acordo noutros prados.
Essa ligação com a terra é tão forte,
que sinto na irmandade , uma coisa real...
Amamos-nos : cratenses, cajus, chapada
mangas, seriguela e buriti !
.
socorro moreira

Sonho - Domingos Barroso

Saiba que você
ainda não foi encontrada
ainda continua perdida
na praça, na última fila
do cinema.

...
Saiba que você
ainda é um sonho
um brilhante
no fundo do cano da pia.

Penso em meter a mão
mas só o coração é de látex.

Arranco o olho direito,
lanço minha alma pelo labirinto.

Dois minutos depois,
puxo de volta:

meu olho direito
não me diz coisa alguma
senão "manda agora o esquerdo".

Arranco o olho esquerdo,
lanço minha mente pelo corredor escuro.

Após três minutos,
puxo de volta.

Meu olho esquerdo apenas sussurra
"precisas ver quanta beleza"

...
Saiba que você
ainda é um sonho

e eu sou um lunático
fardado de cáqui
com calo no calcanhar.


por Domingos Barroso

Pensamento para o Dia 21/11/2009


“O progresso do universo está interligado ao progresso do homem. Qualquer desenvolvimento nos campos científico, econômico e social não será de muita utilidade sem a transformação mental. Como podemos gerar essa transformação? Vigiando as paixões e as emoções. Uma vez que a tensão mental é a mais prejudicial à saúde do ser humano, ele deveria aprender a arte de controlar suas paixões e emoções, que causam tensões e estresses. O homem deveria fazer um esforço sincero para levar uma vida serena e pura. Ele deveria compreender a verdade de que os problemas e os tumultos são temporários, como nuvens passageiras. Não há espaço para as agitações surgirem quando se compreende essa verdade. Aquele que compreende essa verdade não permitirá que sua mente oscile pelos sentimentos de raiva, crueldade etc.”
Sathya Sai Baba

--------------------

Albert EINSTEIN:
“O capitalismo suscitou os progressos da produção, mas também os do conhecimento, e não por acaso. O egoísmo e a concorrência continuam infelizmente mais poderosos do que o interesse de todos ou que o senso do dever”(p.97).
“O engenho dos homens nos ofereceu, nos últimos cem anos, tanta coisa que teria podido facilitar uma vida livre e feliz, se o progresso entre os homens se efetuasse ao mesmo tempo que os progressos sobre as coisas. Ora, o laborioso resultado se assemelha, para nossa geração, ao que seria uma navalha para uma criança de três anos. A conquista de fabulosos meios de produção não trouxe a liberdade, mas as angústias e a fome” (p.78).
EINSTEIN, Albert. Como Vejo o Mundo, 3 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

Unicismo e Pluralismo - por Dra. Sandra Regina

Podemos classificar a medicina de acordo com suas modalidades, a abordagem ou o método terapêutico.

Modalidades:

Segundo a modalidade podemos classificar um médico de generalista, que são Clinico Geral e o Cirurgião Geral, ou especialista, e aqui encontramos uma enorme variedade.

Abordagem

A abordagem do médico poderá ser clinica ou cirúrgica, e existem diversas especialidades que que usam ambas.

Por exemplo, um ginecologista horas utiliza-se de tratamentos clínicos e outras opta pela cirurgia. E mesmo sendo um especialista em ginecologia, como no exemplo, ele pode praticar apenas a modalidade clinica e encaminhar seus clientes a um colega que pratica a especialidade cirúrgica.

Método terapêutico

Os métodos terapêuticos mais usado são o alopático e o homeopático.

Embora possam ser considerados como método terapêuticos a medicina chinesa (que utiliza fitoterapia específica e acupuntura), a medicina ayruvédica (utiliza os princípios da medicina e alimentação indiana), a naturopatia (utiliza-se de plantas medicinais (fitoterapia), banhos, emplastos, alimentação entre outros instrumentos), ortomolecular, hormonioterapia, quimioterapia, radioterapia.

Homeoptaia Unicista e Pluralista

Como homeopata gostaria de falar sobre as duas principais linhas na homeopatia:

O unicista usa um único medicamento, alterando dependendo da ocasião, a sua dinamização e modo de usar; enquanto o pluralista utiliza-se demais de um remédio.

O pluralista pode usar vários remédios em uma única formula (um complexo homeopático) e nesta situação dizemos que é complexista. Quando utiliza-se de vários medicamentos, mas cada um em um frasco diferente, alternando a hora de ingeri-los, chamamos de alternista.

Copyright © 2007 sandraregina.med.br
.

Coisas pelo chão - Por Claude Bloc


Hoje é um dia branco
De vento a vadiar
>.
Vento entrando em meus versos
E o verso a se arrumar
. Vento rasteiro, ligeiro
Pelo chão a passear
. Pela folhagem inquieta
Pela rede a balançar
.Vento danado, enxerido
Joga cabelos ao ar .
.
Vento calado e faceiro
Ventando pelo pomar
.. Vento cismado, exultante
Só ele me faz reparar
o cheiro quente das frutas
essa música pelo ar.
.
Vento arteiro, assanhado
Vento quente de roldão
Passando rente à janela
Espalhando a saudade
Nessas coisas pelo chão.
.

Texto e fotos por Claude Bloc
.

Psicanálise - Lei dos Semelhantes - Psicoterapia- Homeopatia Unicista

O que temas tão distante e dismorfos têm em comum?

O que os aproxima?

O que área da psicologia se aproxima de área da homeopatia e lei dos semelhantes?

O que está acontecendo com o conhecimento, com o vitalismo da lei dos semelhantes e o pensamento com o conhecimento?

O que leva a física quântica se aproximar da homeopatia e a psicanálise/psicoterapia da Homeopatia Unicista?

Primeiro precisamos alicerçar alguns conhecimentos tão distantes e aproximá-los em princípios comuns.

A lei dos semelhantes baseia-se no princípio que semelhante cura semelhante. Quando temos uma totalidade sintomática que traduz os sintomas de um individuo e achamos uma medicação semelhante a esta UNIDADE, este indivíduo a ser tratar, nos diferentes reinos da natureza. Achamos através do medicamento ÚNICO, o medicamento que tendo sintomas semelhantes a seus sintomas mentais, físicos e caracterológicos chegamos ao seu remédio similium.

O que tem em comum em achar um remédio individualizado, único para um paciente e a psicoterapia e psicanálise? TUDO.

Precisamos entender o processo de espelhamento semelhante à lei dos semelhantes.

Retratemos o exemplo bom nos primórdio das civilizações, no caso específico a civilização Grega. Retornemos ao período de Ouro da civilização grega e mais específica ao Período de Péricles. Teatro de Herodes cheio dos atenienses e uma tragédia grega vai acontecer nos palcos e o drama passado no palco todas as ouvintes vão VIVENCIAR em si comparando suas vidas com a tragédia que acontece ali, no momento. Lei dos semelhantes, tragédia vista cura conflitos existente no expectador. Não fica muito diferente da atualidade nas tragédias diárias das telenovelas brasileiras.

A terapia de grupo cura pela lei dos semelhantes sintomas psíquicos e de sua realidade pessoal.

Na homeopatia unicista o biopatográfico é importante, pois retrata o episódio na vida do indivíduo que interferiu e mexeu no seu mental psiquicamente, adoeceu esta pessoa. A homeopatia unicista tentará achar no remédio único o seu conflito gerador,a sua dinâmica pessoal, além de encontrar sintomas caracterológicos do personagem que sofreu o episódio biopatográfico de sua vida e gerador da sua doença. O homem não está separado da sua história, seu socio-histórico está gravado dentro do seu ser. Não podemos separar a Psiquiatria da Cultura onde o homem está inserido. Não existe pedagogia sem Vygotski e outros com segmentos de pensamentos semelhantes.

O vitalismo na Homeopatia Unicista, assim como a Natureza e seus princípios na Medicina da Vida chamam a atenção do Homem as forças curativas que existem em todos os Reinos da Natureza, e estimulando a sua preservação, e influenciando todas as pessoas a realizar uma alimentação viva e hábitos saudáveis com qualidade de vida. VIDA COM SAÚDE E SEM DOENÇAS CRÔNICAS DEGENERATIVAS.

Precisamos desenvolver SAÚDE MENTAL, estimulando hábitos sadios de vida. Citando um grande curador e que desenvolveu na Europa e Países da Escandinávia, na metade deste século, o Movimento Pro Saúde de Are Waerland, dizia que não existem doenças e sim maus hábitos, retirem eles e as doenças desaparecerão. Que são: sal refinado, açúcar industrial, tabaco, bebidas alcoólicas e a proteína animal.

Autor: Mauro Montaury de Souza.

Voltaire - o rei do espírito

Voltaire (1694-1778)
De longe o mais conhecido e celebrado homem de letras do século XVIII, Voltaire foi a própria incarnação do Iluminismo. Vivendo sua longa existência ao largo do Século das Luzes, representou os princípios maiores daquele movimento, engajando-se em grandes causas a favor da tolerância religiosa e a favor da liberdade de expressão, tornando-o um dos mentores indiretos da Revolução de 1789.

O militante das luzes

O Voltaire que projetou-se através dos tempos foi o escritor engajado, o militante do Iluminismo. Neste campo foi o mais preclaro antecessor de Jean-Paul Sartre que, como esse, utilizou-se de todos os meios ao seu alcance (teatro, romances, poemas, ensaios, correspondência ou panfletos) para divulgar suas idéias. A sua personalidade dominou o mundo das letras de todo o século XVIII (tão fabuloso que Saint-Just queria que fosse imortalizado e colocado no Panteão). Tanto é assim que são incontáveis os historiadores, escritores, críticos literários, ensaístas culturais e outros que chamam-no de O Século de Voltaire. Nascido numa tradicional família burguesa em 21 de novembro de 1694, os Arouet, já bem jovem tornara-se devido ao seu espírito ferino na coqueluche dos salões parisienses e, para desgosto dos pais, um familiar do templo dos libertinos.
Embastilhado

Conhecido como autor de poemas picantes e maldosos, termina conhecendo os cárceres da Bastilha e vários exílios. Aos 32 anos de idade chegou a ser furiosamente espancado por asseclas do cavaleiro de Rohan, com quem havia desejado duelar. Uns tempos antes, em 1716, por ter feito um poema satirizando o cavaleiro La Motte e o regente, foi desterrado para Sully-sur-Loire e, em seguida, encarcerado na Bastilha. Foi lá, preso, que ele escreveu La Henriada, uma poema épico em homenagem à tolerância de Henrique de Navarra, o rei Henrique IV dos franceses que foi assassinado por Ravaillac, um católico fanático que o abateu à facadas, por ter assegurado a liberdade religiosa dos huguenotes, os protestantes franceses, por meio do Édito de Nantes, de 1598. Também foi entre aquelas pedras tristes que o cercavam que resolveu mudar o seu nome de François-Marie Arouet para Voltaire.

A Bastilha, a curta "residência" de Voltaire

Um anagrama de arovet le ieune, "Arouet, o jovem". Antes de partir para um curto e proveitoso exílio na Inglaterra, numa hilariante entrevista que tivera com o regente Felipe (que havia despachado a carta ordenando o seu encarceramento) nas Tulherias, pediu a autoridade que, doravante, não mais se preocupasse com sua moradia. A estada entre os ingleses, ainda que só de dois anos, foi-lhe vivificante.
.

Henry Purcell




Henry Purcell é possivelmente o compositor nativamente inglês mais significativo do período barroco. Nasceu a 10 de Setembro de 1659. O pai de Purcell era também músico (na corte de Charles II). Orfão muito cedo foi educado pelo tio.

Começa por cantar no coro mas cedo os seus dotes de compositor e organista revelam-se. Durante muito tempo compoe apenas música sacra para em 1689 compor aquela que se julga ser a primeira opera inglesa que aliás nunca foi exibida ao público durante a vida do compositor.

Henry Purcell morreu muito novo (com apenas 36 anos) mas compôs suficiente para ser considerado um dos maiores compositores ingleses de todos os tempos.

OBRA

Purcell compôs uma única ópera Dido & Aeneas baseada no poema Eneida. Para ilustrar esta obra magnifica escolhemos uma interpretação não menos sublime da meio-soprano inglesa Janet Baker. Verdadeiramente de arrepiar.