Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Em Crato, monumento a Nossa Senhora da Assunção será reinaugurado no próximo domingo



    Com bênção a ser oficiada por dom Fernando Panico, na manhã do  próximo dia 19, será solenemente reinaugurado o pequeno monumento comemorativo à proclamação do dogma da Assunção de Nossa Senhora, localizado na Praça da Sé, em Crato. Encima o monumento uma pequena imagem de bronze – reproduzindo a Virgem da Conceição do renomado pintor Murilo – com 1,70m de altura, pesando 180 quilos, que  foi restaurada com recursos da Paróquia de Nossa Senhora da Penha. Também foi recuperada  a artística placa com a efígie de Pio XII, o Papa que proclamou o Dogma da Assunção da Virgem Maria em 1º de novembro de 1950.
     No entanto, a população cratense tem reclamado dos holofotes colocados na nova base do monumento, por serem pequenos e proporcionarem, por isso,  uma iluminação fraca. Espera-se que a Prefeitura coloque lâmpadas mais potentes para melhorar a iluminação noturna do monumento.

História

    A iniciativa de dotar o Crato com um monumento comemorativo à proclamação do Dogma da Assunção da Virgem Maria partiu de monsenhor Rubens Gondim Lóssio, pároco e cura da Catedral de Nossa Senhora da Penha entre 1953 e 1969. Mons. Rubens adquiriu a estátua de bronze no Rio de Janeiro e a inauguração do pequeno monumento – localizado na Praça da Sé – ocorreu em 9 de dezembro de 1954, com a benção de dom Francisco de Assis Pires, 2º bispo de Crato.

    Entretanto, a base de alvenaria desse monumento foi destruída na penúltima reforma daquele logradouro, feita na década 80, durante a administração do prefeito Zé Adega. A estátua da Virgem Maria felizmente foi preservada e colocada sobre um pequeno arco que existiu até poucos dias naquela praça. Na recente reforma daquele logradouro e graças à tenacidade e visão cultural do atual Cura da Sé, padre Edimilson Neves Ferreira, o monumento foi reconstruído no antigo local.



(Texto e fotos: Armando Rafael)

Tudofel: Sítio Macacos, Juazeiro do Norte: berço da banda F...

Tudofel: Sítio Macacos, Juazeiro do Norte: berço da banda F...: Em maio de 1988 nasceu a banda Fator Rh, sucessora legítima da banda Os Pombos Urbanos, primeira banda autoral de rock’n’roll do Ca...