Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Nosso Natal Tem Brasil - DVD 4 Cantos - Bate o Sino

 Nem precisa falar, basta ver!



"Onde não está Jesus, há disputas e guerras, mas onde Ele está presente tudo é serenidade e paz" (Orígenes).

Os que fazem o blog Cariricaturas formulam
-- aos colaboradores e  leitores --,
os votos de um
Santo Natal, com as bênçãos
do Divino Infante e de sua
Virginal Mãe.
Desejamos a todos um
abençoado e próspero 2012!

TV Assembleia grava matéria sobre Seminário São José de Crato


   A TV Assembleia canal 30, com sede em Fortaleza, é um veículo de aproximação e interlocução entre o Poder Legislativo do Estado do Ceará e a sociedade. Por meio desta emissora de televisão o povo cearense dispõe de um instrumento de acompanhamento do trabalho dos deputados estaduais, além de usufruir de programas educativos e reportagens de resgate da história cearense.

   Atualmente a TV Assembleia está produzindo uma matéria sobre o Seminário São José de Crato, educandário construído pelo primeiro bispo do Ceará, dom Luiz Antônio dos Santos, e inaugurado em 7 de março de 1875. A equipe que grava a reportagem – sob o comando do jornalista Marcelo Fraga – entrevistou dias atrás o bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel, o historiador Armando Lopes Rafael e o memorialista Huberto Cabral. Foram gravadas, também, imagens do interior daquele educandário.

Ideia do Seminário partiu do Padre Cícero

    O bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel, ao gravar sua entrevista forneceu ainda valiosas fotos retiradas do Álbum do Seminário de Crato, obra editada em 1925, por ocasião dos 50 anos de fundação daquele educandário. Dom Newton fez importantíssimas revelações – muitas colhidas do Álbum citado – dentre elas a de que a ideia para construir um Seminário Católico em Crato partira do recém-ordenado Padre Cícero Romão Batista, no ano de 1871. A sugestão foi prontamente acatada por dom Luiz Antônio dos Santos.

      Consta no Álbum do Seminário de Crato que, durante a construção do vetusto prédio, “De dias em dias, vinha uma turma de homens dos sítios vizinhos, chefiada pelo patrão que mandava na frente, uma rês e os mantimentos necessários para os jornaleiros. O Revmo. Padre Cícero veio, certa vez, de Juazeiro, com uma multidão de pessoas, e, segundo informação segura, fez encher muitos metros de alicerce, em um só dia”.

Embrião do ensino universitário

   Por sua vez, Armando Lopes Rafael – durante sua entrevista – lembrou que em 1922  o primeiro bispo de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, tornou-se o pioneiro do ensino superior, no interior do Ceará. 

   Naquele ano, o bispo dotou  o Seminário São José do Curso Teológico. Este, subdividido em Curso de Filosofia, feito em dois anos, e Curso de Teologia, em quatro anos, proporcionava aos futuros sacerdotes  receber em  Crato a licenciatura plena. Dom Quintino plantou, assim, a semente germinativa da Faculdade de Filosofia do Crato (criada em 1959) a qual,  por sua vez, foi  o embrião da atual Universidade Regional do Cariri – URCA, criada em 1986.

Crato tem noite de festa com a inauguração das Praças Centrais - Por: Dihelson Mendonça


N
a noite de ontem ( 22 ) foi inaugurada a primeira etapa da reforma das praças centrais do Crato, em que o governador Cid Ferreira Gomes foi agraciado com o título de cidadão cratense pela câmara municipal. Foram firmados diversos convênios entre o Estado e o Município. A população se fez presente, lotando as dependências do teatro municipal Salviano Saraiva e logo em seguida, a praça Siqueira Campos. Mas nem precisamos falar muito, se uma imagem vale mais que 1000 palavras. Então, para todos os leitores do Blog do Crato, trago esta reportagem fotográfica que por hoje, quebra a nossa própria regra de só postar no máximo 4 ou 5 fotos, devido à importância do evento. Parabéns a todos os Cratenses que acreditaram neste projeto, que veio para beneficiar a nossa cidade, requalificando o centro.

Reportagem Fotográfica

Image1


Img_4786

A noite foi de Cid, recebendo aí o título de cidadão cratense das mãos do Pres. da Câmara Florisval Sobreira Coriolano.

Img_4847


Img_4864

Logo após a cerimônia no teatro, a comitiva percorreu o centro da cidade

Img_4934

A verdade é que o centro ficou muito mais bonito com a nova pavimentação:

Img_4921

No palco, além da presença da comitiva do governador, contou ainda com a presença do Dep. Sineval Roque, Secretário Camilo Santana e claro, o prefeito da cidade, Samuel Araripe e primeira dama, Mônica Araripe ( na foto abaixo ).

Img_4998


Img_4907

Enfim, depois de tantos transtornos, o centro do Crato está mais valorizado. Como sempre se diz, os transtornos são temporários, mas os benefícios são permanentes.

Img_4751

No início de 2012, as obras recomeçam, com a Praça da Sé e indo até a Quadra Bicentenário, seguindo este mesmo padrão. Na praça da Sé, haverá o retorno da fonte luminosa, cuja água "dançará" ao ritmo de música. Que chique... rs rs

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça