Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

TV Assembleia grava matéria sobre Seminário São José de Crato


   A TV Assembleia canal 30, com sede em Fortaleza, é um veículo de aproximação e interlocução entre o Poder Legislativo do Estado do Ceará e a sociedade. Por meio desta emissora de televisão o povo cearense dispõe de um instrumento de acompanhamento do trabalho dos deputados estaduais, além de usufruir de programas educativos e reportagens de resgate da história cearense.

   Atualmente a TV Assembleia está produzindo uma matéria sobre o Seminário São José de Crato, educandário construído pelo primeiro bispo do Ceará, dom Luiz Antônio dos Santos, e inaugurado em 7 de março de 1875. A equipe que grava a reportagem – sob o comando do jornalista Marcelo Fraga – entrevistou dias atrás o bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel, o historiador Armando Lopes Rafael e o memorialista Huberto Cabral. Foram gravadas, também, imagens do interior daquele educandário.

Ideia do Seminário partiu do Padre Cícero

    O bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel, ao gravar sua entrevista forneceu ainda valiosas fotos retiradas do Álbum do Seminário de Crato, obra editada em 1925, por ocasião dos 50 anos de fundação daquele educandário. Dom Newton fez importantíssimas revelações – muitas colhidas do Álbum citado – dentre elas a de que a ideia para construir um Seminário Católico em Crato partira do recém-ordenado Padre Cícero Romão Batista, no ano de 1871. A sugestão foi prontamente acatada por dom Luiz Antônio dos Santos.

      Consta no Álbum do Seminário de Crato que, durante a construção do vetusto prédio, “De dias em dias, vinha uma turma de homens dos sítios vizinhos, chefiada pelo patrão que mandava na frente, uma rês e os mantimentos necessários para os jornaleiros. O Revmo. Padre Cícero veio, certa vez, de Juazeiro, com uma multidão de pessoas, e, segundo informação segura, fez encher muitos metros de alicerce, em um só dia”.

Embrião do ensino universitário

   Por sua vez, Armando Lopes Rafael – durante sua entrevista – lembrou que em 1922  o primeiro bispo de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, tornou-se o pioneiro do ensino superior, no interior do Ceará. 

   Naquele ano, o bispo dotou  o Seminário São José do Curso Teológico. Este, subdividido em Curso de Filosofia, feito em dois anos, e Curso de Teologia, em quatro anos, proporcionava aos futuros sacerdotes  receber em  Crato a licenciatura plena. Dom Quintino plantou, assim, a semente germinativa da Faculdade de Filosofia do Crato (criada em 1959) a qual,  por sua vez, foi  o embrião da atual Universidade Regional do Cariri – URCA, criada em 1986.

Nenhum comentário: