Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Sem hesitar
- Claude Bloc - 


Retorno, sem hesitar, ao meu itinerário
multiplico os sóis e as sombras
do verão que se achega.
Peregrino incógnita por outra luas,
outras horas
outros confins, afins
onde resgato a alegria
que me restou da infância
aquela que ficou pra ti.

A música me chega como um sobressalto,
Uma canção, um tom sereno
 se instala pelo quarto
e me conforta
e  vem me embalar
sem pressa, sem vagar...

Passo pela porta
e me desmancho
perdida em saudades
e lembranças
Ando pela casa displicente
 em busca de água fresca,
em busca de maçã...
Tenho sede
Porque a tarde não cala
Porque a noite não fala
 de mim/ti...

E logo vêm os sonhos,  a ventania
 Revoltos como o mar que me espia
E vem essa demora, essa espera
de poder guardar-te aqui por perto
em chão muito mais próximo do coração.

E vou  ficando por umbrais
aquém do passo, aquém do tempo
que sonhei...

 Claude Bloc

ARMANDO LOPES RAFAEL - Por Edilma Rocha


Recebi um recadinho pedindo o endereço para enviar-me um livrinho, presente de Armando Lopes Rafael. Sorri ao ler, pois jamais poderia ser um livrinho algo escrito por um escritor e historiador  da qualidade  de Armando Rafael.
Hoje pela manhã, retirei da caixa de correspondencias o prometido. É realmente um livrinho de bolso, mas um grande livro em conteúdo sobre a  história de dois grandes cratenses, Brigadeiro Leandro  Bezerra Monteiro e Dr. Leandro Bezerra Monteiro. Com o título OS DOIS LEANDROS.
O devorei com os olhos imediatamente, maravilhada pelo conteúdo importantíssimo sobre a história desses dois grandes nomes cratenses e os relatos paralelos sobre a nossa região do Cariri.
Diz Armando Rafael :
" Ambos, avô e neto, receberam o mesmo nome: Leandro Bezerra Monteiro.
O primeiro passou à história como o Brigadeiro Leandro e viveu entre 1740 e 1837. O segundo, o advogado Leandro, viveu entre 1826 e 1911 e foi magistrado, político de destaque e conhecido líder católico, no reinado de Dom Pedro II . Sobre o brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, podemos afirmar que a sua memória foi Programaticamnete "esquecida", a partir de 15 de Novembro de 1889, devido ao golpe militar que implantou a forma de governo republicano no Brasil. Costuma-se dizer que a história é sempre escrita pelos vencedores. Os revolucionários de 1817, derrotados pela contrarrevolução do monarquista brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, passaram a ser exaltados com heróis, após a Proclamação da República. Seus feitos recebem proporções maiores que as reais, tanto nos meios de comunicação, como por parte de alguns historiadores. Do brigadeiro Leandro Bezerra  Monteiro pouco se fala. Quando se escreve sobre o efémero movimento que foi a Revolução Pernambucana de 1817, em terras do Cariri cearense, omite-se a decisiva participação do brigadeiro Leandro ao debelar a revolta, como também a coragem pessoal e cívica deste, naquele episódio. A fidelidade à Monarquia, por parte de Leandro Bezerra Monteiro, motivou a concessão - partida de Dom Pedro I - da honraria ao ilustre cratense do primeiro generalato honorário do Exército brasileiro. Àquela época, embora em desuso, o posto de brigadeiro correspondia - na escala hierárquica do Exército Imperial - à patente de general. Outras também foram as virtudes e qualidades do brigadeiro Leandro como veremos neste livrinho. E tão grande foi o seu valor que a sua fama refugirá sempre, cada vez mais, pelos séculos futuros!
No tocante ao neto do brigadeiro, conhecido como Dr. Leandro Bezerra Monteiro, diga-se, de passagem, que foi um honestíssimo magistrado, bem como deputado de projeção, em várias legislaturas, tanto na Assembleia da Província de Sergipe, como no Parlamento do Império, durante o segundo reinado. Igual ao avô, Dr. Leandro deixou no imaginário popular e na memória dos pósteros o exemplo de um católico fervoroso e monarquista fidelíssimo."
Pela introdução, podem imaginar o que contém neste "livrinho" maravilhoso em relatos sobre a história do Cariri e da nossa gente. Escrita  agradável, simples e correta como tudo que Armando escreve...
Obrigada Armando pelo estimado presente que fará parte do meu tesouro sobre o Crato. E para finalizar transcrevo mais um trecho do  grande livrinho.
"A beleza da tarde, a frescura vivificante da atmosfera e a opulência da paisagem, tudo tendia a produzir uma alacridade de espírito que só o amante da natureza pode experimentar e que, em vão, desejei  fosse duradoura, porquanto me sentia bem não só comigo mesmo, como em paz com todos sobre a terra".
(George Gardner, naturalista escocês em visita ao Cariri, em 1838, assim se expressou, ao chegar ao Crato)
Com os meus cumprimentos,

Edilma Rocha

O FUTEBOL CRATENSE – DE ONTEM E DE HOJE

Pedro Esmeraldo

Na década de 1950 subia o morro do Seminário a fim de assistir uma partida futebolística do Crato enfrentando o município do Juazeiro do Norte.
Uma multidão frenética aglomerou-se num pequeno estádio improvisado, cercado de arame farpado a fim de impedir “penetras” nas margens do campo.
Era uma partida especial já que o Crato almejava conquistar o campeonato do Certame interiorano promovido pela APCDEC – Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Ceará.
O Crato tinha bons craques capacitados, com muita garra e técnica podendo enfrentar qualquer equipe sem sofrer alvoroço, por certo não decepcionariam as qualidades técnicas dessa época.
Por sua vez, o time adversário também tinha bons valores que faziam todo o torcedor tremer de medo de cair numa amargura com uma derrota indesejada.
Com tudo isso, a torcida vibrava entusiasticamente, ajudando os craques a desempenharem com afinco e partirem em direção as traves adversárias.
Lembramos que os cratenses conquistaram com vibração os loiros da vitória. Citamos por exemplo, esses verdadeiros craques, sem desmerecer os demais, visto que participaram com muito arrojo o desenrolar da partida.
Para se ter uma idéia, nunca se deve esquecer das jogadas clássicas dos jogadores como Enock, Senhor, Mundinho, Antônio da Pensão, Peixe e outros se não falha a memória foram os baluartes da vitória do Crato.
O time cratense foi escalado com os seguintes jogadores: Zé Albanito, Senhor, Arrais, Kleber, Mundinho e Brás, Jeremias, Peixe, Antônio da Pensão, Enock e Marcelo. Esse time vibrava entusiasticamente a torcida, comemorando em fogos, pulos e abraços, a cada gol que cometia no time adversário, pois toda a população descer com velocidade, num só fôlego, o morro do Seminário em direção à cidade.
A partida foi duríssima, vez que o adversário era constituído de bons valores, que podemos citar alguns, em virtude de não lembrar o nome dos outros, visto que não me interessava a memorizar a presença deles, mas lembro bem dos craques perigosos na arte futebolística: como Piaba, Patu e o Afro-descendente Quixaba. Só que este último era considerado o jogador mais perigoso da partida. Em certo momento esse homem arrancou do meio do campo, em alta velocidade e marchou em direção ao gol, deixando toda a torcida esmorecida. Felizmente Deus nos abençoou, enviando a bola em direção às traves, que deixou o cratense aliviado.
Antes porém, desejo recordar as figuras consagradas com craque de alto relevo, ou seja, Enok, Mundinho, Senhor, Peixe e Antônio da Pensão. Esses verdadeiros craques não faziam vergonha se disputassem partidas em qualquer lugar do Brasil.
Hoje em dia, não se vêem craques da mesma estirpe do passado. Vêm então a horda de desocupados, querendo assumir o comando desportivo, sem nenhuma capacitação técnica, a maioria mercenária para enfrentar o desafio esportivo da temporada.
Antigamente, o Crato não tinha estádio, mas possuía craque. Hoje é o contrário, o Crato tem estádio mas não tem craque, o que seria uma vergonha para essa juventude inconseqüente.
É preciso que os políticos, esses que se dizem lutadores pelo Crato, devem convencer a juventude, com interesse e entusiasmo, volte a praticar esporte, visto que o desenvolvimento de uma cidade está inserido no desenvolvimento físico da juventude. Senhores políticos: pensem bem, lutem pela sua cidade, tragam mais equilíbrio emocional no desempenho de suas funções.


Crato-CE, 29 de Agosto de 2011.

DESTAQUE NO SALÃO DE OUTUBRO 2010 - Por Edilma Rocha

CLAUDE BLOC -Medalha de prata com a aquarela intitulada 'VALE DO CARIRI'
Vem aí o VII SALÃO DE OUTUBRO 2011
Local  INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI dia 19
PARTICIPEM

O Segredo da Felicidade Revelado - Por: Dihelson Mendonça


A grande busca do ser humano é a busca da Felicidade.

Não irei aqui escrever uma daquelas crônicas intermináveis, que os leitores estão acostumados a ler quando procuram se aprofundar neste tema, mas pretendo apenas colocar as coisas de forma prática para que os interessados possam à partir do exposto, encontrar os caminhos para a sua própria felicidade.

Aprendi nos meus 45 anos de existência, que a Felicidade é um estado de espírito, que independe de posses materiais e quando se consolida, independe inclusive de qualquer influência externa. O ser humano feliz não vive a se questionar se é feliz ou não. Aquele que pára continuamente para checar se é feliz ou não, já é um ser infeliz. Como já dizia o escritor Norman Vincent Peale, "As pessoas felizes são ocupadas demais para se questionar se são felizes ou não".

Anatomia de um Infeliz

O grande erro das pessoas infelizes é colocar o seu ego no centro absoluto de suas vidas, alimentando-o como a um grande monstro, como se o mundo inteiro girasse em torno delas. As pessoas infelizes amam a si próprias intensamente e de forma tal, que não conseguem transferir este amor às outras pessoas e ao mundo. Assim como os interestelares "buracos negros", onde nem a luz consegue escapar do seu interior, as pessoas infelizes estão todo o tempo preocupadas demais em saciar a sua infinita fome de serem observadas, amadas e bajuladas. Estão mais interessadas em receber do que em dar. Constróem a base da sua alegria cotidiana sobre ídolos falsos como o dinheiro, posses materiais, poder, fama, etc. Nunca estarão satisfeitas, pois tudo isso é apenas vaidade! Passam o tempo a comparar a sua beleza, poder, posses e outras características com as outras pessoas.

Por outro lado, o "homem feliz ainda poderá ser um homem sem camisa!"

Se há dois ditados que conservo sempre comigo e que pude comprovar a sua veracidade ao longo da minha existência e que serve de lição para todos que desejam ser felizes, são:

"Cabeça desocupada é oficina do Diabo"

e

"O Trabalho geralmente, é a cura para todos os males"

Uma pessoa que passa o tempo todo recolhido em um quarto, com poucos contatos com o mundo real de outros seres humanos, e que não consegue transferir amor e dedicação à outros seres, e transformar a sua vida em algo útil à sociedade, é um ser profundamente infeliz e digno de lástima, porque só podemos ser felizes quando largamos essa preocupação doentia em torno da nossa própria pessoa e formos capazes de amar algo de verdade, seja o trabalho, seja outra pessoa, seja um grande ideal, ou até mesmo o simples fato de cuidar de um jardim. O que ninguém consegue é ser feliz sendo um completo inútil. O que nos torna felizes é dar sentido às nossas vidas !!!

O que de bom você fez hoje para o bem da humanidade ?
Ou você acha que um dia será feliz sendo um completo parasita que vive como um pêso para sua família e para o mundo ? Claro que não!

Dê sentido à sua existência! Arrume algo que você saiba executar bem, um TRABALHO, e com isso, torne outras pessoas felizes. Crie algo de bom. Faça o bem às pessoas. Ajude quem necessitar, e nunca dê as costas a quem precisar de ti, independente de receber algo em troca ou não. Felicidade não é barganha. Acima de tudo, sinta-se útil. O trabalho, mesmo sem remuneração pode ser gratificante, porque o estamos usando como uma terapia para nossos males. O trabalho evita a loucura. O trabalho faz verdadeiros milagres.

Agora que você sabe o segredo das pessoas felizes, terá de escolher entre mudar a sua vida radicalmente, indo para a luz e tornando-se um cidadão útil ao mundo e ser recompensado por isto, ou recolher-se dentro de si próprio e passar o resto da vida se consumindo em Auto-Piedade, que é a mais desprezível característica das pessoas infelizes. Acima de tudo, lembre-se: Você não pode mudar como a sua história começou, mas você tem pleno poder para escolher o seu final. Ah! você tem problemas grandes demais ? Lembre-se que outras 7 bilhões de pessoas do planeta também tem seus problemas. A questão não é ter ou não problemas ou o tamanho deles, é a atitude que você terá diante dos problemas. Você pode ignorá-los, aceitá-los ou enfrentá-los com dignidade e auto-controle. Você escolhe.

A questão é apenas de atitude. Você um dia terá de escolher se vai continuar a agir com infantilidade ou decidir crescer e se tornar um verdadeiro adulto. A característica principal que define a maturidade é o auto-controle. A maioria das pessoas ainda não despertou para a necessidade de agir mais com a razão e sem crises emocionais totalmente desnecessárias. É preciso cultivar o auto-controle. Quando decidirem se tornar os senhores das suas próprias vidas, encarando o mundo de frente sem a necessidade de muletas, transformando-se em cidadãos responsáveis, úteis e dando sentido às suas existências, jamais se questionarão novamente se são pessoas felizes ou não, porque quem é feliz, vive a sua ( e da sua ) felicidade, sem precisar ter que buscá-la em parte alguma, dentro ou fora de si.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com