Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Brasil em alta

Dilma Rousseff é capa da revista ‘Newsweek’


Chamada de 'Dilma dinamite', presidente estampa capa da prestigiada revista norte-americana

Chamada de 'Dilma dinamite', presidente estampa capa da prestigiada revista norte-americana


A presidente Dilma Rousseff é capa da próxima edição da revista ‘Newsweek’ internacional e da edição nacional americana. É a primeira vez que há destaque em mais edições da publicação para uma capa sobre o Brasil. A revista deve chegar às bancas nesta semana.

Com o título ‘Don’t mess with Dilma’ (em tradução literal ‘Não mexa com a Dilma’), a reportagem principal aborda o governo, a história política e também a vida pessoal da presidente.

A revista cita detalhadamente o crescimento econômico do Brasil e a participação de Dilma nesse processo de mudanças, iniciado com a gestão Lula. O assunto é endossado pela frase do presidente dos EUA, Barack Obama, quando esteve no Rio de Janeiro em março deste ano, dizendo que o Brasil era o país do futuro. Dilma será a primeira mulher a abrir uma Assembleia Geral da ONU, fato descrito como positivo e influente.

Na matéria, a presidente afirma saber do potencial brasileiro e pergunta ao repórter da ‘Newsweek’ se ele sabe qual é a diferença entre o Brasil e o resto do mundo. A própria Dilma responde dizendo que, em nosso País, os instrumentos de controle políticos existentes são fortes o bastante para combater um crescimento mais lento ou até a estagnação da economia mundial – diferente de outros países. Segundo Dilma, o Brasil pode cortar as taxas de juros porque fez um empréstimo cauteloso e tem um Banco Central rígido.

Na entrevista, Dilma confessa que, quando criança, queria ser bailarina ou bombeira. Para ela, uma menina querer ser presidente é um sinal de progresso. Dima também fala sobre sua passagem pela prisão, época em que fazia parte de um grupo revolucionário político, e que, por conta disso, aprendeu a ter esperança e paciência.

A presidente Dilma Rousseff vai receber o prêmio Woodrow Wilson Public Service Award, na próxima terça-feira, 20, em jantar no Hotel Pierre, em Nova York. A premiação também já foi concedida a Lula, em 2009.

OBJETO SUJEITO - PAULO LEMINSKY

OBJETO SUJEITO 



você nunca vai saber
quanto custa uma saudade
o peso agudo no peito
de carregar uma cidade
pelo lado de dentro
como fazer de um verso
um objeto sujeito
como passar do presente
para o pretérito perfeito
nunca saber direito

você nunca vai saber
o que vem depois de sábado
quem sabe um século
muito mais lindo e mais sábio
quem sabe apenas
mais um domingo

você nunca vai saber
e isso é sabedoria
nada que valha a pena
a passagem para pasárgada
xanadu ou shangrilá
quem sabe a chave
de um poema
e olhe lá

PAULO LEMINSKY
Cariri Cangaço 2011


Abertura Oficial amanhã, terça-feira,

dia 20 às 19 horas no

Teatro Municipal de Crato


Você é nosso Convidado.

PARABÉNS, ARMANDO RAFAEL!


... PARABÉNS, ARMANDO! ...

O CARIRICATURAS TE ABRAÇA 
E AGRADECE TUA PRESENÇA.

  DEUS TE ABENÇOE E CUBRA DE GRAÇAS.

Parabéns Armando Rafael - Blog do Sanharol

Parabéns Armando Rafael - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Ainda hoje eu me lembro como se assistisse a um filme que passasse à minha frente. Vivíamos no dia 6 de março de 1961, uma segunda-feira, primeiro dia de aula no velho e tradicional Colégio Diocesano do Crato. Recém saído do seminário, onde durante dois intermináveis anos, eu repetira pela terceira vez a 1a série do antigo curso ginasial, sentia-me como um estranho no meio daqueles novos colegas, quase todos, dois anos mais novos do que eu. Era a segunda vez que eu voltava a estudar naquela casa, que norteou a vida de tantos jovens, fazendo com que nossas esperanças se tornassem realidade nos dias atuais. 

Ao escolher uma carteira na primeira fila da classe, sentou-se ao meu lado, um rapazinho esguio, muito calmo e educado, que me cumprimentou perguntando meu nome e se apresentando. Chamava-se Armando Rafael. A partir daquele dia, dividi por mais de dois anos com ele, aquela antiga carteira preta, cuja parte do assento era móvel e fixado na carteira de trás. E a partir daquele momento, formou-se entre nós uma grande amizade, que mantém-se firme através dos anos.

À noite, eu encontrava Armando na Praça Siqueira Campos e sentávamos num dos bancos para conversarmos. Com o exemplo de Armando, criei gosto pela leitura e com ele muito aprendi, pois ele discutia sobre diversos assuntos: religião, política, geografia, e sabia de coisas sobre países, muito dos quais eu nunca ouvira falar. Àquela época, Armando já era um admirador da monarquia e um crítico dos sistemas de governos comunistas, para todos nós daqueles anos já distantes, tão ameaçadores. Um perigo iminente de por o mundo todo ao chão. Ele permanece fiel às suas idéias, há sessenta anos. Entretanto sabe como ninguém, respeitar as opiniões contrárias às suas. Já era então, um projeto quase que pronto do ser humano exemplar; intelectual, historiador e um grande pesquisador de nossa história que, muito honra nossa cidade.  

Hoje Armando está aniversariando e, através desta breve mensagem, externo meu desejo e votos de muitas felicidades para o amigo e toda sua família, tão bem estruturada. Que você, meu amigo, viva cada dia renovado, como se fosse o primeiro dia, quando tudo é novidade e nosso ímpeto por realizações encontra-se no mais alto dos níveis. Que Deus o abençoe e continue sendo este homem exemplar que você sempre foi, desde criança. Um grande abraço para você e toda sua família.

Foto: Dihelson Mendonça
Texto: Carlos Eduardo
Postado  no Blog do Sanharol  por Magnolia

Ciência da alimentação ideal - Emerson Monteiro


Em face dos excessos gerados pela indústria, que só prioriza os lucros em detrimento da qualidade de vida e da saúde, mais que antes o cidadão médio precisa desenvolver o conhecimento daquilo que utiliza para se alimentar. Isto, quando bem respeitado, possibilitará tipo saudável e maior aproveitamento da existência. Caso contrário, viver se transforma em um calvário constante à medida que passa o tempo e os resultados, no corpo, do que utilizamos de alimento mostra os seus reais efeitos.

Um tanto dos produtos vendidos em lojas e supermercados não estão próprios para o consumo humano, apesar dos órgãos oficiais assim atestarem. Na verdade, essa propriedade para consumo é relativa ao que a febre do lucro ditar, pois esses cuidados para com os valores da saúde andam afastados de qualquer conceito ideal de alimentação adequada.

Primeiro de tudo, os conceitos alimentares do Ocidente guardam pouca ou nenhuma identificação com a natureza original da vida. Vender sempre foi a lei da tradição alimentar ocidental. Tudo começou quando traziam das Índias as famosas especiarias para comerciar nos mercados europeus, dentro das leis da oferta e da procura do Mercantilismo dominante. A regra básica, pois, seria lucrar a todo custo.

Mudadas as rotas do Caminho das Índias, os impérios chegaram às Américas, e o que trataram de desenvolver, as usinas de açúcar, elaborando substância hoje considerada o principal agente cancerígeno utilizado pelas pessoas humanas, o açúcar refinado, destruidor do equilíbrio orgânico. Enquanto dizimaram as populações nativas, incorporando poucos ou nenhum dos conceitos de uma culinária trazidos no correr dos tempos de uma tradição do uso correto dos elementos naturais, acumulada pelos séculos.

Por isso, os orientais vivem em mais harmonia com a saúde. Buscaram aprender dos antigos o bom uso dos alimentos. Melancólico se entregar aos braços dos industriais e comerciantes sem usar a consciência da boa alimentação, o que evitaria milhares dos males físicos que enchem hospitais e destroem vidas desde o nascedouro.

O Pensamento do Dia - Como dominar um Idiota !


"A mulher mais idiota pode dominar um sábio. Mas é preciso uma mulher extremamente sábia para dominar um idiota."

Rudyard Kipling