Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 18 de dezembro de 2011

Entender as Artes Contemporâneas - por Pedro Ernesto de Alencar




Em mostras e bienais de arte contemporânea sempre escuto: Não entendo, ou, é hermético ou, esse cara tá gozando com nossa inteligência e poraí vai.

Muitas vezes, as pessoas não se deixam relaxar para apreciar e descobrir os novos achados dos artistas. A ideia sempre foi, na verdade, o mais importante, quando se aprecia uma obra de arte. Quando os impressionistas usaram pontos e traços na construção de uma composição, eles causaram grande estranhamento nos circulos artisticos da época (1800). Van Gogh e suas perspectivas, aparentemente loucas, somadas às cores fortes, não era levado a sério.

Depois surgiram muitos movimentos artísticos no mundo e, na década de sessenta, em Nova York, despontaram novos artistas como Andy Waholl, usando materiais variados e nunca antes usados, como latas e outros objetos, o que trouxe para o mundo da arte uma abertura e entendimento maiores.

Hoje, as obras desses artistas valem muito dinheiro e não se discute seu valor artístico.
Nos ateliês, nacionais ou internacionais, nós artistas, construímos a nossa obra observando o mundo e o que está acontecendo nele. As ideias surgem a partir daí e da ousadia de lança-las sem medo de não ser compreendído, pois só assim as mudanças acontecem.

Construí a minha, passando por varias fases. Estas fases foram da figura humana e paisagens (comecei muito cedo), passando pelo abstracionismo, e hoje estou exercendo minha liberdade de criar sem me preocupar com rótulos.

Na foto que ilustra este artigo, uma composição feita com portas de geladeira , embalagens de queijo do reino ( tinha fascínio pela sua beleza quando criança) e imãs. Essa obra pode ter sua composição modificada se forem alteradas as posições das embalagens de queijo nas pranchas.

Sua interação com o espectador, que tem o poder de modificá-la, é seu grande trunfo.

Pedro Ernesto de Alencar