Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 2 de março de 2010

Nasa Divulga Novas Fotos Detalhadas da Terra


Nasa divulga as fotos 'mais detalhadas' da Terra até hoje 02 de março de 2010 • 15h56 • atualizado às 18h44


A imagem, batizada de Blue Marble ("Mármore Azul", em português), foi obtida com a colagem de milhares de fotografias de satélite de regiões do planeta Foto: BBC Brasil

A Nasa, a agência espacial americana, divulgou o que descreveu como as mais detalhadas imagens da Terra feitas até hoje. As imagens são composições, batizadas Blue Marble ("Mármore Azul", em português) obtidas com a colagem de milhares de fotografias de satélite de regiões do planeta.

Os astrônomos usaram fotografias tiradas do satélite Terra, que orbita a cerca de 700 km acima da superfície do planeta. A Nasa vem fotografando a Terra do espaço desde que os primeiros satélites equipados com câmeras foram lançados, na década de 1960.

Desde então, todo ano a agência americana vem publicando imagens do planeta. As imagens mais famosas até hoje foram as capturadas pelos astronautas da Apollo 17 em 1972.


http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4297532-EI238,00-Nasa+divulga+as+fotos+mais+detalhadas+da+Terra+ate+hoje.html

Pensamento para o Dia 02/03/2010



“Artigos raros e caros podem nos atrair por sua beleza exterior, mas para o olho que é iluminado pela luz espiritual, eles parecerão de valor trivial. Encanto físico e força nunca superam a espiritualidade. A paixão que alimenta o egotismo pode ser identificada sempre que egoísmo e orgulho são exibidos. Até que esse modo de pensamento e ação seja suprimido, a qualidade da bondade não irá resplandecer. Você deve garantir que a bondade prevaleça de modo a propiciar satisfação e conquistar a graça do Senhor.”
Sathya Sai Baba

Quem será este poeta...

... de alma tão fragmentada?

Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 3

Programa radiofônico de música instrumental nas tardes de quarta, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com)

Como é bom poder tocar um instrumento. E como é bom poder expressar pela música os mais belos e sinceros sentimentos.
O instrumento musical é, por assim dizer, uma extensão da alma humana, que serve para preparar até o mais árido terreno e lançar a semente da arte que germine e dê os frutos que alimentem o mundo.
Assim como uma imagem vale por mil palavras, uma só nota musical vale por mil versos. E um acorde é, pois, todo um universo. Enquanto o instrumentista é, simultaneamente, criador e criatura, tocando em sintonia com uma superior regência.
Música que surge na mente e é extraída por dedos, bocas e pés. Música que preenche vazios e abre espaços em muros de concreto ou de aço. Música que prende e ao mesmo tempo liberta e serve como bálsamo para o mais profundo cansaço.

Roteiro musical (composições e intérpretes)
1. Baião (Banda Black Rio)
2. We Can Work It Out (Marcello Gonçalves)
3. It’s Deafinitely (David Gilmour)
4. Tommy (Perez Prado)
5. Rabo de Boi (Dr. Raiz)
6. Variações sobre o Juazeiro (Syntagma)
7. Sippin’ At Bells (Miles Davis)
8. Pisa na Fulô (Maribanda)
9. Mr. Motto (The Pop’s)
10. Renegade (Yanni)

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult
Apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias
Apoio logístico: Guilherme Norões
Apresentação: Carlos Rafael Dias
Operador de Áudio: Iderval Silva
Operador de transmissão: Iran Barreto
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão
Diretor-Gerente da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga

Fique ligado!

O Caminho de Santiago

Basílica de Santiago de Compostela - Galícia - Espanha
*
"El Camino se abre a todos,
enfermos y sanos,
No solo a católicos, sino aún a paganos,
A judios, hereges, ociosos y vanos,
Y más brevemente, a buenos y profanos."
*
( Poema do séc.XIII )
*

É muito difícil tentar explicar o que leva alguém ao Caminho de Santiago. Não se sabe bem porque, mas milhares de pessoas todos os anos empreendem uma viagem até o norte da Espanha e caminham por cerca de 30 dias até chegar a Santiago de Compostela, enfrentando frio, chuva, vento ou calor.

Por curiosidade, misticismo ou atendendo a algum chamado interior, os brasileiros representaram no ano de 2000 o terceiro maior contingente de estrangeiros em peregrinação até a capital da Galícia.

O Caminho é assim. Nunca é igual para todos. Esta lá a rota demarcada, mas cada um o percorre de uma maneira.
*
Caminho de Santiago - História
*
A peregrinação a Santiago transformou-se desde o principio num acontecimento religioso e cultural destacável e profundamente vivido na Idade Média, sendo reconhecido recentemente pelo Parlamento Europeu, o qual o designou o Caminho” Primeiro Itinerário Cultural europeu”, e pela UNESCO, que o declarou Património da Humanidade.

O descobrimento do sepulcro do Apóstolo Santiago, filho de Zebedeo e irmão de João Evangelista, transformou um pequeno assentamento de origem romano do noroeste ibérico que, no esquecimento dos séculos, se havia transformado em necrópole; e sobretudo, representou uma reviravolta na história espiritual do continente que rapidamente se lançou a lavrar um caminho para chegar até à preciosa relíquia.

O achado, ocorrido por volta da segunda ou terceira década do século IX, constituía o final lógico de uma tradição oral e escrita que, após a morte de Jesus Cristo, situava Santiago o Maior como evangelizador em terras da antiga Hispânia, conforme advertiu o Breviário Apostolorum no século VI-VII e os textos assinados pelo anglo-saxão Beda Venerabilis e o asturiano Beato de Liébana no século oitavo. Ao feito histórico da decapitação do Apóstolo por Herodes Agrippa no ano 44, sucedem-se as explicações proporcionadas pelo Códice Calixtino ou pela Legenda Aurea para dar fé da sua trasladação a terras do confim continental, aquelas em que havia transmitido os ensinamentos de Cristo. O corpo sem vida de Santiago havia sido conduzido por dois jovens discípulos em barco tripulado por anjos, que atravessavam o Mediterrâneo e subiam pela costa portuguesa até ao porto romano de Iria na província de Gallaecia. Ali, após uma série de feitos milagrosos, Santiago havia sido finalmente sepultado no monte Liberum Donum, num lugar vagamente designado como Arcis Marmoricis.

Quase oitocentos anos mais tarde – continua a tradição – um ermitão havia visto luzes celestiais que o conduziriam até ao lugar sagrado, cuja história permanece como mistério durante os anos da desintegração do Império Romano, a constituição de um reino suevo e a dominação visigótica. O eremita tinha avisado Teodomiro, o bispo de Iria, sobre o descobrimento, e o Rei Alfonso II teria mandado construir uma pequena igreja, que deixou sob custódia de monges beneditinos. Antes de terminar o século IX, Alfonso III encomendava a construção de uma basílica maior, digna de um grande acontecimento que começava a mover os fiéis da Europa.

A notícia coincidia com um importante momento político para a consolidação do reino astúrico-galaico, em cujo território ocorria o achado. Tendo sido expulsas as tropas muçulmanas do norte de Espanha, era necessário repovoar o território e alargar ao resto da Europa uma sólida rede para a circulação de pessoas, mercadorias e ideologias. Na titânica tarefa seria decisivo o fato de contar com um centro religioso da magnitude de Roma ou de Jerusalém, que de alguma maneira “independizava” espiritualmente o reino nascente do amplamente entendido império de Carlos Magno.


Fontes:
Google Imagens

http://www.caminodesantiago.org/?idioma=p
http://www.caminhodesantiago.net/

Uma lista pra Dr. J Flávio acudir.

Quer bem dizer que nunca sentiu uma dessas?

CDC- CÓDIGO DE DOENÇAS DE CEARENSE:

Recebido por e-mail
Cecília Meireles e uma timidez que é tão minha...

Timidez
- Cecília Meireles -

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve...

- mas só esse eu não farei.

Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes...

- palavra que não direi.

Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,

- que amargamente inventei.

E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando...

e um dia me acabarei.