Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

UM PRESENTE DE NATAL - Por Edilma Rocha


Final de ano e férias longas incluindo na programação um Natal diferente. Convidei Angela, amiga e colega do Colégio Santa Teresa para me fazer companhia na viagem à vizinha cidade de Assaré.
Lá era a terra da minha avó materna e muito me agradava conviver com os tantos primos e primas daquela família grande. Todos me recebiam com carinho e cuidados quando por lá chegava e neste ano me hospedei na casa de  Maria Helena e Pedro Leonel.
Na parede da sala de estar ficava o retrato do casamento dos anfitriões. Lembro até hoje da imagem da noiva recebendo a aliança e eu bem pequena assistindo a cena, admirada. Afinal, fui escolhida para  levar as alianças. Uma casa bem cuidada, um corredor enorme que nos levava até a cozinha com uma mesa sempre repleta de guloseimas como, ambrosia, doce de leite e o tradicional pudim, tudo produzido por Maria Helena.
Já encontramos a árvore de Natal montada com seus lindos enfeites em aljofre e luzinhas coloridas que piscavam. Pedro Leonel comercializava mercadorias importadas e o Natal era repleto de novidades. Uma linda guirlanda na porta da sala e num canto especial em destaque, a "Lapinha", como era chamado o Presépio com a família sagrada e seus Reis Magos. Ali a religiosidade era uma prioridade acima de qualquer coisa. Os pacotes com papéis e fitas coloridas já se encontravam ao pé da árvore de Natal e a eles juntamos os nossos presentes trazidos do Crato. A curiosidade despertava o poder de adivinhar o que continha nos tantos embrulhos. E aguardávamos com ansiedade a noite de Natal para  a troca dos presentes. Somavam-se a cada dia mais e mais presentinhos...
Uma pequena caixinha com uma linda embalagem apareceu bem na frente dos outros e chamava à atenção pela segurança do pacote.
_ O que será ? Pra quem será ?
Ninguém sabia... mistério!
As sete horas da noite já estávamos nos produzindo. Afinal, as garotas do Crato sempre chamavam à atenção dos moradores do lugar. Seguimos até a Igreja Matriz e assistimos a missa do "Galo" e na volta, todos se dirigiram para a tradicional ceia da meia noite.
Depois das delícias produzidas por Anízia, a cozinheira especial da família, era chegada a hora da troca dos presentes. Entre abraços e desejos por prosperidades os presentes foram entregues aos participantes da confraternização. Muitos sorrisos felizes se estampavam no rosto de cada um diante das boas surpresas. E aquela misteriosa caixinha ficando para o final...
_ Advinha pra quem era ?
Para mim. Era mais um  presente da minha amiga Angela. Depois dos dois beijinhos tradicionais, comecei a abrir com muita dificuldade e cuidado a pequena caixinha. Era um ninho de repugnantes baratas que estavam trancafiadas ali, à dias. E não deu outra. Escapando finalmente da prisão as baratas voaram todas em cima de mim e o desastre foi total. Quebrei alguns objetos da sala enquanto sacudia meus cabelos em desespero, nojo e retirava a roupa feito uma louca fujida de algum hospício, aos gritos e pulos. Angela desabou em gargalhadas se divertindo enquanto eu me debatia desesperamente. Pedro Leonel e meu primo Hugo ajudavam a matar as malditas baratas que corriam rapidamente no meio da confusão. Não ficou uma só mulher dentro da sala e fugiram todas para a rua comentando o fato tão desagradável e de mau gosto.
Depois de recuperar o fôlego, me deparei só de calcinha e sutiã na sala vazia. Fiquei muito aborrecida com a minha "Grande Amiga" na noite de Natal. E que amiga... Ela sabia que eu  tinha verdadeiro pavor a baratas e me aprontou essa sem se dar conta do tamanho da confusão que criara. Prometi vingança, mas essa será uma outra história, afinal, neste momento a prioridade é um texto Natalino.
Posso dizer que foi o presente de Natal mais indesejado que alguém poderia receber.
Oh! Oh! Oh!
FELIZ NATAL !

Edilma Rocha

Conselhos de um cearense para um 2012 bem pai d’égua.

Recebi este cartão de Natal de um amigo pai d’égua que agora mora no Rio Grande do Sul, e decidi repassar para vocês, para que comecem o ano “dicunforça”...quem não entender, pode me perguntar..... 



 Sobre as suas metas para o Ano Novo

·         Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia.
·         Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie e nem esmoreça. Peleje.
·         Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem é Zé.
·         Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.
Sobre o amor
 
·  Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe
·  Dê um desconto prá peste daquela cabrita que só bate fofo com você. Aperreia ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.
·  Você é um corralinda. Se você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corralinda igual a você.
·  Não bula no que tá quieto. Num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um chapéu de touro.
·  As cabritas num devem se agoniar. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um machoréi da sua bitola.

Sobre o trabalho

·  Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não.
·  Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar.
·  Se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e cape o gato assim que puder.
·  Se a lida não está como você quer, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol.
·  Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas que tudo melhora.
Sobre a sua vidinha  
·  Você já é um cagado só por estar vivo. Pense nisso e agradeça a Deus.
·  Cuide bem dos bruguelos e da mulher. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da lida.
·  Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo.
·  Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.

Arrumação motivacional 

·  No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.
·  Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.
·  Prá começar o ano dicunforça:
·  Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.
·  Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto:

Sai mundiça !!!

· 
Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2012, afinal de contas você é cearense.


E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós.

Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom.
Respeite como vai ser pai d’égua esse 2012. 


 ABRAÇOS!!!!!!!!!!!!!!!

DÁ-ME A FESTA MÁGICA - Por Edilma Rocha


DEUS - E de onde é que tiras para acender o céu
este maravilhoso entardecer de cobre ?
Por ele soube encontrar de novo a alegria,
e a visão eu soube torná-la mais nobre.

Nas chamas coloridas de amarelo e verde
ilumina-se a lâmpada de um outro sol
que fez rachar azuis as planícies do Oeste
e verteu nas montanhas suas fontes e rios.

Deus, dá-me a festa mágica na minha vida,
dá-me os teus fogos para iluminar a terra,
deixa em meu coração tua lâmpada acendida
para que eu seja o óleo de tua luz suprema.

E eu irei pelos campos na noite estrelada
com os braços abertos e a face desnuda,
cantando árias ingênuas com as mesmas palavras
com que na noite os campos e a lua.

PABLO NERUDA