Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um tempo, uma prosa - por Claude Bloc


MINHA RUA ERA UM RIO



E lá volto eu ao tema da minha rua.  A rua Irineu Pinheiro onde morei, onde muitos moraram...

Lida a história assim de fora, talvez nem desperte a saudade de quem morou no Pimenta, em meio àquele mundo de crianças que se juntavam em suas brincadeiras, mas espero que compreendam que escrever sobre isto não é pieguice, mas prazer que a minha rua me dá compelindo-me falar dela.

A Irineu Pinheiro corre do poente para o nascente (e vice-versa). Nesta semana, um fim-de-semana prolongado, lembrei-me mais uma vez dela e da vida que hoje corre por ela alterando-lhe o aspecto, o movimento, a vivência.

Ontem era uma rua quase silenciosa, mas cheia de vida. Cheia de trinados de aves e gatos ronronando nos muros dos quintais, pontilhada, de onde em onde, por casas (remanescentes do meu tempo de criança), dialogando entre si.

Ontem também a via toda bordejada, nas margens, por carros adormecidos. Por entre as calçadas, quando chovia, corria um “rio” que descia lá do Sossego e desassossegava a vida da gente... Lá também passava nossa vidinha do dia-a-dia, nossas estripulias infantis.

Estranhamente, o silêncio da tarde tecido rua abaixo, descia pela minha alma tão aconchegante que nem as brincadeiras abandonadas pelas calçadas conseguiam romper a magia. Havia momentos para se estar só, para se adivinhar o que havia de ser amanhã: missa, cinema, passeio pelo Granjeiro, matinal no Tênis Clube...

Certos dias, depois da chuva, o Crato se iluminava. No ar eu sempre percebia o sussurro da luz e de bandos de pequenos, quase invisíveis, insetos flutuando nos raios de sol. Todos em suspensão, em estranhas danças... Tudo na minha rua tinha um ar de encantamento. Sentia-se a magia do tempo. Sentia-se os laços de amizade apertando-se. Sentia-se a vida deslizando plácida pela nossa janela.

Deslocava-me continuamente, por umas horas, a percorrê-la de forma total, pra lá e pra cá, em qualquer das suas margens. Sim, nas margens, pois é disso que se trata: a minha rua era um rio de sol, de luz que ainda se estende, desliza e corre, por onde se pode navegar como quem desliza num sonho dourado pela saudade.

Desse rio, sou apenas afluente, assim como todos que ali moraram nesses tempos idos. (Re)nasço no poente de minha vida e vago pelos pontos cardeais que só eu vejo. Insisto no verbo amar, onde tudo começou. Passo hoje pela Irineu Pinheiro e me revigoro. Semeio o dia.


Claude Bloc

Momento da Prosa - Por Claude Bloc


Amigos e Estradas



Em muitos episódios de nossa vida caminhamos incertos. Traçamos nossos rumos, mas nem sempre seguimos as rotas que queremos trilhar.  Essas estradas que percorremos são como amigos: alguns indispensáveis, simples como aquela estradinha de terra no interior, com nossos rastros marcados pelo chão. Subimos então no alto da serra e, lá de cima, podemos avistá-la inteirinha. É aí, então, que vislumbraremos nossos sonhos e saberemos para onde podemos ir e onde podemos chegar. São como amigos que consideramos límpidos e confiáveis.

Outros amigos, aqueles que acabaram de chegar, são como estradas que ainda não desbravamos: vamos nos aventurando sem saber muito bem os seus limites... é um caminho desconhecido, mas que sempre vale a pena trilhar.

Há amigos que parecem aquelas estradas periféricas, aquelas que pouco usamos, pouco vemos, mas sabemos que quando precisarmos, elas estarão lá. Que poderemos passar e cortar caminho, mesmo que distante... Essas sempre estão em nossa memória.

E existem ainda os amigos que são como aquelas estradas que não existem mais, mas que sempre fazem um elo entre a nossa emoção e uma imensa saudade. Saudade de uma paisagem, de um trecho de estrada, de um momento que deixou marcas profundas em nosso coração. Essas estradas se foram, mas ficaram impregnadas em nossa alma...

Então, nessa viagem que é a vida, podemos dizer que os amigos são mais do que simples estradas, são placas que indicam a direção, são o vento que nos traz alento, são o sol que nos faz viver e, naqueles momentos em que mais precisamos, são por vezes o nosso próprio chão.


Claude Bloc