Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A estrutura familiar - Emerson Monteiro

Os seres humanos reclamam cuidados imensos quando chegam ao mundo e superam os demais seres no esforço inicial de formação e sobrevivência, até dispor dos meios necessários a seguir com as próprias pernas a jornada de habitar este mundo. Antes dos sete anos, os filhos do bicho gente exigem, dos pais e da sociedade, extremos arranjos, a ponto de depender, em caráter quase absoluto, dos outros para limpeza, alimentação, vacinas, alojamento, vestimenta, primeiros passos, fala, pensamentos, repouso, formação moral, intelectual, etc.
Esse grau de dependência da nossa raça representa o empenho da família em dirigir suas baterias na sobrevivência e no zelo dos filhos, salvaguarda e herança cultural da sociedade. Ninguém foge dos valores trazidos pela família e que lá adiante não venha a defrontar dificuldades e traumas de adaptação perante o desconhecido, nas dobras do caminho.
Por isso, os sábios dão importância inestimável à saúde dos laços familiares, para considerar a célula doméstica a mãe das comunidades e resposta aos desafios de todo tempo. Desorganizada a família, as outras instituições perdem o prumo e a paz perde a razão. Os abalos nesta fonte original implicam nos desmanches que a história registra, no caos das guerras medonhas verificadas em turnos diversos, custando preço astronômico de sofrimento, desespero e trabalho.
A bandeirada desses primeiros passos humanos, dada pelos pais já na infância, reserva sobremodo a esperança possível dos adultos e das suas circunstâncias posteriores, vindas desde a escola filial, nos sentimentos, lembranças e emoções que lhe marcam o modelo de personalidade depois vivenciado no decorrer das gerações.
Conhecimento de padrões fundamentais vindos no começo apresenta frutos na humanidade, o que demonstra as ameaças constantes de que é vítima a família, nesse jogo de dor e prazer da sua experiência. O mal e o bem, que organizam os porões e a bagagem, nessa viagem de seres humanos, na sombra e na luz das situações, trabalham os tais valores de formação das pessoas em movimento, nos grupos sociais.
Tiradas, pois, essas e algumas conclusões mais, a razão do abalo nos países vem do descaso para com os atores do drama ainda na gravação dos letreiros iniciais das consciências, no berço de vilões e mocinhos junto dos responsáveis pela sua formação. Nisso, entra em cena a família para constituir cidadãos com a mesma face dos tempos sonhados e vividos que irão acontecer logo ali adiante, num futuro imediato.

Mas que pato pesado! – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

O competente advogado Leopoldo Martins Filho apresentou em bem elaborada crônica, aspectos jurídicos sobre a responsabilidade do desastre que recentemente ocorreu em nossa cidade.
No meu modesto entendimento, nada adianta encontrar culpados pelas cheias que devastaram grande parte da cidade do Crato. E se existe possibilidade de se apontar um responsável, este é a extrema pobreza da nossa subdesenvolvida região. Quase sempre não existem recursos para nada.

Em primeiro lugar, eu considero o canal mal dimensionado. Talvez devido ao fato de não ter sido elaborado estudos sobre os índices pluviométricos da bacia do Rio Grangeiro a montante da cidade do Crato. Possivelmente não existe nem registros dos volumes das cheias máximas. A calha do canal ficou muito estreita para o volume d’água que desce em grande velocidade, devido à diferença de nível da área onde incidem às chuvas até a cidade. Mas não vamos colocar a culpa no canal, pois muito antes dele existir já havia problemas de transbordamento das águas de chuvas de maior intensidade, tanto no leito natural do Rio Gangeiro, quanto na Rua da Vala. Lembro-me bem que em 1955 ou por ai, houve uma cheia tão intensa que arrastou um enorme tronco de árvore até a esquina onde hoje se encontra a Caixa Econômica Federal. Possivelmente as pessoas da minha idade se lembrarão dessa cheia. Naquela época não havia residências às margens do leito do rio, e sim uma pequena mata, onde as crianças caçavam de baladeira e as mulheres lavavam roupas numa água cristalina que descia mansamente pelo leito do Grangeiro, quando este não estava de cheia.

Nos dias atuais, nas fraldas da Serra do Araripe, partindo do final do Bairro Caixa D’àgua até bem próximo das nascentes do Rio Grangeiro, onde existia uma extensa mata nativa, existe hoje um elegante bairro residencial, com inúmeras mansões e largas ruas devidamente pavimentadas. Com isso, parte das águas de chuva que antes eram absorvidas pelo solo e pela copa das árvores, hoje corre para o Rio Grangeiro, atingindo a cidade do Crato numa velocidade que será tanto maior, quanto o produto do volume da massa d’água, pela diferença de cota entre a área da bacia do rio e a cidade.

Se for para encontrar um culpado, vamos verificar onde estavam as autoridades que permitiram a devastação daquela mata? Os proprietários desejavam vendê-la, e era um direito deles. Mas a prefeitura não possuía recursos para comprar o terreno, que estava em projeto de loteamento. Isto ocorreu em 1975, quando o prefeito do Crato era um cidadão reconhecido por toda a comunidade de uma honestidade a toda prova. E o Ibama, por que permitiu ou aprovou o desmatamento?

Mas devemos olhar para o futuro. Existem recursos para demolir o atual canal e refazer outro, com melhor dimensionamento? Se tal resposta for positiva, mesmo diante de outras prioridades dos governos, como o caos existente na serra fluminense, mesmo assim, algumas providencias deverão ser tomadas. Eu, particularmente, vejo com bons olhos uma idéia externada pelo atual prefeito: a construção de duas pequenas represas no leito do Rio Granjeiro, a montante da cidade, com barragens de concreto armado, bem dimensionadas e, construídas criteriosamente para evitar danos ainda piores. Além de barrar as cheias, tal providência serviria para reforçar o abastecimento d’água da cidade, além de propiciar a irrigação do vale do rio abaixo da cidade do Crato. Os recursos para elaboração de tal projeto e sua execução, acredito possível de serem aportados pela própria prefeitura. Afinal, muitos proprietários rurais da região, constroem com recursos próprios esses pequenos empreendimentos em suas propriedades.

Vamos esperar?

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Nossas Fotos - Exposição das obras restauradas do Museu de Arte Vicente Leite


E
u atrasei somente 2 horas, como de costume. Estava resolvendo 1002 coisas, mas ainda consegui pegar o melhor da festa: Uma galeria inteiraaaa apenas para os bons amigos. Lá encontrei a nossa querida restauradora e artista plástica Edilma Rocha, a nossa querida Poetisa maior Claude Bloc, o nosso querido ( É tudo querido mesmo ) fotógrafo Wilson Bernardo, o nosso querido Bruno Pedrosa ( agora é querido também, porque o conheci ontem mesmo e selamos uma grande amizade ). E outros queridos e queridas que lá se encontravam.

No Hall do Teatro Municipal Salviano Saraiva em Crato, aconteceu na noite do último dia 30 de janeiro, a abertura de uma exposição dos trabalhos restaurados do museu de arte Vicente Leite:

IMG_3881

A nossa restauradora Edilma Rocha e seu sorriso inconfundível:

Img_3895

Tive o prazer de conhecer "Uma Figura"... o internacionalmente renomado Bruno Pedrosa. Para resumir..Um gênio !

Img_3963

E aí, fazendo de conta que está escrevendo no livro, pois já havia escrito, ela novamente...Edilma Rocha e Claude Bloc - rs rs

Img_3999

A turma que ficou para o final, com destaque para Claude Bloc

Img_3932

A grande estrela posa ao lado dos fãs: Com Dihelson Mendonça...Ela não é linda ?

Img_3923

Com George Macário...

Img_3926

Com Wilson Bernardo...

Img_3927

Com Bruno Pedrosa...

Image2

Que estava irradiando felicidade !

Img_3966

Rindo à toa, como esse rapazinho aqui apreciando a "La maja desnuda"

Img_3931

Depois da exposição, fomos ao Café "Lá na Praça", por sinal, um ambiente agradabilíssimo, onde conversamos e rimos por horas com as estórias e histórias do Bruno Pedrosa, saboreando muitas guloseimas... E Por enquanto é só, pessoal! - Há muitas outras fotos, inclusive de todos os quadros, mas nem tudo pode ou deve ser publicado. Depois eu repasso as fotos para Claude ou Edilma.

Abraços e Bjus!

Dihelson Mendonça

Ode a Antonio Vicelmo do Crato - Por: José Cícero



Acho que Nelson Rodrigues estava errado
quando um certo dia disse;
que toda unanimidade é burra.
Puro equívoco do seu intelecto
cosmopolitano e melodramático.
Isso porque, cá entre nós:
- Antonio Vicelmo do Crato
É uma unanimidade de carne e osso
que temos e nos orgulhamos.
Humanamente edificada
pelos anos adentro.
Guerreiro visceral do rádio
empunhando o microfone
como uma bandeira de luta
em favor dos pequenos.
Depuração do melhor vinho ítalo-lusitano
há muito plantado,
como metáforas soltas
em desafio hipocorístico a própria vida
no solo fértil do pé da serra do Crato.
Antonio Vicelmo é uma unanimidade,
que nos orgulha há tempo.
Como um pequizeiro da floresta, centenário.
Fincado no alto da Araripe cearense.
Fazendo a nossa voz e grito
chegarem longe...
Muito além do nosso velho sonho caboclo
de herói provinciano.
O Cariri inteiro sabe disso.
E tem motivos
para bater no peito e dizer bem alto
para que o mundo todo escude.
Que Vicelmo é nosso...
Vicelmo é povo sofrido e forte
sinônimo comunicativo
de um Cariri alvissareiro
que se fez grande para ser ouvido
e nunca mais ser escravo.
Antonio Vicelmo é unânime.
Símbolo magno, pioneiro do rádio:
- Cultura, tradição, história e folclore.
Educadora do Crato.
Falando alto do Araripe ao mundo.
Aplaudamos sem mais delonga Vicelmo!
Tal qual o Cariri inteiro em uníssono,
disposto a construir seus sonhos de pedras
por si mesmo.
Acaso Vicelmo não existisse
teria de algum modo que ser inventado.
Vicelmo é nosso patrimônio histórico.
Palavra de ouro.
A voz que não se cala.
Grito forte a retumbar na rosa dos ventos.
Das serras do Crato para o mundo inteiro.
A partir de Vicelmo,
o Cariri passou a ser ouvido.
Com Vicelmo o interior, dantes esquecido,
encheu seu o peito de orgulho
e falou com altivez bem alto
para o litoral lá de baixo.
Antonio Vicelmo é uma unanimidade
inconteste.
Utopia que nos anima alma e o espírito.
O embaixador do povo Cariri
no além-fronteira do próprio Globo.
Em todo canto do Crato,
e onde quer que viva um caririense.
__________
(*) José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora-CE.

Prefeito do Crato institui auxílio social de R$120,00 para os desabrigados


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, instituiu o "aluguel social" para atender às famílias desabrigadas pelas chuvas, que não têm para onde ir. O valor do auxílio social é R$ 120,00 e vai durar o tempo que for necessário à recuperação de suas casas. O prefeito baixou o decreto de nº 2801001/2011, colocando o município em situação de emergência. Com a enxurrada, cinco casas desabaram totalmente e outras sete tiveram partes danificadas. As famílias já estão sendo assistidas pela administração e algumas casas já foram alocadas para os desabrigados. A vítima da enchente deve procurar a secretaria de Ação Social do município, para requisitar o benefício. Um técnico vai ao local para fazer a avaliação e elaborar o laudo. O cadastro já pode ser feito. O aluguel será pago as famílias que estão em abrigos e àquelas que precisam ser removidas de áreas de risco.

3.200 pessoas afetadas pela enchente em Crato


Uma notificação preliminar de desastre foi apresentada por meio dos levantamentos realizados pela Defesa Civil, diante dos estragos causados com a tempestade que se abateu sobre o Crato, na madrugada da última sexta-feira. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, estima prejuízos para a cidade de mais de R$ 50 milhões na cidade. O documento foi apresentado ainda no último final de semana, com número relacionado às vítimas diretas da enchente. O relatório preliminar dá conta de 3.200 pessoas afetadas pelas chuvas. Nove famílias que ficaram sem abrigo, com suas casas totalmente destruídas, foram encaminhadas para prédios públicos e casas alugadas pela administração municipal. Segundo o Sistema Preliminar de Desastre, feito pela equipe da Defesa Civil no município, ficaram desalojadas 111 pessoas.

Prefeito vai à Brasília onde se encontra com o Ministro da Integração Social

Uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, deverá acontecer ainda esta semana, juntamente com parlamentares da região. O deputado federal, Arnon Bezerra, esteve ontem no Ministério, no intuito de marcar a reunião. O prefeito do Crato, na ocasião, irá apresentar projeto que promete uma solução definitiva para o local. A chuva de 200mm milímetros ( medidos na Chapada do Araripe ) foi o suficiente para arrastar parte considerável do canal. Com o transbordamento, parte da cidade ficou inundada, principalmente no centro, invadindo centenas de residências e casas comerciais. Ainda segundo os dados do relatório preliminar foram invadidas pelas águas 103 residências, cinco delas públicas, uma comunitária e 10 ficaram totalmente destruídas. A precipitação pluviométrica registrada, segundo o relatório, esteve acima da média verificada pelo município, especialmente na área urbana, em canais de drenagem.

Fonte: ASCOM - PMC