Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


VERBASCO - Verbascum thapsus - A erva da proteção.  O Verbasco cresce com a  energia de Saturno e tem folhas aveludadas, cobertas de pêlos macios. Macio como deve ser um afago, um carinho. O uso desta planta vem da Antiguidade, especialmente como protetora contra feitiçaria. A própria estrutura de suas folhas, recobertas por pêlos macios, afasta os insetos e os animais, pois irritam a mucosa dos animais nas pastagens. Outra curiosidade é sua engenhosidade em recolher a água da chuva que, recolhida pelas folhas menores, passam para as maiores até chegar às raízes. Com exceção da flor, a planta toda é levemente tóxica.


Planta  bienal e rústica, atinge 2,5 m de altura. Originada da América do Norte. Cultivada em solo calcário, bem arejado ao abrigo do sol, embora não  seja planta de interior. Semear na primavera ou no verão. Nos jardins, o pólen e o néctar das flores do Verbasco atraem abelhas.


As flores, de um amarelo vivo, são usadas em arranjos florais e, secas, para dar cor aos potpourris. Na cosmética, as flores são usadas em cremes e vapor  facial, para suavizar e amaciar a pele. Os cabelos claros ganham mais brilho com uma infusão forte feita com as flores. Na medicina é usada no tratamento da tosse, rouquidão, asma, ajudando a limpar mucos respiratórios.

Edilma Rocha
Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro 

Osama perde o "s" para Obama - José do Vale Pinheiro Feitosa

Como um paciente monge a esperar o curso da história, comecei o dia lendo uma entrevista com Slavoj Zizek da qual se extrai as seguintes conclusões: a) a questão ambiental é central para salvar o capitalismo e sua derrota na cúpula do meio ambiente abre espaço para uma aliança tática; b) a crise econômica com o Estado a salvar bancos e empresas abriu espaço para a intervenção no sistema como um todo em favor de uma redistribuição dos rendimentos e de poder; c) volta forte a idéia comunista de transformar a realidade; d) é uma constante na história humana a tensão de superar a condição de escravidão e exploração.

Agora o mundo muçulmano, formado por territórios com grandes reservas energéticas, em parte detentores da revolução tecnológica e de uma imensa população se encaminha para a velha e sangrenta luta do devir capitalista: o progresso material das classes sociais. Quando todos comem com liberdade, os donos das algemas saem derrotados. Mesmo aqueles das algemas de diamante do consumismo capitalista.

E a revolução “democrática” das populações a derrubar velhos ditadores aliados do ocidente (inclusive por baixo dos panos) faz parte da agenda política do mundo. O presidente do império americano, a sofrer o abalo dos republicanos, concretiza a agenda deles: Obama mata Osama. Deseja ganhar a reeleição como os feitos bélicos de Bush Jr. o levou ao segundo mandato. Afinal trocar a guarda do império em pleno atoleiro continua um problema estratégico.

Mas nem só o império matou Osama. O jornal Asia Times Online aponta o dedo para a própria Arábia Saudita em luta velada com a hegemonia crescente do Irã, a desconfiança com os Turcos e a raiva dos americanos por terem abandonado o velho amigo Mubarak. Aí entrou o papel do próprio Paquistão, que parece ter entrado, por sua participação, inclusive como aliado da Arábia Saudita, num atoleiro sanguinolento.

O grande jornalista Robert Fisk, grande especialista em questões do oriente médio e do mundo muçulmano, que entrevistou e teve contato com Osama Bin Laden não tem dúvidas.

“A desaparição de Bin Laden lança uma luz sombria sobre o Paquistão. Durante meses, o presidente Alí Zardari nos disse que Osama vivia em uma caverna no Afeganistão. E agora descobrimos que ele vivia em uma mansão no Paquistão. Foi traído? Claro que sim. Pelos militares ou pelos serviços de inteligência do Paquistão? É muito provável que pelos dois. O Paquistão sabia onde estava. Há uma pergunta muito óbvia sem resposta: as forças de segurança do Paquistão não poderiam ter capturado Bin Laden?”

As manifestações populares nas ruas dos Estados Unidos pelo triunfo da morte bem diz da cultura imperialista que ainda domina aquele povo. Especialmente em razão dos meios de comunicação com bem denuncia em artigo o filósofo Italiano Domenico Losurdo. As redes sociais (como o facebook e o twitter acabam de ser denunciado pelos Wikileaks com instrumento da segurança do império) inclusive no velho papel manipulador da mídia como já desenvolvera Josef Goebbels.

E na campanha eleitoral o Obama foi acusado de ser muçulmano. Seria Saudita?
Pela Janela
- Claude Bloc -

Nossas paisagens se assemelham em beleza. As várzeas, as planícies, o verde pingado com as cores das flores. A vegetação que se integra com as coisas da nossa alma. 

É bom e confortante olhar para o horizonte e observar a harmonia que se espalha nos diversos tons de verde e que vai azulando infinitamente até encostar no céu.

É bom e confortante sentir o cheiro de mato e deixá-lo impregnar-se em nosso íntimo devolvendo lembranças, encurtando as memórias do tempo, desfazendo as saudades.



É assim que observo o mundo pela janela e, como passageira do tempo, vou criando telas. Vou pintando nelas as cenas do dia-a-dia. Vou querendo o verde sempre mais perto, sempre entranhado aqui dentro.


Minhas viagens nunca se acabam porque sei guardar essas miragens para sempre. Esses tesouros que não me pertencem mas que estão em mim.


E quando a emoção me toca, quando o sertão "verdeja" eu agradeço a Deus por poder ter tudo isso e saber apreciar Sua criação.


E tudo se repete. O verde, as cercas, o mato, o capim. Mas é tão bom gostar de estar ali naquele momento. Mais pertinho do céu.


E poder ver o céu refletido na água. E poder ver as flores tinindo em suas cores. Estar ali naquela tela. Viver!

Claude Bloc

ALERTA

Dia 02 de maio de 2011. Morte de Bin Laden e consagração do direito à pena de morte pelos Estados Unidos.
Está certo?
Me espantou muito a reação dos brasileiros.
Direito à pena de morte que ora ultrapassa as fronteiras do país que se diz adepto dos direitos humanos.
Não me cabe aqui fazer nenhuma apologia à Bin Laden, ao fundamentalismo religioso seja de quem for, a terrorismos ou coisa que o valha.
A mim, a prática terrorista envolvendo vidas são condenáveis venha de onde vier, tanto quanto condenáveis os países que praticam a pena de morte como coisa normal e legal.
A mim cabe aqui defender o direito à vida.
Me espanta do lado de cá tanta alegria externada pela morte de mais um pelos EEUU. As famílias dos mortos tinham motivos pra comemorar. E nós?
Quantos foram mortos por Bin Laden? Muitos inocentes. Condeno-o veementemente pelo ato. Quantos foram mortos pelos Estados Unidos no Vietnã?
Quantos foram mortos no Afeganistão, na invasão de Granada, em Angola...
Quantos ainda morrerão em nome da hegemonia americana?
Quantos Sadan Hussein eles ainda elegerão para o corredor da morte?
Também condeno de maneira veemente.
Ultimamente vemos a busca doentia pela vida de Kadafi. Daqui a pouco será Hugo Chavez, ou outro que por acaso se mostre como dificuldade aos ansiosos interesses americanos.
Não amigos. CONDENO TODO ATO TERRORISTA SEJA DE QUEM FOR.
Mas me pergunto...Não será terrorismos eleger pessoas à pena de morte?
Quando será a nossa vez de ser invadido pelas armas americanas?
Quem será o eleito à pena de morte no Brasil?
Alguém já parou pra pensar na situação da amazônia brasileira na ótica americana?
Sei não...
Essa história me cheira mal...muito mal

Ô, Obama, cadê Osama ??? - José Nilton Mariano Saraiva

Em 11.09.2001, dia em que as tais “tôrres-gêmeas” despencaram tal qual um castelo de areia, atingidas por dois portentosos "aviões americanos" pilotados por "terroristas árabes", também o “pentágono” (edifício-séde que centraliza todo o alto comando das forças armadas americanas) foi seriamente atingido por uma terceira aeronave. Já um outro avião (o quarto, ou o vôo 93) que houvera decolado com atraso e mudado de rota inexplicavelmente, dirigindo-se a Washington D.C. (presumivelmente para ser arremessado contra a Casa Branca), de repente sumiu dos radares. É que, ao constatarem tratar-se de uma ação terrorista orquestrada, e após infrutíferas tentativas de comunicação objetivando fazê-lo pousar no aeroporto mais próximo, o alto comando militar americano decidiu por bombardeá-lo em pleno ar, independentemente de se achar repletos de indefesos civis americanos.
A pífia (e inverossímil) justificativa posterior (pra limpar a barra dos militares e do próprio governo) foi a de que, alertados via celular pelos familiares sobre o que estaria acontecendo, os “patrióticos” passageiros rebelaram-se ao pressentir que o vôo 93 seria jogado contra a Casa Branca (sede do governo) e, num ato de pura bravura e heroísmo e de total desprendimento, decidiram-se pelo suicídio-coletivo, derrubando-o, após luta corpo-a-corpo com os meliantes.
A versão oficial - bonitinha, mas ordinária - caiu por terra quando se constatou que na imensa cratera (e adjacências) onde teria caído o avião, não havia qualquer vestígio (ou restos) da sua fuselagem (numa prova inconteste de que fora abatido e “pulverizado” em pleno vôo e, aí sim, os detritos – se sobrou algo - se espalharam por quilômetros). Fato é que, sem maiores questionamentos, a versão oficial foi aceita sem delongas, os passageiros viraram “heróis” nacionais e até um filme foi “autorizado” (United Vôo 93) na tentativa de perpetuar na memória o patriotismo daqueles bravos americanos.
A reflexão acima tem a ver com a “bombástica” notícia de que, após dez anos de caçada implacável, finalmente uma “tropa de elite” de militares americanos, com a autorização do Governo, conseguiu matar o saudita Osama Bin Laden, tido e havido como o idealizador, mentor e responsável pelo estrago feito lá atrás. Pronto, a vingança houvera sido concretizada. A festa foi de “arromba”, varou a noite, e o presidente americano Barack Obama, em queda vertiginosa nas pesquisas para as eleições do próximo ano, já colhe os dividendos da ação, virou herói nacional e tem garantido mais quatro anos na Casa Branca.
O que há de estranho nessa história toda (tal qual a fantasiosa “queda” do avião que empreendia o vôo 93 e o desaparecimento dos seus “restos”), é a repentina magnanimidade do governo americano, que após abater seu inimigo público número um, em um outro país (e sem que o governo paquistanês houvesse autorizado a ação), resolve dispensar-lhe toda a cerimônia ritualística de um sepultamento muçulmano (lavando-o e envolvendo-o num lençol branco), ao cabo do qual...
Lança-o ao mar arábico, em local não divulgado, num recipiente hermeticamente vedado e repleto de peso, a fim que não haja chance de emergir e, mais importante, sem que ninguém (a não ser eles, os americanos) tenha tido a oportunidade de ver e conferir o cadáver (para dá um ar mais verossímil à “coisa”, foi providenciado e divulgado um “exame de DNA”, que teria sido comparado ao de um da irmã do indigitado).
Agora, aqui só pra nós: em razão do “estrago” e mesmo a “desmoralização” impingida aos orgulhosos americanos pelo Osama Bin Laden (ao invadir a América, destruir seu patrimônio e matar milhares de americanos), não teria sido mais convincente que os “valentes” soldados americanos (mais de vinte se envolveram na ação, segundo relatos), o tivessem prendido, transportado ao continente americano e o exposto publicamente para todo o mundo, levando-o a julgamento, posteriormente (como fizeram com o Saddam Hussein, lá no Iraque, que fez muito menos) já que reconhecidamente o inimigo público número um da América ?? A repercussão não teria sido muito maior ??? E se a ordem era matá-lo, eliminá-lo, dar-lhe um fim o mais rapidamente possível, porque não mostrar pelo menos o corpo, a posteriori, para que todos nós, mortais-comuns de todo o planeta, pudéssemos “conferir” ??? Afinal, mesmo fotografias (se posteriormente forem disponibilizadas,como se especula) hão de gerar dúvidas, já que com os recursos hoje disponíveis no campo da informática torna-se perfeitamente possível “forjar” com perfeição o que antes se nos apresentaria impossível.
Por isso mesmo, cabe a indagação: ô, Obama, cadê Osama ???

Programa Cariri Encantado Sonoridades - 04/05/2011

Lô Borges, na esquina do mundo

Salomão Borges Filho, nome de batismo do cantor e compositor Lô Borges, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 10 de janeiro de 1952. Foi um dos fundadores do Clube da Esquina, grupo de artistas mineiros que marcou presença na música popular nas décadas de 1970 e 1980. É co-autor, junto com Milton Nascimento, do disco Clube da Esquina, de 1972, que se tornaria um marco na música popular brasileira.
É considerado um dos compositores mais influentes da música brasileira, tendo sido gravado por Elis Regina, Milton Nascimento, Flávio Venturini e até por ídolos do pop-rock, como Nenhum de Nós, Ira!, Skank e Nando Reis, entre outros.
Lô Borges diz que sempre preferiu compor a cantar: "Nunca quis ser um Nelson Gonçalves da música brasileira", declara Borges rindo, fazendo referência ao fato de ter lançado pouco mais do que dez discos em trinta anos de carreira.
O programa Cariri Encantado Sonoridades traz algumas das mais belas composições do compositor ou por ele interpretadas, dentre as mais famosas e pouco conhecidas, como “Clube da esquina nº 2”, “O trem azul”, “Paisagem da Janela”, “A via-láctea”, “Manuel, o audaz”, “Chuva na montanha” e “Um girassol da cor do seu cabelo”, reunidas na coletânea da coleção "Meus momentos", da EMI.

Onde escutar
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com

SHOW DA BANDA CACO DE VIDRO (Pink FLoyd cover)


A Sertão Pop Produções traz para o Cariri, em parceria com o SESC de Juazeiro do Norte, a banda Caco de Vidro, a sensacional cover do Pink Floyd de Fortaleza. É um momento único de ver esse maravilhoso grupo de forma inédita na nossa região.
O Evento acontecerá no TERRAÇUS - Bar e Petiscaria, que fica localizado no triângulo do Grangeiro, no dia 7 de maio, sábado, a partis das 21h. Não perca essa oporunidade de ver a banda Caco de Vidro, a melhor banda cover do Pink Floyd do nordeste. Esperamos você por lá.