Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Notícias de Crato - Artesã do Crato transforma histórias reais em bonecos


Mesmo sem nenhuma divulgação de seu trabalho, os bonecos de dona Mundinha já circulam em São Paulo como autênticos representantes do artesanato regional. Mesmo sem nenhuma divulgação de seu trabalho, os bonecos de dona Mundinha já circulam em São Paulo como autênticos representantes do artesanato regional.

Crato. “A arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida”. Ancorada, inconscientemente nesta filosofia, a dona de casa Raimunda Maria Dantas, conhecida como “Mundinha”, está dando um exemplo de superação para aqueles que têm mais de 70 anos de idade. Está transformando em bonecos as histórias que ouviu contar quando era menina no terreiro de sua casa no Sítio Serra Verde. Personagens como Padre Cícero, Lampião, Maria Bonita, beato José Lourenço, dentre outros que fizeram parte de sua vida são revividos na arte de fazer bonecos. Além de relembrar o passado, dona Mundinha utiliza a arte como uma forma de se comunicar com o mundo exterior. Uma pintura, por exemplo, pode valer mais do que mil palavras, pois a linguagem sutil da alma costuma se expressar com mais clareza por meio dos mínimos detalhes de um trabalho artesanal. E assim, a artesã vai costurando suas ideias e alinhavando seus pensamentos.

História de Criança

Cada boneco restaura uma história de criança, diz dona Mundinha, lembrando que a confecção do beato Zé Lourenço foi inspirada numa conversa familiar. Seu pai contava que um dia descobriu o beato, acompanhado de nove mulheres, dentro do mato, talvez fugindo da Polícia. Ao ser descoberto, o beato se largou de mata a dentro, deixando a comida que estava sendo preparada para o almoço. A imagem ficou gravada na mente dela que, hoje, a reproduz em forma de bonecos. E assim ocorre com outros personagens da história regional que povoaram a imaginação dos sertanejos.

Autênticos

Ao contrário das bonequeiras do pé de manga, que se reúnem debaixo de uma árvore para confeccionar suas bonecas, dona Mundinha realiza um trabalho solitário. Mesmo sem nenhuma divulgação, os seus bonecos já circulam em São Paulo como autênticos representantes do artesanato regional. Por trás dos bonecos, existe uma história triste de dor e sofrimento. A morte de uma filha querida levou dona Mundinha ao reencontro com a arte que foi sufocada pelos afazeres do dia a dia de uma dona de casa. “Era uma formar de matar a saudade”. Nos braços dos bonecos, surgiram outras conquistas. Apreendeu a ler e escrever com mais de 60 anos de idade. Concluiu o Ensino Médio. Agora, aos 73 anos, está sendo incentivada pelas filhas a fazer uma faculdade.

MAIS INFORMAÇÕES

Mundinha Dantas
Rua Derval Peixoto, 200
Município do Crato

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Pérola nos Bastidores - Claude Bloc - Quando versos se encontram.

 Olhar o verso
Não o da poesia
É ver o avesso
Sem fantasia


Aloísio


Claude Bloc disse...

Olhar o reverso
Não o da prosa
É ver a verdade
Simplesmente



OBS.: A poesia promove diálogos quando há almas sintonizadas no mesmo fluxo lírico. Uma palavra gera uma reação, um verso promove uma empatia poética, e nasce um novo fruto, liberto e ao mesmo tempo entrelaçado ao outro.

Programa Cariri Encantado Sonoridades: Alceu Valença, o porta-voz da incoerência

O programa Cariri Encantado Sonoridades desta próxima quarta-feira, 13, apresenta mais um “conexões musicais”, desta feita com um velho conhecido da região do Cariri cearense: o compositor e cantor performático pernambucano, Alceu Valença!

Alceu reúne em sua obra uma musicalidade universal ímpar, numa mistura que vai de Luiz Gonzaga a Ray Charles, Jackson do Pandeiro a Chuck Berry, Genival Lacerda a Jethro Tull.

O programa abordará apenas um momento inicial da carreira de Alceu, referente aos seus três primeiros discos solos: Molhado de Suor (1974), Vivo! (1976) e o clássico Espelho Cristalino (1977), todos lançados pela gravadora Som Livre.

Programação Musical
1. Punhal de Prata
2. Dia Branco
3. Molhado de Suor
4. Casamento da Raposa com o Rouxinol
5. Pot-Pourri: Edipiana nº 1 / Emboladas
6. Pot-Pourri: Papagaio do Futuro / Emboladas
7. Sol e Chuva
8. Agalopado
9. Maria dos Santos
10. Anjo de Fogo
11. Veneno
12. Espelho Cristalino

Obs.: Todas as composições são de Alceu Valença, exceto as incidentais emboladas que são de autoria de Beija-Flor e Treme-Terra e Maria dos Anjos, de Alceu e Don Tronxo.

Serviço
O programa Cariri Encantado Sonoridades é produzido pelas Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, e transmitido todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.
Pesquisa, redação e apresentação de Carlos Rafael Dias.
Operação de áudio de Iderval Silva.