Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 30 de abril de 2010


Cine Mais Cultura Lança resultado da Bolsa de Interação Estética do Cineasta Jefferson Albuquerque

Neste sábado dia 1º de maio será lançado durante a aula espetáculo Meio ambiente inteiro os curtas metragens Os Sonhadores e A catadora de Pequi, fazendo parte da programação do Cine Mais Cultura.
O Instituto de Ecocidadania Juriti através do Projeto Cine Clube Juriti, , foi selecionado no edital Cine Mais Cultura 2009, do Ministério da Cultura. O referido Edital é direcionado ONGs que desenvolvem ações de exibições de obras audiovisuais e de formação e multiplicação de público para o setor audiovisual. Concorreram 234 projetos de todo o país e 150 foram contemplados.
O projeto contemplado recebeu por meio de termo de permissão de uso Kits de equipamentos audiovisuais com tecnologia digital e fornecimento de 104 programas da Programadora Brasil, o maior acervo audiovisual, em suporte digital, do país. O Cineclube Juriti funcion com programação definitiva, todas as sextas feiras as 19 horas na sede do Instituto de Ecocidadania Juriti.

Mas as ações de audio visual do Instituto de Ecocidadania Juriti não param por aí. O Cineasta Jefferson Albuquerque apresentou projeto a FUNARTE e recebeu uma bolsa de 25 mil reais para desenvolver o projeto Inter-ação Audiovisual Juriti
Projeto inter-ação audio visual Juriti

OBJETIVOS

Geral
Dar continuidade às ações do Ponto de Cultura do Instituto de Ecocidadania Juriti, no que diz respeito à capacitação e estimulo a produção audiovisual dos jovens que participam de suas diversas atividades, dando possibilidades de uma maior interação entre elas através do uso do Audiovisual, como um instrumento instigador e meio de comunicação interna e externa, com o poder transformador da imagem e do som, fazendo-os desempenhar um importante papel no processo participativo na sociedade.

Específicos

Fomentar a participação dos jovens no processo de preservação ambiental e cultural;

Desenvolver a capacidade criativa dos alunos., capacitando-os através da oficina de realização audiovisual;

Dar condições de apreciar o cinema/vídeo com uma visão crítica e lúdica;

Descobrir e incentivar vocações para a produção de audiovisual com temática local.

Dar suporte ao Projeto Audiovisual de Educação Ambiental da Chapada do Araripe, ampliando as discussões ambientais, culturais e relativas ao desenvolvimento sustentável da região, a partir da utilização do audiovisual.

Justificativa

O Instituto de Ecocidadania Juriti, como um dos principais Pontos de Cultura da região sul do Ceará, na região de entorno da Chapada do Araripe, desempenha um importante papel para o resgate da cidadania e de preservação do meio ambiente. Dentre suas atividades existe um núcleo audiovisual, com equipamentos próprios, mas se faz necessário uma maior capacitação dos jovens que participam deste núcleo e do envolvimento de outros, que tenham a possibilidade de desenvolver suas aptidões artísticas e técnicas, numa interação entre as diversas atividades culturais e em defesa da preservação ambiental na região onde está situado o Ponto de Cultura. Nada é mais adequado para esta interação do que o audiovisual, onde cada atividade pode contribuir de maneira significativa, não só no processo de criação, como de produção, divulgação e comunicação das atividades do Ponto de Cultura. Resgatando também as histórias da região, as manifestações folclóricas, artísticas e culturais, as atividades de transformação do lixo industrial em artesanato. Ao mesmo tempo, através da Educação Ambiental, usar o audiovisual como instrumento catalizador e transformador das atitudes das comunidades, nos seus hábitos cotidianos, que de maneira direta ou indireta, interferem nos uso dos recursos naturais e na produção de resíduos sólidos.

Na Oficina de Realização Audiovisual, os educandos, além das noções sobre a história do audiovisual, a partir da classificação das artes e o surgimento do cinema, como sétima arte, participarão desde a escolha do tema à elaboração do roteiro, produção e até a edição final de um vídeo, onde destacaremos também o audiovisual como meio de comunicação, da expressão plástica e investigação intelectual, neste espaço aberto às discussões e propostas, onde é o elemento aglutinador e instigador no processo de valorização da região, em direção a um desenvolvimento sócio-ecônomico e cultural sustentável.
Esta proposta visa também integrar o Instituto de Ecocidadania Juriti, no Projeto Audiovisual de Educação Ambiental da Chapada do Araripe, em 37 municípios da área da APA –Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, em sua terceira etapa, em parceria com outras ONGs da região.

Planejamento da execução

1. Fase de sensibilização, divulgação e inscrição dos alunos interessados em participar das Oficinas de Realização Audiovisual.
2. Exibição de filmes/vídeos produzidos pelos alunos do Instituto Juriti, da MoVA Caparão Itinerante de Espírito Santo, e do Circuito Tela Verde, além de outros filmes/vídeos ambientais nacionais e internacionais, documentários ou ficção, servindo de estímulo a debates e a identificação com a temática regional, a partir da leitura e análise das imagens e seus simbolismos.
3. Oficina de Roteiro:
Parte teórica com ilustrações: Classificação das Artes e pequeno histórico das primeiras
manifestações artísticas ao audiovisual;
Noções técnicas: Projeção animada- Persistência da imagem na retina
Luz – Imagem – Movimento - Fotograma

Divisão do filme em Planos – Cenas – Seqüências

Tipos de planos

Movimento de Câmera e Angulação

Como elaborar um roteiro – Categorias e Gêneros

Planejamento e produção de um audiovisual: As diversas fases de uma produção

4.Escolha do tema a ser trabalhado e definição da sinopse.

5.Elaboração dos roteiros com os temas escolhidos pelos alunos, um de ficção e um documentário.

Por Cristina Diogo

Por Norma Hauer


É DOCE MORRER NO MAR

Foi no dia 30 de abril de 1914 que DORIVAL CAYMMI nasceu na Bahia.
Falar dele é repetir o que todos sabem, mais gostaria de lembrar seu começo na Rádio Mayrink Veiga, em 1939.
Carmen Miranda o conheceu cantando amadoristicamente e percebeu que ali havia um gênio. Levou-o à presença de César Ladeira (Diretor artístico da emissora) que o aprovou e, com ele, ela se apresentou na Rádio Mayrink Veiga cantando "O Que é Que a Baiana tem?" e "A Preta do Acarajé".
Dai para as gravações foi "um pulo". Na emissora havia uma cantora lírica, de bonita voz, que se apresentava no "Teatro de Operetas",que,aos domingos, era levado ao ar no Programa Casé,com os cantores Cândido Botelho, Marcel Klass e Stela Maris.
Embora ele a conhecesse na Rádio Nacional, pode-se dizer que foi na Mayrink que o amor nasceu.
Bonita, bem apessoada, Dorival Caymmi por ela se apaixonou e aquele teatro perdeu sua maior estrela, que foi brilhar na casa de um baiano, deixando a Mayrink "na mão" mas iluminando a casa de Caymmi, dando origem a mais três estrelas: Nana, Dori e Danilo.

Dorival Caimmy faleceu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos.

Norma

D.Almina Arraes de Alencar Pinheiro


"D. Almina Arraes de Alencar Pinheiro nasceu Araripe em agosto de 1924Onde uma professora particular lhe ensinou as primeiras letras.
Seus pais mudaram-se para o Crato a fim de possibilitar a educação formal aos filhos:
Fez o curso primário na Escola Santa Inês, da Mestra Lourdinha Esmeraldo, e o colegial na Santa Tereza.
Concluui o curso de formação de professora, na época chamada “curso normal”, na Escola Normal Rural Federal de Limoeiro do Norte, na cidade do Limoeiro do Norte, Ceará, onde ficou interna durante três anos. Foi a oradora.
Usuária e guardiã da biblioteca familiar é leitora contumaz, poetisa, incentivadora de artistas e intelectuais.
Foi responsável pelo registro escrito da poesia de Patativa Assaré, possibilitando a publicação do primeiro livro dele, respiração Nordestina, a primeira edição desta obra, 1953, foi impressa através dos manuscritos dos cadernos de Almina Arraes:
Era o próprio Patativa do Assaré quem lhe ditava os poemas.
Também tem domínio sobre muitas técnicas de bordado e da pintura sobre tela.
Aos 83 anos despertou para a informática, motivada pela possibilidade da comunicação virtual com os filhos, pois ela continua vivendo no Crato, mas os filhos são profissionais em diferentes cidades do Brasil.
Freqüentou cursos, recorreu a professores, aprendeu a pesquisar na internet, a restaurar fotografias antigas, a gravar e armazenar suas músicas preferidas: recorre ao computador como um instrumento multimídia.
Para sedimentar suas informações fez as anotações que compõe esta cartilha, agora oferecida como contribuição para o aprendizado dos amigos.
Será sempre um documento incompleto: A cada dia uma aula se acrescenta."

Foto de Antonio César

O risco das generalizações - Emerson Monteiro

Onda recente de notícias trouxe aos meios de comunicação ocorrências de pedofilia no seio da Igreja Católica, revelando as marcas humanas no seio da milenar instituição e sua longa história. Pessoas, sobre as quais pesavam responsabilidades extremas para o encaminhamento moral das novas gerações, no momento seguinte se veem no foco de acontecimentos ilícitos, a permitir o crivo da civilização que explora ao máximo o sensacionalismo e tende a precipitar conclusões, numa época fértil em denominações religiosas.
Defronte do quadro das mazelas verificadas no interior da maior e mais tradicional condutora de fiéis do Ocidente cabem algumas interpretações que signifiquem algo complementar aos libelos acusatórios impiedosos levantados.
A boa ciência reclama serenidade, invés de precipitação, nos sérios julgamentos. Porquanto há caldo volumoso, ainda a ser considerado, de serviços validos creditados aos quantos conduzem a Barca de São Pedro, como se costuma chamar a Igreja.
E no andar dos conceitos, desponta na memória o trecho da vida de Jesus quando lhe foi trazida ao exame uma mulher adúltera, que entre os judeus sofreria execução pública por causa do crime praticado, no império da lei vigente.
Perguntado qual sua posição ante a sentença, o Divino Mestre devolveu aos maiorais daquele povo, prontos exercer a pena e matar a mulher, as célebres palavras evangélicas: “Quem estiver sem pecados, atire a primeira pedra” (João 8, 1-11).
É isso que vem ao pensamento, na sede justicialista dos que reclamam justiça fria e cruenta aos delitos identificados nos grupamentos católicos, de algumas localidades do mundo, a esquecer aspectos valiosos de sensatez do conjunto católico, nas eras da sua história, evidenciando a exclusiva falibilidade humana dos níveis individuais de cada crime, o outro nome da generalização preconceituosa.
Igualmente, quase sempre os autores das severas condenações esquecem dos débitos da humanidade para com os sucessos multiformes da Igreja Católica em lances benfazejos. Apontar, de modo único e fatal, ordenar a pronta lapidação da instituição como responsável exclusiva pelos defeitos da raça composta de muitos indivíduos, que deve também ao espírito da justiça cristã sua vasta formação de mentalidade civilizadora, sujeita impor aos bons dores fruto de pecados particulares de uma parte desse todo, a denotar parcialidade e ingratidão.
Nisso a História prescreve um exame consciencioso dos casos indesejáveis e suas imediatas reparações, rumo aonde o joio nunca seja o trigo, sem pretender generalizar motivos parciais, coerência esta que ensina a Verdade, nas promessas do eterno Amor.

PSICOLOGIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: A ARGUMENTAÇÃO MARAVILHOSA, SIMPLES E CONVINCENTE DO PADRE FÁBIO DE MELO


(FOTO RETIRADA DA INTERNET)

Bernardo Melgaço da Silva
Já faz algum tempo que venho acompanhando, pela televisão, as palestras do padre Fábio de Melo. E mais recentemente, por uma questão de saúde, tenho mais tempo para assistir e analisar suas belas palestras – e ontem a noite (uma quinta-feira por volta das 22:00 horas – programa Direção Espiritual) foi um desses momentos raros e enriquecedores. Confesso que me emocionei com a sua facilidade de oratória e argumentação sustentada em três pilares: psicologia, teologia e filosofia. E padre Fábio tem ainda a seu favor uma qualidade de oratória carismática. Essas qualidades qualificam o seu verbo e o faz se aproximar das pessoas, aumentando cada vez mais os seguidores e admiradores (como eu!).

É importante frisar que não se deve confundir oratória com argumentação. São dois processos distintos, porém complementares entre si. Isto implica dizer que nem sempre um bom orador é também um bom argumentador. E vice-versa. O exemplo mais visível desse contexto-problema se percebe no campo dos debates da política partidária. Eu mesmo já tive a oportunidade de conhecer brilhantes oradores, no campo político, com deficiências graves de argumentação. Certa vez fui convidado por um jornalista, dono de um jornal local em Magé-RJ, para assistir uma reunião organizada no intuito de se desenvolver uma estratégia voltada para as eleições que se aproximavam. O dono do jornal me pediu, já no final da reunião, para que eu falasse alguma coisa para os candidatos ali reunidos. Falei apenas cinco minutos e agradeci pelo convite para participar daquela reunião partidária. É bom afirmar e informar que nunca me filiei a qualquer partido, isto porque a minha filosofia tem por base e fundamento um modo de vida unitária e jamais partidária. De modo que, no final da reunião o jornalista e também organizador do evento me chamou num canto da sala e fez a seguinte intervenção:

- Bernardo, eu sou um profissional da política, há mais de vinte anos, inclusive, já ajudei pessoas a se elegerem vereadores e/ou prefeitos. Eu sinto que você tem capacidade (e por isso percebeu) para avaliar a minha argumentação. Eu acho que hoje tive várias falhas – você percebeu isso?

Eu tenho um exemplo simples que mostra a diferença entre a oratória e a argumentação. O exemplo é o da caixa d´água. A caixa vazia e todos os tubos seriam a oratória. O conteúdo, a água, propriamente dito é a argumentação. Eu cheguei a fazer – há muitos anos! - um curso de oratória (aqui no Rio de Janeiro) com um senhor que, segundo ele mesmo, havia trabalhado como locutor no Rio de Janeiro ainda quando era bem jovem. E o seu apelido no meio artístico era “REI DA VOZ”. E de fato a voz daquele homem era de uma beleza rara (mesmo já bastante idoso!). Fui também professor da disciplina Teoria da Argumentação no curso de direito da Universidade Cândido Mendes (RJ).

Na antiguidade os filósofos (os verdadeiros!) gregos sabiam separar a oratória retórica da argumentação inteligente e ética. Os verdadeiros filósofos chamavam os retóricos de “PROSTITUTAS DO CONHECIMENTO”. E Jesus Cristo nos alertou: “cuidado com os falsos profetas [verdadeiros retóricos!]”. Nesse contexto, são raros aqueles que conseguem associar essas qualidades numa argumentação filosófica, teológica e psicológica - ao mesmo tempo! E Fábio de Melo é um desses religiosos que domina também a filosofia e a psicologia em suas palestras bastante saudáveis.

Prof. Bernardo Melgaço da Silva – NECEF/URCA (CE)
O Espetáculo Patativa do Assaré Cuidante do Semi-árido continua sendo ensaiado pela Trupe do Circo Escola de Ecocidadania
Patativa do Assaré Cuidante do Semi-árido

"O homem é o grande fazedor de desertos”

Euclides da Cunha

Patativa do Assaré descobriu a poesia na terra semi-árida e tudo que escreveu não poderia deixar de ser a fala, o sentimento do homem e da mulher, da menina e do menino vivente neste lugar: O semi-árido, sua flora, fauna, paisagens, pinturas rupestres e céus exuberantes.
O semi-árido brasileiro se estende por uma área que abrange a maior parte de todos os Estados da Região Nordeste (86,48%), a região setentrional do Estado de Minas Gerais (11,01%) e o norte do Espírito Santo (2,51%), ocupando uma área total de 974.752 Km2.
Para 25 milhões de habitantes do semi-árido brasileiro, que significado pode ter a idéia de ecossistema, de estabilidade biológica ou de contaminação ambiental, imensas massas analfabetas, cuja luta cotidiana e desigual é por sua própria sobrevivência em condições precárias e absolutamente hostis? É isto que queremos fazer com arte: um contínuo processo de alfabetização ecológica; Patativa e sua poesia foi pioneiro neste desafio.
Patativa não tem tamanho, ele ultrapassou as barreiras das medidas, pois sua história se mistura com a história da luta do homem/mulher pela terra, pelo acesso ao conhecimento que possibilitou que ele falasse de igual para doutores e governantes.
Ele emprestou sua voz ao povo do semi-árido, emprestou também sua sabedoria que sempre serviu de apelo para acabar com as desigualdades sociais e para com o cuidado com a terra, que para ele, mais que sagrada, não pode ser abandonada, como abandonados estão nossos meninos e meninas que ainda são escravos do trabalho infantil neste imenso semi-árido brasileiro.
Não dá para falar de Patativa sem rima e é esta rima solta e de bom grado que se fará presente no espetáculo Patativa do Assaré Cuidante do Semi-Árido: uma experiência de montagem de espetáculo circense baseado no teatro do oprimido de Augusto Boal, na pedagogia do oprimido de Paulo Freire e nos princípios de alfabetização ecológica de Fritjof Capra, bases teóricas do nosso circo social, onde 17 adolescentes e adultos jovens do Circo Escola de Ecocidadania vão apresentar seu primeiro espetáculo circense, depois de cinco anos de preparação nas artes do circo, da música, do teatro, da dança, da poesia, das artes plásticas, vídeo, fotografia e nas artes da cidadania.
Por meses de construção do espetáculo, esses meninos e meninas se transformaram em operários de sonhos e de artes, pesquisando o semi-árido: sua geografia, sua história, sua política, sua sociologia, sua antropologia, sua economia e seu meio ambiente. Cada passo da montagem do espetáculo foi construído coletivamente: textos, cenário, figurino, maquiagem, idéias para a trilha sonora, catálogo, cartaz e a decisão da estréia do espetáculo de ser no dia 27 de março de 2006, em homenagem ao Dia Nacional do Circo.
A idéia de colocar Patativa no centro do picadeiro nos perseguia há muito tempo, até que fim conseguimos apoio para dar início a esta jornada: fomos um dos vencedores do Prêmio FUNARTE DE ESTÍMULO AO CIRCO 2005 e BNB Cultural 2006, razão de estarmos agora nesta peleja de fazer rir, fazer pensar, possibilitar sonhar e contribuir para transformar a realidade do semi-árido brasileiro. É para o povo do semi-árido que estamos construindo este espetáculo, na esperança de que este povo compreenda que é preciso colher chuva do semi-árido e usá-la da melhor maneira, pois não falta água, há falta de armazenamento de água. Que é preciso pressionar os governantes para contemplar nos orçamentos municipais dinheiro para recursos hídricos. Os governantes precisam mirar-se nas ONGs, que realizam silenciosamente e bravamente pequenas e exitosas intervenções no semi-árido. Esse povo precisa reaprender a cuidar da terra e convivendo com seus desafios possa construir oportunidades de terem suas vidas nas suas próprias mãos : Este desafio para nós, como o circo, é o maior espetáculo da terra. É um espetáculo em crescente montagem, em crescerte movimento.
O espetáculo Patativa do Assaré Cuidante do Semi-árido aborda a nova realidade do semi-árido e usa na fala dos narradores textos como : “Queremos falar dessa parte do Brasil de cerca de 900 mil km2, imensa porém invisível, a não ser quando a seca castiga a região e as câmeras começam a mostrar as eternas imagens de chão rachado, água turva e crianças passando fome. São imagens verdadeiras, enquanto sinais de alerta para uma situação de emergência. Mas são, também, imagens redutoras, caricaturas de um povo que é dono de uma cultura riquíssima, capaz de inspirar movimentos sociais do porte de Canudos e obras de arte de dimensão universal do clássico Grande Sertão, do escritor Guimarães Rosa, até o recente Central do Brasil, do cineasta Walter Salles.” (Declaração do semi- árido - Recife, 26 de novembro de 1999). Aí, o conteúdo do espetáculo pretende quebrar o paradigma de que a fome que mata nas secas do Nordeste alimenta a arte.
Senhoras e senhores, meninas e meninos, abram bem os ouvidos e prestem muita atenção, pois vai começar o espetáculo “Patativa do Assaré Cuidante do semi-árido, uma prova de que o circo ainda é o maior espetáculo da terra e é um instrumento de inclusão sócio ambiental através da arte”.
por Blog do Telecentrinho
Casa onde nasceu Vicente Leite vai ser transformada num espaço de inclusão social


Vicente Leite (1900, Crato, CE - 1941, Rio de Janeiro, RJ)

A casa onde nasceu o artista vai ser restaurada funcionando um restaurante escola, um café, uma agência de comunicação social, uma biblioteca, oficinas de artes integradas e um ateliê solidário. Participe deste desafio....

De 1920 a 1926, com bolsa de estudos do Governo do Estado do Ceará, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes como aluno livre. Seus mestres: Rodolfo Chambelland, Baptista da Costa e Lucílio de Albuquerque. Seus colegas: Portinari, Roberto Rodrigues e Lula Cardoso Ayres, entre outros. Participou de diversos salões nacionais, com destaque para as participações no Salão Nacional de Belas Artes (onde obteve medalha de bronze em 1926, de prata em 1929, prêmio de viagem ao país em 1935 e prêmio de viagem ao exterior em 1940) e no Salão Paulista de Belas Artes (medalha de bronze em 1938 e de prata em 1939). Realizou exposições individuais em São Paulo e no Rio de Janeiro e integrou duas mostras internacionais, em Rosário (Argentina) e em Nova York (EUA). Integra os acervos do Museu Nacional de Belas Artes e da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Referências: Artistas pintores no Brasil (São Paulo, 1942), de Teodoro Braga; História da pintura no Brasil (Leia, 1944), de José Maria dos Reis Júnior; Nordeste histórico e monumental (Odebrecht, 1982/1991), de Clarival do Prado Valladares; 150 anos de pintura no Brasil: 1820/1970 (Ilustrado pela coleção Sergio Fadel, Colorama, 1989), de Donato Mello Júnior, Ferreira Gullar e outros.


por Blog do Telecentrinho


AOS MEU AMIGOS

Anam Cara

Anam Cara é uma expressão celta que significa "Amigo de minha alma" ou "amigo d'alma".

Há duas maneiras de interpretar o Anam Cara:

1. Neste plano fenomênico de manifestação densa, ele é o seu amigo(a) querido(a), aquela pessoa com a qual você poderá contar em qualquer ocasião, mesmo quando todos tiverem voltado as costas para você. E mais: é aquela pessoa à qual você pode abrir o coração com confiança. Quando você pensa nela, algo em seu coração brilha mais. Você sabe que ela existe e está no mesmo plano que você. Sabe que ela é valiosa e que, só de ver você, já sabe como você está, pois ela lhe conhece profundamente, além das aparências. Ela sabe sentir você em espírito.

2. Em outros planos mais sutis, ele é o amparador, aquela consciência extrafísica que lhe ajuda invisivelmente. Ele é aquele que lhe conhece há muitas vidas. Sabe dos seus dramas e de seus acertos ao longo dos milênios. Pode até ter participado dos eventos anteriores junto com você. Porém, no momento ele está em outra condição vibracional. Mas não esqueceu de você!

Muitas vezes, ele mergulha nos planos mais densos para lhe apoiar invisivelmente. Você não percebe sua presença, mas ele vela secretamente pelo seu progresso. Ele não é uma divindade, é apenas o seu amigo invisível, um Anam Cara extrafísico.

O Anam Cara poderá ser o seu filho(a), seu parceiro(a), seu irmão, seu pai, sua mãe, seu parente, ou apenas um amigo que você reconheceu ao longo da vida. Não importa nada disso. O laço real não está na carne nem no sangue, está na alma. Por isso, o Anam Cara independe de idade, raça ou condição.

Você o reconhecerá pelo brilho do olhar, sentirá o seu coração pulsando junto com o seu, sentirá muita saudade dele e reconhecerá a sua riqueza interior. No entanto, muitas vezes o orgulho poderá bloquear tal percepção, e é possível que os seus olhos não o vejam, e que seu coração não o reconheça mais. Então, o coração não falará mais ao coração no silêncio de uma vibração silenciosa trocada no olhar da alma. Haverá apenas o olhar que percebe o convencional, e que se perde nele em meio à dor de tentar achar o Anam Cara aonde ele não está.

Sentir alguém que é um Anam Cara em sua vida, seja ele o irmão, o amigo ou o parceiro, é sentir-se acompanhado na existência por uma alma brilhante. É viajar pelo denso enganoso acompanhado de alguém que também vê algo além... É sentir-se ligado em alma, dentro do coração.

O Anam Cara é seu refúgio dentro da loucura em volta. É o porto que a nave de seu coração gosta de aportar em meio à tempestade. Pense numa canção que lhe fala ao coração. Ao ouvi-la, você lembrará de muitas coisas. O Anam Cara é semelhante à essa música. Quando você lembra dele, o coração viaja...Ele pode ser seu amigo, amparador, irmão ou parceiro. Tanto faz. O que vale mesmo é que ele é uma riqueza que você achou no mundo.

O Anam Cara é isso: um amigo d'alma. Nesse aspecto, o TODO é o amigo d'alma de todos os seres. E como o TODO está em tudo, Ele também está nos amigos d'alma, desse e de outros planos. Pode-se gostar de alguém em vários níveis: mental, emocional, energético ou sexual. Porém, a ligação do Anam Cara transcende esses níveis e chega ao espírito. Por isso, os celtas antigos reverenciavam o conceito de Anam Cara.

Para eles, tratava-se de uma riqueza sem paralelos. E eles sabiam que as ligações que não são em espírito e verdade, são apenas manifestações temporárias e irrisórias ao sabor dos pensamentos, emoções e energias do momento. Para eles, o real sempre foi o espírito eterno, não a bruma que dificulta a percepção.
Por isso, os poetas cantavam:

"Oh, Anam Cara!
Muitos outros vieram, mas só sinto
Tua comunhão sagrada.
Só escuto a tua canção.
Ali está o sol,
Mais tarde virá a lua.
Mas, só me importa a tua canção".

O Anam Cara é isso: uma riqueza sem paralelos. Só o coração é que sabe. Só ele é que sente.
Certa vez, o mestre Bábaji ensinou: "Quando o coração fala ao coração, não há mais nada a dizer".
O Anam Cara, seja ele(a) quem for, é um presente da vida ao coração.
Sua ligação não vem da Terra, mas do espírito!

Que as pessoas conscientes possam reconhecer o Anam Cara pelo coração.

PS- texto enviado por Luis Carlos Santos

Hoje, Hoje, Show Musi(ca)minhos... às 19h, chegar às 18.40 por aí...

Com participações pra lá de especiais de:
Abidoral Jamacaru, Dihelson Mendonça,
João do Crato, Luis Carlos Salatiel,
acompanhados pela banda TRIO CARIRI e, o Mestre Jairo Starkey

Bom dia, galera do Cariricaturas !

Acordo sempre muito cedo. Durmo sempre antes da novela das nove. Nem tento entender meu relógio biológico . voltando ao tempo dos mingaus... Só pode !
Ontem tive um sonho tão bonito ! Encontrei-me com pessoas , mas só lembro de um terno abraço em Dona Ruthe , mãe de Ana Cecília. Acho que tem a ver com a festa de lançamento do livro "Cariricaturas em prosa e verso"! E essa festa que parecia longe, agora nos parece próxima , em contagem regressiva, porque amanhã já é Maio .
Muita coisa se prepara para o segundo semestre de 2010 :
A festa de lançamento do nosso livro , agendada para 23 de Julho, no Crato Tênis Clube , e a Inauguração da Casa do Recreio - Almina Arraes, para o mês de Agosto, da qual falaremos mais, inclusive na possibilidade de edição da cartilha de Dona Almina, para internautas !
No caos cotidiano , ainda é possível materializar belos sonhos !
Mas hoje tem show de Pachelly Jamacaru. sabendo que o horário foi alterado para as 19 h. Aconselho que todos cheguem mais cedo para que possam pegar seus ingressos .
Tenham um dia , último de Abril, ensolarado de amor !
Abraços do Cariricaturas !




Por Cristina Diogo



Aula Espetáculo Meio Ambiente Inteiro

O dia primeiro de maio está chegando e os educandos e educadores do Circo Escola de Ecocidadania estão todos agitados, em clima de estréia. O espetáculo será em homenagem a mais nova Madrinha da Juriti a senhora Almina Arraes, que vem demonstrando seu encantamento pelo circo.
Portanto sábado no picadeiro do Circo Escola promete grandes emoções no grande espetáculo da ecocidadania. Venha conferir, traga sua família, seus amigos e quem você encontrar pelo caminho.





Stacatto- por Ana Cecília S.Bastos





É o verão que se insinua.
É a gota de sangue na letargia da tarde.
O aconchego das nuvens ao entardecer.
Rosas e azuis.

Não vi o semblante das ruas e pessoas.
Talvez alguns passos.

Não vi o suor ou a lágrima colados ao humano.
O dia é cor de shopping e estou morta.

Publicado em A Impossível Transcrição (De tudo fica a poesia). Abstrato. Foto de MVítor.

Alfred Hitchcock - por Norma Hauer


ELE FALECEU EM 29 DE ABRIL

Seu nome era Alfred Joseph, nascido em 13 de agosto de 1899.Que importa esse nome, se era conhecido como HITCHCOCK?
Ele foi um GÊNIO. Depois que "descobri" HITCHCOCK no filme "Spelbound", que aqui recebeu o nome de "Quando Fala o Coração", com dois maravilhosos artistas (Gregory Peck e Ingrid Bergman) não deixei de acompanhar sua carreira e querer conhecer o que fizera antes. Sua música, de tão emocionante, nos deixa "arrepiados".

Nascido na Inglaterra, é natural que tivesse começado sua carreira lá. De seus filmes ingleses, não me canso de rever "A Dama Oculta"(primeiro filme com Michael Redgrave exibido aqui). Possuo, ainda, em vídeo"Os 39 Degraus" e "Estalagem Maldita", de sua fase inglesa.
Nos Estados Unidos, seu primeiro grande filme foi "Rebecca", que fez enorme sucesso lá e cá, tendo recebido indicação para o "Oscar" de melhor filme de 1940.

"Quando Fala o Coração"conta a história de uma psiquiatra que se apaixona por seu cliente (o que é considerado anti-ético) mas foi sua luta que o salvou, ajudado pela interpretação de uns traçados de Salvador Dali.
Depois...depois acompanhei sua carreira vendo seus filmes "Festim Diabólico";"Pacto Sinistro";Janela Indiscreta";"O Homem Errado";"Disque M para Matar";"Cortina Rasgada";"Topázio";"Um Corpo Que Cai";"O Homem que Sabia Demais"(este teve uma primeira versão inglesa, sendo que a americana, com James Stewart e Doris Day foi superior). Com toda a intriga e pesadelo, que sua personagem passa, Doris Day interpreta MARAVILHOSAMENTE "Que Será, Sera´?".

Não dá para pensar em Hitchcock sem ter vontade de rever um de seus filmes e é o que vou fazer agora, revendo "Interlúdio", com Ingrid Bergman e Cary Grant, em que há uma parte filmada aqui no Rio,com os bondes circulando na Cinelândia, quando de fato ali era uma "Cinelândia", com seus cinemas famosos onde assisti a vários filmes de Hitchcock e dos grandes diretores de sua época.

Sou obrigada a confessar que não gostei de dois de seus filmes, por sinal bastante famosos:"Os Pássaros" e "Psicose".

O filme "Psicose" foi realizado em preto e branco porque Hithcocok não quis que a cor do sangue (obviamente vermelha) que escorrega pelo chão do banheiro onde sua personagem é assassinada "chocasse" o espectador. Tão famoso foi esse filme que anos depois surgiram Psicose 2 e 3, mas que já não tinham a "mão" do gênio.

"Os Pássaros", colorido, mostra cenas muito cruéis. Entendo o suspense de Hitchcock , como emocionante, mas não como violento. E são cenas muito violentas que aparecem em "Os Pássaros", envolvendo crianças. Hoje a violência esta banalizada, mas em 1963 (ano de "Os Pássaros") não era assim.

Inúmeros outros filmes ele produziu, mas quis deixar aqui assinalados os mais importantes aos quais tive ocasião de assistir e admirar (alguns várias vezes) primeiro no cinema e agora em vídeo e DVD.
Seu último filme foi realizado em 1976 e recebeu o nome ,em português, de "Trama Diabólica".

HITCHCOCK faleceu em 29 de abril de 1980, ano em que completaria 81 anos

Norma

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"Lula o líder mais influente do mundo", não passou de uma piada de mau gosto - Por: Samuel P. Teles

A revista "Time" negou no início da tarde desta quinta-feira (29) que tivesse colocado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o primeiro em uma lista de líderes mais influentes do mundo.

Pela manhã, o site da revista norte-americana divulgou uma relação com os nomes dos 25 líderes mais influentes do mundo escolhidos pela publicação. A lista era numerada de 1 a 25, não estava em ordem alfabética, e colocava o presidente brasileiro em primeiro, ao lado do número 1 (veja foto acima). Na edição eletrônica da publicação, ao clicar na sessão "líderes", o internauta era direcionado automaticamente para um perfil de Lula escrito pelo cineasta Michael Moore.

O UOL e outros sites noticiosos brasileiros e internacionais divulgaram a informação que Lula havia sido escolhido o líder mais influente do mundo. A redação do UOL Notícias entrou em contato com o departamento de Relações Públicas da revista "Time", que negou que a lista numerada era um ranking. Segundo a assessoria, "a Time não faz distinção no nível de influência das 100 pessoas que aparecem na lista."

Após os questionamentos do UOL, o site da "Time" retirou os números na lista de líderes mais influentes do mundo.



Fonte: UOL Noticias



Parabéns, Victor!


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Quero redimir-me aqui mesmo neste espaço.

Aqui onde Victor, esse menino tão querido, comemora sua data.

O dia passou depressa e o computador estava distante e desligado e consequentemente não pude oferecer a tempo meu abraço e meu carinho ao aniversariante neste dia.

Socorro fez o bolo confeitado e não o trouxe aqui pra gente.

Deixou-o escondidinho lá na cozinha.

Mesmo assim, senti alguma coisa no ar. Vim depressa, mas perdi um dia todo para descobrir que havia festa.

Senti o cheiro, tentei sentir o gosto, mas o vento estava na direção oposta e, além disso,não consegui chegar a tempo.

Portanto, mesmo com atraso, quero deixar aqui para Victor o desejo de que ele possa de agora em diante recuperar todo o tempo perdido e preenchê-lo da mais pura e clara felicidade.


Abração, Victor!


!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Claude
( e a galera do Cariricaturas)