Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

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... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


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sexta-feira, 30 de abril de 2010


Cine Mais Cultura Lança resultado da Bolsa de Interação Estética do Cineasta Jefferson Albuquerque

Neste sábado dia 1º de maio será lançado durante a aula espetáculo Meio ambiente inteiro os curtas metragens Os Sonhadores e A catadora de Pequi, fazendo parte da programação do Cine Mais Cultura.
O Instituto de Ecocidadania Juriti através do Projeto Cine Clube Juriti, , foi selecionado no edital Cine Mais Cultura 2009, do Ministério da Cultura. O referido Edital é direcionado ONGs que desenvolvem ações de exibições de obras audiovisuais e de formação e multiplicação de público para o setor audiovisual. Concorreram 234 projetos de todo o país e 150 foram contemplados.
O projeto contemplado recebeu por meio de termo de permissão de uso Kits de equipamentos audiovisuais com tecnologia digital e fornecimento de 104 programas da Programadora Brasil, o maior acervo audiovisual, em suporte digital, do país. O Cineclube Juriti funcion com programação definitiva, todas as sextas feiras as 19 horas na sede do Instituto de Ecocidadania Juriti.

Mas as ações de audio visual do Instituto de Ecocidadania Juriti não param por aí. O Cineasta Jefferson Albuquerque apresentou projeto a FUNARTE e recebeu uma bolsa de 25 mil reais para desenvolver o projeto Inter-ação Audiovisual Juriti
Projeto inter-ação audio visual Juriti

OBJETIVOS

Geral
Dar continuidade às ações do Ponto de Cultura do Instituto de Ecocidadania Juriti, no que diz respeito à capacitação e estimulo a produção audiovisual dos jovens que participam de suas diversas atividades, dando possibilidades de uma maior interação entre elas através do uso do Audiovisual, como um instrumento instigador e meio de comunicação interna e externa, com o poder transformador da imagem e do som, fazendo-os desempenhar um importante papel no processo participativo na sociedade.

Específicos

Fomentar a participação dos jovens no processo de preservação ambiental e cultural;

Desenvolver a capacidade criativa dos alunos., capacitando-os através da oficina de realização audiovisual;

Dar condições de apreciar o cinema/vídeo com uma visão crítica e lúdica;

Descobrir e incentivar vocações para a produção de audiovisual com temática local.

Dar suporte ao Projeto Audiovisual de Educação Ambiental da Chapada do Araripe, ampliando as discussões ambientais, culturais e relativas ao desenvolvimento sustentável da região, a partir da utilização do audiovisual.

Justificativa

O Instituto de Ecocidadania Juriti, como um dos principais Pontos de Cultura da região sul do Ceará, na região de entorno da Chapada do Araripe, desempenha um importante papel para o resgate da cidadania e de preservação do meio ambiente. Dentre suas atividades existe um núcleo audiovisual, com equipamentos próprios, mas se faz necessário uma maior capacitação dos jovens que participam deste núcleo e do envolvimento de outros, que tenham a possibilidade de desenvolver suas aptidões artísticas e técnicas, numa interação entre as diversas atividades culturais e em defesa da preservação ambiental na região onde está situado o Ponto de Cultura. Nada é mais adequado para esta interação do que o audiovisual, onde cada atividade pode contribuir de maneira significativa, não só no processo de criação, como de produção, divulgação e comunicação das atividades do Ponto de Cultura. Resgatando também as histórias da região, as manifestações folclóricas, artísticas e culturais, as atividades de transformação do lixo industrial em artesanato. Ao mesmo tempo, através da Educação Ambiental, usar o audiovisual como instrumento catalizador e transformador das atitudes das comunidades, nos seus hábitos cotidianos, que de maneira direta ou indireta, interferem nos uso dos recursos naturais e na produção de resíduos sólidos.

Na Oficina de Realização Audiovisual, os educandos, além das noções sobre a história do audiovisual, a partir da classificação das artes e o surgimento do cinema, como sétima arte, participarão desde a escolha do tema à elaboração do roteiro, produção e até a edição final de um vídeo, onde destacaremos também o audiovisual como meio de comunicação, da expressão plástica e investigação intelectual, neste espaço aberto às discussões e propostas, onde é o elemento aglutinador e instigador no processo de valorização da região, em direção a um desenvolvimento sócio-ecônomico e cultural sustentável.
Esta proposta visa também integrar o Instituto de Ecocidadania Juriti, no Projeto Audiovisual de Educação Ambiental da Chapada do Araripe, em 37 municípios da área da APA –Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, em sua terceira etapa, em parceria com outras ONGs da região.

Planejamento da execução

1. Fase de sensibilização, divulgação e inscrição dos alunos interessados em participar das Oficinas de Realização Audiovisual.
2. Exibição de filmes/vídeos produzidos pelos alunos do Instituto Juriti, da MoVA Caparão Itinerante de Espírito Santo, e do Circuito Tela Verde, além de outros filmes/vídeos ambientais nacionais e internacionais, documentários ou ficção, servindo de estímulo a debates e a identificação com a temática regional, a partir da leitura e análise das imagens e seus simbolismos.
3. Oficina de Roteiro:
Parte teórica com ilustrações: Classificação das Artes e pequeno histórico das primeiras
manifestações artísticas ao audiovisual;
Noções técnicas: Projeção animada- Persistência da imagem na retina
Luz – Imagem – Movimento - Fotograma

Divisão do filme em Planos – Cenas – Seqüências

Tipos de planos

Movimento de Câmera e Angulação

Como elaborar um roteiro – Categorias e Gêneros

Planejamento e produção de um audiovisual: As diversas fases de uma produção

4.Escolha do tema a ser trabalhado e definição da sinopse.

5.Elaboração dos roteiros com os temas escolhidos pelos alunos, um de ficção e um documentário.

Por Cristina Diogo

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