Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A maldição de Dom José – por Armando Lopes Rafael

Dom José Tupinambá da Frota foi o primeiro bispo de Sobral. Governou aquela diocese de 1916 a 1959. Por 43 anos. Ele foi o maior benfeitor de Sobral e de toda região norte do Ceará. Tudo que existe de relevante em Sobral, nas áreas de educação, saúde, comunicação, dentre outros,  se deve a iniciativas de dom José Tupinambá.

Corre uma lenda que aquele bispo trazia melhoramentos para Sobral, mas certos seguimentos da elite (sempre existem os anticlericais que só sabem criticar) em troca viviam falando mal do bispo.

Qualquer semelhança com Crato não é mera coincidência…

Dizem que antes de morrer dom José teria dito:
– Deixa estar. Quando eu morrer Sobral vai estagnar por cerca de 30 anos... Aí vão sentir minha falta

Não deu outra.

De 1960 até 1990, Sobral cresceu de forma lenta, e seu progresso não condizia com o potencial da cidade. Trinta anos se passaram. Somente em 1990, Ciro Gomes foi eleito governador do Ceará e olhou com muito carinho para sua cidade. De lá pra cá – Sobral voltou a receber grandes investimentos – privados e públicos – retornando ao crescimento do tempo de dom José. Hoje aquela cidade tem outro aspecto. 

Bem diferente de Crato, cidade  onde também seu maior benfeitor –  dom Vicente de Paulo Araújo Matos – foi (e continua) sendo um injustiçado. Sequer tem seu nome numa rua da cidade.
Será que Crato está vivendo uma “maldição” semelhante à vivida por Sobral durante  30 anos?

Há quem afirme que sim...

O RESPEITO QUE É BOM E TODOS GOSTAM, É DEVIDO OU NÃO



Respeito - Do latim: respectu. Substantivo masculino, 1 - agir com respeito, reverência. 2 - consideração. 3 - apreço. (Excetuo aquelas palavras sinônimas que geralmente se enquadram em locuções prepositivas para ter o valor de referência, se referir a, como no caso de dizer respeito a.)

O que você entende como respeito? Para mim é mais do que a definição do AURÉLIO ou do PRIBERAM, ou de qualquer grande Koogan Houaiss, mas será que o respeito que merecia ser devido a todos os seres é bem empregado e/ou exercitado?

Respeito para muita gente é só ser baseado na educação que é válido, mas essa 'validade' compete a quem? Se a educação vem de berço, saibamos que nascemos em berços diferentes! Não existem padrões de educação e modos, mas existem padrões de falta de educação e falta de modos. Sabemos quando a pessoa é mal-educada e isso é falta de respeito, mas quero me referir quando ela acha que foi educada e faltou com o respeito. O respeito não acontece com a melhor das intenções, pois, por exemplo, um menino tem por costume sempre tocar a cabeça das meninas quando as cumprimenta e isso para muitas é falta de respeito. Mas afinal, o que é o respeito!? Aquele que se pode construir como sociedade?

Acho que nunca acharemos a resposta para o respeito, mas é melhor preservar a antiga teoria e andar sempre com o bom "perdoe-me" na boca.

Mas será que devemos ser respeitosos com aqueles comentários que pedem respeito, desrespeitando os que são de opinião contrária?

Ridículo isso, não? Sou horrível para explicar e parece que estou falando só asneiras...

Se tivermos o bom senso, perceberemos que o respeito não atua com as pessoas que dizem prezar por ele, mas não contam com eles em seus pensamentos. Analisem esse exemplo clássico para entender o que eu quero dizer:

Um homem abre a boca e diz:

-Eu respeito todas as outras religiões, mas a minha é a melhor!

Cá entre nós, eu não consigo entender isso e quero, por favor, que se alguém pensa assim, me explique!

Acontece, ao meu ver, falta de respeito nessa situação também:

-Ah, eu respeito os homossexuais e bissexuais, mas quero-os longe de mim e dentro de minha casa nem pensar!

Tá legal, agora eu confesso! Esses dois exemplos não foram hipotéticos. Aconteceram e um de seus autores já foi meu melhor amigo, e outro é um parente. Essas duas frases ao meu ver já fogem do "campo do respeito" desde a definição, quanto mais aos sentimentos. Isso para mim foi o antônimo do respeito, e mesclado com uma hipocrisia bem mentirosa!

Acredito que um dia conseguiremos respeitar a todos, desde os micro-organismos até o universo, mas isso independe de um indivíduo e sim da ação conjunta e massiva de uma comunidade.

A educação para mim já perdeu essa referência, pois vejo alguns "educados" que falam sobre o respeito sem usar do respeito.

AGORA! Tenhamos um senso né! Flexibilidade é algo útil para impelir o desrespeito, como por exemplo no exemplo acima do menino que alisa a cabeça das damas. Se elas não se importassem com a atitude que ao meu ver não tem nada demais, o desrespeito não aconteceria, mas como muitas foram doutrinadas a ver essa atitude como um ato de safadeza, o desrespeito aconteceu. Já nem sei mais quem está errado aí no caso. Nem sei se existem errados ou certos em muitos casos simples como esses, mas isso já é outra discussão!

Por fim, espero por uma resposta que me "acerte o queixo de vez", e me faça agir com respeito em relação a todos aqueles que prezo. Sei que devo faltar o respeito com muitos, pois não é possível agradar a todos, mas desagradar a todos é possível. Contudo, como disse, ando com o "perdoe-me na boca" para esses casos. Quero saber como muitos aqui fazem para respeitar os outros, e tentar tomar parte de seus ensinamentos, em minha própria vida.

P.s. Clássico: Acho que praticamente todos concordarão que a falta de respeito acontece naqueles exemplos acima, pois eles são casos de discriminação, que começa com a mesma letra que desrespeito.

Como sempre: Abraços a todos que são de bem!

João Maurício Alexandre da Silva Sobral
SITE: http://textolivre.com.br/

Salete Libório em destaque...

  Salete Libório  entrevistada quando adere à Campanha
BRASIL SEM CIGARRO


SIGA O LINK:

http://g1.globo.com/videos/ceara/v/cearense-entra-na-campanha-brasil-sem-cigarro/1698634/

Carlos Drummond de Andrade