Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 4 de setembro de 2011

FMI alerta para crise financeira mundial "iminente"



Lagarde orienta países a conter gastos, sob risco de 'desaceleração em espiral'

Christine Lagarde (à esquerda): preocupação com a crise da maior economia do mundo (Justin Lane/EFE)


A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse neste domingo que uma nova crise financeira global é iminente. Em entrevista à revista semanal alemã Der Spiegel, Lagarde afirmou que os governos devem adaptar seus planos de contenção de gastos e considerar seriamente a adoção de medidas para estimular o crescimento, uma vez que a economia global enfrenta o risco de "uma desaceleração em espiral".

Diante da atual situação econômica, "os países devem adaptar seus planos de poupança e olhar para medidas de estímulo ao crescimento", afirmou. Ela reiterou que os bancos europeus precisam de até 200 bilhões de euros em capital adicional para se protegerem da desaceleração econômica e do impacto da crise de dívida soberana, tomando por base as estimativas do FMI. Olhando especificamente para a Alemanha, Lagarde sugeriu que o governo implemente um programa de crescimento com foco na economia doméstica, para o caso de uma desaceleração global mais generalizada atingir suas exportações.

"Se a Alemanha der vigor à demanda doméstica, será bom para a economia alemã, assim como para os países vizinhos", disse. Ela acrescentou que a recuperação das finanças da Alemanha está em nível "ótimo" nas atuais circunstâncias, tendo como referência a avaliação do FMI sobre a Alemanha.

Na Europa, concretamente, Lagarde recomenda às nações mais castigadas pela crise da dívida que elevem o capital próprio de seus bancos para reforçá-los. "Em geral, vemos necessidade de que os bancos europeus sejam recapitalizados para que sejam suficientemente fortes para suportar os riscos derivados da crise da dívida e do frágil crescimento", diz.

Analistas do FMI assinalaram recentemente em relatório que ao setor financeiro europeu faltavam 200 bilhões de euros nos balanços de suas contas. "A insegura situação econômica e a crise da dívida estatal minaram a credibilidade dos bancos", acrescenta Lagarde, ex-ministra das Finanças francesa. A diretora-gerente do FMI evita posicionar-se a respeito da situação financeira concreta da Grécia e Itália, mas consideram "dignas de aplauso" as reformas estipuladas em 21 de julho em Bruxelas, entre as quais destaca a flexibilização do fundo de resgate europeu.

Sobre os Estados Unidos, Lagarde declara que sua economia sofre de "problema de confiança" e com relação à Alemanha, adverte sobre os efeitos de um possível esfriamento da demanda externa, apesar da atual saúde de suas contas públicas e seu notável crescimento econômico.
(Com agências Estado e EFE)

O rosto é espelho da alma

(Matéria transcrita da revista "Catolicismo", número de abril de 1986. Fotografias: rosto de Santa Teresinha (à esquerda) e Cássia Eller( à direita)




É tal a união e a interação entre a alma e o corpo, que tudo o que se passa numa reflete-se no outro. E como nesta terra o que nos é dado conhecer nos outros de imediato é o que eles mostram no seu aspecto físico, é através desse prisma que percebemos os traços do espírito.

Tudo no homem, quando bem interpretado, é indicativo de sua alma. Um simples gesto pode revelar um espírito autoritário ou débil. O andar frequentemente indica a resolução ou a inconstância da alma. E até o sono reflete a placidez ou a agitação em que se revolve aquele espírito humano.

Entretanto, se tudo no corpo humano é expressivo, nada o é tanto e tão admiravelmente como o rosto. Nele se refletem com ênfase as virtudes e os vícios da alma, a harmonia interna e as paixões, as alegrias e os sofrimentos. Sobretudo o olhar é que transmite com especial riqueza o que vem do espírito, tal como um eco faz identificar o timbre da voz que o emitiu.
Por isso Santa Teresinha, com aquela perspicácia suave e penetrante que é própria aos puros de coração, dizia que o rosto é espelho da alma.

Esta propriedade do rosto vai tão longe, que em alguns casos ele deixa transparecer não só as virtudes ou defeitos de uma alma, mas até a presença da benção de Deus. O Pe. Ribadenera escreve a respeito de Santo Inácio de Loyola, seu Fundador: “mesmo quando se calava, parecia que seu semblante inflamava os presentes e que o brilho de todo o seu rosto os abrandava e derretia com o divino amor”.

Impressionante por sua vez, é o discernimento que o Papa Leão XII teve do espírito de Lamennais, padre francês, analisando os traços de seu rosto.

O Pe. La Mennais (este era o seu verdadeiro nome), de grande inteligência, teve duas fases bem marcadas em sua vida pública. Numa primeira foi tido nos meios católicos como defensor da Religião, apologista brilhante. Pensou-se seriamente em nomeá-lo cardeal. Na segunda fase tornou-se um pregoeiro dos princípios revolucionários, foi condenado por Roma, apostatou do Catolicismo e morreu impenitente e desesperado em 1854.

No auge da primeira fase, em 1824, então com 42 anos e grande fama, Lamennais foi a Roma para uma audiência com o Papa Leão XII. Amigos do sacerdote intercediam junto ao Sumo Pontífice para conceder-lhe o chapéu cardinalício, e o Papa parecia inclinado a essa concessão. Tanto assim que cumulou-o de bondades, chegando a oferecer-lhe um apartamento no Vaticano, tendo ele mesmo em seu quarto, uma fotografia do sacerdote francês.

Pois bem. Eis o que Leão XII viu em Lamennais durante a audiência, segundo o próprio Papa contou alguns dias depois ao Cardeal Bernetti. Escreve o cardeal:

“O Santo Padre, com voz calma e quase triste, me disse: ‘Quando Nós o recebemos e conversamos com ele, ficamos tomados de espanto. Desde esse dia temos sem cessar, diante dos olhos, sua face de danado’.

“O Santo Padre me dizia isto tão seriamente, que eu fiquei muito surpreso. Sim – acrescentou o Papa, olhando-me fixamente – sim ,esse padre tem uma face de danado. Há algo de heresiarca marcado em seu rosto.
Seus amigos da França e da Itália quereriam para ele o chapéu de cardeal. Este homem é por demais possuído pelo orgulho, para depois fazer a Santa Sé arrepender-se de uma bondade que seria de justiça se se olhassem apenas suas obras da primeira fase. Mas agora considerai cada traço de seu rosto e dizei-me se não há nele um sinal visível da maldição celeste’.”.
(Carta do Cardeal Bernetti ao Duque de Laval-Montmorency, de 30-8-1824).

(Postado por Armando Lopes Rafael)

As coisas - Mario Quintana



O encanto
sobrenatural
que há
nas coisas da Natureza!
No entanto, amiga,
se nelas algo te dá
encanto ou medo,
não me digas que seja feia
ou má
e, acaso, singular...
E deixa-me dizer-te em segredo
um dos grande segredos do mundo:
-Essas coisas que parece
não terem beleza
nenhuma
- é simplesmente porque
não houve nunca quem lhes desse ao menos
um segundo
olhar!

Mario Quintana ( A COR DO INVISÍVEL)



(Para contemplar com um segundo olhar - Fortaleza neste setembro 2011)



Conpam abre inscrição para preencher cargos por seleção pública
As Unidades de Conservação do Estado terão seus gestores escolhidos através de uma seleção. A novidade foi anunciada pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Paulo Henrique Lustosa, cujo aval foi concedido pelo governador Cid Gomes, para contratar 23 vagas em cargo comissionado, através de seleção pública simplificada para Supervisores de Núcleo. O edital deve ser publicado na edição de hoje, dia 2 de setembro, do Diário Oficial.
As inscrições começam na segunda-feira ,5/9 e vão até quarta-feira, 14/9. Os interessados devem dirigir-se a sede do Conpam, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h, com documentos e currículo. A seleção será feita em duas etapas, uma de análise curricular e a outra por entrevista. Os aprovados saberão posteriormente em qual unidade irá exercer suas atividades. A carga é de 40 horas semanais de trabalho, com validade de dois anos.

Documentos necessários
O candidato deve ter formação em Biologia e nas Engenharias: Agronômica, de Pesca, Florestal, Ambiental e Civil, Geografia, Geologia, Oceanografia, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Gestão Ambiental e Turismo e disponibilidade para viagem.
As cópias dos documentos, Identidade, CPF, Título, Certidão Militar, Diplomas devem ser autenticadas em cartório, precisa também apresentar comprovante de endereço e duas fotos 3X4 colorida.

Atividades
Dentre as tarefas, do supervisor de núcleo, estão na obrigatoriedade de participar da elaboração e implantação dos planos de manejo das Unidades de Conservação, realizar inspeção, elaborar diagnóstico e avaliar Estudos de Impactos Ambientais, articular o funcionamento dos Conselhos Gestores, promover pesquisas e participar de audiências públicas.

As Unidades de Conservação
Parque Ecológico do Cocó, Parque Botânico do Ceará, Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, Parque Estadual das Carnaúbas, Parque Estadual Sítio Fundão, Estação Ecológica do Pecém, Monumento Natural Monólitos de Quixadá, Monumento Natural das Falésias de Beberibe, APA da Lagoa de Jijoca, APA do Lagamar do Cauípe, APA da Serra de Aratanha, APA da Serra de Baturité, APA da Bica do Ipu, APA da Lagoa do Uruaú, APAs dos estuários do rios Ceará, Mundaú, Pacoti e Curu, APAs das Dunas da Lagoinha e de Paracuru, APAs do Pecém e do Sítio Curió.

Serviço
Local da Inscrição: sede do Conpam, na rua Osvaldo Cruz, 2366, Dionísio Torres.
Setor: Recursos Humanos
Período: 05/09 a 14/09/2011
Valor: DAS-1: R$1.225,00 da representação e R$ 122,50, do vencimento

Assessoria de Comunicação
Elizabeth Rebouças (Coordenadora)e Ester Oliveira (Articuladora e Ouvidora)
Contatos:31011235 ou 88482022

Meu Ceará - Ensaio Fotográfico - Dihelson Mendonça


Meu Ceará é lindo

Por do Sol - Fortaleza - Dihelson Mendonça

Do litoral ao sertão...

Chapada do Araripe - Crato

Meu Ceará tem belezas

IMG_0967b

Que um povo feliz guarda no coração

Image12

Meu Ceará tem magia

Image27

Tem amor e tem Poesia

Image39

Nas noites do meu sertão...

ninha por do sol 700

Meu Ceará tem arte

Img_0387

Tem cultura em toda parte

Caminhando sobre as ondas

Fruto de uma grandeza

Crato - Praça da Sé - Por Dihelson Mendonça - original

Que um dia a natureza maravilhosa, criou.


TEXTO E FOTOS: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução sem autorização do autor