Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Poema torto - Aloísio

Poema torto
De luto nasceu
Quando veio à luz
O poeta morreu

Aloísio

VOZ PRÓPRIA - Claude Bloc


Enquanto isso, o mundo gira
como criança em dia de festa.
Enquanto isso,
vamos perdendo a inocência
perdendo o tempo
em busca de respostas.
Enquanto isso,
saímos do prumo
em busca de um rumo
sem nexo.
Enquanto isso,
vamos perdendo a poesia,
o toque sutil e a mão tão leve.
Enquanto isso,
damos milhões de voltas
procurando o prumo
em busca de um rumo
entre sentimentos
e o que é certo.
Enquanto isso,
cá estamos perplexos.

No mais, é o coração que não cala
o sentimento, a voz própria,
e o tempo presente.

SER CRIANÇA - Por Edilma Rocha

Tudo começou com a chegada de Seu Augusto da Serra Verde, carpinteiro caprichoso, um exelente profissional preparado pelo seu pai. Era um negro fino e educado que passaria a viver conosco por um bom tempo trabalhando nos famosos quadros de formaturas com seus retratinhos pequenos.
Eu, Ricardo e Roberto, formamos uma comitiva para pedir a Seu Augusto que realizasse o nosso sonho de criança, construindo uma casinha para as nossas férias no velho pé de Sapota.
Ele aceitou prontamente.
A imensa árvore cobria o pequeno quintal com  sua sombra e os seus galhos que passavam do telhado da casa do meu avô. Desde o desaparecimento do bicho "Preguiça" que morava por lá, subir na árvore tinha ficado sem graça.
Mãezinha concordou com a ideia, imaginando que ficaríamos brincando em casa, aos olhos de todos.
Aos pouco velhas portas e janelas foram se transformando em piso, paredes e telhado para a nossa casa da árvore. Era um sonho! As férias chegaram junto com a finalização do arrojado projeto arquitetônico do carpinteiro. Era um sobe e desce o dia inteiro e a minha avó falava à toda a hora:
_ Telma, quando der fé, cai um menino!
Seu Augusto resolveu rapidamente o problema construindo um bandejão içado por uma corda que levava e trazia tudo que precisávamos lá em cima. Bem abaixo na varanda, ele ouvia nossas vozes nas brincadeiras de criança. Eu desenhava no caderno e preparava as comidinhas, Ricardo e Roberto jogavam xadrez, dominó e liam o almanaque do Tio Patinhas e Edilsinho por ser menorzinho, não ficava quieto, pulando de galho em galho, gritando:
_O voo de Tarzan !
Gritava bem alto batendo no peito magrelo enquanto olhávamos boquiabertos  a sua agilidade nos saltos.  Subia cada vez mais alto e um dia resolveu realizar um voo que intitulou, "O voo da Morte".  Subiu até avistar as palmeiras da Praça Siqueira Campos. Os galhos fininhos sustentavam as recentes folhagens da velha Sapota e ele se preparando para a mais audaciosa das façanhas.
_É hum, é dois, é três... Já!
E voou  feito  um macaco a procura de outro galho para se segurar, mas o galho fininho quebrou e assistimos a descida em dois tombos. O primeiro em cima do telhado onde Seu Augusto trabalhava e o segundo no chão do antigo quintal. E ainda o despencar de algumas telhas... Foi um barulho que correu todo mundo. Seu Augusto, mesmo mancando, pegou rapidamente o menino nos braços fortes e o levou até minha mãe, que disse:
_ Coloquem na cama de Edilma e vamos chamar Dr. Humberto!
Edilsinho muito sério e franzindo a testa, assistia a correria com um ar de abusado. Verificado que por milagre o menino não tinha sofrido nem um arranhão, mas estava sem fala, mãezinha gritava;
_ Fala menino... fala menino...!
Ele saltou da cama e disse:
_ Eu estou é só vendo a frescura de vocês !
Diante de tal exclamação, estava são e salvo.
Imediatamente, meu avó mandou chamar dois homens armados de facão e ordenou que botassem abaixo a velha Sapota com o nosso sonho de criança junto.

Edilma Rocha

EL DIA EM QUE ME QUIERAS - Com Luis Miguel

Para os eternos apaixonados...