Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Dona Almina

Depois de tudo dito e esclarecido, desculpando-me pela demora devido a fatos contrários à minha vontade, me coloco aqui solidária a Dona Almina, uma das pessoas mais dignas, honradas e generosas que conheço.

Meu abraço sincero e amigo.

Claude

FALÊNCIA DE ÓRGÃOS.

Nem sempre se sabe o porquê de um silêncio. Vou explicar o meu.

Estando eu ontem à noite com amigos na cidade de Aquiraz com o objetivo de entregar uma encomenda a um técnico em eletrônica, ao tentar atravessar a Rua Santos Dumont nessa cidade, o veículo que me conduzia foi colhido lateralmente por uma moto. O rapaz da moto devia ter uns 18 anos e dirigia numa velocidade bastante acelerada - como a maioria dos jovens “motoqueiros” gostam de fazer - e desviando de sua mão, não teve tempo de frear e ocasionou uma ruidosa colisão. O rapaz (da moto), apesar do choque, sofreu apenas um leve corte na testa e um arranhão na mão (graças a Deus). Inicialmente quis que a razão fosse sua, como a grande maioria dos que dirigem esse tipo de veículo fazem, mas sabia que a falha fora dele, pois avançara uma preferencial. O carro onde eu estava com pessoas amigas ficou bastante amassado nas portas do lado do motorista, mas ninguém teve um arranhão sequer (graças a Deus) apesar dos estilhaços de vidro.

Bom, mas porque eu estou relatando isto? Porque, minha gente, fiquei estarrecida com a falta total de atendimento do DETRAN, da Perícia, do Fone 190, das Unidades móveis etc etc e demais órgãos que deveriam estar atendendo e socorrendo as vítimas de acidentes de trânsito.

Não fora o serviço RONDA, os passageiros do veículo onde eu estava poderiam ter sido até linchados, agredidos ou coisa assim, porque o veículo menor sempre causa dó e pena aos transeuntes, mesmo quando culpado. Num minuto apareceu um enxame de gente sabe-se lá de onde a fim de ver se podia se aproveitar da situação (e, quem sabe) roubar alguma coisa. O motociclista ao se levantar, ainda meio zonzo, foi saqueado. Um dos capacetes que conduzia em sua moto simplesmente sumiu e ao redor do carro, ficaram uns urubus esperando alguma chance para meter as mãos pelas janelas já sem vidro e ver se tinham chance de pescar alguma coisa. Sabe como é, numa hora destas a gente fica nervoso/a e muitas vezes desatentos/as e assim essa gente se aproveita.

Mas o que me impressionou realmente foi a falta de socorro. Ligou-se pro 190 e mandaram ligar para um número que seria da Perícia. Como o sinistro ocorreu em Aquiraz, nesse número disseram que não poderiam nos atender pelo fato de essa cidade não estar sob sua jurisdição, mesmo se fosse caso fatal, pois aí teríamos que ligar pro “rabecão”. E assim começou o ping-pong. Cada um mandando a gente ligar pro outro e o outro pro “um”. Não haveria realmente nenhum dos órgãos que se destacasse para o local do acidente. Nem a delegacia da cidade, onde se pretendia fazer pelo menos um Boletim de Ocorrência (BO) estava funcionando, pois o fato ocorreu em torno das 21 horas e a delegacia dessa cidade não funciona em regime de plantão.

O RONDA também tentou acionar alguma unidade móvel do DETRAN para periciar o acidente, mas o resultado foi o mesmo. NADA!!!

Ou seja, estamos todos desassistidos, desprotegidos e, mesmo assim, vendo por aí uma linda propaganda de um progresso que não existe.

Felizmente estou aqui podendo contar este fato. O BO foi feito hoje sem perícia, sem vistoria. Nadica de nada. Poderíamos simplesmente nos recolher em silêncio, mas o BO era necessário com a simples motivação de relatar o fato para acionar o Seguro...



Incrível isso!
Coisa para se pensar!!!!

Claude Bloc

Carlos Gardel



Carlos Gardel (Tacuarembó ou Toulouse, 11 de dezembro de 1890 — Medellín, 24 de junho de 1935) foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade.

Noel Rosa



Noel de Medeiros Rosa (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só o samba, mas a história da música popular brasileira


Rosa na Parede - Arte de Nicodemos


Rosa na Parede
Composição de Ulisses Germano e Josenir Lacerda


Eu vi, eu vi
Uma rosa pregada na parede
Xilogravura, xilogravura
Eu vou xilogravar tua aventura

Só não sei se vou gravar
No tronco da umburana
No louro, na cajarana
Ou na casca de cajá


Repostando um texto de José Nilton Mariano



Injustificável e inadmissível - José Nilton Mariano Saraiva
Até prova em contrário – e temos motivo de sobra pra duvidar que exista uma única e solitária – o senhor Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes é um cidadão detentor da mais alta credibilidade e respeitabilidade, mercê das suas qualidades humanas, morais e intelectuais e porque de tradicionalíssima e honrada estirpe familiar (os Arraes Alencar, originários da cidade de Araripe, mas radicados no Crato durante toda uma vida).
Não pode, pois, passar despercebida (ou ser olimpicamente ignorada), a indignada e seriíssima denúncia por ele veiculada no blog Cariricaturas (datada de 26.11.10), envolvendo um dos principais auxiliares do primeiro escalão da administração do município do Crato, senhor Dr. Procópio, atual presidente da SAAEC (tal denúncia deveria, sim, ser lida nas rádios e televisões do Estado, veiculada nos diversos meios de comunicação impressa da Região e distribuída à sua população).
É injustificável e inadmissível que um servidor público, mormente ocupando a posição que ocupa o senhor Dr. Procópio, se preste a investir de forma tão desrespeitosa, deseducada e descabida contra usuários de uma estatal municipal que trata com o distinto público, principalmente em se tratando de uma pessoa reconhecidamente digna e honrada como o é a senhora Almina Arraes de Alencar Pinheiro (mãe do Joaquim Pinheiro), beirando os 90 anos de idade, matriarca de um clã tão tradicional.
Segundo o relato compreendentemente indignado do senhor Joaquim Pinheiro (no Cariricaturas), por exercer na plenitude sua cidadania e cobrar explicações sobre o abusivo e escorchante aumento da sua conta mensal de água (passou de R$ 70,00 para incríveis R$ 1.200,00), irônica e grosseiramente à senhora Almina Arraes de Alencar Pinheiro teria sido sugerido transferir-se para o Estado de Pernambuco (onde um seu sobrinho é Governador) ou até – é vero, senhores, pasmem - arranjar um emprego que lhe permitisse pagar suas contas.
Há que se destacar, ainda, por dever de justiça, que a senhora Almina Arraes de Alencar Pinheiro anos atrás conseguiu o que a administração do Crato nunca houvera conseguido em termos de marketing: promover o nome da cidade do Crato na mídia nacional, ao mostrar como desenvolveu uma Cartilha de Informática para as pessoas da 3ª idade.
Em tão lamentável ocorrência, observa-se que de uma só “raquetada” o senhor Dr. Procópio (presidente da SAAEC) atropelou o Código de Defesa do Consumidor, investiu contra o Estatuto do Idoso e, principalmente – independentemente da sua condição técnica - denotou não se achar preparado para o exercício da delicada função pública.
Assim, na perspectiva do senhor prefeito do Crato limitar-se a vir a público externar insossas e burocráticas desculpas à família Arraes Alencar, vimos sugerir que a Câmara Municipal, associações comunitárias, clubes de serviço e a sociedade em geral demonstrem todo o seu repúdio e reprovação a tal tipo de comportamento ou atitude, cobrando do chefe da municipalidade providências mais sérias, duras e enérgicas (como a substituição do referido servidor ou a sua remoção para um cargo de retaguarda, onde não tenha que lidar com o respeitável público).

Cínico

As formiguinhas agora me arrancam lágrimas mordendo meus olhos.
Fim dos tempos de contemplação e deleite.
A salvação do louco é o extremo:
marasmo ou volúpia.

Afoguem-me em poço de água benta
e meu demônio não foge (lamentável) .

Então serei cruel contigo
e nada de bom
(céu azul
mar de rosas)
tocará minha alma.

Matarei meu demônio
(sem um pingo de prazer)
entre minhas unhas
roendo minhas vísceras.

Apenas o fogo da escuridão do lençol
lacrando meus olhos para sempre.

Dona Almina - Por Socorro Moreira

Passei a minha vida perto dessa mulher, amiga da minha mãe, mãe dos meus amigos, com profundo respeito e admiração. Nos últimos tempos fui ficando mais próxima. Amiudamrnte trocamos idéias, e pequenas confidências. O respeito e admiração foram reforçados por uma grande estima.
O acontecido foi muito mais indignante dos que os sentimentos despertados com a carta aberta do Joaquim Pinheiro e o texto de José do Vale. Sou impulsiva, não admito mau atendimento, em qualquer esfera , envolvendo qualquer pessoa. Tomo logo as dores.
Trabalhei no BB, durante mais de 20 anos, no atendimento ao público. Éramos treinados, e aproveitados no nosso perfil natural. Nunca tratei mal um cliente. Mas no dia a dia, deparo-me por diversas vezes com situações constrangedoras, e eu não consigo nestas horas manter a calma necessária.
Dona Almina está magoada, e com razão.Ela não precisava passar por isto, por infinitas razões.
Eu só queria que as pessoas acordassem para o respeito ao próximo , e fizessem de conta ,que estão sempre diante de alguém com sentimentos , na hora de qualquer tipo de atendimento.
Não estou preocupada com culpados. Preocupa-me a mágoa de Dona Almina, mulher de expressão maior, pelos seus talentos( artísticos e humanos). Quem dissolverá essa dor? O tempo?
Acho que esse fato mudará em muito o comportamento humano, notadamente o nosso: cratenses !

Repostando um texto de José do Vale Pinheiro Feitosa, a pedidos


A arrogância como prática política na Prefeitura do Crato? - José do Vale Pinheiro Feitosa
O prefeito Samuel Araripe conquistou dois mandatos com inquestionáveis resultados eleitorais. A linearidade que se tira disso, normalmente, é que se conquistou um segundo mandato de forma consagradora, foi devido a bons resultados no primeiro mandato. Samuel traduz uma tradição familiar de gestores municipais.

Entre esta visão externa, especialmente para quem não mora na cidade, e o que ocorre no interior do processo de gestão da municipalidade, no entanto, transparece algumas nuances que parece traduzir algo mais. Há um tom arrogante, um tanto ameaçador a emanar-se das orientações políticas da prefeitura e em direção aos seus cidadãos.

Não é incomum uma reação exagerada, como se fosse um ataque pessoal, toda e qualquer crítica que algum eleitor faça sobre uma praça, uma iluminação pública ou sobre um lixo na esquina. Mesmo que se considere que a defesa exagerada e ameaçadora venha por textos assinados, nunca vêm de modo espontâneo, sempre há uma fonte de alimentação dentro da gestão municipal.

O quê Joaquim Pinheiro Bezerra de Meneses afirma ter ocorrido com a mãe dele nas dependências da SAAEC está exatamente nesta espécie de horror ao público e ao eleitor. É preciso que a sociedade saiba que ela não foi vítima apenas das grosserias de um funcionário destemperado e sem educação civil: ela foi vítima de uma política agressiva para salvar uma empresa municipal de água e esgotos em difícil situação financeira. Uma política que tem o consumidor de seus serviços como inimigo. Almina Arraes de Alencar Pinheiro foi a vítima emblemática desta política de facadas fenomenais no bolso do consumidor. Ela e todos os munícipes são os inimigos.

Fica evidente pelo relato de Joaquim que o funcionário visava isso mesmo: “tia avó de Governador”, “se mude para Pernambuco”, “vai pagar sim”....Ora se Almina Arraes pagar o que Dr. Procópio quer não é de se imaginar que a partir daí todos estarão sobre o poder de cobrança do que a SAAEC achar por bem cobrar. Sem argumento, sem novas medições técnicas e sem orientação ao público consumidor para uma melhor gestão destes recursos tão preciosos para a vida de todos.

Em minha opinião Samuel Araripe, no cargo legítimo de primeiro mandatário da cidade, tem o dever e a obrigação de zelar pelos serviços e claro pela saúde financeira da empresa municipal de água e esgoto. Isso todos compreendem e aplaudem. Mas infelizmente a prática revelada por Joaquim não é diferente daquela que mandou Pedro Esmeraldo catar 250 crianças para reabrir uma escola pública. É a mesma prática arrogante, travestida de uma aparente lógica de gestão equilibrada da coisa pública.

As empresas municipais, quase todas foram criadas ainda nos anos 60 e 70 pela extinta Fundação SESP e depois Fundação Nacional de Saúde. Era uma política pública de saúde como modo de salvar vidas e dar qualidade às pessoas. Hoje a lógica financeira sobrepõe-se à finalidade da água de boa qualidade para todos e por isso o cidadão se torna o inimigo a ser cobrado, esfolado e responsável pela recuperação financeira a qualquer preço.

O caso de Almina Arraes de Alencar Pinheiro é esse mesmo e a sociedade do Crato tem de examinar se de fato quer que a condução ocorra deste modo.

Postando a carta de Joaquim Pinheiro B. de Menezes , a pedidos.

Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes
Recife(PE), 26 de novembro de 2010


Exmo. Sr.
Dr. Samuel Alencar Araripe
MD Prefeito do Crato


Senhor Prefeito,

Levo ao conhecimento de V. Excia., ao tempo em que formulo protestos de indignação, a forma desrespeitosa, mal-educada e descabida com que minha mãe, Sra. Almina Arraes de Alencar Pinheiro, moradora na Rua Dr. João Pessoa, 98, nesta cidade, foi tratada por um seu auxiliar direto, de nome Procópio, nas dependências da SAEC.
Minha mãe foi à empresa reclamar a cobrança da tarifa de água, que passou de R$ 70,00 para mais de R$ 1.200,00, o que, no mínimo, caberia explicação.
O referido cidadão tratou uma Sra. de 86 (oitenta e seis) anos com ironia grosseira, fazendo alusão ao fato da mesma ser tia de Governador, e ainda com a insolência de sugerir mudança para o Estado Pernambuco, recomendando-a a arranjar emprego para pagar a conta.
O Dr. Procópio desrespeitou o código do consumidor, atropelou o Estatuto do Idoso e foi, no mínimo, mal-educado, postura incompatível com o cargo que ocupa.
Evidentemente, que tais atitudes não decorrem de orientação do Sr. Prefeito, que sabe dos laços de amizades que vinculam D. Almina a sua genitora, D. Maria do Céu, bem como a toda família Alencar. Um dos meus irmãos, inclusive, foi contemplado, ainda nos anos 60, com bolsa de estudo concedida pelo seu Pai, o saudoso Dr. Ossian Alencar Araripe.
Minha mãe, não só pela idade, mas também pelo fato de ter ocupado espaço na mídia nacional por ter, aos 83 anos, desenvolvido cartilha de informática para a 3ª idade, e com isto promovido o nome do Crato, merecia mais respeito.
Para o bem de sua administração, sugiro reflexão de sua parte, reavaliando o papel deste Senhor. A propósito, indago-lhe qual o empresário ou mesmo família pode pretender instalar-se no Crato, sabendo a forma como são tratadas as pessoas que buscam esclarecimentos nos órgãos públicos municipais?
Assim, esperando alguma atitude coerente de V. Exa. para evitar que episódios como este deixem de ser corriqueiros, aproveito para desejar maiores êxitos no próximo exercício.

Atenciosamente,


Joaquim Pinheiro B. de Menezes
Av. Beira Rio, 1059 – Madalena
50610-100 – Recife - PE

Ribamar - Por Norma Hauer





Ele nasceu no dia 9 de dezembro de 1919, aqui no Rio de Janeiro, recebendo o nome de JOSÉ RIBAMAR PEREIRA DA SILVA.
Foi um dos principais parceiros de Dolores Duran.

Conheci-o quando não era ainda um nome famoso, como funcionário do Ministério da Educação.

Na época já tocava piano e era conhecido como pianista entre seus colegas de rapartição.

Iniciou sua carreira de músico profissional em 1950, acompanhando Dolores Duran. Ainda nesse ano, venceu o concurso para escolha de um pianista de música popular na Rádio Nacional.
Em 1952 teve sua primeira composição gravada: o bolero "Duas vidas", com Esdras Pereira da Silva (seu irmão), na voz de Fernando Barreto. Atuou como violinista de Fafá Lemos e com outros grupos, formando em 1953 seu próprio grupo.

Quando ele lançou, de sua autoria e Dolores Duran, o samba "Idéias Erradas ", na voz de Carlos Galhardo, ofereceu-me o disco "ainda tininho", recém-saído da gravadora.

"Ternura Antiga" letra de Dolores, ele musicou após a morte da autora, que confiava nele para musicar alguns de seus versos. Isso quando ela não fazia letra e música.

Da dupla, podemos ainda "apontar""Quem sou Eu"; "Pela Rua; "Se eu Tiver ", isso sem citar o mais bonito "Ternura Antiga", cujo sucesso ela não conheceu.

Ribamar faleceu em 6 de setembro de 1987, sem completar 68 anos.

Tocando em boates e outras casas noturnas, conheceu Marisa "Gata Mansa", que o acompanhou por toda sua vida artística.

Foi um dos principais parceiros de Dolores Duran.

Conheci-o quando não era ainda um nome famoso, como funcionário do Ministério da Educação.

Na época já tocava piano e era conhecido como pianista entre seus colegas de rapartição.

Iniciou sua carreira de músico profissional em 1950, acompanhando Dolores Duran. Ainda nesse ano, venceu o concurso para escolha de um pianista de música popular na Rádio Nacional.
Em 1952 teve sua primeira composição gravada: o bolero "Duas vidas", com Esdras Pereira da Silva (seu irmão), na voz de Fernando Barreto. Atuou como violinista de Fafá Lemos e com outros grupos, formando em 1953 seu próprio grupo.

Quando ele lançou, de sua autoria e Dolores Duran, o samba "Idéias Erradas ", na voz de Carlos Galhardo, ofereceu-me o disco "ainda tininho", recém-saído da gravadora.

"Ternura Antiga" letra de Dolores, ele musicou após a morte da autora, que confiava nele para musicar alguns de seus versos. Isso quando ela não fazia letra e música.

Da dupla, podemos ainda "apontar""Quem sou Eu"; "Pela Rua; "Se eu Tiver ", isso sem citar o mais bonito "Ternura Antiga", cujo sucesso ela não conheceu.

Tocando em boates e casas noturnas,conheceu Marisa "Gata Mansa", passando a acompanhá-la ao piano, até sua morte em 6 de setembro de 1987, sem completar 68 anos.

Norma

Recebido por e-mail- Colaboração de Francisco Babo

Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade, em The Plain Dealer , Cleveland , Ohio

"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais solicitada que eu já escrevi."

Meu hodômetro passou dos 90 em agosto, portanto aqui vai a coluna mais uma vez:

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno..

3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém..

4. Seu tr ab alho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.

5.. Pague mensalmente seus cartões de crédito.

6. Você não tem que ganhar todas às vezes. Concorde em discordar.

7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.

8. É bom ficar bravo com Deus. Ele pode suportar isso.

9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.

10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.

11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.

12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.

13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles.

14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.

15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe: Deus nunca pisca.

16. Respire fundo. Isso acalma a mente.

17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.

18. Qualquer coisa que não o matar, o tornará realmente mais forte.

19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.

20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chic. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.

23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..

26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em cinco anos, isto importará?'

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todo mundo.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..

31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.

32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.

33. Acredite em milagres.

34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.

35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.

36. Envelhecer ganha da alternativa -- morrer jovem.

37. Suas crianças têm apenas uma infância.

38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.

39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.

41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor ainda está por vir.

43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.

44. Produza!

45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.

Estima-se que 93% não encaminharão isto. Se você for um dos 7% que o farão, encaminhe-o com o título 7%.

Cássia Eller


Cássia Rejane Eller (Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1962 — Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2001) foi uma cantora e violonista do rock brasileiro dos anos noventa.

10 de Dezembro- Dia Mundial dos Direitos Humanos

Arte de Nicodemos





"Somente a Rosa
é suficientemente frágil
para exprimir
a Eternidade"

Paul Claudel

Poema Rosa - Por João Nicodemos

Bolo de Natal



Ingredientes

MASSA

•4 ovos
•1 ½ de chá de açúcar
•1 xícara de leite morno
•1 colher de sopa de manteiga
•3 colheres de sopa de conhaque
•2 xícaras de chá de farinha de trigo
•½ colher de essência de amêndoas
•2 ½ de chá de nozes moídas
•1 colher de fermento em pó

RECHEIO

•1 lata de leite condensado
•1 vidro de leite de côco
•6 ovos
•1 colher de manteiga
•1 xícara de chá de nozes moídas
•nozes moídas e meias nozes para enfeitar


Modo de preparo
Bata 4 clarasver vídeo em nevever vídeo, junte 4 gemas, 1 ½ de chá de açúcar e, aos poucos, uma xícara de leite morno, uma colher de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de conhaque, 2 xícaras de chá de farinha e ½ colher de essência de amêndoas.Misture levemente 2 ½ de chá de nozes moídas e uma colher de sopa de fermento em pó.Despeje em forma untada e enfarinhada e asse em forno médio.

RECHEIO: Leve ao fogo, mexendo até engrossar, uma lata de leite condensado, um vidro de leite de côco, 6 gemas e uma colher de manteiga.Junte uma xícara de chá de nozes moídas e recheie.
Cubra com suspiro e nozes picadas, enfeitando com meias nozes.

Cyber Cook

Sesta - Por Everardo Norões ( Foto de Pachelly Jamacaru)




Sesta

o galho de árvore
a penetrar na nuvem
pássaro a resvalar
no clarão da pele
lampejo de água
na chuva adormecida
sopro de luar
no cobre da bandeja
um sim dissimulado
na dobra do vestido
augúrio de festa
no aceso de dentro
molécula explodida
no cristal
da taça



A  RUA DO PADRE INGLÊS
Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006

AJUDE A APAE COMPRANDO RIFA DE UMA MOTO

Entrega - Liduina Belchior.

Escutar, empatizar
entender o outro,
é crescer e amadurecer.
Tudo que o universo
necessita. O planeta merece.

A carência entre os povos
não se pode medir,
mas deve-se calcular
o tamanho da doação
de sentimentos bons
a serem emitidos.

Doar não é uma palavra
longíncua...Está mais perto
de nós do que se pode
imaginar nossa poderosa
sabedoria.

Dedico esse poema a Fátima Figueiredo
e a João Marni.

Assustada ! --Por Socorro Moreira




Não surto, me assusto.
Estava pensando em episódios passados, enquanto  assistia ao Programa de Jô, entrevistando Ricardo Amaral e suas histórias, incluídas entre elas , as esquisitices de João Gilberto. Mudou o entrevistado( Zélio, cartunista), não menos notável, mas dei um pulo da cama para o computador, em busca de uma leitura nova. Achei !
Um  poema de Domingos(Cínico) e o texto de Zé Flávio sobre Lennon.
Pois é, a música boa  rejuvenesce a memória, porque ela não envelhece em nós. A lembrança coletiva é sinérgica .Vivemos juntos quantos milhões de dias ?

Imagine
Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace

You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world

You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will live as one

Imagine
Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia
você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de homens
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo, então, será como um só

Ainda chove nesta madrugada do dia 10 de Dezembro de 2010. Choverá pequi na serra , e na mesa do cratense. Pequi com arroz pegando fogo combina tão bem.! Mas é madrugada. Preciso dormitar meus pensamentos, transformá-los em sonhos de paz.
Tenham todos um excelente dia !