Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sou Emile - Por Emile


O amor dos meus pais desejou meu existir.

Por nove meses o sangue de mamãe me alimentou. No dia 07.08.2009, desembarquei como fruto do seu ventre para conhecer, amar e viver nesse, também. admirável novo mundo.



*Seja bem vinda , Emile !

Pedro e Roberta ( filha de Vera Batista Palitot) e amigos estão muito felizes com a sua chegada. Tenha uma longa e feliz estada , nesse planeta azul.

Acabamos de nos conhecer. Você é linda e tem uns olhos morenos muito espertos !
Bitocas da prima. ( com cuidado pra não te deixar brotoejas)
Socorro Moreira

Convite - Por: Tânia Peixoto

TRILHA PARA A BICA DOS CAIANOS
Quando: DIA 04 DE OUTUBRO, DOMINGO
Onde: Chapada do Araripe – BICA DOS CAIANOS
Hora: 6h30 – concentração na Praça da Sé, em frente à Igreja
Investimento: R$ 10,00 (dez reais)
VAGAS LIMITADAS (máximo de 16 pessoas)
•Pagamento antecipado até o dia 30 de setembro
ORGANIZAÇÃO: Tânia Peixoto
GUIA: Ricardo (ACONGUIA)
OUTROS DETALHES:
Na própria comunidade TRILHEIROS DO CARIRI ( http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2566144) ou através do celular 9618.4428, falar com Tânia Peixoto.
Um abraço e até lá!

O melhor discurso eleitoral para o ano que vem. - por José do Vale Pinheiro Feitosa

A internet é o espaço livre da informação, da manipulação e da contradição. Se não tivermos o pulso do que lemos, cairemos facilmente naquele diálogo das tias falando de carestia: não sei quem me disse, que não sei onde, estão vendendo não sei o quê por não sei quanto! Menina e onde vamos parar com esta carestia?

As tias não precisavam de dados, a carestia em si era um dado posto e estava acabada a história. Não sei quantas vezes nos chega do mais profundo sentimento conservador e de algumas vozes ultra liberais e-mails apontando o dedo duro para os nordestinos produtores de vida. Se não os nordestinos e os favelados.

Há semana recebi de um paulista eleitor do Alckmin um longo texto contra o Serra considerado “estatizante” tanto quanto o Lula e advogando o fim de toda proteção social e deixando o território livre ao mercado. Um dos argumentos: os nordestinos continuam inundando o mundo de filhos. Parem com os programas sociais para que não continuem fornicando e gerando cabeças chatas.

Era uma alma carcomida. Sem luzes. Cheia de teias de aranha. A fertilidade brasileira há muito que mudou. E mudou numa escala sem precedente no mundo. Nenhum país na história da humanidade reduziu tão rapidamente a fecundidade quanto o Brasil. Isso ocorreu por uma série de fatores inclusive pela urbanização, pela existência de uma previdência social e de um sistema público de saúde de natureza universal.

Estudo recente do IBGE mostra uma redução na taxa de fecundidade em todas as idades entre 1980 e 2006, até mesmo no grupo etário que passou a ser preocupação do SUS: a gravidez na adolescência, entre 15 e 19 anos. Na idade mais fértil (25 e 29 anos) a redução na taxa foi de 0,25% para 0,10 %.

A redução no número de nascimento continua mesmo nos anos mais recentes. Entre 2000 e 2006, o número de nascidos vivos passou de 3,2 milhões para 2,9 milhões. Á exceção da região norte esta redução ocorreu em todas as regiões do país, inclusive no nordeste.

O debate no país precisa efetivamente mudar de qualidade. Acrescentar mais perspectiva de aceleração das melhorias e menos “auto-imagem de vira-lata”. A rigor a democracia fez bem ao país, a Constituição permitiu uma sociedade melhor, a vida e as políticas de transformação avançam na redução de desigualdades regionais e entre as classes sociais.

A título de resumo apenas citando os tópicos do estudo do IBGE: 1) as desigualdades regionais na mortalidade reduziram muito entre 1960 e 2005; 2) a diferença na esperança de vida entre os sexos acentuou-se muito nos anos 80 (mulheres vivem mais); reduziram-se as diferenças de fecundidade entre as mulheres de menor idade e da maior escolaridade (o planejamento familiar atingiu mulheres de menor escolaridade); doenças crônicas atingem 75,5% dos idosos (mais inovação em medicamentos e melhor acesso); os idosos do nordeste têm menor mobilidade (incapacidade funcional e isso pode se associar com a urbanização); aumentou a proporção de mães que realizaram o exame de pré-natal; mortalidade infantil mantém a trajetória de queda; o número de equipamentos para imagem cresce com maior intensidade no setor público e assim por diante. Quem tiver interesse no estudo abaixo segue o endereço:

hhtp://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1445&id_pagina=1

Que algum desavisado não tome isso apenas como propaganda do situacionismo. Ao contrário, não se pode é negar as evidências de melhoria e os avanços nos últimos anos. E ao não se fazer isso cada um que convença a sociedade que tem o melhor projeto para aceleração de tais melhorias.

Aldenir Silvestre - Floricultora cratense - Por Socorro Moreira

Aldenir Lima Silvestre é poetisa , florista e floricultora da nossa terra. Mora na Luanda (Crato), lugar privilegiado ,e vive numa troca harmoniosa com a Mãe Terra.
Nossas mães são primas-irmãs. Somos primas também no coração.




(Septilha)

O meu nome é Aldenir
Gosto demais de dançar
De viver com alegria
Violão a dedilhar
Minha vida é um torvelinho
Gosto demais de carinho
Pôr do sol e versejar


Das coisas boas da vida
Que me dá grande prazer
É olhar o pôr do sol
Bem juntinho de você
É tomar banho de chuva
É comer cachos de uva
Te beijar e me exceder


Se quiser felicidade
Não a procure pelo nome
Não a queira por inteira
Pois não mata a sua fome
Ela chega de pedaço
Enche teu peito de aço
Passa um tempo depois some


(SEXTILHA)

Meu coração resolveu
Ficar quieto no peito
Sem chorar nem suspirar
Sem lembrar o amor desfeito
Sozinho cheio de manha
Mas muito do satisfeito



(trova)

No peito bateu saudade
Saudade que fez doer
Um coração dividido
Lutando prá te esquecer

Tu foi embora de eu
Eu fiquei seca sem tu
Tu tentou voltar pra eu
Eu não quis voltar pra tu

Saudade muita maltrata
E faz de nós picadinho
Arrochando o nosso peito
Matando a gente aos pouquinho
.
Aldenir Lima Silvestre

"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores". "Sheeakespeare"
.
* Esse texto eu ofereço a Edmar Lima Cordeiro, um cratense que mora no Paraná, colaborador do Cariricaturas, primo meu e de Aldenir.
.
Socorro Moreira

Seu Milton - O guardião das orquídeas- Por Socorro Moreira

Em 1994 eu morava em Friburgo-Rj. Nos finais de semana , corria para São Pedro da Serra, passando por Lumiar, para descansar numa casinha de duendes, que eu havia alugado. Seu Milton era o meu Senhorio. Construíra umas casinhas de madeira , dentro de um bosque de orquídeas e, por preço simbólico, entregou as chaves para alguns dos seus amigos.
Uma vez por mês , descia a serra numa charrete carregada de orquídeas , e abastecia a agência do Banco onde eu trabalhava. Cada caixa, cada mesa de atendimento era decorada com uma orquídea. Foi um tempo muito luminoso e feliz da minha vida.
Esqueci os consumos gerais, fiz curso de Astrologia, Tarot; fazia dança sagrada ; tinha alimentação macrobiótica; retiros espirituais , num mosteiro budista; reunia-me com os ufologistas, estudava I Ching ,consultava-me com Márcio Bom Tempo, e usava a acupunctura ao invés de tomar antibióticos. Infelizmente só demorei por lá uns três anos. Fui transferida , a pedido, para Campina Grande , e lá fiquei até o fim da minha carreira de bancária.
Seu Milton era um "Dersu Uzala"... E como se não bastasse fazia deliciosas geleias , licores e defumados.
Anos depois voltei a Friburgo e fiquei sabendo que ele havia falecido. Hoje , tanto se falou em flores, que guardei pra Seu Milton , a mais perfumada . Uma outra vou levar pra minha mãe , em honra de Santa Terezinha do Menino Jesus - a Santa das rosas.
É muito engraçado como uma ex-católica como eu, ainda está tão ligada , na história dos santos. E estou mesmo ! ( Só não consigo gostar de música Gospel).


Ikebana- A Arte do Arranjo Floral


Segundo alguns estudiosos, o ato de colocar flores no altar budista deu origem ao Ikebana, ( literalmente flor colocada ) creditando sua origem ao monge zen-budista Sem-no-Rikyu.

Outros voltam a 607 d.C.,quando uma missão diplomática da China introduziu-o no Japão.

A arte milenar japonesa une harmonia, flores e elementos do budismo, traz paz interior e expressa imensa alegria àqueles que a praticam ou a contemplam.


Na arte ikebana, procura-se retratar o equilíbrio existente no universo, unindo o céu (Shin), o homem (Soe) e a terra (Tai ou Hikae) dentro de um mesmo arranjo.

Ikebana é mais do que simplesmente colocar as flores num recipiente. É uma arte disciplinada em que o arranjo é um ser dinâmico no qual natureza e humanidade se juntam.

Nesta arte, cada flor tem um simbolismo, as cores têm significado e os arranjos expressam sentimentos.

O simbolismo do passar do tempo tem importância no arranjo floral japonês e é evidente ao olhar penetrante. Nenhum arranjo seria aceitável se não seguir, de algum modo, o tempo e a estação bem como o crescimento contínuo do material empregado


Material empregado
O passado: flores integralmente desabrochadas, vagens ou folhas secas.
O presente: flores semi-desabrochadas ou folhas perfeitas .
O futuro: botões, sugerindo crescimento futuro.


Tipo de arranjo
Primavera: arranjo vital com curvas vigorosas.
Verão : arranjos em expansão e completo.
Outono: arranjos esparsos e delgados.
Inverno: arranjos dormentes e algo melancólicos.


Intimamente aliada ao simbolismo no arranjo floral é a associação de certas formas florais com a tradição da literatura e costumes. Cada feriado nacional possui seu arranjo prescrito e até mesmo as celebrações mais familiares não são completas sem o seu arranjo apropriado.


Para a alegre celebração do Ano Novo, geralmente são utilizados o pinheiro e crisântemos brancos; no Festival da Boneca, flores de pessegueiro; e para o Festival dos Meninos, um arranjo com íris é apropriado.

O primeiro livro, sobre Ikebana, escrito em 1890, chamado Código da Flor, se resume em dez virtudes preciosas que podem ser assim resumidas:

Para se atingir a perfeição é necessário esvaziar-se de toda vaidade;

Viver sem pensamentos mesquinhos e perturbadores;

Estar em harmonia de corpo e alma, abrindo espaço para o coração universal.

Ser enfim,
despreocupado e simples como a flor dos campos.

Normalmente, os ikebanas não são vendidos, apenas presenteados. Isso porque a pessoa que prepara o arranjo coloca nele todos os seus sentimentos. ‘‘O ikebana é uma maneira de agradecer e levar a expressão dos sentimentos para quem é presenteado’’.

Um ikebana dura, em média, uma semana. Mas depende muito da flor usada e do clima. ‘‘A energia das pessoas que vão conviver com aquele arranjo também farão diferença’’, O objetivo é fazer com que a flor leve luz aos ambientes e sugue as energias negativas do lugar’’,


PPS originalmente formatado por Corujinha Baiana em outubro de 2007
Imagens:Sites variados da Net

Setembro - Ensaio fotográfico de Claude Bloc

.
Poderia ser apenas
mais um dia, em setembro,
o que por si só é encanto.
.
Poderia ser apenas
mais um dia de espera
de flores ou de espanto.
Sim, poderia, mas no entanto
a roda da vida gira
e o vento descose o tempo
e o tempo trará depois
muitos outros meses lentos
até chegar outro tempo
e outro mês de setembro.

Adicionar imagem
Eu sei que te encontrarei
Um dia, mas não sei quando
quando vierem as flores
novos dias, novas cores,

quando minh’ alma atenta,
aos teus pequenos sinais
mostrar-me em sua essência,
tua falta, minha ausência

>

pois nem sei mais como posso
guardar alguma esperança
e onde esconder a saudade

Pra converter o teu riso
no fio de minha história
Apagando esse frio
o vazio
o silêncio
em mais um mês de setembro

.
Fotos e texto por Claude Bloc

(também em homenagem ao "dia da florista")

"ACIDENTES DE TRÂNSITO: ATÉ QUANDO VAMOS CHORAR POR NOSSOS JOVENS"?



Na primeira viagem que iniciou meu processo de retorno ao Crato fui atender a um convite da UFC para participar de um Fórum sobre Ética na Pesquisa Científica. Uma coisa me chamou bastante a atenção. Ao abrir a porta do carro que me levaria até o Hotel percebi que no banco de trás não havia cinto de segurança. E que o motorista não usava o seu cinto, olhei para o banco traseiro e não vi os cintos. Provavelmente em baixo do assento. Fui percebendo então que motorista algum ou carona, NINGUÉM usava nos carros que passavam e os que trafegavam na faixa contraria. Confirmei com o passar dos dias que no Cariri ninguém usava. Os que usavam seu carro tinha a placa de outro estado Então comentei com o motorista sobre o fato e ele rapidamente me respondeu “aqui não precisa não”. Pensei comigo: “que ignorância!”. Entendi que para ele o cinto só é obrigatório ou importante onde há fiscalização e se naquela cidade não havia, então não era necessário usá-lo, como se lá não houvesse a possibilidade de acontecer acidentes. Entrei no veículo e imaginei que pela recomendação “aqui não precisa de cinto” o motorista iria dirigir com cuidado, mas qual foi a minha surpresa? Ele dirigia como um louco, cortando a frente dos outros carros, conduzindo em velocidade incompatível com a via. Olhando para tudo isto comecei a ficar com medo. Se aquele carro freasse bruscamente ou se ele colidisse inesperadamente, com certeza ele voaria para fora do carro pelo pára-brisa. Eu estava protegido, pois uso sempre por respeito ao Código de Trânsito e a para minha proteção. E, neste caso, a física é exata, a inércia existe e não adianta segurar-se porque o corpo adquire um peso 5 vezes maior numa colisão, impedindo que a pessoa consiga evitar o seu lançamento contra o pára-brisa do carro ou contra o banco da frente ou ser lançada para fora e morrer com o choque. Isto é fato: quem senta no banco de trás também DEVE usar o cinto de segurança. Os acidentes recentes e do passado no Cariri retratam bem este fato alarmante. A inconseqüência das pessoas e a INRRESPONSABILIDADE e NEGLIGÊNCIA DAS AUTORIDADES DE TRÂNSITO COM A ABSOLUTA FALTA DE FISCALIZAÇÃO E PUNIÇÃO. No início desse mês uma tragédia nos abalou. Mais uma, e vamos ter quantas para que a sociedade inteira acorde e faça a sua parte exigindo que seus filhos e eles próprios passem sistematicamente a usar o cinto de segurança? Um caminhão ao fazer uma manobra não permitida provocou uma colisão com um carro de passeio. Não sei se os outros ocupantes usavam o cinto, mas uma única pessoa que morreu, sentava no banco traseiro e não usava o cinto. Ao usar o cinto, as chances de sobrevivência num acidente são muito maiores, por este motivo é que o Código de Trânsito Brasileiro determina, em seu art. 65 que é “obrigatório o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional” e o art. 167 determina como infração grave, penalizando com multa de R$ 127,69 se o condutor ou passageiro não usarem o cinto.

VALE A PENA LEMBRAR: Use o cinto não porque o “guarda” vai multar, ou por causa da fiscalização, mas porque você tem consciência de que ele fará a diferença entre a vida e a morte num acidente de trânsito. E ÁS AUTORIDADES a pergunta: ATÉ QUANDO VAI A VOSSA IRRESPONSABILIDADE NO CUMPRIMENTO E FISCALIZAÇÃO DA LEI?

Pensamento para o Dia 02/09/2009


“A graça de Deus não pode ser conquistada através das ginásticas da razão, das contorções da ioga ou das negações do ascetismo. Apenas o amor pode conquistá-la. O amor que não precisa de recompensa; o amor que não conhece a pechincha; o amor que é oferecido alegremente ao Todo-Amoroso; o amor que não sofre oscilações. Somente o amor pode superar os obstáculos, por mais numerosos e poderosos que sejam. Não há força mais efetiva que a pureza, nem bem-aventurança que satisfaça mais que o amor, nem alegria mais renovadora que a devoção por Deus (Bhakti) e nem triunfo mais louvável que a rendição.”
Sathya Sai Baba

Aumente sua imunidade dentro de casa


(http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/10067-Aumente-sua-imunidade-dentro-de-casa.htm)

Localize os focos de doença e conserve sua saúde

Por Gabriela Pio Publicado em 28/8/2009

Sua saúde anda abalada? Quando o assunto é prevenção de doenças, é comum bater a preocupação em pegar o ônibus cheio que fica com os vidros fechados, usar banheiros públicos ou comer a comida de um restaurante desconhecido. Isso porque o medo de contaminação é maior quando ultrapassamos os limites "seguros" dos muros da casa onde moramos. Mas será que nosso lar é essa bolha de proteção mesmo?

Antes de observar o lado de fora, é preciso ficar atento aos detalhes que fazem com que a imunidade vá pelos ares. "Dentro de casa há utensílios considerados habitat ideal para o acúmulo de micro-organismos, como a tábua utilizada na cozinha para cortar alimentos, que é feita de madeira", explica o infectologista Milton Lapchik. A seguir, especialistas identificam os perigos domésticos para a sua saúde.

Cozinha: o vilão fica na pia de louças
Ela é feita para limpar, mas a esponjinha de lavar louças é o objeto que vira foco de bactérias na cozinha. Ao limpar pratos, talheres e panelas, por exemplo, ela também acumula fragmentos de alimentos e gordura, que junto com a umidade, acabam se transformando no lar ideal de microorganismos. Quem não foge a isso também é o pano de secar a pia. Segundo Milton Lapchik, como são agregadores de bactérias e fungos, os dois utensílios deveriam ser descartáveis. Mas, como não é bem assim que funciona, a dica é higienizá-los bem, com sabão e água quente, e esperar que sequem para guardá-los em local seco e limpo. Porém, mesmo que a esponja e o paninho sejam higienizados, a troca precisa ser periódica. "Eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar", completa o infectologista.

A atenção vale também para tábuas de bater carne, rolo de macarrão, escorredores de louça e para o lixinho de pia: todos devem ser lavados com cloro ou água sanitária para eliminar micro-organismos e, depois de secos, armazenados em local arejado. Segundo o especialista, a limpeza é fundamental para eliminar qualquer resíduo dos utensílios. "As lixeiras devem ser limpas e desinfetadas após o uso, com álcool 70% ou cloro, e devem ser mantidas fechadas com a tampa", completa Milton Lapchik.

Sala: armadilha sob os pés
Tapetes e carpete também podem ser uma ameaça para a saúde, principalmente para o sistema respiratório. Dependendo do material utilizado na confecção, o próprio tecido pode desencadear alergias, ao soltar fiapos minúsculos no ambiente. Mas o que geralmente provoca reações alérgicas são os elementos que se depositam nele, como poeira, ácaros e pelos de animais. Segundo a pediatra Elza Yamada, o ideal é retirar os resíduos diariamente para que não haja o acúmulo. "Utilizar produtos adequados duas vezes por semana, além da limpeza diária, podem garantir um local limpo e sem riscos de ocasionar processos alérgicos", enfatiza a pediatra.

Quarto: os males da cama
Eles podem reunir ácaros, poeira e até células mortas do corpo. Quando mal conservados, os travesseiros, colchões e cobertas são verdadeiros depósitos de micro-organismos, causadores de alergias. Quanto maior o tempo desde a última higienização, maior a quantidade dessas partículas alojadas no local. Segundo a especialista, colchões e travesseiros de quem já tem pré-disposição para alergias precisam ainda mais de cuidados. "O ideal seria lavar as roupas de cama com frequência e colocar o colchão, travesseiros e edredons para tomar sol", explica a pediatra.

Banheiro: cuidado com a toalha
De acordo com Milton Lapchik, a toalha de rosto também pode acumular bactérias e fungos por ficar úmida por muito tempo e, além disso, como é usada por várias pessoas acaba tornando-se em um meio de transmissão desses micro-organismos. "Por esse motivo só devemos utilizar toalhas descartáveis em ambientes de serviços de saúde", explica o infectologista. Já em casa, a dica do especialista é de trocar as toalhas sempre que se encontrarem sujas ou que impossibilitem a limpeza correta.

Ensaio fotográfico - Ângela Moraes - Por: Socorro Moreira


"Agora sei quem sou.
Sou pouco, mais sei muito,
Porque sei o poder imenso que morava comigo,
mas adormecido como um peixe grande
sem fundo escuro e silencioso do rio
E que hoje é como uma árvore
plantada bem alta no meio da minha vida.

Agora sei as coisas como são.
Sei porque a água escorre meiga
e porque acalanto é o seu ruido
na noite estrelada
Que se deita no chão da nova casa.
Agora sei as coisas poderosas
Homem que valem dentro de um. " (Angela Moraes)











Angela Moraes é artista plástica do nosso Cariri ( Juazeiro do Norte) de já reconhecido e notável talento.
Nos conhecemos em 1973 , quando fui sua professora de Matemática, num cursinho pré-vestibular. Ela em nada mudou. Já tinha carisma , e essa auréola de artista.
Gosto muitíssimo do seu trabalho, e sinto muito prazer em homenageá-la.
Socorro Moreira

Mitologia Grega - Os amores de Apolo - Por : Stela Siebra Brito

Era uma vez um deus da mitologia grega, bonito e luminoso, mas infeliz nas aventuras amorosas.
Será que foi Afrodite que o condenou às desventuras no amor porque ele, anunciando o dia com sua luz, mostrou-a em pleno leito de amor com o amante Ares?
Esse deus grego é Apolo, de quem agora passo a narrar as aventuras e desventuras amorosas.

Deus da luz, vencedor das forças ctônias, o filho de Zeus e Leto é o Brilhante, o sol. Apolo é alto, majestoso e tem a face radiante de beleza. Mas, mesmo com tanta luz e formosura, Apolo, que teve inúmeras ligações com musas, ninfas e simples mortais, jamais encontra segurança e felicidade nas relações amorosas.

Dafne: o Loureiro consagrado a Apolo

Ainda não existia o loureiro; Apolo não conhecia Dafne. Cingia a bela fronte e cabelos com as folhas de qualquer árvore, até que conhece a ninfa. Este seu primeiro amor foi insuflado por vingança de Eros. Apolo havia zombado de suas flechas, considerando-as apenas brincadeira. Porém, o filho de Afrodite tinha em seu poder as flechas da atração e da repulsa. Atinge Apolo com a flecha do amor e Dafne com a da aversão e repulsa.
Apolo se apaixona e, Dafne, foge desse amor, não se sensibiliza com os súplicas amorosas do deus solar. E mesmo sendo Apolo o inventor da medicina, um curador que tem todos as plantas à sua disposição, não encontra erva capaz de curá-lo desse amor tão devassador. A ninfa não o deseja e foge amedrontada. Apolo a persegue e observa o vento a desnudar-lhe o corpo agitando suas vestes e a jogar-lhes os cabelos para trás. A fuga a deixa mais bela. O deus está cheio de esperanças e quando levado pelas asas do amor, roça-lhe as madeixas espalhadas sobre o pescoço esguio, ela exaurida pede socorro às águas do rio Peneu, seu pai: “Ajuda-me meu pai. Se vós, os rios, tendes um poder divino, transforma-me e destrói esta beleza que faz com que eu atraia demais”. E de imediato a ninfa é metamorfoseada em árvore: o loureiro. Não restava nada de Dafne, a não ser a formosura.
Apolo abraçando o loureiro, declara seu amor eterno: “serás a árvore a mim consagrada. Meus cabelos, minha lira, minha aljava sempre ostentarão o louro”.

Poetas, Músicos e Cantores: Filhos das Musas

As musas também foram objeto do desejo e das aventuras de Apolo. Amou Talia e dessa união nasceram os Coribantes; com Urânia gerou o músico Lino e da sua relação com Calíope nasceu Orfeu: músico, poeta e exímio cantor.


Corônis e outros Amores

É da sua união com a ninfa Corônis que nasce Asclépio, primoroso nas artes da medicina. A ninfa, ainda grávida, temendo que o deus – por ser eternamente jovem – a abandonasse na velhice, uniu-se a Isquis. Também Marpessa teme a imortalidade de Apolo e escolho Idas por esposo.
Quando enamorou-se de Cassandra, concedeu-lhe o dom da profecia, mas a jovem recusou-se a entregar-se ao deus. Este cospe-lhe na boca, tirando-lhe a credibilidade. Embora profetizasse a verdade, ninguém acreditava no que dizia. Amou a advinha Manto, filha de Tirésias, e teve paixão violenta pela bela ateniense Creúsa.
E mais e mais amou Apolo, com vitórias e fracassos.

Jacinto: Adolescente transformado em Flor

Desventuroso também foi seu amor por Jacinto, adolescente de rara beleza, a quem o deus amou ternamente. Estavam uma tarde numa competição, quando um disco arremessado por Apolo é desviado pelo ciumento vento Zéfiro, que também amava Jacinto. O disco atinge a fronte do adolescente que tomba ao chão, mortalmente ferido. Apolo tenta todos os recursos da sua arte curativa para trazer de volta o jovem que tanta ama. Os esforços são inúteis. O deus então, o transforma em flor. E do sangue espalhado na relva nasce uma flor brilhante e purpúrea: o Jacinto. É a homenagem de amor de Apolo.
Para Zeus – supremo senhor dos deuses e dos mortais – já era tempo de Apolo ter restabelecido todos seus direitos divinos e voltar ao Olimpo.
E assim, reconquistando todos os seus atributos, Apolo foi designado para espalhar a luz no mundo.

Stela Siebra Brito

Cancelamento de taxa telefônica - Colaboração de Ismênia Maia

Informação importante para todos !

CANCELAMENTO DE TAXA TELEFONICA
Eu acabei de ligar e votar - deu certo (a atendente me perguntou como eu soube da votação, (este país é uma piada mesmo).
- PELA INTERNET
Gente, isso é sério!
CANCELAMENTO DA TAXA
TELEFÔNICA de: R$ 40,37(residencial) e R$ 56,08 (comercial)
Quando se trata do interesse da
população, nada é divulgado. Ligue 0800-619619, digite 1 para falar com a atendente.
Espere para falar com uma atendente.
Diga que é para votar a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo. O Projeto de Lei é o de nº 5476.
Eles não sabem até quando vai a
votação.
INTERESSE DE TODOS: cancelar a taxa do telefone.
Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não têm interesse e não estão preocupados com isso.
Então temos de correr atrás, afinal quem paga somos nós!
O telefone a ser discado:
0800-619619 e após digite 1, de segunda à sexta-feira das 8 h às 20h. É da Câmara dos Deputados Federais.
Ligue para mudar esta situação.
Passe para frente esta mensagem para o maior número possível de
conhecidos e amigos.
Não pague mais assinatura telefone fixo. Será uma economia muito grande no final do ano.
LIGUE: 0800-619619 ramal 1
Vamos divulgar!!
Entrando em vigor esta lei, você só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que é a assinatura mensal.
Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR' na Câmara.
Quantos mais ligarem, maior a chance de acabar com mais esse absurdo.
Vamos lutar para que este projeto seja aprovado.
MUDA BRASIL

Mulher e Flor- Maria José Zanini Tauil




MULHER E FLOR

Romantismo é amor exuberante, exageros, sonhos e endeusamento da mulher amada.
Gonçalves Dias, além do indianismo, expressou, como todo poeta romântico, o sentimento amoroso na maior parte de sua obra.



(...) podia chamá-la -rosa
De musgo ou de Alexandria
Rosa de amor de poesia
Mais lhe não dava que o seu
Porque se essa flor mimosa
Já chegaste ao teu retrato,
Havias ver como a rosa
De repente esmoreceu!(...)

O eu-lírico, nesse caso rejeita a comparação da mulher amada à rosa. Continuando o poema, ele diz que é o amor que a musa sente por ele, que faz dela a mais bela
de todas as mulheres.

A comparação da mulher com a flor, talvez seja a mais utilizada pelos homens, graças ao perfume, beleza e delicadeza de ambas. Que mulher não gosta de ouvir tal galanteio?

Chamar mulher de flor virou lugar comum e caiu na banalidade. Evitando ser redundante, Drummond escreveu: "Minha prímula, meu pelargonio, meu gladiolo, meu botão de ouro. Minha peônia, Minha cinerária, minha calêndula, minha boca-de-leão. Minha gérbera, minha clívia..."

Quem não lembra de Cartola em " As rosas não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti"?

E você, minha amiga, já foi chamada de flor?

E você, meu amigo, estabelece essa comparação entre a mulher e a flor, ou, mais ousado, dá esse nome a uma pequena parte do corpo dela?


Maria José Zanini Tauil.

CRATO ASSIM COMO LÍGIA DO TOM JOBIM - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Louvar-te sem esquecer teus pés de barro.
Amar-te tomando conta das tuas traições.
Sentir o sabor doce de tuas lembranças sabendo-as artifícios sobre o amargor.
E como Tom Jobim, no jamais com desejo de sempre, cantar-te.

Eu nunca sonhei com o Crato, / Nunca fui à Siqueira, / Não gosto de dança não vou ao Tênis / Não gosto de bica nem gosto de sal.

E quando de te me lembrei,/ Esqueci foi engano / O seu ponto não sei / Escorri na sarjeta as bobagens de dor / Que eu iria sofrer, não ... Crato Crato

Eu nunca quis vê-la do topo do alto / Num vale sem fim / De corpo pelado na praça bacana / Andar pela serra até o serão

E quando eu me desesperei / Não passou de insônia, a sua casa fechei / Fiz um xote rasgado das lixeiras da vida / Que juntei com você / É ... Crato Crato

E quando você me esquecer / Dos teus braços severos eu vou me vencer / Mas tuas fossas perenes / Me matam mais vezes que um tiro de sal / É... Crato Crato

Rancho das Flores- Vinícius de Moraes


cortesia de www.letras.com.br


Entes as prendas com que a natureza
Alegrou este mundo onde há tanta tristeza
A beleza das flores realça em primeiro lugar
É um milagre do aroma florido
Mais lindo que todas as graças do céu
E até mesmo do mar
Olhem bem para a rosa
Não há mais formosa
É flor dos amantes
É rosa-mulher
Que em perfume e em nobreza
Vem antes do cravo
E do lírio e da Hortência
E da dália e do bom crisântemo
E até mesmo do puro e gentil malmequer
E reparem no cravo o escravo da rosa
Que é flor mais cheirosa
De enfeite sutil
E no lírio que causa o delírio da rosa
O martírio da alma da rosa
Que é a flor mais vaidosa e mais prosa
Entre as flores do nosso Brasil
Abram alas pra dália garbosa
Da cor mais vistosa
Do grande jardim da existência das flores
Tão cheias de cores gentis
E também para a Hortência inocente
A flor mais contente
No azul do seu corpo macio e feliz
Satisfeita da vida
Vem a margarida
Que é a flor preferida dos que tem paixão
E agora é a vez da papoula vermelha
A que dá tanto mel pras abelhas
E alegra este mundo tão triste
No amor que é o meu coração
E agora que temos o bom crisântemo
Seu nome cantemos em verso e em prosa
Porém que não tem a beleza da rosa
Que uma rosa não é só uma flor
Uma rosa é uma rosa, é uma rosa
É a mulher rescendendo de amor

Vamos começar o dia com o perfume das flores ? - Por Socorro Moreira



Hoje é o dia do florista.

Volto aos meus sete anos, ou menos, quando minha mãe comprava rosas “La frança” , “avenca” e “sorriso de Maria”, no jardim dos Lino, perto de onde fica hoje a padaria P & Cia.
Com esse arranjo ela enfeitava os santuários da casa, ou a mesa da sala de jantar, nos dias festivos. Depois ela teve o seu jardim, numa casa do Pimenta, com todos os canteiros iluminados por roseiras.Hoje ela tem no muro, a trepadeira , cuja muda foi extraída dos terreiros da sua mãe, na Fazenda Santa Rita (Piauí).
Acho que o cratense, via de regra, adora flores. O comércio ainda é restrito. Considero como pioneira a esposa do Seu Ernani Silva. Era de lá que saiam os mais belos buquês.
Hoje temos outros floricultores, como Angélica... Mas, na casa de muitos de nós, existe sempre um pé de flor, ou senão um belo jardim!
As flores marcam as trilhas do meu caminho. Nem falo dos tantos lugares onde vivi como em Friburgo, que me arrodeava das orquídeas.
Falo dos ipês, flamboyants, dos jasmins, samambaias, e das trepadeiras que enfeitam os caminhos e muros de tantas casas.
E nem precisa ter muito espaço. Conheço um jardineiro que rega todos os dias a sua acácia. Passe por lá, na Rua José do Carvalho, entre seis e 8h da manhã, que verá.
Ele é nada mais, nada menos do que o místico e grande compositor Abidoral Jamacaru. Não conheço ninguém que entenda, e cuide tão bem das plantas, como aquele moço. Outro que me impressiona é o Blandino, e o próprio Salatiel... Pachelly, Bola, Ricardo, Samuel, Claude, Emerson são fotógrafos, cujas lentes não resistem a uma flor, seja ela a mais simples, a mais rara ou a mais bela!
Meu pai quando começou a namorar a minha mãe lhe presenteava todos os dias com uma margarida, e com ela minha mãe enfeitava os cabelos.
Hoje é dia de lembrar o colorido e perfume da vida. A vida brotando, no mistério da flor.
Rosas, rosas, rosas de todas as cores para a família do Cariricaturas!


(Foto Claude Bloc)

Venha tomar café conosco...


Uma receitinha básica de fubá sempre vai bem, ou no café da manhã ou no da tarde. Um bolinho desse, portanto, nunca é demais.

Fui em busca de uma receita simples, sem muito trabalho e que acima de tudo fosse gostosa. Encontrei várias que pareciam apetitosas, mas escolhi esta para nosso café-da-manhã de hoje.
Receita testada, aprovada, deliciosa! vamos agora reparti-la com vocês desejando-lhes um ótimo dia. Para isto, convidamos cada colaborador e/ou visitante do Cariricaturas a se sentar à mesa conosco. E... BOM APETITE !

RECEITA DE BOLO DE FUBÁ
.

Ingredientes:

4 ovos médios

2 xícara de açúcar

1/2 xícara de óleo

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de fubá

1 xicara de leite fervendo

1 colher de sopa de fermento em pó (cheia)

Preparo:
>
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma (usei uma de furo no meio que transbordou um pouco, mas nada significativo).

Peneire a farinha, o fubá e o fermento. Coloque o leite para esquentar.

Numa tigela grande, coloque os ovos e bata com rapidamente. Junte o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Misture delicadamente. Coloque o leite quente e termine de misturar.

Despeje na forma. Leve ao forno e espere a superfície corar (cerca de 20 minutos). Abaixe a temperatura do forno e deixe por mais 20 ou 30 minutos. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar.

VOLTE SEMPRE!
.