Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Aniversário de Pedro Esmeraldo -- por Ana Zuleide

Hoje está aniversariando Pedro Esmeraldo. Homem que ama e defende o Crato, preocupando-se com os seus problemas: sociais, econômicos e políticos. Homem que exige dos políticos respeito com sua terra natal.
Parabéns, Pedro, continue assim. Defendendo o Crato, para que esse sentimento possa contagiar as próximas gerações.

Deseja-lhe:

Ana Zuleide.

Tudo anda à frente - Emerson Monteiro

Ouvia a indicação de Eurides Dantas quando já resolvia primorar esse tema de tocar à frente no colégio deste mundo imenso que circula no espaço sideral. Olhar com leveza desenrolarem os dias seus cresceres na alma das formas e das imagens agradáveis de firmamentos inexplorados ao sabor dos infinitos sentimentos, amores e sonhos. Pisar maneiro as folhas secas dos caminhos e abrir portas transcendentais; pedir às circunstâncias novas figurações de cada tempo. Às dúvidas que somem fatores de trabalho, o ser da existência quase importantes interrogações.

Estirar a mão e colher os frutos maravilhosos da existência, que esperam de todos melhores atitudes para serem colhidos em sabores doces inesperados. Acreditar, realizar, eis o modelo da transformação decantado ao fluir das caravanas silenciosas da geração infinita. A dor que ensina gemer. Nada há sem o esforço da luta. A resposta aos empenhos responde com sobra o suor que se derrama, às lágrimas com que se lavam a face...

Na missão de cada um o gosto dos hemisférios, o exemplo, a coerência e disponibilidade para as respostas.

Agora, que reveja esta conversa e tire dela o sabor da sua jornada. Aqueça os músculos e colha os frutos da existência que esperam ser colhidos. Acredite e realize, eis o modelo da transformação decantado ao fluir das caravanas silenciosas da geração mais infinita.

Saber de aspectos mínimos de recontar palavras em teclados de luxo e deixar escorrer no casco das horas tão só o silêncio de vozes caladas em noites mornas, pois dizer a quem sabe também conta. Porquanto os conceitos desfilam rápidos nas janelas de sóis imensos que gritam aos que falam, aos corações que abrem o senso e mudam para melhor, sempre, sempre melhor. Os vagões circulam nas linhas das letras e rasgam caligrafias no peito da emoção. Avisam, pedem, indicam e imploram o gosto do prazer de andar no caminho das maravilhas. O espírito da sinceridade, que olha os olhos da gente e celebra a divina consagração dos seres enquanto metas de si mesmos dos portais da felicidade plena.

UMA CIDADE PERSEGUIDA - por Pedro Esmeraldo

Novamente, o Crato sofre da invasão súbita provocada pelas avalanches das águas que descem do pé de serra, inundam a cidade e deixam todo o povo apavorado.
Tudo isso é causado pela fraqueza dos nossos políticos que se entregam facilmente a essa massa inimiga do Crato, pois juntamente com o governador vêm tentando desmantelar esta cidade, o que nos traz aborrecimento e tristeza, contaminando o povo pelo surrupio de nossos bens que são levados pelos políticos da cidade vizinha.
Por isso, ouvíamos um senhor de aspecto irritado falando em praça pública, protestando contra essa falta de união e a perseguição que nos levam ao caminho do desespero. Gritava com todo ardor: “Aqui sempre nos perseguem e nos deixam amargurados, e ninguém reage”. Agora gritamos com voz ululante: “Por que prestigiamos esta gente que nos atrapalha e ainda vem de quebra dar título de cidadania a quem nada faz por esta terra? Isto é uma tristeza! É uma infâmia, dar apoio ao pessoal que só nos dá promessas desagradáveis e, ao mesmo tempo, tudo o que o governador traz para aqui é minguado e ainda de processo lento na sua construção.
Certa vez um político, parente deste pessoal, gritava aqui no Crato: “do Crato cuido eu”. E até hoje nada fez, apesar de ser bem contemplado com votação elevada. Agora perguntamos: “Pra que homenagear esse pessoal inimigo e ainda retirar o que temos de bom, levando para outro município que nada nos merece a atenção e constantemente vem com pieguice mostrar que querem bem ao Crato? Isto é balela. É uma mentira que não nos contempla e que vem constantemente ameaçar a retirada da Exposição Agropecuária.
O que é da Escola Profissionalizante lá no Bairro São Miguel? Por que não terminam o Centro de Convenções que há anos foi construído, e por maldade deixam lá abandonado? E o ginásio poliesportivo da URCA, que anda a passo de cágado? Por que o Senhor Governador faz vista grossa e tudo isso com má vontade, e não contempla o Crato com boas obras que dêem respaldo à cidade? O que é do Centro Industrial, já que o Crato é esquecido com esses melhoramentos? Que mal o Crato lhe fez, Governador, a não ser sufragar seu nome e do seu irmão para Deputado Federal? Não, senhor! O Crato não merece isso. Seja bonzinho para o Crato que nós saberemos responder com bons modos.

Crato-CE, 06 de Março de 2012.

Autor: Pedro Esmeraldo