Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 11 de setembro de 2011

Ainda as "eólicas" - José Nilton Mariano Saraiva

Se vocês ainda estão lembrados das fotos das imensas “pás” de turbinas eólicas, que aqui postamos dias atrás, agora, em aditamento, estamos anexando a matéria que mostra como funcionam; dá pra perceber que o processo não é tão simplório como tendemos a imaginar e que, no centro de tudo, se acha o poder criativo do homem (lá atrás) aliado à tecnologia (na atualidade).
Os maiores produtores de energia eólica (posição 2009) são: Estados Unidos, Alemanha, Espanha, China, Índia, Itália, França, Reino Unido, Dinamarca e Portugal (o Brasil ocupa atualmente a 24ª posição)
Confiram.

===============================

GIRA-GIRA: Embora existam turbinas com duas pás, as mais potentes contam com três pás, de até 45 metros (o equivalente a um prédio de 15 andares). Na base de cada pá existe um mecanismo que permite gira-las para tirar melhor proveito da direção do vento.

ENTRANDO NOS EIXOS: Entre a hélice e o gerador há dois eixos interligados. O principal é conectado diretamente à hélice e, por isso, gira devagar (entre 20 e 30 rotações por minuto). No encontro deste eixo com o outro, que alimenta o gerador, um conjunto de engrenagens conhecido como “multiplicador” faz com que o segundo eixo atinja entre 1.000 e 1.500 rotações por minuto.

E SE FEZ A LUZ: O que diferencia uma turbina eólica de um moinho é justamente o gerador, que aproveita a rotação mecânica do eixo (que, em um moinho, move o triturador de grãos) para gerar energia elétrica. Isso acontece porque dentro do gerador há uma bobina metálica (de cobre, em geral) em contato com um imã, que, por indução, produz eletricidade.

SOB CONTROLE: Cada turbina tem um computador – chamado de controlador – que a ajusta de acordo com a velocidade e a direção do vento. Por meio dele dá para mudar a posição das pás e inclusive da turbina toda. É ele que liga o gerador quando o vento atinge a velocidade mínima (pouco mais de 10 km/hora) e também aciona o freio quando os ventos estão fortes demais (acima de 95 km/hora).

EM BUSCA DO VENTO: O ideal é que o vento chegue à turbina em posição perpendicular à torre. Por isso, toda turbina conta com um “sensor de direção” do vento, conectado ao controlador. Quando o vento começa a bater de lado, a turbina inteira gira para pega-lo de frente.

QUARTEL GENERAL: As centrais eólicas têm uma “central de transmissão” onde se encontram os fios que saem de cada uma das turbinas. Daí a energia parte direto para a rede elétrica. O número de turbinas que compõe uma central eólica varia muito: em Altament Pass, nos Estados Unidos, existem mais de 4.000 turbinas, enquanto em Fernando de Noronha uma única turbina distribui energia para a ilha toda.

Fonte: Sites da Internet

CRATO ENGANADO

Pedro Esmeraldo

Quando foi imposta a localização da zona metropolitana do Cariri ficamos atentos pela permanência de igualdade para toda a região. Forçado pela política desqualificada, pensamos que esses homens egoístas da outra cidade fossem mais atenuantes e não desejassem tudo para si. Infelizmente não ocorreu o que pensamos, pois não esperamos a trégua dada por esses homens em querer tirar do Crato o nosso patrimônio, notamos que fomos enganados por eles.
Consideramos isso uma aberração, pois Crato está surrupiada pelos astuciosos da mão ligeira. Não podemos suportar esse desgaste provocativo, causado por uma máfia de piegas que querem acumular riquezas às nossas custas e que trazem desgosto aos outros municípios.
Pensamos que com a vinda da zona metropolitana do Cariri; os outros municípios seriam contemplados com o seu quinhão de progresso e que satisfariam o bom comportamento de igualdade contornada pelo mundo civilizado.
Não, isso não ocorre porque o comportamento deletério da outra cidade, acha-se com o direito de sobrepujar o progresso dos outros municípios, deixando todas as outras comunas caírem no esquecimento.
Isso é um erro, pois quando falava em região metropolitana, pensávamos que viesse um progresso igualitário, trazendo proporcionalidade no desenvolvimento de todo o Cariri. Mas o que ocorre é que há uma política desigual dos governantes cearenses e trazem com demagogia o desengano, aborrecimento e muita raiva.
Agora mesmo falam em retirar do Crato a agência regional do CRECI, isto é, está localizada nesta cidade há anos e seria uma das maiores injustiças cometidas pelos homens da política governamental, visto que, assim pensamos, toda cidade deve ser tratada com igualdade e serenidade.
Também estamos estupefatos pela maneira indiscreta dos homens da administração governamental do Estado do Ceará, que retiraram os retornos deste município, dificultando o percurso do povo cratense quando precisa retornar ao seu convívio. Há anos todos os cratenses notam que o governador do estado deseja transformar esta cidade em cidade dormitório.
Já chega de tanta perseguição ao Crato; já chega de quererem acabar com o Crato a fim de transformá-lo em pequeno município. Isto é um crime de lesa pátria; é um abuso que não devemos apagar a mágoa da nossa memória, é um abuso desses políticos pecaminosos e falaciosos que vêem buscar votos com a força do seu dinheiro, enganando o povo dizendo que vêem trabalhar pela cidade.
Ah Crato velho sem valor!
Antes tudo aqui era enaltecido pelo povo. Era uma beleza panorâmica favorecida pela natureza, e tínhamos uma produção agrícola e pecuária à altura do desenvolvimento. A cultura do povo era bem elevada, porque aqui foi o berço da civilização centro-nordestina; porque foi daqui que partiu a civilização para os municípios do Cariri e os estados vizinhos.
Já não nos respeitam mais, tiram tudo daqui, desejam arrancar o progresso do nosso município.
Por isso ainda continuamos com a idéia de fazermos uma campanha plebiscitária com o intuito de passar o Crato para o vizinho estado de Pernambuco, visto que só assim ficaremos livres dessas mazelas que vivem metidos no meio piegas atanazando o nosso município, que foi o expoente máximo da expansão da civilização moderna.

Crato-CE, 30/08/2011.

Lançado na Saraiva, Portal Cariri Cangaço



Manoel Severo ao lado do Documentarista Aderbal Nogueira e do Produtor Aldo Anísio



Aconteceu no meio desta semana, no Espaço Raquel de Queiroz, da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, o lançamento em alto estilo do novo Portal Cariri Cangaço; uma iniciativa do curador Manoel Severo e que tem a coordenação do Jornalista Heldemar Garcia, um dos responsáveis pela a Comunicação Institucional do Cariri Cangaço.

Na oportunidade foi mostrado aos participantes e convidados o novo formato do Portal Cariri Cangaço, que está em fase experimental, devendo entrar "no ar" totalmente, logo após o evento deste ano, quando "teremos todas as condições de atualizá-lo e deixá-lo atraente para a grande família Cariri Cangaço" acentua o Jornalista Heldemar Garcia.

Para Manoel Severo a iniciativa se une a outras que também já estão sendo pensadas, inclusive já se adiantando nos preparativos de muitas novidades. Manoel Severo ressalta "o poder das mídias digitais no mundo contemporâneo, nos provoca a está sempre inovando, e nós que tínhamos um espaço privilegiado, apesar de muito segmentado; com mais de mil visitas por dia; que é o blog do cariricangaco.com, agora trouxemos mais essa ferramenta que sem dúvidas será também uma grata surpresa. Vídeos, Galerias de Fotografias, Podcasts, Interação total e irrestrita, enfim; é o Cariri Cangaço entrando de vez no mundo digital"


Jornalista Heldemar Garcia e Produtor Aldo Anísio

O Cariri Cangaço entra de vez no mundo Digital com o www.cariricangaco.com , agora com seu mais novo parceiro, o www.cariricangaco.net e ainda com suas páginas nas Redes Sociais, através do Facebook : Cariri Cangaço, Twiteer e dentro da Programação Cariri Cangaço 2011, o lançamento da TV Digital do Cariri Cangaço, uma iniciativa de Cariri Cangaço com a parceria de Dihelson Mendonça.

Para saber de todas as novidades e acompanhar toda a programação, visite nossas páginas na internet.

Cariri Cangaço 2011

20 a 25 de setembro de 2011

Região Metropolitana do Cariri

Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras

Jornalista Heldemar Garcia - Fortaleza