Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Por Lupeu Lacerda


E que deus me livre dos livros
Que a fascinação não me fascine
Que o belo passe batido
E o comum se dilua
No liquidificador de merda
E ração adocicada.
E que deus me livre da lombra
Da imagem irreal
Do mantra do vento nas árvores

E que deus me livre da preguiça
Do cio e do ócio
Das fotografias de sebastião salgado

E que deus me livre das gargalhadas
Da sensação de chuva no rosto
Da brisa na madrugada

E que deus, em sua suprema bondade
Me livre dos livres
E aumente um elo
Na corrente que prende meu pé.

por lupeu lacerda

Por Hilda Hilst


Dez chamamentos ao amigo


Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo. Porque esta noite
Olhei-me a mim, como se tu me olhasses.
E era como se a água
Desejasse

Escapar de sua casa que é o rio
E deslizando apenas, nem tocar a margem.

Te olhei. E há tanto tempo
Entendo que sou terra. Há tanto tempo
Espero
Que o teu corpo de água mais fraterno
Se estenda sobre o meu. Pastor e nauta

Olha-me de novo. Com menos altivez.
E mais atento.



[Poesia: 1959-1979 - São Paulo: Quíron; (Brasília): INL, 1980.]

Por Socorro Moreira

Viajo fora de mim

Passeio dentro de ti

Vejo miragens e

vivo realidades

Encontro-me nas esquinas,

nos bares , nos templos,

e em todos os lugares.

Chego onde não sonhei

Vejo o que não pensei

Sinto-me invisível, abstrata ...


E deixo a estrada do fim,

no recomeço.

A Estrela Dalva - por Norma Hauer


Foi na data de hoje, no ano de 1972 que ela partiu e abriu uma grande SAUDADE no coração de seus fãs. Seu nome, Vicentina de Oliveira, nascida em
Rio Claro, São Paulo, no dia 5 de maio de 1917.

Foi como DALVA DE OLIVEIRA que ela ficou conhecida no mundo artístico,. Mas se transformou na Estrela Dalva, ao vencer sozinha em sua carreira.

Tendo feito parte do “Trio de Ouro”, começou solando no Trio, mas não cantando solo.
Depois que se separou de Herivelto Martins e do Trio, mostrou que era muito mais que a componente de um Trio.
Aí vieram sucessos sobre sucessos: “Errei, Sim”; “Segredos”; “Poeira do Chão”; “ a belíssima “Estrela do Mar”...culminando com “Máscara Negra” e Bandeira Branca” .
Partiu há 38 anos, mas continua viva no coração de todos que a admiramos. Descansa no Jardim da Saudade, mas ainda nos “ilumina” com sua voz eternizada em suas gravações.
Obrigada por tudo de bom que você nos deixou, Estrela Dalva.

...O IFOTO é o Instituto da Fotografia no Ceará...

“Postais do Ceará”


‘Postais do Ceará’ é o novo projeto do IFOTO. O conceito proposto é o de mostrar o Ceará com uma visão artística, contemporânea, fugindo do estereótipo dos ângulos mais comuns, numa linguagem atual e diversificada, fora do lugar-comum que tem caracterizado o meio nas últimas décadas
O IFOTO convoca seus associados a produzirem imagens que se constituirão num novo conjunto de cartões-postais do Ceará, de acordo com o regulamento divulgado em anexo

As fotografias inscritas serão examinadas por uma comissão de curadores organizada pelo IFOTO. Serão selecionadas vinte imagens para uma exposição no Espaço Cultural dos Correios, em Fortaleza e para a publicação de uma caixa de postal denominada de “Postais do Ceará’.


A Diretoria

O ser e o tempo são só um - Emerson Monteiro

O homem e a hora são um só
Quando Deus faz a história é feita.
O mais é carne, cujo pó
A terra espreita.


Fernando Pessoa.

Um, o seu outro lado; outro, o inverso de si mesmo. A integração absoluta do objeto no sujeito que perfaz do todo a face única, indivisível. O tudo e o nada numa unidade essencial e pura, uma unidade que mergulha o mistério do ser, reunindo a um só instante o tempo que resta e o bloco das consistências infinitas que um dia principiaram a ser, nas marcas de formas trabalhadas no confronto do dois em só uno e pronto, atritar persistente de esferas a rolar no abismo da eternidade, ao sabor do destino.
Predissessem limites e reflexos vazios contornariam a fronteira das marés, nos continentes dos mares, nos rios, linhas imaginárias de traços inevitáveis, porém vagos e inúteis, meras ficções de lábios rotos e gargantas secas entre terra e água. Pontos soltos a desenhar os céus com traços invisíveis, estridentes sonhos da inexistência, somas vultosas subtraídas e esquecidas em porões escuros de naus malassombradas, desaparecidas na bruma dos segredos.
Isso de perguntar da filosofia, nas questões reflexivas de alta profundidade, quer-se crer adiamento dos encontros definitivos com a sorte das estradas desertas, nas cinzentas, frias e ausentes madrugadas de prenhes de respostas contundentes, pois estas foram ali postas, dadas em graves acentos de bocas escancaradas e momentos de furor.
Ninguém alegue, pois, desconhecimento da lei depois das pistas avermelhadas de fogo e sangue prescritas nas alvoradas, tramas do reluzir das pedras. À ponta da língua do pensamento vêm e vão golfadas de sinais da solução do enigma, nas perguntas da vida. Desconfiados de que sabem a derradeira expressão da história futura, bichos arrastam os ossos ressequidos em caudas poeirentas pelo do deserto da existência, reluzentes lagartos de vaidade agressivas preocupações, quais teimosos animais de carga feridos nas vistas diante das claridades da luz.
Alimárias encandeadas, percorrem as trilhas toscas, aprofundadas no pisar das gerações, e andam aos tombos, formigas cambaleantes soltas no vento feitas folhas de árvores fantasmagóricas, sacrossantas miragens da adoração das tribos impacientes de antigamente. Pavios acesos e olhos apagados, o tropel das massas invade o território santo em blocos repetitivos, ao som dos trovões monumentais que quase ecoam sem final, às paredes metálicas de cordilheiras de fumaça.
Nas tripas enoveladas das entranhas, assim, dos tenebrosos monstros entontecidos ao zumbir do enxame feroz de insetos arcaicos atiçados de propósito pelas presas nas teias do pensamento, a dúvida de dentro seriam as dúvidas de fora, valor exclusivo das espécies individuais. Embaixo e no alto. Fora e dentro. Túnica sem costura. Essência de coisa em si e sujeito próprio de todos criador. Pomo particular e pronto.
Sentimento leve
- Claude Bloc -



Minha alma é pura alegria
Meu tempo, sorriso.
E nessa interminável afinidade
Disperso meus momentos
Quando minhas noites são silêncio
E meus dias apenas poemas
Que saciam sonhos viajantes
Plenos e redondos
Independentes
Livres
Borbulhantes
Sigo em todas as direções
Pois minha alma é sentimento leve
E tem a cor da amizade sincera.
Alma de poeta, sempre apaixonada
Pela vida
Pelos quereres.

Claude Bloc

Regulamentada para Psicólogos a Escuta de Crianças e Adolescentes.



Nos seis primeiros meses de 2010, o Conselho Federal de Psicologia aprovou 15 novas resoluções, uma a cada 12 dias, em média, que devem ser adotadas pelos psicólogos em todo o Brasil.Entre elas, algumas se destacam pelo impacto sobre a atividade do psicólogo ao orientar a atuação profissional nos diversos campos de trabalho e sobre questões de maior relevância para a sociedade, como a Resolução Número 10/2010, que regulamenta a escuta de crianças e adolescentes em situação de violência.
Com a resolução, os psicólogos passam a ter referências que subsidiam a escuta que
"deve ser-em qualquer contexto - fundamentada no princípio da proteção integral, na legislação específica da profissão e nos marcos teóricos, técnicos e metodológicos da Psicologia como ciência e profissão". A regulamentação delimita a atividade exercida pelos psicólogos, diferenciando-a de procedimentos como inquirição judicial, diálogo informal ou investigação policial,utilizados para atender a demanda de outras áreas de trabalho.
A resolução vem atender a uma necessidade cada vez maior dos psicólogos que lidam ou venham a se deparar com casos de meninos e meninas vítimas , autoras ou testemunhas de violência. A regulamentação está em sintonia com um debate que tem se ampliado principalmente nos últimos 20 anos, a partir da vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a respeito da postura dos profissionais de diferentes áreas, como Psicologia, Serviço Social, Direito e Pedagogia, perante crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência e dos desdobramentos do atendimento realizado por eles.
Resguardar a privacidade das pessoas atendidas; respeitar o desejo de livre manifestação, inclusive o silêncio e expressões não verbais; evitar a revitimação: atuar em equipe multiprofissional, mas preservando especificidades e limites de intervenção, sem subordinação técnica a profissionais de outras áreas; e não exercer o papel de inquiridor são questões explicitadas pela resolução.
A regulamentação foi antecipada por discurssões e encaminhamentos no âmbito dos conselhos federal e regionais que incluiu a criação de grupo de trabalho, oficina, seminário e publicação sobre o assunto. Por mais de uma vez, o Sistema Conselhos se posicionou contra o projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional baseado em experiência na Justiça do Rio Grande do Sul, que trata do "depoimento sem dano" ou Serviço Social. O depoimento é gravado e anexado aos autos do processo, pois visa à produção antecipada de prova.

Fonte: Jornal do Conselho Regional de Psicologia. Liduina Vilar.

Francis Hime

Francis Victor Walter Hime (Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1939) é um compositor, arranjador, pianista e cantor brasileiro. Possui formação em composição, regência, harmonia e arranjo.

Francis Hime iniciou seus estudos de piano aos 6 anos. Em 1955, se mudou para a cidade de Lausanne, na Suíça, onde permaneceu até 1959, dedicando-se à música. De volta ao Brasil, Francis passou a desenvolver uma amizade com alguns dos artistas que faziam parte do já consolidado movimento da bossa nova, tais como Vinícius de Moraes, Carlos Lyra, Baden Powell, Edu Lobo, Dori Caymmi, Wanda Sá e Marcos Valle. É dessa época sua primeira parceria com Vinícius, "Sem mais adeus", gravada na época por Wanda Sá e posteriormente por vários outros intérpretes.

Em 1969, formou-se em engenharia e casou-se com a cantora e letrista Olívia Hime, com quem viria a ter três filhas: Maria, Joana e Luiza. No mesmo ano, Francis mudou-se para os Estados Unidos, onde deu continuidade a seus estudos musicais. Lá permaneceu por 4 anos.

Francis Hime possui mais de quinze discos e dvds lançados. É parceiro de grandes nome da música brasileira, como Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Toquinho, Dias Gomes, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Ruy Guerra, Paulo César Pinheiro, Ivan Lins, Victor Martins, Cacaso, Capinan e outros. Entre suas composições, destacam-se aquelas feitas em parceria com Chico Buarque, tais como: "Vai passar", "Atrás da porta", "Luíza", "Trocando em miúdos".

Segundo o musicólogo Ricardo Cravo Albin, "Francis Hime pertence à realeza musical do Brasil, sendo da mesma linhagem de Tom Jobim, Carlos Lyra, Cartola, Chico Buarque e alguns poucos".



996 Vagas de Emprego


Seleção Pública para o Hospital Regional do Cariri



O Instituto Cidades divulga Edital do Processo Seletivo do Hospital Regional do Cariri.
Até o dia 05 de outubro estão abertas as inscrições para o processo Seletivo do Hospital Regional do Cariri. Serão ofertadas 996 vagas para vários cargos e níveis de escolaridade. A seleção será utilizada para contratação imediata e também formação de cadastro de reserva que multiplica em muito a relação de vagas. O processo ocorrerá com aplicação de prova prática e prova de títulos mediante as estipulações do edital, sob regime da Consolidação das Leis Trabalhistas. Oportunidade para centenas de pessoas que estão buscando trabalho...

Primeiras Chuvas - Por José Nerwton Alves de Sousa

Mimimundo sedento é o vale.
Mananciais pauperaram e, aqui e allhures recontidos, na fluência por entre calhaus, retiveram-nos terras adustas, absorveram-nos glebas ansiadas.
As lonjuras além os reclamam, acenando dos leitos e brejos, vocativos de dor e, vigília.
O Grangeiro finou-se entre canas, e sua alma de luz que fluía, entre areias e pedras jaz morta.
Esperança dos olhos no azul.
Qualquer nuvem mais chumbo é promessa.
E a foice e a enxada eis um dia, mal o sol clareou no levante, deixam o canto, onde a sombra as velava, para a faina de toda a esperança.
Pôs o duro lidar das jornadas, uma tarde a fogueira cresceu. Eram rubra estrelas da terra incensando as estrelas do céu.
Houve estrondo entre nuvens  de breu e clarões entre céus lacerados.
E na dança das gotas sagradas, bebe a terra os alento9s da vida, e a alegria é a prece dos olhos.

Reapresentação do Livro "Cariricaturas em Prosa e Verso "

Convocamos os escritores  presentes  e demais colaboradores e leitores, para o  relançamento do livro "Cariricaturas em prosa e verso", amanhã, dia 1.09.2010, na sede do Sesc de Juazeiro do Norte, às 18 h, atendendo gentil convite do Sr. Paulo Damasceno.
Atenção especial para  os amigos : Roberto Jamacaru, José Flávio, João Marni, Edilma Rocha, Emerson Monteiro, Pachelly Jamacaru, Olival Honor, Dimas de Castro, Liduína Vilar, Armando Rafael, Carlos Rafael,  considerando que eles  estão residentes no circuito Crato X Juazeiro.

Por favor divulguem este convite !

Circuito de Leitura do Sesc Juazeiro do Norte- ATT de Isabella Pinheriro

Sob a direção de Paulo Damasceno e coordenação de Deusimária, começou hoje o circuito de leitura do Sesc de Juazeiro do Norte. Por motivos superiores não pude participar como uma das oficineiras, mas fui bem substituída pela professora Inês Cabral, que montou a sua participação, escolhendo um dos textos do livro "Cariricaturas em prosa e verso".
E adivinhem  qual foi o autor contemplado ?

- A nossa  Isabella Pineiro !
"Menina Diferente"  será alvo de leitura  coletiva, e exploração da mensagem, no texto contida. Linguagem pura, simples, de um  amadurecimento precoce, intelectual e moral, da nossa pequena/grande escritora.
Parabéns, Belinha, e que  seus primeiros escritos  sejam sementes de grandes trabalhos futuros.
Menção honrosa pelo exemplo vivo, que já está sendo divulgado, numa seara de alunos , que despertam para o prazer da leitura e da escrita.

Nosso abraço !

São Raimundo Nonato


São Raimundo Nonato
31 de Agosto
Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.

Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.

O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!