Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Hoje - por Aloísio


Hoje

Hoje é o agora, já
Hoje não é futuro
Hoje eu quero viver
Em um lugar seguro

Hoje não é achado
Hoje estamos aí
Hoje não se passa
É viver a vida sim

Hoje não se confunde
Hoje é bom que seja
Hoje está definido
Como uma luz acesa

Hoje é dia de luz
Hoje é tempo presente
Hoje a todos conduz
Unindo todos os entes

Hoje eu quero a rosa (1)
Hoje eu quero o jasmim
Hoje eu quero as flores
Plantadas no meu jardim

Hoje falo das flores
Hoje eu falo do pomar
Hoje para colher os frutos
Ontem foi preciso plantar

Hoje é isso ou é aquilo
Hoje você que confirme
Hoje é véspera do futuro
Vá em frente, seja firme.

(1) “A Noite do Meu Bem” (Dolores Duran)
Foto: Aloísio

Recado Musical - Pérola da MPB




A Coisa Mais Linda Que Existe
Gal Costa
Composição: Gilberto Gil/ Torquato Neto

Coisa linda nesse mundo
É sair por um segundo
E te encontrar por aí
E ficar sem compromisso
Pra fazer festa ou comício
Com você perto de mim

Na cidade em que me perco
Na praça em que me resolvo
Na noite da noite escura
É lindo ter junto ao corpo
Ternura de um corpo manso
Na noite da noite escura

A coisa mais linda que existe
É ter você perto de mim
A coisa mais linda que existe
É ter você perto de mim

O apartamento, o jornal
O pensamento, a navalha
A sorte que o vento espalha
Essa alegria, o perigo
Eu quero tudo contigo
Com você perto de mim


Quem diz anonimato, balbucia nomes - José do Vale Pinheiro Feitosa

Uma grande cidade é a moradia do anonimato. Os carros como trens intermináveis nas curvas das ruas. Andam tão colocados uns aos outros que nem brecha existe para um simples corpo humano esgueirar-se. Com uma individualidade móvel, sopram veneno pelos canos de escapamento um atrás do outro, mas não existe um início da fila. Todos parecem se encontrar bem no meio dela.

Você cruza pelo outro que é o mais exacerbado outro que jamais se pensou existir. Nem estrangeiro é, parecem-se como elementos das ruas, algo para substantivar as calçadas. E você até reconhece rostos já anteriormente vistos. Não sabe nada sobre ele. Cruza ao seu lado, toma junto a si um cafezinho no balcão do botequim e se estiver atropelado no meio da rua é o mesmo exacerbado outro.

Se o sol domina a cena, não apenas abaixo dele estarão as pessoas. Milhões se enfurnaram, como na idade da pedra, em suas locas de compras, de alimentação, seja para dormir e quem sabe até para fazer sexo e garantir a espécie. Tudo no climatizado ambiente de catacumbas escuras, iluminadas pelo artifício.

A noite não muda a essência das ruas, mas as luzes geradas a milhares de quilômetros iluminam com cores para despertar o desejo difuso de consumir. O desejo da felicidade de prateleira, que tão logo se substitui com o próximo embrulho. As luzes da cidade dizem mais uma vez do anonimato humano.

Chega-se a esta conclusão e o triste panorama parece obturar a luz do olhar. Aí é que o fator humano surpreende, como uma aurora boreal, metamórfica, bruxuleante e plena de pinceladas se diluindo na periferia. O fator humano é incrivelmente mutante, arrasa as estruturas que parecem solidificar conceitos e visões como verdade do último segundo.

Ao dobrar a curva do Calombo, ali na Lagoa Rodrigo de Freitas, a mais perfeita cena de uma identificação especial do homem com história e identidade. Sentado na posição de motorista, esperando alguém, com o carro sobre a calçada. O mundo todo no seu anônimo movimento e ele ali por inteiro.

Com um jornal nas mãos, os braços para fora do carro, tentando achar um ponto mais iluminado daquela área apenumbrada. Busca as histórias de vida nas linhas do jornal.

Humberto Mauro, considerado o Pai do Cinema Brasileiro !



Humberto Mauro (Volta Grande, 30 de abril de 1897 - 5 de novembro de 1983) foi um dos pioneiros do cinema brasileiro. Fez filmes entre 1925 e 1974 sempre com temas brasileiros.

Filho de Gaetano Mauro, imigrante italiano, e de Teresa Duarte, mineira culta e poliglota, ele nasceu na Zona da Mata mineira dois anos depois da histórica sessão cinematográfica promovida pelos irmãos Lumière, em Paris. Quando criança, mudou-se com a família para Cataguases.

Caldeirão das Artes, convida !

Mundo Livre S/A com Devassa amanhã, dia 05/11 na Farra do Amicis!
Caldeirão das Artes

Pegue uma das bandas mais expressivas desde a década de 90, misture com Devassa no preço, caipirinha liberada até as 23 hs e festinha dos designers do Baião Ilustrado. Isto é Farra na Casa Alheia, nesta sexta no Amicis!

Compre seu ingresso antecipado no Amicis e boa diversão!

Antes e depois do show, os mangueboys, Djs Fuser e Guga de Castro sacodem a poeira!

Divulguem e compareçam!




Show Mundo Livre S/A na Farra da Casa Alheia
Data: 05/11 sexta
Horário: a partir das 22h
Local: Buoni Amici's Sport Bar
Endereço: Rua Dragão do Mar, 80 - Praia de Iracema, Fortaleza-CE
Ingressos: R$ 25,00 segundo lote e R$ 30,00 terceiro lote

Essas nossas crianças... - José Nilton Mariano Saraiva

Há quem resista à candura de um pedido infantil ??? Você, que é mãe, literalmente não se “derrete” a fim de atender ao pedido de sua “pixuxutinha” ou do seu “homemzinho” ??? E o paizão-herói, durão que só, madeira de dá em doido, faixa preta no karatê, inflexível em seus conceitos, não será capaz de transformar-se em autentico "super-homem" para satisfazer sua princesinha, mesmo que para tanto seja preciso remover montanhas ou trazer-lhe a Lua, se assim for determinado ??? Claro que sim. E por isso mesmo, não nos importamos em se transformar em autênticos bobocas, simplórias marionetes daquelas frágeis (aparentemente) criaturas.
De olho nesse filão, os marqueteiros de há muito investem no segmento crianças e adolescentes, com o objetivo precípuo de, em "abalando a estrutura" ou “amolecendo” o coração dos “velhos-babacas”, alavancar as vendas de um determinado produto. Quem não lembra, por exemplo, da antológica campanha do “primeiro sutiã”, onde uma "menina-moça" se extasia ante o espelho, provando aquela simplória peça que terá o condão de transformá-la repentinamente numa "mulher-fatal' ??? Resultado ??? Nunca se vendeu tanto sutiã na vida e ainda hoje a empresa fabricante náda em dinheiro.
Pois bem, na campanha presidencial recém-finda, os marqueteiros de um dos lados bolaram uma pequena frase com o condão de carregar uma mensagem sublinear poderosíssima, capaz, sim, de fazer um estrago danado nas hostes adversárias.
Curta... mas abrangente, singela... mas eficiente, aparentemente inocente... mas incisiva e demolidora em sua essência, a mensagem, ou o pedido de uma criança à mãe-eleitora, conseguiu, sim, carrear um caminhão de votos para um dos lados, usando apenas três palavras mágicas: "SERRA NÃO, MAMÃE".
Deu no que deu...nocaute demolidor !!!
Cura pela Natureza

"FAZEI DE VOSSO ALIMENTO O VOSSO REMÉDIO."(Hipócrates)


Tratamento natural da hiperatividade e do DDA
A hiperatividade e o distúrbio de déficit de atenção (DDA) são transtornos mentais muito frequentes nas crianças em idade escolar, atingindo 3% a 5% delas. Para tratá-los de forma natural, siga os passos a seguir.

*
Elimine o açúcar branco da dieta - Muitos estudos sugerem que crianças hiperativas apresentam intolerância à glicose. A tendência à hipoglicemia em crianças hiperativas também apoia os efeitos negativos que o açúcar pode provocar. Alguns estudos de universidades revelam que um café da manhã rico em açúcar e em carboidratos pode acentuar o comportamento hiperativo. Quando se ingeria proteína no café da manhã, a hiperatividade era muito diminuída.
*
Elimine os aditivos alimentares e possíveis alérgenos alimentares - São aditivos alimentares (você encontra esses nomes nos rótulos dos produtos industrializados que seguem as normas vigentes): BHA, BHT, corante vermelho, amarelo, azul e os conservantes. Podemos observar alergia ou intolerância a leite de vaca, chocolate, aromatizante de uva, aromatizante de laranja, cana-de-açúcar, tomate, produtos de trigo, ovos, derivados do leite, nozes, peixe, etc. Os alérgenos alimentares podem causar mudanças de humor, depressão e até alucinações.
*
Elimine sal, refrigerante (altos níveis de fosfato), catchup, mostarda, molho de soja, vinagre de maçã, queijos coloridos, jantares delivery, carnes no lanche, cachorro-quente, carnes defumadas, presunto, trigo, milho, manteiga com corante, margarina, sorvete, doces e perfumes.
*
Não use alimentos com salicilatos: amêndoa, maçã, damasco, cereja, uva-passa, amora, pêssego, ameixa, ameixa seca, tomate, pepino e laranja.
*
Enfatize frutas e vegetais que não estejam na lista de eliminação; cereais, pães, biscoitos que só contenham arroz, aveia ou painço. Faça um quadro de anotações de sintomas todas as semanas com os alimentos consumidos e qualquer reação emocional que possa estar relacionada com aqueles alimentos. Teste e reteste para não culpar alimentos inocentes. O exame de biorressonância testa os 140 alimentos mais frequentemente consumidos, de uma maneira rápida e confiável. Os fosfatos tipicamente encontrados nos refrigerantes foram relacionados com a hiperatividade muscular.


Nutrientes Primários

Suplementos minerais: Crianças com ADD podem apresentar uma série de deficiências minerais. Procure um suplemento bom e potente com base orgânica e minerais quelados.

Cálcio e magnésio: Ajudam a acalmar o sistema nervoso e são vitais para a função cerebral normal. Cento e sessenta e cinco meninos com distúrbios mentais e de aprendizado estavam deficientes em magnésio. Dose sugerida: 1.000mg de cada por dia. Use variedades queladas e procure por citrato de cálcio ou gluconato. O ideal é obter tais minerais na dieta diária.

Ácido gama amino butírico (Gaba): Alguns estudos mostram que o uso de Gaba pode reduzir a hiperatividade e beneficiar crianças com distúrbios de aprendizagem.

Vitamina B6: Uma vitamina extremamente importante para a função mental normal. Indivíduos com dificuldades de aprendizado, esquizofrenia e outros distúrbios mentais frequentemente apresentam deficiência de vitamina B6. Um estudo confirma alguma melhora em indivíduos esquizofrênicos que não respondiam à terapia com drogas psicotrópicas. Dose sugerida: 50 mg em cada refeição. O importante é repor os 45 nutrientes essenciais e retirar os metais tóxicos.

Centella asiática: Pode melhorar a habilidade mental de crianças inaptas, dada sua propriedade antiansiedade. Após a terapia com a centella asiática, 30 crianças que eram consideradas inaptas foram capazes de focar suas tarefas e concentrar-se mais.

Raiz de valeriana: Na Alemanha, essa erva tem sido usada com sucesso para tratar distúrbios do comportamento da infância.

Ácidos graxos ômega-3: Alguns levantamentos mostram que, para algumas crianças com ADD, a suplementação com lipídeos marinhos parece proporcionar alguma melhora. Os mecanismos exatos envolvidos ainda permanecem desconhecidos. O importante é manter uma relação ômega-6 / ômega-3 de 4 para 1. Atualmente a alimentação moderna proporciona elevadas quantidades de ácido linoleico, ômega-6, que é pró-inflamatório e diminui a concentração. O suplemento de óleos marinhos ou mesmo do óleo de linhaça, rico em ácido linoleico, melhora a memória e a concentração em alguns estudos. Ingerir como recomendado e usar um suplemento de vitamina E com óleo de peixe ou óleo de linhaça.

Nutrientes Secundários

Vitamina C com bioflavonoides: Considerada um bom antioxidante, essa vitamina também ajuda a atacar os efeitos do estresse.

Tirosina: Ajuda a aumentar os níveis de dopamina, promovendo uma melhora na "vigilância" mental. Ingerir como recomendado com o estômago vazio e com suco de frutas.


Outras Terapias de Apoio

Terapia para resposta dos pais

Isso impõe que nenhuma atenção seja dada ao comportamento negativo de qualquer tipo e esbanje elogios ao comportamento positivo. Isto requer um ambiente controlado, onde a criança não possa machucar outras crianças ou mesmo a si própria, e necessita de dedicação especial para obter sucesso. Os resultados de programas que utilizam esta forma de terapia são muito promissores.

Terapia com artes

Saídas criativas com pintura a dedo ou escultura podem ser uma grande ajuda para canalizar a energia e encorajar a satisfação pessoal.


Fonte de pesquisa:
http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca_doencas_defatehiperatividade.asp
Share |

Na sombra da tarde - por Socorro Moreira

Acabo de chegar de uma casa iluminada pela presença da minha mãe. Ela já não faz perguntas, não censura, não questiona. Sua luz  é sua nova escola. Todos arrodeados, em sua volta . Ela escuta com a serenidade de quem já passou por tudo, e está pronta para um tempo que virá... Em breve, ou não sei quando.
Estive com Edilma Saraiva, cansada mais feliz com a repercussão do Salão de Outubro. Disse-me que o número de visitas vem ultrapassando as suas expectativas.Incansável do jeito que é, em breve traçará novos planos, e os efetivará com a sua força de trabalho e talento natural.
Queremos construir uma pauta para entrevistar alguns artistas ligados  ao processo. Nos aguardem !
Nessa caminhada diurna, encontrei a figura amada e admirada por todos : Dr. Zé Flávio. Estávamos com os nossos carrinhos, escolhendo alimentos diets... Castigo!
Combinamos novos encontros  pela introjeção de assuntos que nos faça conservar a lucidez e o bom humor.
No mais tudo é tarde, querendo que a noite chegue pra vigiar o mundo, ou deixar que o luar banhe de poesia a cidade mais charmosa do Ceará : o Crato !

A solidão vive no interior - Emerson Monteiro

Encontrar o jeito de viver chega às raias da impertinência, por causa da agitação de carros e multidões que lotam as capitais e cidades maiores, trazendo essa alternativa de permanecer no interior um jeito novo de organizar o mundo e encontrar a forma de sobreviver nos matos do sertão.
A década de 50 do século que passou existia no modelo econômico brasileiro que representava maior quantia habitando a zona rural. Depois, com a urbanização e a industrialização galopantes das duas décadas posteriores, 60 e 70, o bucolismo do interior para muitos perdeu o charme e o pêndulo trocou de lado, enchendo de gente as metrópoles que agora lutam sobrecarregadas e gritam por socorro a qualquer custo.
Os moradores dos lugares maiores, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, rezam pelas saídas honrosas de não largar a história de suas famílias e seus portos de fixação, sabendo, no entanto, que iniciar noutros cantos significaria espécie de exílio territorial.
Há um surto de apreensão nesse sentido. Os governos penam ocupados diante dos graves problemas das megalópoles, cercados de argumentos do quanto o enigma urbanos supera a capacidade imediata das soluções. O trânsito reduziu-se a níveis aterrorizadores de velocidade, com horas e horas de retenção nas filas intermináveis de automóveis, observados pelos marginalizados do sistema e seus olhos de lince, com a segurança e os vícios pecaminosos além da monotonia das paisagens fumarentas e mórbidas. Quando há praias, os finais de semana ainda alimentam o sonho do infinito, na linha do horizonte e sóis monumentais, a falar esperança nos dias melhores que virão nas abas da natureza. Poetas de plantão, sonhadores, mergulham nas telas incendiadas dos televisores, da mídia e fnos computadores maternais, nas horas domésticas enclausuradas.
O interior dispõe, quem sabe até quando?, do sossego entre descampado e paredes, porém parecidos nos termos humanos e suas limitações de qualidade, ainda diante dos fluxos migratórios que despejam cultura industrial nos cérebros assustados.
Quer-se, no entanto, contar da solidão silenciosa possível quando inexistem vizinhos neuróticos e sons malucos a toda altura, nos bares, fundos de carros abertos, porres medievais das tardes vazias, impaciência das ruas que invade as horas nos becos escuros da velha saudade social.
Falar nisso enquanto é tempo, dos outros modelos permitidos pela criatividade. Espécies de retorno ao campo, vez que antenas existirão mesmo assim nos distantes lugares, telefones, transportes, escolas, energia elétrica, saúde. Estudar meios diferentes de fugir das cidades sem precisar viver os pesadelos de fora, nisso acham-se os caminhos administrativos da saída, já que se experimentaram os dois lados da moeda e sabe o peso de cada um.

Poemas de Quintana



Amor
Quando duas pessoas fazem amor
Não estão apenas fazendo amor
Estão dando corda ao relógio do mundo
Mário Quintana


Melancolia
Maneira romântica de ficar triste.
Mário Quintana

Quiseste expor teu coração a nu.
E assim, ouvi-lhe todo o amor alheio.
Ah, pobre amigo, nunca saibas tu
Como é ridículo o amor... alheio!
Mário Quintana

POEMINHA SENTIMENTAL

O meu amor, o meu amor, Maria
É como um fio telegráfico da estrada
Aonde vêm pousar as andorinhas...
De vez em quando chega uma
E canta
(Não sei se as andorinhas cantam, mas vá lá!)
Canta e vai-se embora
Outra, nem isso,
Mal chega, vai-se embora.
A última que passou
Limitou-se a fazer cocô
No meu pobre fio de vida!
No entanto, Maria, o meu amor é sempre o mesmo:
As andorinhas é que mudam.
Mario Quintana

Ponto final ! - Por Socorro Moreira

Remover  é evitar maiores estragos
é desentortar os caminhos tortuosos
é cortar o mal pela raiz,
mesmo tardiamente....
Casa de poesia
de livres pensadores,
de pessoas afetivas, sensíveis,
não merece a leitura dos dissabores.
Pediria desculpas ao Zé do Vale,
mal e injustamente interpretado.
Pediria desculpas ao Dr, José Begrini  que
ao externar o pensamento,
levou patadas,
numa linguagem contundente,
desarmoniosa e imerecida.
Pediria desculpas aos nossos leitores 
pelo vexame de leituras 
que transgridem o nosso propósito 
do entendimento amigável, humano, inteligente, 
e criativo.
Desse tipo de conflito só restam os arranhões e a expeiência 
de um melhor conhecimento humano.
A contribuição  dos muitos dos nossos amigos continua sendo preciosa. 
Respeitamos qualquer facção política , ideológica e religiosa.

Primamos apenas pelo respeito, e repudiamos os destempero.
Estou tranquila !

Os altos e baixos, os descontentamentos, as perdas de colaboradores , aleatórias ou não, são ressentidas. Mas isso acontece, e precisamos aprender a lidar com elas., sem deixar o trem sair dos trilhos.
Abraços em nossos leitores . A compreensão geral é impossível. Mas o entendimento  é discutível, mesmo que demore um pouco.

Alguma poesia - Por Artur Gomes




lguma poesia

I

não. não bastaria a poesia
deste bonde
que despenca lua
nos meus cílios.
num trapézio de pingentes
onde a lapa
carregada de pivetes nos seus arcos
ferindo a fria noite como um tapa
vai fazendo amor por entre os trilhos.

II

não. não bastaria a poesia cristalina
se rasgando o corpo
estão muitas meninas
tentando a sorte
em cada porta de metrô.
e nós poetas desvendando palavrinhas
vamos dançando uma vertigem
no tal circo voador.

III

não. não bastaria todo riso pelas praças
nem o amor que os pombos tecem pelos milhos
com os pardais despedaçando nas vidraças
e as mulheres cuidando dos seus filhos.

IV

não bastaria delirar Copacabana
e esta coisa de sal que não me engana
a lua na carne navalhando
um charme gay
e um cheiro de fêmea
no ar devorador
aparentando realismo hiper-moderno,
num corpo de anjo
que não foi meu deus quem fez
esse gosto de coisa do inferno
como provar do amor
no posto seis.
numa cósmica e profana poesia
entre as pedras e o mar do Arpoador
uma mistura de feitiço e fantasia
em altas ondas
de mistérios que são vossos.

V

não. não bastaria toda poesia
que eu trago em minha alma
um tanto porca,
este postal com uma imagem
meio Lorca:
um bondinho aterrizando lá na Urca
e esta cidade deitando água
em meus destroços

pois se o cristo redentor
deixasse a pedra
na certa nunca mais
rezaria padre-nossos
e na certa só faria
poesia com os meus ossos.



Artur Gomes é um renomado poeta de Campos-RJ, seguidor há muito tempo do Cariricaturas.

As Reinações da Imprensa Brasileira - José do Vale Pinheiro Feitosa

Algemando Felipe Massa

Esta é boa para a escrita do Emerson Monteiro. A colunista Mônica Bergamo na Folha de São Paulo informa que o Promotor Paulo Castilho do Juizado Especial Criminal, com base no Estatuto do Torcedor, diz que se Felipe Massa der passagem para o seu companheiro de equipe Fernando Alonso, sairá preso de Interlagos.

Tirando a questão de uma autoridade querendo fama na imprensa, este assunto é um bom tema no direito. Seja no contraponto entre o Direito Brasileiro e o Direito Internacional, uma vez que se trata de uma competição internacional. Seja no realce surpreendente de que as leis são territoriais, próprias do território brasileiro e que elas não se subordinam às práticas de eventos multinacionais. O Estatuto do Torcedor que protege o direito deles estaria, neste caso, acima de uma prática de todos os circuitos automobilísticos.

Se isso é verdade, muitas coisas mais poderão ser questionadas no futuro nos termos desta levantada pelo Promotor.

Censurando o Sítio do Picapau Amarelo.

O Globo disse que o Conselho Nacional de Educação iria censurar a distribuição de alguns livros de Pedrinho por emitirem opiniões e quadros racistas. O assunto caiu bem na mídia e guarda relação estreita com a questão do controle social das comunicações, especialmente vindo de um Conselho e do Governo Federal.

Eis as manchetes de alguns jornais do eixo sudeste: As Caçadas de Pedrinho censuradas pelo MEC no O Globo. Livro de Lobato pode ser banido por racismo O Dia OnlineRio. Caçadas de Pedrinho na Mira, Gazeta do Povo. Reinações do CNE Folha de São Paulo.

É tanto que numa das entrevistas após as eleições alguém perguntou isso ao Lula e se não me engano à Dilma. Eles, claro, não tinham conhecimento do assunto e não tinham como opinar. Pois bem logo nos blogs o assunto tomou ares de censura e se ampliou num debate que é sempre saudável.

A questão afinal qual é mesmo? Sempre a lei e a regra. A discriminação racial é crime, o MEC distribui livros para as escolas de todo Brasil. O MEC estabeleceu parâmetros para a literatura recomendando que não se distribuam livros racistas, que estimulem a destruição da natureza, que estimulem a discriminação de gênero e mais alguns itens. Acontece que a literatura clássica está cheia destes parâmetros de acordo com o pensamento da época.

Agora é outro tempo. Qual foi, de fato, a recomendação em relação aos livros do Monteiro Lobato? Os governos deverão exigir da editora responsável pela publicação a inserção no texto de apresentação de uma nota explicativa e de esclarecimentos ao leitor sobre os estudos atuais e críticos que discutam a presença de estereótipos raciais na literatura Esta providência deverá ser solicitada em relação ao livro Caçadas de Pedrinho e deverá ser extensiva a todas as obras literárias que se encontrem em situação semelhante.

Seria uma grande besteira fazer como fez o Ruy Barbosa mandando queimar a memória da origem dos escravos e seu histórico, dizem para os fazendeiros não cobrarem indenizações ao governo. Isso apaga a história e o debate de como o preconceito funcionava e era formado é essencial para a formação de um alunado crítico, com capacidade de análise e que sabe as razões da lei e das regras.

Esclarecendo os comentários do Dihelson Mendonça - José do Vale Pinheiro Feitosa

Repito aqui no Cariricaturas a mesma nota que postei no Cariri Agora:

O Dihelson Mendonça tem toda a razão quando diz que foi desligado do blog Cariricaturas por um dos administradores ao contrário do que afirmei lá num comentário à uma postagem do Carlos Rafael.

Em nota no final do dia de ontem, Socorro Moreira esclarece os fatos e que não estão em acordo com o que afirmei ter ele se auto-expulsado.

Não me movou nenhum sentido de mentira, no entanto, como interpretou o Dihelnson Mendonça, no sentido em que verbo tem no dicionário: afirmar ser verdadeiro aquilo que se sabe falso ou afirmar afim de induzir o erro.

Embora o erro da minha afirmativa esteja claro não há nele mais que um erro temporário dos fatos a que tinha conhecimento até então. Agora os fatos estão esclarecidos e motiva o meu esclarecimento.

Não me move nenhum razão mais do que dialogar com os meus conterrâneos, em amplo sentido e nos mais variados assuntos. Me estimula ter contato, mesmo que em textos à distância, com as novas gerações após a minha e que considero uma evolução positiva no tempo como o prório Dihelson, o Carlos, Liduína, Lupeu, Leonel, Zé Flávio, Lupin, Darlan e todos que fazem os blogs coletivos que considero uma das melhores coisas já inventadas e experimentadas na região.

Me sinto muito satisfeito de reencontrar Socorro Moreira, Edilma, Claude, Everardo, Joaquim, Armando, entre tantos da minha geração.