Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ALMAS GEMEAS - por: João Marni


Tu te alimentarás do sorriso dela e padecerás com a tristeza dela.
Procura merecer aquela que te reservei, mesmo que não a mereças.
Sou assim, aposto em ti mesmo assim.
Sei que teu egoísmo e vaidade causaram dor em ti pela costela retirada...
Mas dor maior seria a tua solidão.
Valoriza a tua mulher sempre, pois ela veio de ti e ambos de mim.
Somente a mulher companheira pode aperfeiçoar o homem.
Se ela não conseguir, nada e nem ninguém o fará.
Nem mesmo eu, teu Deus!
Nesse caso, jamais terás a resposta do “por que o céu é azul” ou “por que
o vento é rápido”...
Mas revelarei a ti sempre que só há uma certeza:
O amor é tudo!
.

Hai Kai


De José Newton (86) para Maria Ruth (79):






Obrigado, Ruth


Obrigado, Ruth, pelo que você foi e pelo que você é.

Obrigado pelo espírito enérgico de seu pai

e pela suave compreensão de sua mãe.

Obrigado pelos frutos amados

que seu ventre gerou.

Obrigado pelos 55 anos de conjugalidade e entrega.

Obrigado pela irradiação de seus olhos,

que são ontens acesos.

Obrigado pelo jardim das rugas,

flores em sua face.

Obrigada pelas noites que amanhecem

em auroras que riem.

Obrigada pelos joelhos em terra

e pelas mãos que laboram.

Obrigado por tudo.


José Newton.

Salvador, 21.07.2008

COMO FUGIR DE UM MITO ASSIM CONSTITUÍDO? - por José do Vale Pinheiro Feitosa

- Não é apenas saudade de mãe. A fala mansa ao pé do ouvido quando todos gritam comigo. É disso que tenho falta quando meus braços não são capazes de abraçá-la. É do abraço dela, dando um peteleco no mundo com tal poder que minha incompetência se iguala ao mundo. Nem sou menor e nem o mundo maior.

- Rapaz tenha o pulso da vida. Ela é só tua e apenas você pode dar conta dela.

- Mas a mãe me empresta saldo da conta corrente dela. Sempre que meu patrimônio líquido fica negativo, minha mãe chega com seu patrimônio intangível me ofertando materialidade com todo aquele poder imaterial do seu amor.

- E além do mais corres o risco de cair na subjetividade. Perder todas as linhas pragmáticas do necessário cotidiano da vida que corre nos pântanos encharcados igual desliza no asfalto.

- Mas é do primeiro momento da fala do mundo. Desde que a primeira criança disse “mater”, pensou em leite da mama, fez seu pacto com a vida material aqui neste mundo. Pois a palavra mãe ao se tornar a raiz da palavra matéria me compôs como parte viável do externo ao seu útero igual fora nidificação no interior deste.

- Mas uma vez realizado o pacto cá fora, todos se tornam gestor deste pacto. Cada um irá cuidar de si até para que outros pactos se realizem no futuro.

- Cuido deste pacto como parte da primeira mamada, do primeiro banho na água recolhida por ela, no ninho em que me pôs para o sono dos primeiros momentos. Sinto quando a dor é apenas minha e nem uma voz que se some a tão solitário evento. Quando algo esquecido e nem ela para lembrar-me. Apenas com aquele sentimento de incubar-me dentro e fora dela tive a certeza que o maior horror é menor do que a interpretação pavoneada que todo horror trás em si.

- Mas sempre chega a hora do adulto. Em que se perca a proteção que reduz a luta, mas nos oferta a plenitude de todas as nossas funções. Que nos cria em responsabilidade plena diante dos outros. Que ao avocar para si os problemas inerentes, os faça com sensatez, equilíbrio e racionalidade. Que possa atingir a sua perfeição relativa.

- Mesmo uma vez lá chegando à vida adulta, o maior mito condutor deste nosso mundo ocidental, teve até o último instante a dimensão do pacto com o mundo. Com ele pelas ruas de chibatadas, a mãe sustentando as pisadelas no cascalho da insanidade de vias coalhadas de algozes imperiais e gritos do próprio povo. Mesmo na cruz o elo entre o chão e os céus foi aquela Maria que não se deu por satisfeita com o estágio adulto da cria. Durante todo o período até a ascensão o pacto maior não foi aquele com os céus, mas o que ficou na terra igual toda mãe faz no primeiro instante que alimenta o filho na soleira do mundo.

Para aliviar as tensões partidárias.por Elmano Rodrigues Pinheiro

Pensamento para o Dia 05/08/2009


“A maioria das pessoas no mundo não compreende o propósito da vida. Preocupados com a busca por objetos externos, os homens não se esforçam para explorar os reinos internos do Atma. Mantendo-se à beira-mar, a pessoa pode ver apenas as ondas na superfície, e não as pérolas que residem abaixo, nas profundezas. Somente o homem valente, capaz de mergulhar profundamente no oceano, poderá colher as pérolas, e não os outros. Do mesmo modo, o conhecimento do Atma (Atma Jnana)[Centelha Divina ou Espírito de Deus] pode ser obtido apenas por aqueles que se distanciam da exploração do mundo dos fenômenos para investigar a verdade do Espírito.”
Sathya Sai Baba

O homem que vende flores - Fábio Brüggmann- (Colaboração e comentário da minha amiga Luiza)





Tem um homem que vende flores nas sinaleiras. Na verdade, tem bastante gente que faz isso. Mas este é um senhor muito elegante, no que veste e na postura. Deve ter seus 60 e tantos anos. Costumo me enganar nestes cálculos de aparência. Mas sempre que vejo este homem, eu penso que se ele estivesse de terno e gravata, passaria por advogado, ou deputado, ou qualquer atividade destas que exigem tal fatiota. Discordo do Oscar Wilde, quando disse que só pessoas tolas (ou qualquer adjetivo destes) não julgam pelas aparências. Sou mil vezes o Diógenes, que preferiu viver como um cão dentro de uma barrica, do que qualquer destes janotinhas ou senhores engravatados. Quer saber? Eu tenho até medo dessa gente que anda de terno e gravata. Eu sempre penso que eles estão se escondendo, querendo parecer o que não são. Do mesmo modo, morro de medo de mulheres que usam vestidos longos, se equilibram em seus saltos altos, alisam os cabelos ou têm mais creme que pele.

Mas o homem que vende flores tem uma ternura no seu terno bem surrado, que nem sei de onde vem. Talvez pela salvaguarda do pacote de flores. E ele não fala nada, apenas mostra. Sequer usa um discurso, ou pede uma ajuda. Ele não estudou marketing para vender flores, não usa uma estratégia agressiva de mídia. Nada. Apesar disso, ele é um vendedor de flores profissional. Tem uma honestidade no seu produto, na sua postura, na sua expressão de “tudo bem” diante do meu sinal com a cabeça e as mãos de que não preciso de flores. Enquanto o sinal não fica verde, me pergunto se ele escolheu vender flores. Que outro sonho teria tido esse homem? Ele tem filhos, netos, família, amigos? Veio de onde? Nunca o vi vender uma única rosa. Tenho a impressão de que ele não precisa do negócio, de que está ali apenas porque não tem o que fazer em casa. Seus olhos não são de tristeza, nem de quem pede piedade. Tem uma melancolia, sim, isso ele tem, que faz o barulho da cidade desaparecer.

Sou eu que me apiedo de mim mesmo, porque não tenho flores em casa, nem de plástico, porque eu não saberia cuidar delas, porque não consigo nem mesmo cuidar de mim, porque o sinal abriu, e o homem que vende flores ficou para trás, com aquele silêncio lindo, com uma elegância que eu queria ter, com uma liberdade de quem não precisa de muita coisa, a não ser circular quase anônimo entre os automóveis. E ele nem precisa chorar o tanto que choro cada vez que o vejo vendendo flores.

Fábio Brüggemann



Eu já comprei flores deste Senhor. Hoje, lendo o texto do Fabinho, me dei conta do motivo que me levou a comprar FLORES.Pasmem, ROSAS cor de chá. Nunca comprei flores, mortas, na vida. Acho que de certa forma, quis adquirir algo abstrato que estava embutido nas flores. Exatamente a melancolia, a poesia e a elegância que este Senhor transmite, e tão rara, na vida e nas pessoas. É impressionante!! perguntei quanto custavam as rosas, e ele abriu os cinco dedos de uma das mãos, deduzi que custavam 5 reais, comprei, e ele sorriu abaixando levemente a cabeça. Só isso. Nada disse. Fiquei alguns segundos olhando as rosas que acabara de comprar e sem entender porque as comprara, mas o sinal abriu e a perplexidade abriu fuga também. Não pensei mais no assunto. Alguém comentou que não gosta de pessoas que são mais adereços do que gente! O Fabinho disse que tem medo de pessoas que são mais creme que rosto. Eu Também. DANGER total!!!



Luiza





O Poder que temos em mãos, e o efeito sinérgico dos Blogs


Os tempos Modernos - Crato na Era da Informática
Uma visão Particular

.
Às vezes, a gente se espanta com o que tem nas mãos...

Daqui de onde estou, há 3 monitores de LCD quase sempre ligados, de onde acompanho o que se passa no mundo. Um ligado na CNN, Uol, BBC. Outro ligado em vários outros Blogs, e outro para e-mails e postagem no Blog do Crato. Vivo trancado num complexo de aposentos que não sei se moro num estúdio, ou em quartos cheios de parafernálias eletrônicas. Mas sempre foi assim, desde que mundo é mundo.

Minha alma reside em algum HD desses muitos que se espalham pela bancada. Me acostumei a dormir quando é conveniente, ficar quase 48 horas ligado, e dormir por 8 horas seguidas. Sempre tive insônia, e acho que o ser humano deveria poder ficar acordado dia e noite sem sofrer consequências. Infelizmente, comigo isso não é possível. Se nao durmo pelo menos 6 ou 7 horas por dia, perco a criatividade, memória, bom humor e por aí vai...

Mas deixando essa coisa de lado, eu quero dizer que neste mundo aonde só tenho noção do tempo lá fora, se é dia ou se é noite há 20 anos, me surpreendo às vezes com o poder que tem essas coisas que chamamos de Blogs. Hoje mesmo, vejo isso, com a notícia da expulsão dos quadros do PT da historiadora Alessandra Bandeira. Na verdade, ainda não dormi de ontem para hoje. A matéria foi escrita lá pelas 3 da manhã e colocada no Blog do Crato. Quando o dia amanheceu, já estava em vários Blogs do Cariri, tais como o CaririCult, o CaririCaturas, o CaririAgora, e outros. A repercussão de um assunto fica multiplicada, quando se unem os Blogs em torno do mesmo tema. pude sentir isso hoje em grau maior, pela primeira vez nesse muito tempo.

A repercussão nas ruas do crato nesse instante, está grande. Recebi vários telefonemas e e-mails das pessoas relatando que é um dos grandes assuntos em pauta na cidade. Conseguimos com esses Blogs, um feito inédito: Um poder de informação jamais visto no Crato em jornais impressos. Juntando os Blogs da cidade, temos talvez milhares de pessoas que tomaram conhecimento. Antigamente eu andava pelo Crato e quase sempre, ninguém nunca havia ouvido falar em Blog do Crato. Hoje, é difícil encontrar alguém que não conhece, não tenha ouvido falar, ou mesmo não leia. Estão lendo! Ontem mesmo, na corporação da polícia do Ronda do Quarteirão, encontrei vários policiais que lêm constantemente, e assim é sempre para onde a gente vai. Até em Fortaleza, os patrícios estão sabendo do que acontece na cidade. Temos leitores na Califórnia, no Japão, na Itália, na Índia, em Nova York, Paris, Londres, Barcelona, Portugal, Alemanha, etc...

Eu sempre gosto de contar a história do meu primeiro contato com um computador em 1982 ( Hum mil, novecentos e oitenta e dois ), quando vislumbrei um mundo interligado por essas máquinas. Depois veio tudo, projeto Cirandão, TK-85, TK-90X, MSX da Gradiente, modens de 14.400 , PC-XT, 286, 386, 486, pentium 100, Pentium 233, 300, 600, Athlon XP 2000, 3000... e agora quero uma nova máquina com processador Intel Core i7 - 975. Aonde iremos parar ?

Os caminhos da informação não tem fonteiras. lembro-me da minha velha BBS em Crato, com 2 linhas de telefone e 120 usuários em 1993. Era tudo tão moderno... Veio a Internet. Vi surgir o Google, Yahoo, Alta Vista, Dell, Compaq, Windows 95, 98, XP, Vista, Windows 7... Vi empresas sumirem do mapa e serem incorporadas, Adobe, Aldus, RealAudio, lembro-me quando eu digitava nomes de grandes artistas como "Frank Sinatra" no Alta Vista e vinha 5000 ocorrências, hoje tem 9.260.000 ocorrências na Internet. lembro-me que a aldeia global era pequena, eu conhecia muita gente de outros países que acessavam internet, porque não existia tanta gente para se esconder totalmente. Lembro-me de uma época em que eu praticamente não acessava sites brasileiros, pois haviam pouquíssimos. Era tudo em inglês, fóruns, grupos de discussão, etc.

E isso eu imaginei para o Crato: Que tal, se um dia nós tivermos uma rede tal que cada casa do Crato tenha alguém conectado na Internet, e sabendo de tudo que se passa na cidade ? Este dia não está muito longe!

Como falei, hoje fiquei espantado com a rapidez na velocidade da notícia, e no comportamento do povo, que definitivamente, incorporou a internet nas suas vidas. Hoje temos nossos Notebooks, Celulares 3G e Pads, que levamos ao supermercado para continuarmos conectados ao sistema.

Estamos diante de uma nova realidade, assustadora e que precisa que comecemos a repensar conceitos, a fim de que, como todo poder, possa ser usado para o bem da humanidade. Se nós iremos conseguir obter esse controle, ou se a máquina irá nos engolir, só o futuro nos dirá. Só sei que os novos tempos, aqueles que pareciam uma brincadeira tecnológica, hoje definitivamente, me assusta, mais do que empolga.

E pensar que muitas dessas coisas que hoje colhemos no Crato, surgiu como uma simples brincadeira em 2006, com meia dúzia de amigos...

Por: Dihelson Mendonça

Saudade absoluta - Por Claude Bloc

Nem sempre é preciso fazer uma maratona. Palavras desaparecem com o tempo, novas são criadas. Fugimos do arcaísmo, renovamos palavras em desuso, mas o que fazer com essa saudade que nos desnuda, que nos acossa e, em contrapartida, não morre de velhice?
.
Saudade é sempre uma recém-nascida que nos ronda e mesmo sob o impacto de novas tecnologias, e mesmo que surjam novas realidades de necessidades de comunicação, a saudade persiste.
.
Estamos sempre inventando palavras, vivemos criando neologismos, mas esses já nascem com dias contados, para não dizer que são natimortos. As invenções lingüísticas são recorrentes no nosso dia a dia: palavras são deformadas, desintegradas, recompostas. Verdadeiras alquimias são processadas à revelia do tempo. Palavras decantam a história de nossa vida, mudam o rumo e a perspectiva de nossos sonhos... A saudade, porém, esta veio ao mundo para se eternizar, para se enraizar até ser absolvida pelo refluxo da vida, na nossa íntima “agonia”.
.
Sentir saudade é uma escolha absolutamente inconsciente que desperta uma série de questões relevantes em nossos sentidos e se agrega invasiva em nossos ensaios idílicos. Portanto, para entender a saudade é necessário acompanhar de perto o raciocínio do poeta. É começar a fazer a distinção entre a pieguice e o sentimento da falta absoluta. A falta que se sente diante da ausência do outro ou de nós mesmos. A falta do nosso universo reflexivo. Da clareza dos nossos sentimentos.
.
A saudade é sempre absoluta, (do nosso tempo ou lugar). Ela não busca quem a ouça, não escolhe quem a atenda, não subordina a quem a sente, mas é aquela que se propõe a vencer o tempo, programada para a vida eterna. É aquela que vai além das contingências e que busca a posteridade.
.
A saudade não morre, fica encantada.
.
Por Claude Bloc
.

Hai Kai


Sobre Guel Arraes ...- Quem sabe mais ?



"Nome Completo : Miguel Arraes de Alencar Filho

Signo: Sagitário

Local: Recife, Pernambuco, Brasil

Filmografia como Diretor(a)
2008 - Romance (Romance)

2004 - Cena Aberta - A Magia De Contar Uma Hist (Cena Aberta)

2004 - A Comedia Da Vida Privada (A Comedia Da Vida Privada)

2003 - Lisbela e o Prisioneiro (Lisbela e o Prisioneiro)

2003 - A Grande Familia 2 (A Grande Família 2)

2001 - Caramuru-A Invencao Do Brasil (Caramuru-A Invencao Do Brasil)

2001 - Caramuru - A Invenção do Brasil (Caramuru - A Invenção do Brasil)

2000 - Invenção do Brasil, A ()

1999 - O Auto da Compadecida (O Auto da Compadecida)

1994 - Comédia da Vida Privada, A (Comédia da Vida Privada, A)

1988 - TV Pirata (TV Pirata)

Filmografia como Roteirista
2008 - Romance (Romance)

2007 - A Grande Família - O Filme (A Grande Família - O Filme)

2005 - O Coronel e o Lobisomem (O Coronel e o Lobisomem)

2004 - Meu Tio Matou um Cara (Meu Tio Matou um Cara)

2003 - Lisbela e o Prisioneiro (Lisbela e o Prisioneiro)

2002 - Pastores da Noite ()

2001 - Caramuru - A Invenção do Brasil (Caramuru - A Invenção do Brasil)

2000 - Invenção do Brasil, A ()

1999 - O Auto da Compadecida (O Auto da Compadecida)

Filmografia como Produtor(a)
2006 - Seus Problemas Acabaram (Seus Problemas Acabaram)

2006 - Casseta & Planeta 2 - Seus Problemas Acabaram ()

2005 - O Coronel e o Lobisomem (O Coronel e o Lobisomem)

2004 - Meu Tio Matou um Cara (Meu Tio Matou um Cara)

2003 - Os Normais (Normais, Os)

2003 - Lisbela e o Prisioneiro (Lisbela e o Prisioneiro)

1999 - O Auto da Compadecida (O Auto da Compadecida)

Biografia
Nascido em Recife, Miguel Arraes de Alencar Filho é filho do governador Miguel Arraes. Por conta da atividade política do pai, viveu exilado de 1969 a 1979, na Argélia e na França. Em Prais, estudou Antropologia e integrou o Comitê do Filme Etnográfico. Em 1981, co-dirigiu sua primeira novela, “Jogo da Vida”, na Globo. Mais tarde, co-dirigiu as novelas cômicas “Guerra dos Sexos” (1983) e “Vereda Tropical” (1984), ambas ao lado de Jorge Fernando e Silvio de Abreu.

Foi o criador de alguns dos melhores programas da televisão brasileira, como “Armação Ilimitada” (1985 a 1988), “TV Pirata” (1988 a 1990), “Programa Legal” (1991) e “Comédia da Vida Privada” (1994 a 1997). A partir de 1993, seu núcleo na Rede Globo produziu adaptações elogiadas de obras literárias, como “O Mambembe”, “O Coronel e o Lobisomem” e “O Auto da Compadecida”, tão bem-sucedida que acabou se transformando em longa-metragem e sendo exibido nos cinemas.

Em 2000, dirigiu a microssérie “A Invenção do Brasil”, ao lado de Jorge Furtado, em comemoração dos 500 anos do descobrimento do país que, em 2001, também fopi exibida nos cinemas com o título Caramuru - A Invenção do Brasil. Também em 2001 estreou como diretor de teatro com uma adaptação de "Lisbela e o Prisioneiro" e produziu as séries "Os Normais", com Luís Fernando Guimarães e Fernanda Torres, e "A Grande Família", com Marco Nanini e Marieta Severo.

- Filho do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.

- Viveu exilado com sua família na Argélia, durante a ditadura militar.

Premiações
- Recebeu 2 indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Diretor, por "O Auto da Compadecida" (2000) e "Lisbela e o Prisioneiro" (2003). Venceu por "O Auto da Compadecida".

- Ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Roteiro, por "O Auto da Compadecida" (2000).

- Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Roteiro Original, por "Meu Tio Matou um Cara" (2004).

- Ganhou o Prêmio do Público, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, por "O Auto da Compadecida" (2000). "

Monalisa do Crato , um convite até a China


Se a preguiça venceu , e as panelas não estão fervendo , o jeito é fazer uma boquinha ,em algum canto. Não temos muitas opções gastronômicas no Cariri. É bom , quando se pode variar.
Repetidas vezes , saio do meu cantinho, e do meu Cratinho para encarar com prazer , a comida chinesa.
Fica lá no Shopping Cariri ( Juazeiro do Norte -Ce). Não boto defeito , no rango de lá.

Detalhe especial para a modelo que faz a propaganda- A bela Monalisa, filha do casal Fátima e João Marni.

Poeta Wilson Bernardo é expulso do PT – Partido dos Trabalhadores




O poeta, escritor, fotógrafo e desenhista Wilson Bernardo, um dos mais ilustres artistas da cidade do Crato acaba de telefonar para o Blog do Crato e comunica que ontem recebeu uma carta de expulsão do Partido a que ele pertenceu por muitos anos. A alegação é a mesma da colega de partido, Alessandra Bandeira: - Pelo fato de Wilson Bernardo trabalhar para a administração Samuel Araripe, que é do PSDB, e portanto, estaria a "apoiar governo que contraria os princípios programáticos do partido".

Wilson disse ao telefone que deseja conceder uma entrevista completa sobre o assunto, ao Blog do Crato, e se diz perseguido pelo seu partido. Acrescenta:

"Trabalhar nunca foi crime! Desde quando trabalhar é crime ? Então só o Sr. Amadeu de Freitas tem seu emprego garantido no INCRA porque foi convidado por uma pessoa do seu partido, porque que eu não posso ter direito a ter um único trabalho, apenas por ter sido convidado por uma pessoa que é de outro partido mas que acredita e conhece o meu trabalho ? Porque que o PT nunca pôde dar trabalho a ninguém, só a 3 pessoas dentro do partido ?"

Wilson acrescenta ainda que "foi pêgo de surprêsa" com a notícia, e que está sendo covardemente atacado por pessoas em que ele jamais imaginou serem capazes:

É uma covardia, o que o PT está fazendo comigo!" - Acrescenta.


Reportagem: Dihelson Mendonça
Fonte: Cariricult

Blog CaririCaturas na Rede Blogs do Cariri...


Olá, Amigos e Amigas do CaririCaturas,

Vejo que foi colocado na aba lateral o ícone da Rede Blogs do Cariri, por um gesto de pura gentileza. Agradeço e estarei incluindo o CaririCaturas na lista oficial da Rede Blogs do Cariri, que se compõe atualmente de mais de 40 sites da região. O objetivo é congregar os sites que fazem parte do Cariri. Esta rede existe há quase 2 anos, e sempre cataloga novos sites que nos procuram. As notícias são colhidas automaticamente dos Blogs e postadas na aba lateral, além de fazermos uma divulgação do conteúdo para que outras pessoas dos outros sites possam vê-lo também. Portanto, uma boa coisa para todos os participantes. Cada site membro também tem direito a uma senha para postar no site da central, as suas próprias novidades de forma independente, o chamado "LEIA HOJE no..."

Quem desejar visitar o site da central "Rede Blogs do Cariri" e conhecer os sites membros, visite o endereço abaixo:

www.blogsdocariri.com

Estarei providenciando para mais tarde a inclusão do CaririCaturas, e as propagandas para direcionar o pessoal para cá.

Abraços,

Dihelson Mendonça

O Amor está na Mesa (Minha Receita)- Colaboração de Rosineide Esmeraldo Ramos

(A flor do pequi)
.
Rocambole de Arroz
INGREDIENTES DA MASSA:

2 XÍCARAS DE ARROZ COZIDO
1 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO
1 XÍCARA DE QUEIJO RALADO
1/2 XÍCARA DE ÓLEO
2 XÍCARAS DE LEITE
3 OVOS
1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO
1 COLHER DE CHÁ DE SAL
01 cebola

INGREDIENTES DO RECHEIO:

1 PEITO DE FRANGO DESFIADO(a gosto)
1/2 CEBOLA BRANCA PICADA
COENTRO E SALSINHA
1 COLHER DE SOPA DE MANTEIGA
1 LATA DE MILHO VERDE
.
PREPARO DA MASSA:

BATE TODOS OS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR E LEVA AO FORNO ATÉ
SENTIR QUE O PALITO SAI LIMPO. PEGUE UM PANO UMEDECIDO E ABRA EM
UM BALCÃO OU NA MESA, E DESENFORME A MASSA.

EM UMA PANELA COLOQUE UMA COLHER DE SOPA DE MANTEIGA, A CEBOLA, O FRANGO DESFIADO, A SALSINHA, O MILHO VERDE E REFOGUE.

DEPOIS COLOQUE O RECHEIO SOBRE A MASSA E ENROLE, RETIRANDO O
PANO.DEIXE ESFRIAR UM POUCO ,ENROLADO NO PANO . COLOQUE EM
REFRATÁRIO ,E JOGUE O MOLHO DE SUA PREFERÊNCIA POR CIMA. SIRVA
ACOMPANHADO DE ARROZ.

P.S.
Essa receita é prato trivial da casa de Fátima e João Marni. Provei, e achei deliciosa. Mal Rosineide enviou, já corri para testá-la. Sem erros !
Espero que, a exemplo ,possamos experimentar novos pratos , sugeridos pelos amigos ,colaboradores e visitantes do cariricaturas
Quando se trata de culinária , meus olhos ganham brilho. Talvez pela própria necessidade da parcimônia, adoro ver o povo se deliciando , em cima de um bom prato.
Um dia ,João do Crato, emprestou-me um livro : "O mar, o mar", onde o protagonista faz as suas refeições, ditando as receitas passo a passo. Adorei !
Zé do Vale em Paracuru , enche a nossa boca d'água , quando descreve o cardápio dos restaurantes ou bares, onde acontece o relato.
Gosto dos filmes que tratam da gastronomia com arte e poesia :
Como água para chocolate, Festa de Babette, Chocolate,Cartas a um jovem Chef, Estômago ,Retatuille,Simplesmente Martha ( maravilhoso!), O Tempero da vida, O Sabor da Paixão , e infinitos outros .
Sem contar nas canções que incitam o prazer da degustação:
Vatapá, Amendoim torradinho, O Rancho da Goiabada, Linha de Passe, Feijoada Completa,Eu vou pro Crato ...!
Pois então:
Coloquem o avental ( ficam lindos em ambos os sexos) , e se inspirem!
Acendam velas, coloquem flores no jarro, escutem uma boa música, escolham o cardápio , e convidem alguém por telefone ( falo para os solitários)... !
Foi-se o tempo em que o melhor jantar era servido no melhor restaurante.Esse tempo existiu ?
Lembrei-me agora, por uma fração de segundos, do tempo de criança, em que fazíamos guisados, debaixo das árvores do quintal. Quem sabe , iniciamos nossa vidinha de Gourmets , naquela fase ?
Se é verdade, e é, que somos o que comemos, vamos colocar amor na nossa mesa , como faz o casal Fátima e João Marni !
Mas também tá valendo um arrozinho com feijão verde e pequi , coberto por um ovo caipira estrelado. O resultado é um poema colorido como as flores do Crato.

Socorro Moreira

Amigos riem juntos ! - Colaboração de Glória Pinheiro

Cúmulo da pretensão

Um Motoboy vai a 140 km/h. pela Av. Brasil.
De repente deu de encontro com um passarinho e não conseguiu desviar:

PÁ!!!

Pelo retrovisor, o cara ainda viu o bichinho dando várias piruetas no asfalto até ficar estendido. Não contendo o remorso ecológico, ele parou a moto e voltou para socorrer o bichinho. O passarinho estava lá, inconsciente, quase morto.

Era tal a angústia do motoboy que ele recolheu a pequena ave, levou-a ao veterinário, foi tratada e medicada, comprou uma gaiolinha e a levou para casa, tendo o cuidado de deixar um pouquinho de pão e água para o acidentado.

No dia seguinte, o passarinho recupera a consciência.

Ao despertar, vendo-se preso, cercado por grades, com o pedaço de pão e a vasilha de água no canto, o bicho põe as asinhas na cabeça grita:

PUTA QUE PARIU, TOU PRESO, MATEI O MOTOQUEIRO!!!

Hai Kai


CELSINHO - Por Edilma Rocha

Dez meses antes da sua partida, me apareceu em sonho, Nossa Senhora de Fátima pedindo-me para rezar o terço. Momento único na minha vida !
Senhora do silêncio e da cruz.
Senhora do amor e da entrega.
Senhora da palavra recebida e empenhada.
Senhora da paz e da esperança.
Senhora dos que partem e dos que ficam.
Senhora do caminho à eternidade.
Nós somos os filhos da esperança, e a esperança é a alma do combate. A esperança não morre nunca. É imortal como o próprio Deus. Tambem nós partimos o pão da amizade e da união sentindo-nos fortes e felizes. Na vida eterna nossa tristeza se transformará em alegria e a nossa alegria será plena e ninguem nos poderá tira-la.
Ensina-nos Senhora a gratidão e a alegria de todas as partidas. Sê caminho dos que partem e serenidade dos que ficam. Acompanha-nos sempre enquanto vamos peregrinando junto ao Pai. Ensina-nos que esta vida é sempre uma partida. Sempre um despreendimento e uma oferenda. Sempre um trânsito e uma páscoa, até que chegue o trânsito definitivo e a páscoa cconsumada. Então compreenderemos que para viver é preciso morrer... Para encontrar-se plenamente com o Pai é preciso despedir-se. E é nescessário passar por muitas coisas nesta vida para encontrar a paz definitiva...
Fazem 15 anos da sua partida e parece que foi hoje na dor e na saudade que ficou no coração de mãe... Um dia nos encontraremos novamente e seremos plenos em alegria e paz... Tiro forças nessa Senhora que me apareceu para saber viver com a sua ausência...

Mãe !

BOLSA FUNARTE DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

Inscrições até 13 de agosto
Bolsa Funarte de Criação Literária - Com o objetivo de fomentar a produção de textos literários inéditos nos gêneros lírico e narrativo, a Funarte contemplará, por meio deste programa, 10 autores brasileiros, dois de cada região. Cada um receberá uma bolsa de R$ 30 mil. Com essa iniciativa, a Fundação reconhece a importância da diversidade cultural e da produção literária brasileira. As obras propostas não sofrerão quaisquer restrições quanto à temática abordada. O programa está em sua terceira edição.

Confira o edital e os anexos:


Edital: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/07/edital.pdf

Ficha de Inscrição: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/07/ficha_insc_cri_lit2.rtf

Mais informações:

Assessoria de Comunicação da Funarte
ascomfunarte@funarte.gov.br
21 2279 8065
comunicacaosp@funarte.gov.br
11 3662-5177

Publicado por Geisa - Observatório dos Editais
Categoria(s): INSCRIÇÕES ABERTAS, Inscrições Abertas
Tags: Bolsa Funarte de Criação Literária, Editais e Premiações, gêneros lírico e narrativo
Fonte: MINC

Água pra que te quero !- Por Nívia Uchôa

(foto nr.1)
Release Projeto Água pra que te quero!


O projeto Água pra que te quero! consiste na documentação fotográfica da água e sua relação com o ser humano, no sentido de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação de nossas nascentes como fonte de vida para as futuras gerações.

O projeto tem como objetivo realizar uma documentação fotográfica em bacias hidrográficas do Ceará, num contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural. Também pretende estimular e difundir a arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão e estética através de ações de animação cultural, com exposição fotográfica, conversa sobre fotografia e sua relação com a água e caminhada fotográfica nos municípios participantes.

As bacias hidrográficas para essa primeira fase do projeto serão as de Banabuiú, Salgado e Alto Jaguaribe, as quais estaremos documentando os municípios de Quixadá, Banabuiú, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Salitre, Arneiroz, Tauá, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Orós e Brejo Santo.

Este trabalho pretende envolver além das Prefeituras, as Escolas e Bibliotecas Públicas, Centros Culturais, Galerias de Arte, Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente; SECULT-CE e parceiros do projeto como forma de informação e democratização do acesso às ações educacionais e culturais do projeto.

O projeto Água pra que te quero! tem o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Lei Mecenas), com o agradecimento da COELCE, consultoria da Anima.Cult, colaboração das Prefeituras Municipais e realização da Poesia da Luz Fotografia.
.
Foto by Nívia Uchôa

BARBALHA É CIDADE HISTÓRICA DO BRASIL



Por Mirelly Morais (Jornal do Cariri)

Barbalha está entre as seis cidades do Ceará que tiveram seus projetos aprovados para se tornar “Cidade Histórica do Brasil”. Representantes do município participarão, nos dias 10 e 11 de agosto, em Brasília, de oficinas de preparação sobre esse projeto.

O Projeto “Plano de Ação para Cidades Históricas do Brasil” está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que visa à interiorização do turismo como atividade econômica. Pretendendo com isso desenvolver o turismo no interior, descentralizando das capitais e grandes regiões metropolitanas.

A cidade de Barbalha foi escolhida por oferecer um centro muito favorável de estrutura histórica, turística e paisagística. No processo de escolha, várias questões foram analisadas como as fachadas e estruturas de prédios históricos, os tombados a nível nacional e a acessibilidade aos locais. Além disso, o programa exige que haja um trabalho de conscientização da população sobre educação patrimonial.

“As pessoas da cidade têm que reconhecer a importância dos seus patrimônios”, afirma Teófilo Costa, Diretor de Patrimônio do Município de Barbalha. Segundo ele, no Plano de Ação são avaliadas as carências do centro histórico para que se decida onde será investido.

Para o secretário de Cultura, Dorival Amaro, o município ganha muito com o projeto. Além da inclusão no PAC, o recebimento de recursos e investimentos na área, há ainda a visibilidade nacional, à medida que passa ser considerada rota turística patrimonial. “Barbalha pode virar um foco turístico permanente”, diz Edson Leite, responsável pelo projeto, uma vez que os recursos serão investidos na manutenção da estrutura e na restauração do seu centro histórico.

Fonte: www.jornaldocariri.com.br/

REFLEXÂO ....ZIZI POSSI.

"A vida tem sons que pra gente ouvir
Precisa aprender a começar de novo.
É como tocar o mesmo violão
E nele compor uma nova canção(...)
Ah! coração!
Se apronta pra começar".

Que nessa nova fase de vida possamos estar plenos de sabedoria e
coragem para compor uma nova canção e cantar para nós mesmos:
Ah! coração,se apronta pra recomeçar...para
reescrever uma nova linda história...

Pensem nisso,meu abraço da manhã:Liduina Vilar.

PT do Crato pune membro do partido por este trabalhar para Samuel Araripe, que é do PSDB



Membro do Partido dos Trabalhadores está sendo intimada por "apoiar governo que contraria os princípios programáticos do partido".

Crato. A militante do Partido dos trabalhadores, Alessandra Bandeira, que é considerada pelo público, uma das grandes representantes dos movimentos de reivindicação feminina e luta na cidade do Crato, e do próprio partido, recebeu no dia de ontem ( 04 ), uma intimação no mínimo, sui generis: A de apresentar defêsa para não ser expulsa do PT, o Partido dos Trabalhadores, apenas pelo fato de a mesma haver sido contratada como profissional e historiadora para a Fundação J. de Figueiredo Filho ( Museus do Crato ), na administração cratense de Samuel Araripe ( PSDB ).

Em recentes entrevistas ao Blog do Crato, Alessandra já havia relatado que estava se sentindo ameaçada e perseguida por alguns integrantes do seu próprio partido, e que a qualquer momento, poderia até ser expulsa. O clima de aparente perseguição política ( segundo a mesma ), já vem sendo orquestrado desde que ela foi contratada por sua especialidade ( História ), para a Fundação J. de Figueiredo Filho, que dentre outras atividades, mantém o Museu Histórico do Crato, e o Museu de Arte Vicente Leite. Em nota postada na tarde de ontem no site Blog do Crato, diz Alessandra:

"Venho aqui em público para deixar claro que não entregarei defesa nenhuma, mas que isso, para mim, e para muitos, a certeza de que isso é uma perseguição clara é nitida. Alegar que aceitei trabalhar para o prefeito Samuel, quando estava desempregada e precisava colocar comida no prato de meu filho, e que me sinto satisfeita é motivo de desfiliação?"

Há vários dias o também militante do Partido dos Trabalhadores Wilson Bernardo, que também faz parte do quadro de funcionários da Prefeitura do Crato se sentiu ameaçado pelo seu partido, sob alegativas de trabalhar para outra administração diferente do PT. Entretanto, assim confidenciou Wilson:

"...Eu quero é que eles tentem me tirar do PT ! - Que Eu irei dar nomes aos verdadeiros Bois..."

O posicionamento do Partido

Em resposta à nota de Alessandra Bandeira, de que não apresentará nenhuma defêsa sobre a intimação, o integrante do Partido dos Trabalhadores, Amadeu de Freitas, um dos grandes do partido, também publicou uma nota dirigida à Alessandra:

"A Comissão Executiva Municipal do PT está cumprindo o Estatuto ao notificá-la para que se defenda da acusação de “apoiar governo que contraria os princípios programáticos do partido. ...”

E ainda:

"A questão não é de ser contra você trabalhar e ganhar dinheiro para criar sua família. Como você mesma faz questão de divulgar, está trabalhando para Samuel e não para a Prefeitura Municipal do Crato. Claro, você não foi aprovada em concurso público. Por isso mesmo exerce cargo a convite do Prefeito."

Amadeu de Freitas

Alessandra ainda se defende, afirmando que isso é certamente, um absurdo, pois entende que o trabalho honesto em qualquer local e a convite de quem quer que seja, para exercer uma função da sua especialidade, é sempre motivo de dignidade e sensatez.

Diferentes posturas

Há alguns dias, o Blog do Crato consultou o Prefeito Samuel Araripe para saber qual a sua postura em relação a trabalhar com pessoas de diferentes partidos e ideologias políticas, marca da sua administração, em que se constitue de pessoas de inúmeros partidos contrastantes. Samuel assim falou à nossa reportagem:

"Meu caro Dihelson, quando eu procuro um profissional, um trabalhador, eu não estou interessado se aquela pessoa pertence a partido A, B ou C. Eu procuro pessoas pela competência delas. Pela sua especialidade. Passadas as eleições, eu entendo que numa cidade como o Crato, todos nós temos que tratar de trabalhar pela cidade, e não pensando em politicagens. O Crato já sofreu muito por causa disso. Portanto, eu tenho o maior carinho por todas as pessoas que trabalham nos nossos quadros e ESPECIALMENTE, quero frisar, pelas pessoas que são dos outros partidos. Aqui, o nosso partido é o Crato. Não quero de forma nenhuma que as pessoas mudem de partido não! Pelo contrário, eu vejo como muito benéfica a participação de outras idéias e atitudes que venham somar ao nosso município. Eu tenho o meu partido, mas eu defendo que cada um acredite naquilo que seu coração lhe orienta...contanto que veja no trabalho a mais clara integração do ser humano, pois o trabalho reúne todos as crenças. O ser humano precisa ser valorizado independentemente de onde ele se encontre. Bom, isso é o que eu penso. É por isso que aí você vê que nós trabalhamos com gente de todo tipo. A única coisa que se pede, é que as pessoas exerçam suas especialidades porque foram contratadas. Repito mais uma vez: O Crato é o nosso maior partido. É isso que precisamos entender e defender."

Samuel Araripe.

Reportagem: Dihelson Mendonça

Procura-se vaqueiro/a - Quem será?


Nesse mundo de meu Deus
Nada falta aparecer
Num duvide, meu amigo
Tudo pode acontecer

Meus "cumpade", "mias cumade"
Tentem então adivinhar
Que vaqueiro doido é esse
Que estou a lhes mostrar?

Posso querer dar a pista
De quem é esse sujeito
Se é "homi" ou se é "muié"
Repare, olhe com jeito.


Cabe a você descobrir
Com sua "inteligença"
Fale logo, desembuche
E deixe de "saliença"
.
Postado por Cariricaturas

Trovas de Agosto- Claude, Socorro, César e Anita ...


.
.


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
No Crato um céu de veludo
No céu a lua de prata
Abaixo de tua janela
Cantarei em serenata

café coado no pano
cuscuz com nata
e coalhada
esse café nordestino
é bom, e não custa nada.

Dálias, margaridas e cravos
papoulas, lírios e zínias,
com a minha admiração,
a todos vocês do Crato,
um cheiro no coração.

Sobral é longe do Crato
mas também é Ceará
Estamos pedindo a Deus
que a Claude volte já.

O glorioso Ronaldo
ganhou prêmio merecido
mal cheguei, fiquei sabendo
-Todos ficaram felizes !

Presente bom é acordar
e vir olhar esse blog
Tentar participar
Mesmo com rima pobre.

Ele mandou uma cartinha
direto pro coração
Você nem viu que ele tinha
Uma segunda intenção...

Não quero escutar nada
falatório não é meu perfil
quem tem boca VAIA Roma
e fala bem do Brasil.

Curió , barriga vermelha
procura no cantar solitário
a fêmea que lhe acompanhe
no voo do imaginário

Amendoim e açúcar,
socados em um pilão
produz paçoca gostosa
de melar o coração.

Paçoca é doce que alegra
povo festeiro do norte
Aqui também é regra:
Se é festa tem paçoca e xote.