Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Poder que temos em mãos, e o efeito sinérgico dos Blogs


Os tempos Modernos - Crato na Era da Informática
Uma visão Particular

.
Às vezes, a gente se espanta com o que tem nas mãos...

Daqui de onde estou, há 3 monitores de LCD quase sempre ligados, de onde acompanho o que se passa no mundo. Um ligado na CNN, Uol, BBC. Outro ligado em vários outros Blogs, e outro para e-mails e postagem no Blog do Crato. Vivo trancado num complexo de aposentos que não sei se moro num estúdio, ou em quartos cheios de parafernálias eletrônicas. Mas sempre foi assim, desde que mundo é mundo.

Minha alma reside em algum HD desses muitos que se espalham pela bancada. Me acostumei a dormir quando é conveniente, ficar quase 48 horas ligado, e dormir por 8 horas seguidas. Sempre tive insônia, e acho que o ser humano deveria poder ficar acordado dia e noite sem sofrer consequências. Infelizmente, comigo isso não é possível. Se nao durmo pelo menos 6 ou 7 horas por dia, perco a criatividade, memória, bom humor e por aí vai...

Mas deixando essa coisa de lado, eu quero dizer que neste mundo aonde só tenho noção do tempo lá fora, se é dia ou se é noite há 20 anos, me surpreendo às vezes com o poder que tem essas coisas que chamamos de Blogs. Hoje mesmo, vejo isso, com a notícia da expulsão dos quadros do PT da historiadora Alessandra Bandeira. Na verdade, ainda não dormi de ontem para hoje. A matéria foi escrita lá pelas 3 da manhã e colocada no Blog do Crato. Quando o dia amanheceu, já estava em vários Blogs do Cariri, tais como o CaririCult, o CaririCaturas, o CaririAgora, e outros. A repercussão de um assunto fica multiplicada, quando se unem os Blogs em torno do mesmo tema. pude sentir isso hoje em grau maior, pela primeira vez nesse muito tempo.

A repercussão nas ruas do crato nesse instante, está grande. Recebi vários telefonemas e e-mails das pessoas relatando que é um dos grandes assuntos em pauta na cidade. Conseguimos com esses Blogs, um feito inédito: Um poder de informação jamais visto no Crato em jornais impressos. Juntando os Blogs da cidade, temos talvez milhares de pessoas que tomaram conhecimento. Antigamente eu andava pelo Crato e quase sempre, ninguém nunca havia ouvido falar em Blog do Crato. Hoje, é difícil encontrar alguém que não conhece, não tenha ouvido falar, ou mesmo não leia. Estão lendo! Ontem mesmo, na corporação da polícia do Ronda do Quarteirão, encontrei vários policiais que lêm constantemente, e assim é sempre para onde a gente vai. Até em Fortaleza, os patrícios estão sabendo do que acontece na cidade. Temos leitores na Califórnia, no Japão, na Itália, na Índia, em Nova York, Paris, Londres, Barcelona, Portugal, Alemanha, etc...

Eu sempre gosto de contar a história do meu primeiro contato com um computador em 1982 ( Hum mil, novecentos e oitenta e dois ), quando vislumbrei um mundo interligado por essas máquinas. Depois veio tudo, projeto Cirandão, TK-85, TK-90X, MSX da Gradiente, modens de 14.400 , PC-XT, 286, 386, 486, pentium 100, Pentium 233, 300, 600, Athlon XP 2000, 3000... e agora quero uma nova máquina com processador Intel Core i7 - 975. Aonde iremos parar ?

Os caminhos da informação não tem fonteiras. lembro-me da minha velha BBS em Crato, com 2 linhas de telefone e 120 usuários em 1993. Era tudo tão moderno... Veio a Internet. Vi surgir o Google, Yahoo, Alta Vista, Dell, Compaq, Windows 95, 98, XP, Vista, Windows 7... Vi empresas sumirem do mapa e serem incorporadas, Adobe, Aldus, RealAudio, lembro-me quando eu digitava nomes de grandes artistas como "Frank Sinatra" no Alta Vista e vinha 5000 ocorrências, hoje tem 9.260.000 ocorrências na Internet. lembro-me que a aldeia global era pequena, eu conhecia muita gente de outros países que acessavam internet, porque não existia tanta gente para se esconder totalmente. Lembro-me de uma época em que eu praticamente não acessava sites brasileiros, pois haviam pouquíssimos. Era tudo em inglês, fóruns, grupos de discussão, etc.

E isso eu imaginei para o Crato: Que tal, se um dia nós tivermos uma rede tal que cada casa do Crato tenha alguém conectado na Internet, e sabendo de tudo que se passa na cidade ? Este dia não está muito longe!

Como falei, hoje fiquei espantado com a rapidez na velocidade da notícia, e no comportamento do povo, que definitivamente, incorporou a internet nas suas vidas. Hoje temos nossos Notebooks, Celulares 3G e Pads, que levamos ao supermercado para continuarmos conectados ao sistema.

Estamos diante de uma nova realidade, assustadora e que precisa que comecemos a repensar conceitos, a fim de que, como todo poder, possa ser usado para o bem da humanidade. Se nós iremos conseguir obter esse controle, ou se a máquina irá nos engolir, só o futuro nos dirá. Só sei que os novos tempos, aqueles que pareciam uma brincadeira tecnológica, hoje definitivamente, me assusta, mais do que empolga.

E pensar que muitas dessas coisas que hoje colhemos no Crato, surgiu como uma simples brincadeira em 2006, com meia dúzia de amigos...

Por: Dihelson Mendonça

Nenhum comentário: