Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 3 de março de 2010

O Encontro do Cariricaturas !



Local : Residência de Roberto Jamacaru
Data : 05.03.2010 às 22 h
Teremos a presença de José do Vale Feitosa
Assunto : O Livro do Cariricaturas !

Motivo : Confraternização


Convidados : Escritores e demais colaboradores do Cariricaturas

Confirmem suas presenças pelos telefones: 88- 35232867, 88089685 ou 99444161
* Marcos Leonel com a esposa
* Carlos Rafael
* Zé Flávio
* Liduína
* Salatiel
*Abidoral
* João Marni
* Pachelly
*Nicodemos
*Emerson Monteiro
*Rogério Silva
*Socorro Moreira
*Olival Honor
*Roberto jamacaru
* Zé Nilton
*Ceci Lacerda
*Dimas
*Zélia Moreira
Zé do Vale
*Armando Rafael
*Heládio Teles
* Kaika Luiz
* Ângela Lobo
* Jairo Starkey
*Dihelson Mendonça
*Glauco Vieira,
e outros ...



E-mail : sauska_8@hotmail.com ou cbbloc@uol.com.br

Pedimos que os participantes da reunião levem um prato (de comes) e a bebida que for consumir, conforme seu gosto.

Haverá no transcorrer do momento várias apresentações musicais e algumas boas surpresas !

Claude e Socorro Moreira

O Amor- por Antonio Sávio

O amor, ainda que oculto,
Nas esferas interiores da alma
Ruge, aos brados em lutas com o Cérbero
Nas portas do teu coração
Ainda que o silêncio do lábio estanque
Os olhos gemem de desejo,
E a lágrima cai em vôos fantasmagóricos.
O amor, o raro e verdadeiro
Não está para os fracos, quem temem
Em abrir as portas de seu coração.

Poema resistente - Antonio Sávio

Esse coração que a terra jamais há de comer
Apesar das chagas e do pranto quase que absoluto
Ainda bombeia gotas de sangue venoso valente
Os ventrículos, qual torres gregas, resistem valentes
Ás vastas vagas de desgostos...
Este coração, assim como esse par de olhos negros
Este rosto magro de sobrancelhas grossas
Resiste pelo orgulho de viver, e sobretudo
Pelo amor próprio.
Este coração que, porém resiste,
Permanece cozido em banho Maria
Num vale de lágrimas que parece nunca acabar.

Poema Delírio- por Antonio Sávio


O poema, no passo da valsa
Nas noites de lua, dança leve
Como que levita, bigorna sem asas
Poesia que o faz pairar

O poema, que de pernas sensuais
Enroscam-se no vestido vermelho da dama
De olhos verdes e meias negras
O poema delírio de gozos
De volúpias raras... No versejar

O poema que nos acordes graves do tempo
Insiste em bradar.
Poema no beijo do lábio, nos seios,
Nas entre cochas
Que insistem em amar.



Foto: Marcus Steinmeyer
por Antonio Sávio

Oscar 2010 - Candidatos


'Avatar' e 'Guerra ao terror' lideram indicações ao Oscar 2010

Ambos os filmes concorrem em nove categorias; 'Bastardos' vem em 2º.Festa que premiará os melhores do cinema acontece em 7 de março.


Do G1, em São Paulo

"Avatar" e "Guerra ao terror" dividem o páreo pelo Oscar deste ano, com nove indicações cada um. O anúncio dos filmes que disputarão o maior prêmio do cinema mundial, dado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, foi realizado na manhã desta terça-feira (2).

Dirigido por James Cameron,
"Avatar" se transformou no maior fenômeno de bilheterias da história do cinema mundial, e já ultrapassou a marca de US$ 2 bilhões em faturamento. "Guerra ao terror", dirigido por Kathryn Bigelow (ex-mulher de Cameron), teve uma campanha pequena nos cinemas, mas vem sendo muito premiado nos EUA.

"Bastardos inglórios", de Quentin Tarantino, vem em segundo lugar na disputa pelas estatuetas, concorrendo em oito categorias (uma a mais do que o cineasta havia conseguido em 1995, com "Pulp fiction"). "Preciosa" e "Amor sem escalas" foram indicados em seis categorias cada.
A divulgação dos concorrentes nas principais categorias foi feita ao vivo pela atriz Anne Hathaway, acompanhada pelo presidente da associação, Tom Sherak, direto de Beverly Hills. Neste ano, pela primeira vez em mais de 60 anos, a categoria melhor filme terá dez candidatos.

Os escolhidos foram: "Avatar", de James Cameron "Um sonho possível", de John Lee Hancock "Distrito 9", de Neill Blomkamp "Educação", de Lone Scherfig "Guerra ao terror", de Kathryn Bigleow "Bastardos inglórios", de Quentin Tarantino "Preciosa", de Lee Daniels "Um homem sério", de Ethan e Joel Coen "Up – Altas aventuras", de Pete Docter e Bob Peterson "Amor sem escalas", de Jason Reitman .

De acordo com os organizadores, a finalidade em ter dez filmes concorrendo ao prêmio máximo da noite é aumentar o alcance da disputa, já que as produções mais populares costumam perder espaço para os pequenos dramas, normalmente os favoritos dos votantes. Nenhum longa brasileiro concorria a indicações, já que “Salve geral” não foi selecionado para disputar uma vaga na premiação. A 82ª edição do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial, será realizada em 7 de março, no Teatro Kodak, em Hollywood, com transmissão para mais de 200 países.
Veja a lista completa dos indicados:

Melhor filme
"Avatar"
"Um sonho possível"
"Distrito 9"
"Educação"
"Guerra ao terror"
"Bastardos inglórios"
"Preciosa"
"Um homem sério"
"Up – Altas aventuras"
"Amor sem escalas"

Melhor direção
James Cameron, “Avatar"Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror” Quentin Tarantino, “Bastardos inglórios” Lee Daniels, “Preciosa” Jason Reitman, “Amor sem escalas”

Melhor ator Jeff Bridges, “Coração louco” George Clooney, “Amor sem escalas” Colin Firth, “A single man” Morgan Freeman, “Invictus” Jeremy Renner, “Guerra ao terror”
Melhor ator coadjuvante
Matt Damon, “Invictus” Woody Harrelson, “The messenger” Christopher Plummer, “The last station” Stanley Tucci, “Um olhar do paraíso” Christoph Waltz, “Bastardos inglórios”

Melhor atriz
Sandra Bullock, "Um sonho possível" Helen Mirren, “The last station” Carey Mulligan, “Educação” Gabourey Sidibe, “Preciosa” Meryl Streep, “Julie & Julia"

Melhor atriz coadjuvante
Penélope Cruz, “Nine” Vera Farmiga, “Amor sem escalas” Maggie Gyllenhaal, “Coração louco” Anna Kendrick, “Amor sem escalas” Mo’Nique, “Preciosa”
Melhor animação
“Coraline” “O fantástico Sr. Raposo” “A princesa e o sapo” “O segredo de Kells” “Up – Altas aventuras”

Melhor filme estrangeiro “Ajami” “El secreto de sus ojos” “The milk of sorrow” “Un prophète”
“A fita branca”

Melhor direção de arte “Avatar”
“O mundo imaginário do Dr. Parnassus” “Nine” “Sherlock Holmes” “The young Victoria”

Melhor cinematografia “Avatar”
“Harry Potter e o enigma do príncipe” “Guerra ao terror” “Bastardos inglórios” “A fita branca”

Melhor figurino “Bright star” “Coco antes de Chanel” “O mundo imaginário do Dr. Parnassus” “Nine” “The young Victoria”

Melhor edição “Avatar” “Distrito 9” “Guerra ao terror” “Bastardos inglórios” “Preciosa”

Melhor maquiagem
“Il Divo” “Star trek” “The young Victoria”

Melhor trilha sonora“Avatar” “O fantástico Sr. Raposo” “Guerra ao terror” “Sherlock Holmes” “Up – Altas aventuras”

Melhor canção “Almost there”, “A princesa e o sapo” “Down in New Orleans”, “A princesa e o sapo” “Loin de Paname”, “Paris 36” “Take it all”, “Nine” “The weary kind”, “Crazy heart”

Melhor roteiro original “Guerra ao terror” “Bastardos inglórios” “The messenger” “Um homem sério” “Up – Altas aventuras” Melhor roteiro adaptado“Distrito 9” “Educação” “In the loop” “Preciosa” “Amor sem escalas” Melhores efeitos visuais “Avatar” “Distrito 9” “Star trek”

Melhor som “Avatar” “Guerra ao terror” “Bastardos inglórios” “Star trek”
“Transformers: A vingança dos derrotados” Melhor edição de som “Avatar” “Guerra ao terror” “Bastardos inglórios” “Star trek” “Up – Altas aventuras”

Melhor documentário “Burma VJ” “The cove” “Food, Inc.” “The most dangerous man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon papers” “Which way home”

Melhor documentário em curta-metragem “China’s unnatural disaster: The tears of Sichuan province” “The last campaign of governor Booth Gardner” “The last truck: Closing of a GM Plant” “Music by Prudence” “Rabbit à la Berlin”

Melhor curta-metragem “The door” “Instead of Abracadabra” “Kavi” “Miracle fish” “The new tenants”

Melhor curta-metragem de animação “French roast” “Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty” “The lady and reaper” “Logorama” “A matter of loaf and death”

Fonte
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1472878-16306,00-ACADEMIA+ANUNCIA+INDICADOS+AO+OSCAR.html

A poesia de Lupeu Lacerda



Há em você, um profundo apego pelos contrastes
Os opostos, vão sempre lhe causar fascínio
A volubilidade lhe domina, confesse
A coerência é uma bolacha com gosto de ontem!
O silencio lhe acalma, mas é seu grito a necessidade primeira
A verdade faz sua cabeça, mas a mentira brinca no seu palco,
E é perfeita!
Sua distração é marca, totem, mas sua esperteza brilha
Estrela de primeira grandeza em um céu escolhido na véspera
Quando tranqüila, um desastre! Mas mãos divinas quando quer fazer
Certo sempre! Mas o errado é um amigo bacana, quê que tem falar com ele?
Que o mundo esteja certo, mas suas dúvidas te estimulam
E você diz: “penso antes de agir”
Mas a impulsividade é teu verbo conjugado em primeira pessoa
Reta? Pode até ser. Mas o caminho torto tem seus encantos
Discreta, por natureza.
Mas irreverente até o tutano.
A pobreza dos filhos da puta que não sabiam qualé? Te comove
Mas o dinheiro te excita: é uma montanha! Uma praia! Um sonho em tecnicolor!
A bondade, esta em você, mas ser má (de vez em quando)
Te faz muito bem, eu sei
Chora? Talvez. Mas é alegria que te move.
Responsável? Sempre! Mas sempre pronta a mandar tudo pro inferno
Romântica? Sim, num filme bacana, num beijo bacana,
Mas a razão é teu deus mais que perfeito
É um poço de pureza, e tem o pecado como o doce na prateleira, bom de pegar
Você é, exatamente
O que você não é
exatamente


Lupeu Lacerda

Cely Campelo



Célia Benelli Campello, cujo nome artístico era Celly Campello (São Paulo, 18 de junho de 1942 — Campinas, 4 de março de 2003) foi uma cantora e precursora do rock no Brasil, surgindo antes que a Jovem Guarda. Também fez uma participação como atriz na novela Estúpido Cupido.

Depois de casada, passou a assinar Célia Campelo Gomes Chacon.

Nascida na capital paulista e criada em Taubaté, Celly começou sua carreira precocemente: dançou "Tico-Tico no Fubá" aos cinco anos numa apresentação infantil. Com seis anos cantou na Rádio Cacique em Taubaté, aonde passou toda sua infância. Se tornou uma das participantes do Clube do Guri (Rádio Difusora de Taubaté). Estudou piano, violão e balé durante a infância.

Aos doze anos já tinha o próprio programa de rádio, também na Rádio Cacique. Aos quinze anos de idade (1958) gravou o primeiro disco, em São Paulo no outro lado do primeiro 78 rotações do irmão Tony Campello que a acompanhou em boa parte da carreira como cantora e atriz. Estreou na televisão no programa Campeões do Disco, da TV Tupi, em 1958. Em 1959 estreou um programa próprio ao lado do irmão Tony Campello, intitulado Celly e Tony em Hi-Fi, na Rede Record, o qual apresentou por dois anos.

A carreira explodiu em 1959 com a versão brasileira de Stupid Cupid, que no Brasil virou Estúpido Cupido. A música foi lançada no programa do Chacrinha e se tornou um sucesso em todo país no ano de 1959. Nesse mesmo ano participou do longa-metragem de Mazzaropi, Jeca Tatu.

Durante a vida gravou outros sucessos: Lacinhos Cor-de-Rosa, Billy, Banho de Lua, que lhe renderam inúmeros prêmios e troféus, inclusive no exterior, e lhe deram o título de Rainha do Rock Brasileiro.

Para tristeza de toda uma geração que se espelhou no trabalho, Celly abandonou a carreira no auge, aos 20 anos, para se casar e morar em Campinas. Foi em 1962, com José Eduardo Gomes Chacon, o namorado desde a adolescência.

Celly vinha sendo cogitada para apresentar o programa Jovem Guarda (TV Record), ao lado de Roberto e Erasmo Carlos. Como abandonou a carreira, Wanderléa tomou seu lugar.

Em 1976, foi trazida de novo ao sucesso graças a telenovela Estúpido Cupido (homônimo do grande sucesso, de 1959) na TV Globo, na qual gravou uma participação especial. Incentivada pelo sucesso da novela, tentaria retomar a carreira, chegando a gravar um disco e fazendo alguns espetáculos. Mas com o término da novela, voltou ao ostracismo.

Vítima de um câncer, Celly faleceu em 3 de março de 2003, no Hospital Samaritano em Campinas. A morte do Brotinho de Taubaté, como era chamada, foi uma grande perda para o Brasil.

Em 2008, a empresa de televisão Rede Globo, comprou os direitos autorais das músicas Banho de Lua e Broto Legal, para fazerem parte da trilha sonora da novela Ciranda de Pedra; nenhuma das músicas de Celly foi lançada no CD de trilha sonora da novela.
wikipédia

Jards Macalé





Foto: Mário Luiz Thompson

Jards Anet da Silva nasceu em 03 de Março de 1943 no Rio de Janeiro RJ. Aprendeu a tocar violão por volta dos 14 anos, e em 1958 começou a estudar orquestração, arranjo, composição e violão. Na Escola Pró-Arte foi aluno de Guerra-Peixe (orquestração), Peter Daulsberg (violoncelo) e Turíbio Santos (violão). Em 1964, compôs Meu mundo é seu (com Roberto Nascimento), gravada por Elizeth Cardoso.

Sua carreira profissional começou realmente em 1965, quando tocou violão na montagem paulista do show Opinião, no Teatro Ruth Escobar, de 55o Paulo SP. Nesse mesmo ano, junto com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Carlos Castilho, participou da direção musical da peça Tempo de guerra, apresentada no Teatro de Arena, e dirigiu a parte musical do show Arena canta Bahia. Em 1967 recomeçou seus estudos, então com Ester Scliar e com o maestro Guerra-Peixe. Em 1968, estreou no cinema: compôs musicas sobre textos de Mário de Andrade para o filme Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, participou da trilha sonora de O Dragão da maldade contra o santo guerreiro, de Glauber Rocha. No ano seguinte, lançou seus primeiros sucessos: com Capinam, compôs Pulsars e quasars, Pula-pula e Movimento dos barcos; com Duda, escreveu Hotel das Estrelas e Archaic Lonely Star Blues. Gravou ainda, com Gilberto Gil, Aquele abraço e Cultura e civilização; foi o responsável pela direção musical e pelos arranjos, participando também como vocalista, do LP Cultura e civilização, de Gal Costa. Causou polemica, nesse ano, ao apresentar, no IV FIC da TV Globo, do Rio de Janeiro, uma musica sua, escrita de parceria com Capinam: Gotham City. Em 1970 compôs novos sucessos, desta vez com Waly Sailormoon, Vapor barato, e Mal secreto (também gravadas por Gal Costa) e fez a direção musical do show Deixa sangrar, ainda com Gal Costa.

Em 1972, trabalhou nos arranjos e direção do LP Transa, de Caetano Veloso, e em espetáculos no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife PE e Salvador BA. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro LP, pela Philips. No ano seguinte, lançou, pela mesma gravadora, seu segundo LP – Aprender a nadar – e fez a trilha sonora para filme dirigido por Nelson Pereira dos Santos, Amuleto de Ogum, em que também trabalhou como ator. Em 1977 gravou o LP Contrastes, pela Som Livre. Em 1979 lançou o álbum duplo Banquete dos Mendigos, gravado ao vivo no MAM do Rio de Janeiro em 10 de novembro de 1973 e proibido pelo regime militar durante seis anos. Gravou em 1987 o disco Quatro batutas e um curinga, pela Continental.

Em 1991, atuou na novela Amazônia, da TV Manchete e, em 1994, lançou o CD inédito Let’s play that, gravado dez anos antes em parceria com o percussionista Naná Vasconcelos e recusado na 4poca pelas gravadoras. O disco inclui Let’s play that (com Torquato Neto), Puntos cardenales (com Jorge Mautner) e musica para fragmentos dos Cantos de Ezra Pound. Desde 1994 a maioria de seus LPs foi relançada em CD, entre eles Aprender a nadar, Direitos humanos no banquete dos mendigos e Contrastes, todos pela Rock Company, em 1995. Também participou de outros discos, como os songbooks de Noel Rosa (1991), Vinícius de Morais (1993), Dorival Caymmi (1994) e Ari Barroso (1995), todos da Lumiar. Em 1997 musicou os dois últimos poemas que recebeu de Torquato Neto, Destino de poeta e Sim, não, além de poema inédito do cineasta Glauber Rocha.

Há mais de 30 anos no cenário musical, também transita por outras artes: no teatro, trabalhou ao lado de José Celso Martinez Correia na peça Brecht Hindemith, no cinema, atuou como ator com diretores como Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman; nas artes plásticas, trabalhou com Hélio Oiticica, Lygia Clark e Rubens Gerschman.

Biografia: Enciclopédia da Música Brasileira
Art Editora e PubliFolha


Biliu de Campina, um patrimônio vivo !



Biliu de Campina, um patrimônio vivo!

..."me sinto muito bem quando sou incluído na relação dos chamados artistas da terra, já que desconheço artistas de outros planetas, assim como: Plutão da Sanfona, Netuno do Rojão, Júpiter do Zabumba, ou os ETs do Forró". Biliu de Campina

Biliu de Campina é Severino Xavier de Sousa. Advogado de formação, música por vocação.
Filho de Campina Grande é ferrenho defensor de sua terra e de nossas tradições.
Permitam-me uma comparação, apenas para efeito figurativo: poderíamos dizer que ele é o Ariano Suassuna do forró nordestino. É um austero crítico das variações da música nordestina, como os chamados forró estilizado, forró universitário, etc.

Para ser mais preciso musicalmente, Biliu faz um forró mais puxado pro coco sincopado, ou simplesmente, o coco. Ritmo imortalizado por outros mestres como Jackson do Pandeiro e Jacinto Silva. Ele faz muita referência, em sua obra, a Rosil Cavalcante, compositor que ainda não conheço, o que deverá ser resolvido muito em breve.

Tenho uma vaga lembrança de já ter escutado a música Nordeste Independente na voz dele.
Já procurei bastante, mas até hoje não encontrei nada.
Aliás, um dos motivos que faz a sua música ser tão dificil de encontrar, talvez seja sua "independência" convicta. Biliu é um exemplo do artista que não se vendeu para as gravadoras e assim manteve a coerência musical em seus álbuns.

..."a música nordestina está ficando poluída pela variedade de ritmos que estão misturando a ela, num trabalho de descaracterização da música genuinamente nossa que é o côco, o xaxado, o baião, o xote, entre outros, sendo o côco o pai de todos os ritmos.
Essa variedade de ritmos que existe na atualidade, na sua opinião, é uma forma que as produtoras encontraram para fabricar cantores e danças, a exemplo do que acontece com a lambada e o fricote, etc, Esse processo de criação de ritmos é efêmero e só visa o lado econômico da questão, sem se preocupar com a valorização da música nordestina".
.
(em entrevista ao jornalista Orlando Ângelo em A União de 27/28 de maio de 1989) Fontes: http://biliudecampina.blogspot.com

Por Ana Cecília S.Bastos



Estrela devora planeta,
exuberante.
Já a minha poesia, surge clandestina.
Habitua-se ao gemido,
soluço entrecortado,
grito quase estancado,

em suspenso
.


[Notícia completa em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u698907.shtml]
por Ana Cecília

tem gato na Tuba - por Norma Hauer

TEM GATO NA TUBA
"Todo domingo, havia banda, no coreto do jardim
"Inda" de longe, a gente ouvia a tuba do Serafim.
Porém um dia entou um gato
Na tuba do Serafim
E o resultado dessa "melódia"
Foi que a tuba tocou assim:

Pom,pom,pom...miauauauauau
Pom.pom,pom .miauauauauau

Quem alegrou o carnaval com essa marchinha foi Reinold Correia de Oliveira. E quem era ele?: seu nome artístico NUNO ROLAND

Ela nasceu em Joinville, Santa Caarina, em 1° de março de 1913 e faleceu aqui no Rio de Janeiro em 20 de dezembro de 1975, aos 62 anos.

Antes de vir para o Rio, esteve em Porto Alegre, onde fez amizade com Lupicínio Rodrigues.

Aqui no Rio fez parte do "cast" da Rádio Nacional, onde, com Paulo Tapajós e Albertinho Fortuna, compôs o "Trio Melodia".

Seus maiores sucessos , além de "Tem Gato n Tuba", foram "Pirata da Perna de Pau": "Tem Marujo no Samba" (com Emilinha Borba);"Peixe-Vivo", do folclore mineiro;"É Tão Sublime o Amor", versão da famosa melodia que alegrou o coração de todos nós no filme "Suplício de Uma Saudade"...

Foi a ele que Lamartine Babo deu os hinos do Botafogo e do Olaria, quando compõs os de todos os clubes então fazendo parte do campeonato carioca.

No início de dezembro de 1975, Nuno Roland sofreu um acidente de automóvel, teve de amputar uma perna, mas não resistiu, falecendo no dia 20 do mesmo mês.
CIDADE BRINQUEDO
Homenagem ao Rio de Janeiro pelos seus 445 anos.

CIDADE BRINQUEDO
Autor Silvino Neto
Gravação de Orlando Silva

O Cristo Redentor é uma medalha pequenina,
No rosário imenso da colina.
Bonecas delicadas quase todas moreninhas.
Adornam suas ruas qual um bando de andorinhas.

Rio,
És pequeno para os olhos meus.
Olhos
Que veneram os encantos teus.
Adoro o teu céu da cor de anil.
És a Cidade Brinquedo
Do bazar do meu Brasil.

E minha reverência ao escritor Coelho Neto que deu ao Rio o nome de Cidade Maravilhosa.
E ao compositor André Filho que compôs o consagrado Hino da Cidade do Rio de Janeiro.

NormaHauer

"Sassaricando" - por Norma Hauer

SASSARICANDO...
Ela foi a primeira a "sassaricar", mas ontem, completando 90 anos, só pode ver outros sassaricarem no Teatro Carlos Gomes.

Seu nome Virginia Giacone, mas se tornou conhecida como VTRGÍNIA LANE.

Embora famosa como vedete, iniciou sua carreira artística como cantora, em 1935, na Rádio Mayrink Veiga, participando do programa "Garota Bibelô", passando depois para a Tupi.

Foi como corista no Cassino da Urca, em 1943, que ficou conhecida. Assim, foi-se apresentar em Buenos Aires, onde permaneceu por 3 anos.
Em 1947, já como vedete, participou da peça "Um Milhão de Mulheres"

Mas foi em 1951 que tomou parte no espetáculo "Jabaculê do Penacho", de Walter Pinto, no quadro "Eu Quero Sassaricá" cantando "Sassaricando. Esse eapetáculo tomou conta da cidade e o povo "adorou" sassaricar, pricipalmente por sua malícia sutil..

Os "velhos", que na época tinham o hábito de se colocar em frente à Confeitaria Colombo para olhar as "meninas" desfilando, serviram de inspiração para a gozação com que foi composta a letra da marchinha.

Tomou parte, no início da televisão no Brasil dos Espetáculos Tonelux, na TV Tupi.

Trabalhou em mais de 30 fimes nacionais, como "Alô,,Alô Brasil"; Entra na Farra; "Este Millhão é Meu"; "Alô, Alô Carnaval", assim como completou, em 2003, 15 anos de participação no palco montado na Cinelândia durante o carnaval.

Em 2006 tomou parte no último capítulo da novela "Belíssima" da Rede Globo
No ano seguinte participou do espetáculo "Sua Excelência, a Vedete do Brasil".

Encontra-se ainda firme em seus 90 anos de existência completados ontem, dia 28 de fevereiro de 2010.

Norma

Canção do trabalhador- Ari Kerner - Por Norma Hauer

CANÇÃO DO TRABALHADOR
Foi no dia 27 de fevereiro de 1906 que nasceu, aqui no Rio de Janeiro, Ari Kerner Veiga de Castro, que ficou conhecido como ARI KERNER.

Ari Kerner foi um artista quase completo: instrumentista. teatrólogo, dramaturgo, planista, até exerceu um cargo no Senado Federal, quando funcionava aqui no Rio de Janeiro.

Como compositor, sua canção mais famosa foi "Na Serra da Mantiqueira", de 1932, gravada por Gastão Formenti referindo-se à revolução connstitucionalista de São Paulo.
Somente recentemente soube desse fato.`Para mim, a Serra da Mantiqueira é mais conhecida como pertencente ao Estado de Minas Gerais, embora também atinja São Paulo e a guerra de que fala a música seria a 1ª guerra mundial e não a revolução paulista.
Vejamos a letra:
Na Serra da Mantiqueira
Sob a fronde da mangueira
Que ela em moça viu plantar,
Sentadinha no seu banco,
Lá na encosta do barranco,
Mãe Maria vai sonhar.

Dos amores do passado
Só lhe resta um filho amado
Que lhe dá felicidade.
Ele é todo o seu encanto,
Sua vida, o fruto santo
Da longínqua mocidade.

E nas nuvens que, correndo,
Vão no céu aparecendo
Pra no ocaso descansar,
Ela vê os belos dias
De venturas e alegria
Que não mais hão de voltar.

Eis, porém, que veio a guerra
Abalando toda a serra
Com o rugido do canhão.
E a velhinha amargurada
Viu seu filho lá na estrada
Se sumir num batalhão.

Segurando o rosário,
No seu banco solitário,
Mãe Maria reza agora,
Pede a Deus ardentemente
Que lhe mande o filho ausente
Que já tanto se demora.

E, numa tarde, ao sol poente,
Ela escuta de repente
A voz meiga do rapaz,
Que lhe diz, tal como em vida:
"Muito em breve, mãe querida,
Lá no Céu me encontrarás!"

Mas a música que me fez "conhecer" Ari Kerner foi a "Canção do Trabalhador", gravada em 1940 por Carlos Galhardo, lançada no Campo do Vasco, quando ali se apresentava o presidente Getúlio Vargas.

Na outra face do disco, outra composição de Ari Kerner:"De Braços Abertos".
Eis a letra da "Canção do Trabalhador":

"Somos a voz do progresso
E do Brasil a esperança.
Os nossos braços de ferro
Dão-lhe grandeza e pujança.
Seja na terra fecunda,
Seja no céu ou no mar.
Sempre estaremos presentes,
Tendo na Pátria o altar.

Trabalhador,
Incansável, febril
O teu fulgor
Exalta o Brasil
Trabalhado,.
Expressão verdadeira.
Do lema altivo
Da nossa bandeira.

A primeira gravação de Ari Kerner foi, na voz de Francisco Alves, "Xô Canarinho", em 1928.
Mas a composição de Ari Kerner que pode ser considerada seu primeiro sucesso foi gravada por Gsatão Formenti em 1929 para o carnaval de 1930 : "Trepa no Coqueiro", regravada por Carmélia Alves em 1950.

Como quase todos os composiores de sua época, Ari Kerner afastou-se do meio quando os ritmos estavam mudando e faleceu em 4 de abril de 1963, aqui no Rio, aos 57 anos.


Norma

Ser feliz ou ter razão ? - Eurípedes Reis

Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem.

Percebendo que, além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite, enquanto faz o retorno, que insistiu no caminho errado. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.
Mas ele ainda quer saber: - Se você tinha tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, porque não insistiu comigo, defendendo seu ponto de vista?
E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, preferi ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão. Se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA:

Esta pequena história serve para ilustrar, que, na nossa vida, quanta energia nós gastamos, apenas para demonstrar que temos razão, e, às vezes, independentemente, de tê-la ou não.

Amá-la ou Amar -te ?


AMÁ-LA ou AMAR-TE?

O marido, ao chegar em casa, no final da noite, diz à mulher que já estava deitada :
- Querida, eu quero amá-la.
A mulher, que estava dormindo, com a voz embolada, responde:
- A mala... ah não sei onde está, não! Use a mochila que está no maleiro do quarto de visitas.
- Não é isso querida, hoje vou amar-te.
- Por mim, você pode ir até Júpiter, Saturno e até à merda, desde que me deixe dormir em paz...

Colaboração de Fco. Babo Jr.

Aldinha - por Maria Amélia Castro



2 de março, parabéns Aldinha !


Hoje, Alda Arraes de Alencar, a Aldinha, faria 89 anos...ela se foi fisicamente, em 2008, deixando-nos órfãos...não está mais pertinho da gente..como era bom, como era gostoso tê-la perto...mesmo assim, não ficamos um dia sem nos lembrar forte dela, sem recordar o sorriso generoso e franco, o olhar doce e protetor. Adinha foi muito importante para nós, suas reflexões da vida enchia-nos de sabedoria e curiosidade. Ela era uma pessoa muito espirituosa todo o tempo. Seu trabalho social na área em que atuava teve larga repercussão em Crato, ela abominava a palavra "injustiça", que não existia em seu vocabulário. Ela exercia a caridade ao pé da letra. Sabia reconhecer as limitações e as habilidades de cada um. Quantas saudades e quanta falta você está fazendo na Rua Dr. João Pessoa, 98, Aldinha. Como é difícil entender que naquela casa não existe mais você. Aldinha era adepta da qualidade total, do melhor queijo, das melhores frutas, da melhor carne, do melhor biscoito, do melhor pão, dos sabonetes e shampoos finos para todos aqueles com quem convivia. A preocupação com a higiene era grande, lembro-me muito bem ainda criança que todos os sábados os pentes da casa eram colocados de molho em uma bacia com água e sabão, os banheiros deviam estar limpíssimos, as roupas de cama e banho deviam estar impecáveis, trocadas toda semana. Isso, sem falar na higiene pessoal das crianças, com as unhas, cabelos, orelhas limpos como se fôssemos a uma solenidade. Foram esses hábitos saudáveis de higiene e educação que aprendi com você, além de muito mais coisas. As crises de coqueluche, lembro-me bem, a tosse atacava à noite...você era a primeira a chegar, vinha nos acudir noite após noite. Os nossos passeios subindo rio acima até o Pimenta eram inesquecíveis. Os velórios , as procissões, o canto no coral da Igreja de São Vicente são lembranças que eternizam você em nossos corações, Aldinha tia querida. São lembranças que ficaram registradas nos arquivos da saudade. Parabéns, Aldinha.

Maria Amelia Castro



"Auxílio Reclusão " - Roselane Costa


Você sabe o que é o AUXÍLIO RECLUSÃO?

Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, a partir de 1º/1/2010 é de R$798,30 por filho para sustentar a família, já que o coitadinhonão pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso. Mais que um salário mínimo que muita gente por aí rala pra conseguir e manter uma família inteira.

Ou seja, (falando agora no popular pra ser entendido)
Bandido com 5 filhos, além de comandar o crime de dentro das prisões, comer e beber nas costas de quem trabalha e/ou paga impostos, ainda tem direito a receber auxílio reclusão de R$3.991,50 da Previdência Social.
Qual pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual ou mesmo um aposentado que trabalhou e contribuiu a vida inteira e ainda tem que se submeter ao fator previdenciário?
Mesmo que seja um auxílio temporário, prisão não é colônia de férias.
Isto é um incentivo a criminalidade nesse pais, formado por corruptos e ladrões.

Não acredita?
Confira no site da Previdência Social.

Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS
( http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22 )

Pergunto-lhes:

1. Vale a pena estudar e ter uma profissão?
2. Trabalhar 30 dias para receber salário mínimo de R$510,00, fazer malabarismo com orçamento pra manter a família?
3. Viver endividado com prestações da TV, do celular ou do carro que você não pode ostentar pra não ser assaltado?
4. Viver recluso atrás das grades de sua casa?
5. Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso, recebe uma bolsa de R$798,30 para seu sustento?
6. Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?
7. Vc acredita nas promessas dos politicos corruptos, ladrões eleitos pela grande massa de ignorantes em nosso pais?
8. Você acredita no discurso da polícia que está se esforçando pra diminuir a criminalidade?

Roselane Costa


Esquecimento - por Socorro Moreira

Nunca lhe fiz um poema
Construimos rimas
mas a poesia fez pouco caso
Agora, já passou a hora
Nos desacostumamos, nas ausências
Não lembro você no agora,
nem de vez em quando ...
Durmo sem rezar o mistério do afeto.
É assim que os amores acontecem ?
.
As horas repetem as dores
As duas são contínuas.
Umas passam lentas
Outras, nem passam...
E esse mormaço, que a tarde veste
recolhe o meu recato
Pernas para cima...
Pernas, eu te quero !

Dancei ! - por Socorro Moreira

Fico sem achar canto quando o amor de mim se esconde.
E nem precisava ter olhos, nem braços, nem sexo ...
Precisava apenas gostar de ser amado
Entrar nos meus sonhos,
se alojar no meu coração,
e arrumar o caos, nele instalado.
Por bem ou por tempo tudo se aquieta.
O telefone toca , e eu danço uma valsa !

Alô, Cariricaturados !

Cinco dias sem computador - meu emprego, passatempo e companhia: canal de interação com os amigos e a poesia.
Dormi muito mais, e fiquei frente a frente com o tédio e a TV ligada , na Globo. Vi até BBB... Pasmem ! Perdi o brilho , no contato com as tristezas do mundo.
A lua cheia aconteceu , e eu não corri pra ver o céu.
Choveu, e eu não senti respingos , no coração.
Madrugou, e eu não acendi a luz da paixão .
Volto ao ponto zero ... "Meu lugar é aqui faz de conta que eu não sai... "!

COMPOSITORES DO BRASIL


HAROLDO BARBOSA

Por Zé Nilton

Quem assistisse aos primeiros grandes programas humorísticos no rádio desde o final da década de 1950, sem dúvida encontraria o nome de Haroldo Barbosa na direção, juntamente com outro monstro sagrado em redação e direção humorística, e ainda vivo, Max Nunes.

Com o advento da televisão todos os grandes programas criados por ele migram para a telinha, continuados pelo parceiro Max Nunes. Por exemplo, os tipos e as caricaturas de um Chico Anísio, de um Jô Soares, vieram do rádio e firmaram-se na televisão, sendo aplaudidos ainda hoje.

Haroldo Barbosa, como tantos e tantos, entra para a cena artística através do rádio. O rádio no Brasil começa lá pelos começos dos anos 1920. Chega ao auge a partir da década de 1930/40. Nele se firma não só como humorista, mas também como fino compositor e excelente músico.

Alguns clássicos da bossa nova saíram de suas criações e foram gravados por artista como João Gilberto, Lúcio Alves, Aracy de Almeida, Rosa Passos, Elizeth Cardoso, os Cariocas, e continuam atualizando-se nas vozes de grandes cantores do presente.

Nesta quinta-feira a nossa homenagem a Haroldo Barbosa, que não está mais entre nós, mas que deixou sua marca indelével e definitiva no panteão da Música Popular Brasileira que, enquanto houver um violão, um barzinho e ouvidos sensíveis à música que toca ao coração e desperta o espírito para as coisas boas da vida, decerto a música de Haroldo Barbosa tocará (falará) mais alto.

Vamos falar um pouco de sua obra enquanto ouviremos:

De conversa em conversa, de Haroldo Barbosa, com João Gilberto gravação original de 1943;
Nossos momentos, de Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1962;
Rumba de Jacarepaguá, de Haroldo Barbosa, com Emilinha Borba, 1945;
Bar da noite, de Haroldo Barbosa e Bidu Reis, com Nora Ney, 1945;
Tin Tin por tin tin, de Haroldo Barbosa, com João Gilberto, gravação original de 1946
Canção da manhã feliz, Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1962;
Não se aprende na escola, de Haroldo Barbosa, com Aracy de Almeida, 1950;
Eu quero um Samba, de Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, com Demônios da Garoa, 1961;
Só vou de mulher, Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1961;
Pra Que Discutir Com Madame, de Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, com Rosas Passos, 1975;
Meu nome é ninguém (a lâmpada apagou) Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Doris Monteiro, 1961;
Notícia de Jornal de Haroldo Barbosa, com Chico Buarque, 1975,
Palhaçada. Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1961.

Quem ouvir, verá!


Informação:
Programa: Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Rádio Educadora do Cariri
Sempre às quintas-feiras, às 14 horas
Apoio Cultural: CCBN

Sentindo falta de VOCÊ!!!


Passei o prumo na página
Arrumei toda postagem
Colei textos e recados
Preparei esta mensagem.

Olhei o tempo lá fora
O sol tinindo de quente
E no blog com certeza
Tá faltando muita gente.

Cadê os versos e prosa
De muita gente daqui?
Os textos de “dona” Rosa
Palavras de Magali?

O Armando Rafael
Com relatos importantes
Joaquim Pinheiro também
Não escreve como antes

Maria Amélia cadê
Seus textos tão ilustrados
Ana Cecília, amiga
E seus temas delicados...

José do Vale que chega
Em breve no Cariri
Seus textos são esperados
Pelos blogs, por aqui

Jairo Starkey que sumiu
No Inglês se escondeu
E no Cariricaturas
Nunca mais apareceu.

Lupeu ,Elmano, Thiago
Chagas, Marcelo Mourão
Roberto, Ismênia, Heládio
Muita gente desse chão.

Dedê, Rosa Catarina
Nilo, Hermínia e Geraldo
Vamos trazer alegria
Vamos “engrossar o caldo”!!!

Tem o Carlos Eduardo
E o Marcos Leonel
Tem A. Morais e Stela
Senti falta a granel

Os demais que não citei
Mil desculpas podem dar
Vamos reaparecer
Pois o BLOG está no ar!!!


Abraço a todos com carinho,

Claude

Comunicado do Sindicato dos Bancários do Cariri

O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CARIRI informa a todos os bancários que está ingressando com AÇÃO de cobrança de restituição de Imposto de Renda sobre 1/3 (um terço) constitucional de férias, para aqueles que venderam 10 dias de férias nos últimos dez anos.

Documentos necessários
- Comprovante onde conste a retenção do IR (10 últimos anos);
- Cópia da CTPS (folhas: foto, qualificação, anotação de férias)
- Cópia do CPF e RG;
- Comprovante de residência;
- Procuração e declaração (o sindicato dispõe do modelo).

Maiores esclarecimentos pelos telefones: 3251.2466 – 3521.3717 (Maria ou Ambrósio) ou pelo Email seebcariri@veloxmail.com.br.

Atenciosamente,

Departamento Jurídico
SEEB/CARIRI

Pensamento para o Dia 03/03/2010



“Suas tarefas diárias (Samskaras) constroem ou arruínam sua vida. Essas são as etapas que conduzem todos os seres a seus objetivos. As más ações que você faz resultam em perda e aflição. Somente pelas boas ações é possível alcançar o Senhor. Assim, cada indivíduo deve estar inteiramente empenhado em fazer boas ações. Desempenhar suas funções sinceramente é a forma autêntica de adoração. É a melhor forma de lembrar-se do Senhor. É o mais elevado canto devocional (Bhajan). Espalha amor sem qualquer distinção ou diferença. Seus deveres diários não são nada além de atos de serviço. Envolva-se neles, lembrando-se de forma ininterrupta do objetivo de alcançar o Senhor. Esse é o caminho real para o seu sucesso.”
Sathya Sai Baba

Encontro dos escritores do Cariricaturas


Local : Residência de Roberto Jamacaru
Data : 05.03.2010 às 22 h
Teremos a presença de José do Vale Feitosa
Assunto : O Livro do Cariricaturas !

Motivo : Confraternização


Convidados : Escritores e demais colaboradores do Cariricaturas


Confirmem suas presenças até o dia 01.03.2010 , pelos telefones:

Confirmações:
* Marcos Leonel com a esposa
* Carlos Rafael
* Zé Flávio
* Liduína
* Salatiel
*Abidoral
* João Marni
* Pachelly
*Nicodemos
*Emerson Monteiro
*Rogério Silva
*Socorro Moreira
*Olival Honor
*Roberto jamacaru
* Zé Nilton
*Ceci Lacerda
*Dimas
*Zélia Moreira
Zé do Vale
*Armando Rafael
*Heládio Teles
* Kaika Luiz
..................


35232867, 99444161 ou 88089685 (Socorro Moreira)
E-mail : sauska_8@hotmail.com ou cbbloc@uol.com.br

Pedimos que os participantes da reunião levem um prato (de comes) e a bebida que for consumir, conforme seu gosto.

Haverá no transcorrer do momento várias apresentações musicais.

Claude e Socorro Moreira

"Hina Matsuri" - Dia das Meninas no Japão


No dia 3 de Março é comemorado no Japão o "Dia das Meninas" ou "Hina Matsuri".

A data é para pedir felicidade e saúde para as meninas da família. Na Era Heian, as famílias da nobreza japonesa iniciaram a prática do nagashibina, isto é, faziam bonecas simples de papel, pano, porcelana e as depositavam nos rios e nos mares, pedindo que levassem consigo as doenças e os males que estivessem destinados às meninas. Entretanto, as crianças da família imperial passaram a brincar com bonecas mais elaboradas que, em pouco tempo, tornaram-se tão complexas que começaram a enfeitar os aposentos. A partir da Era Edo são montados os hinadan, plataformas com vários andares sobre os quais são dispostas as bonecas.

Na data, costuma-se comer doces feitos de arroz chamado Hina Arare e bebe-se um tipo especial de saquê branco e adocicado, o Shirozake.


A música cantada no Hina Matsuri se chama Ureshii Hinamatsuri (Dia das bonecas felizes) e a sua letra é assim:

Akari o tsukemasho, bombori ni, (vamos acender as lanternas)
O hana o agemasho, momo no hana. (vamos oferecer flores de pêssego)
Go-nin bayashi no fue taiko, (cinco músicos da corte tocarão tambores e flautas)
Kyo- wa tanoshi- Hina matsuri. (hoje é o divertido dia das bonecas)


As plataformas são montadas mais ou menos na metade de Fevereiro e, segundo a superstição, devem ser desmontadas logo após a comemoração, no máximo até o dia 4. Caso contrário, acreditam que suas filhas demorarão a casar!



Fonte :

Reunião da Associação Cearense de Forró


Ontem, dois de março, aconteceu a primeira reunião da ACF - Associação Cearense de Forró aqui na região do Cariri. O evento, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, teve lugar no auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA) e contou com a presença de boa parte de artistas da região do Cariri. Na realidade sentimos a falta ainda de muitos artistas, produtores e empresários do ramo da música, mas as pessoas que lá tiveram puderam conferir os propósitos que tem a ACF e quais os projetos futuros que se pretende implantar no Ceará. Na oportunidade foi marcada uma nova reunião, no mesmo local, para o dia 10 de março, quarta-feira, onde procuraremos fazer maior mobilização do setor da música caririense, já que não foi possível a presença da grande maioria, o que foi totalmente entendido por todos, pela urgência com que foi marcada essa primeira reunião. Portanto, fica aqui já feito o convite para o nosso próximo encontro e gostaríamos muito da presença de todos os envolvidos.
"Obrigado ao Kaika pelo convite e pela oportunidade de estar aqui presente e creio que esse é começo de uma nova realidade que está se dando ao verdadeiro forró cearense", afirmou o poeta e músico Ermano Morais, um dos participantes da reunião de ontem, assim como o Galvão, Saraiva, Expedito e outros.
Dissemine essa idéia e participe desse momento super importante para a preservação do nosso verdadeiro forró.

Ruas de Outono - com Gal Costa

Quando a letra de uma música é pura poesia....



Ruas de outono
com Gal Costa
Composição: Ana Carolina / Totonho Villeroy

Nas ruas de outono, os meus passos vão ficar
E todo abandono que eu sentia, vai passar
As folhas pelo chão que um dia o vento vai levar
Meus olhos só verão que tudo poderá mudar
Eu voltei por entre as flores da estrada
Pra dizer que sem você não há mais nada
Quero ter você bem mais que perto
Com você eu sinto o céu aberto
Daria pra escrever um livro, se eu fosse contar
Tudo que passei antes de te encontrar
Pego sua mão e peço pra me escutar
Seu olhar me diz que você quer me acompanhar
Eu voltei por entre as flores da estrada
Pra dizer que sem você não há mais nada...