Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 26 de junho de 2011


Sua família sempre com você e você conosco, te amamos, Feliz Aniversário.

Quando a gente tenta, de toda maneira, nele se guardar...

Comentários festivos do Blog do Sanharol


Blogger Blog do Sanharol disse...
Prezada Claude. Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem. Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias. Hoje, mais uma janela se abre diante de seus olhos, mais um espinho foi retirado da flor, restando apenas a beleza de tão bela data. Os sintomas da felicidade se traduzem do otimismo, na fé, na esperança do empenho por se ser melhor a cada dia. Continue firme pelos caminhos da virilidade e suas verdades. Continue trilhando pelos vales da vida, pois um dia encontrarás o mais belo jardim, o jardim que representará a realização de seus maiores sonhos. Que Deus te ilumine, todos os dias de sua vida. Feliz Aniversário! Blog do Sanharol.
26 de junho de 2011 06:14
Blogger poeta josé valdir disse...
...E eu, querida aniversariante, venho com a famosa manifestação: Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida...
26 de junho de 2011 06:23
Blogger CLÁUDIO SOUSA disse...
PARABÉNS CLAUD; TIVE POUCO TEMPO AO SEU LADO MAS FORAM MARCANTES, COM SIMPLICIDADE COMO AS FLORES MARCAM OS CAMINHOS ; COM SIMPLICIDADE. MAS FORAM MUITO BONS OS MOMENTOS QUE PASSAMOS JUNTOS. A M.I.S. COM CERTEZA NAO ESQUECERÁ DA SUA HONROSA PRESENÇA NO DESFILE 2011
26 de junho de 2011 06:25
Blogger Thays Mamedio disse...
Claude Um abraço pode muita coisa... amenizar uma dor, acalmar um receio, alegrar a gente, afastar a tristeza... Parece quase um milagre todas as coisas que um simples abraço pode fazer. Feliz Aniversário! Thays Mamedio
26 de junho de 2011 06:33
Blogger Magnólia Menezes disse...
Parabéns Claude Felicidades Paz Muita Luz a Você
26 de junho de 2011 08:05
Blogger João Pedro disse...
Comemore a maravilha de ser você! Dê uma festa... é o seu aniversário... Tire os seus sonhos de dentro do armário... Repare como o tempo faz mágica... Pense nos velhos tempos... e vire uma página da vida... Hoje é o seu dia, tome alegria... Brinque à vontade, o que vale é a felicidade... E comemore a maravilha de ser alguém especial. João Pedro.
26 de junho de 2011 08:34
Blogger Didi Morais disse...
Parabéns!! "Neste dia desejo que seus sonhos se tornem realidade, que você esteja sempre conquistando grandes vitórias, grandes ideais. Grandes e maravilhosas realizações é o que lhe desejo neste dia em que você completa mais um ano de vida bem vivido. Com certeza Deus está sempre ao seu lado, todas as coisas caminhando para que você se realize e é pensando assim que quero que consiga realizar no seu aniversário e em todos os dias as suas aspirações, grandes ideais, enfim que você se complete. Seja muito feliz. Parabéns. Feliz aniversário.
26 de junho de 2011 10:43
Blogger Artemisia disse...
Claude, diante de tantas e belas homenagens que você recebe hoje por ser o seu aniversário, faremos o que a Duda já antecipou no poema: Palavras! Palavras de carinho, de amor, de compreensão, de afeto... de tudo de bom e positivo em sua vida e aos que a cercam. Todas as homenagens estão perfeitas, mas ficamos com o poeta josé valdir: Parabéns a você Nesta data, querida! muita felicidade muitos anos de vida! Com carinho, Artemísia e Ilana.
26 de junho de 2011 11:06
Antes de tudo, quero agradecer a Duda e a Mundim pela alegria que me proporcionaram com esses versos vindos como resultado de uma profunda e linda amizade, que brotou com grande naturalidade. As emoções andam nadando em meus olhos... No nó que a alegria pura e verdadeira provocou em minha garganta. Queria abraçá-los todos nesta data, mas como cada um está no seu canto, peço a Deus que fortaleça sempre esta amizade entre nós, para que posssamos comemorar muitas datas juntos... e se não pudermos nos reunir, que possamos sempre permitir que o nosso desejo de felicidade esteja presente no coração de cada um. Abraços festivos e florido em cada um de vocês, meus AMIGOS! CLAUDE - FLOR DA SERRA VERDE.
26 de junho de 2011 11:17
Excluir
Blogger Giovani costa disse...
Meus parabéns a esta pessoa maravilgosa que tanto encanta o nosso blog com suas poesias e imagens belas.Que você Claude possa viver por muitos anos cm saúde e paz, é o que peço a deus por você. Abraços e muitas felicidades!
26 de junho de 2011 11:26

Blogger Claude Bloc disse...

Antes de tudo, quero agradecer a Duda e a Mundim pela alegria que me proporcionaram com esses versos vindos como resultado de uma profunda e linda amizade, que brotou com grande naturalidade. As emoções andam nadando em meus olhos... No nó que a alegria pura e verdadeira provocou em minha garganta. Queria abraçá-los todos nesta data, mas como cada um está no seu canto, peço a Deus que fortaleça sempre esta amizade entre nós, para que posssamos comemorar muitas datas juntos... e se não pudermos nos reunir, que possamos sempre permitir que o nosso desejo de felicidade esteja presente no coração de cada um. Abraços festivos e florido em cada um de vocês, meus AMIGOS! CLAUDE - FLOR DA SERRA VERDE.
26 de junho de 2011 11:17
Excluir

FELIZ ANIVERSARIO - Por Edilma Rocha

Passaram-se tantos anos sem um encontro entre nós. O destino nos levou para longe numa caminhada diferente em busca de uma realização futura.  Vidas diferentes...
De repente num dia comum o telefone tocou. Do outro lado uma voz disse  _ ALÔ !
E com a sua voz veio a lembrança de uma  infância e adolescencia inteira. Marcamos um encontro que aconteceu pouco tempo depois e vi nos seus olhos a mesma meiguise de sempre e nos seus labios aquele seu sorriso fácil. Era a minha amiga que estava de volta trazendo consigo nossas histórias, nossos antigos sonhos envolvidos pela dor e pela alegria de viver.
De mãos dadas pisamos o mesmo chão do passado com o azul do céu, o verde do açude e a Chapada no horizonte. E agora através do Cariricaturas estamos sempre unidas no dia a dia.
Hoje no dia do seu aniversário quero lhe desejar muita saúde e felicidades. Que Deus nos permita a alegria de muitos encontros até o final dos nossos dias.
Sua amiga e irmã.

Edilma

Mon hommage à Claude Bloc



Rendre hommage à une artiste, ce n´est pas facile du tout mais quand on s´agit d´une personne simple comme toi, Claude, je me sens trés à l´aise. Ben, je ne sais pas exactement quand je t´ai vue la première fois sur le blog mais je me rappelle d´une chose: j´ai senti qu´il s´agissait d´une mission possible vu que toi, tu es une personne for...mi...da...ble avec ton sourire accuillant qui te donne un air de simplicité. Moi, j´aime les personnes simples. Je sais que tu es une personne trés prise, mais tu trouves toujours du temps pour donner l´attention á tes amis et ça fait la différence. J´aurais beaucoup de choses à te dire mais pour le moment, je vais seulement remercier ton éternel amitié et te chanter:
En ce jour trés joli
que la joie soit compléte
recevez tous les voeux
de mon ãme en fête
Fafá Bitu
26/06/2011

Aniversariante do Dia - Claude Bloc


Parabéns Claude Bloc - Blog do Sanharol
 A FLOR DA SERRA – Por Duda do Vale
O jardim do vô Mundim
Hoje amanheceu feliz,
Foi flores noutro jardim
Perfumar Claude Boris.

O Sanharol bate o sino
O pimenta apaga a vela,
Serra Verde canta o hino
De parabéns para ela.

O Morais canta forró
O Sávio faz um poema,
Mundim traz de Brogodó
Perfume de Açucena.

Cláudio Souza e Israel
Não gostam de calendário,
Pegam em tanto papel
Mas esquecem aniversário.

Magnólia essa semana
Foi só pra cuidar de flores,
Artemísia mais Ilana
Mandam PALAVRAS de amores.

Eu vou lembrar a vocês
A data precisamente,
Hoje é dia vinte e seis
Podem comprar o presente.

A Claude gosta da terra
Onde tinha os sonhos seus,
Vai comemorar na serra
Pra ficar perto de Deus.

Zezê Bitu e Fafá
Sentem febre de emoção,
Fizeram até arraiá
Para comemoração.

Um casal que tudo enfrenta
É a Valdênia e o Vicente,
Vão bater lá no Pimenta
Para levar o presente.

Klébia Fiuza e Maninha
Não precisa nem falar,
Se lerem a mensagem minha
A ficha cai no lugar.

João Pedro e Chico Oliveira
Estão feliz nesse dia,
A prima Izabel Vieira
Vai mandar uma poesia.

Fátima Bezerra aparenta
Uma alegria constante,
Giovane diz que o Pimenta
Do Sanharol é distante.

João Bitu diz que a data
Devia ficar perene,
Ainda falta a Renata
E a pequena flor Mylene.

O meu poema é rasteiro
Mas é alto o meu carinho,
Eu fiz com um jardineiro
Que se chama Raimundinho.

O vô Mundim tá comigo
Pra rimar teus parabéns,
São amigos que tu tens
Da mais nova, ao mais antigo.
Eu queria está contigo
Nesse abençoado dia,
Cantando com euforia,
Muitos hinos de louvores.
E decorando com flores
Teu jardim da alegria.

ACRÓSTICO  PARA  A  ANIVERSARIANTE
Claude Flor desse sertão
Livre como o pensamento,
Alcançou o seu talento
Unido com a devoção.
Deixou que a sua emoção
Evoluisse à vontade,
Botando a capacidade,
Levando a arte a altura.
Onde houver arte e cultura
Claude mostra qualidade.
Mundim do Vale

Hoje é aniversário da nossa amiga e colaboradora, Claude Bloc


Hoje é um dia muito especial. Está fazendo aniversário uma das maiores amigas, colaboradoras e parceiras do Blog do Crato, que muito tem lutado pelas artes e pela cultura do Cariri através do Blog Cariricaturas. Estou falando de uma das maiores poetisas do nordeste, a nossa querida Claude Bloc! Muitas felicidades, muitos anos de vida plena e gratificante que o Bom Deus, com certeza, possa te dar ainda pela frente. Bjus, Bjus, Abraços! Claude, você merece tudo de bom!

Dihelson Mendonça
Em nome de todos os nossos colegas do Blog do Crato

www.blogdocrato.com

Paráfrases de Ungaretti


Quiete

L’uva è matura, il campo arato.

Si stacca il monte dalle nuvole.

Sui polverosi specchi dell’estate
Caduta è l’ombra

Tra le dita incerte
Il loro lume è chiaro,
E lontano.

Colle rondini fugge
L’ultimo strazio.
   
Giuseppe Ungaretti

__________

QUIETUDE

O café preto e vermelho salta
no terreiro ao sol.

Os coqueiros brincam
com as nuvens no céu.

A água gorgoleja no córrego
entre os inhames.

A maritaca grita
dependurada nas telhas claras.

A paz é uma moringa d’água
à sombra da figueira.

José Carlos Brandão

_________­__


Inquietude

A uva apodrece, a terra quebra-se.
o monte cobre-se de urubus.

Cai a sombra do inverno
sobre as coisas.

Entre os meus dedos frios
a treva pesa.

As andorinhas morrem
com o meu desespero.

Gregório Vaz

______________


Não é a primeira vez que tento fazer uma paráfrase deste poema de Ungaretti, que admiro muito. Tento traduzir a sensação que Ungaretti cria no seu poema. Por último perpetrei uma heresia (Todos matam quem mais amam, disse Wilde), e assassinei o poema – procurei aproximar-me dele formalmente, e, para disfarçar, afastar-me quanto às ideias. Atribuí esse assassinato a meu heterônimo Gregório Vaz. Mas o resultado foi que esse crime de lesa arte aproxima-se mais do original e seu autor... Sim, já pensei muito em aposentar Gregório Vaz. Parece-me impossível.

... Quem não quiser me acompanhar nessas pensamentações, afinal inúteis, fique com os poemas em si. É possível que goste.

José Carlos Brandão

_________


Parabéns Claude Bloc - Blog do Sanharol

Acróstico Claude Bloc - Por Mundim do Vale

Claude Flor desse sertão
Livre como o pensamento,
Alcançou o seu talento
Unido com a devoção.
Deixou que a sua emoção
Evoluisse à vontade,
Botando a capacidade,
Levando a arte a altura.
Onde houver arte e cultura
Claude mostra qualidade.