Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pérola nos bastidores- De João Nicodemos para Brandão


Grande Brandão!!
superlativo nos versos
e no fonemanome.

Melhor ver com indifença
as marcas de dedo nos copos...

(batom já é demais!)

Não se mate Carlos, a vida é assim:
um dia dá
no outro manda a conta!

Momento Musical

Silente- - Por Socorro Moreira



Lua metade
Selene obscura
Poema luz em completude
Luar em respingos
Réstias interiores
Piscares, picadas,
Quase involuntárias.

Vejo a calçada sem ciranda de roda
Combinações saíram de moda
Viola nos ombros errantes
Catam boêmios
De ouvidos etílicos
Que entregam a alma
Numa canção antiga

Tempos reais
Tempos carentes e vazios.
Falta o frescor dos meus sonhos
Não compro o imaginário
Faço contas na ponta do lápis
Analiso as margens...
Com elas vivo a loucura do que posso.

Almas distantes 
Desalinham as paralelas
Momento eterno é terra !

Um craque francês nos gramados de Maranguape - José do Vale Pinheiro Feitosa

Uma tarde de Deus! Agradável tarde amena aqui no Estádio Municipal da nossa bela cidade de Maranguape. Quando o sol beija os lábios da serra, no gramado os jogadores se preparam para a majestosa partida entre o Maranguape Esporte Clube e seu mais temido adversário, o Esporte Clube da Pajuçara.

Alô Bentivi, você na beira do gramado, quais são as novidades da escalação de hoje? Sim grande mestre Adroaldo a novidade é o fabuloso “De rã”, atleta recentemente contratado pelo Maranguape Esporte Clube Maranguape e que deseja estrear com o pé direito nesta partida decisiva.

Ok! Bentivi, a rádio Iracema de Maranguape sob o comando da Papelaria Abdias, aquela que dá tinta e papel para o seu filho conquistar o futuro. Na Papelaria Abdias tudo pelo menor preço e com muito mais qualidade. Na papelaria Abdias o seu filho conquista a régua e compasso do caminho para a faculdade.

E começa o jogo. Serafim no meio do campo dá o primeiro toque para Durain, este jogador que tem origem francesa. Recebe na meia cancha e dribla um dribla dois, passa a bola para Manezim que devolve a Durain, sensacional jogador, na entrada da grande área e chuta para o gol e é goooollll...Durain em cinco toques mata a zaga adversária e o Pajuçara amarga o sabor de um gol logo no primeiro minuto.

Durain já fez três gols nesta partida. Ele está em todas as partes do campo. Durain na defesa, Durain no meio de campo e Durain no ataque. Bentivi diga lá: o nosso Durain é Francês mesmo ou é filho de franceses radicados aqui no Ceará? De qual província será este jovem Dartagnan? Bentivi, diga, fale da biografia deste francês.

Pois é Adroaldo, apenas vi a anotação no meu bloco sobre a escalação do Maranguape e sei que o “de Rã” foi contratado nesta semana mesmo. Será que ele veio da Provence? Ou será da Normandia? Assim que o jogo terminar tentarei uma exclusiva como o herói da partida. Quatro gols nesta sua estréia.

E termina a partida com as luzes do estádio Municipal já acesas. Pajuçara leva 5 a Zero e Maranguape sagra-se no campeonato da região. Durain foi o máximo, o rei, o sol da partida. Alô Bentivi vamos saber em que cidade da França nasceu este atleta que promete um grande futuro no futebol cearense e quem sabe até um dia almeje a seleção francesa. Este homem tem futuro meu caro Bentivi Zidane que se cuide! Dos campos de Maranguape poderá vir o novo ídolo que o desbancará. Vamos lá Bentivi entreviste o craque.

Estou aqui com o herói da partida, o grande Durain, o mestre da vitória. Meu caro me esclareça: este seu nome é francês mesmo? Onde você nasceu mesmo? Qual a cidade da França que teve a honra de vir à luz um craque como você?

- Eu? Da França? Oxente! Eu sou lá do Rabo da Gata. Lá pras bandas do puteiro.

E de onde vem este nome Durain? Este nome afrancesado?

- É De Rã! Num pode dizer ele todo! Num dá prá dizer no rádio: é Cu de Rã!

Para não perder! Luis Carlos Salatiel & Abidoral Jamacaru

Show musical amanhã no antigo Cine moderno! Calçadão do Crato, centro.


O show começa às 20 horas, no Cine Teatro Moderno. Cleivan Paiva, Dihelson Mendonça e Clazans Callou - com a Banda Nacacunda (inclusive!) são meus convidados. Aguardo ansioso , Pachelly, que confirme sua participação.

Grande abraço.

Salatiel

Lançamento do livro Intuição do Direito

Na noite de ontem, quinta (11.11.10), às 20h, no Auditório do Espaço Cultural da RFFSA, em Crato, ocorreu o lançamento do livro Intuição do Direito, de autoria do advogado e professor universitário Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto, nascido no vizinho estado de Pernambuco, em Recife, e radicado, desde criança, no Ceará, onde tem vínculos familiares.
Esteve presente ao evento bom número de profissionais da área jurídica e estudantes universitários, a prestigiar mais este acontecimento literário do Cariri, em um momento de rara oportunidade, numa confraternização de quantos se interessam em nosso meio pela ciência direito.
O livro de Jorge Emicles destina-se ao público universitário e graduados na matéria, aprofundando institutos da filosofia do direito no âmbito de suas origens e postulados primeiros, o que demandou esforços de pesquisa e constatações em um campo do conhecimento por demais especializado.
A apresentação do livro coube a Flávio Morais, juiz de direito e também escritor, que se deteve em largas avaliações sobre o texto, classificando-o de inovador e necessário a quem pretenda aprimorar conhecimentos nessa área.
Outros usaram a palavra, registrando considerações relativas à história pessoal do autor, sua dedicação às funções que exerce com êxito reconhecido, bem como à sua primeira obra publicada, valendo destacar as palavras de Rossana Martins, responsável pelo lançamento, envolvida no processo de lançamento e divulgação do livro.
Na ocasião, ainda falaram José Valentim, Secretário de Educação do Município do Crato; Jefferson Santana, advogado, amigo e colega de escritório de Jorge Emicles; e Emerson Monteiro, editor e autor do projeto gráfico da publicação, a qual fora confeccionada pela BSG – Bureau de Serviços Gráficos, de Juazeiro do Norte.
Por fim, através de um brilhante e emocionado discurso, o autor de Intuição do Direito agradeceu a todos que os presentes na solenidade, justificando os motivos que lhe levaram a produzir o trabalho. Deu-se, em seguida, a sessão de autógrafos, logo acompanhada de salgados e refrigerantes.

Le Monde



O destino de Lula após o fim de seu mandato
Jean-Pierre Langellier
Lula e Dilma posam com o presidente da Coreia do Sul antes de reunião do G20, em Seul



Sete semanas. Mais sete semanas, somente sete semanas, antes de sair de cena. “Sei que um dia a ficha vai cair e aí vou ver que não sou mais o presidente”, suspirava recentemente, como em um lamento, Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto isso não acontece, o chefe de Estado brasileiro está bem decidido a saborear até a última gota sua última temporada no poder.
Um fim de reinado feliz, e já saudoso. Uma última volta pela cúpula do G20 para dizer adeus a seus pares. Uma popularidade no ápice. E a imensa satisfação por ter conseguido eleger sua candidata, a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que o acompanha em Seul.
E depois? Será que Lula já sabe o que o espera a partir de 1º de janeiro de 2011? Será que ele realmente conhece e admite seus desejos? Aproveitar os pequenos prazeres da vida? Sem dúvida. “Vou querer tomar um banho de mar”, previa em junho passado, “beber uma cervejinha sem que ninguém me importune e diga que o presidente está bebendo. Um filho de Deus tem o direito de beber uma cervejinha gelada na praia. E de comer um caranguejinho.”
Claro. Mas e em seguida? Mal conseguimos imaginar Lula, com boa saúde aos 65 anos, e no auge de sua glória, dividindo seu tempo de bermuda entre banhos de sol à beira do mar e churrascos com amigos no terraço de seu apartamento em São Bernardo do Campo, São Paulo. Fiquemos tranquilos, ele também não.
Ele avisou: “Não vou desaparecer da sociedade de uma hora para outra”. A vantagem de um político sobre um esportista, diz, é que ele pode durar muito tempo, desde que tenha saúde: “Um político pode envelhecer permanecendo competente, inteligente e sábio”. Não é preciso mencionar nomes.
“Não vou parar. A política está no meu sangue.” Lula dá a entender que ele seria tolo de não investir, a serviço de suas ideias, o precioso capital de prestígio e de simpatia do qual goza no Brasil e no exterior.
Ele quer “lutar como um leão” para fazer passar por uma Assembleia constituinte uma reforma que “moralize” a política, instaure o financiamento público dos partidos e introduza o sistema de listas nas eleições legislativas, federais e locais.
Uma reforma emperrada por falta de consenso no Parlamento. Ele gostaria que aderissem a sua causa seus quatro antecessores: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
Como este último, Lula criará em São Paulo uma fundação com seu nome. Esse instituto difundirá na África e na América Latina as políticas sociais, agrícolas e energéticas conduzidas no Brasil. Então Lula percorrerá o mundo, algo que ele adora. No caminho, receberá mais de 30 títulos de doutor honoris causa que lhe foram conferidos em várias partes do mundo durante sua presidência.
Atribuíram a Lula ambições mais altas: dirigir uma organização mundial ou se tornar secretário-geral da ONU. O Banco Mundial? “Não tenho cabeça de banqueiro”, responde. Exato. Nem o estilo.
A ONU? Teria ele falado a respeito, sem sucesso, ao atual titular do posto, o sul-coreano Ban Ki-moon, provável candidato à sua própria sucessão? De qualquer forma, suas chances eram pequenas. Seu flerte com o Irã desagradou muito a Europa e os Estados Unidos. Além disso, seria ele feito para esse tipo de cargo, que costuma ser reservado a um diplomata de carreira? Como ele mesmo disse, com um toque de desdém: “Essa função deve ser ocupada por um burocrata. Não convém a uma personalidade forte”.
No Brasil, alguns desconfiam que Lula quer ser uma eminência parda junto à futura presidente, e se tornar “um poder atrás do trono”. Ele já lhes respondeu: “Minha filosofia é simples: o rei está morto, viva o rei!”. Viva a rainha, no caso. E diz ainda: “O melhor serviço que um ex-presidente pode prestar a seu sucessor é deixa-lo trabalhar”.
Logo na noite de sua vitória, em 31 de outubro, Dilma se antecipou a Lula: “Eu baterei à sua porta e estou certa de que a encontrarei sempre aberta”. Resposta do interessado: “Um ex-presidente pode sempre ajudar, dar um conselho se lhe pedirem”. Em agosto, Lula havia ido um pouco mais longe: “Se eu vir algo errado, pegarei o telefone e lhe direi: ‘Minha filha, pode fazer aquilo que não consegui fazer’.”
Hoje, Lula resume seu futuro em uma metáfora futebolística, algo que ele domina: “Dilma vai compor um governo com a sua cara. Ela selecionará o time que quiser ver jogando em campo. A bola está do seu lado. Eu estarei na arquibancada, usando minha camisa de torcedor, e batendo palma”.
E o que acontecerá em 2014, ano da Copa do Mundo de futebol no Brasil e da próxima eleição presidencial? Pedirá ele a Dilma que fique de lado para deixa-lo disputar um terceiro mandato, ao qual terá direito? “É uma tolice. Além disso, será que ainda estarei vivo? Se a Dilma governar durante quatro anos como ela sabe fazer, ela é que se candidatará. Antes mesmo de sonhar em voltar um dia ao poder, preciso contar até um milhão”.

Aviso !

Olá!
Segue l a programamção de DUAS MOSTRAS IMPERDÍVEIS!!! Sábado e domingo, às 14h é a vez de um Panorama do Cinema de Animação Cearense e de 13 até o dia 17, às 19h, teremos uma Mostra de Cinema Cearense Contemporâneo.

Forte abraço!
Elvis Pinheiro

A volta, em círculo - Por Socorro Moreira


Era um grupo de 21 rapazes e 2 moças, em treinamento para funções gerenciais. Sara sabia das suas possibilidades profissionais, e dos seus encantos femininos. Perpassou o olhar, e logo sentiu a fria indiferença, em um deles.Naquela frieza ela se protegeria de qualquer tipo de envolvimento.
Foram quase dois meses de convivência diária.Rui permanecia distante, sisudo, e nenhuma atenção especial fragilizava o seu coração. Era próximo de todos, menos de Sara. Todos passaram naturalmente a respeitar aquele caso sem correspondência.E nada aconteceu de emocionante, a não ser a divisão do grupo, quando explodiu uma situação de greve sindical, e não houve adesão unânime.
O grupo parecia amigo, e ao mesmo tempo competitivo. A ambição profissional descartava aproximações afetivas.No final todos foram nomeados, e tomaram seu rumo, assumindo novas responsabilidades.
Dois anos depois, o telefone tocou. Era Rui.
-Precisamos nos encontrar. Você virou uma obsessão na minha vida. Naquela época eu estava casado, e com a minha esposa em estado terminal de câncer.Não me senti livre para viver as alegrias da sua companhia.E agora, podemos nos encontrar?
Sara fez uma daquelas viagens loucas de pegar ónibus e voos, até chegar ao lugar do encontro.
Ele estava em terra.Por um instante, houve um carinhoso reconhecimento do desejo recíproco.Depois o bloqueio estranho, entre dois desconhecidos.Beijos e abraços, no teste das afinidades. Podiam ser apenas bons amigos!
A vida sempre volta para os pontilhados, numa chance de completude das experiências que desejamos, ou que estão no nosso destino.
E não adianta fugir. Pular etapas é encompridar ou complicar o caminho da volta. Volta resolvida, sem pendências abstraídas.
Recebemos a força maior para acatar os nossos desígnios, o que nos faz cumprir a nossa missão de vida.
O amor é um grande aliado, para que tudo tenha um final pacifico, ou até feliz.
A vida tem a solução quando mostra a dificuldade.Precisamos confiar em nós mesmos, e na fonte dos altos.
Tudo está na mais perfeita ordem, quando a lucidez nos presenteia com o entendimento, livrando-nos dos medos, culpas, e substituindo-os pela esperança, amadurecimento, e autoconfiança.
E a vida vai passando...Nunca em brancas nuvens.Mas como um vento ou riacho que cantam baixinho, e movimentam as flores que estão plantadas. 

socorro moreira

Atenção caricaturenses !




"Cariricaturas em prosa e verso"- Edição Especial


O livro não implicará em qualquer ónus para os seus escritores.

Com o intuito de uniformizar as postagens , disponibilizaremos espaço para 2 textos de cada autor , mais release e fotografia.
Autores convidados: todos os nossos colaboradores !

Faremos uma tiragem correspondente a 5 livros para cada escritor.

Agradecemos a atenção, e contamos com o apoio geral.


Os textos deverão ser enviados para o e-mail de Stella ,até no máximo, 10 de Dezembro de 2010. A fase de revisão terá tempo indefinido.

- stelasiebra@yahoo.com.br


Abraços do Cariricaturas.

Sertão - Por Everardo Norões - Foto de pachelly Jamacaru




As nuvens são baixas,

mas alto é o céu.

O que parece passar,

permanece.



O verde, no cinza

se descobre.

A luz,

da escuridão se tece.



O verbo afia,

a faca desafia:

no oculto de mim,

tudo é Sertão.


Liberdade - Por Rosa Guerrera



Hoje eu vou rotular de liberdade o meu dia...
Rasgar todos os compromissos
E sem identidade na bolsa
Vou voar deitada numa folha imaginária!

Hoje eu quero ficar de bem com a vida!
Parar de questionar coisas que nunca entendi.
Deixar a velha mania de sofrer com as falhas humanas
E esquecer de chorar maldades e calúnias recebidas.

Hoje, vestida nessa liberdade
Eu vou “zoar” das trapaças do mundo
Cantando uma seleção de músicas “bregas”
Completamente absorta às opiniões alheias.

Hoje eu estou de bem com a vida
E todos os semáforos estão me sinalizando
a estrada verde esperança !
E que ninguém tente interromper
essa liberdade de ser eu mesma!

Hoje eu entendi que perdi muito tempo
E que toda primavera veleja rápido
pelos mares do destino...

Hoje, eu tirei férias de mim mesma...
E decidi de uma vez por todas
Que nunca mais brigarei

De novo com a Vida!

rosa guerrera

Em Resposta a Socorro Moreira.-por Liduina Vilar.

Socorro é aquela escritora e poetisa que se torna sábia no que escreve e humilde ( sem se humilhar), quando necessário. É uma pessoa que considero ícone em experiência de vida, em mudanças, em amadurecimento, em sapiência. E um pilar como mãe,irmã, filha e amiga.
É chic em seus vestidos longos e a sua honestidade é exercitada com maestria todos os dias de sua vida. Quando resolve calar "no seu silêncio existe uma sabedoria profunda que as vezes ele se transforma na mais perfeita resposta" (Eu já comecei a praticar essa Ode).
É uma querida que admiro e quero muito bem. Faz tempo que nos conhecemos, mas voltamos a nos encontrar quando o Cariricaturas começou.Outra coisa é desprovida de qualquer má intenção para com as pessoas porque é autêntica.

Abraços carinhosos e obrigada mais uma vez, por delinear meu perfil com tanto carinho.
Meu ego está feliz: Liduina.

Curtas - IX - por Aloísio


Contrato
Contra ti? Diz.
Faço o distrato.

Qual a novidade ??? – José Nilton Mariano Saraiva

500 anos atrás, antes, mas muito antes da realização do primeiro turno das eleições presidenciais, quando o mundo literalmente desabou sobre a careca do espertalhão Ciro Gomes em razão da abdicação da candidatura à Presidência da República e transferência do seu domicílio eleitoral para São Paulo (a pedido do presidente Lula da Silva) para possivelmente candidatar-se ao cargo de Governador daquele rico Estado, já anunciávamos, aqui mesmo (vide postagem “Cada homem tem seu preço ???”), que o referido senhor não costumava dá murro em ponta de faca ou incursionar por terreno minado; que, partidário e adepto de primeira hora do famoso bloco do “eu sozinho” (lembremo-nos que toda a sua família está “empregada” na política), Ciro Gomes pouco estaria se lixando em termos de cobrança de coerência e firmeza ideológica, vide sua alegre e saltitante vida política pregressa: ARENA, PDS, PMDB, PSDB, PPS e PSB, agremiações que não têm nada a ver uma com a outra em termos de conteúdo programático e só serviram, isso sim, de trampolim para que pavimentasse sua sinuosa e pouco edificante estrada política.
Alertávamos ainda que, falastrão, esperto, perspicaz, calculista e matreiro, o senhor Ciro Gomes pouco estaria se importando com as pesadas críticas que lhe seriam endereçadas no tocante à questão do desgaste moral implícito em tal ato, porquanto, para renunciar à candidatura presidencial e agüentar calado todo o corrosivo desgaste que atravessara, por baixo do panos provavelmente já teria sido firmado, lá atrás, um conivente e conveniente “acordo de cavalheiros”, que lhe garantiria um ministério qualquer ou uma outra posição de destaque num futuro governo Dilma Rousseff (onde ele poderia abrigar todos os áulicos que o cercam e traficar influência).
Hoje, embora a presidente Dilma Rousseff sequer haja iniciado a formação da sua equipe de auxiliares, os principais jornais do país nos cientificam que mui provavelmente o senhor Ciro Gomes assumirá a presidência do poderoso BNDES.
Particularmente, como já há 500 anos supúnhamos, indagamos: qual a novidade ???

INSCREVAM-SE, INSCREVAM-SE... Concurso Zoomcariri

Inscrevam-se, últimos dias!

Perfil de um amigo - Por Socorro Moreira



Poeta insone
Coração desentendido
Olhos amorosos
Madruga nas estrelas
Seus  versos pulam e dançam
Com baratas e pernilongos
É nome de santo
Tem qualquer coisa de anjo
Asas emplumadas de rimas
Profana mente desmente:
Todo poeta é sozinho!