Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Aos Amigos Cariricaturenses














Receita de Natal

Façamos silêncio para receber o Menino
Cessem o tocar do sino e dos tambores
Cesse o canto coral das crianças
Calem-se as Mestras e as Dianas
Aquietem-se o Mateus e o Jaraguá.
Silêncio. O Menino vai chegar
Revelar-se Deus em nós.
Louvemos com nosso silêncio
Construindo um caminho para o encontro
Com o Deus Menino – Jesus – Fonte de toda Luz e de todo Bem.

Stela Siebra Brito

"Recusa", não; "Veto", sim - José Nilton Mariano Saraiva

Ciro Gomes, como se sabe, após “assombrar” o Brasil ao afirmar na TV que o tucano José Serra era o mais preparado para o exercício da Presidência da República, posteriormente, de forma humilhante, voltou às mesmíssimas emissoras televisivas para desdizer o que houvera dito no dia anterior e, ainda, recomendar o voto em Dilma Rousseff, o que lhe valeu um tremendo e corrosivo desgaste não só junto aos seus decepcionados adeptos, mas, também, de toda a população brasileira (alguns, mais possessivos, tacharam-no de mau caráter, venal, vira casaca, e por aí vai).
De sua parte, em troca do apoio recebido quando se sagrou a primeira mulher habilitada pelo voto popular a exercer a Presidência da República, Dilma Rousseff honrou e cumpriu o compromisso que houvera pactuado antes, muito antes da eleição presidencial, reservando, na cota do PSB, o Ministério da Integração Nacional para o senhor Ciro Gomes (que, após fazer “charminho”, lá da Europa mandou avisar que resolvera aceitar, SIM, conforme recado transmitido pelo irmão-governador e porta-voz, à equipe dilmista).
Crítico mordaz do fisiologismo desbragado do PMDB, mas, paradoxalmente, dono de uma trajetória política sinuosa, conflitante e desprovida de qualquer resquício de coerência político/ideológico/programática (já transitou pelos díspares ARENA, PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB), o que o nivela aos integrantes daquele partido (PMDB), Ciro Gomes é, na verdade, um recalcitrante partidário do... “bloco dos Ferreira Gomes sozinhos”.
Tanto é que, agora, os dirigentes do PSB, à frente Eduardo Campos, governador de Pernambuco, deram-lhe um basta, avisaram que ali era “final de linha” para suas peraltices, acabaram com o joguinho de bate-assopra e mostraram-lhe que o partido tem hierarquia e não se presta a servir de trampolim para aventureiros de plantão, ao exigirem o Ministério da Integração Nacional (da cota do PSB) para um (autentico) dos seus quadros, o ex-prefeito de Petrolina, Fernando Bezerra. Para Ciro Gomes, quando muito, a Secretaria de Portos (e olhe lá).
Ofendido e chateado por ter sido preterido pelo próprio partido, Ciro Gomes (que há houvera aceito, SIM, o Ministério da Integração Nacional), tratou de plantar junto à imprensa o factóide de que estava “recusando” o convite da presidente Dilma Rousseff para aquela função, porquanto seu objetivo mesmo era o Ministério da Saúde.
Puro papo furado, conversa fiada, história pra boi dormir, já que o Ministério da Saúde nunca lhe esteve disponível. Assim, que fique bem claro: Ciro Gomes não recusou, mas foi, SIM, vetado, para o Ministério da Integração Nacional, pelo comando do PSB. Que, aliás, ainda foi comprovadamente magnânimo ao permitir-lhe indicar alguém do seu adstrito círculo para a Secretaria de Portos (até então dirigida por um seu subordinado), e aonde ele abrigará a grande incógnita do governo, o desconhecido atual prefeito de Sobral.
Resumo da história ??? Como Aécio Neves mais dia menos dia abandonará o PSDB (já que não se bica com a dupla FHC/Serra) e fundará (ou abrigar-se-á) (n)uma nova agremiação partidária, Ciro Gomes (se antes não for expulso) também dará adeus ao PSB e tentará viabilizar-se como vice do mineiro, numa futura chapa pra concorrer à Presidência da República, em 2014.
Só que aí eles baterão de frente com Lula da Silva, um dos maiores presidentes que o Brasil já teve, que estará de volta nos braços do povo para mais oito anos de “aulas práticas” de como se desenvolver uma nação redistribuindo renda.

QUATRO QUADRAS AO GOSTO DE QUEM GOSTAR - por Ulisses Germano


I
Formigas possuem asas
Pra depois morar no chão
Os homens destroem casas
Pra construir espigão

  II
 A pessoa quando nasce
Fala antes de escrever
Só saí do meu impasse
Quando fui ler Piaget

III

Nosso saber sempre ensina
Que a vida está por um fio
Menina, doce menina
Cuidado com o elogio

 IV
Nosso amor tem tanto encanto
Muitas vezes dói na vista
Minha mãe que eu amo tanto
Não suporta vigarista

 Ulisses Germano
Crato, 22/12/2010
 

Programa COMPOSITORES DO BRASIL - Rádio Educadora do Cariri


“Menino Deus
Quando a flor do teu sexo
Abrir as pétalas para o universo
Então por um lapso se encontrar
Ligando os breus, dando sentido aos mundos
E aos corações sentimentos profundos
De terna alegria, no dia
Do menino Deus
No dia do menino Deus”
(Menino Deus, Caetano Veloso)

NATAL BRASILEIRO

Por Zé Nilton

Desde que o homem captou o som ouvindo a natureza, descobriu a estrutura matemática de suas combinações e inventou uma escala tonal com infinitas possibilidades de manifestar uma melodia, a música definitivamente marca os eventos da trajetória humana.

A música, dentre múltiplas serventia, parece despertar certa substância em nosso cérebro, quando nos lembramos de algo em que ela fora testemunha.

Os acontecimentos por que passamos não se repetem, ou melhor, a atmosfera da época e o clima do momento estão ausentes nos ciclos repetitivos de nossas vidas. No entanto, caso esses momentos tenham sido emoldurados pela música – ou por aquela música que embalou e marcou aquele momento, ao ouvi-la e juntá-la ao ocorrido, entramos na aura que decolou daquela ocasião e que agora emerge na nossa lembrança.

Só para entendermos melhor: outro dia, numa entrevista, o músico Tom Zé descreveu, com pureza de detalhes, o momento em que ouviu, pela primeira vez, a voz e o violão de João Gilberto interpretando “Chega de Saudade”. Seu semblante se transfigurava à medida que ia detalhando o local, o clima, as pessoas e tudo o que se encontrava à sua volta, enquanto desfrutava daquela ocasião mágica. Assim também ocorreu com toda uma geração de jovens compositores nos idos de 1959.

Parece que essa “sobredeterminação,” como uma imagem projetada num espelho – quando a música ajuda a tecer a ocasião - aguça o sentimento de (des)prazer quando lembramos.

Caso o leitor não concorde com minhas observações, remeto-o para a leitura de um livrinho (muito substancioso), do cratense Paulo Elpídio de Menezes, - “O Crato de meu tempo”, Fortaleza: edições UFC, 2ª. edição, 1985.

Nele o autor faz uma descrição histórica de nossa cidade nos fins do século XIX, levando em conta não o calendário histórico-linear, aquele em que se vai marcando os acontecimentos numa escala evolutiva. O autor se vale dos ciclos da vida, dos ciclos festivos como forma de construir suas rememorações, que terminam por revelar uma história (social) da cidade e de seu povo. Em todos esses eventos ele cita os folguedos, as músicas, as cantigas, as brincadeiras de rua, as serenatas e descreve as letras. Enfim, fala de sua infância e adolescência revividas em sua memória enriquecida pela trilha sonora que marcaram sua lembrança.

Então, o que seria do ser humano se não houvesse a música?

Acho mesmo que no Natal, assim como em outros ritos de passagem, e todos os ciclos festivos, a música ajuda muito a realçar as simbologias desses eventos.

No Brasil a música natalina é marcada pela diversidade de criação.

As cantigas dos autos de natal no Brasil são expressões da cultura local. Acredito ser a música de Natal uma manifestação musical extraordinariamente rica, porquanto ela acompanha sob diversos ritmos e tons, os temas dos ciclos natalinos que se realizam em diferentes subculturas.
Por aqui tudo foi perfeitamente assimilado pelos diversos grupos que ensejaram a (des)ocupação paulatina do nosso território. No plano da música, os instrumentos, as danças, as cantigas, muitos ritmos, os autos, as coreografias etc. transplantadas por populações misturadas de todas as partes do mundo, foram acolhidas e até ressignificadas para permitirem sua continuidade no tempo...

Esse será o tema de hoje do Programa COMPOSITORES DO BRASIL.
Vamos falar um pouco das músicas do natal brasileiro, de seus compositores e cantores. Lembrando da compositora Chiquinha Gonzaga, nascida em 1847, e que aos 11 anos de idade, em uma festa de Natal no lar, apresentou, com letra de seu irmão, sua primeira composição, uma música natalina: “Canção dos Pastores”.

Na sequencia:

UM NATAL BRASILEIRO, de Ivan Lins com Ivan Lins
FELIZ NATAL, de Martinho da Vila com Martinho da Vila
PRESENTE DE NATAL de Francisco Alves com Francisco Alves
ENTRADA DO BOI DE REIS, Colhido por Toinho Alves
NATAL TODO DIA, de Maauricio Gaetani, com Roupa nova
MENINO JESUS DE PRAGA, de Jorge Ben Jor, com Jorge Ben Jor
MENINO DEUS, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, Clara Nunes
MENINO JESUS, de Geraldo Rocco, com Almir Sater
BOAS FESTAS, DE Assis VAlente, com Ná Ozzetti.
VÉSPERA DE NATAL, de Adorina Barbosa, com Demonios da Garoa
MENINO DEUS, de Caetano Veloso, com Caetano Veloso
NATAL DAS CRIANÇAS DE Belcaute, com Carequinha
CRÔNICA DO NATAL CAIPIRA, de Aldemar Paiva, com Rolando Brodrin

Quem ouvir, verá!

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri (www.radioeducaroradocariri.com)
Telefone88) 3523-2705
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga

Mensagem de Natal de José Newton e Ruth



Um Feliz Natal e um Abençoado Ano Novo são nossos votos para todos os amigos do Cariricaturas e seus familiares.

José Newton e Ruth

Correio Musical

Amor digital - Do amigo secreto



Até hoje fico tonto
Leso liso volto
Rico fico de delícia
Sentido olfato
Tato seu cheiro
Quente doce
Pimenta suave
Ardente amor!!

Quanto tempo que lhe procuro
Encontro em meu pensamento

Que bom!!
Que bem!!
Um abraço no futuro nos dirá
Que somos amigos
E queridos!!

E tem algo que não diremos!!

A sua poesia brilha na minha vida!





conclusão

quando chega a hora do poema
os ruídos das palavras: sinais
sons curvas deixas madrepérolas
filigranas que ninguém decifra
com olhos de águia na água fria
derramada sobre os pés
cansados de espinhos

não querer significado
mas palavras por onde se perde
o sentido do momento
e se banha com magia
números do calendário
tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac
e a hora não passa entre os dedos
os dentes não trituram
as vísceras do tempo
o tempo cheirando a jasmin

a melhor maneira de limpar-se
do poema
deixá-lo em paz
ainda que a paz não seja

Mensagem de Natal- Por Rosa Guerrera

Música !

Lágrima - Por Cacá Araújo

LÁGRIMA


Por que não chega

A raiva, o ódio e a rebeldia

Deste amor profano?

E eu beberei até o sol sair

Me tostar as faces


Por que não chega

A fome e a falsa coragem

de gritar, subir, pular

Cair d'um edifício?

E acabarei co'a dor

Morrendo em teu louvor


Por que tu não não vens de noiva?

Pra me afogar na cama

Pra me acender o corpo

E amar, correr, suar

Melar, gemer, urrar

E só sair de dentro

Quando o amor se destruir

Se o amor se destruir

Fugir, morrer, saltar

Pela janela


Por que não chega

A decisão, o sim, o não

A flor, a faca?

Pra me mostrar o brilho, se for

Ou a escuridão



Cacá Araújo
Crato-Cariri-Ceará-Brasil

Pensamento para o Dia 22/12/2010


Pensamento para o Dia 22/12/2010
“As pessoas experimentam desespero e derrota por conta da indisciplina e da instabilidade dos sentidos. Esse é o resultado da incapacidade de controlar e orientar a inteligência e a mente! Os desejos conflitantes infectando a mente devem ser controlados e eliminados. Mergulhe a mente rebelde, que se esquiva em todas as direções, na contemplação do Nome do Senhor; o efeito será como concentrar os raios do sol através de uma lupa. Os raios espalhados desenvolvem o poder de uma chama que queima e consome. Do mesmo modo, quando as ondas de intelecto e dos sentimentos da mente tornarem-se unidirecionados através da lente convergente do Atma, eles manifestam-se como o Divino Esplendor Universal que pode queimar o mal e iluminar a alegria. Todo mundo é capaz de obter sucesso na sua profissão ou ocupação somente através de uma atenção unifocada. Mesmo a mais insignificante das tarefas necessita da qualidade da concentração para sua realização. Assim, mesmo os problemas mais difíceis submetem-se ao esforço inabalável.”
Sathya Sai Baba

CORREIO MUSICAL



Nobreza
Djavan
Composição: Djavan

Nossa velha amizade nasceu
De uma luz que acendeu
Aos olhos de abril
Com cuidado e espanto eu te olhei
No entanto você sorriu

Concedendo-me a graça de ver
Talhado em você a nobreza de frente
O amor se desnudando
No meio de tanta gente

Um doce descascado pra mim
Eu guardo pro fim
Pra comer demorado
Uma grande amizade é assim
Dois homens apaixonados

E sentir a alegria de ver
A mão do prazer acenando pra gente
O amor crescendo enfim
Como capim pros meus dentes

Cariricaturas II- Do Blog ao Papel




Dedicatória : individual e facultativa
Prefácio de José Flávio Vieira
Orelha : José do Vale Feitosa
Capa: foto de Pachelly Jamacaru

-Sem ônus para os escritores.
-Número de textos por autor : 2 + release + fotografia
-Reciprocidade : 5 livros para cada autor.

-Fase de revisão : o tempo necessário .
- e-mails para contatos :
stelasiebra@yahoo.com.br e moreirasocorro757@gmail.com

Lista de adesões fechada em 16.12.2010

1.aloísio paulo
2.assis lima
3.domingos barroso
4.pachelly jamacaru
5.edmar cordeiro
6.josé carlos brandão
7.carlos esmeraldo
8.magali figueiredo
9.liduina belchior
10.geraldo urano
11.josé do vale
12.lupeu lacerda
13.socorro moreira
14.joão marni
15.jose nilton mariano
16.marcos barreto
17.marcos leonel
18.rosa guerrera
19.vera barbosa
20.rejane gonçalves
21.pedro esmeraldo
22.ulisses germano
23.stella siebra
24.josé flávio
25.everardo norões
26.abidoral jamacaru
27.joão nicodemos
28.joaquim pinheiro
29.isabella pinheiro
30.edilma rocha
31.luis eduardo
32.wilton dedê
33.chagas
34.emerson monteiro
35.luis carlos salatiel
37.roberto jamacaru
38. sônia lessa
39.bernardo melgaço
40.tetê barreto
41.manoel severo
42.nilo sérgio
43.cristina diogo

Acompanhem as etapas do processo !

Por acaso- Por Socorro Moreira




Uma noite enluarada dos anos 79.
Mara, cabelo cor-de-fogo.
"Imagem extasiante", disse o cara .
Olhares cruzados
Uma escola de samba no coração
De um, de dois... Acho!
O destino não conhece o descaso
Descaso é humano, personal.
O tempo passa
A impressão primeira prevalece
Aí tem coisa
Tem amor verde em folha
Tem paisagem pintada e repintada
Tem uma tela em branco
Clamando tinta e pincel
Tem um amor esperando deitado
Alguém chegará
Na corrida do vento
Cabelos se destrançarão
Ou não.
Um amor de palavras
Tem doçura nas letras
Tem vontade de viver
Uma frase inteira!




Puccini




Giacomo Puccini (Lucca, 22 de dezembro de 1858 — Bruxelas, 29 de novembro de 1924) foi um compositor italiano de óperas. Dentre os compositores com óperas mais populares, é o mais recente.

Normando x Nicodemos



"Tocando Tenor"
téc. Nankin e lápis s/papel.

Acompanho religiosamente o blog de Normando construído por Nicodemos.
As últimas postagens são irresistíveis. Desenhos feitos por Normando do amigo Nicodemos.(Confiram!)
Impossível negar minhas notas de saudades e nostalgia. Tive vários desenhos feitos por Normando, estragados por uma tesoura de um bruxo mau e ciumento.
Naquele dia liguei pra Normando aos prantos e ele soltou uma gargalhada e disse-me: " bobinha , eu faço outros !"

Aqueles desenhos eram únicos, mas naquele momento confortou-me uma promessa que o tempo não realizou.
Valorizar o presente... Ele é irrepetível.
Aceitar as perdas... São inevitáveis.
Normando desenhou na minha vida um lindo painel de festas, alegrias, humanismo e solidariedade. Não é fácill viver sem a presença de um grande amigo.
Que exista um outro plano, onde todos se reencontrem... É um alento !

Socorro Moreira
Desenho de José Normando Rodrigues

A despedida do amor- Por Martha medeiros




Existem duas dores de amor:
A primeira é quando a relação termina e a gente, seguindo amando, tem que se acostumar com a ausência do outro, com a sensação de perda, de rejeição e com a falta de perspectiva, já que ainda estamos tão embrulhados na dor que não conseguimos ver luz no fim do túnel.

A segunda dor é quando começamos a vislumbrar a luz no fim do túnel.

A mais dilacerante é a dor física da falta de beijos e abraços, a dor de virar desimportante para o ser amado. Mas, quando esta dor passa, começamos um outro ritual de despedida: a dor de abandonar o amor que sentíamos. A dor de esvaziar o coração, de remover a saudade, de ficar livre, sem sentimento especial por aquela pessoa. Dói também...

Na verdade, ficamos apegados ao amor tanto quanto à pessoa que o gerou. Muitas pessoas reclamam por não conseguir se desprender de alguém. É que, sem se darem conta, não querem se desprender. Aquele amor, mesmo não retribuído, tornou-se um souvenir, lembrança de uma época bonita que foi vivida... Passou a ser um bem de valor inestimável, é uma sensação à qual a gente se apega. Faz parte de nós. Queremos, lógicamente, voltar a ser alegres e disponíveis, mas para isso é preciso abrir mão de algo que nos foi caro por muito tempo, que de certa maneira entranhou-se na gente, e que só com muito esforço é possível alforriar.

É uma dor mais amena, quase imperceptível. Talvez, por isso, costuma durar mais do que a "dor-de-cotovelo" propriamente dita. É uma dor que nos confunde. Parece ser aquela mesma dor primeira, mas já é outra. A pessoa que nos deixou já não nos interessa mais, mas interessa o amor que sentíamos por ela, aquele amor que nos justificava como seres humanos, que nos colocava dentro das estatísticas: "Eu amo, logo existo".

Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo. É o arremate de uma história que terminou, externamente, sem nossa concordância, mas que precisa também sair de dentro da gente...

E só então a gente poderá amar, de novo.

Salada de Bacalhau


* Ingredientes
* 1 kg de bacalhau cozido e desfiado
* 2 kg de batata cozida em cubos
* 1 lata de ervilha escorrida
* 200 g de azeitonas picadas
* 1 cebola picadinha
* Azeite
* Cheiro verde a vontade
* 500 g de mussarela ralada
.
* Modo de Preparo

1. Cozinhe a batata em cubos, depois escorre e coloque em uma travessa
2. Cozinhe o bacalhau e desfie
3. Doure a cebola no azeite e refogue rapidamente o bacalhau já desfiado
4. Misture com a batata, acrescente a ervilha, azeitona, cheiro verde picadinho, e a mussarela, misture tudo
5. Leve ao forno até começar a dourar
6. Retire e sirva

Bolo de Natal




Ingredientes

6 ovos
2 xícaras de açucar
1/2 colher de óleo de milho
2 xícaras de farinha
1/2 xícara de amido de milho
4 colheres de sopa de achocolatado
1 colher de fermento em pó
2 caixinhas de morango
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 canela em pau
3 cravos da índia
1 xícara de água
1 xícara de açucar
500 gramas de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite
1 colher de mel de laranjeira
1 colher de essência de conhaque
1 xícara de leite
1 litro de chantily
Modo de Preparo

bata no liquidificador os ovos,o açucar,e o óleo, apor 1 minuto,acrescente a farinha de trigo, o leite, o amido de milho, o achocolatado, desligue o liquidificador, e acrescente o fermento em pó. recheio 1 pique os morangos, em cinco,coloque o açucar,a água,os cravos, a canela, misture bem, deixe marinar na geladeira 30 minutos,retire os cravos e a canela, separe a calda do morango, acrescente nos morangos o leite condensado e o creme de leite, reserve recheio 2 derreta o chcolate ao leite,junte o creme de leite,o mel e a essência de conhaque. bata o chantily montagem corte o bolo ao meio camada trufa,morangos,e chantily,cubra o bolo com o restante do chantily,mergulhe alguns morangos no chocolate, e decore em cima do bolo.

Capricórnio: 22 de Dezembro à 20 de Janeiro





Aspectos sentimentais do signo Capricórnio

:: Graziella Marraccini ::


Capricórnio é um signo de Terra, Cardeal, governado pelo planeta Saturno. Como os outros signos de Terra, Capricórnio é ligado aos bens materiais e a todas as coisas terrenas. Na terra ele simboliza a própria Terra, os lugares elevados, as montanhas, e os lugares isolados e inacessíveis. Sendo muito prático, como os outros signos do mesmo elementos, o capricorniano ‘não dá um ponto sem nó’, no sentido que ele ambiciona sempre alguma coisa em troca do que faz.

O símbolo do capricórnio é uma figura ‘meio bode e meio peixe’, o que mostra a ambivalência deste signo, que é a evolução da vida na Água (seu oposto é o signo de Câncer) para subir na Terra. No simbolismo antigo, a cauda do Capricórnio lembra também uma serpente, que é uma das mais antigas representações da sabedoria instintiva, sabedoria da própria terra. Ao mesmo tempo, o seu lado peixe, conhece as profundezas do mar, ou seja, as profundezas da psique e das emoções humanas. Este cabrito montês, trabalhador incansável, perseverante, astuto e ambicioso, é antes de tudo um grande caçador de mistério. Ele consegue controlar com astúcia os meandros da natureza humana, sejam eles interiores e exteriores.

Ele é sem dúvida mestre em guardar segredos. E isto diz respeito aos próprios sentimentos também. Talvez haja ali uma dificuldade de traduzir ‘em miúdos’ algo que não é facilmente controlável, de forma que ao falar de sentimentos, ele precisa saber bem onde põe os pés (ou as patas!).

Ele é muito realista e não fará nada por impulso. O objetivo do capricorniano é sempre o de colocar os pés sobre algo concreto, ‘muito concreto’, portanto fará escolhas razoáveis e seguras. O romance não é para ele. O mito do Deus Saturno nos diz algo sobre este signo. Saturno é um dos Titãs, os deuses da Terra, filhos de Gaia, a Grande Deusa Mãe. Saturno é Kronos na Mitologia Grega, Deus do Tempo, que veio aprisionar seus filhos na cadeia das reincarnações. Do mesmo modo o capricorniano aprisiona a si próprio dentro de muros de trabalho, dever e ambição e passa muito tempo de sua vida somente acumulando responsabilidades e... dinheiro. Em detrimento, as vezes da sua vida sentimental. Porém, ele também aspira o lado espiritual da vida, mas ele irá, também neste campo, tentar alcançar o topo e buscará o autocontrole, a vontade, a estabilidade interiores que o associam à figura do Pai.

O Homem de Capricórnio

Quando jovem, o homem de Capricórnio pode parecer um pequeno cabrito sem rumo, às vezes assoberbado por tantas responsabilidades e poderá parecer até bastante inseguro, especialmente do ponto de vista sentimental. Tendo uma meta terrena para atingir, ele deixa de lado os seus próprios sentimentos e vai seguindo firmemente o caminho traçado pela ‘tradição’. Ele segue o caminho dos antepassados, com passos firmes e tem uma maneira peculiar de demostrar o seu amor. Dificilmente ele dirá "Querida, eu te amo!", naquele tom romântico e meloso dos signos de água. Mas ele demostrará seu amor compartilhando com você seus projetos e construindo com você um futuro firme e garantido. Ele fará seu papel de pai e marido de forma firme e segura, o que é um comportamento tipicamente masculino. O papel da mulher de um capricorniano deverá portanto ser essencialmente feminino. Se ele é o Grande Pai ela deverá ser a Grande Mãe e deverá desempenhar seu papel, dando-lhe, principalmente, filhos... homens! Sim, porque para ele o mundo é masculino e, mesmo respeitando o lado feminino da vida, ele está convencido da supremacia que o universo masculino tem sobre o feminino. O mais difícil nestes relacionamentos, é que esta figura paterna acabe se tornando um pouco tirana, e neste caso a mulher que estará ao lado de um capricorniano não poderá se mostrar mais competente e forte do que ele, pois isto retiraria sua autoridade. A não ser que esta competência seja num campo ‘estritamente feminino’, é claro!

O capricorniano típico é seguro, e se compromete somente se é "para toda a vida". Porém não tente modificá-lo, aceite-o como ele é, e você terá um companheiro seguro e confiável para a vida toda.

A Mulher de Capricórnio

Apesar do mito do Capricórnio ser ligado à figura do Grande Pai, a mulher de Capricórnio não é masculinizada. Muitas vezes elas assumem muito cedo as rédeas de sua vida, e não raramente também aquelas de outros familiares. Mas esta mulher, apesar de forte e segura, possui uma certa dose de feminilidade, de sensibilidade, que tem dificuldade de se expressar abertamente. Sempre bem-vestida e bonita, ela nunca será espalhafatosa mas terá um certo charme, um certo ar de mistério, que consegue ser muito atraente para certos homens. Normalmente a mulher de Capricórnio dará muita importância à sua carreira, mas também poderá ser uma amante e uma esposa dedicada, que ajudará o marido em sua própria carreira, com seus conselhos e seu senso prático, manipulando-o de forma astuciosa para conseguir obter aquele resultado que ela deseja. Como mãe também ela pode ser manipuladora, porque é instintivo nela exercer o poder do comando e o seu desejo de realizar algo é tão forte que, se ela não trabalhar fora, se realizará através dos filhos e do marido.

Acredito que a mulher de Capricórnio deva tentar buscar dentro dela o seu lado feminino escondido, o seu lado Câncer, o seu lado Água. Desta forma ela se tornará mais feminina e terá menos decepções amorosas. Sim, porque a Capricorniana se decepciona facilmente e se queixa muito do fato que os homens não lhe oferecem a necessária ‘segurança’. Isto está ligado ao mito do ‘Pai’ que elas trazem dentro de si. E se esta figura paterna não for bem resolvida, terão problemas nos relacionamentos e se decepcionarão sempre com os homens que considerarão ‘mais fracos’. Com o tempo, elas poderão no entanto desenvolver o seu lado mais caloroso e acolhedor e se tornarem muito sábias.

Capricórnio e o amor

Como já falei, o capricorniano típico não lida bem com sentimentos, que ele considera ‘pouco seguros’. Como ele gosta de pisar em terra firme, buscará relacionamentos estáveis e bem do tipo ‘tradicional’, e aos poucos construirá os alicerces firmes para a sua ascensão social. Não existe pessoa mais segura para companheira do que uma pessoa de capricórnio! No entanto, se você busca emoções, novidades, surpresas, enfim, uma vida cheia de ‘fogo de artifícios’ fique longe dele. Ele lhe oferecerá segurança, conforto material, uma boa posição social, mas nunca grandes surpresas e noitadas loucas! O amor do capricorniano é demostrado no dia à dia, naquilo que ele oferece ao seu companheiro para dar-lhe estabilidade e firmeza. E isto não é pouco, não é?

Os Signos Relacionados:

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Naturalmente, os signos de Terra se intendem bem entre eles, e por isto o Capricorniano se sentirá ‘na sua praia’ tendo companheiro alguém de Touro ou de Virgem. O relacionamento será duradouro e seguro, mas poderá faltar-lhe o estímulo e o romance, poderá ser carente de emoções.

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Com os signos de Água o relacionamento pode até ser bastante proveitoso, já que estes trazem com eles os sentimentos e as emoções profundas. O elemento Água se mistura bem com o elemento Terra. No entanto, estes signos emotivos podem se sentir permanentemente frustrados se buscarem os suspiros e os sussurros que eles tanto buscam. Não há lugar para muito romance no dia à dia do capricorniano.

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário

O capricórnio pode se relacionar de forma agradável com os signos de fogo, mas ele terá tendência a ‘endurecer’ aos poucos por não aguentar o eterno corre corre dos nativos de fogo, sempre em busca de novas aventuras. O enrijecimento do relacionamento é devido à ação do Fogo sobre a Terra. Para que o todo seja harmônico os dois signos precisam acrescentar um pouco do elemento Água.

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Naturalmente o elemento Ar é volátil demais para o prático capricorniano, e ele terá muita dificuldade de se relacionar com os signos deste elemento. No entanto ele poderá ser o elemento neutralizador, mesmo se os dois não tem a tendência natural a se misturarem. O bom relacionamento vai depender mais da tolerância do que do entendimento de cada um.

INCOMPLETUDE - por Ulisses Germano


Sonetos:
poesia
amarrada
na
convenção
 versos 
escritos
na
 parede
da
prisão


Mas se o verbo teimar e exercitar
O treino das palavras sem sentido
É porque a fera do amor corrompido
Matou a esperança de acreditar

Mas nada na vida em vão  permanece
No luzir das trevas incandencentes
Coração puro espalha sementes
No chão do amor menino que floresce 

Incompletude!
Sonetos são esqueletos

Volto
livre das amarras
ao verso livre
que me apetece

 O que não tem nenhum jeito
Jeito tá dado, ora bolas!
Quem achar um ser perfeito
Achará caraminholas

Dedicado ao poeta Chacal - "pimenta do planeta".
"Para o mundo acadêmico, sou um poeta descartável, de poucos recursos e baixo repertório. Para o mundo pop, um poeta, um intelectual, um crânio. E todos eles têm razão. Menos eu. Menos eu."
(Uma história à margem - 7 Letras - Chacal)