Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Felicitações - Por José de Arimatéa dos Santos

Chegamos a mais um final de ano. Devemos sempre agradecer a nossa saúde e a nossa disposição para a labuta diária de todo dia. O cansaço do trabalho é reparador, pois pelo nosso trabalho muita gente consegue progredir e ter um futuro brilhante. Eu procuro trabalhar direitinho para que outros não encham meu saco com alguma falha minha. Sei que ninguém é perfeito, mas não gosto de pessoas que só vêm o lado negativo das coisas. Corro desse povo. Prefiro os que pensam para frente e de maneira positiva em tudo. Pensar positivo não é tão bom? Vejo que quando fazemos nossas tarefas diárias, sejam no trabalho ou no nosso lar, descansamos melhor ao final do dia. Acordamos logo cedo, pela manhã, com outra disposição. E esse outro dia representa um novo renascer em nossa vida.
E já que chegamos ao fim desse ano que continuemos na mesma batida. Pensamento positivo em tudo. Sentimentos de melhora para nós e para nossos semelhantes. Tenho bons sentimentos até para aqueles que não gosto. Quero que eles também consigam progredir na vida. Eu só uma pessoa que quando desgosto de alguém dificilmente volto até falar com essa pessoa. Não tenho ódio, fico só na reserva em relação a essa criatura. Esse é meu jeito. Ah! Mas deixa isso pra lá, pois o que interessa é a vontade e a disposição para mais trabalho e para mais lazer em 2011. É assim que a vida prossegue e que tenhamos mais amor, paz, solidariedade e justiça para todos nós. Bens materiais todos nós queremos e aspiramos, mas que lutemos também por nossas convicções e ideiais. Por que não mais amizade, mais amor, mais companheirismo e o principal, mais paz para o mundo? O ano novo se aproxima e que os abraços e felicitações tão comuns nesses dias, sejam perenes e durante todo o 2011. O bom dia, boa tarde e boa noite para todos durante o ano todo. Assim, todos nós poderemos fazer um mundo diferente. Não podemos esquecer de reforçar cada vez mais os nossos laços de amizade com os nossos semelhantes. Grandioso 2011 para todos nós e que nossos sonhos sejam realizados. Se não 100% uns 99,99%. Está bom! Paz!

87,0% - José Nilton Mariano Saraiva

Se – apavorados com a possível tonitruante repercussão negativa – a “tucanalhada” jamais aceitou comparar os números dos indicadores econômico-sociais do governo Lula da Silva com os do famigerado governo FHC, agora, então, devem se encontrar profundamente deprimidos e aparvalhados com a mais recente pesquisa: ao final de oito anos de mandato (que desgastam qualquer um) , o presidente Lula da Silva é avaliado por seus conterrâneos como o chefe de estado mais popular do mundo, atingindo o incrível índice de 87,0% (OITENTA E SETE POR CENTO) de aprovação, mesmo depois das imprevisíveis “tsunamis” da vida.
Convém lembrar, só pra refrescar a memória dos adeptos do “príncipe dos sociólogos” que, em igual período (só que de destruição e desgoverno, deixando-nos uma herança maldita) FHC levou o Brasil ao fundo do poço (quebramos três vezes e três vezes tivemos que, de pires na mão, recorrer ao famigerado FMI a fim de conseguir “money” para saldar os compromissos firmados), daí ter obtido magérrimos e humilhantes 26,0% (VINTE E SEIS POR CENTO) de aprovação popular (uma “diferençazinha” de incríveis e humilhantes 61,0%, entre os dois governos).
A diferença básica entre o “nobre” (FHC) e o “plebeu” (Lula da Silva), foi que, enquanto FHC governou para as “(z)elite”, concentrando renda, claramente beneficiando uns poucos e, consequentemente, aumentando o fosso entre os diferentes segmentos da população, Lula da Silva desde o início optou pelo apoio aos pobres e desvalidos, redistribuindo renda e reinserindo-os na sociedade, diminuindo a pobreza e a miséria através de programas sociais sólida e consistentemente estratificados (foram dezenas de milhões que se deslocaram da classe D para a classe C, da C para a B, e por aí vai).
No front externo, o Brasil hoje é reconhecido mundialmente como uma potência emergente (e com a exploração do pré-sal vamos chegar lá, sim), enquanto o próprio Lula da Silva se firmou como um dos grandes estadistas do mundo, a ponto de ser consultado em ocasiões de conflito e dúvidas entre nações.
O reconhecimento da população deu-se da forma mais simplória possível: elegeu, com sobras, a candidata “fabricada” (segundo a “tucanalhada”) por Lula da Silva, Dilma Rousseff (na verdade, o “braço-direito” de Lula da Silva no seu governo), porquanto compromissada com a continuidade, com o apoio aos menos favorecidos, com a reinserção social de milhões de abandonados por FHC (tanto que parte da equipe de Lula da Silva continua com ela).
Primeira mulher a governar um país de dimensões continentais e que flerta com o "crachá" de potencia mundial, Dilma, se fizer o que o seu "mestre" fez,
já estará de bom tamanho.
Mas há espaço prá mais, muito mais. E a mulher já provou que é competente.

Ensino da Música em Crato-Ce- por Kaika Luiz

Aqui na cidade de Crato, sul do Ceará, além de diversos professores particulares, temos também várias escolas de música, entre elas podemos destacar: SOLIBEL - Sociedade Lírica do Belmonte, um projeto do Padre Ágio Augusto Moreira que já tem mais de 50 anos e que ensina música aos camponeses da comunidade, agora está sob a regência da maestrina Izaíra Silvino. A Elam Cariri, uma escola particular que fica no centro do Crato, onde também ensina diversos instrumentos, inclusive o canto. A SCAC, Sociedade de Cultura Artística do Crato, mantida pela professora Divani Cabral e que já tem mais de 30 anos. Ainda tem alguns músicos que ministram aulas particulares, como é o caso de Abidoral Jamacaru, Lifanco, Hugo Linard, Aécio, etc.

Publicado por Kaika Luiz no Balcão do Músico, em maio/2009

Amanhecer do dia 30/12/10. Liduina Belchior.


Final de ano, final de algumas
mágoas, final de um idoso: 2010.
Para uns, alívio, pressa... Para outros:
alegria, ironia, amadurecimento,
eterna juventude, vicissitude.
Para alguns recadastramento da
própria vida, balanço amoroso,
revisão de falhas, fechamento.
Lembrando nossos projetos, metas,
e ralacionamento.
O amanhecer deste penúltimo dia
do ano foi leve, alegre, satisfatório,
prazeiroso, contundente. Que pode
ser traduzido por terno e ardente.
Foi visto o verde do tapete do jardim
de Dona maria...Olhado, comentado e
contemplado.
Lentamente mas apaixonadamente
vou me despedindo do ano que se
encerra amanhã. Deixando um grande
abraço para os amigos do Cariricaturas,
dizendo: em 2011 continuarei caricaturando.
Feliz ano novo, mis amores!

Pérola dos bastidores

Eu tenho pena do ano novo, quando chega o dia 2 de janeiro ele já se torna velho, mas, nós que aqui estamos e ainda não temos discernimento bastante para compreender o verdadeiro sentindo de estarmos aqui, nos apegamos a esta passagem-sai um ano entra outro e buscamos tanto para nós e para todos, não sei escrever uma mensagem para este momento, sempre espero o de sempre: Paz, Saúde,Harmonia, Felicidade, ou seja, Esperanças de que este Mundo que o Criador fez para nossa morada e melhoramento possa vir a ser um Mundo só de Alegrias e União entre todos.

Um abraço Claude, que todos os Seres habitantes deste Planeta possam um Dia (e que este será realmente Novo), possam se alegrar e compreender os propositos de nos aproximar, mesmo que sejam através das palavras escritas em um blog ou lugar qualquer. Porque pisamos o mesmo chão, somos feitos da mesma essência e não importa aqui enumerar as diferenças que trazemos dentro dos nossos traços da nossa personalidade.

Rose

ATT especial de Claude Bloc !

Eu não mexo nas configurações do Cariricaturas, embora tenha algumas sugestões, que podem ou não serem consideradas :
-O nome foto da semana ( minimizado um pouco, em tamanho)
-Foto da semana poderia permanecer em evidência , no máximo, três ou quatro dias.
Os slides na lateral do blog poderiam ser renovados. Quem sabe pelas fotos da semana , depois de cumprimirem o seu papel na vitrine?
O tamanho das fotos em apresentação, pesam bastante. Acho que poderíamos usar o tamanho "grande".
No mais, tudo em paz !

Esperemos um ano novo com muita inspiração, criatividade , paz e harmonia.

Abraços.
Sites sugeridos por um amigo.
Repasso !

www.nacaodosol.org

www.amigopatriota.com

Feliz 2011 !!!

AOS AMIGOS DO CARIRICATURAS

Onde anda o Ano Novo?

Mais um ano chega ao fim. E lá se vem outro novinho para atiçar vontades, desejos e sonhos. Tenho sonhado em mudar minha vida. Tenho sonhado em desatar todos os nós e mudar o rumo de meus sonhos.

Posso dizer que 2010 foi um ano de contradições, cheio de altos e baixos. Mas os altos são mais importantes, pois os baixos foram superados. Desde o ano passado perdi o hábito de fazer lista ou promessas para o próximo ano, depois que li um poema de Drummond que vou postar logo abaixo. É um poema conhecido, mas vale a pena ser (re)lido em sua essência. Pensando bem, preciso aprender a deixar as coisas fluírem, e para isso nada de "EU vou fazer e acontecer em 2011". Só saberei se "fiz e aconteci" quando chegar ao fim de 2011. Mas penso valer a pena dizer o que de bom aconteceu em 2010, e foram tantas coisas...

Além do mais, tenho pensado em não mais me fechar numa concha e ao mesmo tempo em abrir as válvulas da esperança para que tudo dê certo, para que as coisas se arrumem... Contraditório, eu sei. Mas o que seria da vida sem contradições? Porque somos mutáveis... e em outras horas mutantes. E ainda por cima somos únicos, inigualáveis nas qualidades e nos defeitos (de fábrica)... Um dia sonhamos com o sol, outro dia desejamos a chuva. Um dia somos caóticos, no outro, pura definição...

Pois é, sonhemos muito e que este tempo de novidades seja o prenúncio das alegrias sonhadas para o ano 2011. Esqueçamos o que passou. Comecemos 2011 com Fé, alegria, abnegação, empenho, verdade e estejamos abertos à amizade. Façamos dos nossos bons sentimentos o nosso esteio. Sejamos sábios e brindemos o sorriso e a alegria. Sejamos felizes!

Claude Bloc

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo 
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, 
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido 
(mal vivido talvez ou sem sentido) 
para você ganhar um ano 
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, 
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; 
novo até no coração das coisas menos percebidas 

(a começar pelo seu interior)

novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, 
mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, 
Você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, 
não precisa expedir nem receber mensagens 
(planta recebe mensagens? passa telegramas?) 
Não precisa fazer lista de boas intenções 
para arquivá-las na gaveta. 
Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas 
nem parvamente acreditar 
que por decreto de esperança 
a partir de janeiro as coisas mudem 
e seja tudo claridade, recompensa, 
justiça entre os homens e as nações, 
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, 
direitos respeitados, começando 
pelo direito augusto de viver. 
Para ganhar um Ano Novo 
que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

Talentos nossos

Incomensurável
Apá Silvino
Composição: Abidoral Jamacaru

Incandesce a cidade
o campo, o espaço
e o brilho incomensurável
de qualquer lugar
jorra mel do teu riso
brandura dos olhos
perfuma as águas
por onde andar
e faz coro com o canto
de quem não tem rancho
faz pouso no rancho
de quem quer amar
é amor
seu padrinho o tempo
já faz tanto tempo
que dá todo tempo
de andar pelo tempo
do campo florar
eu te dou de presente
o aroma da flor
o zumbido da abelha
a frescura da chuva
pra você levar
e antecipo as coisas
que ainda não tenho
mas que um dia eu lhe entrego
pra você velar
gira amor, girassol
a fragrância, o brilho
o zumbido, a abelha
a brandura em torno de você
tudo é deus, tudo é seu, tudo é meu
tudo chega no olho
e penetra no fundo
de quem quer amar

Talentos nossos

Talentos nossos

Talentos nossos !

Mais um ano se despede...- Por Rosa Guerrera




Muito em breve cairá a última folhinha do calendário de 2010 .
Com ela , sorrisos , lágrimas, despedidas , alegrias , todo esse contexto que ´conhecemos e que faz parte de tantos outros 365 dias que vivemos , que consumimos , que saboreamos e que na grande escola da vida obtivemos louvores ou derrotas no nosso aprendizado.
Dentro de mais dois dias 2010 se despede após cumprida a sua missão !
E as esperanças da humanidade vão sendo depositadas no raiar do novo ano ...

Colaboração de Luis Eduardo

por Lobato Brasilis

A ENERGIA MAIS CARA DO MUNDO

A energia no Brasil custa em média R$ 0,350 kW/h e nos EUA R$0,137 ( Folha sp BNDES).
Não há a menor consideração com o consumidor brasileiro, nem o devido cuidado pelos órgãos competentes. Acaba tudo sendo fruto da ambição das concessionárias estrangeiras. Não encontramos outra explicação.
A EDF que assumiu a energia no RIO comprava em Furnas por U$ 23 e entregava nas residências a U$120 (4vezes! ). Na França a mesma EDF cobra U$75 aos europeus com a energia sendo gerada por usina atômica de muito maior custo!
A concessionária do Estado do Rio (Ampla) teve o seu sistema de cobrança considerado fraudulento em CPI da Assembléia Legislativa. O que Aconteceu? Nada!
Tucuruí fornece energia altamente subsidiada aos produtores de Alumínio (transnacionais)
Convivemos com um erro nos cálculos para as cobranças de energia mas não enxergamos nenhuma providência de gestores e fiscalizadores para sanar o problema.
O consumidor fica com os prejuízos. Reclamar a quem?
Isenções e benesses para as transnacionais e para os brasileiros os impostos!!!!


http://www.amigopatriota.com/noticia/156/a-energia-mais-cara-do-mundo.html

Colaboração de Luis Eduardo

O Brasil é a nação do sol.

Há muita energia irradiando diariamente o nosso território!

O sol, a biodiversidade vegetal, as águas, estabelecem para o Brasil a condição única no mundo de produzir energia não poluente e renovável.

Entretanto, nossos jovens vibrantes no seu anseio e desejo de felicidade têm sido, com freqüência, transformados em “jovens tumultuados”.

Eles são vítimas do controle dos meios de comunicação pelos grandes anunciantes de corporações financeiras, estão “jovens tumultuados” muito submetidos ao consumo de quinquilharias, produtos supérfluos e até “alimentos” prejudiciais à saúde.

Os “jovens tumultuados” querem se libertar desta dominação, buscam desenvolver senso crítico mas a omissão de informações dificulta. Quantas vezes já ouvimos: Quero estudar o Brasil!

Encontramos muitos estudiosos e professores formidáveis mas eles ficam bloqueados e têm que cumprir as exigências curriculares. Nem sempre conseguem atender à curiosidade dos jovens.

“Nação do Sol” busca ser uma contribuição para estudos, pesquisas, divulgação de informações e conhecimentos do que é essencial para a vida brasileira.

O Brasil tem que ser um lugar bom de se viver.

Brasil, nação do século XXI!

Bem-Vindos!

Rui Nogueira - Nação do sol

Menos é mais- Colaboração de Edmar Cordeiro

Menos é mais



O escritor português José Saramago escreveu: Não ter pressa não é incompatível com não perder tempo.

Mas, hoje, o que mais se exige é rapidez. Rapidez em tudo. O computador deve ser de alta velocidade, é preciso pensar rápido, agir rápido para não perder negócios, para não perder audiência, para não perder mercado de trabalho.

No mundo dos executivos, ao contrário da realidade do trânsito, não há limite de velocidade. A multa é alta para quem anda lento. A ordem é supervelocidade.

Para esses, cada minuto conta. E se estressam somente contando o tempo que perdem aguardando o elevador, o semáforo abrir, o autoatendimento bancário lhes fornecer as informações de que necessitam.

São pessoas que se sentem culpadas quando param para um cafezinho, porque poderiam estar produzindo. A sua meta é executar projetos, ler apenas livros técnicos, acelerar a rotina. Tudo o mais é desperdício.

E, no entanto, a vida é feita de pequenas coisas.

Felizes são aqueles que decidem subir pela escada para exercitar as pernas e a imaginação. Aqueles que têm tempo para um sorriso ao desconhecido que está na fila, logo atrás, esperando sua vez para ser atendido.

Os que, em vez de engolirem um sanduíche rápido no escritório, preferem almoçar com um amigo, com calma, bater um papo descontraído. Ou melhor, ir até em casa e observar os filhos crescerem, enquanto a família se reúne em volta da mesa.

Essas pessoas não costumam usar atalhos para encurtar caminhos. Elas preferem procurar estradas com paisagens com que se possam deliciar.

Quando viajam, vão com calma. Não têm hora para chegar. Como as crianças, a quem o fazer é mais importante do que a tarefa pronta, eles param na beira da estrada para provar uma fruta e conversar com o vendedor, que sempre tem histórias para contar. Histórias de vida. Experiências importantes.

Quando descobrem uma paisagem bonita, param para apreciá-la. Alguns fotografam para levar consigo aquele momento mágico. Chegam ao destino com maior disposição e alegria.

Esses são os que adotam a filosofia de que menos é mais. Menos velocidade é mais oportunidade de olhar para os lados e apreciar a natureza.

Menos horas de trabalho equivalem a mais tempo com a família. Tirando levemente o pé do acelerador das suas vidas têm mais tempo para ouvir música, ler algo mais além do que a profissão lhes exige, assistir um filme, meditar.

Em síntese, têm mais tempo para viver. Em verdade, a velocidade máxima permitida para ser feliz é aquela que não nos deixa esquecer de que, além dos negócios, do trabalho, do dinheiro, o mais importante é a vida em si mesma.

* * *

Viver é uma arte. Todos nascemos com programas definidos que nos possibilitem o progresso. Por isso, todo momento se faz importante.

Também todas as experiências do cotidiano nos enriquecem. Desfrutar de cada uma delas retirando o máximo de proveito, deve ser a meta do homem sábio.

Isto significa aproveitar bem a vida. Não desperdiçar nenhuma de suas oportunidades.



Com base no texto Velocidade máxima, publicado na revista Exame, de 15.12.1999.

Nota!

Os últimos dias do ano me deixam avaliativa. Tiro a prata e o dourado das coisas e fico com um verde e outras cores, umas tanto rasuradas ou apagadas.
Não chega a ser medo da vida, mas uma necessidade maior de acertar e restaurar o que me parece desgastado ou perdido.
Algumas intenções precisam ser efetivas, e eu me dedico a isso.
Em 2011 minhas atenções estarão voltadas para a edição do Cariricaturas II. Quem sabe em Julho não o teremos em mãos?
Preciso me envolver em outros movimentos, sem me desligar da minha realidade, em construções coletivas.
Tenho vontade de ser menos presente no virtual.De contribuir com o mais específico, essencial.Já temos número de colaboradores suficientes para a manutenção de um blog diversificado, harmonioso, feliz.
Agradecimentos especiais aos senhores Aloísio, Zé Flávio, Assis Lima, Heládio,Ana Cecília, Dr Zé Newton, Roberto, Elmano, Fátima Figueiredo, Emerson, Liduína, Stela, José Nilton Figueiredo, Mariano, Brandão, Nicodemos, Ulisses, Stela, Bernardo, Arimathea, Carlos Esmeraldo, Magali, João Marni, Zélia, Pedro Esmeraldo, Everardo, Geraldo Urano, Lupeu, Leonel, Dedê, Cacá Araújo, Eduardo,Manoel Severo, Rosa Guerrera,Nilo, Norma Hauer, Tetê Barreto, Joaquim Pinheiro, Marcos Barreto, Domingos, Pachelly, Chagas, Ceci, Vera, Zilberto,e outros, como Dr. Google, Dra, Wikipédia, que dinamizaram as nossas postagens, complementadas por mim, Claude, Edilma. e Zé do Vale.
Interativamente vivemos em 2010 tempos de boas trocas e carinho.
As visitações revelaram um bom nível de alcance, no que diz respeito à sensibilidade humana.
Para todos que fazem e lêem o Cariricaturas, dias especiais em 2011!

Pensamento para o Dia 30/12/2010


“Você não deve desperdiçar sua vida simplesmente comendo, bebendo e dormindo. Na verdade, essa vida é uma mácula na própria natureza humana. Toda atividade de vocês deve refletir a mensagem Divina. Infelizmente, esse não é o caso hoje. Algumas pessoas afirmam que têm dedicado suas vidas à missão de Deus. Mas, na realidade, não é assim. Elas estão perdendo seu precioso tempo em buscas materialistas. Não há nada errado em estudar, trabalhar e ganhar dinheiro, desde que sejam feitas com o espírito apropriado, o qual é benéfico a todos. Você vê muitas pessoas sofrendo. De que maneira você as está ajudando? As dualidades da vida, tais como dor e prazer, andam de mãos dadas. Dor e prazer coexistem. É impossível separá-los. O prazer não existe separadamente. A frutificação da dor é o prazer. Essa mensagem de verdade deve ser ensinada a todo o mundo. Sem dor não se percebe o valor do prazer. O valor da luz só pode ser percebido quando há escuridão.”
Sathya Sai Baba

Pérola da MPB




Adeus Maria Fulô
Humberto Teixeira
Composição: Humberto Teixeira / Sivuca

Adeus, vou me embora meu bem,
Chorar não ajuda ninguém,
Enxugue seu pranto de dor,
Que a seca mal começou.

Adeus, vou me embora Maria,
Fulô do meu coração,
Eu voltarei qualquer dia,
E só chover no sertão.

E os dias da minha volta,
Eu conto na minha mão,
Adeus Maria Fulô,
Marmeleiro amarelou,
Adeus Maria Fulô,
Olho d'água estorricou.

Paulo Tapajós- Por Norma Hauer



Em 29 de dezembro de 1990 faleceu, aqui no Rio de Janeiro, aquele que foi um dos maiores nomes da radiofonia nacional: PAULO TAPAJÓS.

Com seus irmãos Haroldo e Oswaldo iniciou sua carreira na pioneira Rádio Sociedade, em 1927. Seu irmão Oswaldo logo abandonou o conjunto e Paulo continuou fazendo dupla com Haroldo, quando gravaram a primeira composição de Vinicius de Moraes, então um nome pouco conhecido, embora sobrinho de Melo Moraes, também compositor e Delegado de Polícia.

Essa primeira gravação foi o samba "Loura e Morena".

Paulo Tapajós e Vinicius de Moraes nasceram apenas com um dia de diferença: Vinicius no dia 19 e Paulo no dia seguinte (20) ambos em 1913. Paulo gostava de dizer que eles "se encontravam" à meia-noite, para um abraço de parabéns recíproco.

Paulo Tapajós continuou sua carreira com o irmão Haroldo, ingressando na Rádio Mayrink Veiga.

Posteriormente, já sozinho, passou à Rádio Nacional (entre 1942 e 1946) , fez uma pequena temporada na Rádio Tupi, regressando à Nacional onde apresentava, no fim
da noite, o programa "Musica em Surdina".

Com Albertinho Fortuna e Nuno Roland, formou o "Trio Melodia", ainda na Rádio Nacional.

Nessa época gravou (sozinho) várias serestas, a maioria de Catulo, como “Talento e Formosura”. "Os Olhos Dela";"Tu Passaste por este Jardim":"Recorda-te de Mim"; "Ao Luar"; Clélia , “ e várias outras.

Como sua voz era "pequena", mas muito bem colocada, ele foi considerado "modinheiro" ao invés de seresteiro.
Quando a Rádio Nacional , em 1964, chegou “ao fundo do poço”, “graças” aos militares, Paulo Tapajós conseguiu salvar seu acervo que iria ser sucateado. Hoje, programas da Nacional, como "Rádio Memória",de Gerdal dos Santos ou "História da MPB", de Osmar Frazão, costumam inserir partes de programas famosos salvos por Paulo Tapajós.
Paulo Tapajós dirigiu o Museu da Imagem e do Som, depois que Almirante o deixou e
ali ouviu e gravou depoimentos de compositores e cantores que passaram por
nossa música e foi a ele que Pixinguinha revelou o nome de Octavio de Souza como
o autor da letra da belíssima composição "ROSA”. Sucesso permanente, primeiro na voz de Orlando Silva.
No disco original de ROSA, gravado por Orlando , só consta o nome de Pixinguinha, grande músico, mas que não fazia letras.

Em 1990 Paulo Tapajós, como grande pesquisador que ia "fundo" buscar material para seus programas, apresentou, durante cinco terças-feiras, no Teatro do BNDES a "História do Carnaval no Brasil", desde os primórdios, quando havia muita influência estrangeira, principalmente lembrando o carnaval de Veneza, passando pela primeira música feita para o carnaval , o "Abre Alas" de Chiquinha Gonzaga, até o apogeu das Escolas de Samba.

Vários cantores ali se apresentaram, dando voz e vida aos programas.

Paulo Tapajó estava preparando outra programação para aquele teatro, quando apresentaria a obra de Ataúlfo Alves no mesmo sistema, em 1991, mas faleceu em 29 de dezembro daquele mesmo ano (1990) e o projeto não aconteceu.

Paulo Tapajós teve três filhos, todos ligados à música: Maurício, Dorinha e Paulinho. Apenas este último está vivo.
Ele e sua mãe (Norma Tapajós) são hoje responsaáveis pelo grande arquivo de Paulo.

Norma