Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 11 de outubro de 2009

SE VOCÊ NÃO EXISTISSE....



Um certo dia eu te disse: "Dedeide, se você não existisse eu faria uma igualzinha" lembra? Mas me enganei, eu por exemplo fui criado do barro, e este "já veio malhado antes de eu nascer". Lembrei-me que você foi tirada da minha costela, por isso senti tanto sua ausência nesses 42 anos que ficamos separados. Ontem à noite sentados naquele banco no jardim você me confidenciou: "..eu nunca te esqueci.."

Nem eu, sabes bem. Do Dom Bosco ao Diocesano as histórias corriam. E quando de volta da aula passava em frente a tua casa tú me olhavas com esses olhos tão mais belos que o luar de agosto, infinitamente puros e que me acompanhavam até eu dobrar a esquina e olhar para traz. As peripécias da vida embaralharam nosso caminhar. Me recordo que por pura pirraça arrumastes um namorado que nem gostavas só pra se "vingar" como dissestes às amigas do ginásio. Elas sabem bem cada detalhe. Outro dia me lembrei de uma canção que dizia: " só falta agora nos braços de outro por mim passar". E passou...mas sei que morreu também, pois confessou-me. E chegou o dia de minha partida para Salvador. Estava em Potengi, últimos dias de férias na fazenda, e me lembro que bateram uma foto minha no jeep de meu pai com o pé sobre o para-choque em pose de galã. Pensava em ti somente. E meu pai disse: vamos embora está na hora do avião chegar.

Me levou até o Aeroporto N. S. de Fátima em cima da serra. Era um Constelation da Varig...decolou. Lá de cima olhei o Crato e uma onda de saudades me abateu. Só te encontrei uma vez há muitos anos. Quis o a linha do tempo que surgisse a idéia do reencontro do Madrigal para nos reunirmos e prestarmos uma homenagem a Monsenhor e D. Bernadete. E foi assim que nos reencontramos. Percebemos embora relutantes que nunca saímos de perto um do outro. Magia, encantamento, amor, carinho, cumplicidade? Tudo isso e muito mais.

Você reúne em si todas as qualidades de uma grande mulher. Por traz da simplicidade esconde a extraordinária beleza do SER. E por ser tão bela no seu interior extravasa para o exterior em um encanto único. Como dissemos um ao outro, tivemos momentos felizes. Mas faltamos um ao outro.
Sim amigos, isto é uma DECLARAÇÃO DE AMOR.
.

GRATO POR VOCES EXISTIREM NA MINHA VIDA








Foi uma noite linda de 6 de outubro, mais feliz impossível. só por causa de vocês. Grato por fazerem parte dessa imensa constelação de amigos singulares sem os quais minha existência seria como uma folha que cai. Sintam-se amados e queridos os que não puderam vir e os que estão distantes e mesmo assim juntos no pensamento. Que a Senhora da Penha esteja sempre nos protegendo e guiando nossos caminhos de reencontros.

Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil




Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de outubro. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil.

Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma. A história foi primeiramente registrada pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, registro que se encontra no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.

A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.

Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.

A coroa doada pela Princesa Isabel.A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos bispos, o Presidente da República e numeroso povo. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.

No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de setembro de 1909 e recebendo os ossos de são Vicente Mártir, trazidos de Roma com permissão do Papa.

Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, reconhecendo a importância da santa devoção.

Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solenemente aquele grandioso monumento construído com o carinho e devoção do povo brasileiro.

Wikipédia

Festa e bênçãos na família de João Marni - Parabéns aos noivos !









Que o casal goze de toda felicidade do mundo , na construção de um amor infindo !
Abraços do Cariricaturas .

Sentidos

Que o destino embrulhe
em papel de presente
o meu coração enfadonho

na primeira boa ventania
levante meus cabelos
acalme a tepidez
do dia seguinte.

Blueberry, a "Fruta dos Deuses"

BLUEBERRY ( Mirtilo )


Entre as frutas já estudadas, o mirtilo, também conhecida como blueberry, é a fruta mais rica em anti-oxidantes ,segundo dados do laboratório do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA).

A fruta tem ainda quantidade elevada de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células. Contém vitaminas A e C e minerais como zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Além disso, a fruta tem baixo valor calórico e é rica em fibras, beneficiando a regulação intestinal. Pela ausência de sódio e colesterol, é indicada em regimes para hipertensão arterial, e na prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo também previne doenças relacionadas à visão.

O blueberry pode ser consumido in natura, no preparo de saladas, sucos, e se for congelado, pode ser usado para a produção de geléias, sorvetes, iogurtes, tortas e no preparo de molhos para pratos diversos. Além disso, suas folhas podem ser utilizadas para o preparo de chá, rico em propriedades medicinais.

A NiceBerry tem suas plantações na cidade de Itá e Bom Retiro, no estado de Santa Catarina, e distribui para todo o país, garantindo a qualidade em todas as etapas. O cultivo baseia-se em práticas agrícolas corretas, na utilização de insumos controlados e irrigação à base de água tratada. A união entre a água do lago da Usina Hidrelétrica de Itu, que é usada para irrigar as plantações, e o clima propício de Santa Catarina, resultam no habitat perfeito para um mirtilo com muito mais sabor.

Os consumidores encontram mirtilos (blueberries) em embalagem de 100g (in natura) e, em breve, em embalagem de 500g (congelado IQF que mantém 100% das propriedades da fruta).

Blueberry, a Fruta dos Deuses
Sua polpa é deliciosamente doce, para alguns, acridoce. Melhora a visão dos que lêem muito, dos que passam muito tempo em frente ao computador ou televisão. Melhora a circulação sanguínea nas artérias, veias e capilares.

Cresce a cada ano o consumo desta fruta, devido a seus comprovados benefícios a saúde e sua praticidade.

Podem ser consumidas no escritório, na academia, na hora do lazer, no café da manhã, no lanche da tarde, antes de dormir, etc.

Blueberry e a Nossa Saúde
Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o blueberry traz à nossa saúde. Já se descobriu que o mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares e ácidos.

Também tem propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. A fibra é um componente muito abundante nestes frutos, o seu consumo habitual durante os meses em que abundam pode resultar num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.

Anti-oxidante
O blueberry ( mirtilo ) é o fruto que contém mais anti-oxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os anti-oxidantes trabalham para neutralizar radicais-livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.

Reduz o Colesterol
Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que o mirtilo pode também baixar o nível de mau colesterol, e é mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.

Infecções Urinárias
Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

Memória e Coordenação Motora
Melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de caráter degenerativo, o mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.

Visão
O mirtilo melhora a vista, diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.

História
Originários da América do Norte, Ásia e Europa Central, os blueberries ( mirtilos ) têm sido consumidos pelo homem desde tempos pré-históricos. Em Portugal, encontram-se em regiões onde o Inverno é muito rigoroso, como a zona do médio Vouga.

Aparência
Existem mais de 30 espécies que crescem em regiões distintas e centenas de diferentes variedades. Os mirtilos cultivados têm um sabor ligeiramente doce e uma atrativa cor azul púrpura.


É conveniente para se usar em muitas receitas como batidas, molhos, saladas e doces. Ou também se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascar ou cortar!

Interesse Nutricional
Excelente fonte de flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica cor azulada, vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Também muito ricos em taninos, vitamina E, manganésio e riboflavina.


Pobres em calorias e supernutritivos, os mirtilos merecem um lugar privilegiado à nossa mesa.Os selvagens são mais adstringentes.

Os benefícios dos mirtilos advêm principalmente dos seus pigmentos antocianos que têm um poder anti-oxidante muito elevado.Os anti-oxidantes combatem os radicais livres destrutivos, compostos instáveis produzidos pelo nosso metabolismo e encontrados nos poluentes ambientais.

Pensa-se que os radicais livres podem provocar várias doenças como o cancro e as doenças cardiovasculares, bem como contribuir para o processo de envelhecimento e doenças como as cataratas, glaucoma, varizes, hemorróidas e úlceras pépticas.

Proteção do Coração
Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protetor do coração.

Fruta Visionária
Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.

Promovem a Saúde do Trato Urinário
Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

Um Cérebro Mais Funcional
Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afetada por doenças de caráter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.

Uma Eliminação Mais Saudável
Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.

Comprar / Armazenar
A época dos mirtilos é o verão, quando se pode consumi-los no seu estado natural, frescos; no resto do ano pode encontrá-los congelados e secos.

Adquira mirtilos frescos que sejam firmes ao toque, sem umidades aparentes, com a pele seca e com um brilho prateado. Evite frutas demasiado moles, enrugadas ou com sinais de mofo. Os pacotes de mirtilos com manchas de sumo indicam que a fruta já não está no seu melhor.

Coloque os mirtilos no frigorífico e use-os até 7 dias apó a compra. Lave-os somente imediatamente antes de consumi-los.

Sugestões de Uso
Adicionar um punhado de mirtilos às receitas de batidas favoritas.
Excelente para adicionar aos cereais matinais, e saladas de frutas.
Como recheio de crepes, bolachas e bolos .

Às vezes, adquirem uma tonalidade verde quando cozidos e perdem muitas das suas propriedades anti-oxidantes.

ATENÇÃO !

As pessoas alérgicas ao ácido acetil salicílico, substância contida na aspirina, não devem utilizá-la, pois a fruta tem alto teor dessa substância.

Fontes :

. O Elixir da Longa Vida - http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC533007-1641,00.html

.http://veja.abril.com.br/vejasp/130202/verao.html

.Jornal da UNICAMP
Campinas, 25 a 31 de maio de 2009 – ANO XXIII – Nº 430
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2009/ju430_pag02.php#





Antes que elas cresçam



Affonso Romano de Sant’Anna.

“Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.

É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância.

Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente.

Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.

Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal?

Ela está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos soltos sobre as ancas. Essas são as nossas filhas, em pleno cio, lindas potrancas.

Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com o suéter amarrado na cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração.


Pois ali estamos, depois do primeiro e do segundo casamento, com essa barba de jovem executivo ou intelectual em ascensão, as mães, às vezes, já com a primeira plástica e o casamento recomposto. Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E elas crescem meio amestradas, vendo como redigimos nossas teses e nos doutoramos nos nossos erros.

Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.

Longe já vai o momento em que o primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas vermelhas. Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando a emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela.

Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de colagens, posteres e agendas coloridas de pilô. Não, não as levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas.

Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto.

No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha terem a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes.

O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.
Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam.”

Aprendemos a ser filhos depois que somos pais… (e avós, completo eu)
.

Felizes Mortos

Entre dois extremos
há um ponto de luz

é o melhor momento
para se viver bem -

os mortos sem lágrimas nos olhos
sem hematomas no corpo
alma cheirando a jasmim.

Não há jasmim no seu coração?
Plante agora mesmo.

Seus mortos agradecem.

Amanhã é o dia do MAR- Desafio- Leia e participe !- Cariricaturas, convida !


Observe a foto , e aventure-se a entrar em seu domínio, em sua essência...


Para movimentar o Cariricaturas e colher muitas pérolas, temos em mente que a interatividade entre amigos que colaboram e/ou passeiam pelo nosso Cariricaturas é algo que certamente torna o contato e o convívio neste espaço muito mais prazeroso. Essa interatividade pode acontecer de várias formas. Usamos as trovas bem nos primeiros dias do Cariricaturas, mas agora veio-nos uma nova idéia para provocar e desafiar os demais.

Hoje o desafio é o seguinte: será postada uma foto e você, colaborador e/ou amigo é convidado a escrever nos comentários a sua impressão ou o sentimento que lhe causa esta foto.


Acreditamos que seja esta uma forma de interagirmos como num bom papo, numa boa prosa. Não deixe de participar. Sua presença é ouro.

(Uma simples frase, uma trovinha, um mini-texto estas são formas de colaborar)

Vamos lá ! "mão na massa"!

Pimenta"s - Ponto de Encontro dos amigos de Heládio Teles Duarte





Ainda bem que o Crato não vive apenas de encontros virtuais. Existem os encontros , nas tardes do sábado , quando os amigos se agregam pra trocar figurinhas e resfriar a prosa , numa geladinha.
O maior de todos os entretenimentos é um bom papo. O riso fica solto , a gente esquece os desgostos , e o tempo passa rápido. Não importa o lugar. Qualquer ponto pode ser uma estação de encontro... Serra ou mar; bar ou o quintal de casa; varanda , alpendre , calçada.
A vida bem curtida não pode prescindir das companhias amigas !
Socorro Moreira
fotos: Heládio Teles Duarte

Pensando e achando....- Socorro Moreira



Renascimento chega com um amor maior,
que pode ser pior...
Amor é preto no branco.
A ficha contábil só pode ser imprimida,
depois que o amor levanta voo,
e deixa a conta por conta
das saudades que sentimos.




Paixão é uma loucura
que o amor cura.
(Socorro Moreira)

Tua fala - Everardo Norões



TUA FALA
Everardo Norões

Tua fala parecia
uma rede de varandas,
branca,
no meio da sala.

(Uma coisa que envolve
e, ao mesmo tempo, se esquiva):
gesto seco de uma chama,
morrendo,
e sempre mais viva.

Era assim, tua palavra:
escorreita, sem medida.
Falas como pés descalços,
presos à relva macia.
Ou um cheiro de curral
quando a manhã principia.

(Tua fala parecia
a rede, toda bordada,
onde a noite amanhecia).

In A Rua do Padre Inglês, 2006

Everardo Norões, nasceu no Crato, Ceará,
é economista, poeta e crítico literário.

Paulo Autran - Poema "Enjoadinho" de Vinícius de Moraes -

Paulo Autran -Maravilhoso !- "Meus 8 anos"- Casimiro de Abreu

Paulo Autran - Um dos gênios do Teatro Brasileiro


Paulo Paquet Autran , natural do Rio de Janeiro, nasceu no dia 07 de Setembro de 1922 , e faleceu no dia 12 de Outubro de 2007

Filmografia - Ator
2006 - O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias
2005 - A Máquina
2002 - Poeta de Sete Faces
1999 - Oriundi
1998 - Tiradentes
1995 - Felicidade É...
1988 - Fogo e Paixão
1987 - O País dos Tenentes
1985 - Vertigens
1983 - O Menino Arco-Íris
1967 - Mar Corrente
1967 - Terra em Transe
1964 - Crônicas da Cidade Amada
1962 - As Sete Evas
1960 - Tudo ou Nada
1954 - Destino Em Apuros
1954 - é Proibido Beijar
1953 - Uma Pulga Na Balança
1952 - Apassionata
1952 - Veneno Filmografia - Diretor
.

Prêmios
- Ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Brasília, por sua atuação em "O país dos tenentes"
Curiosidades
- Formado em Direito pela USP.

- Começa no teatro dois anos depois, com o grupo Artistas Amadores e a peça "Esquina perigosa".

- Apaixonado pelos palcos, Autran foi um dos mais importantes atores brasileiros. Entre as dezenas de peças em que atuou, destaque para Liberdade, Liberdade, Assim É... se lhe Parece, Um Deus Dormiu Lá em Casa e O Avarento.Ele trabalhou em 90 peças.

- Além do teatro, participou ainda de filmes, entre eles Terra em Transe, de Glauber Rocha, teleteatros e novelas na televisão.

- Inquieto, nos últimos anos ainda arrumou tempo e energia para excursionar pela direção e apostar em novos talentos. Assim, dirigiu Vestir o Pai, de Mário Viana, protagonizada pela atriz Karin Rodrigues, uma grande amiga, por quem nutria profundo amor, e com quem se casou.

- Sua última particição no cinema foi no filme O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2008.

- Paulo Autran faleceu em 12 de Outubro de 2007, vítima de parada respiratória decorrente de um enfisema pulmonar. Ele lutava contra um câncer e um enfisema pulmonar.

- Em 85 anos de vida, dedicou 57 às artes, com atuações em teatro, cinema e televisão. É considerado um dos gênios do teatro brasileiro.

Fragmentos do pensamento de Anatole France


Frases de Anatole France:

"Bom crítico é aquele que narra as aventuras de sua alma entre obras-primas. "

"O Cristianismo fez uma grande coisa pelo amor fazendo dele um pecado."
.
" Toda a arte de ensinar é apenas a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde."

" Duvidemos até mesmo da própria dúvida."

"O artista deve gostar da vida e mostrar-nos que ela é bonita. Se não fosse ele, duvidaríamos disso."

"Bom crítico é aquele que narra as aventuras de sua alma entre obras-primas."

"O bem público é formado por um grande número de males privados."

"Sem o caráter, nada vale o espírito."

"O que os homens chamam de civilização é o estado atual dos seus costumes e o que chamam de barbárie são os estados anteriores. Os costumes presentes serão chamados bárbaros quando forem costumes passados. "

"A compaixão é que nos torna verdadeiramente humanos e impede que nos transformemos em pedra, como os monstros de impiedade das lendas."
"Mais vale compreender pouco do que compreender mal. "

"Todas as misérias verdadeiras são interiores e causadas por nós mesmos. Erradamente julgamos que elas vêm de fora, mas nós é que as formamos dentro de nós, com a nossa própria substância."
"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."

"De todas as escolas que frequentei, a da rua, foi a que me pareceu melhor. "

"Não tenho fé, mas quisera tê-la. Considero a fé o bem mais precioso deste mundo."

"A fome e o amor são os dois eixos do mundo. A humanidade gira toda sobre o amor e a fome."

"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

"Não há governos populares. Governar é descontentar. "

"Governar significa criar descontentes."

"A preocupação de mudar a forma de governo é a mais vã e frívola a que pode dedicar-se a inteligência."
"A riqueza é um dos meios para vivermos felizes, mas os homens fizeram dela o único objetivo de vida. "
"A preocupação de mudar a forma de governo é a mais vã e frívola a que pode dedicar-se a inteligência. "
"O jogo é um corpo-a-corpo com o destino. "

"O nosso mal é julgar as opiniões humanas pelo prazer ou pela dor que nos causam."
"A majestosa igualdade das leis, que proíbe tanto o rico como o pobre de dormir sob as pontes, de mendigar nas ruas e de roubar pão."

"A maioria das vezes o que nos parece ciúme, na mulher, não passa de rivalidade."
"O pudor dá às mulheres um encanto irresistível. "
"Não tenho fé, mas quisera tê-la. Considero a fé o bem mais precioso deste mundo. "
"O passado é a única realidade humana. Tudo o que é já foi."
"A independência de pensamento é a mais orgulhosa das aristocracias."
"A atração pelo perigo está no fundo de todas as paixões profundas do homem."

"A religião outorga ao indivíduo a compreensão do significado de sua existência e de seu destino.

"A riqueza é um dos meios para vivermos felizes, mas os homens fizeram dela o único objetivo de vida."
"Sabendo sofrer, sofre-se menos."

"Só os pobres pagam à vista, mas não por virtude - é porque não têm crédito."


(Anatole France)



* Anatole France passou anos e anos, na minha estante , acomodado e empoeirado : O Crime de Sylvestre Bonnarde.

Ele foi prêmio Nobel de Literatura , no ano de 1921.Faleceu 3 anos depois , no dia 12 de outubro de 1924.

Num último acerto de contas , faço -lhe uma homenagem. Amanhã ele estaria completando , no


Patrício Teixeira e Paulo Roberto - por Norma Hauer


Um nome que ficou esquecido, mas que fez muito por nossa música, principalmente por modinhas e sambas.
Como não falei nele em sua data natalícia, venho lembrá-lo no dia em que se completam 37 anos de seu falecimento, ocorrido em 9 de outubro de 1972.

Foi pouco antes de sua morte que o conheci, no Programa Sala de Visita, que o radialista Raul Maramaldo apresentava na Rádio Rio de Janeiro. Ele estava esquecido até de seus fãs, quando compareceu naquele programa, relembrando parte de sua vida artística.
Começou a gravar em 1926, cantando, de Freire Júnior a modinha “Tudo por Um Beijo” e de Catullo, a canção “Magnólia”.e a embolada “Bambo Bambu”.

No ano seguinte gravou a modinha “Casinha Pequenina” que foi buscar no “fundo do baú” trazendo ao nosso conhecimento, essa música tão bonita. Depois de Patrício Teixeira essa modinha passou a ser “badalada” por vários cantores.
Nem Paulo Tapajós nem Almirante conseguiram encontrar o nome do autor de “Casinha Pequenina”, considerada de “domínio público”.
Dentre os discos da discoteca de meu pai, que conheci bem criança, destacava-se “Casinha Pequenina”, que meu pai apreciava muito e sempre colocava o velho 78 rotações, na velha vitrola “de corda” que havia em nossa casa. Assim, fui tomando conhecimento de nossa música popular.
Em 1928 gravou seu primeiro samba, “Pé de Mulher”, com Pixinguinha e os “Oito Batutas”.
Em 1933, Patrício Teixeira gravou com Carmen Miranda “Perdi Minha Mascote”.
Em 1937 dois grandes sucessos:”Sabiá Laranjeira” e “Não Tenho Lágrimas”. Este samba correu mundo,sendo gravado por Nat “King” Cole”.
Outros sucessos foram “Gavião Calçudo”, de Pixinguinha e “Desengano”, de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira.
Foi tão importante sua passagem pela Rádio Mayrink Veiga que Lamartine Babo, em seu cateretê “As Cinco Estações” (uma referência às emissoras de rádio da época) na estrofe sobre a Mayrink, cantou:
“Sou a Mayrink popular e conhecida
Toda gente fica louca, sou querida até no hospício
.E quando chega a sexta-feira em Dona Clara,
Sai até tapa na cara,
Só por causa do Patrício.”...

Dois sambas que fizeram grande sucesso, da autoria de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira foram: ”Porteiro, Suba e Veja” e a resposta “O Porteiro Subiu”.

Muito se poderia falar da importância de Patrício Teixeira em nossa radiofonia , mas fica este lembrete para que fique bem marcada essa importância.
.
PAULO ROBERTO= GENTE QUE BRILHA
.
No início do século XX havia, no município de Ponte Nova (interior de Minas Gerais) uma vila de nome Saúde. Foi ali que no dia 10 de outubro de 1903 veio ao mundo alguém que recebeu o nome de José Marques, mas ficou conhecido no meio radiofônico como PAULO ROBERTO.

Deixando seu município natal, veio para o Rio de Janeiro, onde estudou Medicina, tornando-se um médico obstetra. Parece que já estava escrito: ele nasceu em Saúde e se transformou em um grande médico ajudando centenas de crianças a nascer.

Mas...
Mas não foi como médico que ficou famoso. Dividindo-se entre a Medicina e a radiofonia se tornou um dos grandes vultos do tempo áureo do rádio com o nome de PAULO ROBERTO. Como radialista formou, ao lado de Almirante e de Paulo Tapajós,o trio que mais fez em prol de nosso rádio e sua história.

A primeira vez que ouvi Paulo Roberto foi na Rádio Tupi, apresentando as "Serestas de Sílvio Caldas", onde , com pequenos resumos, falava das melodias que seriam cantadas por Sílvio. Sílvio Caldas era imprevisível e desaparecia indo garimpar em algum lugar do Brasil..Antes de viajar, porém, passou para o disco uma das obras-primas de Paulo Roberto:"Cigana", cuja última estrofe dizia:

".. e dei-te as mãos, e nossas mãos tremeram,
Teus olhos nos meus olhos se perderam.
Eu fiquei mudo e não disseste nada.
Então sorriste e eu te chamei querida,
Unimos nossas vidas, numa vida.
E desfez-se o mistério do teu porte.
Mas não perdeste o teu poder divino,
Nas minhas mãos não leste o meu destino,
Porque está em tuas mãos a minha sorte. "

Seu veio de compositor ainda o fez autor de uma bela canção chamada "Minha
Serenata" e de "Vagalumeando".

Deixando a Tupi, Paulo Roberto levou seu talento para a Rádio Nacional e passou a
ser conhecido em todo o Brasil com seus inteligentes e originais programas.
Na RádioNacional lançou "Nada Além de Dois Minutos"; "Gente que Brilha"; "Obrigado Doutor' (que originou um filme com o mesmo nome);"Honra ao Mérito"; "Bandeiras da Liberdade" e, por último, "Lira de Xopotó", trazendo as bandas do interior para que fossem ouvidas e conhecidas em todo o Brasil.

Mas chegamos a 1964 e Paulo Roberto, como muitos outros que fizeram a Rádio Nacional ser a maior emissora da América do Sul, foi "dedurado" como comunista , devido a seu trabalho como médico e suas idéias por uma justiça social atendendo a centenas de gestantes pobres.

A Rádio Nacional deixou de ter talentos, para ter medíocres. A Rádio Mayrink Veiga, na mesma ocasião, foi "cassada" e morreu. A Nacional , como era, também morreu e hoje tenta renascer de suas cinzas.

Afastado do rádio, PAULO ROBERTO deu sua colaboração para a televisão, lançando sua "Câmera Indiscreta", muito superior às "pegadinhas " de hoje.

Como radialista, ele parou quando foi desligado da antiga PRE-8, mas como médico foi importante para o término das obras do Hospital de Clínicas 4º Centenário, que se encontravam paralisadas desde o temporal de 1966, que quase arrasou com Santa Teresa.

Hoje, aquele hospital maravilhoso, no qual acreditei quando era ainda mato e me tornei uma de suas sócias fundadoras, hoje está abandonado, prestes a ser transformado em uma tapera. O que é pena. Era um ótimo hospítal.

Antes de completar 70 anos, PAULO ROBERTO faleceu em 1973, deixando um grande vácuo nos corações de todos que o admiraram.

Foi fazer serenata junto aos que partiram antes dele. Assim:

"Nas noites de serenata,
A minha voz se desata,
Surgindo da multidão..."
Norma Hauer

Dia do Deficiente Físico

Em 11 de outubro é comemorado o Dia do Deficiente Físico. Trata-se de uma data importante para 9 milhões de cidadãos brasileiros, suas famílias, amigos e a sociedade. Neste dia, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) alerta sobre a necessidade de prevenir doenças e acidentes causadores de paraplegia e tetraplegia e ressalta a importância da inclusão social.
Especializada em tratamento e recuperação de pessoas portadoras de deficiência física há 55 anos, a AACD afirma que a prevenção pode contribuir para reduzir o percentual de brasileiros paraplégicos ou tetraplégicos, ou com algum tipo de paralisia. A prevenção tem duas vertentes: evitar acidentes (de automóveis, com armas, quedas e mergulhos) causadores de lesões traumáticas, e doenças que podem levar à deficiência, como a mielomeningocele, que pode ser prevenida pela ingestão de ácido fólico. Neste aspecto, a AACD comemora hoje o fato de ter conseguido que se aprovasse lei, já em vigor, tornando obrigatória a adição do produto em todas as farinhas produzidas e comercializadas no País.
Quanto aos acidentes traumáticos, os dados são mais preocupantes. De acordo com pesquisa da Clínica de Lesão Medular da AACD, 73,4% dos deficientes tratados pela instituição adquiriram o problema por acidentes de carro, armas de fogo e queda. A clínica de Lesão Medular da AACD revela, ainda, que, deste universo, 43,5% de seus pacientes sofreram lesões em razão de acidentes por armas de fogo. Os dados estatísticos dos últimos três anos também mostram que 83,5% dos pacientes são do sexo masculino e 68,3% estão paraplégicos.
Cerca de 81,9% dos lesados medulares (paraplégicos e tetraplégicos) foram vítimas de algum tipo de acidente (trauma). O restante corresponde a lesões não-traumáticas, provocadas por algum tipo de doença. Dentre o universo pesquisado, 62,7% vivem na cidade de São Paulo e Região Metropolitana, 31,6% no interior paulista e os demais em outros estados.
De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há hoje, no Brasil, 24,6 milhões de pessoas portadoras de deficiências (PPDs). Destas, mais de 9 milhões são portadoras de algum tipo de deficiência física. Assim, para a AACD, 11 de outubro é data importante para a conscientização da sociedade. A entidade, além de reabilitar seus pacientes, luta por sua inclusão social.

Adital

Nunca fiz dieta, nunca fui obesa - por Socorro Moreira


Sei que o problema é sério, e a obesidade sempre me preocupou. Mas tenho mantido um controle de peso, ao longo dos anos, sem fazer dieta, mesmo inclusive, sendo diabética.
Morei com uma pessoa, que precisava perder peso. Foi ao nutricionista e entregou-me o cardápio prescrito. Segui à risca, e no final do primeiro mês, ela tinha perdido menos de um quilo. Fuzilou-me com o olhar. Depois de alguns questionamentos, chegamos á conclusão de que não existe poder num regime, sem a prática de atividades físicas.
Minha experiência pessoal também diz o seguinte: a quantidade do alimento ingerido é que faz a diferença. Desde sempre como de vez em quando (a cada 2 h, de um tudo, mas em pequenas ou mínimas quantidades). Admiti essa prática, uma vez que não exigiu de mim nenhum sacrifício... Muito pelo contrário.
Claro que mantenho algumas regras: azeite ao invés de óleo; pouquíssima massa; pão de vez em quando, muita fruta, pouca carne, leite desnatado, e a possibilidade de experimentar qualquer prato.
Quase não uso açúcar, nem adoçante. Não gosto de margarina, nem frituras; nunca usei maionese, em sanduíches... Nem abusei das carnes gordas, presuntos, etc.
Mas, peço logo batata frita, quando chego num barzinho. É o meu tira-gosto preferido. Nos aniversários, provo dos doces e salgados... Ainda bem que ninguém completa anos todos os dias (amigos e familiares).
Bom, tenho o mesmo peso (nunca chega aos a 70 kg x 1,70 m), por várias e várias décadas.
Enfim... Coma com parcimônia, e faça várias refeições por dia. Você está sempre saciada, e apenas belisca!
Socorro Moreira
.

Técnicas de Emagrecimento - Mitos e Verdades

1. Ficar em jejum é penoso, mas emagrece.
Mito: Ao contrário! “Quando ficamos em jejum, o corpo não identifica se é intencional ou não. Então, ele acaba poupando energia, para nos manter vivos”, explica Ana Beatriz.

2. Beber água durante as refeições engorda.
Mito: Um copo ajuda a deglutição e lubrificação dos alimentos, facilitando a digestão. “Mais do que isso pode atrapalhar, pois dilui as enzimas e o sulco gástrico”, diz Tânia. O que aumenta o valor calórico de uma refeição é o consumo de bebidas adoçadas.

3. Chá verde ajuda na perda de peso!
Verdade: Por ter cafeína e catequinas, ele acelera o metabolismo e auxilia a diminuição de gordura corporal. “Além disso, ajuda no processo de desintoxicação do organismo, por ter substâncias antioxidantes”, afirma Roseli.

4. Bebidas isotônicas engordam.
Em partes: As bebidas esportivas são formuladas para quem pratica atividade física. O objetivo é repor o que foi perdido no suor. Ela não engorda, se usada por quem se exercita.

5. Dietas vegetarianas, uma hora ou outra, levarão à anemia.
Mito: Para ter uma alimentação equilibrada não é necessário comer carnes. É possível encontrar todos os nutrientes que o corpo precisa em outros alimentos.

6. Comer e assistir televisão engorda.
Verdade: Quando você se alimenta prestando atenção em outras coisas, não percebe o que está comendo e passa do ponto. “Realize as refeições em local tranqüilo”, ensina Roseli.

7. Maionese? Nem pensar!
Mito: Ela já foi vista como uma grande inimiga, mas, não é mais. Porém, prefira a light. “Em média, a maionese tem 30 calorias por colher de sopa, contra 90 do azeite”, revela Cynthia.

8. Tomar pílula anticoncepcional engorda.
Mito: Esse tipo de medicamento pode fazer com que a mulher retenha líquidos, o que causa inchaço. Mas não interfere em nada no acúmulo de gordura.

9. Abdominais ajudam a eliminar a barriga.
Mito: Esse tipo de exercício é indicado para fortalecer a musculatura do abdome, não para queimar gordura localizada.

10. Abacate é calórico.
Verdade: Em comparação com outra fruta, sim, devido ao seu alto teor de gordura. Ele tem aproximadamente 162 calorias (100g). “Ou seja: o dobro da manga, duas vezes e meia o valor da maçã ou do abacaxi”, avisa Tânia.

11. Não é bom misturar frutas com alimentos salgados ou carboidratos com proteínas.
Mito: A natureza é sábia e os próprios alimentos naturais já contêm essas misturas. “O feijão, a soja e a quinoa, por exemplo, possuem carboidratos e proteínas”, conta Cynthia.

12. Refrigerantes diet e light estão liberados.
Mito: Eles não contêm calorias, nem nutrientes. O corpo, com ajuda do fígado, precisa eliminar substâncias como poluição, produtos de limpeza e alimentos industrializados. “Os excessos sobrecarregam o fígado e causam doenças”, avisa Ana Beatriz.

13. Vitamina engorda.
Mito: As vitaminas não fazem com que a pessoa ganhe peso. “O que acontece é que elas abrem o apetite”, esclarece o médico André.

14. É preciso comer mais vegetais.
Verdade: Saudáveis e pouco calóricos, eles ocupam um bom espaço no prato por serem volumosos, e isso ajuda a não exceder no restante. Mas Cynthia avisa: “cuidado com a forma de preparo. Nada de encher de óleo”.

15. Obesos, ao menos, estão bem nutridos.
Mito: Está provado que muitos obesos são desnutridos, pois não se alimentam corretamente. Comer muito não significa, de jeito nenhum, comer certo.

16. Salada pode ser muito calórica.
Verdade: Dependendo do molho ou tempero, você acrescenta calorias demais ao prato. Cynthia ensina que é preferível usar shoyu, limão, vinagre, aceto e molhos light. E não abuse do azeite, que é saudável, mas engorda.

17. Pular uma refeição por dia economiza boas calorias.
Mito: É importante comer cada três horas, para manter os níveis de glicemia. “Assim, evitamos o estresse do jejum (que poupa energia e impede o emagrecimento) e evita a fome exacerbada na próxima refeição”.

18. Cenoura com casca ajuda a emagrecer.
Verdade: As fibras contidas na casca prolongam a sensação de saciedade. Por isso, esse alimento deve figurar no cardápio de quem está de dieta.

19. Tomar vinagre antes das refeições ajuda a não engordar.
Mito: “Além de não fazer efeito, os adeptos dessa prática certamente terão um problema grave no estômago, como uma úlcera”, alerta o médico André.

20. Comer banana reduz a cãibra na hora de malhar.
Verdade: Há vários motivos para o aparecimento da cãibra, dentre eles, a falta de potássio. Como a fruta é rica neste mineral, auxilia na diminuição da dor.

maisreceitas.com

Dia Nacional de Luta contra a Obesidade





Outubro é o mês da luta contra a obesidade. O dia 11 de outubro foi instituído como o Dia Internacional da Obesidade

Em 1997, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já classificava o aumento do sobrepeso e da obesidade como epidemia. Em muitos países, mais da metade da população apresenta algum grau de excesso de peso. A epidemia é global, atingindo não somente países desenvolvidos, mas também os que estão em desenvolvimento.

Nos Estados Unidos, onde a situação é mais grave, 61% da

população com idade superior a 25 anos apresentam excesso de peso. No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição
(PNSN) de 1989 mostravam que 32% dos brasileiros acima de 18 anos estavam com excesso de peso.

“A obesidade é uma doença que envolve diversos fatores, como a genética. Mas, a mudança de estilo de vida que ocorreu nas últimas décadas é o maior deles”
Ações e esforços para se combater o sobrepeso e a obesidade estão sendo realizados. Doenças antes somente diagnosticadas em adultos, como a diabetes tipo 2 e dislipidemias, já são encontradas em crianças. Em algumas escolas, os lanches oferecidos estão sendo questionados. Guloseimas altamente calóricas estão sendo retiradas das cantinas.

A American Obesity Association (AOA) relata o impacto da sociedade moderna no aumento da inatividade física que, aliada ao aumento da oferta de alimentos altamente calóricos, faz crescer os números do excesso de peso. Entre as características observadas pela AOA estão:

- Transporte: aumento da utilização de carro para percorrer pequenas distâncias, diminuindo a caminhada;

- Em casa: utilização de máquinas de lavar, consumo de alimentos pré-prontos de alta quantidade calórica e passar muito tempo assistindo televisão, utilizando o computador ou vídeo game. Isso acarreta em diminuição de trabalhos manuais, elevando o consumo de alimentos calóricos e o tempo livre é utilizado com atividades sedentárias;

- No trabalho: aumento de atividades que estimulam o sedentarismo, através do aumento da informatização. Diminuição de trabalhos que demandam atividade física;

- Lugares públicos: utilização de elevadores, escadas e portas automáticas, diminuindo a atividade física cotidiana.

Dados são impessoais. A atitude correta de cada pessoa, buscando melhor qualidade de vida, onde a boa alimentação e o aumento da atividade física estão incluídos, faz com que haja a redução da linha de crescimento do excesso de peso entre a população.

Isso significa aumento da produtividade, diminuição de gastos com a saúde para tratar doenças associadas à obesidade, melhor qualidade de vida.

O que fazer então? Mudar. Cada escolha alimentar é um passo dado para uma alimentação saudável. A simples decisão de sair para caminhar ao invés de ficar na frente da televisão é outro passo para aumentar a atividade física.

Simples escolhas como, ingerir diariamente frutas, verduras e legumes, evitando frituras ou sanduíches; aumentar a ingestão de água e evitar ingerir doces todos os dias irão contribuir para a diminuição de peso ou evitarão o ganho excessivo dele.

Assim, todos estarão contribuindo para que estatísticas que assombram estudiosos e governos possam ser reduzidas. E sua saúde vai agradecer!


Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet,
formada pela Universidade Católica de Santos
CRN-3 14.113



A poesia de Ana Cecília S.Bastos


Secreto


Chove sossegadamente na cidade.

Coração aquecido, reúno

memória de cidades quando chove.


Era menina e a cidade movia-se através da vidraça,

sossegada, porque chovia.

A doçura da grande cidade sob a chuva ...


O silêncio, os olhares úmidos e limpos.

Como se a cidade fosse, na chuva, a revelação de um segredo.


(Ana Cecília)

Projeto "Água pra que t quero"!- Nívia Uchôa


Todo dia é dia dos indígenas - por Pankararu



Sou gente, sou indígena, sou nordestino, sou brasileiro. A seca nos castiga, saímos para a cidade ver se a situação melhorava, mais os “brancos” nos perseguem. A Terra é a nossa mãe, temos que protegê-la cuidando dela como ela nos cuidou, porque sem ela não seriamos vivos. Já os não índios vêem a terra como puro capital, destruindo-a para fazer grandes plantações que gere lucro para o egoísmo deles, como arrozeiros, canaviais, criações de gados e minerações etc. Pois independentemente onde estejamos na aldeia ou na cidade, estamos sofrendo muito, com a negação dos nossos direito, mais vamos continuar a nossa luta. O dia 19, não é o dia do Índio, o mês de Abril não é o mês do Índio, mais de uma coisa temos a certeza absoluta. Todos os dias, meses e anos são dos indígenas, até o Brasil é dos indígenas. No entanto, nos roubaram o Brasil de nós, mais temos a certeza também que não tomarão nossa força de vontade de reconquistar o que é nosso de direito, como a Terra, Saúde, Educação e a própria vida e etc.

“Com a borracha da negligência e da corrupção,
apagam do papel nossos direitos Constitucionais.
Mas, com o lápis da sabedoria e da esperança
escrevemos nossa história cada vez mais forte,
com a cultura, crença, dignidade e tradição.
Isso, pode ter certeza que nunca apagarão!”
Edcarlos - Pankararu


www.acaopankararu.blogspot.com

Indígena


Através da história, quando se reuniam líderes indígenas e representantes dos Estados se esperavam confrontações. A segregação e a pobreza despertam rancores que são utilizados pelos que querem se aproveitar das terras e florestas de uso indígena.

Um novo tipo de relacionamento vem se constituindo entre o Estado e os povos indígenas nas Américas. Mas por que agora? Porque em um mundo globalizado os povos indígenas vêem os Estados democráticos como uma garantia para seus direitos. E os Estados vêem aos povos indígenas como uma organização social e produtiva, parte integrante de sua dinâmica política. O fim da guerra fria fez desaparecer idéias obsoletas e retirou sentido às lutas que deixavam os indígenas "entre dois fogos". Essa percepção se faz sentir a partir de conquistas concretas em todo o continente. O Canadá vem estabelecendo novas formas de cooperação, auto-governo e desenvolvimento com as comunidades indígenas. Em vários países da América Latina as constituições e os governos estão regularizando questões como a posse de terras e o respeito às autoridades indígenas. No Brasil, mais de 80% das terras indígenas já estão demarcadas.

No Chile, Bolívia, Paraguai, Argentina e Colômbia, entre outros países, novas leis e acordos estão buscando resolver os problemas relacionados com a posse das terras e a sobrevivência da cultura indígena. Na Venezuela, a Suprema Corte de Justiça está exigindo o respeito ao direito de consulta quando as ações do Estado podem afetar as comunidades indígenas. No Equador, Guatemala e Guiana as organizações indígenas estão participando das reformas constitucionais.

Na América Central e no Caribe, o recente reconhecimento da contribuição dos povos indígenas e afro-caribenhos está criando soluções inovadoras, tais como o crescente gráude à autonomia política conquistada pelos Miskitos na Nicaragua e os Kunas no Panamá. No México, o sistema educativo indígena atinge a quase um milhão de jovens no curso primário e, em alguns estados mexicanos, a administração política local está sob controle indígena. Nos Estados Unidos, a instituição de graus de imunidade e a concessão de cassinos demonstram uma evolução da realidade indígena. Os organismos internacionais de financiamento e cooperação técnica vem adotando normas específicas para favorecer o respeito às comunidades indígenas.

Não estão solucionados, ainda, os problemas relacionados com a pobreza, marginalidade e a segregação que atingem muitos indígenas. A população indígena nas Américas tem menor escolaridade e recebe salários mais baixos que os demais cidadãos. O respeito que se encontra nos museus não é transmitido ao indígena real, repetidamente marginalizado da vida política, cultural e econômica.

Fonte: OEA

A Insustentável Leveza do Ser - por Debby Harry

Se bem me recordo, um colega de turma emprestou-me este livro tinha eu 15 anos. Comprei-o depois, mais tarde, emprestei-o e nunca o reavi. Foi-me oferecido por uma grande amiga em 2002. Um livro que marcou a minha tomada de consciência sobre as relações amorosas, quando ainda vivia na ignorância das mesmas. Uma história sobre pessoas que arriscam sair da fila e partir em direcção ao desconhecido. Não apenas Sabina, aparentemente a mais ousada das personagens, mas também todos os outros, mergulhados numa época confusa de ameaças de guerra e censura. Personagens menos intelectualizadas do que possamos imaginar dão corpo a histórias que, para alguns, nunca passarão de fantasias de vidas diferentes, e, para outros, são um retrato quase fiel das venturas e desventuras vividas no seio de uma sociedade mais ou menos moralista e limitada. Poderá um livro destes ser, meramente, um entretenimento? Poderá ser ignorado? As questões que este romance levanta são bem mais do que as respostas. Gostaria de aproveitar a deixa para vos falar de uma pequena teoria pessoal e perfeitamente transmissível (haja quem tenha percebido o mesmo que eu e talvez há mais tempo). Encontrei alguns paralelos entre a história de Kundera e o filme de 1962 realizado por François Truffaut, Jules et Jim. Em vez de vos maçar com um texto teórico deixo-vos as palavras, nomes próprios e conceitos abordados por Truffaut e mais tarde por Kundera (não será difícil pela cronologia perceber quem se inspirou, e muito bem, em quem):

- Tomas (Catherine, no filme de Truffaut interpretada por Jeanne Moreau, numa sequência logo no início do filme decide vestir-se de homem e sair com Jules e Jim para ver até que ponto as pessoas na rua a confundiam de facto com um homem. Esse "disfarce" chama-se Tomas, o nome de uma das principais figuras do livro de Kundera);

- Tereza é nome da mulher de Tomas em Kundera e foi uma das paixões de Jules ("la locomotive") antes de conhecer Catherine;

- Sabina (o nome de uma das personagens femininas do romance de Kundera e nome da filha de Catherine e Jules, no filme de Truffaut);

- o chapéu de coco que aparece estrategicamente nas duas histórias (mais explorada a sua simbologia no livro);

- o léxico de palavras mal entendidas (no romance aparece-nos como uma tentativa de aproximação aos significados diferentes que Sabina e Franz dão às mesmas coisas e no filme Catherine e Jules discutem sobre o facto de existirem palavras que numa língua são do género feminino e noutra do género masculino);

- o próprio enredo das duas histórias, marcadamente centrado na temática da efemeridade das relações e a entrega a várias paixões em simultâneo;

- Catherine, em Truffaut, é, nas palavras do narrador, "a mulher que se entrega, mentalmente, a um desconhecido" e, para a Sabina de Kundera, "nada há de mais belo do que partir em direcção ao desconhecido".


Aqui estão alguns excertos do romance de Milan Kundera para despertar a curiosidade dos que ainda não o leram ou fazer recordar aos que já o conhecem:

"No mundo do eterno retorno, todos os gestos têm o peso de uma insustentável responsabilidade."
(...)
"Sentiu então um amor inexplicável por essa rapariga que mal conhecia. Parecia uma criança que alguém pusera numa cesta untada com pez e abandonara às águas de um rio para ele recolher na margem da sua cama."
(...)
"Não poder viver senão uma vida é pura e simplesmente como não viver."
(...)
"Tomas ainda não sabia que as metáforas são uma coisa perigosa. Com as metáforas não se brinca. O amor pode nascer de uma única metáfora."
(...)
"Mesmo presa da maior agitação, nos braços dele, a calma acabava sempre por chegar. Tomas contava-lhe em voz baixa contos que inventava só para ela, pequenos nadas, coisas tranquilizantes ou divertidas que ia repetindo num tom monocórdico. Na cabeça de Tereza as palavras transmutavam-se em visões confusas que a transportavam ao primeiro sonho. Tomas tinha um poder absoluto sobre o seu sono e Tereza adormecia sempre no exacto segundo que ele escolhera para isso."
(...)
"O acaso tem destes sortilégios, a necessidade, não. Para um amor se tornar inesquecível é preciso que, desde o primeiro momento, os acasos se reúnam nele como os pássaros nos ombros de São Francisco de Assis."
(...)
"Poderia dizer que ter vertigens é embriagarmo-nos com a nossa própria fraqueza, mas, em vez de resistir-lhe, queremos abandonar-nos a ela."
(...)
"No chão, ao pé do espelho, havia um velho chapéu de coco enfiado numa cabeça postiça. Baixou-se, apanhou-o e pô-lo na cabeça. A imagem do espelho transformou-se imediatamente; agora, era a imagem de uma mulher em roupa interior, bela inacessível, fria, com um chapéu de coco completamente despropositado na cabeça. Estava de mão dada com um senhor de fato cinzento e de gravata."*
(...)
"Para Sabina, não há nada mais belo do que partir para o desconhecido."
A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera, 1983.

escrito por debbie harry

Sessão XXI - A Insusentável Leveza do Ser - Po Zélia Moreira



Tempos atrás saindo de uma sessão de cinema em Curitiba, paramos numa livraria cujo dono, um senhor idoso, elegante e simpático, é amigo de Marlúcia, minha amiga .
Num frio de quase zero grau, fomos convidadas pra tomar um chocolate quente. Conversa vai , conversa vem falamos um pouco de tudo, gastrônomia, cinema, política, livros...
Na despedida fomos presenteadas pelo Sr. Ghnhone com dois livros. O meu, para minha alegria foi: A insustentável leveza do ser , de Milan Kundera.
Embora já conhecesse o filme, li esse livro com igual prazer, afinal ele, o filme, faz parte da lista dos meus favoritos.
Poderia falar tantas coisas, mas encontrei no livro de Rubem Alves : Canto do Pássaro Encantado, uma crônica que descreve tão bem o sentimento expresso no livro, no filme, que preferi transcrevê-la aqui pra vocês.
Saboreem a prosa de Rubem Alves, vejam o filme "A insustentável Leveza do Ser". Vale a pena!


A Bela Cena.

Tomas , personagem de A insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera, não conhecia a experiência da paixão. O que ele conhecia era os prazeres do sexo. esgotada a orgia, o seu desejo era se livrar da mulher. A ideia d acordar com uma mulher ao lado horrorizava. O seu horror ao amor era tal que nunca permitia que uma mulher dormissse na sua cama. Encontrava sempre uma desculpa para se livrar da companheira, levando-a de volta à casa dela. Ele se parecia com o sultão de Mil e Uma Noites, que depois de uma noite de prazeres carnais, quando o sol iluminava o horizonte, fazia com que a amnante fosse decapitada...Era assim que Tomas agia, como um animal caçador que abondona a caça tão logo sua fome é satisfeita.
Mas com Tereza foi diferente. Não que ela tivesse algum traço especial, que a distinguisse das outras. Não era mais bonita que as outras. Por que Tomas a amou e deixou que ela passasse a noite na cama dele? Por mais que a examinasse, nada encontrava nela que pudesse ser apontado como a razão do seu amor. Eles se conheciam por um tempo tão curto! Mas, sem razões e contra a sua vontade , o fato era que ele estava apaixonado por ela.
Sua aventura com Tereza havia começado exatamente onde terminava suas aventuras com as outras mulheres. Ela acontecera do outro lado do impulso que a levava as conquistas. Conhecera Tereza acidentalmente, num bar de uma cidadizinha do interior. Dissera-lhe, quase como brincadeira, que o procurasse quando fosse à capital. E lhe dera o seu endereço. Tereza chegou à capital doente ,sentindo-se perdida. Foi isso que a levou a procurar Tomas. E foi ai que a história de amor começou.
Ela ardia em febre. Ele não podia fazer com ela aquilo que fazia com as outras. Não podia levá-la para casa, porque ela não tinha casa. Ajoelhado à sua cabeceira, "ocorrera-lhe a ideia de que ela viera para le numa cesta sobre as águas".
Agora, a distância, pensava sobre as razões do seu amor e fazia, sem que disso se desse conta, a insólida pergunta de santo Agostinho: "O que é que eu amo quando amo tereza?" Tudo se tornou claro de repente. Ele ficou comovido pela fragilidade de tereza- criança amedontrada, chegando aos seus braços com um pedido de socorro.

"A mulher não resiste a voz do que chama sua alma amedontrada; o homem não resiste à mulher cuja sua alma se torna atenta à sua voz"....

Agora, na memória poética de Tomas, aquela cena permanecia imóvel, impertubável, fora do tempo. Era uma parte da sua alma. Não morreria jamais.
"O que eu amo quando te amo?" Tomas amava Tereza porque amava nela uma outra coisa: aquela cena que repentinamente brilhava em sua imaginação. Na cena, Tereza não era Tereza; era uma criança abondonada, levada pelas águas de um rio. E de repente ele deixou de ser Tomas caçador- tornou-se um homem forte, que tomava aquela criança nos braços. Tereza poderia deteriorar-se ou morrer. Mas a cena permaneceria inalterada, suspensa na memória poética, como objeto de amor.
Amamos a bela cena antes de amar a pessoa. Amamos a pessoa porque ela completa a bela cena. Por isso Santo Agostinho, antecedendo os versos de Fernando Pessoa, escreveu em suas Confissões:" Antes que te conhecesse eu já te amava." Somos amantes antes de nos encontrar com a mulher ou com o homem que será objeto do nosso amor. A alma é uma coleção de belos quadros adormecidos, seus rostos envoltos em sombras. sua beleza é triste e nostalgica porque sendo moradores da alma ao lado dos sonhos, eles não existem do lado de fora. Ves por outra, entretanto, defrontamos com um rosto- ou apenas uma voz, um olhar, um gesto com a mão...- que sem razões, ilumina um dos quadros que estava no escuro. Somos então possuidos pela certeza de que ese rosto que os olhos veem é o mesmo que está no quadro que mora nas sombras da lama. O corpo estremece. A paixão está nascendo.


Ficha técnica do filme:


ficha técnica:
título : A insustentável leveza do ser
gênero:Drama
duração:02 hs 40 min
ano de lançamento:1988


direção: Philip Kaufman

roteiro:Jean-Claude Carrière e Philip Kaufman, baseado em livro de Milan Kundera
produção:Saul Zaentz
música:Mark Adler e B.J. Sears
fotografia:
direção de arte:
figurino:Ann Roth
edição:Walter Murch e B.J. Sears

http://www.youtube.com/watch?v=mWO-rpsRpdU&feature=related