Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Amor incomum - por Socorro Moreira




Se eu atear fogo no meu coração
queimo a planta do amor humedecida e verde.
Noite nenhuma é comum, 
minhas lágrimas são estrelas.
O céu do meus sonhos
permite todos os encontros
Existe uma alegria indisfarçável ...
a alegria de amar,
mesmo sem jeito,
num eterno encabulecer.
Porque declarar
o que precisa crescer?
Ainda acredito nas possibilidades
sem fim
com destino de construção
numa realidade concreta, mas inversa....
O que se leva ?
Amor vai junto , no corpo sem vida..

esta noite não é uma noite comum

Dedicar um poema a Deus
seria um insulto tremendo.

Deus não ouviria uma palavra
nem se importaria com a verdade
ou a mentira do verbo.

Quantas palavras para compor um poema
dedicado a Deus?

Mesmo sabendo que Ele não ouviria uma sequer.
Tampouco daria ouvidos aos tremores dos meus lábios.

Mas quantas palavras eu teria força
para escrever um poema
dedicado a Deus?

Haveria de ser simples e humano.
A simplicidade da criança que me resta.
Os horrores da humanidade na minha pele.

Deus não se encaixa no verso
como não cabe na dúvida.

Há tempos me livrei de ser ateu
e nunca soube como é ser devoto.

Somente por minha loucura consigo
imaginar um poema dedicado a Deus.

Mas quantas palavras eu teria força para ocultar
dentro da minha alma?

Não é normal escrever um poema para Deus.
Do mesmo modo que é patética a discussão sobre sua existência.

O meu engenho seria apenas escrever um poema para Deus.
Arrancar cada unha dos meus dedos dos pés e das mãos.

Hei de escrever um poema para Deus.
Sim, tenho que fazê-lo agora.

Esquecerei as palavras
e atearei fogo ao coração
com o silêncio de dentro.

Carta Pedindo Excomunhão - Maíra Kubík Mano

Pedido de excomunhão

Prezada autoridade papal,

Eu, Maíra Kubík Mano, cidadã brasileira, 28 anos, venho, por meio desta, solicitar à Igreja Católica Apostólica Romana minha excomunhão.

Fui batizada involuntariamente, quando tinha poucos meses de vida, pelos meus pais. Eles nada mais fizeram do que seguir a tradição de seus antepassados e não pretendo nem vou responsabilizá-los por isso.

Contudo, aos 9 anos, fui de livre e espontânea vontade tomar a comunhão (Eucaristia). Fiz o curso necessário para tanto na Igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, SP, Brasil. Durante nove meses, aprendi os preceitos católicos e estudei passagens bíblicas. Em seguida, participei da cerimônia em que recebi, pela primeira vez, a hóstia, ou o corpo de Cristo.

Leia também:
Um dia após apelos de filhos de Sakineh, Papa recebe vice-presidente do Irã
Em viagem ao Reino Unido, Papa admite falhas da Igreja em casos de pedofilia
Associação entre ateísmo e nazismo feita pelo Papa gera protestos no Reino Unido

Desde então, fui à missa poucas vezes e, com o passar do tempo, identifiquei-me cada vez menos com a doutrina católica. Ou, melhor dizendo, com aquela pregada diretamente pelo Vaticano.

É preciso aqui fazer uns parênteses para afirmar que tenho, isso sim, laços fortes com a chamada Teologia da Libertação, que inundou de solidariedade e compromissos sociais os rincões do Brasil na segunda metade do século XX. Mas com esse grupo, imagino, você não está preocupado. Conseguiu isolá-lo, desautorizá-lo, diminuí-lo. Porém, quero registrar aqui que não foi possível enterrá-lo. O exemplo de sua força segue vivo com D. Pedro Casaldáliga, Dom Tomás Balduíno e tantos outros.

De qualquer forma, cheguei à conclusão de que tenho um desacordo absoluto e completo com Sua Santidade, sem possibilidade de repactuação. Entre os pontos mais prementes sobre os quais temos visões diametralmente opostas estão legalização do aborto, casamento gay e utilização de preservativos durante o ato sexual. Isso só para começar a conversa. Poderia discorrer páginas e mais páginas sobre o lugar subalterno e humilhante que vocês têm reservado às mulheres durante séculos a fio.

A gota d’água que me levou a redigir essa carta foi a ordem de Vossa Senhoria para que os pastores orientassem politicamente seus fiéis com base em preceitos morais, tendo em vista a eleição para a Presidência da República que ocorre no próximo domingo (31/10/2010). Bem, para mim o único preceito válido é o do Estado laico e considero um absurdo completo a Igreja se pronunciar sobre isso. Religião e governo misturados é uma fórmula maléfica, que prejudica as liberdades individuais e coletivas e só semeia o autoritarismo doutrinário.

E, como se tudo isso não fosse suficiente, atualmente eu me defino como atéia.

Sendo assim, peço que Sua Santidade seja sensível e caridosa o bastante para compreender que eu não quero mais ser considerada uma parte deste rebanho. Nem oficialmente, nem extra-oficialmente. Me conceda a excomunhão.

Obrigada desde já,

Maíra Kubík Mano


*Texto originalmente publicado no blog Viva Mulher

As Meninas do Brasil - Fausto Nilo e Moraes Moreira

Tudo bem, lutamos. Discutimos. Temos os nossos e com eles queremos ir ao futuro. É isso, nada termina no domingo. Tudo acorda na segunda feira e irá por esta terra como tudo que é terra, um tanto, muito pranto e os quantos do que a sociedade nos deve. Nada cessa, nem tudo é pressa, mas nada pode ficar com é. As meninas do Brasil precisam dizer a que vieram neste mundo de machistas que acham que elas não são nada sem eles. Sem elas não somos, já elas têm o ventre que reproduz o amanhã. Meninas do Brasil para todas vocês, com Moraes Moreira e todas as árvores deste tropical mundo:


Meninas do Brasil
Moraes Moreira

Composição: Fausto Nilo



Três meninas do Brasil, três corações democratas
Tem moderna arquitetura ou simpatia mulata
Como um cinco fosse um trio, como um traço um fino fio
No espaço seresteiro da elétrica cultura

Deus me faça brasileiro, criador e criatura
Um documento da raça pela graça da mistura
Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil
Têm a cor da formosura

Se a beleza não carece de ambição e escravatura
E a alegria permanece e a mocidade me procura
Liberdade é quando eu rio na vontade do assobio
Faço arte com pandeiro, matemática e loucura

REFRÃO

Serenatas do Brasil, eu serei três serenatas
Uma é o coração febril, a outra é o coração de lata
A terceira é quando eu crio na canção um desafio
Entre o abraço do parceiro e um pedaço de amargura

REFRÃO

Se eu ganhasse o mundo inteiro, de Amélia a Doralice
De Emília a Carolina, e os mistérios de Clarice
Se teu nome principia, Marina no amor Maria
Só faria melodias com a beleza das meninas

REFRÃO

Quando o povo brasileiro viu Irene dar risada
Clementina no terreiro restaurando a batucada
Muito além de um quarto escuro, nos olhos da namorada
Eu sonhava com o futuro das meninas do Brasil


Luiz Carlos Salatiel - Emerson Monteiro

Ele, um desses iguais personagens advindos nas asas da ficção do Cariri, Luiz Carlos Salatiel. Surgido nesse mundo fantástico das terreiradas mágicas do chão nacional dos ancestrais, Luiz invade o salão das festas populares também para movimentar em si próprio a cena luminosa do hemisfério oriental de músicas, artes plásticas, literaturas. Arauto da alegria, sacode maracás do ritual dos caboclos desde tempos atrás, aos turnos dos festivais da canção do Parque Municipal a salões de arte e outras manifestações paralelas.
Depois, dormir ouvindo Luiz entrevistar os mestres Aldeni e Isabel, do Reisado da Vila Lobo, no programa Cariri Encantado da Rádio Educadora, fala de sonhos e viagens a universos da mística fundamental. Mergulhar às raízes da cultura nordestina, fincadas nos alpendres e solos medievais da Península Ibérica, patamares da tradição imorredoura que desfila atores altivos dos grupos de brincantes sob o comando de certos capitães alencarinos. Um tropel de cavaleiros andantes de armaduras luminosas, que percorre praças dos reinos transcendentais, defensores perpétuos de lendas e mitos, cantigas e naus catarinetas varridas ao vento de luas e castelos eternos, sombras rebrilhantes escorrendo nos prados verdes dos torneios, clarins, alazões pendoados e lanças coloridas.
Ainda que mais pretendesse contar das possibilidades impossíveis, falar das peripécias desse personagem ocuparia vasilhas enormes. Bom caráter, atípico, animador, surpreendente, cigano do inesperado, Luiz Carlos reúne vários Luiz Carlos Salatiel de Alencar num só Luiz Carlos. As paredes das programações individuais radiofônicas forçariam reservas para contê-lo num único projeto pessoal sem maiores resultados que dissessem quanto ele representa para nós em termos de artista incansável, paladino das lutas pelos valores infinitos da melhor inspiração.
Veja bem, o conteúdo criativo nesse audaz cavaleiro queima de intensidade o papel dos saltimbancos fellinianos, tipo móvel que brotou no Cariri e escreve, com seu itinerário, parábolas, pautas e andanças incríveis, códigos arcaicos nas encostas circulares da Serra. Viajou longe pela aventura da vida e aqui retornou como ninguém aos feitos da história particular das sagas prodigiosas, em versões assemelhadas às epopéias que reaviva nos roteiros das estradas de gado rompidas na lauta conquista dos sertões, pela Casa da Torre de Garcia D’Ávila.
Antes, há pouco, soube o quanto o repertório de palavras da pessoa acaba devendo para rabiscar com propriedade as contribuições de cada instrumento isolado ao conjunto harmonioso das orquestras. A pena traz dali, ajunta daqui, concentra esforços e nada. Bom, tudo isto na gravação de um comentário dos feitos notáveis de Luiz Carlos Salatiel sempre no propósito de acondicionar para o futuro os frutos culturais da nossa gente.

Antenógenes Silva - por Norma Hauer

Ele nasceu em 30 de outubro de 1906, em Uberaba-Minas Gerais. E daí? Daí que estudou música, virou acordeonista e compositor. Para onde ia levava aquele pesado acordeon e gostava de contar histórias de sua vida.
Conheci-o em 1976 no programa "Sala de Visita", que Raul Maramaldo apresentava na Rádio Rio de Janeiro.
Foi quando contou uma história referente à melodia de "Saudades do Matão", gravada por Carlos Galhardo e em cuja etiqueta do disco de 78 rotações constam os nomes de Jorge Galatti e Raul Torres, como autores. O mesmo ocorrendo no LP "Carrossel de Melodias", de 1958, também com Carlos Galhardo
.
ATENÓGENES contou que compusera essa música em 1920, quando vivia em São Paulo. Afirmou que costumava executá-la nas festinhas infantis, por não ser, ainda, músico profissional.
Anos mais tarde, soube que ela havia sido gravada como sendo de Raul Torres (autor da letra) e Jorge Galatti, como compositor da música.
Entrou na luta pelo direitos autorais, provando ser o verdadeiro autor da música e que Jorge Galatti nunca compôs nada. Em gravações posteriores aparece seu nome como compositor .

Dentre as músicas de Antenógenes que receberam letra, a que considero mais bonita é "Uma Grande Dor Não se Esquece", gravada por Gilberto Alves.

Antenógenes Silva foi casado com Léa Silva, uma das pioneiras do rádio, onde apresentava um programa para mulheres, tal com Sagramour de Scuvero o fazia.

No final dos anos 30 eram as únicas mulheres locutoras de rádio.
mas Léa Silva era química e lançou um produto "de beleza" de nome "Creme Marsília",
muito bom.
Era um creme bastante agradável que deixava a pele fresca, limpa e hidratada...mas se deixava "bela" é outra história.
Mesmo após a morte prematura de Léa Silva nos anos 50, Antenógenes formou-se
em química e continuou produzindo o produto.
Em homenagem à Léa, ele gostava de destribuí-lo em suas apresentações em "Shows", sempre acompanhado por seu acordeon
.

A última vez em que o vi, ele estava com mais de 80 anos, firme com seu
instrumento.

Faleceu em 9 de março de 2001 , em seu estado natal, no ano em que completaria 95 anos.

Norma

Convite !

Quase às vésperas da eleição , nossa amiga Edilma , incansavelmente  trabalha na produção de um grande evento cultural : O ressurgimento do Salão de Outubro, que será reaberto em grande estilo, com premiações dos melhores trabalhos e honra ao mérito , privilegiando todas as participações. O assunto embora divulgado, permanece velado , mas valerá a pena conferir , na noite do dia 30,amanhã,  no espaço da REFESA, as boas surpresas que nos esperam.
Certamente será O  ENCONTRO, formal e informal dos amantes da arte !
DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!

Mário Quintana

ATENÇÃO POVO DO CARIRICATURAS

Atenção Socorro, Edilma, Liduína, Claude, Tiago Araripe, Bisaflor, Pachelly, Nicodemos, Elmano Rodrigues, Emerson, Corujinha Baiana, Assis Lima e todos que de algum modo movemos o Carircaturas escrevendo e lendo-o, procurem no endereço seguinte e conheçam o projeto de gravação de quem faz a cultura no país. Procurem influir para que apareçam nomes da região se ainda é possível. De qualquer modo o estudo do material já vale, se trata de cultura que é o nosso assunto.

http://www.producaocultural.org.br/

Papa e Aborto


É importante que na intervenção do Papa na política interna do Brasil acerca do tema do aborto, tenhamos presente este fato para não sermos vítimas de hipocrisia: nos catolicíssimos países como Portugal, Espanha, Bélgica, e na Itália dos Papas já se fez a descriminalização do aborto (Cada um pode entrar no Google e constatar isso). Todos os apelos dos Papas em contra, não modificou a opinião da população quando se fez um plebiscito. Ela viu bem: não se trata apenas do aspecto moral, a ser sempre considerado (somos contra o aborto), mas deve-se atender também a seu aspecto de saúde pública. No Brasil a cada dois dias morre uma mulher por abortos mal feitos, como foi publicado recentemente em O Globo na primeira página. Diante de tal fato devemos chamar a polícia ou chamar médico? O espírito humanitário e a compaixão nos obriga a chamar o médico até para não sermos acusados de crime de omissão de socorro.

Curiosamente, a descriminalização do aborto nestes paises fez com que o número de abortos diminuisse consideravelmente.

O organismo da ONU que cuida das Populações demonstrou há anos que quando as mulheres são educadas e conscientizadas, elas regulam a maternidade e o número de abortos cai enormente. Portanto, o dever do Estado e da sociedade é educar e conscientizar e não simplesmente condenar as mulheres que, sob pressões de toda ordem, praticam o aborto. É impiedade impor sofrimento a quem já sofre.

Vale lembrar que o canon 1398 condena com a excomunhão automática quem pratica o aborto e cria as condições para que seja feito. Ora, foi sob FHC e sendo ministro da saude José Serra que foi introduzido o aborto na legislação, nas duas condições previstas em lei: em caso de estupro ou de risco de morte da mãe. Se alguém é fundamentalista e aplica este canon, tanto Serra quanto Fernando Henrique estariam excomungados. E Serra nem poderia ter comungado em Aparecida como ostensivamente o fez. Mas pessoalmene não o faria por achar esse cânon excessivamente rigoroso.

Mas Dom José Sobrinho, arcebispo do Recife o fez. Canonista e extremamente conservador, há dois anos atrás, quando se tratou de praticar aborto numa menina de 9 anos, engravidada pelo pai e que de forma nenhuma poderia dar a luz ao feto, por não ter os orgãos todos preparados, apelou para este canon 1398 e excomungou os medicos e todos os que participaram do ato. O Brasil ficou escandalizado por tanta insensibilidade e desumanidade. O Vaticano num artigo do Osservatore Romano criticou a atitude nada pastoral deste Arcebispo.

É bom que mantenhamos o espírito crítico face a esta inoportuna intervenção do Papa na politica brasileira. Mas o povo mais consciente tem, neste momento, dificuldade em aceitar a autoridade moral de um Papa que durante anos ocultou o crime de pedofilia entre padres e bispos.

Como cristãos escutaremos a voz do Papa, mas neste caso, em que uma eleição está em jogo, devemos recordar que o Estado brasileiro é laico e pluralista. Tanto o Vaticano e o Governo devem respeitar os termos do tratado que foi firmado recentemente onde se respeitam as autonomias e se enfatiza a não intervenção na política interna do pais, seja na do Vaticano seja na do Brasil.

Um abraço bem fraterno

Leonardo Boff

Recebido por e-mail



Já havia lido o discurso do Papa Bento XVI, aos Bispos do Maranhão, em visita ad limina apostolorum. Muito interessante o discurso do Papa. Ele não pode deixar de cumprir sua missão de Pastor Universal, exortando o Povo de Deus, especialmente no que diz respeito à defesa da VIDA.

O Santo Padre foi muito oportuno e feliz nas suas colocações, porque o Estado Brasileiro é laico, mas seu povo é religioso, e isto precisa ser respeitado. Quando digo que o povo é religioso é porque está disposto a fazer a Vontade de Deus e não somente dizer: Senhor, Senhor..., como às vezes se pretende, de maneira especial dentro da própria Igreja. Existem facções sociais, políticas e religiosas especializadas em fazer lavagem cerebral, deixando as pessoas sem convicções, mas com obsessões, e com a consciência invencivelmente errônea. Ficam semelhantes aos grãos de pipoca que levados ao fogo não estouram, e com mais fogo, mais duros ficam. Tornam-se donas da “verdade”. Estão até manipulando o texto do Papa, para justificar a sede do poder. (cf. http://www.releituras.com/rubemalves_pipoca.asp)

É a Vontade de Deus que nos salva e não a nossa, e sobre isto precisamos sempre nos exortar mutuamente, como diz o Apóstolo São Paulo. Portanto, que nossa fé seja sempre vivificada pela mútua exortação. Pode ocorrer de nos esquecermos que somos todos peregrinos caminhando para a Casa do Pai, e quando lá chegarmos, poderemos ouvir de Jesus o seguinte: “Afastai-vos de mim, vos que praticastes a injustiça, a maldade” (Lc13,27). Creio que ninguém vai querer ouvir isto naquela hora. Seu passaporte está em dia? Pode ter certeza de que a eternidade existe... Assim, busquemos alimentar nossa fé, sem esquecer, como diz o Papa, que ela deve implicar na política. A fé sem obras é morta, diz a Escritura Sagrada. E uma das obras que deve provir da fé, é o nosso voto consciente em pessoas que vão governar para o bem comum, respeitando a vida em todas as suas etapas e dimensões.

No mesmo dia em que li o discurso do Papa, assistindo ao telejornal, à noite, escutei o pronunciamento da candidata e do candidato à presidência do Brasil a respeito do discurso do Papa. Ambos concordaram com as Palavras do Papa, dizendo que é missão dele exortar para uma vida coerente com os valores da fé e da moral, e que as palavras do Papa valem para todas as pessoas de fé, no mundo inteiro.

O Papa falou, também, que o voto deve estar a serviço da construção de uma sociedade justa e fraterna, defensora vida.

Como Bispo da Igreja Católica, e como cidadão brasileiro, fico feliz por saber que nosso Presidente tem defendido a vida, e sempre se pronunciou contra o aborto. Nesses últimos anos o Brasil tem crescido e melhorado em todos os aspectos, de maneira especial no respeito à vida e a valorização da dignidade humana. Esta é a Vontade de Deus! E as pessoas, em plena posse de suas faculdades mentais, vão reconhecer esta verdade.

Nosso país está em pleno desenvolvimento e assim queremos continuar e, depois de 500 anos, nosso povo quer eleger, pela primeira vez, uma mulher que tem compromisso com a vida e provou isso com sua própria vida. Como? Ela não fugiu para o exterior durante a ditadura, mas a enfrentou com garra e, por isso, foi presa e torturada. Ela queria um país livre, e que todas as pessoas pudessem viver sem medo de serem felizes, vencendo a mentira e o ódio com a verdade e o amor, servindo aos ideais de liberdade e justiça, com sua própria vida. Disse Jesus: “Ninguém tem maior amor do aquele que dá a própria vida pelos irmãos” (Jo 15,13).

Obrigado Santo Padre por suas sábias palavras! A Dilma é a resposta para as nossas inquietações a respeito da vida. Quem sofreu nos porões da ditadura, não mata. Mas teve gente que matou a vida no seu ventre para fugir da ditadura, e portanto não deveria se comportar como os fariseus, que jogam pedras, sabendo-se pecadores. E Jesus disse: “Quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, e quem entregar sua vida por causa de mim, vai salvá-la”(Mt 10,39)

Vamos fazer o nosso Brasil avançar ainda mais, com Dilma, que já provou ser coerente, competente e comprometida com a VIDA. O dragão devastador não pode voltar ao poder.
Deus abençoe os leitores e eleitores, governos e governados. Saúde e paz a todos (as)!

Tudo o que você me desejar, eu lhe desejo cem vezes mais. Obrigado.

Caçador, 28 de outubro de 2010


Dom Luiz Carlos Eccel
Bispo Diocesano de Caçador

http://dilmanarede.com.br/ondavermelha/galeria-noticias-2/o-papa-e-a-politica.pdf

MARCHA PARA A OCIOSIDADE – por Pedro Esmeraldo

Às vezes, ficamos atormentados, um pouco perplexos, quando vimos situações adversas e abusivas aos costumes. Não alinham ao sistema político, não são apropriadas à prática moral. Sempre baseada de maneira vulgar para exercer a profissão política.

Não cuidam mais dos problemas sociais, só visam usufruir das benesses da administração ruidosa, já que preferem entregar os pontos e cair na orgia administrativa, agitados pelos comportamentos indignos, acometidos pelos políticos corruptos.

Ultimamente, o povo não se dedica mais ao trabalho. Permanece como um ausente indisciplinado, corrompido, o que faz afastar o cidadão de bem e que pode com gestos abusivos, dilacerar o bom costume.

Hoje em dia, ninguém ou quase ninguém leva nada a sério. A maioria dos trabalhadores é fraca a preguiçosa. É composta por grupos ociosos e amargos que vêm dilacerar o bom costume.

Não cumprem fielmente o seu dever com seriedade. Não se submetem a exercer com dignidade a sua profissão e com espírito de justiça e amor ao trabalho.

Nota-se que não conduzem no universo do homem trabalhador, muitos não tomam precauções com o equilíbrio moral, conduzindo o cidadão para seguir o bom caminho da retidão e da limpeza moral.

Alguns se dão ao luxo de freqüentar a escola e assim mesmo, quando a freqüentam é somente para justificar as autoridades para terem o direito de receber a bagatela do bolsa família, oferecida pelo Governo Federal.

E daí pensam na maneira diferente de não trabalhar, para permanecer com essa migalha, pois “o cidadão tem o direito de não exercer” cargo algum. Mal sabe esse pessoal (que não entende), que essa quantia que o governo oferece é somente uma pequena parcela de ajuda ao cidadão para adquirir recursos suficientes para complementar na compra do material escolar.

Considera-se isso um desaforo, um crime injustificável de lesa ao contribuinte.

Esses erros são provocados pelos falsos políticos que assolam os bastidores da política nacional e não orientam o povo para o cumprimento de deveres, no uso do bem e da verdade.

Por isso, é preciso evitar agrupamento de certas falanges desses políticos que vivem insuflando o povo para que seja um povo desequilibrado, ofertando e tirando das camadas sociais, viciando esses malditos homens, para que permaneçam arredios e contaminem o meio com gestos indecorosos, entregam-se à ociosidade.

Infelizmente não podem fazer nada, já que o homem está contaminado pelas bactérias nocivas com manchas de sangue contaminado e que provoca marcha e contra marcha em direção do caminho ocioso.

E agora, o que devem fazer? A não ser reagir com fortes jogadas acrobáticas a fim de poder sobressair no caminho da covardia com proteção ao meio social.

Crato, 27.10.2010

Artigo de autoria de Pedro Esmeraldo

Correio Musical

Recebido por e-mail




Joelmir Beting:- 5 motivos para votar Dilma

Gostemos ou não do economista da Band, o fato é que Joelmir apresentou ontem, dia 27, no jornal de sua emissora, 5 razões para que qualquer brasileiro sensato vote em Dilma no domingo. Não citou Dilma, mas nem precisamos entender de economia pra chegarmos a essa conclusão.
As palavras de Joelmir:
"No segundo turno de 2002, nós estávamos no fundo do poço. Agora, no melhor dos mundos em 40 anos.
Em 2002, INFLAÇÃO de 12,5. Agora de 5,1.
O DÓLAR de 3,94 para 1,70.
O PIB de 2,7 para agora acima de 7.
DESEMPREGO de 12,7 para 6,2.
E o chamado RISCO-PAÍS da dívida externa acima de 2400 pontos em 2002 para 174 pontos apenas hoje. O menor da história."

Emir Sader: "Onde você estava em 1964?"

Estamos próximos de termos uma presidente mulher, que participou da resistência à ditadura e que foi torturada pelos agentes do regime de terror, com o apoio da mídia monopolista. Parece-lhes insuportável moralmente e de fato o é. A figura de Dilma é para eles uma acusação permanente, pela dignidade, pela sua trajetória, pelos valores que ela representa.

- por Emir Sader, em seu blog

Há momentos na história de cada país que são definidores de quem é quem, da natureza de cada partido, de cada força social, de cada indivíduo. Há governos em relação aos quais se pode divergir pela esquerda ou pela direita, conforme o ponto de vista de cada um. Acontecia isso com governos como os do Getúlio, do JK, do Jango, criticado tanto pela direita – com enfoques liberais ou diretamente fascistas – e pela esquerda – por setores marxistas.

Mas há governos que, pela clareza de sua ação, não permitem essas nuances, que definem os rumos da história futura de um país. Foi assim com o nazismo na Alemanha, com o fascismo na Itália, com o franquismo na Espanha, com o salazarismo em Portugal, com a ocupação e o governo de Vichy na França, entre outros exemplos.

No caso do Brasil e de outros países latinoamericanos, esse momento foi o golpe militar e a instauração da ditadura militar em 1964. Diante da mobilização golpista dos anos prévios a 1964, da instauração da ditadur a e da colocação em prática das suas políticas, não havia ambigüidade possível, nem a favor, nem contra. Tanto assim que praticamente todas as entidades empresariais, todos os partidos da direita, praticamente todos os órgãos da mídia – com exceção da Última Hora – pregavam o golpe, participando e promovendo o clima de desestabilização que levou à intervenção brutal das FAA, que rompeu com a democracia – em nome da defesa da democracia, como sempre -, apoiaram a instauração do regime de terror no Brasil.

Como se pode rever pelas reproduções das primeiras páginas dos jornais que circulam pela internet, todos – FSP, Estadão, O Globo, entre os que existiam naquela época e sobrevivem – se somaram à onda ditatorial, fizeram campanha com a Tradição, Família e Propriedade, com o Ibad, com a Embaixada dos EUA, com os setores mais direitistas do país. Apoiaram o golpe e as medidas repressivas brutais e aquelas que caract erizariam, no plano econômico e social à ditadura: intervenção em todos os sindicatos, arrocho salarial, prisão e condenação das lidreanças populares.

Instauraram a lua-de-mel que o grande empresariado nacional e estrangeiro queria: expansão da acumulação de capital centrada no consumo de luxo e na exportação, com arrocho salarial, propiciando os maiores lucros que tiveram os capitalistas no Brasil. A economia e a sociedade brasileira ganharam um rumo nitidamente conservador, elitistas, de exclusão social, de criminalização dos conflitos e das reivindicações democráticas, no marco da Doutrina de Segurança Nacional.

As famílias Frias, Mesquita, Marinho, entre outras, participaram ativamente, no momento mais determinante da história brasileira, do lado da ditadura e não na defesa da democracia. Acobertaram a repressão, seja publicando as versões mentirosas da ditadura sobre a prisão, a tortura, o assassinato dos opo sitores, como também – no caso da FSP -, emprestando carros da empresa para acobertar ações criminais os órgãos repressivos da ditadura. (O livro de Beatriz Kushnir, “Os cães de guarda”, da Editora Boitempo, relata com detalhes esse episódio e outros do papel da mídia em conivência e apoio à ditadura militar.)

No momento mais importante da história brasileira, a mídia monopolista esteve do lado da ditadura, contra a democracia. Querem agora usar processos feitos pela ditadura militar como se provassem algo contra os que lutaram contra ela e foram presos e torturados. É como se se usassem dados do nazismo sobre judeus, comunistas e ciganos vitimas dos campos de concentração. É como se se usassem dados do fascismo italiano a respeito dos membros da resistência italiana. É como se se usassem dados do fraquismo sobre o comportamento dos republicanos, como Garcia Lorca, presos e seviciados pelo regime. É como se se usasse os proces sos do governo de Vichy como testemunha contra os resistentes franceses.

Aqueles que participaram do golpe e da ditadura foram agraciados com a anistia feita pela ditadura, para limpar suas responsabilidades. Assim não houve processo contra o empréstimo de viaturas pela FSP à Operação Bandeirantes. O silêncio da família Frias diante da acusações públicas, apoiadas em provas irrefutáveis, é uma confissão de culpa.

Estamos próximos de termos uma presidente mulher, que participou da resistência à ditadura e que foi torturada pelos agentes do regime de terror instaurado no país, com o apoio da mídia monopolista. Parece-lhes insuportável moralmente e de fato o é. A figura de Dilma é para eles uma acusação permanente, pela dignidade que ela representa, pela sua trajetória, pelos valores que ela representa.

Onde estava cada um em 1964? Essa a questão chave para definir quem é quem na democracia brasileira.
 por André Lux

Recebido poor e-mail



Via Estadão
Marina ataca biografia de Dilma e diz Brasil não pode ser entregue a ‘quem não conhece’

Em campanha no Sul do País, a candidata Marina Silva, do PV, fez críticas em relação ao desconhecimento geral sobre a biografia da candidata do PT, Dilma Rousseff. Em café da manhã em Curitiba nesta terça-feira, 26, com lideranças do PV paranaense, Marina pediu ao povo brasileiro que “pense duas vezes” antes de fazer suas escolhas.

“Que o povo brasileiro PENSE duas vezes antes de entregar o futuro do Brasil para quem não conhecemos direito”, disse ela.

Marina fez uma comparação entre algumas figuras da política nacional para questionar a experiência de Dilma.”Nós conhecemos o presidente Lula, a gente conhecia o Fernando Henrique Cardoso, a gente CONHECE o Serra – eu discordo dele, mas conheço. O povo pode até discordar de mim, mas me conhece. Eu estou aí há 16 anos na política nacional”, afirmou Marina.

E em seguida concluiu: “Mas, com todo respeito à ministra Dilma, nós não conhecemos ela nesse lugar de eleita. Conhecemos como ministra de Minas e Energia, da Casa Civil e até respeitamos o trabalho dela, mas daí a ser presidente da República?”.

Ainda na mesma linha, a candidata do PV ironizou, sem citar nomes, a indicação que Lula vem fazendo em favor de Dilma. “Quem aqui que se casa só por que chega alguém e diz: ‘casa com esse moço, é uma maravilha de moço’? Não, a gente quer conhecer a pessoa primeiro, não é isso?”

Marina se posiciona: Brasil não pode ser entregue a quem não conhece

Recebido por e-mail





MANIFESTO CONTRA FREI BETTO, CONTRA O PT, CONTRA A DILMA E CONTRA O LULA

Acredito que Frei Betto, apesar da formação teológica, esteja com uma visão bastante equivocada do que seja cristianismo e valores cristãos. Dilma Rousseff não foi presa porque distribuía bombons no jardim de infância. Foi presa porque participou de algumas organizações criminosas que promoviam assaltos a bancos e atentados terroristas à bala e à bomba, matando inclusive civis inocentes. Os grupos terroristas pelos quais a Dilma passou foram responsáveis pela morte de umas 15 pessoas, entre civis e militares.

Matar irmãos brasileiros não é exatamente o que se possa chamar de um valor cristão ou algo que encontre algum amparo em qualquer linha do Evangelho. Muito pelo contrário !! E para aqueles que julgam que ela lutava pela democracia, isso é pura balela de marqueteiro... Todas as organizações terroristas existentes no Brasil naquela época eram organizações de esquerda e queriam combater a ditadura militar apenas para colocar outra em seu lugar, e ainda pior: a ditadura comunista stalinista. Quem não é alienado e viveu aquela época, sabe muito bem disso.

Ou seja, Dilma e os outros guerrilheiros queriam fazer do Brasil uma imensa Cuba. Dilma teve treinamento em Cuba para aprender a manusear armas. Se tivessem conseguido implementar o comunismo no Brasil, talvez estivéssemos até hoje numa ditadura sanguinária como a cubana, comandada por algum outro celerado tão ignóbil quanto o Fidel Castro e certamente não estaríamos entre as maiores economias do mundo.

Para os que acham que a Dilma nunca participou de uma ação armada (eu pessoalmente não acredito nessa história), acho que esse ponto nem chega a ser relevante. Como ela atuava em um grupo que admitia o assassinato de pessoas em atentados terroristas, ela concordava com a estratégia e assim, era tão culpada quanto quem puxava o gatilho ou explodia a bomba. E ela foi líder em todos os grupos em que atuou e como tal, planejava as ações. Logo, não vejo nada de cristão em patrocinar a matança.
Não estou defendendo os militares, pois obviamente é uma barbaridade torturar pessoas que estão á disposição do estado brasileiro. Entretanto não concordo com a tentativa de demonizar os militares e achar que os terroristas eram todos uns santos. Ao contrário, eram tão bandidos naquela época quanto o são hoje, bastando para isso verificar o assalto diário ao erário – mensalões, dólares na cueca, tráfico de influência, quebra de sigilos fiscais, escândalos com cartões corporativos, uso descarado da máquina pública em favor de uma candidatura, uso de recursos do governo e de estatais para fazer campanha pró-Dilma (o que é proibido por lei), enriquecimento relâmpago e suspeito do filho “Ronaldinho” do “prizidenti”, uso de e-mails corporativos das empresas estatais para defender a candidatura da Dilma e muitas outras barbaridades do gênero.

Quanto à suposta campanha difamatória contra Dilma, acho que Frei Betto, mais uma vez, viajou na maionese. Existem entrevistas da Dilma nas quais ela disse ser favorável ao aborto. Ela disse isso mais de uma vez, em entrevistas gravadas e filmadas, basta procurar no “You Tube” que estão lá (maravilhas da tecnologia moderna). Do mesmo jeito, existem entrevistas nas quais ela enrola para dizer se tem religião, se tem alguma fé ou mesmo se acredita em Deus (ver novamente no You Tube). E as respostas dela dão claramente a entender que a resposta a todas estas perguntas é um NÃO. Dilma parece o “Rolando Lero” falando, é toda enrolada, nunca consegue concluir um raciocínio e sua fala é sempre ininteligível, o que é mais uma evidência de seu despreparo.

Quando ela viu o tamanho da repercussão negativa devido a falta de suas convicções religiosas, Dilma mudou o discurso e deu o dito pelo não dito apenas para ganhar votos. O auge da hipocrisia foi a visita ao santuário de Aparecida no dia 11 de outubro, para fazer de conta que acredita em Deus e que é religiosa. Além de mostrar que nem sabe fazer o sinal da cruz, nem comungou na missa. Ora, se ela teve formação católica, porque não comungou??? Simples: porque desde os tempos de guerrilheira já havia abandonado todos os princípios cristãos.

Frei Betto está certo quando diz que essas coisas de fé e religião são do foro íntimo da Dilma e ela pode ter as crenças que quiser, com toda certeza. Mas ela quer ser presidente da república e estas questões , que envolvem valores religiosos, éticos e morais, são importantes para o eleitorado brasileiro, como já deu para perceber. Então que ela tenha a decência de expor suas verdadeiras convicções, ainda que à custa de votos. Por que esconder essas coisas dos eleitores? Será que já incorporou tanto assim o hábito da mentira???


Ainda essa semana o próprio Papa Bento XVI recomendou aos sacerdotes do Brasil que orientem os fiéis, para que não votem em candidatos ou candidatas que defendem a descriminalização do aborto. Bom, o Papa é a maior autoridade da Igreja Católica, de forma inconteste. Entre a posição do Papa e a posição de Frei Betto, escolho tranquilamente ficar ao lado do Papa – afinal, ou se é católico ou não se é católico. Não basta apenas ir à missa aos domingos. Também é necessário lutar e preservar pelos valores éticos e morais durante todos os outros dias da semana.

Gostaria que Frei Betto e a Dilma também explicassem à população brasileira porque o processo militar da Dilma, dos tempos de guerrilheira, está trancado a 7 chaves em um cofre do STM (Superior Tribunal Militar) se é um processo público? Por que será que eles querem esconder também esse pedaço da vida da Dilma dos eleitores brasileiros? Será que os eleitores não têm o direito de saber sobre aquela que quer ser presidente do Brasil?? O que tem de tão cabeludo nesse processo, a ponto de se impor a censura a todo o país, mesmo esta censura sendo contra a lei?

O festival de baboseiras de Frei Betto segue em frente falando das privatizações. Essa é uma coisa que o PT demonizou tanto em 8 anos e nunca fez NADA para reverter. Por quê?? Porque sabe que a privatização foi excelente para o país. O PT sabe disso e o Mulla da Silva também, mas preferem continuar a fazer a politicagem rasteira do que reconhecer os muitos méritos de governos anteriores. O Mulla teve 8 anos para reestatizar ao menos uma mísera empresa e nem isso fez. Então, está reclamando do quê?? Ele sabe que TODAS as empresas privatizadas estão hoje, muito melhor do que estavam na época em que eram estatais – tem mais funcionários, geram mais receitas em reais e em dólares, tem maiores lucros e pagam muitos impostos ao governo e aos fundos de pensão que investiram nelas.

Muitos devem se lembrar da época em que um telefone fixo era tão caro que tinha que ser colocado na declaração de bens do imposto de renda, pois custava entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,0 dependendo da localidade. É para se conseguir uma linha da empresa de telefonia estatal, aguardava-se entre 3 e 5 anos. E hoje? Bom, consegue-se uma linha quase de graça e quase que na hora. Sem contar que hoje o Brasil tem cerca de 190 milhões de celulares, quase que 1 para cada habitante. Chegaríamos lá se as empresas fossem estatais?? NUNCA !!!!!!!!!!

Ainda hoje vi o lucro anunciado da VALE: R$ 10 BILHÕES no trimestre !!!! Na época em que era estatal, não faturava a metade disso em um ano inteiro. O governo nunca recolheu tantos impostos da VALE quanto recolhe hoje. Os fundos de pensão nunca ganharam tanto dinheiro na VALE quanto ganham agora. A empresa contrata muito mais gente, atua no mundo todo e é um exemplo de multinacional brasileira bem sucedida. Será que teria o mesmo sucesso se ainda fosse estatal? JAMAIS !!!!! Ainda mais nas mãos do PT, que a transformaria rapidamente em mais um cabide empregos para sindicalistas pelegos e incompetentes..

Pessoalmente eu imagino que aqueles que criticam a privatização o fazem por desconhecimento de números, ou por má-fé. Sendo por má-fé, certamente são as pessoas mais preocupadas em manter os cabides de empregos próprios ou de “cumpanheiros” pelegos de sindicatos, coisa que esse “prizidenti” tanto gosta.

De qualquer modo, até hoje não consegui encontram, nem mesmo entre os PTistas, alguém que me explique e justifique por que um governo tem que ter empresa de telefone, de extração de minério, de manutenção de turbina de avião, de tecelagem, de fabricação de avião, e por aí afora. Não é essa a obrigação de um governo, a não ser em casos muito específicos e durante um determinado período de tempo.

Frei Betto fala em mentiras da oposição, mas quem mente descaradamente é a campanha da Dilma. Sempre com a ajuda do Mulla da Silva, que mesmo após estar há 8 anos no poder, ainda não se convenceu de que é o presidente da república de TODOS os brasileiros. Prefere se comportar ora como um iracundo líder oposicionista, ora como um destemperado dirigente sindical. Mentem descaradamente informando que um governo de oposição significa retrocesso e que vai acabar com Bolsa-Família, vender o pré-sal, a Petrobrás e outros terrorismos do gênero... Nem eles acreditam nessa falácia. E um presidente que se dê ao respeito, jamais ficaria jogando as pessoas do país umas contas as outras, na base do “nós contra eles”, do “sul contra o norte”, dos “ricos contra os pobres”. Sem mencionar os seguidos ataques à democracia tentando, em cada brecha possível, silenciar a imprensa, para que esta não denuncie as maracutaias da quadrilha ora no poder.

Sempre que o pessoal do PT é pego cometendo alguma falcatrua, a estratégia é sempre no sentido de desqualificar o acusador, além de dizer que os fatos mostrados são meros “factóides”. O interessante é que pouco tempo depois, os meros “factóides” acabam virando um grosso e bem palpável inquérito policial. Só nessa semana, tivemos mais notícias de interrogatórios da Erenice (braço direito da Dilma há anos), quebra dos sigilos fiscal e bancário do tesoureiro do PT (João Vaccari Neto, aquele da Cooperativa Habitacional dos Bancários de SP), além do indiciamento do Gilberto Carvalho, pelos desvios ocorridos na Prefeitura de Santo André, nos temos do prefeito assassinado Celso Daniel. Note bem que o Gilberto Carvalho é nada mais nada menos do que o Chefe de Gabinete do presidente da república !!! Ou seja, todo o entorno ligado a este presidente (e a lista é longa) está envolvido em algum tipo de falcatrua. E ele tem a cara de pau de dizer que “não sabia de nada”?? Tem que ser muito ignorante para acreditar numa imbecilidade dessas.

Se o país tem hoje um rumo, deve ao Plano Real, que tirou milhões da pobreza ao reduzir a inflação a níveis próximos aos níveis dos países de primeiro mundo. O PT foi contra e entrou no STF contra o Plano Real. FHC conseguiu manter o Plano Real, mesmo com todas as grandes crises econômicas que ocorreram no período. Estas crises afetaram muito o Brasil, porque naquela época o país era mais dependente de dólares do que hoje. O trabalho feito era no sentido de reduzir tal dependência, o que acabou ocorrendo ao longo dos últimos anos, devido a prosperidade do mercado internacional (em especial, a China), ávido por nossas commodities.
Quem se lembra da época da inflação alta sabe que tivemos um mês em que a inflação chegou a 80% ao mês !!! Ou seja, inflação crônica, elevadíssima e em ascensão, por décadas – mas que foi liquidada pelo Plano Real ! Esse é o fato !

Sempre é bom lembrar que para manter a estabilidade econômica e o Plano Real, o Mulla da Silva chamou o sr. Henrique Meirelles, ex-presidente mundial do BankBoston e que havia sido eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás. E mais: nunca os bancos ganharam tanto dinheiro quanto nos dias atuais. Mas na época do FHC, os lucros dos bancos eram tratados pelo PT como o maior de todos os grandes males do mundo.

Foi feita a Lei de Responsabilidade Fiscal, para tentar racionalizar e disciplinar os gastos públicos – mas o PT votou contra !! Foi feito o PROER, que o PT disse que era para dar dinheiro aos banqueiros, mas fortaleceu o sistema bancário nacional, que hoje serve de exemplo para o mundo e que segurou o país durante a crise financeira global de 2008. O PT foi contra a participação no colégio eleitoral para eleger Tancredo Neves e assim acabar de forma pacífica com a ditadura militar – e ainda expulsou os deputados do partido que ajudaram a eleger Tancredo! O PT não assinou a Constituição de 1988 !! Ou seja, o partido sempre foi o do quanto pior, melhor. Sempre na contra-mão da história, sempre anti-democrático

Aliás, por falar em democracia, vale lembrar que apesar de o pessoal do PT sempre gostar de usar a palavra democracia, sua prática é bem oposta. Basta ver como foi a escolha da candidata à sucessão do Mulla da Silva: foi escolhida na base do “dedaço” presidencial, sem margens à discussões e/ou contestações. E o “molusco” quer enfiar essa delinqüente despreparada goela abaixo da população brasileira, apenas por que ele acha que vai ficar mais fácil manipulá-la. Creio que isso seja evidente até para o PTista mais alvoroçado. Pelo jeito o Mulla da Silva aprendeu bem com o ex-presidente Ernesto Geisel, penúltimo general presidente da ditadura militar, por ocasião da escolha de seu sucessor... Segundo piada da época, Geisel disse:

“- Está aberto o debate sucessório!”. Em seguida, decretou: “O general Figueiredo será meu sucessor”. Na seqüência imediata, concluiu:

“-Está encerado o debate sucessório!”

Mulla da Silva e Dilma mentem até quando falam que o Brasil pagou a dívida externa. Basta vez no próprio site do governo e ver que a dívida está lá, no valor aproximado de U$ 250 bilhões. E a dívida pública federal já está na casa do R$ 1,6 TRILHÂO ! É isso mesmo, você não leu errado não, é TRILHÃO mesmo !! Devido ao festival de gastos e contratações sem o mínimo de racionalidade econômica. Podem ter certeza: pagaremos essa conta muito em breve. Apesar de já deixarmos quase metade de nossos ganhos anuais em tributos de todos os tipos e de todas as formas.

Então, com todo o respeito a Frei Betto, acho que a visão dele está extremante deturpada, distorcida, parcial, equivocada e falaciosa. Um verdadeiro estelionato moral e intelectual. Basta que as pessoas se informem, busquem as informações, conversem com as pessoas que viveram na época da ditadura, leiam livros de história, revistas e jornais dos últimos anos e acharão todas essas informações por lá.

Não se justifica vender a dignidade do país apenas devido a um pouco de crescimento econômico e a um programa social do tipo bolsa-família. Vale enfatizar, mais uma vez, que esse crescimento só é possível devido às reformas feitas pelos antecessores do Mulla da Silva, em especial, as feitas pelo FHC. Mulla da Silva, ao longo de em 8 anos, não chegou sequer a tentar fazer uma mísera reforma, dentre as muitas que o país precisa – apenas se preocupou em ficar com a popularidade em alta. Por isso que dizem que os estadistas pensam nas próximas gerações e os populistas pensam nas próximas eleições.

Só para lembrar, o Bolsa-Família começou no governo FHC (ou antes) e é a fusão dos programas Bolsa-Alimentação (criação PSDB) e do Bolsa-Escola (Cristovam Buarque, do DF). Foram unificados pelo governador de Goiás (Marconi Perillo, do PSDB), que sugeriu ao Mulla da Silva fazer o mesmo e ele efetivamente o fez. Hoje o Lula esconde esses fatos, mas para quem quiser olhar, tem vídeo no You Tube com declaração do próprio Mulla sobre o assunto. Mas hoje ele usa o Bolsa-Família descaradamente para fins eleitoreiros, aproveitando-se da necessidade dos menos favorecidos. E continua a se negar a reconhecer os méritos dos antecessores também com relação a este seu maior programa.

Basta uma pequena olhada nesses vídeos do YouTube para ver do que estou falando. No primeiro vídeo, o Lula fala do Bolsa-Família em 2009 e fala do mesmo programa em 2000, quando era um programa dos adversários políticos. Parece que ele mudou de opinião, não?? No segundo, ele reconhece a idéia dada pelo Marconi Perillo na criação do Bolsa Família. No terceiro a Dilma fala com todas as letras que é a favor da descriminalização do aborto.

http://www.youtube.com/watch?v=83WUqpvddq8

http://www.youtube.com/watch?v=4vCeoPLLUn8

http://www.youtube.com/watch?v=TdjN9Lk67Io&feature=related



"Creio que essas informações são interessantes para refrescar a memória de uns e dar as devidas informações aos mais jovens, para que não comprem essa conversa fiada da Dilma, do Mulla da Silva e da quadrilha do PT, que querem fazer a população brasileira crer que o Brasil começou em 2003. Ao contrário, se o país está conseguindo se beneficiar do maior período de prosperidade no mercado internacional, é porque os antecessores do Mulla batalharam muito para isso. Infelizmente a canalhice do cidadão faz com que o mesmo não reconheça os méritos enormes de quem veio antes. No fundo eu acho que o Mulla tem um complexo de inferioridade medonho por ser um demagogo analfabeto de pai e mãe, que nunca foi chegado ao batente e aos estudos e que ainda fala cuspindo, enquanto seu antecessor é um homem intelectual e bem educado, que tinha como esposa uma mulher igualmente culta e respeitada, com luz própria. Mas acho que a partir de 2 de janeiro ele poderá iniciar uma boa psicanálise para tentar cuidar desse trauma.

Tenho recebido e-mails que, entre outras barbaridades, dizem que o Serra é um covarde porque fugiu para o Chile enquanto a Dilma ficou aqui para lutar. Sim, ela lutou, mas para fazer do Brasil uma ditadura comunista e não para batalhar pela democracia. O Serra preferiu lutar pela democracia, mas sem derramar sangue de irmãos brasileiros. E não creio que ter ido para o exílio seja sinal de covardia. Como exemplo, posso dizer que Miguel Arraes foi para o exílio, onde ficou por muitos anos e certamente Miguel Arraes não era nenhum covarde, muito pelo contrário. O mesmo pode se dizer se lideranças como Brizola, Francisco Julião, dentre outros.

Para os que se animaram com a carta do Frei Betto, sugiro que meditem sobre uma coisa. Lula e O PT são cria da região do ABC, em São Paulo. Mas em São Paulo, a vasta maioria da população não vota no PT. Continuamos a votar no PSDB. Já tivemos Marta Suplício e Luiza Erundina (ambas do PT) como prefeitas de São Paulo e foi um caos, um verdadeiro desastre. A população de São Paulo é uma população preocupada com a honestidade, preocupada com os estudos e dedicada ao trabalho. Possui um dos maiores índices de escolaridade do país, o que contribui para que o estado de São Paulo, sozinho, responda por quase 35% do PIB de todo o Brasil. E com tudo isso, aqui não se elege o PT... Será que isso não significa algo???

Chega de mentiras PTistas e chega dessa chantagem e estelionato eleitoral.

Tenho certeza de que quando Deus nos deu uma cabeça, não foi para que a usássemos apenas para usar chapéu ou separar as orelhas. Lá dentro ele colocou uma massa cinzenta na esperança de que a (bem) usássemos. Assim, usando nosso livre arbítrio, podemos analisar os fatos, pesquisar informações e saber separar as verdades e as mentiras; o certo e o errado; o justo e o não justo. Não precisamos que um presidente nos diga em quem votar e o país não precisa de um “padim” e nem de uma “mãe do PAC”.

O que precisamos é de pessoas decentes, com capacidade e experiência para ajudar a levar esse país, de uma vez por todas, para um futuro melhor e mais justo. E que no processo, sejam beneficiados TODOS os brasileiros, sejam ricos ou pobres, sejam do sul ou do norte, sem esquecer de resgatar, com a devida prioridade, a ainda imensa dívida social que o país ainda tem para com os menos favorecidos. Mas sempre dentro da lei e da ordem, sem invasões de terra e demais atos de vandalismo e de bandidagem.

Pode ate ser que a Dilma ganhe as eleições, pelo que pesquisas mostram, e isso não seria surpresa, vendo-se a quantidade de recursos usados em sua campanha (incluindo o imenso uso da máquina pública federal trabalhando em prol de sua candidatura), mas acho que não se deve calar ante as barbaridades que acontecem nesse país, todo santo dia, em cima do nosso dinheiro. Não acho que valha a pena arriscar tanto assim o futuro desse país, mantendo no poder um partido que, ao chegar, arrogou-se o monopólio da ética para, logo em seguida, chafurdar na lama da roubalheira descarada e desmesurada."


 frei Beto X Dilma

Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária aos princípios do Evangelho e da fé cristã

Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte.
Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência.
Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho.
Nada tinha de "marxista ateia".
Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.
Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula. De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória -diria, terrorista- acusar Dilma Rousseff de "abortista" ou contrária aos princípios evangélicos.
Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade.
Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo.
Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica.
Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que "a árvore se conhece pelos frutos", como acentua o Evangelho.
É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.
Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto...
Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.
Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.
Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.
A resposta de Jesus surpreendeu: "Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes..." (Mateus 25, 31-46). Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz.
Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.

FREI BETTO, frade dominicano, é assessor de movimentos sociais e escritor, autor de "Um homem chamado Jesus" (Rocco), entre outros livros. Foi assessor especial da Presidência da República (2003-2004, governo Lula).

Um vídeo golpista circula na internet - José do Vale Pinheiro Feitosa

Ontem a campanha de José Serra pregou o golpe de estado abertamente. O “udenismo” renasceu como nos anos 50, como farsa, igual às repetições da história, mas sem novidades, a farsa dominou a UDN especialmente com a turma do Carlos Lacerda. Como antigamente é a união de empresas de comunicação social, antigos quadros da ditadura militar, setores radicais da extrema-direita e quadros sólidos do PSDB, mas tomados de cegueira pelo poder.

Estou falando de um vídeo, chamado, Dilma 2012 – o fim está próximo, que apareceu nas páginas on-line do Globo, do UOL e do blog do Noblat e da Campanha de Serra sem qualquer condenação à pregação golpista. É um vídeo profissional, com roteiro bem construído por cineastas, de ficção futurista, que chupa o nome de um filme americano em que um meteoro bate na terra e são preparados submarinhos imensos para salvar apenas representantes do G8. Abandone-se o resto, a escória da humanidade, é a mensagem.

Aí começa o primeiro patamar da psicologia de massa, ele se destina à classe média brasileira insegura com a crise mundial do capitalismo, subliminarmente promete um submarinho apenas para ela. O segundo patamar são os alvos dos segmentos a se unir no golpe: igreja católica, militares, empresas de comunicação, os governadores do PSDB e o povo paulistano igual àquelas passeatas de 64.

O vídeo tem um pé tão atolado na lama do golpe de 64 que não perde o vício da subserviência aos americanos, quando chama a CNN para lhe dar uma mão. Passa a impressão para o ouvinte que já a tem às mãos. Do mesmo modo promove todos os “demônios comunistas” que iriam se aliar a Dilma: Hugo Chávez e o presidente do Irã, esqueceram Fidel, este já não tem mais apelo.

Os democratas têm dois caminhos possíveis. O primeiro é usar o mesmo método para confrontar os golpistas, mas denunciando-os à justiça como o melhor campo para que se dirimam dúvidas se esta pregação é aceitável num estado de direito. Ou convocar o candidato Serra a condenar o conteúdo do que está ali como um crime contra a própria biografia do candidato. As mágoas passam, mas os golpes destroem o futuro.

Em toda democracia moderna o seu curso num deixou de receber os ventos do extremismo minoritário. Quando esta o bem compreende, ele se torna apenas um ponto no campo vasto das ações democráticas.

Tempo. Liduina Belchior.


Hoje nublado está

Mas penso eu, que o

nosso mundo se prepara

para um novo tempo real

de pessoas conscientizadas.
Com a luz das velas
Ao longo do dia
Brilhando na mente
Dos seres pensantes...

Continuar cultivando
almas e Egos...

Inspirada em Nicodemos, que se inspirou em Emerson Monteiro
.

PENSAMENTO PARA OS DIAS...


Pensamento para o Dia 29/10/2010
“Seres humanos comuns lutam para conquistar felicidade material e prazeres externos. Eles não procuram a bem-aventurança espiritual (Ananda) que o Atma, sua realidade interior, pode conceder. Eles perdem a grande oportunidade de experimentá-la e não tomam todas as medidas necessárias para esse propósito. A todo momento, sua atenção está voltada apenas para o mundo externo. Eles não se voltam para dentro. Olhar para fora é característica dos animais, não dos humanos. Os órgãos importantes da percepção dos sentidos do corpo humano—olho, nariz, língua etc.—todos se abrem para o exterior, a fim de manter contato com objetos externos. O Senhor Deus é a personificação da doçura indivisível (Rasa), a casa do tesouro da bem-aventurança, que pode ser conscientizado somente quando você olhar para o seu interior. Uma pessoa sábia se esforçaria gradual e constantemente em olhar para dentro de si e adquirir essa vitória da Bem-aventurança.”
Sathya Sai Baba


Pensamento para o Dia 28/10/2010
“A mente está envolvida em duas atividades: Alochana ou planejamento e Sambhashana ou diálogo. Ambos seguem linhas diferentes. Planejamento é a intenção de resolver os problemas que se apresentam diante da mente. Diálogo multiplica os problemas e confunde as soluções causando confusão e adoção de meios errados e prejudiciais para resolvê-los. A conversa interior e o palavrório controverso estendem-se desde a manhã até a noite, até que o sono tome conta da mente. Eles causam problemas de saúde e o início precoce da velhice. Os tópicos em que a conversa se baseia são principalmente as faltas e fraquezas dos outros e as suas venturas e desventuras. Esse diálogo permanente é a essência de todas as misérias do homem. Ele cobre a mente com a escuridão. Ele cresce descontroladamente, muito rapidamente, e suprime o verdadeiro valor da pessoa.”
Sathya Sai Baba

OS GRANDES CRAQUES DO PASSADO – por Pedro Esmeraldo

Ontem um senhor torcedor do futebol me reclamou porque deixei de citar nomes de alguns grandes craques do futebol passado.

De fato, cometi um erro, mas agora pretendendo relembrar-me de alguns jogadores que se sabe, saíram com a sua magia futebolística.

Tratam-se de homens que manipulavam o centro gravitacional do gramado, relato alguns jogadores que sabiam manusear a bola com perícia e eram capazes de praticar os mais hábeis dribles que deixavam a platéia derramada de alegria e faziam vibrações veementes no centro do campo.

No início dos anos 60, estando no Rio de Janeiro, tive a sorte de comparecer ao Maracanã e observar algumas jogadas geniais desses craques que passo a citar, agora, os nomes dos mais notáveis.

No Vasco da Gama, admirava muito o zagueiro Belini, as invertidas de Vavá, o endiabrado Almir, etc. No Flamengo, apesar de não gostar desse time, mas mesmo assim, o respeitava. Para mim, um dos grandes craques era o centro médio Zequinha. Homem simples, educado e grande craque na defesa do Flamengo e outro craque a quem admirava era o cearense Babá.

No Fluminense, ah, esse aí é osso duro de roer, porque era o time dos poderosos. Chamado time pó de arroz, já que possuia grandes craques e queria ser o mais elevado time do futebol brasileiro. Mesmo assim, admirava muito o Castilho, o Pinheiro, o médio Altair e outros jogadores.

Agora lembro o meu time, Botafogo. Ah, esse era um grande time, detentor dos maiores craques de futebol da época, era como a menina dos olhos do torcedor botafoguense, formados por Manga, Joel, Zé Maria e N. Santos, Arati e Bobe, Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Quarentinha e Zagalo.

Depois desses craques, surgiram os outros, como Zequinha, Rogério, Amarildo, Jairzinho, e Afonsinho, etc.

Também recordo de grandes jogadores que deixavam todos estonteados com suas jogadas e deveriam estar guardados na lembrança dos torcedores da seleção brasileira. Por esse motivo, falamos de Jair Rosa Pinto, Leônidas da Silva, o velho Chico, Friaça, Ademir, Domingos de Guia e outros.

Agora, passo a recordar melhor, desejando lembrar a formação da Seleção Brasileira de 1950, ou seja: Barbosa, Augusto e Juvenal, Bauer, Danilo e Bigode, o ataque era formado por Friaça, Zezinho, Ademir Jair e Chico. Com esse time o Brasil perdeu a Copa do Mundo em 1950.

Os jogadores se amedrontaram e foram barrados pelos gritos do uruguaio Obdulio Varela, que nos infringiu uma derrota humilhante dentro do Maracanã.

Crato-Ce, 28/10/2010

Artigo de autoria de Pedro Esmeraldo

com velas acesas
ao som do dia
iluminando rabiscos
de estrelas cadentes...

seguir semeando
corações e mentes...

Omara Portuondo - 80 anos

Omara Portuondo nasceu na capital cubana, Havana, em 29 de outubro de 1930. Embora só tenha se consagrado internacionalmente no meio musical ao se aproximar dos 70 anos de idade, quando se tornou a única mulher a integrar o álbum e o documentário Buena Vista Social Club, lançado em 1999 pelo diretor alemão Wim Wenders, ela acumula pelo menos 60 anos de trajetória profissional.

Esta dama da música cubana, de voz macia como o veludo, iniciou sua caminhada artística aos 15 anos, quando era conhecida como “la novia del filin”, estilo romântico que marcava o cenário de Cuba. Seu talento é inato, desenvolveu-se naturalmente, sem que ela precisasse se dedicar à teoria no interior dos estabelecimentos de ensino musical. Sua verdadeira escola foi seu lar, seus mestres os próprios pais, que cultivavam o hábito de cantar depois do almoço. Primogênita de três irmãos, já na infância ela improvisava duplas com o pai, fonte de muitas das músicas que ela posteriormente gravaria em seus discos.
Magia Negra foi seu primeiro álbum individual, lançado em 1959, com destemidas doses de música produzida na ilha e jazz procedente dos Estados Unidos. Na época em que o governo norte-americano rompe relações com Cuba por conta da questão dos mísseis, as irmãs se encontram em Miami. Enquanto Omara opta por retornar a sua terra natal, Haydee prefere se refugiar na América do Norte.
Sua recente aparição no filme Buena Vista Social Club, cantando junto com Ibrahim Ferrer e Compay Segundo, lhe garantiram finalmente o reconhecimento internacional. Em 2008 Omara cantou ao lado da cantora brasileira Maria Bethânia, em turnê histórica pelo Brasil, a qual rendeu um álbum, um DVD e um belíssimo livro ricamente ilustrado, com registros desse encontro inesquecível. Nesse mesmo ano lança o CD Gracias, com participações de Chico Buarque, Pablo Milanês, Jorge Drexler, Cachaito e Chucho Valdés.
A música “Tal Vez” consta do CD gravado por Omara Portuondo e Maria Bethânia.

Tal Vez
(Juan Formell)

Tal vez
Si te hubiera besado otra vez
Ahora fueran las cosas distintas
Tendrías un recuerdo de mí

Pero tal vez
Si tú hubieras hablado mi amor
Te tendría aquí a mi lado
Y serías feliz

Tal vez
Si al despedirte de mí
Tus manos tibias
Hubieran tocado mis manos
Diciéndome adiós

Pero tal vez (Refrão)

Tal vez
Si te hubiera besado otra vez
Ahora fueran las cosas distintas
Tendría un recuerdo de ti

Pero tal vez (Refrão)

Tal vez
Si al despedirte de mí
Tus manos tibias hubieran tocado
Mis labios diciéndome adiós

Pero tal vez (Refrão)